Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Outubro 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

Capitais do Sudeste: balanço da chuva de setembro

 

O tempo seco predominou na primeira quinzena de setembro, mas a segunda quinzena foi marcada por vários eventos de chuva. Mas apenas São Paulo teve um pouco de chuva acima da média. Em Vitória, a chuva ficou abaixo de média pelo terceiro mês consecutivo, mas deficiência foi muito expressiva (acima de 50%) em setembro e em agosto.

 

9ypXB0d.png

Fonte: Climatempo

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Em São Paulo céu encoberto, alguma névoa e algo em torno de 16°C. Hoje um dia sequinho, mas amanhã parece que o tempo vira, com mais chuvas. É aguardar...

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Uma informação importante que não sei se alguém já comentou, é a greve dos orgãos federais nos EUA. Como o orçamento de lá não foi aprovado, houve uma convocação de greve geral de todos orgãos e autarquias públicas americanas. Dentre esses órgãos esta o NOAA e seus produtos.

 

Por conta dessa greve, o modelo CFS, NÃO ESTÁ OPERANDO!!!

 

Já o GFS que também deveria não estar operando por conta dessa greve, funciona normalmente, porque segundo o NOAA, o mesmo é necessário para proteger vidas e propriedades, conforme o aviso abaixo:

 

"Due to the Federal Government shutdown, NOAA.gov and most associated web sites are unavailable. However, because the information this site provides is necessary to protect life and property, it will be updated and maintained during the Federal Government shutdown".

Link to comment
Share on other sites

Belo trabalho do baziano Lizandro no Simepar! O tempo as vezes dá um nó nos meteorologistas.

 

20131001_2.jpg

 

As condições meteorológicas mudaram rapidamente e, consequentemente, os prognósticos para o Paraná não foram corretos em parte da tarde e nesta noite desta terça-feira em várias regiões do Estado. Na imagem de satélite ressaltamos as condições determinantes para esta "virada" do tempo nas regiões paranaenses. As linhas indicam o sentido e a direção dos ventos em altitude, mais especificamente no nível de 700 hPa (na média troposfera). Esse escoamento de noroeste contribui para o ingresso de ar quente e úmido a partir do oeste/noroeste do Paraná e provocou a formação de nuvens de chuva e áreas de instabilidade hoje. Condição que a grande maioria dos modelos numéricos de previsão do tempo não simulavam para esta terça-feira, e sim para os próximos dias.

 

A partir desta mudança repentina, a previsão do tempo se altera de forma abrangente para o estado do Paraná na quarta-feira; isto é, sai a condição de estabilidade e o tempo passa a ficar muito instável em todo o Estado. São previstas pancadas de chuva e trovoadas em praticamente todas as regiões, não se descarta a ocorrência de ventos fortes e, de forma localizada, queda de granizo. Além disso, destacamos que alguns setores podem ter acumulado expressivo de chuva até a sexta-feira.

 

http://www.simepar.br/

 

Pois é Igor... nem na rodada das 18UTC os modelos se adequaram. Ah primavera!!!

Link to comment
Share on other sites

Os modelos não foram muito certeiros na previsão para o Sudeste no dia de hoje. Indicavam

muito mais chuva do que de fato ocorreu. É incrível como nesta época do ano previsão do tempo

é difícil. A época que acho mais fácil é durante o inverno.

 

Não dá mais pra saber o que ocorrerá nos próximos dias. Se bobear, não chove nadica aqui em

Minas e o sol aparecerá forte. Seria um erro bizonho dos modelos!

Link to comment
Share on other sites

Olhando o radar de Bauru, o núcleo de tempestade está nas cidades de Cabrália Paulista e Paulistânia.

Além disso, a linha de chuva que estava mais cedo entre o SO paulista e NE paranaense continua a avançar em direção a RMSP. Podemos ter algumas chuvas nessa madrugada.

 

Aqui na zona leste de Sampa faz 17.7 graus.

Link to comment
Share on other sites

Como já comentado pelo Daniel, aqui em Sampa tivemos um dia de sol, sempre com boa quantidade de nuvens.

 

Mirante: 17,4°C / 25,3°C

IAG: 16,5°C / 25,8°C

 

Mas essas máximas são enganosas.

Havia uma boa sensação de abafamento para quem estava nas ruas.

A umidade não baixou de 51% na automática do Mirante, ficando acima de 60% na maior parte do dia.

 

 

Passei o dia em Sampa nesta 3ª feira. Embora a máxima tenha sido de "modestos" 25,3ºC, a sensação de abafamento predominou, realmente, devido à umidade elevada. Por isso, odeio umidade elevada, tanto para frio quanto para calor; em ambos os casos potencializa a sensação do que realmente está registrado no termômetro. Gosto de tempo seco. A pior coisa é tempo úmido e temperatura alta. Por isso que NUNCA moraria em cidades como Manaus, Belém ou mesmo litorâneas.

Link to comment
Share on other sites

A época que acho mais fácil é durante o inverno.

 

Principalmente no clima predominante tropical de altitude, de abril à final de setembro. Pega uma Brasília neste período, praticamente não vai chover; as FF´s mal chegam lá. BH tem um mínimo de subtropicalidade; diria que uns 5%, os 95 restantes são tropical altitude. Também é bem fácil de prever neste período, mas um "bocadinho menos fácil" que Brasília. Quanto mais vai descendo para o Sul, a dificuldade da previsão aumenta gradativamente no período citado, tal qual o percentual de subtropicalidade.

 

No verão, acredito que ocorra o inverso. Acho que é mais fácil de prever PoA, por exemplo, do que São Paulo. PoA chove menos, tem muito mais sol. SP chove mais, há mais instabilidades, ZCAS.

 

Agora, a primavera, partir de meados de set até início de dezembro, realmente é bem complicado prever. Esta semana, por exemplo, está sendo complicadíssima de se prever, em termos de temperaturas e como se comportará os dias, chove?, não?, trovoadas?, etc... Estão mudando de um dia para o outro... Há diferença de um instituto para o outro. Não há consenso.

Link to comment
Share on other sites

Parece que a chuva mais forte passou. Chove fraco agora.

O Inmet já registrou 12,2 mm acumulados.

 

Chuvas atingindo também o sul de MG.

 

Já estava com medo que os modelos errariam grosseiramente, mas não, aí está a bendita

chuva prometida.

 

A expectativa é que as instabilidades ganhem mais força ao longo do dia e cheguem ao RJ e

sudeste de MG na parte da tarde.

 

Em alguns locais entre o sul de Minas e leste de SP, há células intensas.

Link to comment
Share on other sites

Parece que a chuva mais forte passou. Chove fraco agora.

O Inmet já registrou 12,2 mm acumulados.

 

Chuvas atingindo também o sul de MG.

 

Já estava com medo que os modelos errariam grosseiramente, mas não, aí está a bendita

chuva prometida.

 

A expectativa é que as instabilidades ganhem mais força ao longo do dia e cheguem ao RJ e

sudeste de MG na parte da tarde.

 

Em alguns locais entre o sul de Minas e leste de SP, há células intensas.

sp4Kbm10.jpg.0125ab16d4c0ab39637f0e4a70c441b0.jpg

Link to comment
Share on other sites

Chove forte a quase 1 hora aqui , tenho 12mm acumulados e muitos raios

 

Colírio para os meus olhos essa sua mensagem. A chuva está tomando conta de Minas!

 

 

Tem como o pluviometro entupir ??

 

Porque choveu muito aqui e ela mostra 14mm enquanto o INMET já acumula quase 20mm ta meio estranho , minima de 8,9°C nada mal e no momento 11,2°C

Link to comment
Share on other sites

As imagens de

satélite me parecem desatualizadas, então talvez essa instabilidade já

tenha crescido ainda mais.

Sim,

as áreas de instabilidade avançam rápido!

Aki no leste paranaense houve uma mudança radical nas condições do tempo, conforme já foi comentado.

Os ventos em altitude são fortes...

Link to comment
Share on other sites

Eheheheh PNI está de volta...nem vou falar como consegui esta façanha...

 

Carlos Dias, o segredo é o azulzinho :rofl: :rofl: :rofl:

 

Parece que o efeito é curto.

 

:laugh: :laugh: :rofl: :rofl:

 

:laugh: :laugh: :laugh:

 

Brincadeiras à parte, eu acho incrível como as pessoas lá do PNI não percebem quando

a estação sai do ar. Aí o Artur, Carlos, William, etc, têm que ligar pra lá pedindo

pra reiniciar todo o sistema. Poxa, será que teremos que SEMPRE avisá-los disso?

Link to comment
Share on other sites

Brincadeiras à parte, eu acho incrível como as pessoas lá do PNI não percebem quando

a estação sai do ar. Aí o Artur, Carlos, William, etc, têm que ligar pra lá pedindo

pra reiniciar todo o sistema. Poxa, será que teremos que SEMPRE avisá-los disso?

 

Eles não conseguem saber..acho que a unica solução é o WeatherLink IP....tenho certeza que ~tudo estaria resolvido se tivesse um lá, ao invés do hautespot

Link to comment
Share on other sites

A chuva chegou à zona da mata. Uma instabilidade forte passa sobre a região

neste momento. Por aqui, chove fraco há quase 1h, mas parece que vai aumentar

a intensidade. Começam alguns trovões também.

 

Pois é, Renan. A área de instabilidade está passando por cima de JF.

 

Aqui no RJ a chuva parou. Neste momento a temperatura caiu para 20,9ºC na estação automática do INMET.

 

tFPWLGY.png

Link to comment
Share on other sites

Eheheheh PNI está de volta...nem vou falar como consegui esta façanha...

 

Carlos Dias, o segredo é o azulzinho :rofl: :rofl: :rofl:

 

Parece que o efeito é curto.

 

:laugh: :laugh: :rofl: :rofl:

 

:laugh: :laugh: :laugh:

 

Brincadeiras à parte, eu acho incrível como as pessoas lá do PNI não percebem quando

a estação sai do ar. Aí o Artur, Carlos, William, etc, têm que ligar pra lá pedindo

pra reiniciar todo o sistema. Poxa, será que teremos que SEMPRE avisá-los disso?

Lá tbm Brazil!

Desinteresse generalizado...

Link to comment
Share on other sites

BOM DIA!

Dia primaveril em Porto Alegre! Coisa boa... Sol e temperatura bem amena.

Final de semana temos previsão de um friozinho pela manhã.

AMIGO CARLOS DIAS, MP PRA TI.

Abraços a todos!

A MetSul dá variação de 9° a 18° em POA no sábado com sol! Colega, isso é um PRIMOR de dia!! Essa máxima numa previsão setorizada significa valor de até 17° em grande parte da cidade com sol do início de outubro. Não tem como melhorar. Só com uma onda de frio tipo out/1999, quando tive 7,4° aqui, meu recorde do mês.

 

Hoje tive mínima de 12,3°. Agora já faz 25,5° com 45%. Dia muito bom!

 

Abraços primaveris!

Link to comment
Share on other sites

Choveu bem de madrugada aqui na Granja Viana, com direito a trovoadas. Agora, 100% encoberto e 19ºC. Bastante agradável.

Em Sampa choveu bem, na madrugada.

Aqui na zona norte, a chuva parou por volta de 6h30 da manhã.

 

Mirante (Conv.): 20,0 mm

Guarulhos (Conv.): 17,9 mm

Barueri (Aut.): 16,8 mm

 

Tivemos céu nublado pela manhã, com mormaço no final.

Agora, sol entre nuvens por aqui, sensação da abafamento na rua. :sad:

 

Temos 21 a 24°C nos aeroportos, com umidades entre 65 e 73%. :sad:

Link to comment
Share on other sites

Amigos, mais um dia bem agradável lá em São Bernardo, com máxima de 21 graus e agora tenho 17,2 , com 93% de umidade, vento a 8 km/h, e a radiação solar a 102 watts, muito baixa para o horário, indicando forte cobertura de nuvens na região.

 

Aqui em Barueri, temos 23,9 graus (15 horas inmet), sendo que bateu 24,1 perto de 15 horas. Está sendo um início de Outubro que eu não esperava, ou melhor, sei que os modelos diziam ser assim mas não apostava em tanta temperatura baixa. E seguirão sendo assim os dias pelo menos até dia 10 de Outubro.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.