Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Novembro 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

Aqui mínima entre 12/13ºC. Apear disso a sensação térmica não é tão baixa como no inverno. Parece fazer 15/16ºC. A longo prazo, não sei se é bom ou ruim. Estou morrendo de medo do verão. Fresco agora, sufocante depois.

 

Eu já tive impressão diferente, Moretão. Sai para caminhar 6:00 da manhã e além da temperatura estar baixa tinha vento aqui na região central de JOinville, baixando a sensação...

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

A chuvinha continua. Começou ontem por volta das 19:00 hs e não parou mais. Acompanhando a automática, está acumulando entre 1/2 mm por hora.

E teremos uma máxima sub 20.

No momento, 19,4.

 

Se o Mafili for vistoriar todas as estações, uma coisa é certa; vai engordar prá c......!!!! :mosking: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

2.199 m

 

A máxima absoluta na normal 1931-1960 era 25,1°C.

Isso!

2.199m...

Eu frequentava a BPParaná e ficava hrs peskisando livros de climatologia/meteorologia!

(uma época bem mais interessante q hj)

 

algum divertimento aqui,

:hi:

 

alguém tem o número a antiga estação?

TEMPOS INTERESSANTÍSSIMOS, MAFILI!

(não sei o num da antiga estação... Sorry...)

(mas tenho um Abraço!)

Link to comment
Share on other sites

Impressionante à área de baixa pressão que deverá cruzar o RS no Domingo ou segunda feira de oeste para leste, de acordo com a maioria dos modelos, prevendo mínimas de 995 hpa na grande Porto Alegre e 992 hpa no litoral sul, atingindo críticos 989 hpa com temperaturas de 32°C em média e muita umidade ao entrar no oceano.

É porrada de temporal com ventos acima de 80 Km/h.

Link to comment
Share on other sites

Edilson vamos monitorando o cenário. O modelo Europeu agora segue o GFS e desenha a baixa cruzando sobre o sul gaúcho e norte do Uruguai. O GFS até diminuiu os índices de instabilidade, no entanto o cenário sinótico em si já é favorável a ocorrência de tempo severo.

 

Coutinho não analisei muito os modelos quanto ao avanço das últimas frentes, no entanto me parece que para o RS foram bem.

 

Aqui em São Gabriel o vento já começou a virar para leste e aqueceu mais. Depois de 12,8°C pela manhã, faz 25,6°C aqui em casa agora.

Link to comment
Share on other sites

Olha só o que um pouco de estudo consegue fazer:

 

Fiz algumas descobertas sobre estações meteorológicas:

 

1) Achei uma estação localizada a mais de 1800 metros de altitude EM SP: D2068 Pindamonhangaba SP -22,77 -45,52 1840 7 7 20 5 5 24 - 1840 metros altitude. Inclusive graças a esta estação, foi descoberto que o topo da serra da mantiqueira é um dos locais do sudeste, na face voltada para a Dutra, onde mais chove. Índices anuais superaram 2500 mm, no estudo que li. quem quiser contribuir ou souber mais sobre esta estação, fique a vontade!

 

2) A estação do Alto Itatiaia (2199 metros altitude) se localizava no lado da vertente mais chuvosa do PNI. Portanto, seus dados muitas vezes em nada tem a ver com os dados que nossa estação tem coletado. Nossas mínimas são mais baixas que da antiga estação, em partes pelo efeito baixada (apesar de ser encosta, tem efeito baixada) e altitude. 300 metros fazem muita diferença.

 

3) Achei o código da estação do Alto Itatiaia: "O INMET manteve, durante muitas décadas, desde o começo do século XX , a estação meteorológica Alto do Itatiaia, a 2199 m de altitude, que tinha o número 83750. Alguns dados desta estação: média das mínimas de julho 5,1°C; média anual 11,5°C; média compensada de janeiro 13,6°C; média compensada de julho 8,4°C; média anual de precipitação 2359,3 mm. " Puts, tava no Climatempo.

 

Fechando o dia, máxima no Assunção de 16,3 graus, agora fazem 15,6 graus com alta cobertura de nuvens (100%)

Link to comment
Share on other sites

São Paulo, agradável. O ar esteve frio o dia inteiro o interessante é que as coisas estão quentes...as paredes estão quentes, os objetos estão agradáveis...enfim as coisas não estão melecadas como ficam no inverno paulistano [JJ] agosto é seco, o nariz escorre e a vista arde....

 

=======

....2.199 m

TEMPOS INTERESSANTÍSSIMOS, MAFILI!

(não sei o num da antiga estação... Sorry...)

(mas tenho um Abraço!)

 

Kaká....estou com saudades da biblioteca o IAG....

 

Certas coisas dão saudade, inclusive o número da estação. A biblioteca do Congresso Americano indica que existem os dados [uma espécie de biblioteca de Alexandria] se alguém viajando por lá que quiser consultar...é só entrar.

 

Aqui nós temos o relato emocionante de Willian Siqueira sobre pelo menos o sincelo de 1985. [vale a pena ler de novo]

E a incrível coleção de fotos no sudeste....

2vrvias.png

 

http://meteobrasil.catch-forum.org/t199-neve-no-sudeste

Link to comment
Share on other sites

Por aqui em Resende, algo em torno de 20.0C. Choveu fraco no decorrer do dia... de madrugada houve algumas pancadas. Foi como o Mafili disse, lá fora está fresco, mas as coisas ainda estão quentes... estou agora no trabalho com o ar-condicionado ligado, muito abafado!

A minha mínima foi de 18.8C e a máxima em torno dos 23.0C, sem sol o dia todo... amém!

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Mafili,

bem interessante o debate:

 

http://meteobrasil.catch-forum.org/

t199-neve-no-sudeste

 

na kente tarde de 21/agosto/2012!

 

Acredito q ocorrências desse tipo sejam mais frequentes do q se pensa, lá na Mantiqueira...

Este ano, por azar não houve o registro (registrado) mas foi um inverno bem atípico, de Sampa "pra riba"..

Nas condições dakela máxima de 8°C na capital paulista, qual teria sido a máxima no PNI?

(se a MP tivesse avançado um poukinho mais)

 

Aki segue nublado com chuviscos e ventos frios.

Em torno de 14°C.

(nuvens carregadas na serra e um pouco de turbulência entre 1.300/2.000m)

5a4e8954b5fc5_2013-11-0518_31_19.jpg.ba12e9ab88ff299a41931dcf64651f06.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

3) Achei o código da estação do Alto Itatiaia: "O INMET manteve, durante muitas décadas, desde o começo do século XX , a estação meteorológica Alto do Itatiaia, a 2199 m de altitude, que tinha o número 83750. Alguns dados desta estação: média das mínimas de julho 5,1°C; média anual 11,5°C; média compensada de janeiro 13,6°C; média compensada de julho 8,4°C; média anual de precipitação 2359,3 mm. " Puts, tava no Climatempo.
Puts!!! Não vou jurar, mas tenho quase certeza que fui eu que postei isso na interativo da Climatempo. :prankster:

Não tenho a mínima idéia de quando. Mas faz um bocado de tempo.

Não dava para ver o nome de quem postou?

 

 

Sampa teve um dia nublado e friozinho hoje, com garoas esparsas agora no final da tarde.

Ventos de SE a S, baixando a sensação térmica.

Mirante: 13,7°C / 17,8°C

IAG: 13,4°C / 18,8°C

 

Estivemos longe de bater os 7,0°C de mínima :shok: , registrados no Mirante nos dias 31/10 e 01/11/1974.

 

E estivemos longe de superar o dia 10/11/1999:

Mirante: 11,9°C / 14,3°C :shok:

IAG: 11,4°C / 13,2°C :shok:

Link to comment
Share on other sites

3) Achei o código da estação do Alto Itatiaia: "O INMET manteve, durante muitas décadas, desde o começo do século XX , a estação meteorológica Alto do Itatiaia, a 2199 m de altitude, que tinha o número 83750. Alguns dados desta estação: média das mínimas de julho 5,1°C; média anual 11,5°C; média compensada de janeiro 13,6°C; média compensada de julho 8,4°C; média anual de precipitação 2359,3 mm. " Puts, tava no Climatempo.
Puts!!! Não vou jurar, mas tenho quase certeza que fui eu que postei isso na interativo da Climatempo. :prankster:

Não tenho a mínima idéia de quando. Mas faz um bocado de tempo.

Não dava para ver o nome de quem postou?

 

 

Sampa teve um dia nublado e friozinho hoje, com garoas esparsas agora no final da tarde.

Ventos de SE a S, baixando a sensação térmica.

Mirante: 13,7°C / 17,8°C

IAG: 13,4°C / 18,8°C

 

Estivemos longe de bater os 7,0°C de mínima :shok: , registrados no Mirante nos dias 31/10 e 01/11/1974.

 

E estivemos longe de superar o dia 10/11/1999:

Mirante: 11,9°C / 14,3°C :shok:

IAG: 11,4°C / 13,2°C :shok:

 

Aldo, também acho que foi vc que postou, só que na consulta veio apenas o conteudo da materia, não o autor. Pelo menos temos agora o numero da estação do Itatiaia em 2 lugares da Internet.

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA ‏@Climaterra 10 min

 

9,9°C/28,7°C Itapiranga/Sr. Wolfgang, 0,6°C/21,0°C Urupema/Epagri, 12,5°C/22,9°C Floripa/iNMET, 3,1°C/18,4°C Climaterra.

 

CLIMATERRA ‏@Climaterra 30 s

 

Muito frio na borda da serra geral, ficou nublado em boa parte do período, no M. da Igreja/Inmet; 3,3°C/8,0°C, as18 h estava 6,8°C.

Link to comment
Share on other sites

Ia postar justamente isto, Ronaldo!

 

Fiquei boquiaberto! A máxima no Morro da Igreja só não foi sub 10, foi sub 8!!!!

 

Sinal de sustentação e advecção de frio bombando juntamente com o tempo encoberto.

 

Se limpar pelas baixadas da serra essa noite promete. Urupema já bem mais fria hoje do que ontem no mesmo horario. Pela webcam de Urubici o céu anda encoberto por lá, aqui em Floripa o céu azul voltou a dominar neste final de tarde.

Link to comment
Share on other sites

 

Estivemos longe de bater os 7,0°C de mínima :shok: , registrados no Mirante nos dias 31/10 e 01/11/1974.

 

E estivemos longe de superar o dia 10/11/1999:

Mirante: 11,9°C / 14,3°C :shok:

IAG: 11,4°C / 13,2°C :shok:

 

Eu me lembro desta onda de frio de 1999. Foi uma monstruosidade para a época do ano. Fez incríveis

07,7ºC no dia 07 de Novembro na estação do INMET daqui. Mais frio que muitas mínimas

absolutas anuais da estação.

Link to comment
Share on other sites

Eu me lembro desta onda de frio de 1999. Foi uma monstruosidade para a época do ano. Fez incríveis

07,7ºC no dia 07 de Novembro na estação do INMET daqui. Mais frio que muitas mínimas

absolutas anuais da estação.

Realmente, algo surreal para novembro...

 

Chove bastante em áreas do NE paulista.

 

Maiores acumulados na região, desde a chegada da frente:

Casa Branca (INMET): 107,4 mm

Tambaú (CIIAGRO): 98,0 mm

Cajuru (CIIAGRO): 87,9 mm

Link to comment
Share on other sites

Nada mal aqui 13,4C céu nublado , vento frio , no topo 14C

 

 

 

Ops só pra te zoar um pouquinho, acabou de cair em contradição! :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

"Segue bem nublado por aqui , minima de 11,8°C e 14°C no momento , cade o frio ?" Vc publicou isso em Outubro :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

Abração calorento!

Link to comment
Share on other sites

Artur, esta estação não está do sítio Boipeba do Alto??

 

 

Diegão, não achei essa informação, realmente não sei se é nesse sítio! Mas é bem alta a localização, mais do que o topo do morro da igreja!

 

Estava imaginando aqui como seria o monitoramento dos sonhos na serra da mantiqueira, então fiz uma brincadeira indicando algumas estações que eu gostaria de ver num futuro próximo ativas:

 

Pico do Itapeva

Reativar Boipeba do Alto

PNI

Morro da antena - PNI

Vale do Ruah

Passa Quatro

Algum ponto alto de monte verde

 

Vejam só como ficaria o mapa dos sonhos do wunderground :laugh: :laugh: :laugh: :heart: :heart:

 

JwFE1t4.jpg

Link to comment
Share on other sites

Aqui mínima entre 12/13ºC. Apear disso a sensação térmica não é tão baixa como no inverno. Parece fazer 15/16ºC. A longo prazo, não sei se é bom ou ruim. Estou morrendo de medo do verão. Fresco agora, sufocante depois.

 

Eu já tive impressão diferente, Moretão. Sai para caminhar 6:00 da manhã e além da temperatura estar baixa tinha vento aqui na região central de JOinville, baixando a sensação...

 

Sei lá Diego. Mais no inverno é inpensável pra muita gente sair com 10, 11, 12°C. Me parece bem frio. Já nessa época a sensação térmica não parece a mesma. Tanto é que se vê pouca gente agasalhada...

 

E vá se preparando Diego, que a chapa vai esquentar nesse verão!!! Esse frescor todo, vai ser recompensado com muito forno e sauna... :negative:

Link to comment
Share on other sites

A estação do MI acusa precipitação. Sinal que o tempo está longe de secar na serra como mostravam as câmeras ao vivo. Bom sinal para os produtores pois afasta o risco de geada, momentaneamente . Pois o Ronaldo acredita até numa negativa para as baixadas mais geladas. Veremos, o ritmo de queda está fraco, venta bastante e chuvisca na borda da serra.

Link to comment
Share on other sites

Aqui mínima entre 12/13ºC. Apear disso a sensação térmica não é tão baixa como no inverno. Parece fazer 15/16ºC. A longo prazo, não sei se é bom ou ruim. Estou morrendo de medo do verão. Fresco agora, sufocante depois.

 

Eu já tive impressão diferente, Moretão. Sai para caminhar 6:00 da manhã e além da temperatura estar baixa tinha vento aqui na região central de JOinville, baixando a sensação...

 

Sei lá Diego. Mais no inverno é inpensável pra muita gente sair com 10, 11, 12°C. Me parece bem frio. Já nessa época a sensação térmica não parece a mesma. Tanto é que se vê pouca gente agasalhada...

 

E vá se preparando Diego, que a chapa vai esquentar nesse verão!!! Esse frescor todo, vai ser recompensado com muito forno e sauna... :negative:

 

Concordo com o Moretão.

 

Nunca concordei tanto....com alguém.

 

Que no meu entendimento é algo esquizofrênico assim, [e por falar em esquizofrenia....belo tópico...]

 

13ºC esperando dezembro

 

é completamente diferente de,

 

13ºC esperando julho

 

moretão.... :hi: :hi: :hi: :hi:

Link to comment
Share on other sites

Mínimas Absolutas Sub-10 - Nov 2013 (Atualiz. 05/11)

 

04,5 - São José dos Ausentes RS (PWS) - 05/11

04,7 - São José dos Ausentes RS (Inmet) - 05/11

06,1 - Herval RS (PWS) - 05/11

06,1 - Vacaria RS (Corede) - 05/11

06,2 - Bom Jesus RS (Inmet) - 05/11

06,6 - Bagé RS (Inmet) - 04/11

06,6 - Vacaria RS (Inmet) - 05/11

07,7 - Farroupilha RS (PWS - Vicentina) - 05/11

08,1 - Monte Alegre dos Campos RS (Corede) - 05/11

08,1 - São Marcos RS (PWS) - 05/11

08,4 - Canguçu RS (Inmet) - 04/11

08,4 - Lagoa Vermelha RS (Inmet) - 05/11

08,4 - Quaraí RS (Inmet) - 04/11

08,6 - Andre da Rocha RS (Corede) - 05/11

08,6 - Encruzilhada do Sul RS (Inmet) - 04/11

08,7 - Antonio Prado RS (PWS) - 05/11

08,7 - Pinhal da Serra RS (Corede) - 05/11

08,9 - Canela RS (PWS - Castelinho) - 05/11

09,0 - Caxias do Sul RS (Inmet) - 05/11

09,1 - São Francisco de Paula RS (PWS) - 05/11

09,4 - Jaguarão RS (Inmet) - 04/11

09,5 - Canela RS (Inmet) - 05/11

09,5 - Dom Pedrito RS (Inmet) - 04/11

09,5 - Erechim RS (Inmet) - 05/11

09,6 - Caçapava do Sul RS (Inmet) - 04/11

09,6 - Santa Rosa RS (PWS) - 04/11

09,7 - Farroupilha RS (PWS) - 05/11

09,7 - Gramado RS (PWS) - 05/11

09,7 - Santana do Livramento RS (Inmet) - 04/11

09,8 - Esmeralda RS (Corede) - 05/11

09,8 - Garibaldi RS (PWS) - 05/11

09,8 - Nova Bassano RS (PWS) - 05/11

09,8 - Passo Fundo RS (Inmet) - 05/11

09,9 - Alegrete RS (Inmet) - 04/11

 

00,9 - Urupema SC (PWS) - 05/11

01,0 - Urupema SC (Epagri) - 05/11

01,7 - Bom Jardim da Serra SC (Epagri) - 05/11

03,1 - São Joaquim SC (Climaterra) - 05/11

03,3 - São Joaquim SC (Cruzeiro) - 05/11

03,3 - Morro da Igreja SC (Inmet) - 05/11

03,3 - São Joaquim SC (Chapada Bonita) - 05/11

04,0 - São Joaquim SC (Conv/Inmet) - 05/11

04,2 - São Joaquim SC (Aut/Inmet) - 05/11

05,1 - Joinville SC (PWS - D Francisca) - 05/11

05,9 - Painel SC (Epagri) - 05/11

06,3 - Campo Alegre SC (Epagri) - 05/11

06,3 - São Joaquim SC (Bentinho) - 05/11

06,4 - Rio Negrinho SC (Inmet) - 05/11

06,4 - São Bento do Sul SC (Epagri) - 05/11

07,5 - Papanduva SC (Epagri) - 05/11

08,1 - Campo Belo do Sul SC (Epagri) - 05/11

08,1 - Lages SC (Inmet) - 05/11

08,1 - Três Barras SC (Epagri) - 05/11

08,2 - Água Doce SC (PWS - Herciliópolis) - 05/11

08,2 - Itaiópolis SC (Epagri) - 05/11

08,9 - Mafra SC (Epagri) - 05/11

09,1 - Rancho Queimado SC (Epagri) - 05/11

09,4 - Campos Novos SC (Inmet) - 05/11

09,4 - Timbé do Sul SC (Epagri) - 05/11

09,6 - Major Vieira SC (Inmet) - 02/11

09,7 - Água Doce SC (Epagri) - 05/11

09,8 - Monte Castelo SC (Epagri) - 02/11

 

07,8 - São Mateus do Sul PR (Inmet) - 05/11

 

07,4 - Campos do Jordão SP (PWS) - 03/11

07,8 - Campos do Jordão SP (Horto) - 03/11

09,0 - Campos do Jordão SP (INPE) - 03/11

09,4 - Campos do Jordão SP (Aut/Inmet) - 03/11

09,4 - Campos do Jordão SP (Conv/Inmet) - 03/11

 

02,4 - Parque do Itatiaia RJ (PWS) - 02/11

07,7 - Pico do Couto RJ (Inmet) - 03/11

09,2 - Nova Friburgo RJ (Inmet) - 03/11

 

06,2 - Maria da Fé MG (PWS - Lage) - 01/11

08,7 - Monte Verde MG (Inmet) - 03/11

09,3 - Maria da Fé MG (Inmet) - 01/11

09,9 - Maria da Fé MG (PWS - Toatoa) - 01/11

Link to comment
Share on other sites

Novembro começou bem! Já teve alguma minima superior a 10ºC na estação?

 

Ainda não Luba...depois te falo a + alta no PNI ,por que não me lembro de cabeça...

 

Que lugar espetacular! Acho que se em Campos do Jordão é raro uma noite acima de 15ºC, no PNI deve ser raro uma noite acima de 10ºC. Nada mal para a latitude 22ºS

Link to comment
Share on other sites

Novembro começou bem! Já teve alguma minima superior a 10ºC na estação?

 

Ainda não Luba...depois te falo a + alta no PNI ,por que não me lembro de cabeça...

 

 

ACREDITO QUE DIFICILMENTE TEREMOS MÍNIMAS ACIMA DOS 11/12°C E MÁXIMA ACIMA DOS 26/27°C NO PNI.

 

Acho que uma máxima de 27ºC lá no PNI seria o apocalipse!

Link to comment
Share on other sites

Artur, esta estação não está do sítio Boipeba do Alto??

 

 

Diegão, não achei essa informação, realmente não sei se é nesse sítio! Mas é bem alta a localização, mais do que o topo do morro da igreja!

 

Estava imaginando aqui como seria o monitoramento dos sonhos na serra da mantiqueira, então fiz uma brincadeira indicando algumas estações que eu gostaria de ver num futuro próximo ativas:

 

Pico do Itapeva

Reativar Boipeba do Alto

PNI

Morro da antena - PNI

Vale do Ruah

Passa Quatro

Algum ponto alto de monte verde

 

Vejam só como ficaria o mapa dos sonhos do wunderground :laugh: :laugh: :laugh: :heart: :heart:

 

JwFE1t4.jpg

 

Faltou colocar na cidade de Gonçalves e nos baixadões absurdos que existem entre Gonçalves e Monte Verde. Mais uma vez recomendo essa viagem de carro, passando por uma Mantiqueira mais "roots" e com baixadas "cuiúdas" a 1.700m de altitude que devem ser absurdamente geladas!

Link to comment
Share on other sites

PELO PADRÃO USA, VERÃO CURTO E FRIO CHEGANDO CEDO NOVAMENTE.

 

Verão climático "curto" no Brasil eu acho meio difícil. Pelo menos, até a primeira semana de março, o verão climático sempre se arrasta. Este ano, foi até lá para dia 16/17/Março. Ano passado, realmente terminou mais cedo, lá para dia 04/março. A menos que este ano o verão climático demore mais para começar. Geralmente, começa até dia 10 Dezembro (2011). Ano passado iniciou exatamente dia 1º Dezembro.

 

Mas estou otimista com esta previsão.

 

Vamos acompanhando. Ainda estamos em plena primavera, que está um primor, por enquanto.

Link to comment
Share on other sites

PELO PADRÃO USA, VERÃO CURTO E FRIO CHEGANDO CEDO NOVAMENTE.

 

Verão climático "curto" no Brasil eu acho meio difícil. Pelo menos, até a primeira semana de março, o verão climático sempre se arrasta. Este ano, foi até lá para dia 16/17/Março. Ano passado, realmente terminou mais cedo, lá para dia 04/março. A menos que este ano o verão climático demore mais para começar. Geralmente, começa até dia 10 Dezembro (2011). Ano passado iniciou exatamente dia 1º Dezembro.

 

Mas estou otimista com esta previsão.

 

Vamos acompanhando. Ainda estamos em plena primavera, que está um primor, por enquanto.

 

Caco, não existe verão "curto" e "frio" no Brasil, excepto na região de SJ/Urupema, etc.. e na Mantiqueira. O que deve representar 1,2% do território nacional :laugh:

 

Certamente o Coutinho referiu-se ao período relativo. Mas de qualquer forma, na maior parte do Sul, o verão climático varia de começo de abril até meados de abril (é aquele período que é longe de ser alto verão, mas também não é 100% outono, é a famosa transição climática). Este ano aqui em Blumenau o outono climático começou mais cedo que o normal, alias foi um outono bem longoooo pros padrões, porque o inverno também demorou a chegar...

 

O outono mais precoce que me lembro foi o de 2003 (ou 2002 se não falhe a memória), lembro que cheguei a sentir frio em pleno 22 de março com temperatura que não tinha alcançado os 20 graus numa tarde nublada e relativamente fria.

 

O verão climático mais precoce até hoje disparado é o de 2009, começou no dia 31 de outubro. A primavera mais antecipada foi a de 2012 que começou em agosto, Ou seja, nos útimos anos tivemos umas variações bem loucas.

 

Abraço climático antecipado

 

[]'s

Link to comment
Share on other sites

Muito frio no topo da serra, o Morro da Igreja chegou a registrar temperatura na casa de 3oC com chuva e rajadas de 40km/h.

 

Urupema foi a 5,7oC com vento, São Joaquim a 5,4oC com rajadas mais fortes e Painel a 4,5oC. As mais frias até o momento.

 

Floripa ficou na casa dos 14oC no Ciran.

 

Frio de respeito!

Link to comment
Share on other sites

E o frio pode não dar trégua:

 

Europeu e GFS convergem para a possibilidade de forte erupção polar para a época do ano no cone sul entre 192h e 240h.

 

Falta muito, mas os dois principais estão firmes e parecidos. O forte anticiclone polar de até 1032hpa no pacífico deve começar o ataque em 168h. Possibilidade de onda de frio mais forte esta atual.

Link to comment
Share on other sites

Vento leste constante e céu nublado durante toda a madrugada e início desta manhã no planalto curitibano.

Neste momento, temperatura de 11°C em Piraquara e em boa parte da região.

Mais à leste, no litoral do Estado, Paranaguá apresenta as mesmas condições e 18°C.

No extremo oeste, Foz do Iguaçu está com 21°C e apresenta céu claro.

Os ventos sopram do oceano, carregados de umidade e em algumas áreas do centro-oeste as rajadas ultrapassam os 40 km/h, como em Cascavel, por exemplo.

 

Na imagem, manhã de hj em Piraquara, com os raios do Sol se infiltrando através de algumas brechas entre as nuvens...

5a4e8954b8339_2013-11-0606_54_32.jpg.1764a9dc7baee1711831852b799f34a5.jpg

Link to comment
Share on other sites

´Viu, Hoje e mais 2 dias de sossego no eixo Curitiba (Kaká)/Rio (Zie).

Depois,....

Depois a querida São Joaquim,

FERVE NAS MÁXIMAS....é que tem esse probleminha o termômetro de máxima [sei que alguns nem utilizam]

Não dá para falar em onda de calor,pois seriam seis dias consecutivos com máximas superiores a 26ºC e uns décimos

meo irmão....Sérgio,...mais períodos alternados se aproximam.

300zo1f.gif

C13110600.jpg

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA @Climaterra 5 min

 

Geada fraca na serra/116, 3,6°C/-3,4°C na relva no distrito do Cruzeiro, 2,9°C S.Joaquim/Epagri, 2,6°C M.da Igreja/Inmet, as + baixas/SC.

 

CLIMATERRA @Climaterra 42 s

 

Na Climaterra deu 5,0°C com 0,3°C na relva, 5,3°C Urupema/Epagri, 4,5°C Painel/Epagri,

 

BAIXOU PARA 2,3 NO M.I

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.