Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Agosto 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

GFS vai mantendo neve com alto potencial de acumulação nos pontos acima dos 1600m em SC a partir de 54h.

 

O frio em altura é mais forte pelo Europeu, que também projeta um vórtice entrando entre o RS e SC mas com pouco suporte em altura. Um cenário defendido por muitos modelos.

 

Cenário difícil de precisar, mas vai se formando a possibilidade de algo interessante e quiçá grande no topo da serra geral.

 

Pela numérica detalhada do GFS, a única disponível, o Morro da Igreja pode ter mais de 15cm de neve.

Link to comment
Share on other sites

GFS vai mantendo neve com alto potencial de acumulação nos pontos acima dos 1600m em SC a partir de 54h.

 

O frio em altura é mais forte pelo Europeu, que também projeta um vórtice entrando entre o RS e SC mas com pouco suporte em altura. Um cenário defendido por muitos modelos.

 

Cenário difícil de precisar, mas vai se formando a possibilidade de algo interessante e quiçá grande no topo da serra geral.

 

Pela numérica detalhada do GFS, a única disponível, o Morro da Igreja pode ter mais de 15cm de neve.

 

Caio, vi que os modelos somente foram reduzindo o potencial de neve.

Existe alguma possibilidade, pela tua experiência, de devolver o frio, como várias vezes fizeram em outras oportunidades?

Até o ETA resolveu seguir um pouco os outros modelos. Ele que tava bem otimista.

Link to comment
Share on other sites

E chegou a hora de avaliar o quanto acertei ou errei na minha previsão do tempo realizada ontem antes da madrugada.Análise rápida - madrugada do dia 12/08!

 

Para SP e grande SP, o frio noturno será maior que o do amanhecer de hoje dia 11. Eu no Assunção tive mínima de 9,6 e agora nem são 7 horas e tenho 9,7 graus. antes das 8 posso estar beliscando os 8 graus. Olhando diversos modelos (CMC, GFS, ECMWF, ETA, GLOBAL, WRF), a conclusão é que o tempo permanecerá aberto, apenas coberto por nuvens ralas de grande altitude, que não causam abafamento, isso na grande SP, pois no interior normalmente já é a condição predominante.

 

Condição em sua maioria dominada por céu limpo, com excessão do extremo sul da grande SP, que teve neblina de madrugada até o amanhecer, em parte influenciado pela presença de duas massas de agua que são as represas Billings e Guarapiranga. No geral considero certa a previsão pois no Assunção teve céu limpo a noite, então fora das áreas de influencia das represas, certa a resposta!

 

Pois bem, os modelos preveem, em média, que o amanhecer do dia 12 se dará com temperaturas de 6 graus ao sul da RMSP e até 8 graus mais a norte e leste (incluindo Mirante de Santana). Pois eu vou ser radical e fazer meu prognóstico bem a nivel local mesmo.

 

Condição de temperaturas médias entre 6 nos bairros e cidades mais ao sul e 8 em bairros e cidades mais a leste e norte, sobretudo antes da serra da Cantareira. Certo prognóstico!

 

Assunção - SBC: mínima entre 5 e 6 graus - 7,7 graus, errei

Riacho Grande - SBC - mínima entre 4 e 5 graus - alguma geada bem isolada não pode ser descartada, principalmente naquele gramado da policia na entrada do riacho Grande. Carlão, olho naquele ponto se puder! 8,3 graus, erro feio, neblina presente!

Marcilaq - deve bater entre 2 e 3 graus, pode ter geada em alguns locais. PESM Curucutu teve 5 graus de mínima, Marcilaq 3,5 graus!!! Certo!!!

Parelheiros - também entre 2 e 3 graus com geada em baixadas 6,3 graus, erro (neblina)

Rodoanel Sul - pode ter trechos dele que registrem entre 0 e 2 graus, amanha devo ver bastante geada nele. Não descartados trechos com 0 grau, alguma geada avistada no percurso casa-trabalho.

Itapecerica da serra - entre 1 e 2 graus, geada moderada nas baixadas que devem negativar, sem condições pra isso, neblina, erro!

Itapevi - entre 3 e 4 graus principalmente na baixada do Evandro, deve ter alguma geada .Provavelmente acertei pelo histórico da região. Baixada do Evandro deve ter dado menos

Barueri - entre 3 e 4 graus, geadas isoladas em baixadas 5,0, acertei!

São Lourenço - deve ficar entre 0 e 1 grau. Deve gear moderado em baixadas com mínimas seguramente negativas 6,5 graus, erro!

Mirante de Santana - ficará entre 7 e 8 graus opa acertei o Mirante, 8,5 graus!!!

Topo da serra da cantareira - seguramente fará entre 0 e 2 graus em baixadas perto dos topos - não tem como avaliar mas creio ter chegado, devido a altitude e a temperaturas de cidades da região como Mairiporã e Jundiai. Certo.

Mairiporã - entre 3 e 4 graus, geada em baixadas Provavelmente considerando dados de usuário da região a noite, meta atingida!

Mogi das Cruzes - entre 5 e 6 graus, sem chance de geada nas plantações por lá - UFA! 6 graus em condominio Arua Lagos! Certo!

Centro de SBC - entre 6 e 7 graus 7 graus, certo!

Centro de Santo André - entre 6 e 7 graus 7 graus certo!

Centro de SP - incrivelmente penso que esfria mais que o mirante, então coloco entre 6 e 7 graus. Se não acreditam olhem a temperatura da Sé agora.Sé ficou com 9 graus, mas Paraíso (dados de um amigo de confiança) registrou 7 graus, portanto certo!

Ribeirão Pires - entre 2 e 3 graus, com certeza terá alguma geada em baixadas. Chance remota em virtude da neblina, errado!

Suzano - entre 4 e 5 graus boa chance em virtude das temperaturas de lugares próximos, certo!

Paranapiacaba - entre 1 e 3 graus, deve registrar bastante geada em baixadas e mínimas negativas. Posso considerar como errado, neblina.

Juquitiba - entre 1 e 2 graus, com bastante geada em baixadas e negativas, 6,3 graus, erro!

Tremembé - entre 4 e 5 graus 5,1 graus, certo

Perus - entre 4 e 5 graus 5,6 graus, certo!

Penha - entre 7 e 8 graus 8,3, certo!

Anhembi - entre 7 e 8 graus 9,1, errado!

Marte - entre 7 e 8 graus 9 graus, devido a apuração de hora em hora, 8 graus bem possível, certo!

Congonhas - entre 5 e 6 graus 9 graus, regra de Marte vale aqui, porém frio superestimado, erro!

Cumbica - Guarulhos - entre 4 e 5 graus 7 graus, não descartado 6,x, regra de Marte! Erro.

Jundiai - entre 5 e 7 graus 6 graus, na mosca!

Grajaú - entre 1 e 3 graus, geada ao amanhecer em baixadas, sem chance, neblina e temperaturas da região não condizentes com a previsão.

Vila Madalena - entre 7 e 8 graus 10,1 graus, apanhou até do Mirante de santana! erro

Sacomã (Arthur) - entre 5 e 6 graus ficou entre 7,5 e 8, considerando dados do Ipiranga e vila Prudente. Erro.

Av. Paulista - entre 5 e 6 graus, se Paraiso marcou 7 graus, nada impossivel de ser atingido! certo!

Horto Florestal - entre 2 e 3 graus, com registro de alguma geada isolada. Deve ter feito algo em torno de 4 a 5 graus, olhando os dados do Tremembé. erro

Itaquera - entre 6 e 7 graus 7 graus, certo!

São Mateus - entre 5 e 6 graus 5,8 graus, certo!

 

Agora é ver se acerto ou erro feio kkkkkkk

 

Fazendo a conta final, temos o seguinte:

 

Previsões acertadas 22 (incluidas as duas análises de condições do clima e média de temperatura.)

Erro previsões 15

 

Porcentual de acerto 60%, nada mal! :hi: :hi:

 

Uma pena que no próprio quintal de casa não consegui acertar!

Link to comment
Share on other sites

Cenário difícil de precisar, mas vai se formando a possibilidade de algo interessante e quiçá grande no topo da serra geral.

 

Concordo inteiramente com esta afirmação.

 

No cenário para 60/72 horas.

 

A baixa está no local certo.

 

O resto me parece o suficiente para manter algo semelhante ao último domingo.

 

No momento não vejo um nevão generalizado [no momento].

 

Vou pensar com calma o anticiclone parece bem menos potente em relação aos modelos

 

A região metropolitana de São Quincas deve contemplada novamente.

 

O carnê do Báu está rigorosamente em dia naquelas paragens.

 

C13081200.jpg

 

 

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Quanto deu de mínima em Ibiúna Mafili, uns 2ºC?

 

Caco, Estou em São Paulo, vou ligar mais tarde e te confirmo.

 

Uns dois grauzinhos a menos que na Granja.

 

Uma constatação o "clima muda" entre o km 27 e 30 da Raposo, é completamente diferente de São Paulo, capital e muito semelhante ao sul do estado e por consequência ao de Curitiba nesse aspecto fecho contigo por experiência própria.

 

Abraços,

 

O nosso tricolor está indo para Soledade.

Link to comment
Share on other sites

Vinicius, não seu em qual estação foi registada a mínima de Piata (~)!

Não seria no Inmet?

Nem sei a data exata, mas lembro bem q foi citado o valor aki no fórum em maio!

To em dúvida entre Aldo e Nani (q aliás, sumiu)... Mas tbm pode não ter sido nenhum dos 2, q mencionou este valor..

Lamento...

Link to comment
Share on other sites

Nem precisa chegar a 0° oficialmente no termômetro . Muitos lugares não chegar a 0° mais tem algumas vezes por ano a sensação térmica fica abaixo de 0º. O chato de boa parte do Brasil é que essas temperaturas são somente por alguns minutos e logo vem uma amplitude térmica com força total. E o frio pode chegar sim com relativa força no Norte/Nordeste do país e creio que já deve ter negativo lá e sem grandes dificuldades.

 

Só para exemplificar o Sul do estado Maranhão que está lá encima, num altitude baixa de menos 300 metros neste período registra com facilidade temperaturas entre 10° ~ 14°, ano passou caiu abaixo de 10° (9,5°) sem conta cidades da Bahia em altitude maior que pode cai a 5º ou menos, porque um pico só um pouco mais ao norte com extrema altitude não chegaria a 0° ou menos ?.

 

 

Hedsgpa, expliquei em mensagem mais abaixo, usando como referencia os dado obtidos no Pico Espejo, a 4765 metros, na colombia, situado no hemisfério norte, 1000 km acima do pico da neblina, como se faz para se calcular uma temperatura de alta montanha. Só mesmo fazendo correlação com montanha de mesma altitude e localização próxima. Fazendo a conta em papel de pão, na pior situação do pico Espejo (registro de -10,4 graus em 17/07/2005), ainda assim no alto do Pico da Neblina não conseguiria negativar, no máximo chegaria a 2 positivo.

 

Além disso, a regra de quanto mais alto melhor, nem sempre é valida para o clima tropical do Brasil. PNI é um exemplo.

 

Abraços elucidativos!

Link to comment
Share on other sites

Acho difícil, Carlos...lá é muito úmido. Teria que ter um dia muito seco para que isso aconteça. Mas vale um debate sobre!!

Sim!

E não foi nenhum dos colegas citados...

Foi alguém q durante alguns dias mencionou temperaturas de localidades do nordeste e centro-oeste ...

"em Piata (~) chuvas e 13°C, agora"

Vou procurar mais tarde...

Abraço

Link to comment
Share on other sites

No momento não vejo um nevão generalizado [no momento]

 

A expressão mais correta para definir as minhas analises é "possível nevao localizado".

 

Os últimos eventos de neve voltaram a trazer acumulações. Isso é louvável perto da secura de neve que reinava entre 2000 e 2010. O evento de agosto de 2010 parece que fez voltar a abrir a porteira da neve no Brasil, entretanto para o Planalto da Neve ela ainda está distante daquilo que ocorria no pré-2000. Como o Zé bem lembra, as nevadas no Centro de SJ e no Centro de Gramado só tem foto com neve acumulada no solo com mais de 14 anos.

Link to comment
Share on other sites

No momento não vejo um nevão generalizado [no momento]

 

A expressão mais correta para definir as minhas analises é "possível nevao localizado".

 

Os últimos eventos de neve voltaram a trazer acumulações. Isso é louvável perto da secura de neve que reinava entre 2000 e 2010. O evento de agosto de 2010 parece que fez voltar a abrir a porteira da neve no Brasil, entretanto para o Planalto da Neve ela ainda está distante daquilo que ocorria no pré-2000. Como o Zé bem lembra, as nevadas no Centro de SJ e no Centro de Gramado só tem foto com neve acumulada no solo com mais de 14 anos.

 

Aqui todos de acordo. [ incluso o Zé]

 

Em cidades que """nunca nevou"""" acumulou mais que São Quincas nos últimos 15 anos somados.

 

Não faço a menor ideia a razão disto [ exceto pela expressão acumulou onde tinha que acumular]

Link to comment
Share on other sites

Mafili..vc quer dizer que Guarapuava por exemplo deu uma lavada em cidades que costumam nevar e acumular todos os anos..??

 

Com certeza. Não só Guarapuava, mas Mafra, Rancho Queimado, etc. A acumulação que estas cidades tiveram o Centro de SJ e o Centro de Gramado não veem há 14 anos. Desde 1999 que o centro destas duas cidades não têm acumulação como a de Guarapuava e cia.

Link to comment
Share on other sites

Mafili..vc quer dizer que Guarapuava por exemplo deu uma lavada em cidades que costumam nevar e acumular todos os anos..??
alhe

 

Sim.

 

Aliás, quem me atentou para esse detalhe foi o Ronaldo.

 

A expressão "lavada" sendo entendida com bom humor não causa maiores problemas

 

Mas deve-se interpretar com cautela a expressão "Nevou mais em Guarapuava que em São Joaquim nos últimos 5 anos."

 

Ocorreu um nevão localizado.

 

Quem sabe se daqui a 45 anos o evento não é repetido.

Link to comment
Share on other sites

Mafili..vc quer dizer que Guarapuava por exemplo deu uma lavada em cidades que costumam nevar e acumular todos os anos..??

 

Com certeza. Não só Guarapuava, mas Mafra, Rancho Queimado, etc. A acumulação que estas cidades tiveram o Centro de SJ e o Centro de Gramado não veem há 14 anos. Desde 1999 que o centro destas duas cidades não têm acumulação como a de Guarapuava e cia.

E, olha q não precisou nenhum guarapuav"ano" ficar dia & noite tocando corneta!

Nem estão aki pra reivindicar o "título" de melhor da década !

Link to comment
Share on other sites

Gamboa, reduziram para as áreas abaixo dos 1400 em SC e RS, mas se mantiveram para as áreas mais altas.

 

O cenário é bastante incerto ainda, tanto que há nítida divergência quanto ao posicionamento da baixa e do vórtice indicado pelo Europeu e outros. Indecisão que está trazendo cautela aos institutos.

Link to comment
Share on other sites

Céu limpo, ar estático e pouquíssimo vento! A noite foi muito propícia para geada.

Saberia me dizer quanto deu no Simepar de C. Mourão? Onde vc acessa essas temperaturas em tempo real?

 

Abraço.

 

Silvio, eu pego pelos mapas que o Simepar disponibiliza em seu site. Hoje no Simepar de Campo Mourão deu 3,1ºC e em Cianorte 2,7ºC!

Link to comment
Share on other sites

Av. Paulista - entre 5 e 6 graus, se Paraiso marcou 7 graus, nada impossivel de ser atingido! certo!

 

 

A estação do seu amigo no Paraíso fica na parte alta ou na parte baixa do bairro?

 

Porque existe uma diferença bem grande de temperatura entre a parte baixa do bairro e o topão da Av. Paulista. Eu que moro aqui próximo percebo bem isso.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Boas mínimas no estado de SP e capital paulista. Nem vou citar quais foram as mínimas de hoje

em MG para não passar vergonha :oops: .

 

É verdade, os modelos acertaram e esta MP pra cá foi um peidinho (mais uma). Mas parece que

nossa sorte vai melhorar nesta próxima Quinta. Teremos frio de qualidade nesse dia, e um amanhecer

bem frio na Sexta.

 

 

Na verdade, especificamente para os estados de MG, RJ e ES (ou seja: maior parte do Sudeste), o

inverno 2013 tem sido de normal a acima da média. Exemplos recentes de invernos mais frios do

que este: 2004, 2008 e 2011. As mínimas absolutas até o momento também estão muito aquém do

potencial que esta parte mais a leste da nossa região pode oferecer. Basta vermos que Monte Verde

teve pouquíssimas mínimas próximas ou abaixo de zero. Muitos poderiam dizer: "Mas a estação do

William está dando um show!". Ora, ela pode dar um show muito maior do que este que estamos vendo!

Bastaria que o inverno estivesse sendo influenciado por ASAS realmente fortes como os de 2004 ou 2008.

 

Poucas coisas a se destacar em minha região até o momento. Diria que os ASAS do início e final de Julho,

e mais as máximas baixas nos dias 24 e 25, são as únicas coisas boas até o momento. No mais, tem sido

um inverno bastante sem graça.

 

Não tem jeito mesmo, aqui no leste do SE os melhores invernos se dão com a presença constante da alta do

atlântico bem fortalecida e com desvios frequentes de altas polares para o oceano, reabastecendo o sistema.

 

As altas continentais, em sua grande maioria, enfraquecem bastante assim que cruzam a divisa SP-MG.

Link to comment
Share on other sites

Não tem jeito mesmo, aqui no leste do SE os melhores invernos se dão com a presença constante da alta do

atlântico bem fortalecida e com desvios frequentes de altas polares para o oceano, reabastecendo o sistema.

As altas continentais, em sua grande maioria, enfraquecem bastante assim que cruzam a divisa SP-MG.

 

Opa, mais um que está começando a torcer pela coisa certa para o sudeste.

 

Renan, veja na carta abaixo o ASAS está na posição certa.

 

Agora, a baixa que é importante para as precipitações invernais também.

 

Neste quadro não dá para agradar a gregos e goianos.

 

Abraços

 

C13081200.jpg

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, amigos do BAZ!

Esta nova onda de frio que chegará amanhã para o RS foi bem reduzida nos últimos modelos. A METSUL coloca mínima de 7°c (nada abaixo disso) aqui para Porto Alegre na quarta-feira. Frio normal. Para quinta, entre 8°c e 15°c. Friozinho normal de inverno, nada daquela "monstro" para agosto que comentavam. Pouquíssima chance de neve significativa, mesmo nos pontos mais altos...

Espero que o ar polar que entrará dia 21 ou 22/08 seja mais intenso. Mesmo assim, agosto está bom, com uma média bem baixa, totalmente diferente daquele agosto bizarro do ano passado.

Abraços e boa semana a todos!

Link to comment
Share on other sites

Monitoramento da nova massa de ar frio. 12/08/2013 09h26min

 

Pelas análises dos modelos de previsão do tempo, a nova massa de ar frio chega bastante intenso nesta quarta-feira. Considerando o campo de pressão atmosférica em superfície no dia de hoje, temos o centro mais intenso do sistema posicionado entre o leste do Paraná e o mar, com pressão entre 1015 mb no oeste do Paraná a 1017 mb no leste do estado. A partir de quarta-feira, a nova massa de ar frio tem seu centro mais intenso sobre o norte da Argentina, com 1033 mb (muito intenso, gelado), conforme projeção dos modelos de previsão. No Paraná os valores de pressão em superfície na quarta-feira devem variar entre 1028 mb no oeste a 1017 mb no leste (forte resfriamento). O resfriamento ocorre ao longo do dia, mas o diferencial entre as condições de hoje e quarta-feira, além da intensidade da nova massa de ar frio, é a condição dos ventos. Hoje em função do posicionamento do centro mais intenso da massa de ar frio estar entre o leste do Paraná e o mar, estes predominam de nordeste na região. Na quarta-feira a incursão de ar frio predomina do quadrante sul, tornando as condições de resfriamento mais rigorosas, principalmente na faixa oeste e sul do estado. Conforme já descrito pelo meteorologista Lizandro Jacobsen no domingo, teremos a partir de quarta-feira uma nova onda de frio, possibilitando temperaturas muito baixas e risco de geadas a partir de quinta-feira.

 

Equipe de Previsão e Monitoramento

Met. Fernando Mendes

Link to comment
Share on other sites

Acho difícil, Carlos...lá é muito úmido. Teria que ter um dia muito seco para que isso aconteça. Mas vale um debate sobre!!

Sim!

E não foi nenhum dos colegas citados...

Foi alguém q durante alguns dias mencionou temperaturas de localidades do nordeste e centro-oeste ...

"em Piata (~) chuvas e 13°C, agora"

Vou procurar mais tarde...

Abraço

Mais isso não vem muito ao caso, mais com certeza fez sim!!!

 

Vejamos, se uma cidade no interior da região Nordeste com 280m de altitude chega a 9º, porque outra cidade com mais com 1250m de altitude não chegaria a 04º??

Link to comment
Share on other sites

Monitoramento da nova massa de ar frio. 12/08/2013 09h26min

 

Pelas análises dos modelos de previsão do tempo, a nova massa de ar frio chega bastante intenso nesta quarta-feira. Considerando o campo de pressão atmosférica em superfície no dia de hoje, temos o centro mais intenso do sistema posicionado entre o leste do Paraná e o mar, com pressão entre 1015 mb no oeste do Paraná a 1017 mb no leste do estado..."

Met. Fernando Mendes

Aqui vai vir acompanhado de chuva e vento forte também, já com atmosfera resfriada. No mínimo vai interessante e não será uma MP qualquer, pelo menos para minha região.

Segue 14.8ºC e céu bastante claro, finalmente.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, amigos do BAZ!

Esta nova onda de frio que chegará amanhã para o RS foi bem reduzida nos últimos modelos. A METSUL coloca mínima de 7°c (nada abaixo disso) aqui para Porto Alegre na quarta-feira. Frio normal.

 

E a máxima? Não deve passar de 12C na maioria dos bairros da cidade. Como bem diz o novo forista Hedgespa, não podemos avaliar a mínima isoladamente. A mínima será "alta" pq o tempo será chuvoso e, por isso, a máxima será baixa.

 

Hj temos um belo dia de sol em POA. Faz 15C aqui no centrão. A frente deve chegar à noite. Ao longo da tarde os "rabos de galo" deverão crescer na imagem abaixo:

 

fotoatual4.jpg

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, amigos do BAZ!

Esta nova onda de frio que chegará amanhã para o RS foi bem reduzida nos últimos modelos. A METSUL coloca mínima de 7°c (nada abaixo disso) aqui para Porto Alegre na quarta-feira. Frio normal.

 

E a máxima? Não deve passar de 12C na maioria dos bairros da cidade. Como bem diz o novo forista Hedgespa, não podemos avaliar a mínima isoladamente. A mínima será "alta" pq o tempo será chuvoso e, por isso, a máxima será baixa.

 

Hj temos um belo dia de sol em POA. Faz 15C aqui no centrão. A frente deve chegar à noite. Ao longo da tarde os "rabos de galo" deverão crescer na imagem abaixo:

 

fotoatual4.jpg

 

Tens razão, Bruno! A chuva e umidade segurarão as máximas num patamar bem baixo... Sensação será de frio o dia inteiro. Acredito que na quinta ou sexta tenhamos mínimas menores, mas máximas maiores. Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Av. Paulista - entre 5 e 6 graus, se Paraiso marcou 7 graus, nada impossivel de ser atingido! certo!

 

 

A estação do seu amigo no Paraíso fica na parte alta ou na parte baixa do bairro?

 

Porque existe uma diferença bem grande de temperatura entre a parte baixa do bairro e o topão da Av. Paulista. Eu que moro aqui próximo percebo bem isso.

 

Abraço

 

 

Minha fonte pediu pra não ser identificada rsrs e não, a pessoa fica na parte alta numa semi-baixada de topo, se é que posso explicar, e deu 7,3 lá (abrigado). Lembrando que a massa de ar ainda está estável, portanto ainda não tem presença de diferença baixada-topo. Eu moro no morro e o Carlos Dias na Baixada, e bati a estação dele (distancia de 5 km) em 0,6 grau. A partir de hoje, começa a valer a condição baixada-topo, pena que por um dia. Amanha tem pré-frontal e os modelos apontam bom aquecimento, nada de torrar mas uma boa amplitude pra amanhã.

Link to comment
Share on other sites

Só gostaria de informar aos amigos que aqui em Houston, antes do meio dia já está 33 graus.

 

Deve ir aos 38 hoje e 39/40 na quarta.

 

Com isso, gostaria de mandar um abraço especial ao amigo Marcos Boldrini.

 

" calorzinho gostoso" by Bruno.

 

Gostoso demais...

 

Nessas horas lembro dos "retornos de almoço" aqui no centro de Porto Alegre em fevereiro. A vontade que dá de ficar caminhando ao ar livre de "terno e gravata" é E-N-O-R-M-E!

Link to comment
Share on other sites

Mais isso não vem muito ao caso, mais com certeza fez sim!!!

 

Vejamos, se uma cidade no interior da região Nordeste com 280m de altitude chega a 9º, porque outra cidade com mais com 1250m de altitude não chegaria a 04º??

 

Vejam bem, talvez em alguma baixada lá pelos lados de Piatã tenha feito menos de 8°C alguma vez neste ano. 4°C acho improvável. A maior característica do frio nessa cidade é o frio vespertino, causado pelo quase constante tempo úmido e chuvoso. Esse mesmo tempo úmido e chuvoso por si só já neutraliza o efeito baixada.

Vini, eu não afirmei q fez 4°C!

Eu citei algo q li aki no fórum ...

Não encontrou nenhum dado desta localidade no Banco do Inmet?

Acredito q já tenha ocorrido sub-5°C por lá...

Link to comment
Share on other sites

Monitoramento da nova massa de ar frio. 12/08/2013 09h26min

 

Pelas análises dos modelos de previsão do tempo, a nova massa de ar frio chega bastante intenso nesta quarta-feira. Considerando o campo de pressão atmosférica em superfície no dia de hoje, temos o centro mais intenso do sistema posicionado entre o leste do Paraná e o mar, com pressão entre 1015 mb no oeste do Paraná a 1017 mb no leste do estado..."

Met. Fernando Mendes

Aqui vai vir acompanhado de chuva e vento forte também, já com atmosfera resfriada. No mínimo vai interessante e não será uma MP qualquer, pelo menos para minha região.

Segue 14.8ºC e céu bastante claro, finalmente.

 

Pelo que se vê hoje... parece que modelos estão subestimando os valores de temperatura... acredito em mais frio, a MP é forte!

Link to comment
Share on other sites

Só gostaria de informar aos amigos que aqui em Houston, antes do meio dia já está 33 graus.

 

Deve ir aos 38 hoje e 39/40 na quarta.

 

Com isso, gostaria de mandar um abraço especial ao amigo Marcos Boldrini.

 

" calorzinho gostoso" by Bruno.

 

:rofl: :rofl:

 

O Boldrini ia adorar essa vista para o Golfo do México...

Salt Lake City com toda a sua altitude bateu 36C ontem. Interessante que na região dos grandes lagos e medio norte não está muito calor, comparado ao inferno que normalmente é nessa época.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.