Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Ciclones no Atlântico Sul - Monitoramento e Previsão (2013 a 2016)


Mafili
 Share

Recommended Posts

  • Replies 918
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Rodolfo ...

Na sua analise a Baixa converge com que o modelo americano colocava ela na ultima rodada ?

me refiro a pressão do nucleo e trajetoria

 

Em relação a pressão. Está dentro do que o modelo esperava até o presente momento.

 

Já na trajetória aparentemente não! O sistema parece está mais próximo da costa, do que o GFS sugeria!

Link to comment
Share on other sites

Alguns adendos a sua observação Caio:

 

1)O Vórtice é comum a esses sistemas, e ao invés de atrapalhar, ele ajuda tendo como função (em sistemas subtropicais e tropicais) intensificar o ciclone, quando acoplado a Baixa. Pois ele cria uma espécie de isolante. Assim sendo o vórtice diminui consideravelmente o vento de cisilhamento sobre a circulação da baixa, fortalecendo o sistema. Quando Catarina se formou, e mesmo a tempestade tropical Anita, houve justamente a formação deste Vórtice, fortalecendo a evolução para tropical.

 

2) O ar seco é normal na periferia de sistemas subtropicais e até mesmo tropicais. O que não pode pra eles, é afetar o núcleo da baixa... Coisa que não acontecia de forma acentuada.

 

3) A baixa não tinha como ser extratropical, pois não há sistemas frontais embutidos. Em baixas extratropicais, o vórtice está associado em muitas vezes, há grandes ciclones extratropicais. Já em baixas tropicais/subtropicais simétricas, os Vórtices podem estar associados a fracos sistemas, como este de 1006hpas. Daí a impressão de ser uma daquelas baixas de inverno que traz neve, quando a baixa na verdade, ainda é fraca.

 

Esses ciclones tem outra metodologia para se analisar, em relação aos que vemos no inverno.

 

Muito obrigado pela excepcional explicação, Rodolfo!

Link to comment
Share on other sites

PROJEÇÃO DOS MODELOS:

 

Saídas de agora tarde dos modelos não intensificam muito a depressão subtropical para amanhã, como antes. Dia que é esperado o pico do sistema.

 

Primeiramente as saídas do GFS (e de outros modelos) seguem mostrando a baixa ainda núcleo quente simétrico em superfície (daí a classificação de depressão), porém o mesmo apresenta morno em altitude... Portanto os modelos seguem incrédulos quanto a evolução em um sistema tropical, sendo então subtropical.

 

d1K8RUM.png

BliPDQt.png

 

Além disto, os modelos agora parecem não aprofundar mais tanto a baixa, quanto a pressão. O GFS que antes mostrava vários períodos com pressão em 1000hpas ou menos, agora mostra períodos muito curtos com esse valor de pressão.

 

Com isso, ao meu ver, a chance da depressão evoluir em uma tempestade diminui ligeiramente, mas ainda é razoável. Provável janela para evolução em tempestade subtropical ocorrerá a partir de amanhã de manhã ou a tarde, ou ainda podendo ser mais tarde ... Se houver uma janela para algo tropical, essa será a tarde ou a noite, ou ainda no mais tarde madrugada/manhã da quinta. Após isto, o sistema irá começar a perder força por transitar em águas mais frias.

 

eYKHWx6.png

 

 

Os principais modelos seguem mostrando a baixa próximo da costa, inclusive o GFS que voltou a aproximar um pouco mais... A partir de quinta-feira a noite, a baixa não deve mais ir para a costa do RS, como sugeriam as projeções dos últimos dias, e sim se afastar para alto-mar, devido ao avanço de um cavado em alta troposfera. Sendo assim a baixa enfraquece, e deve ser rebaixada a depressão (caso atinja de fato classificação de tempestade), e/ou a extratropical na sexta-feira.

 

Impactos em terra, como chuvas e ventos terão seu pico agora a tarde e a noite em SC. Amanhã ainda haverá períodos de chuva, mas tendendo a ser bem menos significativos e intensos que hoje. Talvez o nordeste do RS, tenha períodos maiores de chuva, localmente podendo ser fortes, amanhã e durante a quinta-feira. Impactos relativos a vento, serão menores do que era previsto e bem mais isolados, com rajadas podendo isoladamente atingir picos de 60-80km/h ao meu ver.

 

A partir de sexta-feira, como a baixa se afasta de vez, e já não deverá mais causar impactos significativos a costa, exceto por mar agitado ainda.

 

Projeções animadas do GFS/ECMWF/Cosmo (na ordem) 12z

 

u1Z696A.gif

d6ZSb4T.gif

KFoO9h1.gif

Link to comment
Share on other sites

Em Urussanga forma 79,4mm só hoje. Ainda chovendo! Cabo de Santa Marta com rajada de quase 60km/h na última hora.

No cabo de Santa Marta 60 km/h é brisa ... local é muito ventoso

 

Abraço

Não chega à 80 Km/h lá e em Torres à praia que mais deverá ventar no litoral do RS, não mais de 60 Km/h.

 

60km/h não é brisa no Cabo de Santa Marta. Mas acontece sim esporadicamente. Umas 10x por mês.

 

Torres deve ser a praia menos ventosa do RS. Sempre quando olho Tramandaí, Mostardas e Chuí estão na frente. Chuí deve ser a mais ventosa. É mais ou menos como no mapa.

 

image027.jpg

 

Venta também no Morro da Igreja, que alcançou 91km/h de rajada na leitura anterior, e 52km/h de vento sustentado na leitura atual.

Link to comment
Share on other sites

BREAKING NEWS: TEMPESTADE SUBTROPICAL CARI SE FORMOU OFICIALMENTE

 

Segundo a Metsul que apurou junto a Marinha (furo de reportagem meteorológica haha), o órgão irá elevar o sistema a Tempestade agora a noite!!

 

 

URGENTE – FORMA-SE "CARI", A SEGUNDA TEMPESTADE COM NOME NA COSTA DO BRASIL NESTE ANO | A MetSul Meteorologia apurou junto à Meteorologia da Marinha do Brasil que a análise desta noite elevará o ciclone na costa do Sul do país da categoria de depressão subtropical a tempestade subtropical. Com isso, o ciclone será batizado pelo nome de Cari, palavra em tupi guarani que significa “homem branco”. Trata-se de um fato histórico. Não há precedente na climatologia nacional de dois ciclones anômalos serem batizados com nome em um mesmo ano, quanto mais em um intervalo de 30 dias. Em fevereiro, a tempestade subtropical Bapo também atuou na costa do Sul do Brasil.

 

Via facebook da Metsul

Link to comment
Share on other sites

Previsão para Amanhã da Climaterra:

 

QUARTA-FEIRA; forte baixa pressão tropical ou subtropical em frente ao litoral sul de SC. Nublado com chuva e possível trovoada entre o leste do topo da serra, litoral sul e Grande Fpolis com períodos de melhoria, maiores na capital e arredores, nas demais áreas entre possível céu claro a sol e poucas nuvens a intervalos de quase nublado a nublado com alguma chance de chuva bem isolada, mais de tarde ou noite com possível trovoada, maior parte destas áreas passa sem chuva. Risco de chuva forte (vários pontos podem passar dos 100 mm no acumulado de terça até o fim da quarta) do sul da Grande Fpolis ao litoral sul de SC e borda da serra geral.

 

Vento de oeste a norte no litoral norte, rajadas ocasionais acima dos 20/40 km, sudoeste a sul no litoral sul a capital com rajadas ocasionais acima dos 50/70 km, mais da orla para o alto mar. Sudeste/sudoeste a sudeste no interior com rajadas entre 15/35 Km (acima dos 25/45 km no topo da serra). Mar bem agitado (ondas acima dos 4 m no alto mar e 2/3 m nas praias de mar grosso com ressaca com potencial de danos nas praias de mar grosso, mais no sul). Ruim para a navegação. Ruim a regular nas atividades ao ar livre nos pomares e lavouras das principais áreas de produção no topo da serra, ruim no litoral sul e capital.

Link to comment
Share on other sites

ESTADO ATUAL DE CARI - 21H00:

 

As últimas imagens de satelite mostram o centro da baixa estacionado nas últimas 3 horas praticamente há uma certa proximidade da costa de SC. Ao longo da baixa dá pra observar a presença de convectividade (trovoadas) "pipocando" em torno do núcleo do sistema. Esse é um dos motivos para a elevação por parte do Centro Hidrográfico da Marinha, para Tempestade Subtropical. A leste do sistema dá pra observar a entrada de ar seco. Por enquanto esse ar seco ainda não afeta de forma incisiva a circulação da baixa, a ponto de enfraquecer, mas ele modera o crescimento de convectividade em torno do núcleo. Nuvens Cirrus e Alto-Stratus observadas ao sul do sistema, indicam a presença de shear, mas longe de afetar a circulação da tempestade, que está embebida pelo Vórtice Ciclônico em Altos Níveis.

 

F5THGo6.png

eGXV6t3.gif

 

As imagens de Radar mostram que as bandas de chuva que atingem SC perderam força em várias áreas, porém em outras segue chovendo forte, e até torrencialmente em algumas áreas indicadas em vermelho no radar... Continua sendo visível de forma clara o centro da agora tempestade subtropical no oceano, através do loop de imagens do radar.

 

hHQfIEx.png

Al80Zbj.gif

 

Um comparativo entre a saída do GFS 18z e a atual imagem de satelite, permite observar melhor a estrutura da baixa com o que é observado no satelite

 

Yz0w2sU.png

seS3KS0.png

 

Em 250/300hpas, é possível observar o Vórtice Ciclônico quase alinhado com a baixa... o que favorece para a manutenção do sistema. Ao redor da baixa, nota-se fortes correntes (shear), enquanto que no centro do Vórtice o shear é mínimo, formando uma espécie de isolante.

 

ELKL1gL.png

Link to comment
Share on other sites

Caros,

 

Aqui em SP será possível sentir algum efeito desta baixa, seja por aumento nas chuvas seja por aumento nos ventos?

 

Luba, desde o sábado que estamos sob influencia dela. Domingo choveu uma barbaridade na região dos municípios entre São Bernardo e Arujá, e região de Paraibuna.

 

Só que aqui não teremos o vento que o litoral do Sul terá.

 

Choveu muito mesmo!! Valeu pela resposta!

Link to comment
Share on other sites

Morro da Igreja 22HBR

 

Rajadas passando de 100 km/h e vento sustentado acima de 65 km/h.

 

Cabo de Santa Marta ainda tranquilo (para o local), durante madrugada amanhecer aumenta a força das rajadas.

 

Espero ondas acima de 3/3,5 metros na Joaquina amanhã de tarde/noite.

 

Amanhã durante a tarde a maré sobe em conjunto com ondas e ventos fortes (referência Florianópolis), combinação ruim para Pântano do Sul e Joaquina, principalmente.

Link to comment
Share on other sites

Atualização Cari - 23h00:

 

Ultimas imagens de satelite continuam mostrando convectividade crescendo em torno do centro de Bapo, o que mantem a força de tempestade subtropical, que será declarada mais tarde pela Marinha.

 

Dá para notar também, que o centro da tempestade agora está se movendo para oeste/noroeste, indo para norte também, não muito longe de Florianopolis.

 

mQhF310.gif

Dr6fETO.jpg

 

Esse trajeto não está previsto pelo GFS hoje, mas foi indicado no final de semana

 

animacao.gif

 

Imagens de Radar também continuam evidenciando o centro da tempestade em alto-mar. Em terra, ainda chove forte localmente em SC.

 

zEfzwAp.gif

 

Por hoje é só. Volto amanhã a tarde novamente.

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, as imagens de satélite animadas que você postou são preocupantes. Também parecem ser condizentes com projeções de aumento do vento na Grande Florianópolis amanhã.

 

p.s. Você citou Cari e Bapo kkkkkk... são muitos em pouco tempo. Parabéns pelo tópico!

Link to comment
Share on other sites

Atualização Cari - 23h00:

 

Ultimas imagens de satelite continuam mostrando convectividade crescendo em torno do centro de Bapo, o que mantem a força de tempestade subtropical, que será declarada mais tarde pela Marinha.

 

Dá para notar também, que o centro da tempestade agora está se movendo para oeste/noroeste, indo para norte também, não muito longe de Florianopolis.

 

mQhF310.gif

Dr6fETO.jpg

 

Esse trajeto não está previsto pelo GFS hoje, mas foi indicado no final de semana

 

animacao.gif

 

Imagens de Radar também continuam evidenciando o centro da tempestade em alto-mar. Em terra, ainda chove forte localmente em SC.

 

zEfzwAp.gif

 

Por hoje é só. Volto amanhã a tarde novamente.

Buenas ...

achei o trajeto conforme previsto na 18 z..

Link to comment
Share on other sites

Floripa com vento impressionantemente calmo. Pode ser um ciclone subtropical, mas já vi extratropicais bem mais fortes do que esse.

 

Ou Santa Marta - Laguna com vento de 70km/h e Floripa com 5 km/h. Acho que nunca vi diferença tão grande.

CARI, A ESTRANHA

 

:laugh:

 

Maringá, no norte paranaense registrou 134 mm em poucas horas, nesta semana.

Muitos prejuísos em várias cidades da região.

Numa tempestade sem nome.

 

Vai entender…

Link to comment
Share on other sites

Dr. Jeff Masters do Weather Wunderground destaca agora a tarde a nossa depressão subtropical...

 

Bem, ele foi gerado no Trópico (SP)…

Então é tropical!

:laugh:

 

Aliás o sistema está seguindo a rota anunciada?

Rente ao litoral… dsd SP até o sul de SC?

Parece q não.

 

 

 

Trata-se de um fato histórico na Meteorologia nacional. Não há precedente na climatologia do Brasil que dois ciclones anômalos tenham sido batizados em um mesmo ano, quanto mais em intervalo de apenas 30 dias. (Metsul)

 

Jeff Masters: Um aquecimentista convicto.

 

Então, Kim. A região está se tropicalizando, né.

 

Ainda do texto da Metsul,

 

Na soma de segunda-feira até 6h da manhã desta quarta-feira havia chovido 183 mm no Sul da ilha em Florianópolis (Campeche), 159 mm em Laguna, 154 mm em São Martinho, 144 mm em Armazém, 128 mm em Içara, 127 mm em Garopaba, 120 mm em Içara, 119 mm em Jaguaruna, 112 mm em Içara e 100 mm no município de Santa Rosa de Lima.

 

Uma das soluções apresentadas pelo Murilo é substancialmente bizarra lembrando que já aconteceu uma vez.

 

Infelizmente não é um super CAT 5 mas é uma maravilhosaTempestade chamada Cari.

 

Inté

Link to comment
Share on other sites

Caio, acho que essa é a principal característica dos tropicais relacao aos extra-tropicais: o vento é bastante restrito ao sistema.

 

Pode ser mesmo, Bruno.

 

A ondulação também decepcionou aqui na Ilha de Santa Catarina. Os "Big Riders" já estavam a postos com os Jet-Skis abastecidos para a possível sessão de Town-In a partir de hoje, mas as ondas mal passam de comuns 1,5m na Praia Mole e na Joaquina.

 

Por enquanto os efeitos são muito pequenos além da chuva.

Link to comment
Share on other sites

Os efeitos relacionados à tempestade foram muito mais severos no continente, logo no início de sua formação, qdo ela ainda era uma baixa, entre SP/PR.

Basta ver os acumulados pluviométricos em vária localidades destes 2 estados nos últimos dias.

Qto aos ventos… 70 km/h numa área onde isso é comum… preciso pensar…

 

Descargas atmosféricas hj, por volta das 05:30h:

11052507_342754865922156_644901022275197206_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=0970411d435cb5bda4afaa5e37b36e9a&oe=557DC1D0&__gda__=1438530806_6d5650240210bb2384804fd89341d448

Link to comment
Share on other sites

The southern hemisphere seems to be on fire with the cyclone formations so far this March, with now the second subtropical storm of the year to be declared in the South Atlantic (Bapo was the first last month). Subtropical Storm Cari is located just off the south coast of Brazil, and has winds of 45kts. The storm is slowly heading south, away from the coast. The majority of Cari's rainfall is located in a band way out to sea. There is some convection associated with the LLCC, which is near Santa Catarina, producing some rainfall. As Cari moves slowly south then southeast out to sea, it should weaken as it moves over progressively cooler waters (sea temps beneath Cari are currently about 26C). The system is not expected to transition into a fully tropical cyclone, though it can't be ruled out.

 

https://forum.netweather.tv/topic/82699-subtropical-storm-cari/

Link to comment
Share on other sites

Floripa com vento impressionantemente calmo. Pode ser um ciclone subtropical, mas já vi extratropicais bem mais fortes do que esse.

 

Ou Santa Marta - Laguna com vento de 70km/h e Floripa com 5 km/h. Acho que nunca vi diferença tão grande.

CARI, A ESTRANHA

 

:laugh:

 

Maringá, no norte paranaense registrou 134 mm em poucas horas, nesta semana.

Muitos prejuísos em várias cidades da região.

Numa tempestade sem nome.

 

Vai entender…

 

Chegou a tudo isso!? Minha nossa!

Link to comment
Share on other sites

The southern hemisphere seems to be on fire with the cyclone formations so far this March, with now the second subtropical storm of the year to be declared in the South Atlantic (Bapo was the first last month). Subtropical Storm Cari is located just off the south coast of Brazil, and has winds of 45kts. The storm is slowly heading south, away from the coast. The majority of Cari's rainfall is located in a band way out to sea. There is some convection associated with the LLCC, which is near Santa Catarina, producing some rainfall. As Cari moves slowly south then southeast out to sea, it should weaken as it moves over progressively cooler waters (sea temps beneath Cari are currently about 26C). The system is not expected to transition into a fully tropical cyclone, though it can't be ruled out.

 

https://forum.netweather.tv/topic/82699-subtropical-storm-cari/

Realmente algo incomum as nossas águas, em tão curto espaço de tempo, mas ambos deixaram mto à desejar!

Nas duas situações, uma grande expectativa!

Valeu pela experiência.

Excelente acompanhamento e ensinamento pra maioria aki.

Foram dias movimentados, talvez mais no fórum do q no mar propriamente dito.

 

Link to comment
Share on other sites

APENAS UM DETALHE, SOFREMOS APENAS OS EFEITOS DA PERIFERIA DA TEMPESTADE, PORTANTO OS VALORES SÃO BEM ELEVADOS PARA TAL. CAIO AÍ A COMPONENTE É MUITO DE OESTE/SUDOESTE, A BARREIRA DA SERRA FUNCIONA COMO UM QUEBRA VENTO TAMANHO FAMÍLIA, AMENIZANDO O VENTO POR MAIS DE 12/15 KM EM LINHA RETA, O QUE PEGA A ILHA COMO UM TODO. "SUBA" ACIMA DOS 1200/1500 M E VERÁ A TURBULÊNCIA BEM ACENTUADA. MAS DEVE TER RAJADAS MAIS FORTES ATÉ O FIM DO DIA.

Link to comment
Share on other sites

Floripa com vento impressionantemente calmo. Pode ser um ciclone subtropical, mas já vi extratropicais bem mais fortes do que esse.

 

Ou Santa Marta - Laguna com vento de 70km/h e Floripa com 5 km/h. Acho que nunca vi diferença tão grande.

CARI, A ESTRANHA

 

:laugh:

 

Maringá, no norte paranaense registrou 134 mm em poucas horas, nesta semana.

Muitos prejuísos em várias cidades da região.

Numa tempestade sem nome.

 

Vai entender…

 

Chegou a tudo isso!? Minha nossa!

Sim, Luiz!

Foi bem feia a coisa por lá!

Acompanhei algumas matérias no PRTv e mostraram a situação não apenas em Maringá, mas tbm em outras cidades próximas.

Em alguns locais os acumulados devem ter superado 150 mm.

 

Maringá (gráfico do Simepar)

1422604_341063459424630_4935442257751816721_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=9a624202689b0804c58131c0013e090a&oe=558884DA&__gda__=1433764379_af47ffbbbdf0b136629c8ca6e502e5d3

Link to comment
Share on other sites

The southern hemisphere seems to be on fire with the cyclone formations so far this March, with now the second subtropical storm of the year to be declared in the South Atlantic (Bapo was the first last month). Subtropical Storm Cari is located just off the south coast of Brazil, and has winds of 45kts. The storm is slowly heading south, away from the coast. The majority of Cari's rainfall is located in a band way out to sea. There is some convection associated with the LLCC, which is near Santa Catarina, producing some rainfall. As Cari moves slowly south then southeast out to sea, it should weaken as it moves over progressively cooler waters (sea temps beneath Cari are currently about 26C). The system is not expected to transition into a fully tropical cyclone, though it can't be ruled out.

 

https://forum.netweather.tv/topic/82699-subtropical-storm-cari/

Realmente algo incomum as nossas águas, em tão curto espaço de tempo, mas ambos deixaram mto à desejar!

Nas duas situações, uma grande expectativa!

Valeu pela experiência.

Excelente acompanhamento e ensinamento pra maioria aki.

Foram dias movimentados, talvez mais no fórum do q no mar propriamente dito.

 

 

Kim,

 

Só não entendo a colocação " ambos deixaram mto à desejar''.

 

Aliás, nessas coisas do tempo e do clima, eu não entendo essa expressão.

 

As coisas naturais são assim mesmo, se não choveu a razão é simples não deveria chover, e assim com o vento, com a neve, etc...etc.

 

Agora, veja o exemplo do Cari a maior parte da chuva está a leste (mar adentro) logo não vimos a chuva.

 

Abraços Kerido

Link to comment
Share on other sites

APENAS UM DETALHE, SOFREMOS APENAS OS EFEITOS DA PERIFERIA DA TEMPESTADE, PORTANTO OS VALORES SÃO BEM ELEVADOS PARA TAL. CAIO AÍ A COMPONENTE É MUITO DE OESTE/SUDOESTE, A BARREIRA DA SERRA FUNCIONA COMO UM QUEBRA VENTO TAMANHO FAMÍLIA, AMENIZANDO O VENTO POR MAIS DE 12/15 KM EM LINHA RETA, O QUE PEGA A ILHA COMO UM TODO. "SUBA" ACIMA DOS 1200/1500 M E VERÁ A TURBULÊNCIA BEM ACENTUADA. MAS DEVE TER RAJADAS MAIS FORTES ATÉ O FIM DO DIA.

 

Pela sondagem 00Z vento com 33 Knots a 850hpa. Normal.

 

83899 SBFL Florianopolis Observations at 00Z 11 Mar 2015

-----------------------------------------------------------------------------
  PRES   HGHT   TEMP   DWPT   RELH   MIXR   DRCT   SKNT   THTA   THTE   THTV
   hPa     m      C      C      %    g/kg    deg   knot     K      K      K 
-----------------------------------------------------------------------------
1010.0      5   22.4   21.3     94  16.07    210      8  294.7  340.9  297.5
1000.0     88   22.8   20.4     86  15.33    205     19  295.9  340.2  298.7
 989.0    185   22.8   19.7     83  14.83    201     21  296.9  339.9  299.5
 925.0    765   18.8   17.3     91  13.62    175     35  298.5  338.3  301.0
 910.0    906   17.8   17.5     98  14.02    177     35  298.9  339.9  301.4
 850.0   1489   15.2   14.5     96  12.36    185     33  302.1  338.8  304.3
 781.0   2205   12.4   11.5     94  11.03    178     28  306.4  339.9  308.5
 729.0   2781    9.0    9.0    100   9.98    173     24  308.8  339.4  310.7
 700.0   3117    7.4    7.2     99   9.18    170     21  310.6  339.1  312.4
 612.0   4213    0.6    0.4     99   6.48    168     16  315.0  335.7  316.2
 577.0   4686   -0.5   -1.8     91   5.85    167     14  319.0  338.1  320.2
 500.0   5820   -6.7   -7.3     95   4.45    165      8  324.8  339.8  325.7

Link to comment
Share on other sites

Evento bem calmo até o momento. Rajada máxima de 73 no Cabo de Santa Marta, e de 104 no Morro da Igreja, não é nem o recorde do ano em ambas as estações. O vento máximo ficou próximo de 40km/h em outras estações litorâneas, o que também é pouco. Ondas e chuvas também sem nenhum valor excepcional.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Caio, acho que essa é a principal característica dos tropicais relacao aos extra-tropicais: o vento é bastante restrito ao sistema.

 

Pode ser mesmo, Bruno.

 

A ondulação também decepcionou aqui na Ilha de Santa Catarina. Os "Big Riders" já estavam a postos com os Jet-Skis abastecidos para a possível sessão de Town-In a partir de hoje, mas as ondas mal passam de comuns 1,5m na Praia Mole e na Joaquina.

 

Por enquanto os efeitos são muito pequenos além da chuva.

 

E aqui, mais ao norte de SC, nem cócegas...

 

Dias lindos de sol com trovoadas localizadas no período da tarde/início da noite...

Link to comment
Share on other sites

Agora com as imagens que o Carlos postou me parece que Cari já ganhou "autonomia" desprendendo-se do sistema frontal (ontem parecia uma oclusão da frente associado a um extratropical), parecendo-se muito aos estágios iniciais do Catarina quando o mesmo desprendeu-se da frente em Março de 2004.

Link to comment
Share on other sites

  • Rodolfo Alves changed the title to Ciclones no Atlântico Sul - Monitoramento e Previsão (2013 a 2016)
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.