Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Agosto 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

Murilo de São Gabriel esses dados do período de 1910 a 1949,pesquisei e tirei xerox na biblioteca do distrito de meteorologia do INMET no Rio de Janeiro não sei se o livro está mais no Rio de Janeiro,houve um desmanche no ano de 1995 ou 1996 nas bibliotecas dos distritos de meteorologia do INMET por motivo de economizar funcionários,as duas bibliotecárias que trabalhavam lá no Rio de Janeiro teriam que ir para Brasília,mas como tinham tempo de previdencia para se aposentar não perderam tempo,aposentaram-se,melhor do que mudar para a capital do Brasil com seu custo de vida caríssimo na época,foi tudo centralizado na sede do INMET de Brasília,parece que o título se refere frio,neve,geadas no estado do Rio Grande do Sul,mínimas,máximas,médias,mês mais frio,mais quente etc.

Os dados de São Gabriel no período de 1912 a 1949 são:

jan 8,4 (1943)

fev 7,4 (1924)

mar 7,0 (1936)

abr 1,8 (1935)

mai -2,2 (19240

jun -4,0 (1915)

jul -4,2 (1930)pode ser que a de julho tenha sido menor,está igual a agosto de 1917,pode ser erro na hora de digitar.

ago -4,2 (1917)

set 0,2 (1927)

out 1,8 (1917)

nov 4,3 (1917

dez 6,6 (1939)

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Se der o potencial projetado pelo GFS 18Z e o ciclone que apareceu no Europeu 12Z... segura que eu quero ver.

 

Uma coisa chama atenção, o cavalo polar (ou até mesmo Monstro) com mais de 1036mb e até bem superior a 1040mb começa a aparecer na Patagônia nas principais rodagens globais com exceção ao Inpe. Um anticiclone deste porte aparecendo já é algo pra fazer soar o alarme, um indicativo forte de que algo grandioso está em estado de gestação nas profundezas do sea-ice do Mar de Wendell. Sea-ice em níveis recordes.

 

Falta só o jato subtropical não atrapalhar, ou uma baixa se formar. Aí a catapulta poderia gerar um gradiente de pressão capaz de jogar esta alta lá em Manaus...

 

Por enquanto o GFS continua marítimo. Oremos pela alta do GFS e pela baixa do Europeu!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Caio César escreveu:Agora não faço drama, PH. Analiso o que acho e não fico divagando sobre paixões. Não vou entrar neste mérito. Os dados e os eventos estão aí. Não é minha pretensão enaltecer aqui e acolá. Até porque o "enaltecer" as vezes envolve paixão em detrimento da razão. Eu vou pela razão, pesquiso, dedico e invisto pelo bem dos fatos e acontecimentos REAIS. O "enaltecer" de terceiros me motiva quando do reconhecimento deste esforço, quando os dados REAIS ficam expostos e são compreendidos. Para quem quiser explorá-los.

Caio,só pra encerrar, não quero mais entrar em debate sobre assuntos q não dão frutos, até pq cada um aqui tem modo de interpretar o q se escreve.

Enaltecer, é justamente destacar as qualidades de alguém ou de algum local, foi q eu tentei dizer, se enalteço a região de SJ,é pq ela tem méritos, e qualidades, não é pra te agradar.É isto que alguns não entendem, amo minha cidade e região, mas gosto da realidade, dos fatos, é em função de fatos e realidade q emiti minha opinião.Se fosse o contrário comprovadamente, eu diria da mesma forma, não me importando o que tu pensas ou deixa de pensar.É por isto q continuo insistindo com os fatos.Se a realidade trouxer fatos concretos q me provem o contrário, não sou burro,e não vejo nenhum problema em mudar de opinião sobre determinados aspectos, situações, inclusive do clima, do tempo...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Marinhonani muito obrigado pelos dados. Posso te pedir mais alguns por MP ?

Sobre estas temperaturas que postaste fica muito evidente como o século passado tinha extremos de frio, inclusive com 4,3°C em novembro e 6,6°C em dezembro. Situações semelhantes também na normal 61/90 quando a mínima absoluta de novembro de 4,9°C (em 1970) e de 5,3°C em dezembro (de 1971). Meus avôs relatam inclusive períodos bastante frios no ano de 1945, quando meu avô disse ter ocorrido 45 geadas consecutivas em Vila Nova do Sul.

 

Caio , 2013 estaria sendo um ano de quebra de padrões ?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Céu nublado na zona leste da capital paulista. Mais cedo o tempo até chegou a abrir um pouco!

Faz 12.8 graus na Penha (CGE).

Se o europeu está indicando a erupção polar pro dia 26 de agosto, há uma grande chance de acontecer. Daqui uns 2 dias é bem capaz que o GFS consiga pegar a onda polar lá nas 192 horas ainda, apesar que este mesmo mostra uma alta de 1040 hpa deslocando de forma oceânica no final da outra semana!

Edited by Guest
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Poderemos ter um frio histórico neste final de Agosto e inicio de Setembro, AAO deve chegar próximo a -4.5, o nino1+2;3;4 estão na casa negativa, o oceano atlântico sul com temperaturas abaixo da normal ~-1ºC, maior cobertura de gelo na antártica já é a maior desde o inicio do monitoramento em 1979. Isso tudo traz uma condição interessante para ainda termos outro grande evento climático. Os modelos começam a projetar 2/3 pulsos intensos para última semana de agosto e condições para primeira quinzena de Setembro, poderemos ter uma MP intensa, superior a ocorrida no final de julho.

O GFS já projeta alta de 1044/1048 hPa.

 

[attachment=1]GFS 24_08.gif[/attachment]

 

O ECMWF também sinaliza um corredor polar se formando trazendo nível de 0ºC/850 ultrapassando lat. 23ºS.

 

[attachment=0]13082612_1612.gif[/attachment]

 

Em Lages 9,1ºC

 

Obrigado Moisés...de verdade!...são quase 1 da manhã e depois de 3 páginas lidas esta é a primeira que está falando só de previsão, que é uma das principais razões desse fórum existir e pelo o qual eu leio e participo....o restante só discussão!!!!!....Gente, estão querendo comparar quantidade de neve que cai em cada lugar no país, mas em que país estamos??? Suíça? EUA?....Acho muito legal nevar no Brasil, mas nevar, como nevou em julho, são eventos que ocorrem raramente. Se um gringo visse essa discussão ia dar risada, seria como se a gente visse um blog da Argentina discutindo qual a praia mais bonita que eles tem....sem comentários.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Seria interessante fazermos um comparativo sobre ocorrência de neve,Cruzeiro ,Morro das Torres, e MI.Pena não termos algum observador no Monte Negro em Ausentes.

 

Com todo o respeito, PH: comparação absolutamente inútil. Qual a vantagem de se comparar a mesma região, que registram neve quase sempre juntas? Não vejo interesse nenhum compararmos estes pontos da MESMA região. Os resultados serão praticamente os mesmos, tendo ligeira vantagem quanto maior a altitude. Esta é a conclusão final.

 

 

Acho que o melhor mesmo seria compararmos quedas de neve com pontos distantes. Por exemplo, se houvesse monitoramento, comparações entre Morro da Igreja e Pico Paraná seriam muito interessantes, até pra vermos o efeito que a latitude causa na altitude. Mesma latitude e localização geográfica não leva a conclusão nenhuma, apenas: "A MP avançou 5 cm a mais que a outra e ai nevou no MI e Não no Cruzeiro". Pra ciencia, talvez alguma utilidade isso tenha, talvez na questão de previsão do tempo local, mas mesmo assim é pouco impacto.

Assino embaixo! :good2:
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

O problema é que estou na área mais vulnerável da capital para a nebulosidade do mar , eu não lembro da última lua cheia que vi , tal qual a dificuldade em ter uma noite sem nebulosidade , e as vezes quando as nuvens diminuem já é alta madrugada :laugh:

 

Sei bem como é morar numa região onde a nebulosidade impera. Moro em Joinville e aqui o sol é artigo de luxo em diversas oportunidades do ano :laugh:

Mas aqui na serra gringa isso tambem acontece e depois que eu me mudei para Caxias eu passei a gostar! Antes eu odiava que nublasse!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em julho de 1981, estava na sexta série(ginásio) a profe nos chamou, venham ver tá tudo branco, e aí fomos ver a neve, q teve pequena acumulação.

Em 1984,vcs se equivocam se levarem como regra ;foi a exceção das exceções, a neve tangenciou o RS fazendo um corte ao sul da Serra Geral, nevou mais em Teutônia, Progresso, Barros Cassal do em Soledade , Caxias, Gramado.São Francisco de Paula tem a incrível vantagem da atuação do ar frio, não é apenas altitude.

Em 1981, nevou na RMCtba, inclusive com acumulação em alguns municípios.

Antes disso, em 79, confirmado pela sra mãe do Coutinho, os telhados de Ctba ficaram brancos pela neve DE MAIO!!!

Em 1984, nevou novamente em Ctba, porém em locais isolados. Campina Grande do Sul, Piraquara, Quatro Barras e SJPinhais tiveram neve miúda ao anoitecer de 25/agosto!

1988, nevou fraco em muitos bairros da capital paranaense.

Resumindo: neve com acumulação aki é rara, mas neve sem acumulação ocorre bem mais do q se imagina...

Se for pra falar então em "serras", Temos vários picos por aki com mais de 1.500m (e não 825, 850m).

Deve nevar muito nas serras paranaenses, porém sem dados para comprovar!

a de 1978 minha mae tambem presenciou e a de 1988 eu presenciei, na Vila Fanny, onde eu sempre morei em Curitiba.
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Alta divergência permanece. Com tendência maior a alta cavalar marítima:

 

- GFS em tom marítimo. MP monstra provoca congelamento da Patagônia, mas na ausência de áreas de baixa pressão no oceano ela tem o caminho livre para entrar no mar.

 

- Europeu marítimo, mas com ciclone ao final do ciclo que salva parte da MP, continentalizando e não deixando o Brasil totalmente fora da festa.

 

- Outros globais indecisos e ainda não pegam a trajetória do que pode vir a ser um monstro na Patagônia.

 

- Inpe parece cego.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

O Morro da Igreja tem tudo para ter um dia gelado com precipitação sob baixíssima temperatura, borderline de precipitação invernal entre a tarde e a noite. Está mais frio do que o modelo previa para o horário. Deve ter camada negativa em 700mb em diante. Distante, mas será gelado se estiver nublado. Pelo satélite me parece nublado agora a borda da serra geral.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Mais um dia se iniciando com céu nublado e chuviscos em algumas áreas do leste paranaense.

8°C é a temperatura agora em praticamente todos os municípios da região (os ventos marítimos nivelam bem as temperaturas).

No interior do Estado o tempo varia de parcialmente nubl a claro (qto mais para W, menos nebulosidade).

Mínimas ficaram entre 4°C e 7°C nas localidades mais frias.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Alguém me explica o que aconteceu ? Tivemos vento a noite toda e com isso o céu carregou tivemos até garoa na madrugada , mínima de horríveis 7,5C , acho que alguém errou nas previsões hein Artur kkk , to surpreso aqui com essa Mp que nao esfriou em nada por aqui

Foi a "Asa Negra" kkkkkk

Não reclame!

Não foi ontem q vc teve -2°C???

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Alguém me explica o que aconteceu ? Tivemos vento a noite toda e com isso o céu carregou tivemos até garoa na madrugada , mínima de horríveis 7,5C , acho que alguém errou nas previsões hein Artur kkk , to surpreso aqui com essa Mp que nao esfriou em nada por aqui

Foi a "Asa Negra" kkkkkk

Não reclame!

Não foi ontem q vc teve -2°C???

 

 

Foi sim , mais ontem a noite tava em tornos dos 3°C , e hoje amanhece tudo umido céu fechado e ventando

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

00Z e 06Z confirmam o "Monstro Patagônico" com pressão atingindo entre 1047hpa e 1046hpa na Tierra Del Fuego!!!

 

taNEijb.png

 

hrFLa55.png

 

Grande chance de se confirmar o valor incrível de pressão em vista da proximidade do evento. Para o Brasil ainda entraria maritimizada, mas causaria um belo resfriamento, especialmente ao RS.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Alguém me explica o que aconteceu ? Tivemos vento a noite toda e com isso o céu carregou tivemos até garoa na madrugada , mínima de horríveis 7,5C , acho que alguém errou nas previsões hein Artur kkk , to surpreso aqui com essa Mp que nao esfriou em nada por aqui

Foi a "Asa Negra" kkkkkk

Não reclame!

Não foi ontem q vc teve -2°C???

 

 

Foi sim , mais ontem a noite tava em tornos dos 3°C , e hoje amanhece tudo umido céu fechado e ventando

Conheço bem essa história!

No leste do Paraná é tão comum acontecer qto chover em Valdívia,

ou não chover em Antofagasta,

ou ventar em CRivadávia,

ou não nevar em "......"

 

Abraços nebulosos!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Caio ela vindo Maritimizada , seria uma boa pra faixa leste do centro sul do Brasil nao ?

 

Depende da trajetória, nem sempre é uma boa. Ela pode ser totalmente desviada antes mesmo de atingir a faixa leste do centro-sul, Willina. Já vi isso algumas vezes, como também já vi marítimas favoráveis.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Se comparadas com as de ontem, as mínimas hoje foram, como bem disse o William, decepcionantes; foram 10°C maiores. Tanto aqui em Taubaté como em CDJ.

 

A nebulosidade começou a ficar mais forte ontem depois das 21:00 hs, hoje, amanhecemos com o céu bem nublado e agora, está até mais escuro; parece que pode começar a garoar a qualquer momento. Temperatura em 16,9.

 

Abraços pacificadores :friends: :good2:

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

00Z e 06Z confirmam o "Monstro Patagônico" com pressão atingindo entre 1047hpa e 1046hpa na Tierra del Fuego...

Com todo esse "peso" é capaz de o extremo sul do continente literalmente "afundar"!

Só espero q não fikemos apenas com as bordas do ar frio, q aki se traduziria em "dias e noites nublados com garoa xata e frio xato, seguido de mais frio xato..."

Vamos acompanhando ...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Não sou nenhum especialista em analisar esses mapas de previsão. Mas, a rodada das 06Z do GFS, coloca para o próximo sábado/domingo uma alta pressão de 1029 hpa em cima aqui do Vale e com chuva. Prá mim, é um dado significativo. Ou estou errado??

 

Interessante Sergio tambem queria saber

 

 

Aqui quase 10 da manha o sol nao apareceu ainda , muitas nuvens baixas , faz 11°C em casa com rajadas de Sul e SE a 15km/h

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

O porquê é possível chamar de monstro este anticiclone projetado pelo GFS:

 

GFS 06Z 150h

 

3juIfom.png

 

j37dwCp.png

 

Reanálise 11/07/2000 06Z

 

JUeItua.png

 

IHX8Gdw.png

 

Como visto, para a Patagônia é comparável e até possivelmente mais potente em superfície e, principalmente em altos níveis.

 

Para o Brasil fica evidente a falta que um ciclone faz. Sem ele o frio não avança como ocorreu naquele histórico evento de 2000.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Mais a intensidade do ar frio depende da alta pressão e onde ela se posiciona é isso? Tipo quanto maior a pressão mais frio?

 

Resumidamente:

 

1 - Geralmente sim, o ar frio que nos atinge está associado a sistemas de alta pressão polares. Quanto mais continentalizado mais frio, pois a terra conserva a característica fria do anticiclone polar enquanto que no mar há perda de frio, adquirindo calor específico presente na água.

 

2 - Geralmente sim, mas também depende de outros fatores como a trajetória, espessura da camada e frio presente em altos níveis.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Pessoal não entendo quase nada dessas coisas, peço desculpas..

Mais a intensidade do ar frio depende da alta pressão e onde ela se posiciona é isso? Tipo quanto maior a pressão mais frio?

Seria a lógica do frio (pesado). . .

Mas, nem sempre AP forte se traduz em frio extremo..

Depende da origem da AP,

Já vi pressão de 1030 no sul da Bahia, sem frio expressivo ...

(vão dzer q estou delirando)

Assim como já vi pressão de 1020 sobre o Paraná causando geadas fortes ...

 

Arthur, Caio, Mafili, etc... Estes podem tirar de letra...

 

Abraço

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Como combinado,

 

No último evento,

Entre o dia 12 e 13 de agosto o anticiclone cruzou a cordilheira em 40S o núcleo da alta e se posicionou no noroeste da Argentina.

 

Observem a ondulação da pressão ao sul do continente.

 

O posicionamento do ASAS [perfeito]

 

O resto da chuvarada que atingiu o RS.

 

O cavadim que proporcionou a neve mais ampla aparece na imagem de amanhã.

 

A neve em 12/13 na Argentina.

 

Tudo razoavelmente dentro do modelito sinótico onde é dispensável a formação do ciclone extratropical, porém, é necessário a perturbação induzida pelo cavado associado a pertubação das bordas das serras do leste.

 

n67t6g.gif

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Pessoal não entendo quase nada dessas coisas, peço desculpas..

Mais a intensidade do ar frio depende da alta pressão e onde ela se posiciona é isso? Tipo quanto maior a pressão mais frio?

 

Jean, não tem motivo para pedir desculpa. Eu sei alguma coisa do tempo em Rolândia simplesmente por que leio os teus comentários de Rolândia.

 

A pressão é simplesmente a razão de força aplicada sobre uma área. P= F/A.

 

Qual a pressão de um pneu de bicicleta?

 

Qual a pressão de um pneu de carro de passeio?

 

Abraços

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Sol querendo aparecer. Muitas nuvens ainda. Temperatura em 19,8.

 

Pelas projeções, deveremos ter algumas mínimas sub 10 durante a semana. Depois, é esperar o que vai acontecer com essa alta pressão que vai subir. Ainda pelo GFS 06Z, máxima dia 23/8, 28°C; no dia seguinte, 18°C.

Muita água ainda para passar por baixo da ponte. :ok:

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Caio, já vi esse filme outras vezes. Quando altas pressões grotescas não são impulsionadas por ciclones e ficam com o grosso do ar frio em 850hpa abaixo do paralelo 35S, o frio que entra no Brasil é forte em SUPERFÍCIE nas regiões de baixa altitude no RS. Em julho de 2011 tivemos algo parecido aqui no RS quando POA teve uma tarde gelada de 5C/6C e chuva, enquanto que em Gramado fazia exatamente a mesma coisa. O ar frio potente entra raso aqui no Pampa, graças a nossa baixa altitude.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Florianópolis 18/19C, 74%, SSO 11/26 km/h, 1028hPa.

 

No último evento o Morro da Igreja ficou com frio (menos 7,3C) por 68hs. As 11HBR de hoje, 3,3C.

 

As resoluções das imagens abaixo podem ser várias. No momento, no mínimo duas condições atmosféricas na América do Sul poderão influenciar as atuais projeções, além das condições de alteração que normalmente atuam; até porque ainda falta cerca de 6 dias.

 

geo850_d1_49.png

 

geo850_d1_25.png

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Caio, já vi esse filme outras vezes. Quando altas pressões grotescas não são impulsionadas por ciclones e ficam com o grosso do ar frio em 850hpa abaixo do paralelo 35S, o frio que entra no Brasil é forte em SUPERFÍCIE nas regiões de baixa altitude no RS. Em julho de 2011 tivemos algo parecido aqui no RS quando POA teve uma tarde gelada de 5C/6C e chuva, enquanto que em Gramado fazia exatamente a mesma coisa. O ar frio potente entra raso aqui no Pampa, graças a nossa baixa altitude.

No caso então seria necessário o ciclone, tanto pra sugar o frio mais para norte, qto para "misturar" um pouco as camadas frias dos diversos níveis atmosféricos, evitando a sua concentração em superfície...

Qdo o ar frio é mto pesado, a tendência é de "escoamento e acumulação" em áreas de baixa altitude.

Por este motivo o frio costuma atingir com mais facilidade o MS e oeste do Paraná, qdo entra pelo continente.

O vale do rio Paraná é o caminho ideal escolhido pelas massas polares "rasas".

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Florianópolis 18/19C, 74%, SSO 11/26 km/h, 1028hPa.

 

No último evento o Morro da Igreja ficou com frio (menos 7,3C) por 68hs. As 11HBR de hoje, 3,3C.

 

As resoluções das imagens abaixo podem ser várias. No momento, no mínimo duas condições atmosféricas na América do Sul poderão influenciar as atuais projeções, além das condições de alteração que normalmente atuam; até porque ainda falta cerca de 6 dias.

 

http://www.wxbrasil.net/modelos/cmc/mapas_1/geo850_d1_49.png

 

http://www.wxbrasil.net/modelos/nogaps/mapas_2/geo850_d1_25.png

 

Bruno, você tem que hospedar as imagens no imgur.com ou no tinypic.com, se não elas vão atualizar nas próximas rodadas dos modelos.

 

Abraços.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Temperatura bem agradável no momento, faz 21,3ºC e a mínima foi de 12,9ºC. Deveria ser assim em 80%

do ano, hehehe.

 

Estou acompanhando estas projeções de uma alta monstruosa na patagônia. Como eu disse, em 2010 tivemos

algo parecido, porém havia um ciclone bem distante da costa que ainda assim conseguiu puxar o frio para

as áreas à leste do centro-sul. Em 2004 também outro monstro polar que depois se maritimizou. ENfim, eu

costumo agradar bastante desse tipo de alta polar. Estou confiante de que chega aqui com força.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Caríssimos,

 

Sempre tive uma curiosidade: o que caracteriza uma alta (qtos hpa?) e qual é o recorde de alta a atingir o Brasil?

 

Abraços,

 

Mioto.

 

 

Mioto, um sistema de alta pressão se caracteriza por valores de pressão acima de 1013hpas. Normalmente, grandes anticiclones (Massa de Ar Polar), vem com valores em torno de 1030hpas. Acima de 1040, especialmente acima de 1045hpas, tornam-se Anticiclones excepcionais, verdadeiros "monstros polares" devido a grande magnitude.

 

Quanto ao recorde, algum usuário com boa noção de climatologia, poderá te responder.

 

Abraços.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.