Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Agosto 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

Bom dia!!!

Só gostaria de fazer um comentário sobre as 'instabilidades' dos modelos... o Duquia postou agora a pouco uma saída do dia 30/7 do GFS para este fim de semana, que já indicava esse primeiro pulso de ar frio no Sul... a posição do centro da MP era um pouco mais continental, mas para 12 dias de antecedência se mostrou muito bem!

Outra coisa que observamos, normalmente, no inverno é que o GFS quase sempre mostra uma situação no seu limite de previsão (180-192hs), depois começa a "se perturbar", mas no fim voltas para a condição inicial prevista em torno de 24-48hs.

Confiram a comparação: http://www.simepar.br/site/palavra_lista.shtml

 

Isto é, que venha o frio de agora... que o da próxima semana se confirme!!!

 

É isso mesmo, LIzandro! O GFS é bom pra pegar o frio na grade de prazo mais longo, mas quando começa a trabalhar os dados ele oscila! EU já tinha percebido este comportamento há algum tempo!

 

Abraços esperançosos!

Link to comment
Share on other sites

Cleo Kuhn é uma lenda viva da meteorologia gaúcha. Diria que é disparado o maior nome da meteorologia do RS, superando com certa folga o Eugênio Hackbart. Temos que dar crédito a ele. O homem não é bobo.

Tu tá de sacanagem Bruno :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :mosking: :mosking:

 

Depois que eu li , eu de um baita de um cuspe no meu notebook.(Se der algum problema, o Bruno vai ter que pagar por danos morais ).. :rofl: :rofl: :laugh: :punish: :punish:

 

Pelo menos tinha que ter um aviso pra isso não acontecer de novo.

 

Bueno, chove com 7ºC na cidade, garoa melhor dizendo.

Link to comment
Share on other sites

Vi que o Europeu 0Z deu uma retardada no frio negativo em 850 hpa para o leste da Região sul. Em compensação coloca condições de neve pra RM de Curitiba novamente em 150 h. :mosking:

 

Quem diria: até uns 5 anos atrás eu era um desesperado pela neve no Sul do BR. Ela era quase ausente em todo o sul mesmo em invernos frios....Eu ficava de prontidão para partir de Ctba em direção ao Planalto Sul catarinense... Neste maravilhoso inverno de 2013 eu fico vendo as previsões para ver se pode nevar NA MINHA CASA, he he he! :prankster:

Link to comment
Share on other sites

Interessante que ao que indicam as previsões o frio no domingo será mais intenso do que o frio previsto para o meio da semana, o 1° pulso do ar frio será mais intenso por aqui é isso?

 

Jean, sem chance, o frio da semana será mais forte, com a isoterma de 0 grau avançando bem mais que no fim de semana. Não vai dar nem uma geada muito forte agora porque a atmosfera já se instabiliza a partir do dia 12. Preocupação maior com relação a frio intenso do dia 14 em diante, incluindo chance de geada forte até pra SP. Se você olhar as ultimas rodadas que em alguns momentos foram atipicas, poderiam até sugerir isso, mas as ultimas rodadas do europeu e GFS já convergem pra frio maior na semana, com risco de precipitação invernal.

 

Vou arriscar um palpite, depois venho aqui e comento se acertei ou errei.

 

Sábado pra domingo: deve dar alguma pancada de precipitação invernal nas altitudes acima de 1200 fora das zonas urbanas dos municípios, sem acumular ou acumular bem pouco. Soledade estará fora desta festa.

 

domingo pra segunda: frio intenso e secando no RS e SC, chance de geada nestas regiões. PR ainda terá muita nebulosidade estacionária. Nada de precipitação invernal.

 

Segunda e terça: pré frontal em SP não muito intenso, já que a atmosfera ainda estará sofrendo efeitos deste avanço de ar frio com minimas medianas e máximas bem baixas. PR sob nebulosidade mal vai sentir o pre-frontal.

 

Terça pra quarta: chegada de forte frente fria com chance de precipitação invernal com acumulo, sobretudo região da serra catarinense. Não quero ser chato, mas região da serra do botucarai pode não ter nada significativo. Isso quem está dizendo é os modelos hoje, não eu.

Paulo, não leve a nivel pessoal como pegação de pé, é a realidade que os modelos apontam, e será ruim para o teu lado. Vejo rebaixamento iminente! :hang1:

 

quarta e quinta: continua chance de neve na serra catarinense e sul paranaense, com alguma rebarba sobrando ao sul da RMC. Mas não espero neve na RMC, espero outros tipos de precipitação invernal.

Vamos ver quanto que eu acerto :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

 

Discorda????

 

E não é necessário mais a utilização de modelos... basta as cartas sinóticas day by day.

 

Abração Caio,

 

Caiu como um pato na minha brincadeira. Política de reciprocidade.

 

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

Isso é algo sadio. Harmonia e bom humor.

 

Bom, o ar frio está aos poucos chegando na Serra Catarinense.

 

12h20

 

Lages com 18ºC abafado, poucos pingos perdidos. A temperatura máxima do dia...

SJ com 12ºC, vendo virando para SW.

 

Daqui a pouco o ar polar reinará soberano... :hang1:

Link to comment
Share on other sites

Quem subir a serra pra pegar neve nesse final de semana, o máximo que conseguirá será pegar uma gripe.

 

Cleo Kuhn prometeu chuva forte no jogo do Grêmio ontem à noite. Só se for pela choradeira que ele provocou.

 

E naquela terça-feira da onda polar ele insistiu muito que choveria em Porto Alegre e não choveu.

 

Só fala bobagem e ainda faz previsões gravadas que o "real-time" contradiz. Tem muita coisa errada na RBS sobre meteorologia...

 

Se estiverem lendo isso, que façam mudanças!

Link to comment
Share on other sites

Artur, nem ia entrar palpites e tal, mas estou com uma baita percepção q desta vez tu vai errar, e feio... :mail: :mosking: :mosking: :mosking: :mosking: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

 

Sem stress velhinho :laugh: :laugh: :laugh: tomara que eu erre mesmo! Mas acho que vai dar chabu...talvez eu aproveite alguns de teus rojões no PNI semana que vem :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Artur, nem ia entrar palpites e tal, mas estou com uma baita percepção q desta vez tu vai errar, e feio... :mail: :mosking: :mosking: :mosking: :mosking: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

 

A base do Artur é em modelos. A tua é na Central PHP de Ilusões! hehe

 

E pelo visto estarei vendo a Central PHP errando mais uma? Se for, vai pro rebaixamento!!!!

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

Caso caia neve, vai dando um jeito ai, PHP, de aprender a medir a espessura da neve, tira fotos e manda!!!! :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Gurizada sem querer dar palpite, mas tá muito com cara de neve, o visual, tu sente q é um ar frio muito potente, gelado, intenso.Bruno, eu acho q tu pega sim, nos bairros de Caxias acima de 800m, alguma coisa tipo granular ou mesmo flocos, neste sábado.

 

Também percebi isso aqui, Paulo. As nuvens sobre JF neste momento são NUVENS DE NEVE. No momento faz 24,5ºC.

Link to comment
Share on other sites

Falando sério agora, o mais perto de soledade que pode nevar seria Vacaria, mas mesmo Vacaria não apostaria todas as minhas fichas. Já São Joaquim, vai nevar e bem!!! TODOS os modelos já convergem pra uma boa nevada sobre o planalto sul catarinense, creio que teremos uma repetição daquela imagem do Morro da Igreja coberto de neve, a la Monte Fuji.

 

Vou olhando os modelos.

Link to comment
Share on other sites

12:30 HS

 

Diminuiu bem a quantidade de nuvens, apenas alguns cirrus permanecem. Temperatura em 25,5°C. URA em 47%. Vento na faixa dos 10 km/h.

 

Os modelos continuam a sua dança, William. O primordial, é que teremos um forte resfriamento para cá. :girlwitch:

 

 

Tomara mesmo torcendo pra bater num -5°C em casa , só mais um dia de tristeza pelo calor a partir de amanha já começa o frio o gelo outra vez , e o melhor sem previsao de aquecimento :heart:

 

 

Carlao vai ta assim la

 

 

neveserrinharesendeoi3.png

Link to comment
Share on other sites

Cleo Kuhn é uma lenda viva da meteorologia gaúcha. Diria que é disparado o maior nome da meteorologia do RS, superando com certa folga o Eugênio Hackbart. Temos que dar crédito a ele. O homem não é bobo.

Bah, amigo! Tu deves estar de brincadeira... A Central de Meteorologia da RBS é PÉSSIMA e os meteorologistas pegam tudo pronto da SOMAR e repassam. Falam cada besteira, que é inacreditável. Não sei como continuam com uma equipe tão ruim. A Estael Sias era (e é) ótima e por isso está hoje na METSUL, felizmente. Era a única que se salvava por lá. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Tá bem sábio Artur da tábua redonda...Quantos metros de diferença tem Vacaria em relação à Raia da Pedra Itapuca???Pouco mais de 100m...

E a localização?O frio em altura estará mais forte aqui no centro do RS....

 

 

Paulo, primeiro é Artur SEM tabua redonda, ok? Segundo, concordo contigo, forte frio em altura, mas e a umidade? Esta é o que os modelos jogam da divisa do RS com SC pra cima, este é o problema. Frio sem umidade = NO NEVE, sacou? Mas ainda assim pode dar alguma quirela ai, quem sabe. O problema é que a esta altura do campeonato, os modelos já conseguem pegar legal o cenário real, ainda mais que todos começam a convergir pro mesmo ponto. Altitude neste caso seria o menor dos problemas. Vacaria estaria no limite da umidade pra neve ou eventos invernais.

 

abraços com blizzard

Link to comment
Share on other sites

Daqui a 2 dias, os meus amigos bazianos me darão um parecer se vale a pena ou não ir a SJ na semana que vem.

Gastaria todo o meu dinheiro nesta empreitada. :mosking:

 

É claro que eu vou ligar para o MESTRE do clima catarinense, Sr. Ronaldo Coutinho!

Linda msg!

Espero q consiga realizar este desejo!

Dinheiro se gasta hoje e se adquire mais, amanhã..

Abraço

Link to comment
Share on other sites

 

 

Linda msg!

Espero q consiga realizar este desejo!

Dinheiro se gasta hoje e se adquire mais, amanhã..

Abraço

 

É isso aí, Carlos. Vou gastar tudo de uma vez só, sem dó. Tudo o que preciso saber é se há chance de nevar bonito por lá ou não. Só irei

se valer a pena (5cm ou mais). Abraços

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Tarde infernal por aqui! São 25ºC cravados e fortes rajadas de NO, bem no limite entre a FF e o bolsão de ar quente... Vem chuva e frio, vem logo!!

 

Estava há pouco almoçando na rota do vinho aqui em SJP (zona rural) e fortíssimas rajadas de vento faziam o carro balançar muito no trajeto. Os parreirais e araucárias se contorciam enlouquecidamente!

 

Em tempo, o Simepar lançou o alerta para as baixas temperaturas para este FDS e próxima semana!!

 

Contraste impressionante de temperatura na amada serra gaúcha, ontem quase 30ºC e hoje entre 7-8ºC - loucura total!!!!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Meus pais estão a caminho de Curitiba agora..ficaram assustados quando eu disse que lá estava 26ºC e aqui em Joinville estamos entre 17 e 19ºC...falei para levar um casaco por via das dúvidas, dada as incertezas climáticas do 1º planalto paranaense...

 

vai começar a esfriar por aqui no início da noite somente!

Link to comment
Share on other sites

Por 12z; precipitação invernal no sul do Brasil só entre 2700m/3000m/+ (tempo real). Atenção para o sul do RS nas próximas horas, mas o ar gelado (amplo) está demorando em território argentino. Nenhuma possibilidade natural de precipitação invernal em território catarinense em 09/08/2013. Bom frio entre Buenos Aires e Córdoba em 12z.

Link to comment
Share on other sites

Por 12z; precipitação invernal no sul do Brasil só entre 2700m/3000m/+ (tempo real). Atenção para o sul do RS nas próximas horas, mas o ar gelado (amplo) está demorando em território argentino. Nenhuma possibilidade natural de precipitação invernal em território catarinense em 09/08/2013. Bom frio entre Buenos Aires e Córdoba em 12z.

Mas irá avançar pelo RS ou ficará restrito só na Argentina por um tempo?

Link to comment
Share on other sites

Por 12z; precipitação invernal no sul do Brasil só entre 2700m/3000m/+ (tempo real). Atenção para o sul do RS nas próximas horas, mas o ar gelado (amplo) está demorando em território argentino. Nenhuma possibilidade natural de precipitação invernal em território catarinense em 09/08/2013. Bom frio entre Buenos Aires e Córdoba em 12z.

Mas irá avançar pelo RS ou ficará restrito só na Argentina por um tempo?

 

Não estou conseguindo acompanhar como queria o atual cenário, mas por projeções entre 15/18HBR deveria entrar um ar frio mais amplo no sul do RS, no entanto me parece que a 'barreira Brasil' está bem forte. Frio raso tem no RS.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.