Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Novembro 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

....SIM MAURO, CALOR E DEPOIS FRIO.

 

Uma hora vai falhar.....e os cães agradecerão.

 

==============

 

São Paulo x Porto Alegre (Mês/Mês - 2013)

 

Jan : SP 21,5 x 23,9 PA

 

Fev : SP 23,0 x 24,3 PA

 

Mar : PA 21,4 x 21,8 SP

 

Abr : SP 19,8 x 20,4 PA

 

Mai : PA 16,6 x 18,7 SP

 

Jun : PA 14,5 x 18,0 SP

 

Jul : PA 13,7 x 16,1 SP

 

Ago : PA 13,7 x 17,7 SP

 

Set : PA 17,2 x 19,0 SP

 

Out : PA 19,1 x 19,6 SP

 

Nov : SP 18,7 / 20,8 PA

 

Carlos o normal na 81/10 é um placar de 7x5

 

Talvez na 91/20 já esteja 6x6.

 

Devagarzinho São Paulo irá recuperar a posição de segunda capital mais fria.

 

Particularmente eu torço para termos em São Paulo, o clima da mais maravilhosa das cidades, aliás o mar, a beleza natural, as mulheres, e toda sua riqueza cultural.

 

São Paulo é linda....em todos os aspectos....infelizmente não tem paisagem.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Números são números. De 2003 até este 2013, quanto às mínimas em Curitiba, em Novembro, já houve números bem mais significativos neste período do que 2013. Em relação às máximas, 2013 ainda perde para mais três anos. Este novembro/2013 está indo bem, isto é certo (como já fora outubro), mas estou achando que o pessoal aqui e até de alguns institutos de previsão do tempo, como a Climatempo, que lançou uma "Por que está tão frio este Novembro em São Paulo?" está exagerando quanto à qualidade deste novembro/2013, principalmente por estarmos ainda no início do mês.

Concordo plenamente com o teu ponto de vista de q geralmente existe um certo exagero por parte de alguns institutos!

 

Muito do q está sendo observado neste início de novembro, já ocorreu outras vzs...

Pelo que eu entendi, foi justamente isso que o texto do Simepar dizia, com a tabela postada pelo Mafili: isto já aconteceu em anos recentes.

 

Se formos pesquisar no BDMEP, desde 1961, deve ter ocorrido coisas muuuiito piores em novembro.

 

Aqui em Sampa, me lembro de um dia 1º de janeiro, há uns 6 ou 7 anos, frio e garoento.

A cada 3 ou 4 anos, temos um Natal nublado e frio para a época, por aqui.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Sol em Sampa.

O dia amanheceu com céu quase limpo.

Logo em seguida a nebulosidade aumentou.

O resto do dia vem sendo de sol, sempre com quantidade variável de nuvens (Cumulus e stratocumulus).

 

O IAG já chegou nos 25,3°C (Mínima de 15,7°C).

O Mirante já bateu nos 25,9°C (Mínima de 15,4° na convencional).

 

Pelo jeito, amanhã já estaremos perto dos (Ou nos) 30°.

Link to comment
Share on other sites

No leste paranaense temos um final de tarde muito agradável e ensolarado.

Ventos moderados de E/NE e 21°C de temperatura.

 

A imagem mostra alguns SC sobre Curitiba, há cerca de meia hora atrás, porém os mesmos já se dissiparam e o céu está claro no momento...

Nebulosidade apenas envolvendo a Serra do Mar...

5a4e8954c5242_2013-11-0817_29_56.jpg.499c1eb76b6e9b2c51879530645a6373.jpg

Link to comment
Share on other sites

Nossa ..estas máximas em Porto Alegre são coisa de logo....impressionante a facilidade que esta cidade ultrapassa os 30 graus...

Facilidade entre novembro à março.

Na estação do Metroclima da zona norte agora 34.7°C, aqui a máxima ficou em 33.1°C.

Máxima de 33,7° depois de uma mínima de 18,3°.

 

Agora o calor se instalou de vez. Teremos calor e umidade até 2ª-feira. É possível que amanhã eu tenha a minha primeira mínima na casa dos 20° desde o dia 4/4, quando tive 20,1°. Agora faz 27,7° com 55% e venta de ESE a 15,8 km/h.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Fim de tarde de céu com poucas nuvens, que já tapam o sol a oeste. Dia marcado por várias pancadas de chuva, seguidas de sol com poucas nuvens, típico de circulação marítima. Na estação da Fortaleza, foram acumulados 1.6 mm, porém, não marca a chuvarada que caiu perto das 14:00 na empresa onde trabalho, que deu uma bela refrescada. Acredito em torno dos 5 mm. Máxima comportada, porém muito abafamento, 26,2ºC.

Link to comment
Share on other sites

OS 6 PONTOS MAIS FRIOS ATÉ O DIA 8 ESTIMATIVA

 

30,0/16,2/22,3/-0,9/32,8/9,9 ITAPIRANGA A MAIS QUENTE P/COMPARAR COM O M.IGREJA.

 

13,3/06,1/09,1/16,6/2,3 MI

 

18,5/07,4/12,2/20,5/3,3 CRUZEIRO

 

18,3/8,1/12,2/-2,1/-2,2/21,0/4,0 INMET CONV.

 

19,4/8,1/12,8/21,0/0,6 URUPEMA

 

19,9/8,4/13,1/-2,1/22,2/3,1 CLIMATERRA

 

19,6/8,2/13,3/23,2/1,6 B.JARDIM

 

FPOLIS/CONV

 

24,5/17,5/20,9/26,7/12,1

Link to comment
Share on other sites

E palmas para o CFS, que já antes de começar novembro apostava que a MP que tanto se fala por aqui fosse se instalar no Brasil ali no dia 17, mais continental. CFS muito bem este ano. Mas, como dizem, ainda tem muita água para passar por debaixo da ponte. Me animo com o ECMWF.

 

23ºC e um ventinho muito bom com rajadas de 15 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Como o Caio já disse entre ontem e hoje, o ECMWF tem mostrado uma forte erupção de ar polar a partir do dia 15 no Brasil. A 12Z manteve a tendência, mais parecida com a 00Z de hoje do que com a 12Z de ontem (que foi impressionante). A projeção de nebulosidade aponta uma possível e forte e ampla (para esta época) friagem na Amazônia a partir do dia 16. Vamos acompanhando!

 

Em Matão, sol forte e máxima de 29°C hoje.

 

Amanhã estarei em Santos e devo pegar tempo bem abafado.

laro

 

Legal, hoje 37 em POA....e 30 em Matão {suponho vila Pereira]

 

Obviamente...um novembro frio.

 

Sem dúvidas.....

 

30ºC....MUITO FRIO....

 

 

 

E alguém vem falar de frio.

 

37ºC EM Porto Alegre...wow...

 

Frio...muito frio....ESTAMOS NO PERÍODO DE MÁXIMO FRIO NA ERA GLACIAL.

 

TEMPOS INTERESSANTES

Link to comment
Share on other sites

Paredão de nuvens ortográficas envolve toda a extensão da Serra do Mar, neste final de tarde.

As nuvens devem avançar sobre Piraquara nas próximas horas...

 

Vejo as mesmas nuvens, Carlos. Estas mesmas que disse há pouco que já tapavam o sol. Muito lindo de se ver...

Sim,

provavelmente a nebulosidade formada na serra devido aos ventos úmidos oceânicos se estende por uma longa faixa, dsd o Sudeste até os Aparados ...

 

Fim de tarde de céu com poucas nuvens, que já tapam o sol a oeste...

 

Aki já é o contrário:

Vemos as mesmas nuvens, só q à leste!

Mas não importa, pois "frente ou verso" são belas do mesmo jeito!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Quem está falando de frio em POA? Até ontem as manhãs estavam bem frescas, até um friozinho. Hoje de tarde é que a temperatura disparou. Fora isso ainda estamos abaixo da média, mas o mês mal começou.

 

Tem sido difícil manter dias seguidos com calor por aqui. Fora algumas tardes. A exceção foi o calorão de setembro, que alterou a média do mês.

 

Agora tenho 23,7° com 70%. Poucas nuvens e vento E a 9,0 km/h. A mínima deve ficar em 19°/20°.

Link to comment
Share on other sites

Quem está falando de frio em POA? Até ontem as manhãs estavam bem frescas, até um friozinho. Hoje de tarde é que a temperatura disparou. Fora isso ainda estamos abaixo da média, mas o mês mal começou.

 

Tem sido difícil manter dias seguidos com calor por aqui. Fora algumas tardes. A exceção foi o calorão de setembro, que alterou a média do mês.

 

Agora tenho 23,7° com 70%. Poucas nuvens e vento E a 9,0 km/h. A mínima deve ficar em 19°/20°.

 

Sem dúvida alguma Porto Alegre,,,,,é ESPECIAL

 

A CAPITAL DO UNIVERSO.[ conhecido]

 

WOW....

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo Coutinho gostei da localização da estação de Bom Jardim/Epagri uma baixada bem gelada, achei o cercado da estação bem precário.

 

Aqui em Laje do Muriaé finalmente tivemos acumulados de 70 milímetros de chuva desde 5/11, na tarde de terça alguns trovões e 34 mm, uma manhã e tarde de quarta chuvosa, quinta idem e na manhã de hoje mais chuva contínua somando mais 36 milímetros bem distribuídos,ontem a máxima foi baixa, 21,4ºC, já para segunda e terça a máxima daqui vai disparar para 34ºC

Link to comment
Share on other sites

Madrugada com céu encoberto aqui na zona leste de Sampa.

Faz 18 graus no aeroporto de Congonhas.

O fim desta semana e começo da próxima semana será quente na Grande SP, sobretudo na terça (12/11), onde a máxima chegará aos 34 graus, de acordo com a Climatempo. Além dessa máxima, a mínima será de 22 graus, ou seja, madrugada bem abafada. Mas isso vai acontecer por conta da pré frontal e na quarta o tempo já muda de vez, com a máxima caindo pra 25 graus e chuva o dia todo.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, te resguarda aos comentários que prestam, por favor...

 

Desculpa, Marcos.

 

É que eu tenho o péssimo hábito, na verdade um vício, um comportamento social abominável.

 

Confesso em público:

 

Eu acompanho o clima pelas máximas. Pronto. FALEI.

se adotarem o mesmo critério [ na verdade não é um critério] que adotam para o "frio" ;

 

Onda calor a vista em Porto Alegre;

 

07/11/2013 29.8ºC

08/11/2013 33.5ºC

 

Vejamos quanto "vai dar hoje"

Link to comment
Share on other sites

Começo de manhã nublado com 16°C de temperatura e tendência de forte akecimento no período da tarde.

Máxima de hj pode chegar aos 28°C em todo o leste do Paraná.

 

Na imagem observa-se muito vapor d'água sobre a metade leste do Estado.

Nas próximas horas, haverá uma significativa redução das áreas brancas ...

pr4Kirr10_15.jpg.475fdea8d55bbab1c769fdc388863f79.jpg

Link to comment
Share on other sites

Confesso em público:

 

Eu acompanho o clima pelas máximas. Pronto. FALEI.

se adotarem o mesmo critério [ na verdade não é um critério] que adotam para o "frio" ;

 

Onda calor a vista em Porto Alegre;

 

07/11/2013 29.8ºC

08/11/2013 33.5ºC

 

Vejamos quanto "vai dar hoje"

Q isso?

Não há nada de errado em preferir as "máximas"!

Até o outono/2014 os destakes das msgs serão justamente elas, na falta de mínimas interessantes...

(Tá, tbm confesso: eu ri da "capital do Universo"!)

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Pré-Frontal típica de novembro no início da próxima semana que vem... 33C, quissá 34C de máxima (Acho que cabe até recorde da máxima do ano)... Sampa vai virar forno antes do friozinho

 

mo6o.png

 

Me chamou atenção a região de Juiz de Fora pra terça-feira, o Europeu que sempre tem projeções conservadores, indica 34C pra região... GFS também não foge muito da linha... Além duns quase 40C em algumas áreas do RJ...Negócio promete!!

 

gee4.gif

cfmc.png

Link to comment
Share on other sites

Espero um dia em torno dos 32°C para segunda e se der tempo, antes da virada de tempo uns 36°C na terça, apesar de os modelos colocarem para chegada na terça eu ainda penso que aqui no litoral paulista já sentiremos um alívio na madrugada de segunda para terça.

 

 

Agora segue tempo nublado mas abafado aqui em Praia Grande.

Link to comment
Share on other sites

Espero um dia em torno dos 32°C para segunda e se der tempo, antes da virada de tempo uns 36°C na terça, apesar de os modelos colocarem para chegada na terça eu ainda penso que aqui no litoral paulista já sentiremos um alívio na madrugada de segunda para terça.

 

É possível... Vamos acompanhar pra vê..

Link to comment
Share on other sites

Confesso em público:

 

Eu acompanho o clima pelas máximas. Pronto. FALEI.

Q isso?

Não há nada de errado em preferir as "máximas"!

 

Abraços!

 

Eu acompanho o clima como um todo, prefiro as máximas quando estou em casa ou a beira-mar, prefiro a mínima quando estou no escritório, tipo hoje.

 

Mas o que gosto mesmo é do pré-frontal e a chegada das FF.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, te resguarda aos comentários que prestam, por favor...

 

Desculpa, Marcos.

 

É que eu tenho o péssimo hábito, na verdade um vício, um comportamento social abominável.

 

Confesso em público:

 

Eu acompanho o clima pelas máximas. Pronto. FALEI.

Tudo bem. Sem problemas. :good:

 

As máximas são parte da questão, como as mínimas. A tarde de 5ª foi quente aqui. Aí começou o calor. As mínimas subiram só ontem (18,3° depois de várias manhãs entre 14°/15°, um friozinho bom para novembro).

 

Agora estamos num dia de verão: tanto as máximas quanto as mínimas estão elevadas. Não baixei dos 20,7° nessa noite e agora já tenho 30,9° com 55%. Bem abafado.

 

Abraços desculpados!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.