Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Prev Regióes Centro-Sul - Setembro 2013


Recommended Posts

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

[...] 2013 foi um ano atípico pra neve, quando todos afirmavam "nao vai nevar", vem e neva de palmo sobre o sul do Brasil. [...]

!

 

Me parece que 2 empresas brasileiras e uma entidade internacional não se enquadram no "todos afirmavam".

 

Bruno, confesso que não estou te entendendo...fiz uma afirmação de forma a indicar que a maioria não concordava com as saídas, foi modo de falar "quando todos afirmavam", de forma a reforçar uma idéia a qual estava escrevendo... Não seria melhor vc tb, desta forma, citar o nome das empresas e entidade? Texto em forum é complicado, nem todo mundo consegue interpretar da forma como vc escreve.

 

:friends: :good2: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Bruno, confesso que não estou te entendendo...fiz uma afirmação de forma a indicar que a maioria não concordava com as saídas, foi modo de falar "quando todos afirmavam", de forma a reforçar uma idéia a qual estava escrevendo... Não seria melhor vc tb, desta forma, citar o nome das empresas e entidade? Texto em forum é complicado, nem todo mundo consegue interpretar da forma como vc escreve.

 

:friends: :good2: :good2:

 

Sem problemas, mas pessoalmente penso que "a maioria" é diferente de "todos afirmavam".

 

Em relação ao "neva de palmo" (passado recente, julho). As 2 empresas (Climaterra e Metsul); Entidade estrangeira (NOAA).

Link to comment
Share on other sites

Chuva moderada em Curitiba, com 13°C e ventos de W/SW 15km/h.

Parecendo mês de julho por aki...

 

Continua a previsão de mínima na cs dos 2°C para amanhã, pelo Wunderground!

 

Se realmente se confirmar, vai ser fantástico! Estamos à poucos passos de outubro!

 

 

Segue a nebulosidade em boa parte do Sul...

WUBLAST_13.png.d480e0bd245b95de557c847589274812.png

Link to comment
Share on other sites

O termo "sensacionalista e iresponsabilidade" ao meu ver é um tanto quanto exagerado, uma vez que a leitura do INPE com o mapa divulgado foi feita de forma correta. Sobre se vai nevar no MI ou em alguma cidade da região, a expectativa fica em aberto. Inclusive, Caio, fazendo um coach na tua mensagem acima e comparando com outra mensagem tua, temos que você mesmo acredita que pode dar algo a mais com relação a neve. E se o INPE acertar, continuará achando que foi irresponsabilidade?

[/color]

 

Exato...temos que lembrar que iresponsabilidade foi a Climaterra colocar -16 de minima na semana do dia 20 de julho no qual a temperatura não chegou sequer a -8,0...aquilo sim foi sensacionalismo..!!

 

Não foi irresponsabilidade, pois todos lembram muito bem a força do ar polar e a temperatura que Urupema tinha no dia anterior à previsão as 19h (-4°C). Há fatores que passam despercebidos. E se ele tivesse dado -8°C e fizesse -16°C? Seria taxado de irresponsável também. Não acho isso justo. Ele apontou a mínima conforme o cenário apresentado, uma forte massa de ar polar (não apenas forte, mas uma das mais fortes em décadas) com MODELOS apontando até -11°C (você lembra do GFS apontando, eu sei que lembra). Esse é o país onde o meteorologista alerta e é chamado de irresponsável.

 

O próprio cenário na Argentina indicava -15/-16C em SC, mas como Climatologia não é ciência exata, minutos e metros mudam muita previsão...

Link to comment
Share on other sites

E se ele tivesse dado -8°C e fizesse -16°C? Seria taxado de irresponsável também. Não acho isso justo. Ele apontou a mínima conforme o cenário apresentado, uma forte massa de ar polar Esse é o país onde o meteorologista alerta e é chamado de irresponsável.

 

E se nevar em Uru, SJ e BDS...O Inpe será taxado de irresponsável por ter estampado em possibilidade de neve..?? Eles tb estão apostando num cenário...mesmo não afirmando..!!

 

É que na verdade, não posso comparar estas duas previsões , pois uma está inclinada para a ciencia e a outra , alem da ciencia , está inclinada ou voltada para o turismo........e não vejo nada mal nisso...são perfis diferentes...esta é minha opinião..!!

Link to comment
Share on other sites

O termo "sensacionalista e iresponsabilidade" ao meu ver é um tanto quanto exagerado, uma vez que a leitura do INPE com o mapa divulgado foi feita de forma correta. Sobre se vai nevar no MI ou em alguma cidade da região, a expectativa fica em aberto. Inclusive, Caio, fazendo um coach na tua mensagem acima e comparando com outra mensagem tua, temos que você mesmo acredita que pode dar algo a mais com relação a neve. E se o INPE acertar, continuará achando que foi irresponsabilidade?

[/color]

 

Exato...temos que lembrar que iresponsabilidade foi a Climaterra colocar -16 de minima na semana do dia 20 de julho no qual a temperatura não chegou sequer a -8,0...aquilo sim foi sensacionalismo..!!

Matou a pau Carlão. foi no rim, ah foi no rim esta :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

É o velho sonho catarina de repetir Caçador e Xanxerê, mas tá difícil este parto kkkkkkkkkkkkkkkk :mosking: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Acompanhando o ano de 2013 devemos ter uma boa discussão sobre a dinâmica instalada.

Se é AAO, gelo demais no sul, mesmo na neutralidade, é algo a ser estudado.

Hoje, não acredito que seja algo ímpar e que NUNCA tenha ocorrido, Porto Alegre está com temperatura que nem mesmo no auge do inverno é comum ocorrer:

9.1°C, meio dia, pontos com 10 outros com 11. Quer dizer, algo incrível para final de setembro.

Se nevar, não seria qualquer surpresa.

Link to comment
Share on other sites

Carlão, creio que erros ocorrerm. E disso tenho certeza que os institutos citados aqui vão concordar. Mas, se pegarmos o erro, de forma estatística, é pequeno. Seria interessante fazermos esse comparativo de todos, digo TODOS , os institutos: INPE-CPTEC, Inmet, somar, climaterra, climatempo, metsul, etc. Todos terão acertos e equívocos. Numa ciêcia que não chega a ser exata, nada de anormal. Mas, assim como eu não chamaria de irresponsável a atitude do CPTEC; também, não acho que os -16 tenha sido por parte do climaterra. Pode ter ocorrido um erro de análise. Afinal, aquele frio que veio apontava para um "empurramento" e abertura do tempo , quando o núcleo da MP estaria sobre aquela região, o que daria , caso limpasse o tempo, uma negativa grande. Mas, a natureza nem sempre segue os modelos. Basta ver que as previsões dos eventos anteriores de neve foram "pequena possibilidade". pode, existe a possibilidade, etc.

Não critico, pois já trabalhei com detalhes técnicos e a crítica fere quem estuda.

mas, façamos a crítica que devemos fazer.

 

e se acumular neve ?

 

quem vai estar certo?

 

Ora, a Metsul , sempre que existe a possibilidade, isso, dentro de súa análise, também coloca a probabilidade. O que não está colocando agora, pois SUAS ANÁLISES técnicas apontam para outro lado.

 

Nesta confusão de modelos. Devemos apostar no que menos erra e na experiência de campo, fosse eu o meteorologista, faria assim.

Link to comment
Share on other sites

Hoje, não acredito que seja algo ímpar e que NUNCA tenha ocorrido, Porto Alegre está com temperatura que nem mesmo no auge do inverno é comum ocorrer:

9.1°C, meio dia, pontos com 10 outros com 11. Quer dizer, algo incrível para final de setembro.

Se nevar, não seria qualquer surpresa.

Era o que eu ia comentar: dia MUITO frio para o final de setembro!! Se fosse meio de julho já seria "muito" frio, mas por estarmos nessa época o frio se destaca!

 

Aqui tenho 9,6° e chove fraco. A pouco chovia moderadamente. Foram 4,9 mm acumulados na última hora e 15,5 mm nas últimas 24 h. Pior é o vento, que sopra de O a 21,4 km/h, mas já bateu 38,0 km/h (certamente perto de 50 km/h em algum ponto da cidade).

 

Sobre a neve, é o mesmo cenário da neve de agosto, mas um pouco menos frio. Por vezes temos aquela chuva fraca, onde o ar não está saturado. Mas agora voltou a chuviscar. Inverno com tudo!!

 

Abraços invernais!

Link to comment
Share on other sites

Vocês estão negligenciando todo o bom procedimento e parâmetros usados para chegar a esta previsão de -16 apontado pelo Climaterra. Na época me ocorreu o mesmo pensamento de exagero. Mas eu realmente acreditava que desta vez as mínimas chegariam a mínimas de 2 dígitos. O ar polar era muito potente em posição favorável, mas por fim acabou frustando na expectativa de mínimas extremas, porém não deixaram de serem muito baixas (mas longe de absurdas).

 

Irreponsabilidade é uma palavra meio sem cabimento neste caso, irreponsável era colocar uma temperatura destas numa MP como a desta semana por exemplo. Irresponsável foi o Inmet dizer que o Catarina não passaria de um ciclone bom para surfistas. Irresponsável é certos orgãos emitir chance de neve quando nós amadores sabemos que não houve situação para isso e depois justificarem o erro com testemunhas invisíveis (pérolas da SOMAR).

 

Eu diria que faltou uma certa imprudência ao emitir uma temperatura destas de forma tão explícita sem um maior grau de cuidado com que joga essa informação, mas ele foi claro e objetivo. Particulamente duvido que a nossa região tenha potencial para tais temperaturas. Talvez um dia numa "tempestade perfeita" isso ocorra.

 

Mudando de assunto, mas que primavera mais linda! Começando com tornados, enchentes, secura de deserto, frio e ventos fortes! 2013 está devolvendo na minha opinião com juros compostos, taxas, impostos e tudo mais o que 2012 não fez, falo isso pelo Sul é claro :good2: :good2: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Carlão

 

Ora, a Metsul , sempre que existe a possibilidade, isso, dentro de súa análise, também coloca a probabilidade. O que não está colocando agora, pois SUAS ANÁLISES técnicas apontam para outro lado.

 

Nesta confusão de modelos. Devemos apostar no que menos erra e na experiência de campo, fosse eu o meteorologista, faria assim.

 

Perfeito Gamboa..tanto é que a Metsul é bem acertadora qdo a previsao é para a capital Porto Alegre mais que ninguem...a não ser no Belem Novo que é onde se concentram o maior numero de erros.....Mas faz parte e no geral é muito bom...este é o pensamento..!!

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

Carlos, penso que o Caio está correto em ser cauteloso. O quadro para neve não está tão merecedor de destaque, às escâncaras. SE nevar, será rápido e isolado, como bem referiu a Climaterra. Não se descarta, porém.

 

Daqui 48 horas vc poderá afirmar quem estará correto. No momento eh só um palpite...

 

Parece aquela entrevista com um jogador Português, minutos antes do jogo:

 

-Fulano, prognósticos para o jogo?

 

E a resposta:

 

-Não tenho prognósticos, pois o jogo não se encerrou...

 

 

Carlos, penso que o Caio está correto em ser cauteloso. O quadro para neve não está tão merecedor de destaque, às escâncaras. SE nevar, será rápido e isolado, como bem referiu a Climaterra. Não se descarta, porém.

 

Shimutz..não estou entendedo mais nada..se nevar, o Inpe e a Climaterra vão acertar...Ponto..!! E se não nevar , o Inpe terá errado e a Climaterra NÃO...?? Pois mesmo ter afirmado que iria, a maneira cautelosa, isentaria do erro por não ter destacado? Eu não tô entendendo mais nada...

 

:wacko2:

 

A questão não é acertar ou errar. É a maneira de informar. O momento exige cautela, ainda mais por se tratar de um fenômeno RARO. Lançou-se previsão de neve certa, generalizada, garantida. Isso é cautela? Isso é responsabilidade?

 

E não está entendendo? Faz parte do BAZ há 10 anos e não sabe o que é ou como se processa uma previsão do tempo?

 

:sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Shima

a previsão não foi com exagero. Foi uma previsão normal. Colocaram um alerta.

Ora, que mal há nisso?

Quantas vezes colocam , em SP, Alerta para temperatura de 10°C? No RS seria um absurdo, lá, não.

Acho a crítica infundada contra o CPTEC.

Sempre esteve cauteloso noutras ocasiões. Vai ver a " análise" de agora leva em conta outros fatores.

É isso o que falo.

Não podemos fazer críticas a A e poupar B.

Por isso, coloco todos no mesmo patamar, TODOS, inclusive meus amigos da Metsul e Climaterra.

Amigos amigos erros à parte.

Por que não perguntam a eles se erram? vão responder que sim.

Evidentemente, como pessoas públicas que são, possuem clientes e a estes precisam mostrar acertos maiores. Mas, há erros.

Ora, ninguém aqui é onipotente.

Se for, deveria estar num planeta com melhores recursos tecnológicos.

Link to comment
Share on other sites

Carlos, Belém Novo? Como você sabe disso? :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

 

Nevou, de fato, num quadro que não me mostrava tão propício. Agora, a manchete fala, Gamboa, que era pra nevar como fez nos meses passados. Eis o exagero. Daí vem a indagação: nevar um floco ou nevasca é cair neve?

 

Mas, que venha a nebulosidade e bendito ciclonão:

 

S11235231_201309241500.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Carlos, Belém Novo? Como você sabe disso? :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

 

Nevou, de fato, num quadro que não me mostrava tão propício. Agora, a manchete fala, Gamboa, que era pra nevar como fez nos meses passados. Eis o exagero. Daí vem a indagação: nevar um floco ou nevasca é cair neve?

 

Mas, que venha a nebulosidade e bendito ciclonão:

 

S11235231_201309241500.jpg

 

Shima

as previsões de neve no Brasil são modestas.

Nunca li algo dizendo que teríamos , por exemplo, 60cm de neve. Ou nevascas.

no máximo, nevadas.

Mas, com todo o respeito que tenho pela tua opinião, não vi exagero do Inpe. Eles sempre emitem este tipo de alerta.

Link to comment
Share on other sites

Só tenho uma coisa a dizer: mais respeito com o INPE!

 

Aguardando desculpas que não virão, ou virão?

 

O INPE, para os incautos, é o principal centro de pesquisas do Brasil em termos de modelagem numérica. Os caras tem modelo próprio e fazem o monitoramento com muito equipamento de ponta, portanto não dava pra descartar a possibilidade que levantaram, e está aí a confirmação. Se foi muita ou pouca neve, o fato é que neve é neve! E se caiu em S Joaquim, então já estamos falando de cotas abaixo dos 1500 metros.

 

Sobre erros de institutos, já vi o próprio Sr. Eugenio Hackbart da Metsul se desculpar,desta forma todos os institutos são sujeitos a falhas, e na verdade a falha é que permite a chegada de uma nova evolução na previsão. E vejo que se é emitido um boletim de condições meteorológicas, temos de pensar o quanto de pessoas, gasto financeiro e material foi usado para se conseguir um resultado em forma de uma linha de texto.

 

Leviano é criticar antes de acontecer um evento.

Link to comment
Share on other sites

Artur bela argumentação, aplaudo, respeito, mas não concordo.

 

Não vamos ficar discutindo os detalhes, pois são os detalhes que tem faltado. A generalização acaba por criar uma campanha midiática enorme. O que sempre vai gerar empolgação e/ou frustração.

 

Bom, vamos ao nowcast.

 

Sondagem de POA 12Z:

 

-----------------------------------------------------------------------------
  PRES   HGHT   TEMP   DWPT   RELH   MIXR   DRCT   SKNT   THTA   THTE   THTV
   hPa     m      C      C      %    g/kg    deg   knot     K      K      K 
-----------------------------------------------------------------------------
1020.0      3   10.2    7.7     84   6.50    280     13  281.8  299.8  282.9
1000.0    172    8.2    6.9     92   6.28    280     22  281.4  298.8  282.4
 957.0    534    5.4    5.2     99   5.83    270     25  282.1  298.4  283.1
 925.0    812    4.4    4.3     99   5.66    245     20  283.8  299.8  284.8
 889.0   1135    3.8    3.6     99   5.60    228     23  286.4  302.4  287.4
 882.0   1199    3.4    3.2     98   5.47    225     24  286.7  302.3  287.6
 850.0   1499    1.6    1.1     96   4.90    240     22  287.8  302.0  288.7
 728.0   2734   -4.3   -4.8     96   3.68    280     17  294.3  305.4  295.0
 710.0   2933   -5.3   -5.8     96   3.51    306     15  295.4  306.0  296.0
 700.0   3045   -5.5   -7.1     88   3.22    320     14  296.4  306.2  296.9
 682.0   3249   -6.1  -10.3     72   2.57    344     13  297.9  305.9  298.4
 660.0   3504   -8.0  -12.5     70   2.23     15     12  298.6  305.6  299.0

 

Sondagem Santa Maria 12Z:

 

-----------------------------------------------------------------------------
  PRES   HGHT   TEMP   DWPT   RELH   MIXR   DRCT   SKNT   THTA   THTE   THTV
   hPa     m      C      C      %    g/kg    deg   knot     K      K      K 
-----------------------------------------------------------------------------
1015.0     85    8.0    4.2     77   5.12    270      4  280.0  294.2  280.8
1000.0    211    6.6    3.1     78   4.80    245     16  279.8  293.2  280.6
 968.0    476    4.3    2.1     86   4.64    225     20  280.1  293.0  280.8
 934.0    767    1.8    1.1     95   4.46    221     18  280.4  292.9  281.1
 925.0    845    1.4    0.8     96   4.40    220     17  280.7  293.1  281.5
 908.0    994    0.9    0.1     94   4.27    205     17  281.8  293.9  282.5
 875.0   1291    0.0   -1.2     91   4.01    185     23  283.8  295.3  284.5
 850.0   1523   -0.7   -2.3     89   3.82    195     22  285.4  296.4  286.1
 827.0   1742   -1.7   -5.5     75   3.08    206     22  286.6  295.7  287.1
 807.0   1936   -3.3   -8.1     69   2.58    216     21  286.9  294.6  287.4
 788.0   2123   -4.6   -8.5     74   2.56    225     21  287.5  295.1  287.9
 764.0   2366   -6.3   -9.1     80   2.53    200     20  288.2  295.8  288.6
 747.0   2542   -7.5   -9.5     86   2.50    197     21  288.7  296.3  289.2
 731.0   2711   -8.1  -12.3     72   2.04    195     22  289.9  296.1  290.2
 715.0   2882   -8.7  -24.7     26   0.73    203     23  291.1  293.4  291.2
 701.0   3035   -9.5  -25.5     26   0.69    210     23  291.8  294.1  291.9
 700.0   3046   -9.5  -25.5     26   0.69    210     23  291.9  294.2  292.1

 

Santa Maria mais fria que POA denota que o frio está entrando pelo oeste acompanhando a rotação do vórtice ciclônico.

 

Vórtice este que se encontra entre a Grande POA e o Sul Gaúcho.

 

TrCMK6r.png

 

É no vórtice que se encontra o grosso do frio e as nuvens da neve.

 

ryPuw0e.gif

 

Entretanto os cúmulos gerado pela rotação do ciclone já causaram alguma precipitação invernal/neve em São Joaquim, sinal de frio disponível nas camadas mais altas. As imagens do radar do Morro da Igreja de mostram precipitações na região serrana de maior altitude.

 

FLfgEJs.png

 

O pico do frio nas camadas mais altas ocorrerá entre 15h00 e 21h00 segundo a maioria dos modelos.

 

Justamente o momento que o vórtice tende a se aproximar e/ou passar sobre as regiões mais altas do RS e SC. Justamente o momento que residem as maiores chances de neve.

 

Se já caiu sob esta temperatura, certamente poderá cair mais ao entardecer.

Link to comment
Share on other sites

Shima

as previsões de neve no Brasil são modestas.

Nunca li algo dizendo que teríamos , por exemplo, 60cm de neve. Ou nevascas.

no máximo, nevadas.

Mas, com todo o respeito que tenho pela tua opinião, não vi exagero do Inpe. Eles sempre emitem este tipo de alerta.

 

Eu já. Já vi o climaterra prever com a certeza neve e nevar. Isso foi em 2000, em 2010 e alguns eventos que não me lembro. Não estou falando da quantidade, pois noto que não compreendeu minha mensagem anterior.

 

Refiro-me a certeza do evento e a consequênte manchete. Noutras épocas sim, eram concretas e mereciam destaque. Compreendeu?

 

Não viu exagero? Anunciou-se: chance de neve na Serra Catarinense. O que tem de amigos distantes me perguntando se Lages está branca... Ou aqui não é mais serra catarinense?

 

O anúncio correto: pequena chance de neve em alguns PONTOS altos e isolados da Serra Catarinense.

 

Pelo Inpe, a SC 114 já estaria bloqueada...

Link to comment
Share on other sites

12Z AUMENTOU ligeiramente o frio a curto prazo.

 

FIELD  TEMPERATURE    TEMPERATURE    TEMPERATURE    TEMPERATURE    TEMPERATURE    PRECIPITATION 
LEVEL    850 MB         800 MB         750 MB         700 MB         650 MB                
UNITS      DEGC           DEGC           DEGC           DEGC           DEGC           MM   
HR
+  0.      4.7            2.0           -0.3           -3.8           -7.7           0.38
+  3.      3.3            0.0           -1.9           -4.7           -6.4           0.04
+  6.      3.0           -1.1           -4.3           -5.6           -7.0           0.04
+  9.      2.6           -1.0           -2.9           -6.0           -9.1           0.11
+ 12.      2.0           -0.1           -2.2           -5.2           -8.6           0.36
+ 15.      2.7            0.4           -1.4           -4.0           -6.4           0.30
+ 18.      3.1            0.0           -1.2           -2.8           -5.7           0.27
+ 21.      3.3            0.4           -1.4           -3.0           -6.1           0.30

 

Janela BOA até 21h00.

 

Janela forçando a barra até as 06h00.

Link to comment
Share on other sites

Só tenho uma coisa a dizer: mais respeito com o INPE!

 

Aguardando desculpas que não virão, ou virão?

 

O INPE, para os incautos, é o principal centro de pesquisas do Brasil em termos de modelagem numérica. Os caras tem modelo próprio e fazem o monitoramento com muito equipamento de ponta, portanto não dava pra descartar a possibilidade que levantaram, e está aí a confirmação. Se foi muita ou pouca neve, o fato é que neve é neve! E se caiu em S Joaquim, então já estamos falando de cotas abaixo dos 1500 metros.

 

Sobre erros de institutos, já vi o próprio Sr. Eugenio Hackbart da Metsul se desculpar,desta forma todos os institutos são sujeitos a falhas, e na verdade a falha é que permite a chegada de uma nova evolução na previsão. E vejo que se é emitido um boletim de condições meteorológicas, temos de pensar o quanto de pessoas, gasto financeiro e material foi usado para se conseguir um resultado em forma de uma linha de texto.

 

Leviano é criticar antes de acontecer um evento.

 

Concordo com tuas palavras, Artur.

 

Eu critico o CPTEC, mas reconheço que eles fazem as melhores previsões.

 

Não é qualquer empresa de fundo de quintal que tem a capacidade de desenvolver um modelo próprio de previsão. Eu tiro o chapéu pra esses caras!

Link to comment
Share on other sites

Só tenho uma coisa a dizer: mais respeito com o INPE!

 

Aguardando desculpas que não virão, ou virão?

 

O INPE, para os incautos, é o principal centro de pesquisas do Brasil em termos de modelagem numérica. Os caras tem modelo próprio e fazem o monitoramento com muito equipamento de ponta, portanto não dava pra descartar a possibilidade que levantaram, e está aí a confirmação. Se foi muita ou pouca neve, o fato é que neve é neve! E se caiu em S Joaquim, então já estamos falando de cotas abaixo dos 1500 metros.

 

Sobre erros de institutos, já vi o próprio Sr. Eugenio Hackbart da Metsul se desculpar,desta forma todos os institutos são sujeitos a falhas, e na verdade a falha é que permite a chegada de uma nova evolução na previsão. E vejo que se é emitido um boletim de condições meteorológicas, temos de pensar o quanto de pessoas, gasto financeiro e material foi usado para se conseguir um resultado em forma de uma linha de texto.

 

Leviano é criticar antes de acontecer um evento.

 

Assino embaixo.

 

o problema é querer acreditar que uns são mais certos que outros.

A crítica vale para todo mundo.

Ora, qual o problema de levantarmos dúvidas sobre previsões de pessoas que são, até mesmo, nossos amigos?

não vejo mal algum nisso.E eles vão aceitar a crítica, tenho absoluta certeza!

Mas, se critica o climatempo e agora no Inpe. Ora, nem devemos critica demais ou elogiar demais.

Temos é que ter uma opinião de crítica respeitosa. somente isso.

essa é a questão.E o Inpe já acertou. PONTO.

ninguém , pelo que vejo está faltando com o respeito com o Climaterra nem com o a Metsul, somente estamos dizendo que são passíveis de errar.

E agora, que mal há nisso?

chuva, chuva e.....chuva em Porto Alegre

Link to comment
Share on other sites

Artur bela argumentação, aplaudo, respeito, mas não concordo.

 

Não vamos ficar discutindo os detalhes, pois são os detalhes que tem faltado. A generalização acaba por criar uma campanha midiática enorme. O que sempre vai gerar empolgação e/ou frustração.

 

Bom, vamos ao nowcast.

 

:

:

 

O pico do frio nas camadas mais altas ocorrerá entre 15h00 e 21h00 segundo a maioria dos modelos.

 

Justamente o momento que o vórtice tende a se aproximar e/ou passar sobre as regiões mais altas do RS e SC. Justamente o momento que residem as maiores chances de neve.

 

Se já caiu sob esta temperatura, certamente poderá cair mais ao entardecer.

 

Caio, uma coisa é vc dizer que não concorda, outra coisa é me mostrar qual a divergencia, se for pertinente, entramos em discussão (sempre dentro da civilidade e respeito que tenho por vossa pessoa).

 

Mas, falando de coisas realmente mais importantes e que são a tua especialidade, impressionante tua análise! Percebe-se claramente que o potencial de resfriamento está realmente forte, E SEM INVERSÃO!!!

 

Agora, resta saber o quanto nevará e em quais lugares.

 

Sobre exageros do INPE, não vejo desta forma, foram corretos e usaram um modelo para embasar o que pensavam. Digo a mesma coisa com relação a Climaterra, se informaram -16, tenho certeza que houve algum embasamento para tal previsão.

 

Sabe o que é irresponsabilidade? É a forma como a mídia em geral tenta vender que o Brasil não tem Furacão nem tornado, ou seja, tenho a impressão que manipulam dados climáticos em prol de se criar um cenário de segurança falso ao olho do cidadão. Neste momento, vejo que tanto o INPE como a Climaterra, estão certos.

Link to comment
Share on other sites

Almoçando comentei com meu irmão a formação das nuvens em direção ao planalto sul SC...

 

Chego aqui acesso a climaterra:

 

CLIMATERRA ‏@Climaterra 1 h

 

13 dias de neve no Brasil em 2013, perde para 15 dias em 1990, 12 dias em SC, igualou a 1990 e é a sexta vez na área urbana de S.Joaquim.

 

CLIMATERRA ‏@Climaterra 1 h

 

Temos nuvens com desenvolvimento vertical, grandes cumulos, por isso a neve chega com temperatura "alta", parou agora.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.