Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Ciclones no Atlântico Sul - Monitoramento e Previsão (2013 a 2016)


Mafili
 Share

Recommended Posts

  • Replies 918
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Vale citar que ao dá INVEST, o NOAA afirma que a baixa é um "distúrbio tropical" pelo fato de apresentar convecção em torno da baixa por ao menos 6 horas... Informação muito útil, para os próximos Invest's que vierem pra cá!

 

 

TXST21 KNES 111753

TCSSTL

 

A. TROPICAL DISTURBANCE

 

B. 11/1738Z

 

C. 28.7S

 

D. 46.8W

 

E. FIVE/GOES-E

 

F. T1.0/1.0/D1.0/24HRS

 

G. IR/EIR/VIS

 

H. REMARKS...CONVECTION HAS PERSISTED OVER AND AROUND THE SYSTEM CENTER

FOR THE LAST 6 HRS. BANDING OF SLIGHTLY MORE THAN 2/10 RESULTS IN A DT

OF 1.0. MET AND PT AGREE. FT IS BASED ON DT.

 

I. ADDL POSITIONS

 

NIL

 

 

...VELASCO

Link to comment
Share on other sites

... O que um Invest não faz?

 

SIM, Rodolfo.

 

Pela primeira vez um invest nessas paragens já vem com o nome oficial.

 

90LS.CARI

 

Pelo que eu entendi a lista é rotativa.....pelo andar da carruagem, coming soon CARI II o Retorno.

 

Pois é.

 

Tá feliz Mafili? Você foi um dos que acreditou sempre... E ta aí o resultado!

 

Fazer todo esse acompanhamento e ser congratulado com um INVEST no final, é digno de festa! :clapping:

 

Abraços Felizes!

Link to comment
Share on other sites

Disse tudo , Rodolfo !

 

O QUE UM INVEST NÃO FAZ !

 

E o Detalhe que postei Murilo, que será um guia para sabermos quando uma baixa vai ganhar INVEST:

 

CONVECTION HAS PERSISTED OVER AND AROUND THE SYSTEM CENTER

FOR THE LAST 6 HRS

 

Se tiver uma baixa no oceano, com trovoadas persistindo em torno do centro por 6 horas... Ela parece ganhar um INVEST.

 

Essa informação será de ouro para os próximos eventos!!

Link to comment
Share on other sites

Já postaram, mas repito aqui o último Boletim Oficial da Marinha emitido no começo da tarde para Cari. Já falei aqui 200x, mas é legal repetir. Por hora, é ele que vale!

 

AVISO NR 171/2015

AVISO ESPECIAL

EMITIDO ÀS 1330 HMG [10h30] - QUA - 11/MAR/2015

TEMPESTADE SUBTROPICAL “CARI” COM PRESSÃO CENTRAL DE 1000 EM 29S047W, MOVENDO-SE COM 05 NÓS PARA SUDESTE ASSOCIADA A VENTO 7/8 [65KM/H] COM RAJADAS 9/10 [95KM/H] AFETANDO A ÁREA ALFA AO NORTE DE 34S, ÁREA BRAVO AO SUL DE 27S E ÁREA SUL OCEÂNICA A OESTE DE 038W. POSIÇÃO ESTIMADA EM 121200 – 31S045W.

 

Diretamente:

 

Ventos Máximos Sustentados: 65km/h com rajadas de 95km/h aproximadamente.

Movimento: Sudeste a 8km/h

Pressão Mínima: 1000hpas.

 

CdDlCxK.jpg

Link to comment
Share on other sites

""Em termos de veraneio/clima, foi bem favorável em dezembro e janeiro e está sendo menos favorável em fevereiro (está tendo mais dias nublado com períodos de chuva nas praias), água do mar ainda quente, acima da média, até o fim do verão, exige atenção quanto a possível formação de sistemas tropicais sobre o oceano"" ESCRITO EM 16 DE FEVEREIRO.

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente (do ponto de vista meteorológico), Cari está aparentemente enfraquecendo.

 

Notem nas imagens de satelite, como a Convecção está diminuindo nas últimas horas.

 

cXFKk5B.gif

vbpwar8.gif

 

Pelo canal em vapor fica mais evidente... Penso que o "Pico de força" da tempestade foi entre hoje de manhã e começo da tarde. A partir de agora, o sistema tender a começar a enfraquecer gradualmente, ou nova convecção pode "acender" ainda... Vamos acompanhando...

 

X7RF6h7.gif

Link to comment
Share on other sites

Prezados

 

Creio já ser possível fazer (tentativa) previsão sazonal (meses) de probabilidade de ciclones atípicos na costa do Sul do Brasil. Já sugeri a Estael que faça um paper sobre o tema pra publicar em congresso.

 

Explico.

 

Há meia década defendo internamente na MetSul e já comentei de passagem muito tempo atrás aqui uma tese. O Eugenio comprou a ideia e vai escrever a respeito neste fim de semana no jornal. Ciclones subtropicais ou tropicais na costa do Sul do Brasil têm uma muito maior probabilidade de ocorrer com sinal negativo na região Niño 1+2 do Pacífico (mesmo com El Niño Modoki) e/ou La Niña.

 

Quando esfria o Pacífico Leste, reduz a chuva que fica mais irregular no Sul do Brasil. Diminui, portanto, a divergência (shear) que é mais importante que TSM do oceano na costa pra estes ciclones se formarem aqui. Em 2004, quando do Catarina, houve uma enorme estiagem em fevereiro e março (supressão de instabilidade e diminuição da divergência) e as águas estavam mais frias que a média.

 

Vejamos:

 

CICLONE – ANOMALIA NINO 1+2

T Catarina (26/3/2004): -0,3 em 24/3

 

ST Sem nome de 28/1/2009: +0,2 em 28/1 com negativo nas semanas precedentes, mas -1ºC na Niño 3.4

 

T Arani (8/3/2010): -0,4 em Niño 1+2 10/3

 

ST Bapo (5/2/2015): -0,5 em 4/2

 

ST Cari (Hoje): -0,5 em 4/3

 

abrchuvat0304.gif

 

abrchuvat0310.gif

 

abrchuvat0215.gif

 

abrchuvat0315.gif

 

O que há em comum no RS em todos os meses que tiveram ciclone nomeado na nossa costa? Salta aos olhos!!!

 

Se vier a se confirmar um segundo semestre com El Niño clássico (alguns modelos chegam a sugerir evento moderado e/ou forte) a chance de termos uma repetição em 2016 do que se está vendo neste verão será bem menor.

 

Aguiar

Link to comment
Share on other sites

""Em termos de veraneio/clima, foi bem favorável em dezembro e janeiro e está sendo menos favorável em fevereiro (está tendo mais dias nublado com períodos de chuva nas praias), água do mar ainda quente, acima da média, até o fim do verão, exige atenção quanto a possível formação de sistemas tropicais sobre o oceano"" ESCRITO EM 16 DE FEVEREIRO.

 

Parabéns Coutinho!!

 

Lembro de você falando algumas vezes aqui no BAZ pra a possibilidade de algo no oceano. Se pesquisar pelos arquivos, acha também.

 

Acertou na mosca.

Link to comment
Share on other sites

Olha como no Brasil as coisas são desorganizadas...

 

Nos EUA, embora o National Hurricane Center seja um braço do NOAA, somente ele pode classificar as baixas, e assim nomea-las a partir de seus avisos de forma oficial. A partir do momento que ele classifica, os outros braços como o WPC, SPC adotam a classficação do NHC.

 

Aqui no Brasil seria a Marinha que dá essa classificação oficial, e assim ela ser adotada pelos órgãos de meteorologia. Porém o CPTEC já classificava o sistema de "Tempestade Subtropical Cari" as 12z de ontem, enquanto que a Marinha só classificou de forma oficial as 0z do dia seguinte. Ou seja, o CPTEC se adiantou a classificação oficial.

 

Assim fica difícil.

 

oVHkKsk.png

Link to comment
Share on other sites

Previsão do Jornal do SBT que mostraram agora, noticiou da forma mais correta possível Cari, chamando a de Tempestade Subtropical, e sem falar que ela ia em direção a costa.

 

Jornal Hoje da globo hoje a tarde, também noticiou de forma correta a atuação de Cari, chamando-a de tempestade subtropical, citando que a nomeação vem da Marinha.

 

http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-hoje/t/edicoes/v/previsao-e-de-chuva-forte-em-sp/4027053/

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente não encontrei um enquadramento legal disponível, só se vê parte do ciclone, mas mesmo assim estava bonito na imagem de satélite de alta resolução.

 

De manhã as bandas de nebulosidade estavam bem desenvolvidas sobre o sul de Santa Catarina.

 

FnjljF5.jpg

 

 

Já no período da tarde, o ciclone já dava meia volta, se distanciava e perdia força, deixando apenas nuvens mais ralas sobre o continente.

 

yM3E6we.jpg

Link to comment
Share on other sites

Cartas Sinóticas do Serviço Meteorologico Nacional (SMN) da Argentina e do Departamento de Meteorologia do Chile estão erradas.

 

Não há nenhuma frente envolvendo Cari.

 

aYgVD8z.png

 

qjLGAT9.png

 

 

Já as analises sinóticas brasileiras, do INMET e do CPTEC estão corretas, ao mencionar que a baixa não tem associação com frente (simétrica), e que no lugar da frente há um corredor de umidade.

 

Meteorologia Sul-Americana ainda há de aprender muito com esses sistemas subtropicais/tropicais no futuro...

 

n7ATitD.png

Obs5fEJ.gif

Link to comment
Share on other sites

NOAA emitiu uma atualização em relação ao INVEST 90Q, mantendo o nível 1.0 na Dvorak, com característica tropical.

 

SSvhEoh.png

 

Na mensagem aparece a informação de que há um vazio de convecção, e que o sistema deve enfraquecer a partir de agora a noite. Com isto, é provável que a classificação seja extinta agora de madrugada ou amanhã de manhã.

 

TXST21 KNES 112354

TCSSTL

 

A. TROPICAL DISTURBANCE

 

B. 11/2338Z

 

C. 29.8S

 

D. 45.2W

 

E. THREE/GOES-E

 

F. T1.0/1.0/D0.0/24HRS

 

G. IR/EIR/SWIR

 

H. REMARKS...DT=0 DUE TO LACK OF DEEP CONVECTION. PT=1.0. MET=1.0. FT

IS BASED ON CONSTRAINTS LIMITING WEAKENING AT NIGHT DURING FIRST 48 HRS.

 

I. ADDL POSITIONS

 

NIL

...SCHWARTZ

 

 

E nas imagens de satelite cada vez mais a convecção vai morrendo em torno do centro... Com isso é possível que a Marinha rebaixe o sistema para depressão subtropical agora de madrugada, ou amanhã a tarde no máximo... Cari segue também se afastando para alto-mar.

 

Ao andar da carruagem, acho que eles não irão classificar o sistema de tropical... Será uma pena!

 

aqToCLQ.gif

 

GFS no diagrama das 18z mostra que no período (15h00) a baixa atingiu a temperatura máxima esperada do seu núcleo em altitude, no limite entre subtropical e tropical, ao passo que era simétrico na superfície (na imagem de baixo)

 

ijtWrRj.png

BCC09Oi.png

 

Agora o sistema começa a avançar por águas mais frias, abaixo dos 24-25ºC, o que vai colaborar para a ausência de convectividade, e o devido enfraquecimento.

 

t5QEMxb.png

 

Projeção em conjunto do GFS sugere a baixa indo para alto-mar... Maioria dos membros sugere valores estáveis de pressão.

 

u2yxrfb.png

Link to comment
Share on other sites

... O que um Invest não faz?

 

SIM, Rodolfo.

 

Pela primeira vez um invest nessas paragens já vem com o nome oficial.

 

90LS.CARI

 

Pelo que eu entendi a lista é rotativa.....pelo andar da carruagem, coming soon CARI II o Retorno.

 

Pois é.

 

Tá feliz Mafili? Você foi um dos que acreditou sempre... E ta aí o resultado!

 

Fazer todo esse acompanhamento e ser congratulado com um INVEST no final, é digno de festa! :clapping:

 

Abraços Felizes!

 

Sim, Rodolfo.

 

Estamos felizes com todos os tópicos do fórum.

 

Especialmente este.

 

Espero sinceramente que monitorar os ciclones ao longo da área sobre a responsabilidade da Marinha do Brasil que é vasta e crucial em todo ano.

 

Muitos ciclones extratropicais serão bem-vindos em 2015.

 

Abraços

 

PS: A tua participação foi fundamental para o sucesso da cobertura do Cari o qual agoniza no momento.....mais abraços

Link to comment
Share on other sites

Ou, pelo que eu me lembre, um sistema de escala ampla, frontal ou não (como alguns queiram) passou por SC na sexta trazendo chuva depois de uma semana tórrida se sol, calor e vento NORDESTE. Sistema que trouxe chuva, vento SUL, e temperaturas pouco mais amenas (ar mais frio na retaguarda). Vento SUL e temperaturas mais comportadas que persistiram tanto no sábado como no domingo, vento SUL com boa força. Típico, típico de um fraco sistema FRONTAL para SC.

 

Se no decorrer o sistema enfraqueceu e se juntou ao Zona de Convergência, aí já é outra história. Mas para mim, aqui em SC o sistema teve em seu início característica frontal. Questão de interpretação.

Link to comment
Share on other sites

Ou, pelo que eu me lembre, um sistema de escala ampla, frontal ou não (como alguns queiram) passou por SC na sexta trazendo chuva depois de uma semana tórrida se sol, calor e vento NORDESTE. Sistema que trouxe chuva, vento SUL, e temperaturas pouco mais amenas (ar mais frio na retaguarda). Vento SUL e temperaturas mais comportadas que persistiram tanto no sábado como no domingo, vento SUL com boa força. Típico, típico de um fraco sistema FRONTAL para SC.

 

Se no decorrer o sistema enfraqueceu e se juntou ao Zona de Convergência, aí já é outra história. Mas para mim, aqui em SC o sistema teve em seu início característica frontal. Questão de interpretação.

 

Aqui no leste de SP o bicho tb teve características frontais e pós-frontais...

Link to comment
Share on other sites

Ou, pelo que eu me lembre, um sistema de escala ampla, frontal ou não (como alguns queiram) passou por SC na sexta trazendo chuva depois de uma semana tórrida se sol, calor e vento NORDESTE. Sistema que trouxe chuva, vento SUL, e temperaturas pouco mais amenas (ar mais frio na retaguarda). Vento SUL e temperaturas mais comportadas que persistiram tanto no sábado como no domingo, vento SUL com boa força. Típico, típico de um fraco sistema FRONTAL para SC.

 

Se no decorrer o sistema enfraqueceu e se juntou ao Zona de Convergência, aí já é outra história. Mas para mim, aqui em SC o sistema teve em seu início característica frontal. Questão de interpretação.

Caio, teve FF sim!

Eu lembro de ter visto imagens no site do Simepar, com o sistema frontal desenhado sobre a fto do satélite na kinta feira, se não me falha a memória.

Mas não salvei as imagens!

 

O q encontrei hj foi isto:

Destake do dia 5/3, com previsão para 6/3 em SP.

 

http://jornaldotempo.bol.uol.com.br/noticias.html/60797/frente-fria-chuva-ganha-forca-amanha-em-sp/

 

11050296_343482845849358_6580559009035977378_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=2e87467a258ee7264f669ee96283368b&oe=55733695&__gda__=1433666763_edc5bf8f974cca803012c0f5ec00a458

 

11050720_343482525849390_6821047467189739173_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=19c0fce0f94920a0f5345e9e124c1f8e&oe=5582D1AA&__gda__=1433900954_25807ae117c08170fe0800b1844ad127

 

Abraço

 

 

Link to comment
Share on other sites

Ou, pelo que eu me lembre, um sistema de escala ampla, frontal ou não (como alguns queiram) passou por SC na sexta trazendo chuva depois de uma semana tórrida se sol, calor e vento NORDESTE. Sistema que trouxe chuva, vento SUL, e temperaturas pouco mais amenas (ar mais frio na retaguarda). Vento SUL e temperaturas mais comportadas que persistiram tanto no sábado como no domingo, vento SUL com boa força. Típico, típico de um fraco sistema FRONTAL para SC.

 

Se no decorrer o sistema enfraqueceu e se juntou ao Zona de Convergência, aí já é outra história. Mas para mim, aqui em SC o sistema teve em seu início característica frontal. Questão de interpretação.

Caio, teve FF sim!

Eu lembro de ter visto imagens no site do Simepar, com o sistema frontal desenhado sobre a fto do satélite na kinta feira, se não me falha a memória.

Mas não salvei as imagens!

 

O q encontrei hj foi isto:

Destake do dia 5/3, com previsão para 6/3 em SP.

 

http://jornaldotempo.bol.uol.com.br/noticias.html/60797/frente-fria-chuva-ganha-forca-amanha-em-sp/

 

11050296_343482845849358_6580559009035977378_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=2e87467a258ee7264f669ee96283368b&oe=55733695&__gda__=1433666763_edc5bf8f974cca803012c0f5ec00a458

 

11050720_343482525849390_6821047467189739173_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=19c0fce0f94920a0f5345e9e124c1f8e&oe=5582D1AA&__gda__=1433900954_25807ae117c08170fe0800b1844ad127

 

Abraço

 

 

 

KIm, Claro que houve FF em 06/03/2015 associada ao ciclone extratropical mostrado nas cartas abaixo aquele de núcleo frio com pressão de 1000 mb.

 

Só que este sistema não é o que dá origem, nem vagamente, ao Cari.

 

05/03/2015

 

xgit51.jpg

 

06/03/2015

 

2nir6ft.jpg

Link to comment
Share on other sites

Lord, eu apenas lembrei q ocorreu a passagem de uma FF na nossa região durante os dias q antecederam Cari.

O Caio citou o ocorrido e complementei a citação dele.

Os fatores q geraram a tempestade, claro q devem ter sido outros, como já foi falado inúmeras vzs.

Kem é especializado no assunto tem uma visão mais apurada e as explicações já foram dadas, principalmente pelo Rodolfo q fez um acompanhamento espetacular deste evento, e antes deste, do Bapo.

 

Enfim, é pra isso q estamos aki: discutir os fenômenos… senão, a coisa fica parada.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Lord, eu apenas lembrei q ocorreu a passagem de uma FF na nossa região durante os dias q antecederam Cari.

O Caio citou o ocorrido e complementei a citação dele.

Os fatores q geraram a tempestade, claro q devem ter sido outros, como já foi falado inúmeras vzs.

Kem é especializado no assunto tem uma visão mais apurada e as explicações já foram dadas, principalmente pelo Rodolfo q fez um acompanhamento espetacular deste evento, e antes deste, do Bapo.

 

Enfim, é pra isso q estamos aki: discutir os fenômenos… senão, a coisa fica parada.

 

Abraço

 

O problema, Mafili, é fiar-se demais em cartas. Pegue a reanálise do Catarina e me diga se ouve furacão!

 

kkkkkkkk.....Como disse Caio César....Eu? Falar que o Catarina não foi furacão.

 

O que posso fazer é um dia pesquisar se há paralelo histórico na gênesis do Catarina.

 

Abraços a ambos

Link to comment
Share on other sites

Mudando um pouco o rumo da prosa,

 

Nos últimos tempos (desde julho de 2013) tenho dedicado muito do tempo livre a uma pretensa compreensão das temperaturas da superfície do Oceano Atlântico na região 20/30S e 30/50W.

 

O objetivo primário é obter dados para o monitoramento do Estado de São Paulo. Tem-se mostrado útil desde Curitiba até Rio de Janeiro no quesito temperatura média.

 

Na tabela abaixo estão listadas as anomalias do Pacífico Equatorial na região denominada Niño 3.4 (5S a 5N : 120 - 170W)

 

Como curiosidade Niño 3.4 apresentou temperatura média de 26.99°C em março de 2014 sendo a anomalia de -0,22ªC percebam que a temperatura média em 20/30S e 30/50W não é muito diferente (média de 27,21ªC contra 26,46ºC neste ponto uma observação: Eu utilizo os dados de satélites que geram a série Reynolds v.2 a NOAA utiliza a Extended Reconstructed Sea Surface Temperature version 3 (ERSST.v3) a diferença para os meus propósitos não foi significante ao longo do tempo porém cabe ressaltar este detalhe.

 

E na mesma tabela está listada a temperatura média da região 20/30S : 30/50W. sendo a temperatura média da região no período maço de 1982 a março de 2014 26,46ºC (se não ficou claro somente os meses de março)

 

2i93tci.jpg

 

To be continued

Link to comment
Share on other sites

Ou, pelo que eu me lembre, um sistema de escala ampla, frontal ou não (como alguns queiram) passou por SC na sexta trazendo chuva depois de uma semana tórrida se sol, calor e vento NORDESTE. Sistema que trouxe chuva, vento SUL, e temperaturas pouco mais amenas (ar mais frio na retaguarda). Vento SUL e temperaturas mais comportadas que persistiram tanto no sábado como no domingo, vento SUL com boa força. Típico, típico de um fraco sistema FRONTAL para SC.

 

Se no decorrer o sistema enfraqueceu e se juntou ao Zona de Convergência, aí já é outra história. Mas para mim, aqui em SC o sistema teve em seu início característica frontal. Questão de interpretação.

 

 

Caio, só para finalizar essa discussão.

 

Houve a frente fria sim, ela passou por Santa Catarina, ANTES da formação da baixa. Quando a baixa pressão se formou (Em SP ainda) no início da semana (sim, indiretamente pela passagem da frente), o sistema frontal já havia se deslocado para alto-mar. Ela estava associada ao Canal de Umidade apenas (ZCAS).

 

Todos os modelos mostravam a baixa SIMÉTRICA (isobaras fechadas) desde o seu nascimento. Portanto ela nunca foi extratropical (frontal), diferente do Catarina por exemplo. Uma coisa que é necessário se compreender é que não existe baixa pressão simétrica associado a frentes... Para isso ela teria que ser ASSIMÉTRICA .

 

O próprio diagrama de Cari que eu, o Mafili, e outros usuários cansamos de postar aqui, deixa claríssimo isso que eu falei, que é regra em Meteorologia Tropical!

 

HwMaUPC.png

 

É uma questão de interpretação, porém é que eu volto a repetir... Para analisar essas baixas warm core, são outras metodologias e técnicas, diferentes da que você e a grande maioria estão acostumados a analisar dos Ciclones Extratropicais. Falo isso, porque eu estudo e acompanho essa área a 5 anos... Tenho Know-how e experiência com estes tipos de ciclones, assim como você tem também com os Extratropicais/invernais, do qual acho a sua, a melhor análise para esses sistemas!

 

Cada um colabora de uma forma aqui no Baz, não??

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

  • Rodolfo Alves changed the title to Ciclones no Atlântico Sul - Monitoramento e Previsão (2013 a 2016)
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.