Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Agosto 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

O Pico da Neblina no AM ja deve ter negativado ..!!

 

Sinceramente? depois de colocar a estação do PNI pra funcionar, fica a duvida se nos picos principalmente ao norte da linha do equador, perto dos 3000 metros de altitude, é possível negativar. No momento, meu desconfiometro me diz que o Pico da Neblina E o 31 de Março E o Monte Roraima pelo menos nos ultimos 70 anos, nunca negativaram, no máximo bateram em 5, 6 graus?

 

A explicação? Mesmo em potentes massas de ar polar, elas vão perdendo geopotencial em altitude a medida que avançam, prova disso foi que a mega massa de julho mal conseguiu ser notada em CDJ e nem fez cócegas no PNI. Mesmo a mega massa de 75 , 79, 2000, 55, apesar de terem passado a linha do Equador, não conseguiram levar frio em altitude pro Norte da região Norte. somado a isso que a tendencia do ar frio é escorrer pra baixadas e não pros picos, que acho dificil negativar no Pico da Neblina. Essa explicação eu vi num texto atribuido a Marengo.

Link to comment
Share on other sites

Posso estar errado, mas agora percebo que a temperatura tanto na Penha(CGE), quando no Mirante do Santana (INMET) estão com dificuldades de cair pra abaixo dos 10 graus.

 

Estão mesmo, e isso é culpa do ar polar, que se vc olhar os modelos, escorreu todo pro sul da grande SP, deixando menos poder de fogo ao norte e leste da cidade de sp, por exemplo.

Link to comment
Share on other sites

Carlos, talvez uma baixada cuiuda bem ajeitada. Coitado do Artur cada vez que der pau na estação.....é logo ali, né.

 

00° 48' 24" N 66° 0' 18" O

 

K@r@c@: Hemisfério Norte

Curiosidades:

 

- O Pico da Neblina foi escalado pela primeira vez em 1965.

 

- No topo do pico, a temperatura chega, na época do inverno, a 20° C durante o dia e 6° C durante a noite.

 

Artur, te ligo amanhã.

Link to comment
Share on other sites

Devem estar nublado

 

Se for o pico da Neblina, certamente,

 

wiki,

 

Acesso

 

O início da trilha acontece na boca do Igarapé Tucano, próximo à aldeia ianomâmi de Maturacá, a cerca de 800 km de Manaus. É necessário subir o rio Cauaburi em voadeiras (velozes canoas de alumínio com motor de popa), até o Igarapé Tucano, início da caminhada. Depois de quatro dias de caminhada, andando uma média de 4 a 5 horas por dia, chega-se ao ponto mais alto do relevo brasileiro, onde se encontram várias espécies endêmicas, principalmente plantas de pequeno porte. O nome "Pico da Neblina" deve-se ao fato do mesmo se encontrar praticamente o ano todo coberto de nuvens

Link to comment
Share on other sites

Mesmo que fraco, o ar polar conseguiu chegar até aqui. Tem frio em altura, pois o INMET registra agora 11,4C e aqui

em casa tenho 14,1C. Boa diferença entre topo e baixada.

 

Pois é Ricardo, aqui é um pouco mais frio pela altitude maior, já entre meu sítio e a tua estação eu percebo uma

diferença principalmente nas máximas em alguns dias.

Link to comment
Share on other sites

Na Venezuela, existe o centro venezolano meteorológico - CVM, que entre seus trabalhos, um deles é monitorar temperaturas em pontos estratégicos do território venezuelano. Dentro dele, existe um centro que recebe recursos dos EUA e Alemanha, chamado MIRA, que mantém uma estação meteorológica a 4.765 metros, no topo do Pico Espejo, que faz parte do maciço onde fica o pico mais alto da Venezuela, o pico Bolivar, a 5007 metros de altitude.

 

Pra quem não sabe, o topo do Pico espejo é o término do teleférico de Mérida o maior e mais alto do mundo. Estrategicamente botaram uma estação lá pra medir alguns dados e entre eles auxiliar no incremento do turismo... Soa algo familiar pra alguns isso? E teve gente criticando a colocação da estação do PNI...tsc tsc

 

Pois bem, tive acesso a um relatório de temperaturas de alguns anos desta estação, e a conclusão que cheguei é que sim, na Venezuela temos dois dígitos negativos todos os anos, e até 5 vezes ao ano, através de dados do Pico Espejo. Fazendo a conta burra de decréscimo de 2 graus a cada 300 metros, então temos, tomando por base o dia 17/07/2005, onde esta estação marcou -10,4 graus:

 

4765 mts -10.4

4465 mts -8.4

4165 mts -6.4

3865 mts -4.4

3565 mts -2.4

3265 mts -0.4

3000 mts aprox +2.4

 

Então temos que num cenário extremo, o Pico da Neblina poderia chegar a 3 ou até 2 graus positivo, mas teria de ser numa circunstancia muito favorável, o que derruba a tese de temperatura negativa no topo. Para que vocês se localizem, o Pico Espejo está 1000 km ao norte. Aí temos uma condição especial, pois quanto mais ao norte da linha do Equador, também diminui a luz solar, e logo a temperatura. Se botarmos o pico Espejo perto da linha do Equador, correria o risco de mal chegar a -7 suas mínimas.

 

Vou fazer um estudo sobre isso e postarei essa semana em meu blog.

Link to comment
Share on other sites

Parelheiros e Capela do Socorro dando um pau no PNI!!!!

 

Comparativo PNI - 07,1 grau x Grande SP

 

Parelheiros 6,3

Capela do Socorro 6,1

São Mateus 6,4

 

Até a ZL batendo o PNI? Tá de brincadeira!!! :rofl: :rofl: :rofl:

 

E eu aqui no Assunção - 8,6 graus indo buscar o PNI!!! Historic moment!!!! :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Posso estar errado, mas agora percebo que a temperatura tanto na Penha(CGE), quando no Mirante do Santana (INMET) estão com dificuldades de cair pra abaixo dos 10 graus.

 

Estão mesmo, e isso é culpa do ar polar, que se vc olhar os modelos, escorreu todo pro sul da grande SP, deixando menos poder de fogo ao norte e leste da cidade de sp, por exemplo.

 

Faz 6,5º no Tremembe contra 9º no Mirante. Isso é urbanização que é forte lá e na Penha. O ar frio está em toda SP

Link to comment
Share on other sites

Análise rápida - madrugada do dia 12/08!

 

Para SP e grande SP, o frio noturno será maior que o do amanhecer de hoje dia 11. Eu no Assunção tive mínima de 9,6 e agora nem são 7 horas e tenho 9,7 graus. antes das 8 posso estar beliscando os 8 graus. Olhando diversos modelos (CMC, GFS, ECMWF, ETA, GLOBAL, WRF), a conclusão é que o tempo permanecerá aberto, apenas coberto por nuvens ralas de grande altitude, que não causam abafamento, isso na grande SP, pois no interior normalmente já é a condição predominante.

 

Pois bem, os modelos preveem, em média, que o amanhecer do dia 12 se dará com temperaturas de 6 graus ao sul da RMSP e até 8 graus mais a norte e leste (incluindo Mirante de Santana). Pois eu vou ser radical e fazer meu prognóstico bem a nivel local mesmo.

 

Assunção - SBC: mínima entre 5 e 6 graus

Riacho Grande - SBC - mínima entre 4 e 5 graus - alguma geada bem isolada não pode ser descartada, principalmente naquele gramado da policia na entrada do riacho Grande. Carlão, olho naquele ponto se puder![...]

 

[...]Jundiai - entre 5 e 7 graus

Grajaú - entre 1 e 3 graus, geada ao amanhecer em baixadas

Vila Madalena - entre 7 e 8 graus

Sacomã (Arthur) - entre 5 e 6 graus

Av. Paulista - entre 5 e 6 graus

Horto Florestal - entre 2 e 3 graus, com registro de alguma geada isolada

Itaquera - entre 6 e 7 graus

São Mateus - entre 5 e 6 graus

 

Agora é ver se acerto ou erro feio kkkkkkk :rofl: :rofl: :rofl:

 

Parabéns, Artur!

 

6,0º C pelo Ciiagro às 6 horas.

Link to comment
Share on other sites

Temperaturas Santa Catarina - 06h40

 

Três Barras (Planalto Norte) 0,1°C

Major Vieira (Planalto Norte) 0,5°C

Bom Jardim da Serra (Serra) 0,7°C

Canoinhas (Planalto Norte) 0,7°C

Irineópolis (Planalto Norte) 1,0°C

Campo Alegre (Planalto Norte) 1,3°C

Papanduva (Planalto Norte) 1,8°C

Mafra (Planalto Norte) 2,2°C

 

(Epagri/Ciram)

Link to comment
Share on other sites

A maioria dos sites de previsão tá apostando pouca coisa pra essa semana, mínimas acima de 0, máximas mais altas que ontem e hoje. Só o AccuWeather aposta em algo mais "decente" com mínima de -1 e máxima de 8ºC.

Dudu de Casca,estes sites com previsão automática nem ligue pra eles, erram seguidamente especialmente osbre máximas, imagine sábado o Tempoagora da Somar previa máxima de 12º pra Solecity, e deu 6.2º, um erro muito expressivo.

Alguém tem q explicar ei Kátia Valente; dada a localização da Serra do Botucaraí(gaúcha inclusive , há quem queira q ela seja cearense)temos municípios aqui situados , no centro, no centro-leste e centro-nordeste do RS.É só passar o Guaporé e tu já está em NOva Prata , Guabijú, e logo ali Lagoa e Vacaria, em linha reta não é tão longe.

E próxima demais da Serra Gringa.Sabem qual a distância de Ilópolis(minha vizinha) do interior de Bento Gonçalves?Só 50km...

E da parte nordeste da Serra do Botucaraí(ali mesmo na Itapuca), a Vacaria????Distância de apenas 100km...

Link to comment
Share on other sites

Estou satisfeito com a ocorrência deste frio de agosto. Nas minhas análises amadoras, acreditei em um forte calor até 15 ou 18 de agosto. O que não ocorreu.

Será que negativação do AAO, devido à sua forte intensidade no final de junho, gerou uma ressaca tão forte de eventos de frio que se estendeu até agora? Creio que sim. Na verdade, pelas análises, sabemos que este índice negativo pode favorecer mais ciclones.

Quanto aos modelos, retiraram a intensidade do frio. Maritimizaram a MP. Há outra, lá pelo dia 21 aparecendo forte. Temos que acompanhar, poderá ser enfraquecida ou não.

Não estou acreditando muito em uma nevada aqui no Rs, neste evento. Gostaria, torço, para errar. Mas, ficará mais para as partes altas da região de São Joaquim.

Vai haver temperatura baixa em altitude. Mas, não tão baixa, ao redor de zero. Haverá umidade nos dias exatos para o fenômeno.

Aguardemos.

Acredito em pouca mudança tão encima do laço.

Aqui, tive um bom resfriamento noturno. Uma neblina forte surgiu hoje pela manhã.

6.1°C eu registrei. a previsão do Inmet era de 6.0°C a 18°C.

A Somar previu 4.0°C. Acho que errou.Talvez,tenha ocorrido em regiões mais frias da cidade.Não creio.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A maioria dos sites de previsão tá apostando pouca coisa pra essa semana, mínimas acima de 0, máximas mais altas que ontem e hoje. Só o AccuWeather aposta em algo mais "decente" com mínima de -1 e máxima de 8ºC.

Dudu de Casca,estes sites com previsão automática nem ligue pra eles, erram seguidamente especialmente osbre máximas, imagine sábado o Tempoagora da Somar previa máxima de 12º pra Solecity, e deu 6.2º, um erro muito expressivo.

Alguém tem q explicar ei Kátia Valente; dada a localização da Serra do Botucaraí(gaúcha inclusive , há quem queira q ela seja cearense)temos municípios aqui situados , no centro, no centro-leste e centro-nordeste do RS.É só passar o Guaporé e tu já está em NOva Prata , Guabijú, e logo ali Lagoa e Vacaria, em linha reta não é tão longe.

E próxima demais da Serra Gringa.Sabem qual a distância de Ilópolis(minha vizinha) do interior de Bento Gonçalves?Só 50km...

E da parte nordeste da Serra do Botucaraí(ali mesmo na Itapuca), a Vacaria????Distância de apenas 100km...

 

Infelizmente a parte baixa da serra vai ficar sem neve de novo e ai em Soledade tbm não acredito em neve, a festa de novo vai ser nos aparados e no planalto sul de SC, os modelos estão prevendo algo bem parecido com o fim de semana um pouco mais frio, msm assim duvido muito ainda em algo na parte sul da serra.

Link to comment
Share on other sites

Menores mínimas aqui em Joinville hoje cedo:

 

Serra Dona Francisca (PWS): 1,9ºC

.

.

Jativoca (Defesa Civil): 4,3ºC

CEASA - Distrito Industrial (Defesa Civil): 5,6ºC

Rodovia do Arroz (Defesa Civil): 6,4ºC

Aeroporto (Infraero-Redemet): 7,0ºC

Pirabeiraba (CIRAM): 7,0ºC

Vila Nova (CIRAM): 7,2ºC

Bucarein (Defesa Civil): 7,5ºC

Cubatão (Defesa Civil): 7,8ºC

Joinville Zona Sul (PWS): 8,1ºC

Rio Cachoeira (Defesa Civil): 8,9ºC

Joinville Iate Clube (defesa Civil): 8,9ºC

Itaum (Defesa Civil): 9,0ºC

RBS: 9,6ºC

 

Nada mal...bons valores até!

Link to comment
Share on other sites

Temperaturas Santa Catarina - 06h40

 

Três Barras (Planalto Norte) 0,1°C

Major Vieira (Planalto Norte) 0,5°C

Bom Jardim da Serra (Serra) 0,7°C

Canoinhas (Planalto Norte) 0,7°C

Irineópolis (Planalto Norte) 1,0°C

Campo Alegre (Planalto Norte) 1,3°C

Papanduva (Planalto Norte) 1,8°C

Mafra (Planalto Norte) 2,2°C

 

(Epagri/Ciram)

 

Na VIllaggio Grando a temperatura também chegou a 0,1ºC.. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Bruno, a mesma resposta que deixei para o Marcos.

 

daqui a pouco outros devem postar algo semelhante a beber, louco, etc.

 

e a sequência é variável.....mas é certa.

 

Ontem postaram que o Kléo [....tomou uns tragos]

 

Hoje nevou....

 

Parabéns a RBS.

 

Novamente peço desculpa.....eu não deveria responder para evitar confusão desnecessária....mas....não resisti

 

ABRAÇOS

 

Tu tá de gozação comigo…

Link to comment
Share on other sites

Inverno sem graça.

Como é engraçado o nome do forum, sendo que 95% das cidades do membros nunca baixam de 0 grau. :mosking:

kkkk considerando tua localização, dá pra entender seu desabafo! ....

 

Este é um trabalho para o super Carlos Dias,

 

Será que dá para fazer o levantamento daqueles que postaram durante 2013, depois levantar a localização, e finalmente verificar quantos tiveram negativas na suas localidades.

 

acho muito trabalho....kkkkk

Link to comment
Share on other sites

Nem precisa chegar a 0° oficialmente no termômetro . Muitos lugares não chegar a 0° mais tem algumas vezes por ano a sensação térmica fica abaixo de 0º. O chato de boa parte do Brasil é que essas temperaturas são somente por alguns minutos e logo vem uma amplitude térmica com força total. E o frio pode chegar sim com relativa força no Norte/Nordeste do país e creio que já deve ter negativo lá e sem grandes dificuldades.

 

Só para exemplificar o Sul do estado Maranhão que está lá encima, num altitude baixa de menos 300 metros neste período registra com facilidade temperaturas entre 10° ~ 14°, ano passou caiu abaixo de 10° (9,5°) sem conta cidades da Bahia em altitude maior que pode cai a 5º ou menos, porque um pico só um pouco mais ao norte com extrema altitude não chegaria a 0° ou menos ?.

Link to comment
Share on other sites

Céu limpo e vamos amanhecendo com 6,6ºC agora no meu bairro. No Simepar chegou aos 3,5ºC às 5h da manhã! Deve ter baixado mais.

 

Céu limpo, ar estático e pouquíssimo vento! A noite foi muito propícia para geada.

Saberia me dizer quanto deu no Simepar de C. Mourão? Onde vc acessa essas temperaturas em tempo real?

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Estado de São Paulo - hoje:

 

Itararé: 0,0

Rancharia: 0,5

São Pedro do Turvo: 0,5

Palmital: 0,6

Itapetininga: 1,0

Assis: 1,3

Tapiraí: 1,3

Mandurí: 1,5

São Miguel do Arcanjo: 1,8

Herculândia: 2,2

Barra do Turvo: 2,6

Capão Bonito: 2,8

Taquarituba: 2,8

Piratininga: 2,9

Ipaussu: 3,1

Paranapanema: 3,1

Santa Cruz do Rio Pardo: 3,1

Iepê: 3,3

Cândido Mota: 3,4

Limeira: 3,8

Apiaí: 4,0

Presidente Prudente: 4,3

Dracena: 4,4

São Pedro: 4,4

Pardinho: 4,7

Piracicaba: 4,7

Teodoro Sampaio: 4,8

 

Capital Paulista e Grd SP:

 

Marcilaq: 3,5

Granja Viana (Caco): 4,5

Capela do Socorro: 4,8

Barueri: 5,0

Tremembé: 5,1

Perus: 5,6

São Mateus: 5,8

Água Funda (Iag/Usp): 6,2

São Bernardo do Campo (Riacho Grande -Oregon): 6,2

Juquitiba: 6,3

Parelheiros: 6,3

São Lourenço da Serra: 6,5

Pirituba: 6,7

Itaquera: 7,0

Guarulhos (Cumbica); 7,0

Vl Formosa: 7,0

São Miguel Paulista: 7,3

Butantã: 7,4

Itaim Paulista: 7,6

Ipiranga: 7,8

Vila Prudente: 7,6

S Bernardo do Campo (Assunção): 7,7

Freguesia do Ó: 7,7

M Boi Mirim: 7,9

Vl Maria: 8,0

Campo Limpo: 8,2

São Bernardo do Campo (Riacho Grande -Oregon): 8,2

Penha: 8,3

Mirante de Santana: 8,5

Tucuruvi: 8,5

Mooca: 8,6

Cidade Ademar: 8,9

Campo de Marte: 9,0

Congonhas: 9,0

Praça da Sé: 9,0

Santo Amaro: 9,0

Anhembi: 9,1

Lapa: 9,7

Vl Madalena: 10,1

 

Litoral SP:

 

Barra do Una: 9,1

Caraguatatuba: 10,2

Guarujá (B. Aerea): 11,0

Itanhaem: 11,0

Praia Grande (Troyano): 11,2

Ilhabela: 12,4

Santos: 12,7

Ubatuba: 13,7

Link to comment
Share on other sites

....sem conta cidades da Bahia em altitude maior que pode cai a 5º ou menos, porque um pico só um pouco mais ao norte com extrema altitude não chegaria a 0° ou menos ?.

Em Piata (~), no noroeste da Bahia, se não me engano chegou a fzr 4°C neste ano. Não eh "pico" e sim uma localidade com 1.250m de altitude. Deve ter geado na ocasião, o q nos leva a crer q faz mais frio no Brasil do q se pensa!

Não descarto mínimas bem perto de 0°C nakela área em outros anos ...

Link to comment
Share on other sites

....sem conta cidades da Bahia em altitude maior que pode cai a 5º ou menos, porque um pico só um pouco mais ao norte com extrema altitude não chegaria a 0° ou menos ?.

Em Piata (~), no noroeste da Bahia, se não me engano chegou a fzr 4°C neste ano. Não eh "pico" e sim uma localidade com 1.250m de altitude. Deve ter geado na ocasião, o q nos leva a crer q faz mais frio no Brasil do q se pensa!

Não descarto mínimas bem perto de 0°C nakela área em outros anos ...

 

Exatamente. Já morei alguns meses em Goiânia cidade quente o ano inteiro e lá oficialmente já registrou 01º fico meio incrédulo mais são dados oficias e não o que discutir. E olha que Goiânia está apenas a pouco mais de 700m de altitude.

Link to comment
Share on other sites

....sem conta cidades da Bahia em altitude maior que pode cai a 5º ou menos, porque um pico só um pouco mais ao norte com extrema altitude não chegaria a 0° ou menos ?.

Em Piata (~), no noroeste da Bahia, se não me engano chegou a fzr 4°C neste ano. Não eh "pico" e sim uma localidade com 1.250m de altitude. Deve ter geado na ocasião, o q nos leva a crer q faz mais frio no Brasil do q se pensa!

Não descarto mínimas bem perto de 0°C nakela área em outros anos ...

 

Exatamente. Já morei alguns meses em Goiânia cidade quente o ano inteiro e lá oficialmente já registrou 01º fico meio incrédulo mais são dados oficias e não o que discutir. E olha que Goiânia está apenas a pouco mais de 700m de altitude.

No evento de julho/1975 realmente geou em Goiânia e tbm em Brasília, qdo fez 3,4°C na capital federal! Deve ter geado em outras ocasiões na capital de GO!

Assim como em BHoriz, q já registrou 3°C, e possivelmente 0°C nos arredores da cidade!

Hedsgpa, to gostando da tua participação hoje!

Continue assim, meu kerido!

Abraços contentes!

Link to comment
Share on other sites

Estado de São Paulo - hoje:

 

Itararé: 0,0

Rancharia: 0,5

São Pedro do Turvo: 0,5

Palmital: 0,6

Itapetininga: 1,0

Assis: 1,3

Tapiraí: 1,3

Mandurí: 1,5

São Miguel do Arcanjo: 1,8

Herculândia: 2,2

Barra do Turvo: 2,6

Capão Bonito: 2,8

Taquarituba: 2,8

Piratininga: 2,9

Ipaussu: 3,1

Paranapanema: 3,1

Santa Cruz do Rio Pardo: 3,1

Iepê: 3,3

Cândido Mota: 3,4

Limeira: 3,8

Apiaí: 4,0

Presidente Prudente: 4,3

Dracena: 4,4

São Pedro: 4,4

Pardinho: 4,7

Piracicaba: 4,7

Teodoro Sampaio: 4,8

 

Capital Paulista e Grd SP:

 

Marcilaq: 3,5

Granja Viana (Caco): 4,5

Capela do Socorro: 4,8

Barueri: 5,0

Tremembé: 5,1

Perus: 5,6

São Mateus: 5,8

Água Funda (Iag/Usp): 6,2

São Bernardo do Campo (Riacho Grande -Oregon): 6,2

Juquitiba: 6,3

Parelheiros: 6,3

São Lourenço da Serra: 6,5

Pirituba: 6,7

Itaquera: 7,0

Guarulhos (Cumbica); 7,0

Vl Formosa: 7,0

São Miguel Paulista: 7,3

Butantã: 7,4

Itaim Paulista: 7,6

Ipiranga: 7,8

Vila Prudente: 7,6

S Bernardo do Campo (Assunção): 7,7

Freguesia do Ó: 7,7

M Boi Mirim: 7,9

Vl Maria: 8,0

Campo Limpo: 8,2

São Bernardo do Campo (Riacho Grande -Oregon): 8,2

Penha: 8,3

Mirante de Santana: 8,5

Tucuruvi: 8,5

Mooca: 8,6

Cidade Ademar: 8,9

Campo de Marte: 9,0

Congonhas: 9,0

Praça da Sé: 9,0

Santo Amaro: 9,0

Anhembi: 9,1

Lapa: 9,7

Vl Madalena: 10,1

 

Litoral SP:

 

Barra do Una: 9,1

Caraguatatuba: 10,2

Guarujá (B. Aerea): 11,0

Itanhaem: 11,0

Praia Grande (Troyano): 11,2

Ilhabela: 12,4

Santos: 12,7

Ubatuba: 13,7

 

Na manhã de 5a feira, todas estas marcas serão inferiores..!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.