Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Horário de Verão e a Meteorologia


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Mafili..qto a Média compensada

 

Min + Max + 09:00 + 21:00 + 21:00

 

A convencional informa 00:00hs / 12:00hs / 18:00hs / min / max

 

O problema agora, por causa do horario de verão a média compensada fica assim...

 

Min + Max + 10:00+ 22:00 + 22:00.........

 

E nos anos que não tivemos horario de verão....?? Alguem sabe checar se entre 1961 / 1990 tivemos anos sem a implantação do horario de verão...?? Pois se teve...já viu o problema...anos com, anos sem, anos com, anos sem..

Link to comment
Share on other sites

E nos anos que não tivemos horario de verão....?? Alguem sabe checar se entre 1961 / 1990 tivemos anos sem a implantação do horario de verão...?? Pois se teve...já viu o problema...anos com, anos sem, anos com, anos sem..

Tivemos sim.

Não me lembro quais os anos, mas houve um período lá pelos anos 70, 80 (?) em que não houve horário de verão.

 

Mas, como o INMET usa hora UTC (GMT na época), acho que não há problemas...

Link to comment
Share on other sites

Usando a cabeça entre os ombros :

 

São Joaquim SC ( Usando UTC)

 

Dia 28/10 : Média compensada 10,4 - Com horario de verão

 

Dia 28/10 : Média compensada 9,6 - Sem Horario de verão

 

De 1968 a 1984, acho que não tivemos horario de verão.....Portanto S Joaquim foi masi fria que deveria...pq , se a normal 1961/1990 , os 30 anos estivesse no horario de verão seria pelas minha contas 0,5 + quente...

 

Nas normais, tivemos anos com horario de verrão....sem horario de verão....com horario de verão de Out/Mar....co horario de verão de nov a fev....uma salada..

 

A prova está acima...se neste ano não tivéssemos horario de verão S Joaquim teria uma média mais baixa...como de 1968 a 1984 foi computaddo desta maneira...simples....

 

Esta é a MAIOR descoberta dA HISTORIA do BAZ...!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Usando a cabeça entre os ombros :

 

São Joaquim SC ( Usando UTC)

 

Dia 28/10 : Média compensada 10,4 - Com horario de verão

 

Dia 28/10 : Média compensada 9,6 - Sem Horario de verão

 

De 1968 a 1984, acho que não tivemos horario de verão.....Portanto S Joaquim foi masi fria que deveria...pq , se a normal 1961/1990 , os 30 anos estivesse no horario de verão seria pelas minha contas 0,5 + quente...

 

Nas normais, tivemos anos com horario de verrão....sem horario de verão....com horario de verão de Out/Mar....co horario de verão de nov a fev....uma salada..

 

A prova está acima...se neste ano não tivéssemos horario de verão S Joaquim teria uma média mais baixa...como de 1968 a 1984 foi computaddo desta maneira...simples....

 

Esta é a MAIOR descoberta dA HISTORIA do BAZ...!!!!!!!!

 

 

BOM E AO MESMO TEMPO PERDA DE TEMPO.

 

A NORMAL, 30 ANOS MAIS FRIA, INVERNO

 

10,6/9,8/9,2/11,0/11,1 85/2012

 

11,0/9,8/9,2/10,9/11,0 81/2010

 

SÃO AS NORMAIS COM INVERNO MAIS FRIO.

Link to comment
Share on other sites

Tentando esclarecer novamente:

 

São Joaquim SC

 

Dia 28/10 : Média compensada 10,4 - Com horario de verão

 

Dia 28/10 : Média compensada 9,6 - Sem Horario de verão

 

Vamos supor que o governo não tivesse implantado o horario de verão este ano....a média mensal iria mudar..??

 

Pois de 1968 a 1984 não tivemos o horario de verão..!!

 

Acho que agora vcs vão entender o meu raciocinio....

Link to comment
Share on other sites

Tentando esclarecer novamente:

 

São Joaquim SC

 

Dia 28/10 : Média compensada 10,4 - Com horario de verão

 

Dia 28/10 : Média compensada 9,6 - Sem Horario de verão

 

Vamos supor que o governo não tivesse implanto o horario de verão este ano....a média mensal iria mudar..??

 

Pois de 1968 a 1984 não tivemos o horario de verão..!!

 

Acho que agora vcs vão entender o meu raciocinio....

 

ENTENDI, MAS FOI PERDA DE TEMPO, POIS A LEITURA É UTC COM OU SEM HORÁRIO, É O MESMO QUE FALAR "SE O CEREZO NÃO TIVESSE FACILITADO O BRASIL TERIA GANHO DA ITÁLIA".....PERDA DE TEMPO.

Link to comment
Share on other sites

Tentando esclarecer novamente:

 

São Joaquim SC

 

Dia 28/10 : Média compensada 10,4 - Com horario de verão

 

Dia 28/10 : Média compensada 9,6 - Sem Horario de verão

 

Vamos supor que o governo não tivesse implantado o horario de verão este ano....a média mensal iria mudar..??

 

Pois de 1968 a 1984 não tivemos o horario de verão..!!

 

Acho que agora vcs vão entender o meu raciocinio....

Não, Carlos.

Com o horário de verão, as leituras do INMET são 10, 16 e 22h (9, 15 e 21 do horário solar)

 

Horário normal = UTC - 3h

Horário de Verão = UTC - 2h

 

Ou seja, fica na mesma.

 

Abraços irritante e insistentemente chatos. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Ou seja, fica na mesma.

 

Abraços irritante e insistentemente chatos. :mosking:

 

Ficaria na mesma se os 30 anos fosse computados 7 meses de horário normal e 5 meses de horário de verão.

 

Mas........

 

E qto à 1968, 1969, 1970,1971,1972,1973,1974,1975,1976,1977,1978,1979,1980,1981,1982,1983 e 1984.....Não foram computados horários de verão

 

S Joaquim dia 28 de outubro 12:00 UTC São Joaquim estava 12,0 graus...E se não tivéssemos no horário de verão como todos estes anos acima não tiveram....seria computado para média do dia 09,0 graus

 

Estamos falando em três graus de diferença meu amigo....

Agora me responda , como fica na mesma...?? E este 17 anos..??

 

Você quer dizer que o resultado da Média diária que compõe a mensal será o mesmo nos cálculos

 

1-) Min + Max + 09:00 + 21:00 + 21:00

 

2-) Min + Max + 10:00 + 22:00 + 22:00

 

Escolha qualquer uma das 500 automáticas do Inmet que o resultado será diferente..

 

Abraços matemáticos...

Link to comment
Share on other sites

Carlos, o sol se adianta no horário de verão?? Ele anda mais depressa? :mosking:

Ele nasce e fica a pino em momentos diferentes onde tem horário de verão e onde não tem?

 

Se você passar a divisa de MG (Que tem horário de verão) para a Bahia (Que não tem) por 10 metros, o sol vai estar em posição diferente??

Em MG vão ser 10 horas e na Bahia 9.

E o sol vai estar exatamente na mesma posição do lado de cá e do lado de lá da divisa. Ou não?

 

Então, qual a diferença de eu fazer a leitura às 10h onde tem horário de verão e 9h onde não tem?

Mato Grosso do Sul tem 1 hora a menos que SP, no (con)fuso horário. :sarcastic:

Se eu for de Sampa para Campo Grande, quando chegar lá devo atrasar o relógio em 1 hora.

Do jeito que você fala, teria confusão nas normais do MS o ano todo.

E o Acre, que tem 2 horas a menos?

 

O Bruno está certo. Horário de verão é apenas uma abstração.

 

Veja no site da estação do IAG.

Lá está escrito: "Não corrigido para o horário de verão".

 

Abraços mais chatos ainda. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Cacá e Aldo,.

Não sei se escrevei estes anos se referem a anos com a fase da SOI CONSISTENTEMENTE NEGATIVA NO bimestre agosto/setembro.

1904, 1905, 1907, 1912, 1913, 1915, 1918, 1919, 1927, 1929, 1930, 1931, 1933, 1937, 1944, 1948, 1952, 1959, 1961, 1963, 1966, 1968, 1978, 1980, 1984, 1985, 1986, 1992, 1995, 1999, 2003, 2004, 2007 e 2013.

 

Dos quais foram selecionados os anos da normal 81/10 ou pós 81.

 

1984, 1985, 1986, 1992, 1995, 1999, 2003, 2004, 2007

==========

 

Cacá, a análise é no tempo e no espaço, portanto São Paulo./outubro 2013

===========

 

Aldo, 2012....a fase era outra rápido crescimento;

 

1970, 1979, 1983, 1989, 2001, 2005, 2009 and 2011

 

================

 

Como perdi um comentário....em breve chegaremos ao objetivo.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Se você passar a divisa de MG (Que tem horário de verão) para a Bahia (Que não tem) por 10 metros, o sol vai estar em posição diferente??

Em MG vão ser 10 horas e na Bahia 9.

 

Exatamente isso Aldo, esse é o ponto..a medição vai ser 12UTC para MG e BA...PONTO..!!

 

MG (horario de verão terá Temp *X)

 

e 10 metros do outro lado da divisa

 

BA (Horario normal terã Temp *Y*)

 

Como disse, em MG serão 10 horas da manhã e a BA serão 9 da manhã..(12UTC)....portanto horários diferentes e consequentemente posição do sol ou exposição ao sol diferentes...

 

Sabia que das 09 da manha as 10hs em dias de sol, a diferença de temperatura pode ser de 2/4 graus...normalmente...

 

Acredito que nos anos que não tivemos horario de verão , 1968/1984....nas Regioes sul e Sudeste houve um resfriamento de 0,3 (Media anual).

 

Tá ai a explicação porque a primavera de Porto Alegre foi vítima de aquecimento...

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

COM TODO RESPEITO, MAS É HORA UTC

 

A METEOROLOGIA MANTÉM O HORÁRIO, PODE SER 9 NA BAHIA E 10 EM MINAS, MAS NA PRÁTICA SERÁ 12 UTC, QUE COISA !!!

 

AS 12 UTC É FEITA A LEITURA EM TODO O BRASIL, TANTO FAZ SE É 8/9/10 OU O QUE FOR NO LOCAL, É SEMPRE 12 UTC!!

 

 

NÃO BUSQUE CHIFRE ONDE NÃO HÁ.

Link to comment
Share on other sites

Se você passar a divisa de MG (Que tem horário de verão) para a Bahia (Que não tem) por 10 metros, o sol vai estar em posição diferente??

Em MG vão ser 10 horas e na Bahia 9.

 

Exatamente isso Aldo, esse é o ponto..a medição vai ser 12UTC para MG e BA...PONTO..!!

 

MG (horario de verão terá Temp *X)

 

e 10 metros do outro lado da divisa

 

BA (Horario normal terã Temp *Y*)

 

Como disse, em MG serão 10 horas da manhã e a BA serão 9 da manhã..(12UTC)....portanto horários diferentes e consequentemente posição do sol ou exposição ao sol diferentes...

 

Sabia que das 09 da manha as 10hs em dias de sol, a diferença de temperatura pode ser de 2/4 graus...normalmente...

 

Acredito que nos anos que não tivemos horario de verão , 1968/1984....nas Regioes sul e Sudeste houve um resfriamento de 0,3 (Media anual).

 

Tá ai a explicação porque a primavera de Porto Alegre foi vítima de aquecimento...

 

abraço

 

Carlos, pense bem. Conte até 10. Pense, de novo. E depois responda pra gente :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Carlos, pense bem. Conte até 10. Pense, de novo. E depois responda pra gente :mosking:

 

Existem 2 estações na divisa entre MG e BA (10 metros uma da outra).....Mg com horario de verao e BA sem horario de verão.

 

Os anotadores vão se encontrar e tomar um cafezinho juntos..?? Pq ambos foram fazer a leitura as 12 horas UTC..??

 

:mosking:

Link to comment
Share on other sites

Carlos, pense bem. Conte até 10. Pense, de novo. E depois responda pra gente :mosking:

 

Existem 2 estações na divisa entre MG e BA (10 metros uma da outra).....Mg com horario de verao e BA sem horario de verão.

 

Os anotadores vão se encontrar e tomar um cafezinho juntos..?? Pq ambos foram fazer a leitura as 12 horas UTC..??

 

:mosking:

 

Talvez, no ALMOÇO.

 

Foto do cachorro de um dos observadores,

 

vida_de_baiano.gif

Link to comment
Share on other sites

E nos anos que não tivemos horario de verão....?? Alguem sabe checar se entre 1961 / 1990 tivemos anos sem a implantação do horario de verão...?? Pois se teve...já viu o problema...anos com, anos sem, anos com, anos sem..

Tivemos sim.

Não me lembro quais os anos, mas houve um período lá pelos anos 70, 80 (?) em que não houve horário de verão.

 

Mas, como o INMET usa hora UTC (GMT na época), acho que não há problemas...

 

Não houve horário de verão na década de 1970 e no início da década de 1980. Eu me lembro que o meu primeiro horário de verão ocorreu quando eu tinha 14,15 ou 16 anos (1983, 1984 ou 1985). Até então eu nunca tinha ouvido falar de algo similar, o que garante a década de 1970 (no mínimo) sem o mesmo. Mas lembro de meus pais falando que já tinha ocorrido horário de verão no passado! Então provavelmente foi o regime militar que acabou com o mesmo...

Link to comment
Share on other sites

Carlos, pense bem. Conte até 10. Pense, de novo. E depois responda pra gente :mosking:

 

Existem 2 estações na divisa entre MG e BA (10 metros uma da outra).....Mg com horario de verao e BA sem horario de verão.

 

Os anotadores vão se encontrar e tomar um cafezinho juntos..?? Pq ambos foram fazer a leitura as 12 horas UTC..??

 

:mosking:

 

Sim! Tomam café juntos!

Link to comment
Share on other sites

Carlos, pense bem. Conte até 10. Pense, de novo. E depois responda pra gente :mosking:

 

Existem 2 estações na divisa entre MG e BA (10 metros uma da outra).....Mg com horario de verao e BA sem horario de verão.

 

Os anotadores vão se encontrar e tomar um cafezinho juntos..?? Pq ambos foram fazer a leitura as 12 horas UTC..??

 

:mosking:

 

Sim! Tomam café juntos!

 

E digo mais, devem comer um pãozinho juntos também.

 

Não tem porque esta tempestade num copo d'água.

 

tempestade_em_copo_dagua.jpg

Link to comment
Share on other sites

Esse é o Baz,

================

Para não ficar de fora,

 

Vamos caçar unicórnios [um tipo de cavalo monochifrático].

 

E quando é horário de verão em Londres?

 

E se a Irlanda não decretar horário de verão só por "teimosia"?

 

agora. Vamos imaginar duas estações na divisa da Irlanda com a Irlanda do Norte.

 

Nessa situação os dois observadores não se encontrariam e muito menos tomariam algo juntos coisa que habitualmente já não fazem.

 

http://www.londresparaprincipiantes.com/horario-de-verao/

Link to comment
Share on other sites

Carlos, pense bem. Conte até 10. Pense, de novo. E depois responda pra gente :mosking:

 

Existem 2 estações na divisa entre MG e BA (10 metros uma da outra).....Mg com horario de verao e BA sem horario de verão.

 

Os anotadores vão se encontrar e tomar um cafezinho juntos..?? Pq ambos foram fazer a leitura as 12 horas UTC..??

 

:mosking:

 

 

Vamos pensar assim: no meu relógio, eu tiro 2 horas do UTC, enquanto são 15:33 UTC, aqui são 13:33.

Um cara fora do horário de verão, as 15 UTC são as mesmas, mas a diferença é que no relógio do cara, serão 12:33. Pensando bem, é uma questão complicada, se os dois forem tomar café as 15 utc, a diferença será apenas no relógio mesmo.

 

Para o Baiano ir tirar a medida no horário UTC, ele teria de sair as nove da manha de sua casa. Para o Mineiro, ele sairia as 10 da manhã. Mas Carlão, acabei de pensar uma coisa. Quando mudamos nosso próprio relógio de nove pra dez horas, não saímos do lugar e nem temos de ficar uma hora em suspenso, então sim, eles vão se encontrar, pois apenas os relógios dos mesmos estarão divergentes, não a hora UTC, que será a mesma. Então podemos pensar assim: se ambos tiverem um relógio corrigido para 15 UTC, nenhum deles precisa se preocupar com horário de verão, já que tanto faz, a UTC é a hora do Meridiano de Greenwich, e que não sofre alteração por horário de verão.

 

Carlos, o que me fez repensar esta questão é a tal da quetão "radio e hora Zulu". Leia aqui. http://www.sarmento.eng.br/UTC.htm

Link to comment
Share on other sites

Horario de Verão - OMM

 

É importante ressaltar que a Estação Meteorológica não adota o horário de verão e utiliza o tempo universal coordenado (TMC) ou tempo médio de Greenwich (TMG) menos 3 horas, durante o ano inteiro.

 

Organização Meteorológica Mundial / IAG USP

 

Ou seja...é indevido consideramos no Horario de Verão 12UTC com o anotador coletando as 10 da manha como está sendo feito....( -2 duas ).....Era exatamente o que eu suspeitava.

 

Agradecimentos à Seção Técnica de Serviços Meteorológicos , Instituto de Astronomia, Geofísicas e Ciências Atmosféricas da USP

 

resolvido.gif

Link to comment
Share on other sites

Horario de Verão - OMM

 

É importante ressaltar que a Estação Meteorológica não adota o horário de verão e utiliza o tempo universal coordenado (TMC) ou tempo médio de Greenwich (TMG) menos 3 horas, durante o ano inteiro.

 

Organização Meteorológica Mundial / IAG USP

 

Ou seja...é indevido consideramos no Horario de Verão 12UTC com o anotador coletando as 10 da manha como está sendo feito....( -2 duas ).....Era exatamente o que eu suspeitava.

 

Agradecimentos à Seção Técnica de Serviços Meteorológicos , Instituto de Astronomia, Geofísicas e Ciências Atmosféricas da USP

 

resolvido.gif

 

Perfeito. E uma pergunta ao pessoal que tem estação automática: mudam o horário ou não? A Davis até tem um daylight savings no seu console, mas acho que funciona mais nos EUA...

Link to comment
Share on other sites

Horario de Verão - OMM

 

É importante ressaltar que a Estação Meteorológica não adota o horário de verão e utiliza o tempo universal coordenado (TMC) ou tempo médio de Greenwich (TMG) menos 3 horas, durante o ano inteiro.

 

Organização Meteorológica Mundial / IAG USP

 

Ou seja...é indevido consideramos no Horario de Verão 12UTC com o anotador coletando as 10 da manha como está sendo feito....( -2 duas ).....Era exatamente o que eu suspeitava.

 

Agradecimentos à Seção Técnica de Serviços Meteorológicos , Instituto de Astronomia, Geofísicas e Ciências Atmosféricas da USP

 

resolvido.gif

 

 

Não mudo! Pelo visto estou certo, então! :good2: :good2:

 

O Wunderground muda.

 

Perfeito. E uma pergunta ao pessoal que tem estação automática: mudam o horário ou não? A Davis até tem um daylight savings no seu console, mas acho que funciona mais nos EUA...

Link to comment
Share on other sites

Perfeito. E uma pergunta ao pessoal que tem estação automática: mudam o horário ou não? A Davis até tem um daylight savings no seu console, mas acho que funciona mais nos EUA...

 

No caso das automáticas as médias são 24 horas, postanto o horario de verão não interfer....mas usando 21hs/21hs ou 20hs/20hs caso o relogio da automatica esteja no horario de verão....

Link to comment
Share on other sites

Perfeito. E uma pergunta ao pessoal que tem estação automática: mudam o horário ou não? A Davis até tem um daylight savings no seu console, mas acho que funciona mais nos EUA...

 

No caso das automáticas as médias são 24 horas, postanto o horario de verão não interfer....mas usando 21hs/21hs ou 20hs/20hs caso o relogio da automatica esteja no horario de verão....

 

Fugindo um pouco mais do tópico ainda: e se eu mudar no console da minha estação o horário...algum problema, já que a média é dada por 24 horas?

Link to comment
Share on other sites

Perfeito. E uma pergunta ao pessoal que tem estação automática: mudam o horário ou não? A Davis até tem um daylight savings no seu console, mas acho que funciona mais nos EUA...

 

No caso das automáticas as médias são 24 horas, postanto o horario de verão não interfer....mas usando 21hs/21hs ou 20hs/20hs caso o relogio da automatica esteja no horario de verão....

 

Fugindo um pouco mais do tópico ainda: e se eu mudar no console da minha estação o horário...algum problema, já que a média é dada por 24 horas?

 

 

Diegao, creio que não mudará nada, se as tuas médias são calculadas pelo Wunder, ele muda o horário pra verão.

Link to comment
Share on other sites

e se eu mudar no console da minha estação o horário...algum problema, já que a média é dada por 24 horas?

 

Então D Soares vc pode fazer a média 24horas da seguinte maneira:

 

Sem acertar o relogio (horario antigo)...Das 00:00HS às 00:00HS ou seguindo a OMM das 21:00HS/21:00HS

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

Se alguem aqui estiver fazendo média compensada considerando -2horas UTC está errado....

 

Sabe que horas o Inmet divulgou as 12:00HS de hoje....as 10 da manha...ou seja...-2 UTC

 

Mas tem que tirar 3 horas...semre..!!

Ou seja: É exatamente o mesmo que não adiantar o relógio em 1 hora.

 

Hora UTC: 12h.

Hora solar: 9h (-3)

 

Se adiantar 1h (Horário de verão): 9h + 1h = 10 h (Verão)

10h (Verão) = 9h (solar)

 

Como disse o Artur, você só mudou o relógio.

A natureza continua funcionando como antes.

Até o meu cachorro SRD (Sem Raça Definida = vira-latas :mosking: ), continua vindo até a porta da cozinha para esperar comida no mesmo horário de antes.

O relógio dele não foi adiantado. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

 

Diegao, creio que não mudará nada, se as tuas médias são calculadas pelo Wunder, ele muda o horário pra verão.

 

Artur, minhas médias são calculadas pelo Weatherlink, que também usa 24 horas. Sendo assim, nada mudará correto? Eu acabei mudando o horário das minhas estações tanto no console quanto no weatherlink...fiz mal será?

Link to comment
Share on other sites

 

Diegao, creio que não mudará nada, se as tuas médias são calculadas pelo Wunder, ele muda o horário pra verão.

 

Artur, minhas médias são calculadas pelo Weatherlink, que também usa 24 horas. Sendo assim, nada mudará correto? Eu acabei mudando o horário das minhas estações tanto no console quanto no weatherlink...fiz mal será?

 

Se vc mudou, então tua mínima será coletada uma hora mais tarde, falando com o Carlos, penso em diferença MÁXIMA de 0,3 grau na média.

Link to comment
Share on other sites

Se vc mudou, então tua mínima será coletada uma hora mais tarde, falando com o Carlos, penso em diferença MÁXIMA de 0,3 grau na média.

 

Eu fiz essa mudança pois minhas estações ficam online e sempre ficariam mostrando o horário como se estivesse uma hora atrasada. Nunca havia parado para pensar no assunto e agora fiquei encucado, embora tenha entendido a lógica que o povo aqui explicou.

 

Por que cargas d´água a Davis tem o DAylight Savings então?

Link to comment
Share on other sites

De 1967 a 1984 não tivemos horario de verão (decreto 57.843), alguem confirma...??

 

Se for isso...podemos jogar as normais 61/90 no lixo..

Mirante de Santana

 

Média compensada anual na normal 1961-1990: 19,3°C

 

Média dos 12 anos com horário de verão (1961-1966 e 1985-1990): 19,28°C

Média dos 18 anos sem horário de verão (1967-1984): 19,25°C

 

Como se pode ver, a existência ou não de horário de verão não teve nenhuma influência nos cálculos do INMET.

Link to comment
Share on other sites

Se vc mudou, então tua mínima será coletada uma hora mais tarde, falando com o Carlos, penso em diferença MÁXIMA de 0,3 grau na média.

 

Eu fiz essa mudança pois minhas estações ficam online e sempre ficariam mostrando o horário como se estivesse uma hora atrasada. Nunca havia parado para pensar no assunto e agora fiquei encucado, embora tenha entendido a lógica que o povo aqui explicou.

 

Por que cargas d´água a Davis tem o DAylight Savings então?

 

Fiquei encucado tb, minha Davis tem essa de Daylight, vou ler mais sobre o asunto. De qq forma, não adiantei a hora nela, a minha estação agora marca 14:35

Link to comment
Share on other sites

O Aldo já explicou muito bem essa questão de horário em UTC, os observadores das estações convencionais fazem as medições meteorológicas ás 10 h, 16 h e 22 horas na vigência do horário de verão.

As máximas que registro em dias de sol, sem horário de verão ocorrem entre 15 h e 15 h 40 min, a partir do dia que começa o horário de verão,as máximas com o dia ensolarado ocorrem das 16 horas até 16 h 40 min.

Quando quero somar a chuva de uma estação automática, começo a contar o valor de chuva no horário de 13 UTC do dia 29/10 até no horário 12 UTC de 30/10,esta chuva entra como a chuva de 24 horas do dia 30 e assim sucessivamente, para o dia 31/10 começo ás 13 UTC de 30/10 e termino no 12 UTC de 31/10.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.