Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Agosto 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

Como eu gosto dessa dinâmica de ar frio continentalizado! Saímos de uma máxima de 30,9ºC (pré-frontal bombando) às 14h27 e agora já estou na casa dos 13ºC! Vento incessante que faz as árvores "uivarem". Céu encoberto e a chuva deve chegar no decorrer da noite.

Imagine a sensação térmica por ai em.. Mudança radical sendo esperada por aqui também...

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, como sempre estamos vivendo e aprendendo, alguém poderia me explicar o conceito de Espessura em 1000/500hPa? Sei mais ou menos que demonstra o potencial de frio em várias altitudes, mas não sei como isso influencia no tempo em si. Se puderem me ajudar, ficarei muito grato!!

VArS72c.png

 

 

Viny eu perguntei isso de manha mais ninguem respondeu , Caio ? Prof Flavio ? Help :rtfm:

 

 

Do site das estaçoes do BAZ , a minha é a mais fria do momento com 4,8°C , sem MP sem nada hein , apenas com céu limpo e sem vento

Link to comment
Share on other sites

Alguem viu a foto que o usuário Daniel Paese dos Santos publicou de neve em São José dos Ausentes no site do Climatempo?

 

Alguem confirma esta informação???? A data da foto está como hoje!!!! postada as 19:59!!!

 

Não vi Artur...se alguém ver...replica.

 

Linda Josélia....acompanho desde a rádio Eldorado.

Possibilidade de neve na próxima semana 9 de agosto de 2013 às 19:10 por Josélia Pegorim

 

Possibilidade de neve na próxima semana

 

Duas massas polares fortes atingem o centro-sul do Brasil nos próximos dias, esfriando muito o ar. A primeira massa polar tem atuação forte no fim de semana (10 e 11 de agosto) sobre a Região Sul e em Mato Grosso do Sul. A segunda massa polar será mais abrangente e forte, com maior poder resfriamento. A atmosfera

 

A primeira onda de frio entrou no Sul do Brasil encontrando uma atmosfera muito quente, mas a segunda onda de frio já encontrará o ar frio sobre o Sul. Assim, o resfriamento será maior. Será frio sobre frio e não frio sobre quente, como ocorre com a primeira onda de frio.

 

A chance de nevar na semana que vem é maior. As simulações atmosféricas estão confirmando a noite do dia 13 e o dia 14 de agosto como os dias mais prováveis para a ocorrência do fenômeno em áreas das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Há uma chance alta de nevar também no planalto sul de Santa Catarina

 

neve_9ago2013_9h-300x274.png

 

neve_9ago2013_9h_1-300x274.png

 

neve.gif

 

18zneve.gif

Link to comment
Share on other sites

Torales escreveu;

Pela rodada do Europeu, sem neve nesse final de semana. Única exceção ficaria sendo pontos muito altos da serra. O motivo é tão somente falta de frio em altura. Essa massa de ar frio do final de semana é apenas moderada. Não tem o mesmo potencial de outras.

Discordo radicalmente Tora, o impacto, a força, deste ar frio, a potência, não é moderada não senhor, é uma potente massa de ar frio...

Com 1032 hpa, no norte da Argentina, não é moderada nem , nem na China...

 

Tens todo o direito de discordar. Mas te garanto que não nevará em Soledade no final de semana e que esta massa de ar frio é muito inferior em relação a do final de julho que também não trouxe neve. A pressão de 1032 hpa não define se é forte, moderada ou fraca. Seria simplificar demais.

 

Acredito que estejas com uma falsa sensação de neve devido ao tempo extramemente fechado no RS e muito úmido, o que aumenta a sensação de frio.

 

As novas atualizações para o meio da semana sugerem bom frio em 850 em cima da serra até Santa Catarina. Aí quem sabe se possa ter neve. Mas nesse final de semana, não.

Link to comment
Share on other sites

acho que todos aqui deveriam o verdadeiro posicionamento. O Mafili ta fake, tá postando coisas nas quais não acredita. deve estar gozando de nossas caras.

 

Negativo.....

 

Esse frio é duradouro.....e na hora certa. [ o frio tardio pode ser BO]

 

Paulo, o polo norte está a 120 dias com temperaturas abaixo da normal e agora abaixo do ponto de congelamento.

 

O Pacífico Norte extratropical está absurdamente acima da média.

 

O Atlântico Sul me "traiu" o miserável fez a precipitação normal em JFM [acertei]....esquentou....e depois deu prá trás.

 

Tem gelo saindo pelo ladrão no polo sul.

 

O ciclo solar 24 está exatamente na metade [conforme postado].

 

Os modelos indicam frio. [para o sul do Brazil]

 

As cartas sinóticas confirmam os modelos.

 

Na verdade, EU ouvi os conselhos do Ronaldo....controlar os meus dedinhos.....

 

Assim, mantenho entre São Quincas e o Morro da Igreja....uma fresta de cupim...porém...uma fresta....para esse fds.

 

Abração...Te gosto muito....

 

Mafilinho: paz e amor.

 

beijos

Link to comment
Share on other sites

Noite de céu estrelado aqui no Vale. Temperatura marca 15°C.

 

O Renan deve estar até meio angustiado pela indefinição quanto ao volume de neve que deve cair no meio da próxima semana na serra catarinense. Se eu estivesse na sua situação, eu iria, já que a neve é quase certa. Agora, precisar quantos cm irão cair, acho difícil. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Noite de céu limpo na capital paulista. Hoje durante a tarde tivemos algumas nuvens altas e chegou a aparecer até alguns cumulos.

Na Penha (CGE): Máxima de 30 graus; Mínima de 17 graus, ou seja, até quente pra época e agora temos 19 graus!

 

Ah! Assim como O willian e o Vinicius, eu também queria saber o que é exatamente isso de espessura em 500/1000 hpa?

Eu notei que no mapa tem umas linhas vermelhas que possuem valores mais altos e linhas azuis onde os valores estão mais baixos.

Link to comment
Share on other sites

Cléo Kuhn é o maior nome da meteorologia gaúcha.

 

Mais conhecido e ouvido é diferente de maior em alguma coisa. Má escolha de palavras.

Pelo visto eu realmente não fui claro. Ninguém me entendeu. Vou explicar de novo: maior nome = maior marca. Cléo Kuhn é disparado o meteorologista mais conhecido do RS. Claro que a Rádio Gaúcha ajuda e muito a catapultar o nome dele, mas o fato é que em qualquer elevador que se entra no RS há comentários do tipo: "Cléo Kuhn disse chove hj a tarde", "Cléo Kuhn disse que vai eafriar", etc. Enfim, todos o conhecem. A minha empregada doméstica vive falando nele.

 

Espero ter sido entendido agora.

Link to comment
Share on other sites

Mafilli gostaria de saber tua opinião sobra a Serra do Botucaraí, nesta onda de frio, locais acima de 800m...

Abraço amigo :good: :friends:

 

Paulo, Apertou sem abraçar.

 

A precisão abaixo é o que eu tenho como referência no varejo [muito semelhante a várias áreas do RS] para Soledade.

 

As temperaturas são referenciadas ao teu topinho.

 

Assim, com muita mas muita sorte.....e bota sorte nisso.

 

É uma possibilidade extremamente remota.....porém,

 

2ajz8g8.jpg

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, como sempre estamos vivendo e aprendendo, alguém poderia me explicar o conceito de Espessura em 1000/500hPa? Sei mais ou menos que demonstra o potencial de frio em várias altitudes, mas não sei como isso influencia no tempo em si. Se puderem me ajudar, ficarei muito grato!!

 

Up! :clapping:

 

Não vai nessa história de ciclone....

 

http://www.cbmet2010.com/anais/artigos/309_27549.pdf

Link to comment
Share on other sites

Olhando os últimos modelos me parece que a serra Gaúcha pode, na quarta feira, ser mais contemplada com a neve (em termos de abrangência) do que a Catarinense. Ou estarei enganado?

 

 

Depende da rodada e do modelo, numa linha geral acho que pode depender mais da altitude. Pelo GFS 12Z o negócio está com uma característica do perfil da atmosfera próxima a nevada de agosto de 2010. Mais para o alto e borda da serra.

Link to comment
Share on other sites

Bem simplificadamente a espessura é a média de temperatura entre duas camadas, no caso 500-1000 é a média entre 5000m e a superfície. É uma medida para saber o quão frio ou quente está a camada da atmosfera numa média até 5000m. Quanto mais baixo o valor mais fria a camada.

 

Assim é possível para a mesma pressão [slp] diferentes espessuras depende do recheio da atmosfera [ perfil]

 

logo o amigo Caio hoje presenciou condições de neve mas como ele estava ao nível do mar.....o recheio era imenso.

Link to comment
Share on other sites

Já vi neve e toda a vez que ela esta por vir - miúda, graúda, floco, ameaça, pode ser, pode não ser - fico querendo ver.

É algo insano.Mas, ninguém vai entender.

Talvez uma psicanálise explique alguma coisa. Sei lá.

Agora, o dia hoje tá bom para a família Adams! :laugh:

Aqui em Porto Alegre, pelo menos.

Depois que descobri que tenho um passado distante na Rússia e que tive a monstruosa infelicidade de nascer no dia MAIS QUENTE do ano de 1981, quando deu 37° no nosso aeroporto (o que provavelmente significa 38° no INMET), além de fevereiro daquele ano ter sido incrivelmente quente, tal como fev/2012 ou fev/2003, aí entendi um pouco (ou muito bem) porque gosto tanto do frio.

 

Abraços psicanalíticos!

Link to comment
Share on other sites

Não é por nada não. Mas, se a posição da MP, lá por quarta ou quinta, for da rodada do europeu , o Marcos vai pular de alegria.

Imaginem 1036 Hpa encima de Porto Alegre?

negativará, com certeza.

Confesso que ando um pouco impaciente para ficar vendo modelos (a escola me absorve psicologicamente), mas ao que tenho acompanhado no BAZ eu não aposto tanto no frio dessa semana. A porrada de julho amorteceu minha expectativa por neve. Ademais, pelo ETA 15, POA terá mínimas simplesmente RI-DÍ-CU-LAS!! Não baixaria de 6°. Quem viu a vergonha monumental de ago/99 aqui sabe o que a MM é capaz de fazer numa cidade ao nível do mar. Em compensação o mesmo modelo coloca uma alta de 1030 mb no N da Argentina quando a baixa começar a se formar no litoral do RS e SC. Isso é neve praticamente certa, pelo menos no Planalto Sul de SC e Aparados.

 

Agora, se vier uma alta de 1036 mb aqui, eu aposto em negativa em POA nas Zonas Sul e Leste... mas NÃO no INMET. Ali o problema é galinha preta, hehe.

 

Abraços pessimistas!

Link to comment
Share on other sites

Tive variação de 9,8° a 13,1° nessa sexta. Mas passamos TODO o dia entre 10° e 11° com pico de 11,5 ° à tarde e mínima às 19:09. Acumulei pouco mais de 20 mm de chuva. E a MetSul dá para amanhã máxima de 10° na minha região. Pelo tempo chapado com vento SO e chuva leve, que é o que temos agora, essa máxima é possível. Devor ter a segunda ou terceira menor máxima do ano amanhã.

 

Agora faz 10,1°.

Link to comment
Share on other sites

Que diferença da projeção dos modelos!A frente fria passou de abrangente e muito rápida para algo mais lento e que vai embora pro mar.

Pelo menos estava vacinado pra isso! Esse ano tá apelando nas previsões de mega mps..

 

 

Eu acompanho os modelos faz poucos anos, justamente nos anos em que as mps decepcionaram no quesito neve.

 

Essa configuração da mp mais forte da semana que vem tá com cara de repetição do que temos visto nos últimos anos. Esse tipo de frio "represado", com umidade também represada. Vai fazer muito frio e com umidade nas serras do sul, mas que enganam para um cenário de neve, que custa a cair...

 

Imagino que a complexidade da neve no Brasil deve ser melhor analisada com um olhar um pouco pra cima.

 

Suspeitem do frio que não chega em Goiás!

Link to comment
Share on other sites

Noite de céu estrelado aqui no Vale. Temperatura marca 15°C.

 

O Renan deve estar até meio angustiado pela indefinição quanto ao volume de neve que deve cair no meio da próxima semana na serra catarinense. Se eu estivesse na sua situação, eu iria, já que a neve é quase certa. Agora, precisar quantos cm irão cair, acho difícil. :good2:

 

Pois é, meu amigo....vou ou não vou? hehehe...

 

Como eu disse, vou esperar até os 48 do segundo tempo. Estes modelos são muito malucos, mudam a toda hora. Mas eu concordo com o pessoal, a neve na próxima

Quarta é QUASE CERTA.

Link to comment
Share on other sites

Pingos estranhos caindo junto com a garoa mais fina,já vou verificar,é aquele mix de pingos grossos com com pequenas gotas...

A mínima aqui em casa bateu em 4.2º, no topinho Inmet 4.9º( aqui no Bela Vista estou uns 50m mais alto que o topinho)...

Sensação nas rajadas à meia-noite;suaves -11º... :girlwitch: :girlwitch: :girlwitch:

Link to comment
Share on other sites

O ar frio avança lentamente pelo Paraná ...

Choveu durante toda a madrugada na maioria das cidades do oeste e as temperaturas se mantiveram em keda vagarosa mas constante.

Chove neste momento em Cascavel, onde faz 7°C.

Aki em Piraquara (extremo leste) temos céu nublado e 12°C de temperatura.

Muito frio tbm e chuvas no sul do MS. Em Ponta P, chove e temperatura de 6°C.

Acredito q o frio mais intenso ficará restrito às cidades do oeste nesta incursão polar.

Link to comment
Share on other sites

Pingos estranhos caindo junto com a garoa mais fina,já vou verificar,é aquele mix de pingos grossos com com pequenas gotas...

A mínima aqui em casa bateu em 4.2º, no topinho Inmet 4.9º( aqui no Bela Vista estou uns 50m mais alto que o topinho)...

Sensação nas rajadas à meia-noite;suaves -11º... :girlwitch: :girlwitch: :girlwitch:

 

 

 

QUERO FOTOS!!!! SE DER ALGUMA COISA AI SEREI O PRIMEIRO A DAR PARABENS!!!!

 

Só pra vc ver que minha pegação no pé não é sacanagem contigo!!!!! :hi: :hi: :hi:

Link to comment
Share on other sites

Pingos estranhos caindo junto com a garoa mais fina,já vou verificar,é aquele mix de pingos grossos com com pequenas gotas...

A mínima aqui em casa bateu em 4.2º, no topinho Inmet 4.9º( aqui no Bela Vista estou uns 50m mais alto que o topinho)...

Sensação nas rajadas à meia-noite;suaves -11º... :girlwitch: :girlwitch: :girlwitch:

Fala, PH !

Q "chuva estranha" eh essa?

Neve?

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Pingos estranhos caindo junto com a garoa mais fina,já vou verificar,é aquele mix de pingos grossos com com pequenas gotas...

A mínima aqui em casa bateu em 4.2º, no topinho Inmet 4.9º( aqui no Bela Vista estou uns 50m mais alto que o topinho)...

Sensação nas rajadas à meia-noite;suaves -11º... :girlwitch: :girlwitch: :girlwitch:

Fala, PH !

Q "chuva estranha" eh essa?

Neve?

Abraço

 

PH, mete uma toalha no chao onde pode pegar a chuva e ve se há grãos congelados, pode ser chuva congelada, hipótese não descartada, se for, ta ai tua precipitação invernal!!!

Link to comment
Share on other sites

Pingos estranhos caindo junto com a garoa mais fina,já vou verificar,é aquele mix de pingos grossos com com pequenas gotas...

A mínima aqui em casa bateu em 4.2º, no topinho Inmet 4.9º( aqui no Bela Vista estou uns 50m mais alto que o topinho)...

Sensação nas rajadas à meia-noite;suaves -11º... :girlwitch: :girlwitch: :girlwitch:

 

 

 

QUERO FOTOS!!!! SE DER ALGUMA COISA AI SEREI O PRIMEIRO A DAR PARABENS!!!!

 

Só pra vc ver que minha pegação no pé não é sacanagem contigo!!!!! :hi: :hi: :hi:

Terá q ser mais rápido q eu!

Tbm kero ser o primeiro!

Aguardando..

PH, chuva congelada tbm vale!

Link to comment
Share on other sites

E aí senhores, por onde vai indo essa frente fria heim?

General Carneiro e Vilhena estão com a mesma temperatura. Há cidades no Mato Grosso que registram 10/11ºC. General Carneiro 14ºC.

O sul de São Paulo/nordeste do Paraná ainda não viu o frio, enquanto que o sistema já alcança o triângulo mineiro e todo oeste paulista e influencia o tempo até no Acre. Muito interessante! :mail:

Põe continental nisso! Praticamente todo território boliviano já está tomado pelo sistema, ou influenciado por ele.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.