Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Ciclones no Atlântico Sul - Monitoramento e Previsão (2013 a 2016)


Mafili
 Share

Recommended Posts

  • Replies 918
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Um bom resumo das discussões neste mes fevereiro aqui no BAZ.

 

No texto fica claro que "as baixas empilhadas" sendo que o único modelo que apontava essa solução era o GFS. A palavra intrigante [intrigados] é muito bem aplicada.

 

Felizmente neste caso todos observamos, creio que com espanto, a mesma coisa.

 

Tempos Interessaantes.

 

CLIMATEMPO

Desde o começo da última semana de janeiro de 2015, as simulações atmosférica feitas por supercomputadores indicaram a formação de um forte centro de baixa pressão atmosférica na costa do Sul e do Sudeste do Brasil. Os meteorologistas previsores da Climatempo acompanham desde então as mudanças diárias destas simulações, pois um centro de pressão tão intenso como o que vinha sendo indicado normalmente gera ventania e chuva forte.

 

AA8YUIO.img?h=203&w=270&m=6&q=60&o=f&l=f

B: centro de baixa presão atmosférica; A: centro de alta pressão atmosférica

 

As projeções numéricas mostravam desde o início do surgimento deste centro de baixa pressão atmosférica, que o sistema começaria a se formar entre o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, se intensificaria muito entre os dias 5 e 6 de fevereiro de 2015, ao mesmo tempo que se deslocaria rapidamente para alto-mar.

 

AA8YPPX.img?h=181&w=270&m=6&q=60&o=f&l=f

[highlight=yellow]Mas outros fatores deixaram os meteorologistas da Climatempo mais intrigados no inicio da primeira semana de fevereiro: a tendência de formação do centro de baixa pressão era indicada em todos os níveis da atmosfera, da superfície até os níveis elevados. Baixas empilhadas, sobrepostas, é uma condição de muita instabilidade. E para complicar, a água do mar entre o Rio de Janeiro e a região de Buenos Aires continua muito quente.[/highlight]

AA8Z2ED.img?h=152&w=270&m=6&q=60&o=f&l=f

 

Baixa pressão sobre águia quente! Será que teremos um ciclone tropical ou subtropical? Será que teremos uma frontogênese, a formação de uma frente fria? Mas onde está o ar polar para formar a frente fria? Todas estas questões foram levantadas nos últimos dias pela equipe de previsores da Climatempo.

 

De repente, boatos se espalharam pela internet : um novo furacão atingiria o Brasil! Como já ocorreu muitas outras vezes, a notícia foi ganhando espaço na internet, “sem pai nem mãe”, da forma precipitada, sem apuração de veracidade. Um boato de furacão leva quase que imediatamente à lembrança do Catarina, o único furacão de fato documentado que se formou no Atlântico Sul no fim de março de 2004.

 

Para esclarecer corretamente o público, a meteorologista Josélia Pegorim conversou com o meteorologista Luiz Guzzo. Ela é da equipe de previsão do tempo da Climatempo e ele é integrante da equipe de modelagem numérica. Luiz Guzzo é a pessoa mais qualificada para falar sobre o fenômeno que está para acontecer nos próximos dias. O tema de seu doutoramento na Universidade de São Paulo foi justamente a Climatologia de Ciclones Subtropicais.

 

AA8YUIS.img?h=244&w=270&m=6&q=60&o=f&l=f

Independentemente do nome, o processo de formação do sistema de baixa pressão atmosférica nas próximas 48 horas vai estimular a ocorrência de chuva forte e volumosa e de ventos moderados a fortes em áreas do Sul e do Sudeste do Brasil que devem causar mais transtornos. Uma preocupação é com a possibilidade de voltar a chover forte no litoral de São Paulo e no centro-sul do Estado do Rio de Janeiro que já sofreu com alagamentos há menos de uma semana.

 

http://www.msn.com/pt-br/noticias/clima/um-novo-furac%c3%a3o-no-brasil/ar-AA8Z7FH?ocid=iehp

Link to comment
Share on other sites

Aqui a MetSul faz uma boa análise do ciclone que se formará na costa do Brasil e rumará para o Sul, mas deverá se manter em alto-mar: http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/815/Atenção_-_Significativo_ciclone_vai_atuar_na_costa_do_Sul_do_Brasil.

 

Mas teremos de ficar de olho. Como o Mafili destacou na página anterior (e a MetSul também afirma) a baixa cobrirá todas as camadas da troposfera, e ainda haverá raios e chuva forte com possibilidade de formação de trombas d´água.

Link to comment
Share on other sites

Aqui a MetSul faz uma boa análise do ciclone que se formará na costa do Brasil e rumará para o Sul, mas deverá se manter em alto-mar: http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/815/Atenção_-_Significativo_ciclone_vai_atuar_na_costa_do_Sul_do_Brasil.

 

Mas teremos de ficar de olho. Como o Mafili destacou na página anterior (e a MetSul também afirma) a baixa cobrirá todas as camadas da troposfera, e ainda haverá raios e chuva forte com possibilidade de formação de trombas d´água.

 

 

Muito boa a análise mesmo, Marcos.

 

Estou acompanhando de perto este fenômeno que promete ser o mais interessante do verão. GFS 12Z mantém o bixano por horas fio frente a costa do RS, em um posicionamento e deslocamento absolutamente raro para os extra-tropicais que estamos acostumados.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal!

 

Pelo fato do Ciclone ser algo incomum, sugiro fazer a monitoração em outro tópico pra ficar de fácil acesso.

 

O BAZ tem um tópico próprio para Ciclone no Atlântico Sul, que o Vinicius fez... Acho legal fazer a monitoração por lá!

 

viewtopic.php?f=133&t=15373&start=150

 

======================================================================

 

E por aqui, a gente continua com os registros cotidianos de chuva e do tempo local... Fica legal, e não vai misturar (na minha opinião).

 

Gostaria de uma opinião da moderação e/ou administração do fórum, o mais rápido possível, e se for o caso, mover as mensagens do ciclone para este tópico, caso contrário seguimos por aqui.

 

==================================================================

 

NESTE MOMENTO O SITE DE PRODUTOS TROPICAIS DO NOAA ESTÁ SUGERINDO A POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DE CICLONE TROPICAL!!

 

VAMOS ACOMPANHANDO!!

 

fvieoKh.gif

Link to comment
Share on other sites

Chegando até aqui em São Paulo as piadas.

 

Tavares você que me perguntou da Lista de Ciclones aqui no Atlântico Sul.

 

A METSUL acabou de divulgar uma Lista para eventuais sistemas subtropicais e tropicais elaborada pela Marinha... Pela lista, caso essa baixa evolua em uma tempestade subtropical ou tropical, será nomeada de "BAPO". O primeiro da lista.

 

Gostaria de uma opinião do Mafili também a cerca dos nomes :mosking:

 

riazBuV.png

Link to comment
Share on other sites

Ah! Eu gostei!!!! Já vou editar a página do wikipédia. rsrs

So acho que seria legal nomear Catarina de Arani, Anita de Bapo e Arani de Cari pra criar esse padrão indígena pq eu tenho TOC.

Houve alguma tempestade subtropical depois de Arani?

 

Você edita a Wikipedia de Ciclones Tropicais? :mosking:

 

Tem essa aqui na Língua Inglesa. É muito boa. E já tem a nova depressão subtropical lá!

 

http://en.wikipedia.org/wiki/South_Atlantic_tropical_cyclone

Link to comment
Share on other sites

Várias noticias de jornais considerados sérios informando, até, pasme: que o ciclone acompanhado de uma frente fria iria passar pela cidade, sem contar o prefeito na televisão e as noticias a toda hora...

 

Esse episódio demonstra como a meteorologia brasileira é ainda digna de pena. Muito amadorismo, pelo que li quem deu início nisso foi a defesa civil do Rio, mais mirinzisse impossível, até onde li aqui esse sistema meteorológico já aconteceu outras vezes no litoral, muito longe ainda de ser algo significativo como o Catarina.

 

Aliás, me lembrou que ainda não tenho todo conhecimento em torno das diferenças entre essas nomenclaturas:

 

Alguém sabe discernir as diferenças abaixo?

 

Baixa x Depressão

 

Ciclone Extratopical x Ciclone Tropical

 

Depressão Subtropical x Depressão Tropical x Tempestade Tropical

 

Há alguma lógica entre eles? São níveis de classificação? Se sim, em que ordem? O que eu sei é que Tufão, Ciclone e Furacão é tudo a mesma coisa, só muda o nome de acordo com o local onde acontece.

Link to comment
Share on other sites

Ouvi boatos no face ....

 

" Everton Zirbes Amanhã se a marinha designar o ciclone como tempestade subtropical ela receberá oficialmente o nome de "

 

#BAPO

 

Everton Zirbes Me parece que a marinha tem uma relação de nomes (todos no idioma indígena) para batizar sistemas de natureza tropical e/ou subtropical que venham a ocorrer na porção do oceano atlântico que pertencente ao território Brasileiro, é isso

5 min · Curtir · 1

 

Nosso ciclone chamara bapo ?

Link to comment
Share on other sites

Ouvi boatos no face ....

 

" Everton Zirbes Amanhã se a marinha designar o ciclone como tempestade subtropical ela receberá oficialmente o nome de "

 

#BAPO

 

Everton Zirbes Me parece que a marinha tem uma relação de nomes (todos no idioma indígena) para batizar sistemas de natureza tropical e/ou subtropical que venham a ocorrer na porção do oceano atlântico que pertencente ao território Brasileiro, é isso

5 min · Curtir · 1

 

Nosso ciclone chamara bapo ?

 

Exatamente William! Se ele virar uma tempestade subtropical amanhã, se chamará BAPO por essa lista da Marinha!

 

riazBuV.png

Link to comment
Share on other sites

Ouvi boatos no face ....

 

" Everton Zirbes Amanhã se a marinha designar o ciclone como tempestade subtropical ela receberá oficialmente o nome de "

 

#BAPO

 

Faltou criatividade pra escolher o nome. Pelamor!

Questão de opinião, claro, mas acho que existem nomes tupis mais simpáticos:

Maíra

Jussara

Iara

Jandira

Ubiratã...

Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe discernir as diferenças abaixo?

 

Baixa x Depressão

 

Ciclone Extratopical x Ciclone Tropical

 

Depressão Subtropical x Depressão Tropical x Tempestade Tropical

 

Há alguma lógica entre eles? São níveis de classificação? Se sim, em que ordem? O que eu sei é que Tufão, Ciclone e Furacão é tudo a mesma coisa, só muda o nome de acordo com o local onde acontece.

 

 

Baixa x Depressão:

Resp: Depressão é uma área de baixa pressão, porém com isobaras totalmente fechadas, apresentando características subtropicais ou tropicais geralmente, e com ventos inferiores a 64km/h.

 

Ciclone Extratropical x Ciclone Tropical.

Resp: O primeiro, como o nome diz se forma fora dos trópicos, ou seja é alimentado por correntes de jatos e possui núcleo frio. Já o segundo se forma em áreas tropicais, e alimentado pelo calor do oceano, e possui núcleo quente.

 

Depressão Subtropical x Depressão Tropical x Tempestade Tropical

Resp: Depressão Subtropical é uma área de baixa pressão com isobaras fechadas apresentando ventos inferiores a 64km/h, porém apresentando núcleo quente na baixa troposfera e morno na média troposfera. Já a Depressão Tropical é a mesma coisa, porém ela tem núcleo quente em baixa e alta troposfera. Enquanto a Tempestade Tropical, é quando a baixa ultrapassa os ventos de 64km/h, com núcleo quente em baixa e alta troposfera.

 

Há alguma lógica entre eles? São níveis de classificação? Se sim, em que ordem? O que eu sei é que Tufão, Ciclone e Furacão é tudo a mesma coisa, só muda o nome de acordo com o local onde acontece.

Resp: Sim... A lógica se consiste na classificação e tipo de baixa.

 

Antes de um sistema virar um furacão, tufão ou ciclone, ele passa por 3 fases:

 

- Distúrbio tropical: Uma área de pancadas e trovoadas não organizadas, ou envolvida por uma área simples de baixa pressão.

- Depressão Tropical/Subtropical: Área de baixa pressão organizada (isobaras fechadas) e ventos inferiores a 64km/h.

- Tempestade Tropical/Subtropical: Quando a mesma baixa pressão tem ventos entre 64 e 117km/h.

- Furacão/Tufao/Ciclone Tropical: Quando o sistema adquire ventos acima de 120km/h

 

- Quando ocorre o sufixo tropical?

Quando o sistema tem núcleo quente na baixa e média troposfera.

 

- Quando ocorre o sufixo subtropical?

Quando o sistema tem núcleo quente em camadas baixas, e fria/morno em altura.

 

- Existe Depressão/Tempestade ou Furacão Extratropical?

Não! Para isso só existe a denominação Ciclone Extratropical. Recentemente, foi criado o termo "pós-tropical", para ciclones tropicais que atingem latitudes elevadas, perdem as características tropicais, e viram ciclones extratropicais.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Ouvi boatos no face ....

 

" Everton Zirbes Amanhã se a marinha designar o ciclone como tempestade subtropical ela receberá oficialmente o nome de "

 

#BAPO

 

Faltou criatividade pra escolher o nome. Pelamor!

Questão de opinião, claro, mas acho que existem nomes tupis mais simpáticos:

Maíra

Jussara

Iara

Jandira

Ubiratã...

 

Aldo não curti esses nomes.

 

Mas caso tenha projeção de ter landfall e eventual prejuízo, gostaria de Dilma.

Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe discernir as diferenças abaixo?

 

Baixa x Depressão

 

Ciclone Extratopical x Ciclone Tropical

 

Depressão Subtropical x Depressão Tropical x Tempestade Tropical

 

Há alguma lógica entre eles? São níveis de classificação? Se sim, em que ordem? O que eu sei é que Tufão, Ciclone e Furacão é tudo a mesma coisa, só muda o nome de acordo com o local onde acontece.

 

 

Baixa x Depressão:

Resp: Depressão é uma área de baixa pressão, porém com isobaras totalmente fechadas, apresentando características subtropicais ou tropicais geralmente, e com ventos inferiores a 64km/h.

 

Ciclone Extratropical x Ciclone Tropical.

Resp: O primeiro, como o nome diz se forma fora dos trópicos, ou seja é alimentado por correntes de jatos e possui núcleo frio. Já o segundo se forma em áreas tropicais, e alimentado pelo calor do oceano, e possui núcleo quente.

 

Depressão Subtropical x Depressão Tropical x Tempestade Tropical

Resp: Depressão Subtropical é uma área de baixa pressão com isobaras fechadas apresentando ventos inferiores a 64km/h, porém apresentando núcleo quente na baixa troposfera e morno na média troposfera. Já a Depressão Tropical é a mesma coisa, porém ela tem núcleo quente em baixa e alta troposfera. Enquanto a Tempestade Tropical, é quando a baixa ultrapassa os ventos de 64km/h, com núcleo quente em baixa e alta troposfera.

 

Há alguma lógica entre eles? São níveis de classificação? Se sim, em que ordem? O que eu sei é que Tufão, Ciclone e Furacão é tudo a mesma coisa, só muda o nome de acordo com o local onde acontece.

Resp: Sim... A lógica se consiste na classificação e tipo de baixa.

 

Antes de um sistema virar um furacão, tufão ou ciclone, ele passa por 3 fases:

 

- Distúrbio tropical: Uma área de pancadas e trovoadas não organizadas, ou envolvida por uma área simples de baixa pressão.

- Depressão Tropical/Subtropical: Área de baixa pressão organizada (isobaras fechadas) e ventos inferiores a 64km/h.

- Tempestade Tropical/Subtropical: Quando a mesma baixa pressão tem ventos entre 64 e 117km/h.

- Furacão/Tufao/Ciclone Tropical: Quando o sistema adquire ventos acima de 120km/h

 

- Quando ocorre o sufixo tropical?

Quando o sistema tem núcleo quente na baixa e média troposfera.

 

- Quando ocorre o sufixo subtropical?

Quando o sistema tem núcleo quente em camadas baixas, e fria/morno em altura.

 

- Existe Depressão/Tempestade ou Furacão Extratropical?

Não! Para isso só existe a denominação Ciclone Extratropical. Recentemente, foi criado o termo "pós-tropical", para ciclones tropicais que atingem latitudes elevadas, perdem as características tropicais, e viram ciclones extratropicais.

 

Show de bola Rodolfo. Sem palavras pra agradecer.

 

Basicamente tudo se resume a distúrbios atmosféricos com algumas diferenças entre si.

 

Só mais uma dúvida: os ditos ciclones que volta e meia varrem a Inglaterra são os Extratropicais né? Igual aos que passam pelo Sul do país, e até onde me lembro, o último que teve trajetória do núcleo "dentro" de terras paulistas foi em Junho de 2011, lembram?

Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe discernir as diferenças abaixo?

 

Baixa x Depressão

 

Ciclone Extratopical x Ciclone Tropical

 

Depressão Subtropical x Depressão Tropical x Tempestade Tropical

 

Há alguma lógica entre eles? São níveis de classificação? Se sim, em que ordem? O que eu sei é que Tufão, Ciclone e Furacão é tudo a mesma coisa, só muda o nome de acordo com o local onde acontece.

 

 

Baixa x Depressão:

Resp: Depressão é uma área de baixa pressão, porém com isobaras totalmente fechadas, apresentando características subtropicais ou tropicais geralmente, e com ventos inferiores a 64km/h.

 

Ciclone Extratropical x Ciclone Tropical.

Resp: O primeiro, como o nome diz se forma fora dos trópicos, ou seja é alimentado por correntes de jatos e possui núcleo frio. Já o segundo se forma em áreas tropicais, e alimentado pelo calor do oceano, e possui núcleo quente.

 

Depressão Subtropical x Depressão Tropical x Tempestade Tropical

Resp: Depressão Subtropical é uma área de baixa pressão com isobaras fechadas apresentando ventos inferiores a 64km/h, porém apresentando núcleo quente na baixa troposfera e morno na média troposfera. Já a Depressão Tropical é a mesma coisa, porém ela tem núcleo quente em baixa e alta troposfera. Enquanto a Tempestade Tropical, é quando a baixa ultrapassa os ventos de 64km/h, com núcleo quente em baixa e alta troposfera.

 

Há alguma lógica entre eles? São níveis de classificação? Se sim, em que ordem? O que eu sei é que Tufão, Ciclone e Furacão é tudo a mesma coisa, só muda o nome de acordo com o local onde acontece.

Resp: Sim... A lógica se consiste na classificação e tipo de baixa.

 

Antes de um sistema virar um furacão, tufão ou ciclone, ele passa por 3 fases:

 

- Distúrbio tropical: Uma área de pancadas e trovoadas não organizadas, ou envolvida por uma área simples de baixa pressão.

- Depressão Tropical/Subtropical: Área de baixa pressão organizada (isobaras fechadas) e ventos inferiores a 64km/h.

- Tempestade Tropical/Subtropical: Quando a mesma baixa pressão tem ventos entre 64 e 117km/h.

- Furacão/Tufao/Ciclone Tropical: Quando o sistema adquire ventos acima de 120km/h

 

- Quando ocorre o sufixo tropical?

Quando o sistema tem núcleo quente na baixa e média troposfera.

 

- Quando ocorre o sufixo subtropical?

Quando o sistema tem núcleo quente em camadas baixas, e fria/morno em altura.

 

- Existe Depressão/Tempestade ou Furacão Extratropical?

Não! Para isso só existe a denominação Ciclone Extratropical. Recentemente, foi criado o termo "pós-tropical", para ciclones tropicais que atingem latitudes elevadas, perdem as características tropicais, e viram ciclones extratropicais.

 

Show de bola Rodolfo. Sem palavras pra agradecer.

 

Basicamente tudo se resume a distúrbios atmosféricos com algumas diferenças entre si.

 

Só mais uma dúvida: os ditos ciclones que volta e meia varrem a Inglaterra são os Extratropicais né? Igual aos que passam pelo Sul do país, e até onde me lembro, o último que teve trajetória do núcleo "dentro" de terras paulistas foi em Junho de 2011, lembram?

Link to comment
Share on other sites

Ouvi boatos no face ....

 

" Everton Zirbes Amanhã se a marinha designar o ciclone como tempestade subtropical ela receberá oficialmente o nome de "

 

#BAPO

 

Faltou criatividade pra escolher o nome. Pelamor!

Questão de opinião, claro, mas acho que existem nomes tupis mais simpáticos:

Maíra

Jussara

Iara

Jandira

Ubiratã...

Craudete..

Link to comment
Share on other sites

Não consigo entender o motivo de ainda não aparecer sequer como INVEST.

 

Não ganhou INVEST, porque esta baixa não é, e não tem expectativa de ser tropical.

 

No caso de Arani que foi subtropical oficialmente, havia uma expectativa de que ela fosse tropical, e ela até chegou a receber essa classificação inicialmente, sendo depois revertida a subtropical. Por isso ganhou INVEST.

Link to comment
Share on other sites

Não consigo entender o motivo de ainda não aparecer sequer como INVEST.

 

Não ganhou INVEST, porque esta baixa não é, e não tem expectativa de ser tropical.

 

No caso de Arani que foi subtropical oficialmente, havia uma expectativa de que ela fosse tropical, e ela até chegou a receber essa classificação inicialmente, sendo depois revertida a subtropical. Por isso ganhou INVEST.

 

Rodolfo, consegue nos dizer (e sei que não sou o único curioso) qual o seu embasamento pra poder afirmar que não há essa expectativa? Está acompanhando alguma análise de fora do Brasil?

 

Realmente, não há "advisory" relativo a esta baixa no Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Tempestade Subtropical BAPO é reconhecida por todos os órgãos oficiais de meteorologia brasileiros. Muito interessante isso!

 

Além da Marinha que será a partir de agora o nosso "NHC", temos o INPE e o INMET reconhecendo a classificação

 

 

Aviso da Marinha:

 

AVISO NR 098/2015

AVISO ESPECIAL

EMITIDO ÀS 1530 - SEX - 06/FEV/2015

TEMPESTADE SUBTROPICAL “BAPO” COM PRESSÃO CENTRAL DE 996 EM 30S043W, MOVENDO-SE COM 10/15 PARA SUL/SUDOESTE ASSOCIADO A VENTOS 7/8 COM RAJADAS 9/10 AFETANDO A ÁREA ALFA A LESTE DE 050W, ÁREA BRAVO AO SUL DE 28S E LESTE DE 043W E ÁREA SUL OCEÂNICA A OESTE DE 035W. POSIÇÃO ESTIMADA EM 071200 – 34S044W. NÃO É ESPERADO QUE O CENTRO DO CICLONE ATINJA A REGIÃO COSTEIRA.

VÁLIDO ATÉ 080000.

 

 

Carta do INPE e INMET:

 

A7De9do.gif

POQvgvU.png

 

A página mundial de Ciclones Tropicais da Wikipedia já tem inclusa a formação de Bapo

 

ES4WztR.png

Link to comment
Share on other sites

Não consigo entender o motivo de ainda não aparecer sequer como INVEST.

 

Não ganhou INVEST, porque esta baixa não é, e não tem expectativa de ser tropical.

 

No caso de Arani que foi subtropical oficialmente, havia uma expectativa de que ela fosse tropical, e ela até chegou a receber essa classificação inicialmente, sendo depois revertida a subtropical. Por isso ganhou INVEST.

 

Rodolfo, consegue nos dizer (e sei que não sou o único curioso) qual o seu embasamento pra poder afirmar que não há essa expectativa? Está acompanhando alguma análise de fora do Brasil?

 

Realmente, não há "advisory" relativo a esta baixa no Brasil.

 

Pelos diagramas de Ciclofase... Em praticamente nenhum momento, os modelos mostravam ou mostram essa baixa atingindo núcleo quente em todas as camadas atmosféricas... Não adianta ser só nos baixos níveis, como esta sendo. Aí os americanos não dão INVEST mesmo.

 

Na minha opinião, a chance de Bapo ganhar um INVEST é remotíssima... Haverá um período entre amanhã e domingo, que haverá um leve aquecimento no núcleo da baixa em médios níveis... Se for para ganhar INVEST, será aí.

Link to comment
Share on other sites

Show de bola Rodolfo. Sem palavras pra agradecer.

 

Basicamente tudo se resume a distúrbios atmosféricos com algumas diferenças entre si.

 

Só mais uma dúvida: os ditos ciclones que volta e meia varrem a Inglaterra são os Extratropicais né? Igual aos que passam pelo Sul do país, e até onde me lembro, o último que teve trajetória do núcleo "dentro" de terras paulistas foi em Junho de 2011, lembram?

 

 

Sim! Os Ciclones que varrem a Inglaterra são todos Extratropicais, devido a própria latitude local. Porém alguns desses ciclones extratropicais que atingem os ingleses, foram antes, furacões no Caribe ou nos EUA.

 

Ano passado mesmo os Furacões Bertha e Gonzalo atingiram em cheio o Reino Unido (como ciclone extratropical), causando mortes inclusive.

 

Tamos aí pra isso! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Passagem do Scartometro sobre o Atlântico Sul no final da manhã de hoje, mostrava a baixa com boa observação no satelite.

 

Reparem que numa pequena área não muito longe do centro, apresentava ventos entre 34 e 41 nós (62 e 80km/h aprox). É ali aonde se encontravam os ventos mais intensos da Baixa, e compatíveis com a força de tempestade subtropical (62-117km/h). Daí a classificação da marinha agora a tarde.

 

4souwSC.png

Link to comment
Share on other sites

  • Rodolfo Alves changed the title to Ciclones no Atlântico Sul - Monitoramento e Previsão (2013 a 2016)
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.