Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

ENSO, PDO, NAO, MJO... [acompanhamento] (2009-2013)


Luiz
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2.6k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Com relação ao gráfico que postei ontem das fases frias e quentes da PDO somente discordo da duração da ultima fase quente, que na minha opinião fechou um ciclo de 30 anos em 2007, com um intervalo frio em fins de 90 começo de 00, assim como fases frias podem registrar um período quente. 2008, 2009, 2010 e 2011 marcam o retorno a fase fria.

 

 

Perfeito, Caio, ja que a PDO ficou negativa em 2007 e permaneceu assim durante mais de 22 meses de forma ininterrupta. O "estranho" foi o quent'issimo ano de 2010 em termos globais, com um flerte da PDO em terreno positivo novamente, mesmo com o sol em baixissima atividade a varios anos!

Porem, parece que isso aparentemente ocorreu tambem no ciclo 47/77, quando apos anos de pdo negativa e temperaturas globais em baixa, o planeta voltou a esquentar entre 58/63, e a PDO voltou a ficar em terreno positivo durante esse periodo!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Caco, Sim. No meu entendimento, sim. PDO é um resíduo da condição ENSO.

 

Mafili, nunca estudei profundamente o tema, mas discordo de ti nesse caso, pois os ciclos da PDO chegam a durar 25/30 anos.

Pra mim, a condicao ENSO e um residuo da condicao PDO.

 

Sds.

 

Não há o menor problema discordar do que estou colocando. Faz parte.

 

Silvio. Entendo a tua colocação dobre ciclos. Não vamos nos prender neste momento a esta questão.

 

Releia teu comentário para o Caio com a tabela de ENSO na mão.

 

wlwu3s.png

 

olhando este gráfico acima.

 

Eu vejo,

o final do El Niño de 2006

O caminhar para a La Niña em 2007

A La Niña 2007/2008 (Agosto de 2007 a Julho de 2008).

O caminhar e o El Niño 2009/2010.

E o mergulho final para a atua La Niña.

 

Enfim. Eu só vejo o passado. Podemos continuar daqui...

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Anos análogos sugeridos por um importante estudo/previsão lançado hoje para a próxima temporada de furacões (meados/fins do nosso inverno): 1955, 1996, 2006 e 2008. Anos marcados por invernos entre na média a muito abaixo da média nos estados do sul. O estudo leva em consideração principalmente a trajetoria e projecão do ENSO, as condições da SOI, a AMO entre outros.

 

Continuo achando que estaremos entre abaixo a muito abaixo da média. Enxergo análogos como 1990, 1996, 1999, 2000, 2006 e 2008. Entre esses o análogo de maior correlacão é 1999.

Link to comment
Share on other sites

Aqui nos E.U.A, durante esse inverno o analogo mais citado foi 1996, principalmente no nordeste americano! Em N. york e chicago, o inverno desse ano foi muito parecido com o de 1996.

Acho um bom analogo para o inverno brasileiro, mas 1996 apesar do nevao em sao joaquim e do frio constante em junho e julho, nao registrou geadas no sudeste capazes de trazer prejuizos para o cafe por exemplo, mostrando que o grosso do ar frio ficou represado mais ao sul!!!

 

Alias, segundo os americanos, o ultimo inverno rigoroso na A. do Norte como um todo, de dezembro a fevereiro/marco foi 1994. Faz muito tempo hein...

No Brasil, a ultima geada registrada com danos severos as culturas no sudeste brasileiro foi em 1994 tambem! Portanto, estamos numa seca de frio rigoroso a praticamente 16 anos, nao so no Brasil. Aqui nos E.U.A fim do periodo frio da PDO no final dos anos 70, marcou tambem o fim dos invernos extremamente rigorosos! 1979 foi o ultimo inverno considerado extremamente rigoroso, com temperaturas baixas permanentemente durante 3 meses a fio!

 

Caio, o miolo do inverno de 2006 foi fraquissimo hein! o frio mais forte do ano foi em setembro!

 

Torco muito por um analogo como 1955. Sonhar nao custa nada! :laugh:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Sério, Sílvio ? Pensava que estes últimos invernos nos EUA tinham sido tão gelados quanto os de décadas passadas.

Afinal, falou-se muito em recordes de mínimas e nevascas históricas nas últimas temporadas por aí.

 

Será que os aquecimentistas usam este argumento em seus trabalhos ?

Link to comment
Share on other sites

Os ultimos invernos serviram apenas para "acabar" com a seca de neve que havia em algumas regioes americanas mais ao sul por exemplo!!! Esse ano por exemplo, Chicago ficou estritamente na media de 61/90, mas nao da pra comparar com os invernos de 76/77, 77/78 e 78/79.

 

Me refiro a invernos abaixo da media durante todo o periodo, e em toda America do Norte, algo que aconteceu diversas vezes nas decadas de 50/60 e 70. Nos ultimos anos houveram sim blizzards, e recordes localizados de precipitacao e de temperaturas, mas nao foram invernos rigorosos como um todo, e nao tiveram a abrangencia dos invernos da decada de 70!

 

Pra se ter uma ideia, em 79 Chicago ficou 32 dias abaixo de zero permanentemente, e teve neve no solo de forma ininterrupta do final de novembro, ate o final de fevereiro!!! Coisa absurda...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

La Niña não acabou e deve manter preços do trigo em alta

 

 

" Relatórios do Rabobank que chegaram às mãos da editoria do boletim Trigo &Farinhas nesta quarta-feira analisam as perspectivas de preços dos grãos, especialmente do trigo, para os próximos meses, com base na continuação dos efeitos do La Niña.

 

Os preços das commodities agrícolas devem manter os seus prêmios de risco nesta temporada diante da possibilidade de continuação da ruptura generalizada dos padrões do clima ao redor do Mundo, segundo informou relatório do Rabobank nesta quarta-feira.

 

Em nota divulgada sobre a Austrália, o banco contestou as informações preliminares de que os efeitos do La Niña estavam desaparecendo.

Embora o Escritório de Meteorologia da Austrália acredite que as condições meteorológicas estejam “susceptíveis à tendência de volta à posição neutra até o final do inverno no Hemisfério Sul, uma série de outros indicadores continuam a apontar para eventos bem expressivos do La Niña que ainda permanecem”, afirmou o Rabobank.

 

Golpe duplo

 

Os efeitos do La Niña historicamente se deterioram no outono (do Hemisfério Sul). No entanto, não parece ser o caso deste ano.

“Provavelmente estamos diante do caso de um golpe duplo. É muito provável que o La Niña retorne ainda este ano”, afirmam com todas as letras os analistas do Rabobank, destacando sinais de nebulosidade e os chamados indicadores Enso, que comparam as diferenças de pressão entre o Taiti e a Austrália.

 

Enquanto persistir esta situação de insegurança, os mercados mundiais continuarão atentos ao clima e os prêmios de risco deverão continuar a fazer parte dos preços”, concluiu o Banco.

O banco destacou os riscos que uma continuação do fenômeno La Niña poderia apresentar ao abastecimento de trigo de alta padrão, com danos à sua qualidade, que chuvas torrenciais poderão causar aos plantios da Austrália, Canadá e Alemanha, além da seca da Rússia, foi a responsável pelos problemas da safra 2010/11."

 

 

...'Eh pessoal, opinioes bastante variadas em relacao ao futuro do Pacifico esse ano!!! E esperar pra ver!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Atualizando ENSO

 

Registro em 11/04/2011 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -0.5ºC - (+0,2ºC)

Niño 3.4 -0.6ºC - (+0,2ºC)

Niño 3 -0.2ºC - (+0,2ºC)

Niño1+2 -0.2ºC - (+0,1ºC)

 

Aquecimento uniforme em todas as áreas. Estamos no terreno da NEUTRALIDADE ! Bye Bye Niña...

Link to comment
Share on other sites

Para ajudar na consulta aos índices e discussão:

indices.php

 

Marcelo, show de bola a explanação sobre os índices. Quando eu tiver tempo o suficiente para ler e tentar entendê-los, vou fazê-lo com certeza!!

 

E pessoal, como não entendo mto a respeito mas penso ter lido em algum tópico: o campo da neutralidade não é bom para o nosso inverno? Ou é preferível a Niña mesmo???

Link to comment
Share on other sites

O índice é trimestral.

 

Portanto, (FMA) vai aparecer azul na tabelinha. (com certeza..nada indica um super El Niño nas próximas duas semanas).

 

(MAM) pode estar azul ou não. Por esta razão espera-se neutralidade para junho.

 

 

A atmosfera ainda está no padrão La Niña (às vezes a atmosfera muda de padrão antes da SSTa e às vezes não.) nos campos de pressão os ventos estão empatados.

 

Nem adianta falar burocrático. A regra é clara.

 

Abraços a todos. em especial hoje ao Ronaldo.

 

http://www.metsul.com/secoes/?cod_subsecao=57

Link to comment
Share on other sites

Veja nas duas imagens abaixo 03/01/2011 e 11/04/2011

 

O resíduo de La Niña. Água fria entrando ao norte de 20N ao norte das Filipinas. (o mecanisno não direto como pode parecer)

 

A distribuição da SST anomalia está mudando no Pacífico Norte ao mesmo tempo que ENSO está aquecendo.

 

Não vou colocar todas minhas fichas desta vez....mais uns 17 dias. (espero).

 

Inverno no hemisfério será sob o Domínio de NEUTRALIDADE tendendo a NEUTRALIDADE QUENTE até agosto de 2011.

 

Agosto (incluso) será decisivo para o restante do ano.

 

As águas quentes de rápido desenvolvimento vão garantir o aquecimento de ENSO. Porém não dá para estimar ainda o OHC para MAIO/2011. Dá para garantir um aquecimento até final de maio. Não dá para garantir que isto tenha força para El Niño.

 

2yltz5e.jpg

 

116qeqo.jpg

Link to comment
Share on other sites

Belos graficos!!!

 

Renan, mas a mancha de aguas frias e enorme ainda hein, principalmente no Pacifico Norte! Da pra perceber tambem, que uma parte da mancha de aguas frias "migrou" mais para o Pacifico Sul na Costa Chilena, mostrando que nem tudo e aquecimento, e sim mudanca de localizacao do bolsao de agua fria! Pelo menos e o que parece para mim!

 

Chama a atencao tambem o enorme resfriamento do Atlantico na Costa brasileira, processo que deve continuar e se intensificar outono-inverno adentro!

Pra mim ainda nao esta definido este jogo, acho que o Pacifico pode oscilar novamente, principalmente naquela regiao Nino 1+2, que tem mudancas bruscas e rapidas!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Realmente não tinha me dado conta do Atlântico resfriando e do pacífico sul idem.

Mesmo vindo a ocorrer neutralidade, pode não ser algo ruim para nós, afinal.

 

Caio, o atlântico resfriado tende a apresentar menos ciclogênese na costa, isso não seria

algo ruim para nós ?

 

Todos os anos eu ouço esse argumento e ele nunca se comprovou. Atlântico aquecido gera ciclones dessincronizados com as MPs, como nos últimos anos. Em 1999 e 2000 o Atlântico esteve com anomalia negativa pela útlima vez de forma consistente, e só em 1999 tiveram 3 ciclones sincronizados com MPs continentais entre 18 de abril e 28 de maio! O que ocorreu nestes 40 dias (3 ciclones alinhados com MP) não ocorreu em alguns anos, sendo que um deles foi 2004, no qual teve ciclone tropical em abril, mas ciclone com MP forte alinhados neca o inverno inteiro! Aliás, um inverno cheio de MPs fortes, que seria um outro 2000 ou 1994 se um ciclone as tivesse ajudado a subir um pouco mais!

 

Eu tô é adorando o Atlântico frio!

Link to comment
Share on other sites

Zé e Caio, obrigado pelas mensagens :good2:

 

Só gostaria de saber porque ocorre essa dessincronização. Temos tido azar com isso nos últimos anos.

Mesmo na grande nevada do ano passado, ela não foi causada por uma perfeita sincronia entre ciclone

e MP, certo ? Salvo engano, tivemos ali uma incomum formação de um belo cavado, trazendo uma grande

quantidade de umidade em uma vasta região, daí termos tido neve boa em alguns locais que sequer se

cogitava o fenômeno na intensidade que foi registrado.

Link to comment
Share on other sites

A La Nina deverá acabar qdo este ano?

 

Pelo CFS e pelo Australiano ela acaba. Mas há modelos confiáveis, como o japonês, que mostram ela bem fraquinha retornando com um pouco mais de força no final do ano. Entretanto a MEI (indice mais completo que agrega mais variáveis alem de apenas a temperatura do mar) está digna de uma Nina plena, podendo-se dizer que a atmosfera ainda apresenta características de uma menina bem formada. E não vejo uma mudança brusca da MEI no curto prazo. Quem quer saber mais sobre a MEI usa o link abaixo:

 

http://www.esrl.noaa.gov/psd/people/klaus.wolter/MEI/

Link to comment
Share on other sites

Tá respondido pelo Zé, Renan. Só um detalhe que em 2004 tivemos um bom ciclone sincronizado em junho quando da ocasião da nevada no feriado. Mas os melhores invernos tiveram anomalias negativas. E a principio o mar já está bem gelado por aqui...

 

Aquela em que quase subimos a serra, feriado de Corpus Christi e dia dos namorados! Lembro-me bem! Foi O ÚNICO CICLONE SINCRONIZADO do ano, he he he! Mas a neve, apesar dos capuchos, parou logo! O bicho tava muito distante e a banda de nebulosidade sobre SC era rala!

Link to comment
Share on other sites

Tá respondido pelo Zé, Renan. Só um detalhe que em 2004 tivemos um bom ciclone sincronizado em junho quando da ocasião da nevada no feriado. Mas os melhores invernos tiveram anomalias negativas. E a principio o mar já está bem gelado por aqui...

 

Aquela em que quase subimos a serra, feriado de Corpus Christi e dia dos namorados! Lembro-me bem! Foi O ÚNICO CICLONE SINCRONIZADO do ano, he he he! Mas a neve, apesar dos capuchos, parou logo! O bicho tava muito distante e a banda de nebulosidade sobre SC era rala!

 

Era um cavado associado ao ciclone, situação clássica. Nevou das 10h30 até as 14h00 mas não acumulou porque o solo estava muito molhado. Passou ao vivo no Jornal Hoje incluso.

Link to comment
Share on other sites

Tá respondido pelo Zé, Renan. Só um detalhe que em 2004 tivemos um bom ciclone sincronizado em junho quando da ocasião da nevada no feriado. Mas os melhores invernos tiveram anomalias negativas. E a principio o mar já está bem gelado por aqui...

 

Aquela em que quase subimos a serra, feriado de Corpus Christi e dia dos namorados! Lembro-me bem! Foi O ÚNICO CICLONE SINCRONIZADO do ano, he he he! Mas a neve, apesar dos capuchos, parou logo! O bicho tava muito distante e a banda de nebulosidade sobre SC era rala!

 

Era um cavado associado ao ciclone, situação clássica. Nevou das 10h30 até as 14h00 mas não acumulou porque o solo estava muito molhado. Passou ao vivo no Jornal Hoje incluso.

 

 

Lembro que a neve caindo tava bem bonita de ver no Jornal do Meio Dia. Mas realmente faltou acumulação!

 

Aliás, 2004 foi prolífico em eventos fortes de frio junto com neve, mas sem acumulação ou com acumulação muito pequena!

Link to comment
Share on other sites

Bureau Australiano de Meteorologia

 

Warming continues in Pacific Ocean

 

Issued on Wednesday 13 April 2011 | Product Code IDCKGEWWOO

 

The La Niña event continues to decline in the Pacific Ocean. All available climate models suggest further weakening of the La Niña over the coming months, with a return to neutral conditions by the southern hemisphere winter.

The tropical Pacific Ocean warmed further over the past fortnight, with temperatures continuing to approach their normal values for this time of year. Sea surface temperatures in parts of the eastern Pacific have become (marginally) warmer than normal for the first time since early May 2010. The recent warming in the Pacific Ocean is consistent with the life cycle of past Niña events, which tend to decline during the southern hemisphere’s autumn.

Contrasting the warming in the Pacific Ocean, the atmospheric indicators of ENSO remain consistent with a well developed La Niña event. The Southern Oscillation Index (SOI) recorded its highest March value on record, and has remained consistently high throughout the event. Cloudiness near the date-line remains below normal while trade winds continue to be stronger than normal. These atmospheric indicators are expected to return to neutral over the coming months in response to the changes in the ocean.

The influence of the Indian Ocean Dipole (IOD) on Australian rainfall is limited during the months from December through to April.

Link to comment
Share on other sites

Tá respondido pelo Zé, Renan. Só um detalhe que em 2004 tivemos um bom ciclone sincronizado em junho quando da ocasião da nevada no feriado. Mas os melhores invernos tiveram anomalias negativas. E a principio o mar já está bem gelado por aqui...

 

Aquela em que quase subimos a serra, feriado de Corpus Christi e dia dos namorados! Lembro-me bem! Foi O ÚNICO CICLONE SINCRONIZADO do ano, he he he! Mas a neve, apesar dos capuchos, parou logo! O bicho tava muito distante e a banda de nebulosidade sobre SC era rala!

 

Era um cavado associado ao ciclone, situação clássica. Nevou das 10h30 até as 14h00 mas não acumulou porque o solo estava muito molhado. Passou ao vivo no Jornal Hoje incluso.

 

Nevou bem bonito la no centrao de Sao Joaquim por breves periodos, mas nao acumulou nada! Eu e o Shimutz estavamos la, e o Rodrigo Alberto tb!

Tenho algumas fotos desse evento, mas ficou dificil de pegar bem a neve, pois a precipitacao mais forte durou pouco! Os capuchos eram grandes em alguns momentos, coisa rara de se ver, pois aqui em Chicago, a maioria das nevadas e ate nevascas que vi, foram com flocos bem pequenos, mas caindo de forma intensa.

 

Se voces analisarem friamente, verao que esse padrao de ciclones desincronizados ou muito longe da Costa ja predominava em 2000! Vejam que com todo aquele ar frio entrando, um verdadeiro desarranjo polar, o ciclone mais bem sincronizado com o ar frio naquelas 4 mps, ficou la no Atlantico sul, perto das Malvinas! A neve de Agosto do ano passado, nao foi nem de longe uma situacao classica de neve, tipica dos anos 80 por exemplo!

Essa situacao pra mim e macro, e de dificil entendimento!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Ora, ora, ora...Well.

 

Os capuchos eram grandes em alguns momentos, coisa rara de se ver, pois aqui em Chicago, a maioria das nevadas e ate nevascas que vi, foram com flocos bem pequenos,

 

Realmente não é uma prova, quiçá uma evidência anedótica.

 

Apenas mantém meu argumento que o processo de nucleação e crescimento do floco pode ser diferente daquele classicamente estudado e elaborado no hemisfério norte.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

 

Aquela em que quase subimos a serra, feriado de Corpus Christi e dia dos namorados! Lembro-me bem! Foi O ÚNICO CICLONE SINCRONIZADO do ano, he he he! Mas a neve, apesar dos capuchos, parou logo! O bicho tava muito distante e a banda de nebulosidade sobre SC era rala!

 

Era um cavado associado ao ciclone, situação clássica. Nevou das 10h30 até as 14h00 mas não acumulou porque o solo estava muito molhado. Passou ao vivo no Jornal Hoje incluso.

 

Nevou bem bonito la no centrao de Sao Joaquim por breves periodos, mas nao acumulou nada! Eu e o Shimutz estavamos la, e o Rodrigo Alberto tb!

Tenho algumas fotos desse evento, mas ficou dificil de pegar bem a neve, pois a precipitacao mais forte durou pouco! Os capuchos eram grandes em alguns momentos, coisa rara de se ver, pois aqui em Chicago, a maioria das nevadas e ate nevascas que vi, foram com flocos bem pequenos, mas caindo de forma intensa.

 

Se voces analisarem friamente, verao que esse padrao de ciclones desincronizados ou muito longe da Costa ja predominava em 2000! Vejam que com todo aquele ar frio entrando, um verdadeiro desarranjo polar, o ciclone mais bem sincronizado com o ar frio naquelas 4 mps, ficou la no Atlantico sul, perto das Malvinas! A neve de Agosto do ano passado, nao foi nem de longe uma situacao classica de neve, tipica dos anos 80 por exemplo!

Essa situacao pra mim e macro, e de dificil entendimento!!!

 

Sds.

 

Silvio,

 

Em 2000 no evento dos dias 12/13/14 de julho o ciclone estava em frente ao Prata (se medirmos o centro do mesmo no auge do ar frio ele estav em frente a MAr Del Plata) e era totalmente sincronizado com o ar frio!! Um pouco afastado, é verdade, mas sincronizado! Veja a tese do Rodolfo que lá tem a situação sinótica. Ele comenta que se estivesse em frente ao RS teríamos tido provavelmente outra daquelas nevadas históricas, grandes e bem amplas! Ficou só no "ampla"! Em todos os demais o ciclone estava nas Malvinas (ou não existia de forma definida), mas as demais invasões mal tiveram neve digna de nota!

 

De lá para cá, mas sincronizado que 2000 só setembro de 2002 e setembro de 2006, he he he. E é claro, mais algumas muitas vezes em que o ciclone tava sincronizado com a MP mas não havia frio suficiente para nevar, como em setembro de 2005, naquela baita chuva congelante!

Link to comment
Share on other sites

Vai saber quem é o Rodolfo...um link para tal preciosidade

A tese do Rodolfo está disponível no youtube. Dá uma pesquisada.

Fui eu quem postou o vídeo da tese do Prof. Rodolfo. Uma pena que o google considerou que a música de fundo tenha infrigido direitos autorais, tirando o áudio do primeiro vídeo... aff :heat: :heat:

n-8qe6WOPK4

9XIGzYALHZI

Link to comment
Share on other sites

Marcelo,

 

Fui banido deste fórum exatamente por dar ouvido a estas besteiras atribuídas ao tal DOUTOR.

 

Eu li a tese dele hoje....

 

Simplesmente ridículo....a começar pelo titulo.

 

Desta forma considero uma perda de tempo demandar mais tempo com a questão.

 

Podemos começar a discutindo o titulo da tese.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Marcelo,

 

Fui banido deste fórum exatamente por dar ouvido a estas besteiras atribuídas ao tal DOUTOR.

 

Eu li a tese dele hoje....

 

Simplesmente ridículo....a começar pelo titulo.

 

Desta forma considero uma perda de tempo demandar mais tempo com a questão.

 

Podemos começar a discutindo o titulo da tese.

 

abraços

Tranquilo Mafili, todos temos o direito de discordar ou concordar.

Não acho que foi ridículo, acredito que a USP não iria doutorar alguém com um trabalho rídiculo. Claro que qualquer trabalho pode ser contestado...

Qual o problema com o título? Seria pq faz alusão da neve com o clima da região sul?

Ah, não entendi o que tem a haver com o banimento... mas blz!

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Bruno,

 

Nevadas Amplas e Fortes

 

Não existe definição para a área de estudo além do vago "Sul do Brasil".

 

Retire o "planalto da neve" o estudo torna-se totalmente aleatório.

 

Coloque o "planalto da neve" e retire o resto vamos descobrir que neva de 1 a 6 dias por ano (em média).

 

Voltando ao trabalho,

 

“apenas 30,76% das altas polares com valores acima de 1036hPa produziram nevadas amplas e

fortes"

 

No período do trabalho de 1971-1990.

 

Houve 13 incursões destas, logo 30,76% igual a aproximadamente 5.

 

E no período salvo um fatal esquecimento só tenho recordação de 1975 (algo que filosoficamente posso compreender como amplo e forte)

 

Renan,

 

Eu prefiro a escola francesa. Neste caso pelo Engº Gonçalo.

 

A Cordilheira dos Andes na latitude 55 ºS tem a particularidade de cindir os AMP austrais em dois outros AMP. Um deles segue para o Pacífico e o outro para o Atlântico. A Cordilheira dos Andes torna-se intransponível a partir da latitude 40 ºS.

 

Porém, a totalidade de um AMP pode ser conduzido pela Cordilheira para os Pampas argentinos, no nordeste. Também pode ser conduzido para o norte do Chile, no noroeste. Tudo depende da trajetória do AMP quando se aproxima dos Andes.

 

As aglutinações anticiclônicas (AA) subtropicais, sobre os oceanos, foram detectadas pelos navegadores, nomeadamente pelos portugueses. Eles reconheceram a transição do estado do tempo agreste para a calmaria quando se aproximavam do Equador.

 

Havia a noção de que as AA tinham um caráter ‘permanente’. Isso significaria que elas estariam em constante estado de formação devido à dinâmica dos AMP e às particularidades do relevo geográfico.

 

Perceba que é neste ponto que a AAO começa a ganhar importância.

 

O mundo acadêmico brasileiro não está acostumado à críticas fora da academia. Espero que com o tempo isto mude e passe a ser natural.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

  • Rodolfo Alves changed the title to ENSO, PDO, NAO, MJO... [acompanhamento] (2009-2013)
  • Rodolfo Alves featured this topic
  • Rodolfo Alves unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.