Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Agosto 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

O triste é saber que esse dia com sol e poucas nuvens , com temperatura em rápida elevação aqui no Extremo Sul de São Paulo , se tornará uma noite nublada com temperatura estancada .Quem gosta de baixas temperaturas ao amanhecer sofre aqui em Sampa , eu vejo as pessoas de outros lugares reclamando de algumas nuvens ou ventos ocasionais , se morassem aqui morreriam do coração :sarcastic: Que Jah nos forneça hoje uma noite sem nuvens .

Para combater a solidão desse fórum , eu mesmo me respondo .

O céu que estava quase sem nuvem , já ficou notoriamente mais encoberto . Prevejo noite bem nublada . Como o clima de São Paulo está previsível ultimamente .Para mim é notório que as noite estão mais nubladas do que antigamente , acredito que além da urbanização a quantidade de nebulosidade noturna estão estragando as mínimas .

Eu acompanho o clima de Sampa desde os anos 70. Sempre foi assim. :sad:

 

Em 18/07/75, o Mirante registrou 1,5°C/11,6°C com sol e céu claro.

Por volta de 6h da tarde do dia 18, Congonhas já estava com uns 7°C.

Certamente o Mirante iria negativar na manhã do dia 19, nem que fosse por alguns décimos.

Aí, advinhem... o céu ficou encoberto com névoa úmida já as 7h da noite.

Um baziano paulistano teria se suicidado naquele dia. :sarcastic: :laugh: :rofl:

Mesmo assim, com a noite e a madrugada inteira nubladas, o Mirante registrou 3,2°C de mínima no dia 19.

Imaginem com céu limpo...

 

Massas polares marítimas (Esta última já está se maritimizando) com ventos de S, SSE, SE, E aqui em Sampa são fatais.

Em raríssimas oportunidades temos noites e madrugadas parcialmente nubladas (E até pouco nubladas) com ventos marítimos.

Mas, como eu disse, são raríssimas.

 

Frio com céu claro aqui em Sampa acontece:

1. MP continentais com ventos de SO, O e até NO (Devido ao ciclone);

2. Com muito pouco ou nenhum vento, quando o centro passa próximo de SP, entre PR e SP, no caminho para o mar (Muito raras na última década e, mesmo no passado, não eram tão frequentes);

3. Quando a ASAS fica mais ao sul e afeta por aqui.

 

Massas polares marítimas costumam ser sinônimos de máximas baixas e mínimas inexpressivas aqui em Sampa.

 

Acho que a capital paulista está entre as cidades com maior número de noite nubladas no Brasil.

Já cheguei a contar mais de 30 noites seguidas com céu encoberto aqui na capital paulista.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Galera seguinte só pra esclarecer os regionalismos, aqui entre nós gaúchos do interior não é ofensa nenhuma dizer para o outro" ah deixa de bobagem, não fala bobagem homem" isto não provoca nenhuma reação entre amigos...Torales, quem puxou o assunto,??? Vira e mexe e alguém cita minha cidade ou região.É simples, não falem, esqueçam, vamos dar um tempo tchê.

Tentei puxar outros assuntos, o frio da Bahia, de Pernambuco etc...

Aliás ,quando tivemos "trocentas " páginas do PNI não vi ninguém reclamar, este é o assunto de 70% do tempo do BAZ...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

A temperatura disparou na capital paulista e a causa disso foi porquê o céu limpou bem no começo da tarde.

Mas por volta de umas 15 horas, os ventos passaram a soprar do mar, trazendo de volta as nuvens baixas.

A Penha (CGE) registrou mais uma mínima sub-10 (8.3 graus) e acredito que a mesma coisa deve ter acontecido no Mirante do Santana. A máxima ficou aos 20 graus e agora caiu pra 14.7 graus!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Tarde muito agradável e quase "primaveril" aqui em Porto Alegre! Fazia muito tempo que não atingíamos esta temperatura.

Teremos uma trégua do frio, pelo menos até terça-feira. Depois, o tempo começa a mudar de novo. Dias ideiais para abrirmos a casa e deixarmos o "calorzinho" entrar. Segunda-feira que vem, segundo a METSUL, teremos 28°c na parte da tarde. Dia de verão. Uma trégua até é bom... Mudar um pouco de roupa de vez em quando... HEHEHE.

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Muita umidade ingressando do oceano sobre o leste dos estados de SC a SP.

No planalto leste paranaense o céu varia de pm nublado (à oeste) a nublado, com possíveis chuviscos na Serra do Mar.

Temperaturas amenas em todas as regiões e um pouco baixas nas áreas afetadas pela nebulosidade marítima.

14°C em Guarapuava,

19°C em Campo Mourão,

20°C em Londrina,

13°C em Ponta Grossa,

12°C em Curitiba e Piraquara.

Os ventos sopram de sul a leste.

UR varia de 40 a 85% (oeste para leste).

Com o afastamento da MP, pressão em keda no oeste e noroeste do Estado.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Resende RJ

 

Hoje foi o dia + frio do ano na cidade com 7,1 de minima, superando 8,4 do dia 08 de agosto.

 

 

Impressionante Carlos, a minha mínima no meu abrigo fajuto de pratos foi de 7,1C também! Bati a minha menor mínima (8,5) no dia 08/07/13.

Acordei às 5:40h para trabalhar e estava 7.2C, logo caiu para 7.1C e depois parou... olhei pela janela e começa a encher de névoa, naquele momento... poderia ter encostado nos 5.0C... mas tá bom já!

A máxima foi de 23.1C com sol forte o dia todo. Agora faz 18.7C, céu cheio de nuvens.

Abraço.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Verdade Carlos Campos, aos poucos a pressão vai caindo, mas bem devagar. E gradativamente as máximas também vão aumentando. Hoje aqui em casa variação de 7,9ºC a 22,0ºC. Em relação a próxima MP, por volta do dia 23/08, é melhor aguardarmos o desenrolar dos modelos se vai ser marítima ou mais continental.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

A temperatura disparou na capital paulista e a causa disso foi porquê o céu limpou bem no começo da tarde.

Mas por volta de umas 15 horas, os ventos passaram a soprar do mar, trazendo de volta as nuvens baixas.

A Penha (CGE) registrou mais uma mínima sub-10 (8.3 graus) e acredito que a mesma coisa deve ter acontecido no Mirante do Santana. A máxima ficou aos 20 graus e agora caiu pra 14.7 graus!

Mirante: 8,3°C / 20,4°C

IAG: 7,7°C / 20,4°C

 

Agora, céu encoberto aqui na zona norte de Sampa (Novidade!! :prankster: )

 

Às 18h:

Mirante: 14,4°C

IAG: 13,7°C

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Ninguém aqui comentou, mas tivemos precipitação no Morro da Igreja hoje as 11h00 da manhã com -0,6oC, o que até poderia se traduzir em neve ou maior chance de freezing rain pela temperatura em superfície. Seria espetacular a confirmação pois poderia marcar o 4o dia consecutivo com precipitação invernal em SC.

 

E pelas próximas 60h/72h o Morro da Igreja ficará com máximas bem baixas. É o frio da MP marítima trazendo resfriamento para as serras mais a leste. O mesmo ocorrerá na Mantiqueira, RJ e ES.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Resende RJ

 

Hoje foi o dia + frio do ano na cidade com 7,1 de minima, superando 8,4 do dia 08 de agosto.

 

 

Impressionante Carlos, a minha mínima no meu abrigo fajuto de pratos foi de 7,1C também! Bati a minha menor mínima (8,5) no dia 08/07/13.

Acordei às 5:40h para trabalhar e estava 7.2C, logo caiu para 7.1C e depois parou... olhei pela janela e começa a encher de névoa, naquele momento... poderia ter encostado nos 5.0C... mas tá bom já!

A máxima foi de 23.1C com sol forte o dia todo. Agora faz 18.7C, céu cheio de nuvens.

Abraço.

 

Ricardo, Como combinado.

 

Abração

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Ninguém aqui comentou, mas tivemos precipitação no Morro da Igreja hoje as 11h00 da manhã com -0,6oC, o que até poderia se traduzir em neve ou maior chance de freezing rain pela temperatura em superfície. Seria espetacular a confirmação pois poderia marcar o 4o dia consecutivo com precipitação invernal em SC.

 

E pelas próximas 60h/72h o Morro da Igreja ficará com máximas bem baixas. É o frio da MP marítima trazendo resfriamento para as serras mais a leste. O mesmo ocorrerá na Mantiqueira, RJ e ES.

 

É verdade, Caio. Baita alta polar no oceano, perfeita para boas mínimas aqui no leste do Sudeste caso não fique com muitas nuvens. A serra dos orgãos vai dar um show,

com o Pico do Couto e cidades como Petrópolis e Teresópolis registrando máximas baixas.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Ninguém aqui comentou, mas tivemos precipitação no Morro da Igreja hoje as 11h00 da manhã com -0,6oC, o que até poderia se traduzir em neve ou maior chance de freezing rain pela temperatura em superfície. Seria espetacular a confirmação pois poderia marcar o 4o dia consecutivo com precipitação invernal em SC.

 

E pelas próximas 60h/72h o Morro da Igreja ficará com máximas bem baixas. É o frio da MP marítima trazendo resfriamento para as serras mais a leste. O mesmo ocorrerá na Mantiqueira, RJ e ES.

 

Caio, então fecha com o que vi na precipitação do radar do morro da igreja. Como ontem perguntei sobre traços de precipitação no centro do RS perto de Santa Maria e ninguém deu a mínima, nem me preocupei hoje em destacar o que vi!

Aqui em Canela, dia típico de Bom Jesus e Campos de cima da serra, seco e frio!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Verdade Carlos Campos, aos poucos a pressão vai caindo, mas bem devagar. E gradativamente as máximas também vão aumentando. Hoje aqui em casa variação de 7,9ºC a 22,0ºC. Em relação a próxima MP, por volta do dia 23/08, é melhor aguardarmos o desenrolar dos modelos se vai ser marítima ou mais continental.

Sempre preferimos as continentais, pelas mínimas expressivas q normalmente ocorrem quando o ar frio se desloca de W para E...

Neste último evento, embora à princípio a MP tenha entrado pelo continente, sinto q não houve tempo suficiente para boas mínimas no leste do Estado, e logo os ventos giraram para SE, trazendo toda akela umidade desagradável para cá!

Boas mínimas ocorreram nas baixadas do Iguaçu, áreas do segundo planalto e região oeste, incluindo Foz do Iguaçu, q teve 0°C cravado!

Inácio Martins teve -1,9°C, o q considero pouco, dado o valor da máxima do dia anterior e a diferença de altitude com Foz, q chega à 1.000m.

Espero tbm uma definição da próxima MP q está prevista para dia 22/23...

Q seja continental, mas um pouco mais democrática q esta de agora!

Precisamos de mais uma ou duas negativas aki, antes do final da estação!!!!

 

Abraços esperançosos!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Artur se tu ficou magoado quando eu rebati uma ideia tua, problema teu...

Como eu disse, eu não te fiz nada de mal, só disse q tu falou uma coisa fora de contexto e mantenho o q disse.

E faz o seguinte, se quer dialogar na boa comigo td bem,sou civilizado.

Ou tem outra opção, me ignora, esquece, q faço o mesmo, embora eu achava q podíamos ser bons amigos.Aliás ainda há tempo, no fundo sinto q tu deve ser uma pessoa ótima :ok:

 

 

Paulão, ótima sua atitude! O que me deixou revoltado foi vc ter atribuido a mim uma bobagem dessas, em nenhum momento do forum citei que neva mais no PNi do que no Sul, alias dizer isso quem disse foi um disparate tremendo. Eu não falei. Pode procurar minhas mensagens, todo mundo que leu o que eu ja escrevi sabe que tenho me embasado legal em leituras e coisas técnicas pra dizer uma porcaria dessa.

 

Aqui em são Paulo, vc dizer que uma pessoa fala bobagens é ofensivo, entendo que ai no sul a cultura é outra, talvez não seja, mas aqui em Sp é muita falta de respeito, entendeu?

 

Também não quero tua inimizade, eu tenho um nome a zelar na internet, não escrevo só aqui, a pelo menos 2 anos venho me dedicado a manter páginas sobre o clima da grande SP. alias, se vier aqui em SP será muito bem recebido, pode perguntar pra quem me conheçe pessoalmente como eu sou no trato com as pessoas, isso eu me garanto.

 

Eu tenho admiração pelo sul e tenho muita vontade de ir prai, conhecer tua região, ver na pele o vento que sei que mais gente conheçe alem de vc. Estou mais equilibrado, se passei do limite me retrato com vc aqui em publico. Mas eu quero de coração que vc tente evoluir no conhecimento, vai ser bom pra vc e pro fórum, começa a analisar melhor os modelos e vai ver como o povo daqui vai mudar a teu respeito. Eu tenho fontes daqui do fórum que me garantiram que vc é do bem, só quero que entenda, minha unica marra é o fato de vc não correr atrás pra melhorar o monitoramento da tua região.

 

Lendo um artigo do NOAA de uns 3 ou 4 anos atrás (quando achar posto aqui e no meu blog), sabe o que faz um modelo começar a acertar mais uma região em comparação com outra? Massa de dados, meu amigo!!! Ou vc acha que modelos rodam porque alguem fez contas mirabolantes pra conseguir o resultado aperfeiçoado? Monitoramento é o segredo, e isso tua região tá pobre,cara! Tai um puta nicho, se eu morasse ai ia chegar em todos os fazendeiros da região e conseguir que pelo menos uns 4 ou 5 comprem a idéia e invistam em equipamentos de ponta, tenho certeza que tem muito "matuto" na região que gostaria de provar que neva ai, não só vc! Estou dedicado no momento a ver alguma forma de passar a algum órgão publico (inmet, noaa, nasa, cptec, simepar, etc etc) uma forma deles poderem também monitorar os dados do Itatiaia, pensa no ganho científico que teria os modelos do ETA e do CPTEC se tivessem dados do PNI, como melhoraria a previsão na Mantiqueira? Mora muita gente, tem muita cidade nos altos da Mantiqueira, que seria beneficiada.

 

Posso não ter formação de meteorologista, mas no fundo no fundo, eu gostaria que alguem comprasse minhas idéias com relação a uma porção de temas e investisse comigo em algo produtivo pra sociedade, fundar um instituto, sei lá, fazer alguma coisa pra mostrar que o Brasil se preocupa sim senhor com o tempo e em suas consequencias pra sociedade. Pensa nisso PHP. No mais, perdoo vc e espero que entenda minhas colocações. Sabe quem vai ser o maior beneficiado se pensar nisso que to falando? Vc mesmo, PH! E isso vai refletir em qualidade e confiabilidade, coisas que vc busca incessantemente.

 

Abraços pentelhais de SP!!

 

Aproveitando, CHUPA SOLEDADE!!!! kkkkkkkkkkkkkk :laugh: :laugh: :laugh:

 

AU AU AU PNI É ANIMAL!!!!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Nesse Julho quando levei o Rodrigo-GO para visitar o Castelinho, ele mesmo pôde ver a foto.

 

Uma bela foto por sinal. Quisera eu que Goiânia tivesse neve de vez em quando, mesmo que pouca, com acumulações por vezes. O fato é que com neve ou sem é uma região de beleza sem igual e as dias cidades são simplesmente maravilhosas.

Essa é a verdadeira propaganda de Gramado e Canela, aliado ao povo simpático e receptivo.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Galera seguinte só pra esclarecer os regionalismos, aqui entre nós gaúchos do interior não é ofensa nenhuma dizer para o outro" ah deixa de bobagem, não fala bobagem homem" isto não provoca nenhuma reação entre amigos...Torales, quem puxou o assunto,??? Vira e mexe e alguém cita minha cidade ou região.É simples, não falem, esqueçam, vamos dar um tempo tchê.

Tentei puxar outros assuntos, o frio da Bahia, de Pernambuco etc...

Aliás ,quando tivemos "trocentas " páginas do PNI não vi ninguém reclamar, este é o assunto de 70% do tempo do BAZ...

 

Opa o PNI mereçe, afinal o BAZ botou uma estação automática na maior altitude alcançada no Brasil no ramo da meteorologia!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Artur Chiovitti teve uma ótima ideia do teleférico no PNI.O governo federal por iniciativa do ministério do turismo poderia instalar um teleférico até o Posto Marcão,com isso os turistas iam tirar fotos belíssimas das montanhas de Itatiaia,mas com o tempo bom predominando e de preferência no outono/inverno para afastar o perigo das tempestades com raios que são comum na região.Teria que passar pelo crivo do Ministério Público na parte que afeta o meio ambiente,igual quando o Ministério Público barra e atrasa a construção das linhas de transmissão das eólicas na Bahia.

Complementando a informação do Artur,de viaduto superfaturado em São Paulo,tenho uma reportagem do O Globo do Rio de março de 2010,com fotos do Rodoanel Sul que tem uma extensão de 61 km e custou 5 bilhões de reais arredondados,isso dá 82 milhões de reais por quilometro,eta obra cara.

Acorda Brasil, Acorda também São Paulo.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Seria interessante fazermos um comparativo sobre ocorrência de neve,Cruzeiro ,Morro das Torres, e MI.Pena não termos algum observador no Monte Negro em Ausentes.

 

Com todo o respeito, PH: comparação absolutamente inútil. Qual a vantagem de se comparar a mesma região, que registram neve quase sempre juntas? Não vejo interesse nenhum compararmos estes pontos da MESMA região. Os resultados serão praticamente os mesmos, tendo ligeira vantagem quanto maior a altitude. Esta é a conclusão final.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Seria interessante fazermos um comparativo sobre ocorrência de neve,Cruzeiro ,Morro das Torres, e MI.Pena não termos algum observador no Monte Negro em Ausentes.

 

Com todo o respeito, PH: comparação absolutamente inútil. Qual a vantagem de se comparar a mesma região, que registram neve quase sempre juntas? Não vejo interesse nenhum compararmos estes pontos da MESMA região. Os resultados serão praticamente os mesmos, tendo ligeira vantagem quanto maior a altitude. Esta é a conclusão final.

 

 

Acho que o melhor mesmo seria compararmos quedas de neve com pontos distantes. Por exemplo, se houvesse monitoramento, comparações entre Morro da Igreja e Pico Paraná seriam muito interessantes, até pra vermos o efeito que a latitude causa na altitude. Mesma latitude e localização geográfica não leva a conclusão nenhuma, apenas: "A MP avançou 5 cm a mais que a outra e ai nevou no MI e Não no Cruzeiro". Pra ciencia, talvez alguma utilidade isso tenha, talvez na questão de previsão do tempo local, mas mesmo assim é pouco impacto.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos não conheço a topografia de Inácio Martins,mas essa pouca diferença entre a mínima de 0,0 de Foz e -1,9 de Inácio Martins para mim é devido a estação do INMET está instalada num topo,pela foto que o INMET divulga ao lado dos dados da estação parece que está num lugar mais alto,não dá para ver ao longe morros,nada,as vezes essa estação perde nas mínimas para São Mateus que fica em baixada.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Vamos lá, para o RS, início de semana com temperatura bem mais alta. Caindo com uma frente fria pela quinta-feira e frio forte para o final de semana! Excelente! Vamos acompanhar agora o potencial que tem... vamos focar nisso, ok?

 

Abs a todos os malucos!

 

Porto Alegre pode ter o agosto + frio desde 1973. Está se encaminhando para isso, talvez um pouquinho pra cima, ou pra baixo!

 

Sds.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Conforme os modelos previam, o tempo permaneceu quase sempre nublado à noite e com isso minha mínima foi

fraquinha: 10,1ºC. No INMET deu 09,4ºC.

 

Entretanto, a nebulosidade persistente nos garantiu uma excelente temperatura máxima ontem (14,0ºC), sendo que

no INMET mal passou dos 10 graus à tarde. Agora segue encoberto e faz 17,4ºC.

 

Parabéns ao Sérgio e Ricardo Graça, nossos amigos lá do vale do paraíba e que tiveram um FRIOZÃO nessa manhã.

 

*Ainda estou no aguardo de uma mínima sub-8, rsrs.

 

 

Valeu Renan!

Dessa vez tirei o pé da lama... 7,1C aqui em casa também (igual Inmet-Resende), começando a formar neblina às 5:50h, fazendo a temperatura subir... imagine se ficasse limpo...rs.

Abraço.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Artur, Eu desisto.

 

Faça o seguinte crie um tópico lá fórum geral ou no comunidades para discutirmos PNI.

 

Assim todas as msg's referentes ao PNI, nossa estação lá, nossas discussões sobre Itamonte, os problemas de internet, a discussão de modelos para o PNI fica tudo lá.

 

A nossa estação lá merece respeito afinal é a estação mais fria do Brazil [eventualmente como nessa sequência de eventos fantásticos possa não ser a número fato interessante a ser pensado analisado.

 

A região mais fria do Brazil é o Planalto Sul Catarinense.

 

Claro que a "serra gaúcho" é local frio com vastas atrações turísticas e este setor é bem explorado.

 

Claro que neva no RS,

 

Claro que neva "nos aparados dos campos de cima" ou o nome adequado da região. [desculpa, não sei o nome correto da região de Ausente, São Chico e região]

 

Tudo isto eu penso que é verdade.

 

Como São Paulo, já foi mais fria que Porto Alegre.

 

Putz, não consegui ler o comentário do Caio César.

 

Tá frio para dedéu.....os modelos indicam uns 2 dias para a roupa secar.

 

E vem mais frio.

 

E a choradeira continua.

 

Abraços

 

SOPAULORUMOAESRAGLACIAL.png.html?sort=3&o=32

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Seria interessante fazermos um comparativo sobre ocorrência de neve,Cruzeiro ,Morro das Torres, e MI.Pena não termos algum observador no Monte Negro em Ausentes.

 

Com todo o respeito, PH: comparação absolutamente inútil. Qual a vantagem de se comparar a mesma região, que registram neve quase sempre juntas? Não vejo interesse nenhum compararmos estes pontos da MESMA região. Os resultados serão praticamente os mesmos, tendo ligeira vantagem quanto maior a altitude. Esta é a conclusão final.

 

Apenas coloquei o seguinte, de um modo geral se eu for a SC para ver neve...Em qual destes 3 locais a chance será maior???

Tô enaltecendo a região. :friends: :good:

Edited by Guest
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos não conheço a topografia de Inácio Martins,mas essa pouca diferença entre a mínima de 0,0 de Foz e -1,9 de Inácio Martins para mim é devido a estação do INMET está instalada num topo,pela foto que o INMET divulga ao lado dos dados da estação parece que está num lugar mais alto,não dá para ver ao longe morros,nada,as vezes essa estação perde nas mínimas para São Mateus que fica em baixada.

Vdd, Nani!

Eu tbm não conheço a região, mas neste caso específico o q houve foi maior proximidade do ar polar com a região de Foz, msmo!

Vide todas as mínimas do leste da Reg Sul e compare com as do oeste!

Até Palmas, BJSerra, Bom Jesus, Vacaria, etc... não apresentaram grande contraste com o oeste da Região!

Abraço

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Poderemos ter um frio histórico neste final de Agosto e inicio de Setembro, AAO deve chegar próximo a -4.5, o nino1+2;3;4 estão na casa negativa, o oceano atlântico sul com temperaturas abaixo da normal ~-1ºC, maior cobertura de gelo na antártica já é a maior desde o inicio do monitoramento em 1979. Isso tudo traz uma condição interessante para ainda termos outro grande evento climático. Os modelos começam a projetar 2/3 pulsos intensos para última semana de agosto e condições para primeira quinzena de Setembro, poderemos ter uma MP intensa, superior a ocorrida no final de julho.

O GFS já projeta alta de 1044/1048 hPa.

 

5a4e89507505c_GFS24_08.gif.46c997a842421c6bb4c92c826bcb51eb.gif

 

O ECMWF também sinaliza um corredor polar se formando trazendo nível de 0ºC/850 ultrapassando lat. 23ºS.

 

13082612_1612.gif.27f1cca1cd8fe5035faeb1c0a0508e3a.gif

 

Em Lages 9,1ºC

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Com todo o respeito, PH:

Cara vai devagar tchê.

Pq o drama meu?

 

Paulo, Agora vc está discutindo com o Caio César????

 

A ponderação dele foi coisa mais sensata...

 

Tenho algumas diferenças históricas com o Caio. E pau feio, [ até passamos da conta e vice-versa]

 

Pera aí.

 

Lembra do Ilson?

 

Sempre debochavam dele quando ele vinha com histórias "esquisitas" de Santa Rosa.

 

Após 15 anos de coleta de dados e tres estações. Ele tem o reconhecimento até do seu mais ferrenho "inimigo". Os dados do Ilson Tessaro Jr, são divulgados aos quatro cantos do RS. [quatro cantos é força de expressão, como não frequentei escolas no RS é capaz que aí tenha 5, 6, 7, 8,9,10, enfim vários cantos. É bem capaz de alguém vir discutir quantos cantos tem o RS]

 

É impossível nevar em Soledade ou em little tree/

 

Nunca nevou em Soledade

 

Abração reflexivo

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Poderemos ter um frio histórico neste final de Agosto e inicio de Setembro, AAO deve chegar próximo a -4.5, o nino1+2;3;4 estão na casa negativa, o oceano atlântico sul com temperaturas abaixo da normal ~-1ºC, maior cobertura de gelo na antártica já é a maior desde o inicio do monitoramento em 1979. Isso tudo traz uma condição interessante para ainda termos outro grande evento climático. Os modelos começam a projetar 2/3 pulsos intensos para última semana de agosto e condições para primeira quinzena de Setembro, poderemos ter uma MP intensa, superior a ocorrida no final de julho.

O GFS já projeta alta de 1044/1048 hPa.

 

[attachment=1]GFS 24_08.gif[/attachment]

 

O ECMWF também sinaliza um corredor polar se formando trazendo nível de 0ºC/850 ultrapassando lat. 23ºS.

 

[attachment=0]13082612_1612.gif[/attachment]

 

Em Lages 9,1ºC

 

Muito boa tua postagem, Moises! Excelente mesmo. Parabéns.

Link to comment
Share on other sites

Marcos, acho que aquela MP [agosto/2003]era meio híbrida, porque ela atingiu com boa intensidade em Foz do Iguaçú e cidades do oeste do Paraná.

Fez um belo frio no Paraná naquela ocasião, com negativas no sul do Estado, e Curitiba zerou no Inmet, 0.xC.

Aliás, agosto de 2003 foi um dos mais frios em Curitiba nas últimas décadas, e talvez não seja superado esse ano!

Lembro bem, Silvio, que ela tinha o centro no Oceano Atlântico na altura do Prata. E era ENORME!!!! Provavelmente ela se esparramou para o continente e ali se continentalizou. Foi muito impressionante. Pena que o BAZ não tem mais esse registro. Daria para conferir.

 

Hoje máxima de 20,9°. Bem mais quente se comparada à máxima de 10,0° na 4ª-feira!! Agora faz 11,5° com 79%. Devo ter 7,5°/8°.

 

Abraços polares!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Ultimamente tá um tal de rusgas pra lá rusgas pra cá no BAZ. A sensação é que o povo tá de TPM, tão tentando arrumar confusão com qualquer coisa.

 

Sai pra lá SÔ!

 

Desculpe, Caco.

 

Discordo, se vc observar o link http://baz.jeancharlier.com/ infelizmente com algum bug no momento.

 

Você verá que todas as estações do BAZ somadas além do valor físico de cada estação, além das horas trabalhadas por cada pessoa [ e olha o trem é caro]

 

Quanto eu teria que pagar por mês de salário para que essa pessoas dedicassem dua horas por mes para me disponibilizarem dados online e ainda cuidassem da estação.

 

Com menos de R$ 300.000,00 ninguém contrata e paga os salários dos "cuidadores" por 1 hora diária/semanal, a compra, instalação e manutenção das estações.

 

Portanto é pura perda de tempo discutir full time um local sem dados.

 

Isto não é rusga.

 

Não falo mais sobre o tema.

 

Abração

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Poderemos ter um frio histórico neste final de Agosto e inicio de Setembro, AAO deve chegar próximo a -4.5, o nino1+2;3;4 estão na casa negativa, o oceano atlântico sul com temperaturas abaixo da normal ~-1ºC, maior cobertura de gelo na antártica já é a maior desde o inicio do monitoramento em 1979. Isso tudo traz uma condição interessante para ainda termos outro grande evento climático. Os modelos começam a projetar 2/3 pulsos intensos para última semana de agosto e condições para primeira quinzena de Setembro, poderemos ter uma MP intensa, superior a ocorrida no final de julho.

O GFS já projeta alta de 1044/1048 hPa.

Caramba!!!! O mapa com a alta é impressionante!! E hoje eu pensei: será que 2013 compensará o estrago de 2012? Começo a levantar essa hipótese. TODO o ano foi abaixo da média aqui, à exceção de abril com levíssima anomalia positiva. Além de todos esses fatores que você citou, o frio que tivemos agora ocorreu MESMO no período que deveria sofrer os efeitos da AAO positiva de dias atrás. E o que temos pela frente é o efeito da AAO literalmente afundada, um sonho baziano!!

 

Vou dar um palpite: teremos frio por pelo menos mais um mês, e é possível que nosso inverno climático abra a primavera no calendário. Fico só pensando no fechamento da média desse ano. É capaz de ficarmos 2° MAIS FRIO NA MÉDIA GERAL do que 2012. :mosking:

 

Seria o exorcismo GERAL dos demônios do ano passado!! :mosking: :mosking: :mosking:

 

Aqui 11,4°.

 

Abraços históricos!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Amantes do frio estou empolgado com as postagens de 20 horas pra cá. AAO que pode chegar -4,5, nino 1-2 / 3 /3+4 negativo, atlântico mais frio, continente Antártico e oceanos que o rodeiam com quantidade recorde de gelo desde 1979.

No site do Ronaldo Coutinho parece que li um comentário de uma grande nevada ocorrida de 31 de agosto de 1912 a 2 de setembro,quebrou telhados, galhos de araucárias etc.

Vou divulgar alguns dados de temperaturas que achei muito interessantes na época, de Porto Alegre,Curitiba, de Lavras-MG e Campos-RJ que anotei na biblioteca nacional do Rio de Janeiro e nas normais do Rio Grande do Sul de 1910 a 1948.

Curitiba mínima de -2,8ºC (dia 3 de setembro de 1912);

 

Lavras-MG mínima de -0,6ºC (dia 3 de setembro de 1912),a média das mínimas e máximas desse mês foi de 10,1 e 24,7 = média de 16,8;

 

Campos-RJ mínima de 8,2ºC (dia 3 de setembro de 1912),média mínimas e máximas 14,6 e 24,4.No dia 7 de outubro de 1912 marcou 9,6ºC,dois dias depois de Porto Alegre marcar 3,8ºC;

 

Porto Alegre outra onda de frio 6 dias depois, a mínima histórica de setembro foi de 0,0ºC (dia 9 de setembro de 1912) e no dia 5 de outubro marcou 3,8ºC;

 

Para mim essa massa polar de 1º/09 a 3/09 foi histórica para um mês de setembro no sul e sudeste do Brasil.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

A alta que avança na próxima semana é bastante forte porém a adveção de ar frio não seria tão grande pelas 18Z do GFS. Na rodada das 12Z do modelo americano haveria um ciclone na costa argentina que ajudaria a impulsionar o ar frio mais ao norte, no entanto o anticiclone passaria bem ao sul do continente para depois se aproximar para o RS.

 

KSxqDX8.png

 

Antes porém do ar frio a temperatura se eleva no RS e o avanço da frente fria na quarta provocaria chuva forte no estado, com potencial para tempo severo no cenário atual. Resta agora acompanhar os ajustes propostos a cada rodada.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Amantes do frio estou empolgado com as postagens de 20 horas pra cá. AAO que pode chegar -4,5, nino 1-2 / 3 /3+4 negativo, atlântico mais frio, continente Antártico e oceanos que o rodeiam com quantidade recorde de gelo desde 1979.

No site do Ronaldo Coutinho parece que li um comentário de uma grande nevada ocorrida de 31 de agosto de 1912 a 2 de setembro,quebrou telhados, galhos de araucárias etc.

Vou divulgar alguns dados de temperaturas que achei muito interessantes na época, de Porto Alegre,Curitiba, de Lavras-MG e Campos-RJ que anotei na biblioteca nacional do Rio de Janeiro e nas normais do Rio Grande do Sul de 1910 a 1948.

Curitiba mínima de -2,8ºC (dia 3 de setembro de 1912);

 

Lavras-MG mínima de -0,6ºC (dia 3 de setembro de 1912),a média das mínimas e máximas desse mês foi de 10,1 e 24,7 = média de 16,8;

 

Campos-RJ mínima de 8,2ºC (dia 3 de setembro de 1912),média mínimas e máximas 14,6 e 24,4.No dia 7 de outubro de 1912 marcou 9,6ºC,dois dias depois de Porto Alegre marcar 3,8ºC;

 

Porto Alegre outra onda de frio 6 dias depois, a mínima histórica de setembro foi de 0,0ºC (dia 9 de setembro de 1912) e no dia 5 de outubro marcou 3,8ºC;

 

Para mim essa massa polar de 1º/09 a 3/09 foi histórica para um mês de setembro no sul e sudeste do Brasil.

 

Nanimarinho onde conseguiste estes dados do Rio Grande do Sul entre 1910 e 1948 ?

No período entre 1909 e 1912 foram instaladas grande parte das estações em território gaúcho na época, porém nunca consegui dados deste período nas estações do interior.

 

Estações do Inmet no Brasil em 1912:

K5GWiAO.jpg

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Paulo, Agora vc está discutindo com o Caio César????

 

A ponderação dele foi coisa mais sensata...

 

Tenho algumas diferenças históricas com o Caio. E pau feio, [ até passamos da conta e vice-versa]

 

Obrigado pela compreensão, Mafili. Também reconheço que muitas vezes já passei da conta com você, mais reação do que ação, mas passei. Talvez até perdi a paciência e o equilíbrio. Mas TODAS por questões cientificas, nenhuma por paixão. Apesar de que você ache e afirme que é por paixão. Os meus dados me dão cobertura, os seus lhe dão. Cada um fica com o seu quadrado. O meu vem sendo reafirmado, até neste ano, que bom!

 

Agora não faço drama, PH. Analiso o que acho e não fico divagando sobre paixões. Não vou entrar neste mérito. Os dados e os eventos estão aí. Não é minha pretensão enaltecer aqui e acolá. Até porque o "enaltecer" as vezes envolve paixão em detrimento da razão. Eu vou pela razão, pesquiso, dedico e invisto pelo bem dos fatos e acontecimentos REAIS. O "enaltecer" de terceiros me motiva quando do reconhecimento deste esforço, quando os dados REAIS ficam expostos e são compreendidos. Para quem quiser explorá-los.

Edited by Guest
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Totalmente desnecessária a discussão aqui, portanto peço que os que estão dispersando VOLTEM AO TEMA DO TÓPICO, por gentileza.

 

Aqui em Matão, altíssima amplitude térmica hoje. Haja saúde para aguentar uma variação de 3,7°C a 26,1°C! Sol forte o da todo e ar bem seco.

Haja saúde mesmo, belo frio por ai hoje cedo em, teve ter dado uma geada fraquinha em baixadas né? Aqui variou de 5-20°C..

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Marcoooos, olha:

Opa!! O frio em 500 hpa no S do RS é similar ao da onda de frio de julho. Mas não avança tanto! O que chama a atenção é, além da alta de até 1042 mb, o frio AMPLO de -8° em 850 hpa na Patagônia e sobre o Atlântico Sul. Isso pode garantir frio intenso, ao menos para o RS e SC devido à advecção de ar frio. E mais: vai gelar muito o oceano, além de drenar água gelada para a costa da América do Sul pela ação da alta.

 

Não sei se estou exagerando, mas estou impressionado com esses dados. Com a queda da AAO, teremos frio contínuo e/ou frio intenso até setembro?? Mais forte do que o que está por vir? Muito incrível!!

 

O inverno 2013 não só se prolongará, como será MUITO frio!! Não podemos reclamar: depois de vermos os outros continentes com frio porrada e neve ampla, agora está sendo a vez da América do Sul. A nevada de julho e a projeção de agora não deixam mentir.

 

Agora 11,3°.

 

Abraços polares!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Paulo, Agora vc está discutindo com o Caio César????

 

A ponderação dele foi coisa mais sensata...

 

Tenho algumas diferenças históricas com o Caio. E pau feio, [ até passamos da conta e vice-versa]

 

Obrigado pela compreensão, Mafili. Também reconheço que muitas vezes já passei da conta com você, mais reação do que ação, mas passei. Talvez até perdi a paciência e o equilíbrio. Mas TODAS por questões cientificas, nenhuma por paixão. Apesar de que você ache e afirme que é por paixão. Os meus dados me dão cobertura, os seus lhe dão. Cada um fica com o seu quadrado. O meu vem sendo reafirmado, até neste ano, que bom!

 

Agora não faço drama, PH. Analiso o que acho e não fico divagando sobre paixões. Não vou entrar neste mérito. Os dados e os eventos estão aí. Não é minha pretensão enaltecer aqui e acolá. Até porque o "enaltecer" as vezes envolve paixão em detrimento da razão. Eu vou pela razão, pesquiso, dedico e invisto pelo bem dos fatos e acontecimentos REAIS. O "enaltecer" de terceiros me motiva quando do reconhecimento deste esforço, quando os dados REAIS ficam expostos e são compreendidos. Para quem quiser explorá-los.

 

 

É isso aí :good2:

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Olha...quem diria que 2013 daria uma reviravolta!! O inverno climático começou mixuruca, com uma onda de frio no início de maio e depois nada por um bom tempo. Teve gente (e não foram poucas pessoas) anunciando que 'agora, só em 2014'. Eu estava achando ele ridículo e horrível até a metade de julho, quando virou de cabeça para baixo. Agora tem tudo para ser um dos meus prediletos! De 22 de julho para cá, 3 pulsos bem fortes de frio e vem mais!!

 

Matão com 15,4°C agora.

Falou tudo :clapping: ia comentar isso. Eu era um que já estava praticamente abandonando o frio de 2013, uma onda de frio em maio e depois junho inteiro e metarde de julho quente e sem frio nenhum. E agora como você disse 3 pulsos de ar frio que trouxeram os 3 geadas pra minha baixada com os menores valores de -0,8°C, 2.1°C e 2.2°C respectivamente em cada onda de frio..

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.