Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Climatologia, Resumos mensais, desvios, médias...


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Há um tempo atrás fiz a seguinte brincadeira: peguei dados de Marsila do Amaral, de 2007 a 2010. Aí, comparei com os dados de Santana 2001-2010. A partir disto, interpolei como ficaria a mini-normal 2001-2010 pra Maria Marsilac. Deu 14,0 em julho e 20,5 em janeiro. Ok, não temos mais casquinha de gelo nos rios dos ermos da RMSP, como ocorria no tempo do Anchieta, quanto tudo aqui era um ermo do caramba. Mas as áreas não urbanizadas ainda são bem frias. E isto me faz pensar q a UHI paulistana é responsável por rutal parcela do aquecimento responsavel. A mudança de dinâmica teria uma minúscula responsabilidade.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 357
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Mas as áreas não urbanizadas ainda são bem frias. E isto me faz pensar q a UHI paulistana é responsável por rutal parcela do aquecimento responsavel. A mudança de dinâmica teria uma minúscula responsabilidade.

 

Mas aí, amigo, estamos olhando um micro-cenário,e te volto outra pergunta: qual seria a média de Marsilac quando Pedro Alvares Cabral aqui chegou? A UHI não pode ser responsabilizada se mesmo as áreas menos urbanizadas sofreram algum tipo de aquecimento. Acho que a UHI é a ponta do iceberg, e é a justificativa dos aquecimentistas que não estão a fim de investigar outros índices. Já olhou o mapa de anomalias de temperatura entre Julho e Setembro deste ano? Da latitude de Curitiba pra cima, o inverno foi fraco! Não tem como culpar a UHI sozinha por isso, pra mim os principais responsáveis pelo aquecimento são os índices Macro-climáticos, entre eles SOI, ENSO, PDO, NAO, etc.

 

Sobre SP, se olhar as médias de temperatura deste inverno, verá que não houve um frio EM MÉDIA maior que em outros anos. Houveram apenas picos de frio.

 

Abraços reflexivos!

Link to comment
Share on other sites

OUTUBRO EM ROLÂNDIA/PR:

Precipitação: 173 mm ( Acima da média)

Dias com chuva: 6/31

Temperatura média: 22.8°C ( +0.6°C)

Média das minimas: 17.6°C

Média das máximas: 28.0°C

Menor temperatura: 9.8°C ( 6/10)

Maior temperatura: 34.2°C ( 21/10)

- Tivemos um mês com chuva um pouco acima da média e muito irregulares, sendo que no dia 3 houve o acumulado de 75 mm e nesses 3 primeiros dias do mês já havia sido registrado 110 mm.

- Não houve pelo menos calor intenso como ocorreu ano passado onde tivemos 38.3°C no dia 30/10.

Link to comment
Share on other sites

Mas as áreas não urbanizadas ainda são bem frias. E isto me faz pensar q a UHI paulistana é responsável por rutal parcela do aquecimento responsavel. A mudança de dinâmica teria uma minúscula responsabilidade.

 

Mas aí, amigo, estamos olhando um micro-cenário,e te volto outra pergunta: qual seria a média de Marsilac quando Pedro Alvares Cabral aqui chegou? A UHI não pode ser responsabilizada se mesmo as áreas menos urbanizadas sofreram algum tipo de aquecimento. Acho que a UHI é a ponta do iceberg, e é a justificativa dos aquecimentistas que não estão a fim de investigar outros índices. Já olhou o mapa de anomalias de temperatura entre Julho e Setembro deste ano? Da latitude de Curitiba pra cima, o inverno foi fraco! Não tem como culpar a UHI sozinha por isso, pra mim os principais responsáveis pelo aquecimento são os índices Macro-climáticos, entre eles SOI, ENSO, PDO, NAO, etc.

 

Sobre SP, se olhar as médias de temperatura deste inverno, verá que não houve um frio EM MÉDIA maior que em outros anos. Houveram apenas picos de frio.

 

Abraços reflexivos!

 

Ok, pode ser que, dado o mínimo solar de 1400 a 1900, de fato a média térmica global fosse menor nos 1500. Mas uma coisa é dizer que houve alteraçao de dinamica, porém sendo o UHI foi o principal culpado pelo aquecimento da RMSP. Outra é dizer que a UHI qse nao interferiu (by Mafili).

Abraços refletidos!

Link to comment
Share on other sites

Mas as áreas não urbanizadas ainda são bem frias. E isto me faz pensar q a UHI paulistana é responsável por rutal parcela do aquecimento responsavel. A mudança de dinâmica teria uma minúscula responsabilidade.

 

Mas aí, amigo, estamos olhando um micro-cenário,e te volto outra pergunta: qual seria a média de Marsilac quando Pedro Alvares Cabral aqui chegou? A UHI não pode ser responsabilizada se mesmo as áreas menos urbanizadas sofreram algum tipo de aquecimento. Acho que a UHI é a ponta do iceberg, e é a justificativa dos aquecimentistas que não estão a fim de investigar outros índices. Já olhou o mapa de anomalias de temperatura entre Julho e Setembro deste ano? Da latitude de Curitiba pra cima, o inverno foi fraco! Não tem como culpar a UHI sozinha por isso, pra mim os principais responsáveis pelo aquecimento são os índices Macro-climáticos, entre eles SOI, ENSO, PDO, NAO, etc.

 

Sobre SP, se olhar as médias de temperatura deste inverno, verá que não houve um frio EM MÉDIA maior que em outros anos. Houveram apenas picos de frio.

 

Abraços reflexivos!

 

Ok, pode ser que, dado o mínimo solar de 1400 a 1900, de fato a média térmica global fosse menor nos 1500. Mas uma coisa é dizer que houve alteraçao de dinamica, porém sendo o UHI foi o principal culpado pelo aquecimento da RMSP. Outra é dizer que a UHI qse nao interferiu (by Mafili).

Abraços refletidos!

 

Como eu disse, a UHI tem sua parcela de culpa sim sobre a ilha urbana de SP, mas o que venho notando, é a diminuição média de eventos de frio do Sudeste pra cima, como um todo, afetando áreas urbanizadas e não urbanizadas. Isso que me faz acreditar que a UHI é uma das menores responsáveis, se olharmos o cenário global. Localmente, a impressão que temos é que a UHI causou um "desastre" sobre o clima de SP.

Link to comment
Share on other sites

 

Ok, pode ser que, dado o mínimo solar de 1400 a 1900, de fato a média térmica global fosse menor nos 1500. Mas uma coisa é dizer que houve alteraçao de dinamica, porém sendo o UHI foi o principal culpado pelo aquecimento da RMSP. Outra é dizer que a UHI qse nao interferiu (by Mafili).

Abraços refletidos!

 

Como eu disse, a UHI tem sua parcela de culpa sim sobre a ilha urbana de SP, mas o que venho notando, é a diminuição média de eventos de frio do Sudeste pra cima, como um todo, afetando áreas urbanizadas e não urbanizadas. Isso que me faz acreditar que a UHI é uma das menores responsáveis, se olharmos o cenário global. Localmente, a impressão que temos é que a UHI causou um "desastre" sobre o clima de SP.

 

Mas veja uma coisa:

Marsila do Amaral 2001-2010 (interpolado) 14,0/20,5

Mirante de Santana 2001-2010 17,1/23,3

Ou seja, dá 3 graus de diferença, só por conta de UHI.

Quanto à diferença entre o clima nativo atual, e o clima nativo da época de Anchieta, interessante notar que uma das principais características de um período de resfriamento é o aumento da variação entre dias quentes e dias frios dentro de um mesmo mês. E algumas características marcante do atual clima de RMC e RMSP, são:

- diminuição da frequência de pulsos de ar frio

- diminuição da força destes pulsos

Paralelamente a isto, temos observado o aumento da influência do ASAS. Tanto que em julho/08 a menor mínima em Curita foi sob influência deste centro de alta. Então, não se trata simplesmente de "o clima de hoje é 1 grau mais frio na média do q o clima na época de Anchieta". Mas se trata, tb, de termos menos extremos. Então, uma alteração aparentemente pequena nas médias pode estar acompanhada por forte alteração nos pulsos de frio.

Então é a UHI destruindo médias e extremos de frio de um lado, e alteração de dinâmica provocando apenas um comichão nas médias, mas alterando mto os extremos de frio, por outro lado.

Tenho meditado quanto aos gráficos mafilianos de POA e Sampa.

Link to comment
Share on other sites

 

Ok, pode ser que, dado o mínimo solar de 1400 a 1900, de fato a média térmica global fosse menor nos 1500. Mas uma coisa é dizer que houve alteraçao de dinamica, porém sendo o UHI foi o principal culpado pelo aquecimento da RMSP. Outra é dizer que a UHI qse nao interferiu (by Mafili).

Abraços refletidos!

 

Como eu disse, a UHI tem sua parcela de culpa sim sobre a ilha urbana de SP, mas o que venho notando, é a diminuição média de eventos de frio do Sudeste pra cima, como um todo, afetando áreas urbanizadas e não urbanizadas. Isso que me faz acreditar que a UHI é uma das menores responsáveis, se olharmos o cenário global. Localmente, a impressão que temos é que a UHI causou um "desastre" sobre o clima de SP.

 

Mas veja uma coisa:

Marsila do Amaral 2001-2010 (interpolado) 14,0/20,5

Mirante de Santana 2001-2010 17,1/23,3

Ou seja, dá 3 graus de diferença, só por conta de UHI.

Quanto à diferença entre o clima nativo atual, e o clima nativo da época de Anchieta, interessante notar que uma das principais características de um período de resfriamento é o aumento da variação entre dias quentes e dias frios dentro de um mesmo mês. E algumas características marcante do atual clima de RMC e RMSP, são:

- diminuição da frequência de pulsos de ar frio

- diminuição da força destes pulsos

Paralelamente a isto, temos observado o aumento da influência do ASAS. Tanto que em julho/08 a menor mínima em Curita foi sob influência deste centro de alta. Então, não se trata simplesmente de "o clima de hoje é 1 grau mais frio na média do q o clima na época de Anchieta". Mas se trata, tb, de termos menos extremos. Então, uma alteração aparentemente pequena nas médias pode estar acompanhada por forte alteração nos pulsos de frio.

Então é a UHI destruindo médias e extremos de frio de um lado, e alteração de dinâmica provocando apenas um comichão nas médias, mas alterando mto os extremos de frio, por outro lado.

Tenho meditado quanto aos gráficos mafilianos de POA e Sampa.

 

Perfeito o raciocinio, só não concordo com tua idéia de jogar todo o aquecimento do Mirante de Santana para a UHI, O SST negativo do Atlantico tem feito maravilhas na média deste Outubro de 2013 no Mirante. Fechou absolutamente dentro da média dos últimos 60 anos. Isso tem que ser observado, nem a UHI impediu essa diminuição de mais de 2 GRAUS da média de 2013, comparando com Outubro de 2012. Não estou falando de resfriamento, e sim de que este ano a dinamica de aquecimento médio dos ultimos 30 anos foi QUEBRADA de forma absurda este ano. E Novembro segue a mesma tendencia.

Link to comment
Share on other sites

Só sei que temos que colocar meu weatherlink lá em cima e eu fico com o hautespot no lugar...Vou sair perdendo mas o PNI sempre estará no ar...ou informando os extremos diarios sem mais problemas

 

Temos que ir lá

 

Pq tu vai sair perdendo? Hautespot é uma tecnologia MUITO superior.

 

 

Bruno, está claro que com o Hautespot, estamos a cada queda de internet tendo que nos mobilizar para pedir o reinicio da estação, lá no posto Marcão. Isso, além de cansar a gente, tem criado um certo atrito entre nós e os vigias noturnos do parque, já não estão solicitos com a gente.Outra, com esse reinicio constante, observei que o console, de tanto manuseio, já está pedindo uma substituição, logo mais. Já o weatherlink, seu modo de operação é mais complexo que o Hautespot, mas quando por exemplo derrubamos a internet, ele volta normal. E o hautespot, pelo menos lá no PNI, não volta.

 

Já cansei de falar com o técnico do parque, e não há nenhum bloqueio que impeça o hautespot de voltar ao ar, então penso que, por experiencia, trocamos o hautespot pelo weatherlinkip do Carlos Dias, que funciona muito bem lá no RG. Não tem nada de criticarmos se um é melhor que o outro, mas a experiencia observacional minha, que só esse ano fui 6 vezes pro PNI (4 sozinho), me diz que não está dando certo o hautespot, por um motivo que desconhecemos. O weatherlinkip, olhando o que acontece no RG, tem se mostrado, se inferior na coleta dos dados, MUITO SUPERIOR em se tratando de retornar a ativa após queda de internet.

Link to comment
Share on other sites

Como eu disse, a UHI tem sua parcela de culpa sim sobre a ilha urbana de SP, mas o que venho notando, é a diminuição média de eventos de frio do Sudeste pra cima, como um todo, afetando áreas urbanizadas e não urbanizadas. Isso que me faz acreditar que a UHI é uma das menores responsáveis, se olharmos o cenário global. Localmente, a impressão que temos é que a UHI causou um "desastre" sobre o clima de SP.
Mas veja uma coisa:

Marsila do Amaral 2001-2010 (interpolado) 14,0/20,5

Mirante de Santana 2001-2010 17,1/23,3

Ou seja, dá 3 graus de diferença, só por conta de UHI.

Quanto à diferença entre o clima nativo atual, e o clima nativo da época de Anchieta, interessante notar que uma das principais características de um período de resfriamento é o aumento da variação entre dias quentes e dias frios dentro de um mesmo mês. E algumas características marcante do atual clima de RMC e RMSP, são:

- diminuição da frequência de pulsos de ar frio

- diminuição da força destes pulsos

Paralelamente a isto, temos observado o aumento da influência do ASAS. Tanto que em julho/08 a menor mínima em Curita foi sob influência deste centro de alta. Então, não se trata simplesmente de "o clima de hoje é 1 grau mais frio na média do q o clima na época de Anchieta". Mas se trata, tb, de termos menos extremos. Então, uma alteração aparentemente pequena nas médias pode estar acompanhada por forte alteração nos pulsos de frio.

Então é a UHI destruindo médias e extremos de frio de um lado, e alteração de dinâmica provocando apenas um comichão nas médias, mas alterando mto os extremos de frio, por outro lado.

Tenho meditado quanto aos gráficos mafilianos de POA e Sampa.

Pessoal, permitam-me alguns palpites...

 

1. Para mim, a ilha de calor tem sim efeito nos extremos de mínimas.

Um exemplo são as mínimas de Juquitiba e São Lourenço da Serra (E Marsilac também) quando comparadas com o Mirante e Congonhas.

Além do próprio IAG, que fica numa área verde completamente cercada pela metrópole.

A antiga estação do INMET no Horto Florestal sempre tinha mínimas de 2 a 4°C inferiores ao Mirante, em noites frias, de céu limpo e sem vento.

 

2. No caso das máximas, eu colocaria a maior taxa de nebulosidade como um componente importante nas médias (Das máximas) mais baixas de Marsilac, Riacho Grande, etc.

Embora eu tenha sempre o "pé atrás" com as estações do CGE, reparem nas máximas de Perus, como são mais altas.

Perus é o único distrito de Sampa que fica atrás da serra da Cantareira e está mais próximo de Jundiaí do que de Interlagos, por exemplo.

As máximas de Juquitiba e S. Lourenço da Serra, via de regra, não são muito diferentes do Mirante.

A média das máximas de junho e julho no Horto eram 0,2°C mais altas que o Mirante e a de agosto 0,4°C maior.

A estação do Horto ficava a 4 km, em linha reta, a norte do Mirante.

 

3. A grande maioria das mínimas abaixo de 5°C registradas no Mirante antes de 2000 eram com massas polares continentais cujo centro passava mais próximo do PR, no caminho para o Atlântico.

Isso possibilitava noites frias com céu limpo.

Foi assim em 1955 (Não vi :mosking: mas já li muito a respeito), 1969, 1974, 1979, 1981, 1985, 1990, 1994...

Hoje, o centro da quase totalidade das MP's sai para o mar já na altura do Uruguai e RS, sobrando dias frios e nublados (E chuvosos, às vezes) para nós.

Para mim, aí entra a mudança na dinâmica, que afeta o norte do PR, sul de MG, GO, etc.

Os mineiros me corrijam se eu estiver errado mas parece que as geadas, outrora comuns, quase desapareceram das localidades do sul de MG abaixo de 900 m.

Para finalizar, acho que a frequência de pulsos fortes de ar frio não mudou. O que mudou foi a trajetória.

Tanto é verdade que o RS foi literalmente congelado algumas vezes nos anos 2000. E do PR para cima, nada.

Link to comment
Share on other sites

....

3. A grande maioria das mínimas abaixo de 5°C registradas no Mirante antes de 2000 eram com massas polares continentais cujo centro passava mais próximo do PR, no caminho para o Atlântico.

Isso possibilitava noites frias com céu limpo.

Foi assim em 1955 (Não vi :mosking: mas já li muito a respeito), 1969, 1974, 1979, 1981, 1985, 1990, 1994...

Hoje, o centro da quase totalidade das MP's sai para o mar já na altura do Uruguai e RS, sobrando dias frios e nublados (E chuvosos, às vezes) para nós.

Para mim, aí entra a mudança na dinâmica, que afeta o norte do PR, sul de MG, GO, etc.

Os mineiros me corrijam se eu estiver errado mas parece que as geadas, outrora comuns, quase desapareceram das localidades do sul de MG abaixo de 900 m.

Para finalizar, acho que a frequência de pulsos fortes de ar frio não mudou. O que mudou foi a trajetória.

Tanto é verdade que o RS foi literalmente congelado algumas vezes nos anos 2000. E do PR para cima, nada.

 

Aldo, acho que fui grosseiro contigo não intencionalmente...sorry.

 

Aí ki tá.

 

A de 1979 recordo bem. Foi a primeira vez na vida que vedei e lacrei uma janela e disse _ Só abro na primavera e um amigo do nordeste disse_ Primeira vez que ouço isto que não seja em filme [sBC, 1979, RUA CRISTIANO ANGELI].

 

Frio demais,

 

Concordo plenamente com o item.

 

A advecção de ar frio elimina momentaneamente o efeito UHI.

 

Porém o efeito UHI [real] na cidade de São Paulo certamente não pode mudar a trajetória do núcleo de uma potente MP.

 

Mas aquilo que mudou a trajetória das mps também "mudou o clima" de São Paulo.

 

Meus candidatos sem "pensar" no tema algo relacionado com o Atlântico e seus ciclones.

 

Talvez

Link to comment
Share on other sites

Olá Baz, ando sumido, eu sei... desde q fui morar em vacas gordas n tenho tido muito acesso a internet como eu gostaria, mass....

 

Bem, conversei com o assessor de imprensa de urubici q me disse estar em andamento a instalação de internet em vacas gordas. mas ele me disse q iria demorar uns dois meses no minimo.. coisas de verba de municipio... olha so, vou tentar repassar os dados, com maior frequencia... ai vai os ultimos:

7/10 (0.0/17.9)

8/10 (-1.1/18.6)

9/10 (6.0/17.9)

10/10 (8.9/18.6)

11/10 (9.7/19.1)

12/10 (12.2/16.9)

13/10 (12.3/21.9)

14/10 (10.2/23.4)

15/10 (7.9/24.1)

16/10 (11.6/19.8)

17/10 (8.7/13.5)

18/10 (6.7/17.6)

19/10 (4.9/20.1)

20/10 (9.2/24.2)

21/10 (12.0/23.1)

 

23/10 (11.9/24.7)

24/10 (11.7/17.1)

25/10 (10.4/18.4)

26/10 (11.3/19.2)

27/10 (6.9/19.5)

28/10 (0.3/20.9)

29/10 (3.9/22.9)

30/10 (9.5/23.1)

31/10 (10.4/20.4)

Link to comment
Share on other sites

A média de Outubro ficou em 18,8ºC por aqui (INMET). Ou seja, apenas 1 décimo abaixo

da média histórica. Mesmo assim, o simples fato de ter sido um Outubro normal já me

deixou bem aliviado.

 

Foi um mês bem típico da primavera mesmo, com períodos de calor de verão e frio de inverno.

 

histórica...me parece algo de um instituto que esqueci o nome

 

Deve ter sido um bocado à beça inferior a 81/10.

 

Aliás. que histórica é essa?

 

rsrsrsrs....

Link to comment
Share on other sites

Olá Baz, ando sumido, eu sei... desde q fui morar em vacas gordas n tenho tido muito acesso a internet como eu gostaria, mass....

 

Bem, conversei com o assessor de imprensa de urubici q me disse estar em andamento a instalação de internet em vacas gordas. mas ele me disse q iria demorar uns dois meses no minimo.. coisas de verba de municipio... olha so, vou tentar repassar os dados, com maior frequencia... ai vai os ultimos:

7/10 (0.0/17.9)

8/10 (-1.1/18.6)

9/10 (6.0/17.9)

10/10 (8.9/18.6)

11/10 (9.7/19.1)

12/10 (12.2/16.9)

13/10 (12.3/21.9)

14/10 (10.2/23.4)

15/10 (7.9/24.1)

16/10 (11.6/19.8)

17/10 (8.7/13.5)

18/10 (6.7/17.6)

19/10 (4.9/20.1)

20/10 (9.2/24.2)

21/10 (12.0/23.1)

 

23/10 (11.9/24.7)

24/10 (11.7/17.1)

25/10 (10.4/18.4)

26/10 (11.3/19.2)

27/10 (6.9/19.5)

28/10 (0.3/20.9)

29/10 (3.9/22.9)

30/10 (9.5/23.1)

31/10 (10.4/20.4)

 

 

SENSACIONAL esta mínima de 08/10. Pelo visto, o inverno 2014 terá a gigante Vacas Gordas reportando dados online, espetacular!!!

Link to comment
Share on other sites

A média de Outubro ficou em 18,8ºC por aqui (INMET). Ou seja, apenas 1 décimo abaixo

da média histórica. Mesmo assim, o simples fato de ter sido um Outubro normal já me

deixou bem aliviado.

 

Foi um mês bem típico da primavera mesmo, com períodos de calor de verão e frio de inverno.

 

histórica...me parece algo de um instituto que esqueci o nome

 

Deve ter sido um bocado à beça inferior a 81/10.

 

Aliás. que histórica é essa?

 

rsrsrsrs....

 

É em relação à normal 73-2002. Você pode achar esquisita esta série, mas é o que temos para Juiz

de Fora. Ocorre que a estação mudou para um local completamente diferente em 1973. Não faria

sentido a série 60-90 para cá, os dados ficariam altamente comprometidos. Daí resolvi fazer, por

minha própria conta e risco ( :heart: ), a série 73-2002....dá 30 anos de qualquer forma.

 

Abraços mafilianos

Link to comment
Share on other sites

A média de Outubro ficou em 18,8ºC por aqui (INMET). Ou seja, apenas 1 décimo abaixo

da média histórica. Mesmo assim, o simples fato de ter sido um Outubro normal já me

deixou bem aliviado.

 

Foi um mês bem típico da primavera mesmo, com períodos de calor de verão e frio de inverno.

 

histórica...me parece algo de um instituto que esqueci o nome

 

Deve ter sido um bocado à beça inferior a 81/10.

 

Aliás. que histórica é essa?

 

rsrsrsrs....

 

É em relação à normal 73-2002. Você pode achar esquisita esta série, mas é o que temos para Juiz

de Fora. Ocorre que a estação mudou para um local completamente diferente em 1973. Não faria

sentido a série 60-90 para cá, os dados ficariam altamente comprometidos. Daí resolvi fazer, por

minha própria conta e risco ( :heart: ), a série 73-2002....dá 30 anos de qualquer forma.

 

Abraços mafilianos

 

Renan, Ainda não me acostumei em te ver sem o macacão de trabalho.

 

Fez o certo na dúvida faça o certo [faltam muitos dados para completar 2002/2010?]

 

Podemos tentar achar....

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

CAPITAIS - 2013

 

Porto Alegre RS (Aut): 18,5 med acum.

Jan: 23,9 (19,1 / 30,0 / 14,4 / 36,5) 98,8 mm

Fev: 24,3 (20,4 / 30,0 / 14,8 / 37,8) 142,4 mm

Mar: 21,4 (17,7 / 26,4 / 14,7 / 33,2) 62,4 mm

Abr: 20,4 (15,9 / 26,0 / 10,1 / 31,6) 106,8 mm

Mai: 16,6 (12,4 / 21,2 / 06,2 / 30,8) 64,8 mm

Jun: 14,5 (11,0 / 18,9 / 07,0 / 24,1) 103,6 mm

Jul: 13,7 (09,2 / 19,6 / 01,4 / 28,3) 108,6 mm

Ago: 13,7 (09,3/ 19,1 / 05,2 / 30,1) 248,8 mm

Set: 17,2 (13,2 / 22,1 / 06,2 / 35,1) 137,0 mm

Out: 19,1 (14,6 / 24,7 / 11,1 / 32,3) 131,6 mm

 

-Porto Alegre RS (Conv):

 

Mai: (-0,3) 16,5

Jun: (+0,3) 14,6

Jul: (-0,9) 13,6

Ago: (-1,5) 13,8

Set: (+0,8) 17,6

Out: (-0,4) 19,1

 

-Florianópolis SC: 20,2 med acum.

Jan: 24,4 (20,7 / 28,3 / 18,3 / 32,4) 87,0 mm

Fev: 25,1 (21,8 / 29,6 / 19,0/ 33,2) 184,0 mm

Mar: 23,0 (19,9 / 26,8 / 16,5 / 31,1) 306,6,mm

Abr: 21,9 (17,7 / 26,6 / 12,5 / 31,6) 160,2 mm

Mai: 19,5 (15,6 / 23,8 / 08,1 / 28,4) 52,2 mm

Jun: 18,1 (15,2 / 21,8 / 09,9 / 26,5) 120,2 mm

Jul: 15,3 (11,7 / 19,6 / 03,5 / 30,9) 84,8 mm

Ago: 16,2 (12,7 / 20,6 / 07,4 / 29,8) 129,2 mm

Set: 18,1 (15,3 / 21,6 / 10,2 / 28,6) 215,2 mm

Out: 20,4 (17,3 / 23,9 / 12,3 / 29,3) 63,6 mm

 

-Florianópolis SC (Conv):

 

Mai: (+0,9) 19,4

Jun: (+1,4) 18,1

Jul: (-0,7) 15,6

Ago: (-0,5) 16,4

Set: (+1,1) 18,6

Out: (+1,0) 20,6

 

-Curitiba PR: 16,9 med acum.

Jan: 19,9 (16,4 / 25,1 / 13,1 / 29,6) 70,2 mm

Fev: 21,1 (17,7 / 26,4 / 15,0/ 31,4) 188,6 mm

Mar: 19,5 (16,2 / 24,2 / 12,9 / 29,3) 128,0 mm

Abr: 17,8 (13,6 / 23,5 / 10,0 / 28,2) 50,4 mm

Mai: 15,9 (12,5 / 19,8 / 06,1 / 27,9) 59,2 mm

Jun: 14,8 (11,6 / 19,3 / 06,2 / 24,0) 312,4 mm

Jul: 12,9 --------------------------------------------- (Falta de dados)

Ago: 14,2 --------------------------------------------- (Falta de dados)

Set: 15,9 ---------------------------------------------- (Falta de dados)

Out: 17,4 (13,2 / 23,2 / 07,8 / 29,7) - 95,2mm

 

-Curitiba PR (Conv):

 

Mai: (+1,6) 16,2

Jun: (+2,7) 14,9

Jul: (+0,1) 12,9 (08,8 / 19,2 / -02,1 / 25,4) 181,8 mm

Ago: (+0,2) 14,2 (09,4 / 21,3 / -02,1 / 25,4) 39,4 mm

Set: (+0,9) 15,9 (11,9 / 22,1 / 04,2 / 29,6) 197,0 mm

Out: (+0,2) 17,3

 

-São Paulo SP: 19,5 med acum.

Jan: 21,5 (18,7 / 26,3 / 16,0 / 32,4) 164,8 mm

Fev: 23,0 (19,2 / 29,3 / 17,1 / 34,0) 271,0 mm

Mar: 21,8 (18,7 / 26,8 / 15,1 / 32,4) 176,4 mm

Abr: 19,8 (16,4 / 25,1 / 13,5 / 30,2) 70,8 mm

Mai: 18,7 (15,2 / 23,5 / 10,3 / 29,2) 42,2 mm

Jun: 18,0 (14,9 / 22,6 / 10,6 / 26,9) 142,2 mm

Jul: 16,1 (12,2 / 21,5/ 05,5 / 27,0) 78,4 mm

Ago: 17,7 (12,8 / 24,5 / 07,7 / 30,5) 8,2 mm

Set: 19,0 (15,0 / 25,0 / 09,3/ 32,4) 87,0 mm

Out: 19,6 (15,9 / 25,0 / 11,4 / 32,6) 117,2 mm

 

-São Paulo SP (Conv):

 

Mai: (+1,2) 18,8

Jun: (+1,6) 18,1

Jul: (+0,5) 16,3

Ago: (+0,9) 18,0

Set: (+1,5) 19,3

Out: (0,0) 19,9

 

Desvios com base na 81/10, exceto Florianópolis 61/90

Link to comment
Share on other sites

Cambará do Sul - 2013 - 13,8 med acum

 

Jan: 17,6 (12,9 / 23,8 / 10,0 / 30,3)

Fev: 18,4 (14,5 / 24,0 / 06,6 / 31,1)

Mar: 15,9 (12,3 / 21,0 / 08,2 / 26,7)

Abr: 15,0 (10,0/ 21,5 / 02,7 / 25,3)

Mai: 12,5 (07,5 / 18,4 / -2,4 / 26,1)

Jun: 11,2 (07,2 / 16,3 / 01,2 / 20,2)

Jul: 10,1 (04,9 / 17,1 / -04,2 / 25,3)

Ago: 10,1 (05,3 / 16,4 / -02,2 / 25,7)

Set: 13,1 (08,3 / 19,5 / -01,4 / 29,5)

Out: 14,0 (09,1 / 19,8 / 02,5 / 25,3)

Link to comment
Share on other sites

OUTUBRO 2013

 

09,3 - MORRO DA IGREJA SC

09,5 - PARQUE DO ITATIAIA RJ

12,4 - SÃO JOSÉ DOS AUSENTES (INMET) RS

12,6 - URUPEMA SC

12,6 - SÃO JOAQUIM (Aut/INMET) SC

12,6 - PICO DO COUTO RJ

13,1 - BOM JARDIM DA SERRA SC

13,1 - PAINEL SC

13,5 - SÃO JOAQUIM (CHAPADA BONITA) SC

14,0 - CAMBARÁ DO SUL RS

14,1 - CAMPOS DO JORDAO (HORTO) SP

14,4 - ÁGUA DOCE SC

14,4 - SÃO JOAQUIM (ST ISABEL) SC

14,5 - BOM JESUS RS

14,5 - CAMPOS DO JORDÃO SP (INMET)

14,7 - VACARIA (INMET) RS

14,8 - MONTE VERDE MG

14,9 - CANELA RS

15,1 - LAGES SC

15,2 - CANELA (PWS - CASTELINHO) RS

15,6 - CANGUÇU RS

16,0 - CHUÍ RS

16,1 - INACIO MARTINS PR

Link to comment
Share on other sites

OUTUBRO 2013

 

09,3 - MORRO DA IGREJA SC

09,5 - PARQUE DO ITATIAIA RJ

 

Há de se levar em conta o desempenho SENSACIONAL do Morro da Igreja neste Outubro!! Quebrou a hegemonia do PNI e mostrou porque é considerado um dos pontos mais frios do Brasil (dos pontos monitorados)

 

ESTAÇÃO NO MORRO DA ANTENA NO PNI JÁ!!!!! TEMOS UM PÁREO DURO kkkkkkkkkkkk

Link to comment
Share on other sites

Poderíamos colocar uma Vue lá....seria molelza de arrecadar....mas vamos ver se o weatherlink resolve mesmo o Marcão...se resolver...bora pro Morro das Antenas....2603m x 2451m

 

 

Por falar em PNI...consegue acionar os caras lá? Novamente a estação está fora!!!

 

Sobre a arrecadação de uma Vue...é possível sim!

Link to comment
Share on other sites

Morro da Antena (2.603m)

 

467188_10151587215207863_290939995_o.jpg

 

Posto Marcão (2.457m) com o Morro da Antena ao fundo (2.603m)

 

DSC00525.jpg

 

Nosso amigo Evandro no Morro da Antena (2.603m)

 

Itatiaia38.jpg

 

No Alto , Morro da Antena (2.603m) , abaixo Casa de Furnas (2.478m)

 

GE+Itatiaia.jpg

 

O Morro da Antena está 77m abaixo do Morro do Couto (ao lado)

 

Marcatildeo_zps74d5dc84.jpg

 

Morro da Antena (a Direita)

 

itatiaia2_zpsf379449b.jpg

 

Morro da Antena (Trilha partindo do Posto 3 a direita subindo)

Link to comment
Share on other sites

O Frederico esta com 2 estaçoes la , novas na caixa ,deve ser igual ao que o Artur comprou e o preço tambem ta bom

 

 

Se for a 6163 com weatherlink USB, é igual a minha!!! Pro PNI, o saco é que temos de comprar em loja oficial pagando uma nota preta, pq os caras não aceitam nada que não tenha nota fiscal de loja, senão juro que faziamos uma vaquinha pra pegar várias estaçõe do Wessel pelo mesmo preço que pagamos na estação que está lá no PNI hoje.

 

Certas coisas são o absurdo do absurdo!!! NÓS GASTAMOS MUITO DINHEIRO NA ESTAÇÃO PARA ADEQUAR AS REGRAS DO ICMBIO e não temos sequer uma contrapartida do sinal de internet funcionar direito!!!! BRASIL-SIL-SIL!!!

Link to comment
Share on other sites

O Frederico esta com 2 estaçoes la , novas na caixa ,deve ser igual ao que o Artur comprou e o preço tambem ta bom

 

 

Se for a 6163 com weatherlink USB, é igual a minha!!! Pro PNI, o saco é que temos de comprar em loja oficial pagando uma nota preta, pq os caras não aceitam nada que não tenha nota fiscal de loja, senão juro que faziamos uma vaquinha pra pegar várias estaçõe do Wessel pelo mesmo preço que pagamos na estação que está lá no PNI hoje.

 

Certas coisas são o absurdo do absurdo!!! NÓS GASTAMOS MUITO DINHEIRO NA ESTAÇÃO PARA ADEQUAR AS REGRAS DO ICMBIO e não temos sequer uma contrapartida do sinal de internet funcionar direito!!!! BRASIL-SIL-SIL!!!

 

 

É por essas e outras que nunca seremos! O Brasil nunca será um país de primeiro mundo... Entendo que o Parque tenha que seguir alguns regimentos, mas exigir nota fiscal de doação é algo bizarro!

 

E é curioso este contraste, tão rígidos com algumas burocracias, mas com o que importa são absurdamente incompetentes!

Link to comment
Share on other sites

Uma pena mesmo, o ICMBIO se preocupar com questões mesquinhas e não com o que é importante. Qual é o problema de melhorar o sinal de internet lá? Sabe quem paga para os funcionários do parque, a manutenção, a conservação da estrada de acesso e a bendita da internet? Nós os contribuintes!!!

 

Uma tristeza!!! Já perdi a esperança de ver esse Brazilzão virar primeiro mundo a tempos!!! Em termos de turismo, quanto pior melhor!!!!

Link to comment
Share on other sites

Já trabalhei em estatal (E em empresa privada também... :mosking: )

 

Pelo pouco que conheço de estatal, não deve ser iniciativa do parque...

Deve ser norma que têm que seguir e justificar para as instâncias superiores.

 

Nessa área costuma ser assim: o "peão" que "pisa na bola" sofre consequências, já para as instâncias superiores... :bad:

... normalmente não acontece nada.

Ou, em outras palavras: "faça o que eu digo mas não faça o que eu faço".

 

Onde eu trabalhava também era assim.

Havia muitas coisas que achávamos umas "babaquices". Mas tínhamos que seguir. :sad:

 

Acho que o grande problema no Brasil são as nomeações de diretores e presidentes de estatais e assemelhadas.

Normalmente, o pessoal técnico de carreira (Engenheiros, técnicos, geólogos, químicos, etc) são competentes (É por isso que essas empresas e instituições ainda sobrevivem...).

Porém, a alta administração geralmente é moeda de troca política. :negative: :russian:

Aí, botam uns caras que não sabem nada e, muitas vezes, a palavra deles é que vale. :russian: :negative:

Link to comment
Share on other sites

Já trabalhei em estatal (E em empresa privada também... :mosking: )

 

Pelo pouco que conheço de estatal, não deve ser iniciativa do parque...

Deve ser norma que têm que seguir e justificar para as instâncias superiores.

 

Nessa área costuma ser assim: o "peão" que "pisa na bola" sofre consequências, já para as instâncias superiores... :bad:

... normalmente não acontece nada.

Ou, em outras palavras: "faça o que eu digo mas não faça o que eu faço".

 

Onde eu trabalhava também era assim.

Havia muitas coisas que achávamos umas "babaquices". Mas tínhamos que seguir. :sad:

 

Acho que o grande problema no Brasil são as nomeações de diretores e presidentes de estatais e assemelhadas.

Normalmente, o pessoal técnico de carreira (Engenheiros, técnicos, geólogos, químicos, etc) são competentes (É por isso que essas empresas e instituições ainda sobrevivem...).

Porém, a alta administração geralmente é moeda de troca política. :negative: :russian:

Aí, botam uns caras que não sabem nada e, muitas vezes, a palavra deles é que vale. :russian: :negative:

 

Tipo... colocar um BISPO como Ministro da Pesca ou aquele Lobão como Ministro de Minas e Energias...

 

O Brasil nunca vai pra frente mesmo... Quem já teve a oportunidade de conhecer um Parque Nacional Americano fica com vontade de chorar ao entrar em um Parque Nacional Brasileiro.

 

Nos EUA a Pousada Alsene estaria impecável e seria uma pousada de charme com localização privilegiada, assim como acontece com a Volcano House no Parque Nacional dos Vulcões no Havaí. O acesso seria feito por uma estrada com asfalto liso e bem conservado, existiriam mais restaurantes e hotéis no entorno do parque, crianças e escolas visitariam o local para conheceram a incrível geografia da região...etc...etc...

 

No Brasil é o que é. Um lugar belíssimo, mas com uma estrutura precária! :negative:

Link to comment
Share on other sites

Legal os dados das capitais, Carlos! Ótimo trabalho!!

 

Esse novembro deve fechar levemente acima da média em POA. É aquilo que eu digo: para um mês de primavera fechar no azul (abaixo da média) em POA, é tão complicado como um mês de inverno fechar no azul em Ctba.

 

Meses de inverno com anomalia negativa e ondas de frio muito potentes, primavera com meses de anomalia positiva e eventos severos de calor, estas são principal característica (ao meu ver) do clima V2 (by Zeo) registrado no pós-2000.

Link to comment
Share on other sites

Blumenau

 

Novembro Mínima Máxima

 

01/nov 17.8°C 24.5°C

02/nov 17.5°C 25.0°C

03/nov 19.5°C 24.7°C

04/nov 15.5°C 20.8°C

05/nov 14.6°C 23.3°C

06/nov 13.6°C 22.1°C

07/nov 15.9°C 22.3°C

08/nov 17.3°C 24.1°C

09/nov 19.1°C 27.3°C

10/nov 20.7°C 24.9°C

11/nov 20.8°C 25.1°C

12/nov 18.0°C 27.4°C

13/nov 16.9°C 27.9°C

14/nov 16.5°C 25.7°C

15/nov 15.8°C 28.3°C

16/nov 17.9°C 26.7°C

17/nov 17.2°C 26.2°C

18/nov 18.1°C 24.1°C

19/nov 20.1°C 25.6°C

20/nov 21.0°C 28.6°C

21/nov 21.2°C 28.3°C

22/nov 16.2°C 24.7°C

23/nov 15.1°C 21.8°C

24/nov 17.5°C 21.8°C

25/nov 19.2°C 25.2°C

26/nov 19.7°C 25.5°C

27/nov 20.0°C 25.1°C

28/nov 20.9°C 33.3°C

29/nov 19.3°C 22.9°C

30/nov 18.1°C 21.3°C

 

 

Médias 18.0°C 25.1°C

Extremos 13.6°C 33.3°C

 

Média - 21.5°C

Link to comment
Share on other sites

Morro da Igreja - 1822 m de altitude (Média 24hs)

 

Jan07 : ------

Jan08 : 12,5°C

Jan09 : 12,8°C

Jan10 : 14,8°C

Jan11 : 15,2ºC

Jan12 : 13,1ºC

Jan13 : 12,7ºC

 

Méd: 13,5ºC

 

Fev07 : ------

Fev08 : 13,5°C

Fev09 : 14,5°C

Fev10 : 15,8°C

Fev11 : 14,6°C

Fev12 : 15,8ºC

Fev13 : 13,9ºC

 

Méd: 14,7ºC

 

Mar07 : ------

Mar08 : 13,3°C

Mar09 : 14,1°C

Mar10 : 13,5°C

Mar11 : 12,2°C

Mar12 : 13,1ºC

Mar13 : 11,8ºC

 

Méd: 13,0ºC

 

Abr07 : ------

Abr08 : 10,6°C

Abr09 : 11,7°C

Abr10 : 10,7°C

Abr11 : 11,7°C

Abr12 : 10,9ºC

Abr13 : 11,1ºC

 

Méd: 11,1ºC

 

Mai07 : ------

Mai08 : 08,6ºC

Mai09 : 10,4ºC

Mai10 : 08,6ºC

Mai11 : 07,7ºC

Mai12 : 09,0ºC

Mai13 : 10,0ºC

 

Méd: 09,1ºC

 

Jun07: -------

Jun08 : 06,6ºC

Jun09 : 06,5ºC

Jun10 : 07,9ºC

Jun11 : 06,9ºC

Jun12 : 08,8ºC

Jun13 : 08,6ºC

 

Méd: 07,3ºC

 

Jul07 : 06,5ºC

Jul08 : 09,8ºC

Jul09 : 06,2ºC

Jul10 : 08,5ºC

Jul11 : 07,9ºC

Jul12 : 06,8ºC

Jul13 : 07,9ºC

 

Méd: 07,7ºC

 

Ago07 : 08,7ºC

Ago08 : 08,7ºC

Ago09 : 09,5ºC

Ago10 : 07,6ºC

Ago11 : 07,5ºC

Ago12 : 09,9ºC

Ago13 : 07,7ºC

 

Méd: 08,5ºC

 

Set07 : 11,6ºC

Set08 : 06,7ºC

Set09 : 09,1ºC

Set10 : 09,3ºC

Set11 : 08,9ºC

Set12 : 09,8ºC

Set13 : 09,6ºC

 

Méd: 09,3ºC

 

Out07 : 12,1ºC

Out08 : 09,9ºC

Out09 : 10,6ºC

Out10 : 08,6ºC

Out11 : 10,4ºC

Out12 : 12,1ºC

Out13 : 09,3ºC

 

Méd: 10,4ºC

 

Nov07 : 10,8ºC

Nov08 : 10,4ºC

Nov09 : 15,4ºC

Nov10 : 10,9ºC

Nov11 : 10,9ºC

Nov12 : 11,2ºC

Nov13 : 11,6ºC

 

Méd: 11,6ºC

 

Dez07 : 13,8ºC

Dez08 : 09,1ºC

Dez09 : 13,9ºC

Dez10 : 13,0ºC

Dez11 : 12,1ºC

Dez12 : 15,6ºC

 

Méd: 12,9ºC

 

Média - Normal 2007 / 2008 / 2009 / 2010 / 2011 / 2012 / 2013 :

 

Jan : 13,5ºC

Fev : 14,7ºC

Mar : 13,0ºC

Abr : 11,1ºC

Mai : 09,1ºC

Jun : 07,3ºC

Jul : 07,7ºC

Ago : 08,5ºC

Set : 09,3ºC

Out : 10,4ºC

Nov : 11,6ºC

Dez : 12,9ºC

 

Media Anual : 10,8

 

2008: 10,0ºC

2009: 11,2ºC

2010: 10,8ºC

2011: 10,5ºC

2012: 11,3ºC

 

Recordes da estação :

 

Min : -07,8 (23/07/2013)

Max : 26,7 (04/02/2010)

 

Pluviosidade :

 

Jan08: ??

Jan09: 540,4 mm

Jan10: 469,2 mm

Jan11: 546,6 mm

Jan12: 476,6 mm

Jan13: 275,8 mm

 

Fev08: ??

Fev09: 271,4 mm

Fev10: 318,6 mm

Fev11: 533,6 mm

Fev12: 235,8 mm

Fev13: 323,0 mm

 

Mar08: ??

Mar09: 229,6 mm

Mar10: 375,2 mm

Mar11: 314,4 mm

Mar12: 57,4 mm

Mar13: 369,4 m

 

Abr08: ??

Abr09: 232,0 mm

Abr10: 419,4 mm

Abr11: 110,4 mm

Abr12: 115,0 mm

Abr13: 93,4 mm

 

Mai08: 265,2 mm

Mai09: 146,4 mm

Mai10: 698,2 mm

Mai11: 195,8 mm

Mai12: 114,0 mm

Mai13: 91,6 mm

 

Jun08: 141,8 mm

Jun09: 110,4 mm

Jun10: 136,2 mm

Jun11: 130,0 mm

Jun12: 230,8 mm

Jun13: 249,8 mm

 

Jul07: 190,8 mm

Jul08: 284,9 mm

Jul09: 300,2 mm

Jul10: 244,6 mm

Jul11: 278,0 mm

Jul12: 202,2 mm

Jul13: 121,6 mm

 

Ago07: 46,0 mm

Ago08: 135,4 mm

Ago09: 251,4 mm

Ago10: 143,2 mm

Ago11: 576,0 mm

Ago12: 60,8 mm

Ago13: 597,8 mm

 

Set07: ??

Set08: 267,8 mm

Set09: 423,8 mm

Set10: 169,8 mm

Set11: 248,8 mm

Set12: 242,8 mm

Set13; 346,4 mm

 

Out07: ??

Out08: 367,4 mm

Out09: 196,8 mm

Out10: 209,0 mm

Out11: 161,2 mm

Out12: 307,0 mm

Out13: 173,8 mm

 

Nov07: ??

Nov08: 472,4 mm

Nov09: 237,4 mm

Nov10: 206,2 mm

Nov11: 198,2 mm

Nov12: 136,4 mm

Nov13: 234,6 mm

 

Dez07: ??

Dez08: 257,0 mm

Dez09: 325,8 mm

Dez10: 271,0 mm

Dez11: 274,4 mm

Dez12: 255,8 mm

 

Precipitação total 2009: 3.263,4 mm

Precipitação total 2010: 3.660,8 mm

Precipitação total 2011: 3.567,4 mm

Precipitação total 2012: 2.434,6 mm

Link to comment
Share on other sites

As máximas de Blumenau nov/2013 (Douglas) estão de um modo geral extremamente amenas, em comparação com todo o litoral catarinense e inclusive com os valores históricos.

Eu já havia notado isso no dia em q os dados foram postados, mas como não conheço a região não me pronunciei.

Claro q os 100m ou mais de altitude não justificam a enorme diferença com as demais estações. São valores de planalto!

O q poderia justificar, seria a cobertura vegetal (área arborizada), como o Douglas citou.

Mas deve haver algum outro fator não mencionado q mantém o padrão "suave" dessas máximas.

Curioso..

 

 

———————————————————

 

Morro da Igreja:

 

Interessante q 2012 apresentou 1.000mm a menos de precipitação (em média), comparado com outros anos.

Chama a atenção!

Outra coisa é a irregularidade das chuvas no mês de agosto. Cada ano, uma surpresa!

No meu entendimento se trata de uma transição climática entre o tropical de altitude e o subtropical de altitude.

O mês de agosto é o q mais define a variabilidade climática de acordo com o regime chuvoso no Brasil meridional.

(e me refiro apenas às chuvas, na classificação)

Link to comment
Share on other sites

 

Morro da Igreja:

 

Interessante q 2012 apresentou 1.000mm a menos de precipitação (em média), comparado com outros anos.

Chama a atenção!

Outra coisa é a irregularidade das chuvas no mês de agosto. Cada ano, uma surpresa!

No meu entendimento se trata de uma transição climática entre o tropical de altitude e o subtropical de altitude.

O mês de agosto é o q mais define a variabilidade climática de acordo com o regime chuvoso no Brasil meridional.

(e me refiro apenas às chuvas, na classificação)

 

hummmm.

 

Uma interpretação ousada. No limite compreendo que MI pode ser classificado como tropical de altitude.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

BALANÇO 2013:

CHUVA ACUMULADA: 232 mm ( JAN), 379 mm ( FEV), 226 mm ( MAR), 179 mm ( ABR), 165 mm ( MAI), 275 mm (JUN), 70 mm ( JUL), 0 mm ( AGO), 112 mm ( SET), 173 mm ( OUT), 120 mm ( NOV) e 185 mm ( DEZ) : TOTAL = 2116 mm ( Média : 1600 mm)

 

TEMPERATURA: 24.3°C ( JAN), 24.5°C ( FEV), 23.3°C ( MAR), 20.3°C ( ABR), 18.4°C ( MAI), 17.4°C (JUN), 15.4°C ( JUL), 16.8°C (AGO), 20.6°C ( SET), 22.8°C ( OUT), 24.6°C ( NOV) E 25.8°C ( DEZ). MÉDIA GERAL = 21. 2°C ( Média: 21.1°C)

 

OBSERVAÇÕES:

1. Houve uma distribuição bem irregular da chuva por semestre, de JAN/JUN foram 1456 mm e de JUL/DEZ foram 660 mm.

2. Apesar de um volume de 2.116 mm não fugiu dos ultimos anos registrados por aqui, em 2012 foram 1983 mm.

3. Tivemos uma intensa onda de frio que trouxe a menor maxima que eu já registrei, 9.9°C

4. Houve também registro de chuva congelada.

5. O ano de 2013 foi marcado por 8 geadas sendo 3 delas fortes e provocaram danos graves a agricultura, principalmente a cafeicultura.

6. Tivemos o registro de temperatura negativa em Agosto algo que não se presenciava a 10 anos.

6. A minima absoluta de 2013 foi de -0.8°C ( 24/07) e a máxima absoluta de 36.4°C ( 11/11)

7. A maior chuva em 24 horas foi em 03/02 com 105 mm.

ESTE FOI 2013 POR AQUI! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.