Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Agosto 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

Quanto às fases da lua falo por observação local, nos outros lugares não sei, mas acredito na estatística em matéria de tempo, e creio q a Metsul tmbm...

Aguardemos...

 

Não consigo entender no que as fases da lua interferem na atmosfera. Até onde sei ela só tem efeito nas marés e mesmo assim é decorrente da atração gravitacional da mesma sobre os oceanos.

 

São Paulo hoje está insuportável. Uma névoa seca misturada a fumaça e baixa umidade está acabando com a minha saúde.

 

Aqui na região do Tremembe faz 27, 5º com 41% de URA

 

 

A minha sensação é o contrário, pra mim o dia hoje está bem mais agradável do que ontem. Talvez seja porque o vento soprou úmido ontem e deu uma refrescada aqui dentro de casa.

Link to comment
Share on other sites

As rodadas desta tarde começaram a convergir, e melhoraram sensivelmente a amplitude e assim a força da erupção polar do final da semana. Especialmente para a região Sul.

 

Tanto GFS como Europeu parecem indicar uma erupção moderada, com chances até de ser possivelmente forte para o Sul do Brasil.

 

Me chamou a atenção a solução do Mbar 12Z, mostrando no seu campo mais distante (120h) uma baixa perfeitamente encaixada pronta para ejetar o forte anticiclone polar no Cone Sul. Solução diferente da maioria que já abandonou o ciclone.

 

5huoVet.jpg

 

Outra rodada interessante foi esta do GFS 12Z +192h. Sinais de que o CFS poderá acertar?

 

Ainda pouco suporte para esta solução extremada de frio. Oremos.

Link to comment
Share on other sites

Ernani, muito interessantes todos os dados, os de Mauriaé fazem bastante sentido para mim já que as mínimas muitos baixas foram registradas mais de uma vez e e em anos diferentes com forte ondas de frio (1918, 1933).

 

Para Niterói tenho como mínima absoluta 7,9ºC em 15/06/1925 e máxima 41,8ºC em 05/12/1923, o mês mais quente foi janeiro de 1956 com média máxima de 35,6ºC e compensada (ou algo parecido) de 28,9ºC. Ano mais chuvoso 1947 com 1888,1 mm e ano menos chuvoso 1963 com 550,5 mm (disparado o menos chuvoso, nenhum outro ano acumulou menos de 900 mm entre 1919 e 1967!!), mês mais chuvoso janeiro de 1966 com 570,2 mm e dia mais chuvoso 4 de abril de 1924 com 230,4 mm (ironicamente a chuva de 2010 caiu nos dias 5/6 de abril).

 

Barbacena tem um bom potencial para resfriamento noturno mas a mínima absoluta que eu conhecia era de -0,8ºC na década de 30, uma novidade para mim esta marca de 1923 mas bem possível nas baixadas.

 

Também tenho que em 1926 fez 4,5ºC (não lembro os décimos exatos mas por aí) em Barra do Itabapoana (estação possivelmente recebia algum escoamento de ar frio, na beira do mar ali é impossível esfriar tanto mas em áea rural para dentro pode), foi um evento generalizado nas baixadas litorâneas, mas também bem radiativo, basta ver que a mínima em Copacabana ficou na casa dos 15ºC e no centro do Rio entre 12 e 13ºC no dia que a cidade do RJ teve seu recorde de 4,8ºC no Afonsos.

 

Talvez pela média mensal julho de 1925 tenha mesmo sido o mês mais frio do século no estado, sabia da capital mas com os dados que colocou de Itaperuna vejo que foi mais generalizado, pena as mínimas destes anos não serem conhecidas. Julho de 1923 foi um frio bem seco e noturno mas julho de 1925 foi mais úmido com noites não tão frias mas dias mais frescos, e pelo que vi agosto de 1925 pode ter sido o mês mais seco do século XX em grande parte do estado (zero de chuva no centro da capital e pouca a nenhuma chuva em várias cidades), eram tempos interessantes!

Link to comment
Share on other sites

Hoje foi a tarde mais quente do mês mais com máxima de 34ºC na cidade do RJ, mas ao contrário de ontem hoje as áreas mais perto do mar foram refrescadas pela brisa e não passaram de 25ºC durante o dia.

 

À tarde na zona norte da cidade a sensação de calor no sol era muito grande e na sombra também calor mas tolerável, pude sentir isso em Vila Isabel onde deve ter feito uns 33ºC (registro do Alerta Rio São Cristóvão, ali perto).

 

 

Niterói teve uma tarde agradabilíssima hoje com muito sol e baixa umidade relativa do ar. Agora faz 23,9ºC (PWS)

 

Em dias como hoje a máxima tende a ser bem maior no lugar onde fica a PWS (Interior de Itaipu) que em Icaraí, com esta última fica de frente para a baía não chegou nem perto dos muito quentes 33,2ºC (máxima) da PWS hoje.

Link to comment
Share on other sites

Pra São Paulo noite quente agora. Temperatura em torno de 24°C na área urbana. Nos extremos leste e sul, pelo microclima faz mais frio. Por aqui em São Mateus, faz 17°C pelo CGE.

 

Ao menos amanhã, com a passagem da frente pelo litoral, o calor e a baixa umidade darão uma treguinha, mas já voltando com tudo novamente na terça, e indo até o final da semana.

Link to comment
Share on other sites

Minhas observações a respeito de entrada de ar polar a médio prazo em SP:

 

- A Rodada das 12z do GFS foi linda pra 240h como o Vinicius falou, com o VCAN virando um cavado. Quase que perfeito pra cá. Seria digno...;

 

- ...Porém o Ensemble 12z mostrava extremo desacordo dentro do GFS;

 

- O efeito desse desacordo, já se reflete na Rodada das 18z do GFS que mudou totalmente de opinião, e agora não mostra nada do que mostrava pro período;

 

- Isso mostra de fato que o GFS está instável pro período após 192h, como disse o Caio, o que é aceitável, devido ao baixo skill. Mas ao mesmo tempo pode sim, ser um indicativo de algo bom possa estar por vir e passar a ser seguido por outros modelos. Embora que a história recente mostra que a erupção de ar polar de Julho - um evento extremo - tenha sido vista primeiro pelo Euro, assim como outros eventos extremos como Sandy e Nemo nos EUA;

 

- Levemos em conta que o GFS está sendo operado por um novo supercomputador agora, o que não aconteceu na erupção polar de Julho, portanto não sabemos ainda a real incerteza/confiabilidade dessas previsões a médio prazo do GFS e até a longo prazo pelo CFS (também operado pelo novo supercomputador agora), que sugere um belo ar frio nas próximas 2 semanas, com ampla insistência;

 

- O fato de o GFS está instável poderá perfeitamente devolver o frio intenso que mostrava nas próximas corridas;

 

- ECMWF e Global que seriam os modelos que chegariam no período, por ora não indicam nada parecido do GFS em 240h;

 

- Continuo acreditando em entrada de ar polar nas próximas semanas (digo pra SP), mas é bom ter paciência ainda pra vê como será exatamente.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Curitiba, depois de uma manhã com pancadas de chuva e trovoadas, tivemos uma tarde de sol entre poucas nuvens e fortes rajadas...

Agora, 16ºC.

 

Pelo PR...

 

Paranavaí 22,1ºC

Maringá 21,7ºC

Foz do Iguaçu 14,3ºC

Toledo 13,2ºC

Guarapuava 9,9ºC

Pato Branco 11,9ºC

Palmas 8,7ºC

Ponta Grossa 14,4ºC

Guaratuba 16,1ºC

 

 

Fonte: Simepar

 

Boa Noite

Link to comment
Share on other sites

Perfeito Rodolfo!

 

Acrescento:

 

- Vamos ficar de olho na AAO. Possível fase negativa a caminho.

 

RyINks2

 

- A predominância de anomalias negativas para a segunda quinzena pelo CFS pode ser efeito da AAO abrindo a porteira do jato polar.

 

- Este padrão frio sinalizado pelo CFS está aparecendo em algumas rodadas do GFS e já apareceu no Europeu. Quando há este indicativo vejo como um bom sinal.

 

- As rodadas desta tarde convergiram incrementando a próxima erupção em 120h.

 

- Vamos acompanhar a evolução do Mbar. Aquela baixa fechada na costa abandonada pela maioria dos modelos poderia ser ótimo para a erupção e para quebrar o jato, abrindo a porteira no caso de um sucessivo avanço polar.

 

- Pacífico em modo frio.

 

- Sea ice antártico próximo a nível recorde.

Link to comment
Share on other sites

Outro muito interessante. Caos na estrada e caminhão da Sadia (1m25s) atravessado na BR 116 entre Caçador e Timbó Grande.

 

PGAUwPqH62w

 

Caio, o local informado no vídeo está errado. A BR 116 não passa por Caçador nem por Timbó Grande. Eu não consegui reconhecer o local pela filmagem mas penso que seja Santa Cecília.

Link to comment
Share on other sites

O Globa do Inpe mostra bloqueio muito fortalecido não deixando FF´s passaram da metade do RS nesta 1ª quinzena.(mais forte ficando estacionária lá pelo dia 12/agosto). Situação preocupante no meu ponto de vista e nada de bom a vista até dia 20/Agosto pelo menos.

 

Para mim, transição inverno-primavera já estabelecida ao menos por aqui em São Paulo. Reparem que no Brasil central a linha dos 18ºC já "domina", com ar seco e mais quente. É uma nova dinâmica ganhando forma. Novos eventos de dias muiito secos, e máximas altas começam a ocorrer. Mínimas ainda mais baixas principalmente a ar seco. Obviamente incrsões de ar muito frio são ainda normalmente recorrentes neste periodo.

Link to comment
Share on other sites

Domingo novamente quente na Capital SP!

A máxima na Penha (CGE) ficou em 29.2 graus, um pouco menos do que ontem! Tivemos até algumas nuvens no céu durante a tarde.

Já estou aqui à espera da mudança da direção dos ventos que será trazido por essa passagem da frente fria ao largo do litoral paulista!

Link to comment
Share on other sites

Caio César,qual o recorde atual de gelo em milhões de quilômetros quadrados na Antártida?

A estação de Urupema volta a funcionar quando?

 

Vamos ver se depois do dia 15 o frio consiga chegar aqui no paralelo 21 sem bloqueio de frente fria no Paraná e também bloqueio do anticiclone em altitude na altura da divisa de Minas com a Bahia,que também deixou a frente no dia 23 e 24 parada entre Rio e sul do Espírito Santo não conseguindo avançar para o sul da Bahia.

Link to comment
Share on other sites

Com essa probabilidade de termos um agosto com anomalia negativa vai colocar a assinatura do Mafili no chinelo :mosking:

 

Concordo. Mesmo que seja levemente negativa já causa problema.

 

A razão é simples....minha assinatura está dentro das normas da ciência.

 

Assim ela é testável [ o nome correto é: falseável, vide: Karl Raimund Popper]

 

Ou seja ela não é vaga [ faz parte da teoria da informação, vide: Claude Shannon ]

 

Exceto pela vaidade, não causa muitos problemas.

 

Eu poderia ter escrito algo do tipo " se chover à tarde iremos de manhã..." [ como usual]

 

comunic_fluxograma.gif

Link to comment
Share on other sites

Gustnado,

Essa temperatura do Campo dos Afonsos de 4,8 foi em que dia e ano?

Completando para você as menores mínimas de Barra do Itabapoana

junho 4,4 (23/6/1933),outra forte onda de frio no sudeste em 15 dias.Muriaé deve ter chegado a pelo menos 1,0;

 

agosto 4,2 (06/8/1933), nesse mesmo dia Teresópolis marcou -0,9, outra forte onda de frio no sudeste.

 

Agora mínimas em Macaé:

junho 4,6 (16/6/1925), um dia depois da menor mínima de Niterói 7,9;

 

julho 4,2 (20/7/1926),terceiro dia da forte onda de frio em Minas e Rio.

 

algumas temperaturas no dia 18 de julho de 1926 em Minas Gerais,foram as menores mínimas absolutas dessas cidades:

Viçosa -0,8

Itabira -0,4

São João del Rei 0,0

Caratinga 1,4

Belo Horizonte 3,4 ( a quarta menor mínima considerando junho e julho).

 

Alguns dados de chuva em Muriaé:

julho de 1923 (17,6 mm);

julho de 1925 (68,0 mm);

agosto 1925 (0,0 mm);

 

Ano mais chuvoso, 1924:

jan 572,0 mm;

fev 402,4 mm;

out 344,6 mm;

nov 400,2 mm;

dez 782,0 mm.

total de 1924 2.857,9 mm.

 

Janeiro e fevereiro de 1924 foi de muita chuva em parte de Minas Gerais e parte do Rio de Janeiro, com grandes enchentes do rio Paraíba do Sul.

 

Em outubro e dezembro teve registros de grande acumulados na cidade do Rio de Janeiro em períodos de 24 horas, estação de São Francisco Xavier na grande Tijuca acumulou índices de 380 mm, 390 mm,quando achar minhas anotações,publico aqui.

Link to comment
Share on other sites

Será que é a BR 470 então, Rafael?

 

Seria legal descobrimos o local, de qualquer modo deve ser na região próxima.

 

 

Caio, o local informado no vídeo está errado. A BR 116 não passa por Caçador nem por Timbó Grande. Eu não consegui reconhecer o local pela filmagem mas penso que seja Santa Cecília.

 

Quando vi o vídeo pensei que o 'Caçador/Timbó Grande' na descrição fosse referência ao trecho da BR116 entre a saída para Timbó Grande (SC478) e saída rumo Caçador (SC302), trecho por volta da cota 1200m, e que realmente fica no município de Santa Cecilia, mas conheço pouco o local.

 

Falando em vídeos da neve, hoje no youtube assisti 2 da Grande Florianópolis legais e principalmente 1 de Monte Castelo e 2 de Itaiópolis com muita neve!

Link to comment
Share on other sites

Após um sábado instável (com chuva em Vila Nova pela noite) o domingo teve tempo bom durante grande parte do dia, com vento sul soprando fraco. Em São Gabriel ,minha casa, mínima de 7,5°C e máxima de 16,7°C. Em Vila Nova a mínima foi de 9,5°C com máxima de 18,1°C, numa variação semelhante ao Inmet daqui de São Gabriel que oscilou entre 8,1°C e 17,7°C hoje.

 

Rodolfo o GFS pode melhorar com o funcionamento do novo computador, mas temos o exemplo do Cptec (que não melhorou muito). Digo como leigo na questão de modelagem e processamento de dados, mas me parece que eles aumentam o número de dados de forma proporcionou ao aumento da capacidade de processamento, assim se havia uma ''sobrecarga'', está se mantém com rodadas bastante instaveis. Mas volto a dizer que isto é julgamento meu.

Link to comment
Share on other sites

Paulo, nem vou falar nada sobre teu comentário. só queria fazer uma observação sobre um ponto:

 

"Ah vão dizer q faltam fotos ,e aí só por isto não nevou?Ah tenha paciência.Só que agora estou atento e se der alguma neve eu vou até lá pra registrar."

 

Cara, o problema não é ter foto ou não, o problema é mensurar aquilo que se está vendo, por isso acho importante termos uma estação nestes locais. Olha a cultura americana, os caras investem pesado em equipamentos de temperatura, sensores, rede de observação com dados, é isto que vai permitir que tua região figure entre as grandes do frio. Falar que faz frio e mostrar uma foto ou outra e um video aqui ou ali é uma coisa, outra coisa é vc fazer a foto e o video, tendo um respaldo de mensuração científica guardada.

 

Experiencia PNI: Conversei com alguns guardas do turno da noite alguns dias atrás, e me falaram que incrivelmente, notaram um aumento no numero de visitantes durante a semana (incluindo aumento em numero de visitantes com interesse científico) na casa dos 20% a mais, só porque alguem falou a eles que haviam provas concretas sobre o frio do PNI que iam além de relatos e fotos. E olha que a estação do PNI chega a ficar 30% em média dos dias sem sinal de transmissão.

 

Vai, fala aí, estou errado em minhas colocações?????

 

Abraços sem neve!!!!

Link to comment
Share on other sites

Ernani, a mínima do Campo dos Afonsos foi registrada no dia 19 ou 20 de julho de 1926, o mesmo resfriamento radiativo que pegou gande parte do estado, nas áreas menos favoráveis ao resfrimento radiativo as mínimas deste dia não foram tão baixas (Copacabana 15ºC).

 

Eu já vi informações sobre as supostas chuvas diárias extremas de outubro e dezembro de 1924 na estação São Francisco Xavier, isto foi num livro mas não lembro o nome, depois entei em contato com o Inmet mas eles alegaram desconhecer a existência desta estação mesmo no passado, e por fim pesquisei por conta própria em edições antigas do diario oficial da união (DOU), Jornal do Brasil na Biblioteca Nacional e também fiz comparação com os dados do centro do Rio e de outros postos de observação espalhados por bairros da cidade até concluir que estes temporais simplesmente não existiram, todas as fontes consultadas indicaram que não houve qualquer chuva fora do comum nos dias em que os falsos recordes (de 380 e 390 mm em 24 horas) foram registrados e os jornais não mencionam qualquer transtorno ou anormalidade na cidade, a fonte deste erro publicado até em livros talvez nunca seja esclarecida já que o Inmet ignora os dados desta estação (talvez estejam em algum arquivo empoeirado, vai saber...), mas neste caso tenho certeza que são erros.

 

De fato 1924 foi um ano muito chuvoso mas a maior chuva do ano na capital caiu entre os dias dia 3 e 4 de abril quando passou de 200 mm em poucas horas nos bairros mais atingidos (o JB tem boa matéria para os padrões da época sobre a grande enchente ocorrida pricipalmente entre a região da Tijuca e o centro). Em Niterói a chuva acumulada no ano de 1924 chegou a 1763,8 mm, atrás apenas de 1947 (1888,1 mm), 1966 (1874,6 mm) e 1967 (1816,7 mm).

 

A maior chuva em 24 horas registrada na cidade do RJ pelo Inmet foi de 349,4 mm no dia 26 de fevereiro de 1971 no Engenho de Dentro, neste dia ocorreu a maior enchente da história da zona norte mas a chuva foi mais normal entre centro e zona sul, na zona oeste também choveu muito e os recordes de chuva em 24 horas (absolutos) para Bangu e Santa Cruz foram registrados neste mesmo evento além do recorde isolado da Penha.

 

Um mês totalmente sem chuva é algo muito raro em qualquer bairro do Rio de Janeiro, o centro que nem está entre os mais chuvosos registrou seu último mês sem precipitação em fevereiro de 1977, e o único outro caso desde 1890 foi agosto de 1925, foram dois meses sem chuva em 123 anos de dados, ou para dar uma noção melhor 2 meses entre 1483 meses e contando (levando em conta o que eu disse no outro post, a diferença é que na média estadual ago/25 foi bem mais seco que fev/77).

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Tenho 17,3 graus no Assunção! Noite agradável!

 

Acabei de baixar umas fotos do ENBAZ de CDJ no tópico do encontro heheheh São fotos verdadeiras!

 

Estou de certa forma espantado com a queda de temperatura aqui, em menos de 23 minutos caiu 0,5 grau. considerando que a temperatura deva ter uma boa caida nesta madrugada, dormirei feliz com o desempenho da estação no Assunção!

 

 

Tenho 15,8 agora, vento sul, queda de expressivos 1,5 graus em 1 hora!

Link to comment
Share on other sites

Edison, uma amiga muito próxima é Diretora de Eventos de Gramado. Posso te garantir que a única coisa que eles não vendem em Gramado é a imagem de cidade nivosa. Quem vende isso é a CVC, se é que vende. Hj a preocupação da cidade é com o excesso de turistas e hotéis, não com a falta deles e com a necessidade de se vender "gato por lebre".

 

Do site da CVC:

Sobre Granado,

 

....A cada passo, nesse pedacinho da Europa perdido no Brasil, é possível sentir a natureza, visualizar a originalidade das colônias e se encantar. Na cidade gaúcha, as quatro estações do ano proporcionam verdadeiros espetáculos da natureza, especialmente durante o inverno rigoroso, que chega a marcar temperaturas abaixo de 10º C, com expectativa de neve.

 

http://www.cvc.com.br/destinos/brasil/gramado.aspx

 

"pedacinho da Europa perdido..." não me parece ofensivo.

 

"chega a marcar temperaturas abaixo de 10ºC".....VERDADEIRO.

 

"expectativa de neve".....VERDADEIRO.

 

Acho que este é o caminho que deve ser seguido pela industria do turismo; vender aquilo que tem para entregar.

 

Infelizmente não encontrei pacotes na CVC para Soledade.

 

Bem colocado!

Link to comment
Share on other sites

Céu nublado e chuviscos agora em Piraquara.

Temperatura de 11ºC (desde ontem às 23h).

Abaixo, imagem da vegetação na área de baixada aki próxima, completamente "keimada" pela forte geada e outras menos intensas, do final de julho. A foto foi tirada ontem, dez dias após o forte evento polar q ocasionou até neve granular no município.

5a4e894f66d4b_psgeadajulho2013carloscampos.jpg.ee6a8e2e7519ca50070cf383f0e754e9.jpg

Link to comment
Share on other sites

friozito por aqui, tive 7.5°C.

 

coloquei um artigo sobre o possível resfriamento global devido à menor atividade solar lá no forum Geral.

Achei interessante. Há um professor do INPE que fez um estudo profundo sobre a atividade do astro maior.

 

somado aos estudos dos russos, aos isolamento do professor Molion e a este Walter Gonzales, podemos, quem sabe, explicar alguns fenômenos extremos iniciados neste ano, com grande acúmulo de neve nos EUA e o evento recente no sul do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

friozito por aqui, tive 7.5°C.

 

coloquei um artigo sobre o possível resfriamento global devido à menor atividade solar lá no forum Geral.

Achei interessante. Há um professor do INPE que fez um estudo profundo sobre a atividade do astro maior.

 

somado aos estudos dos russos, aos isolamento do professor Molion e a este Walter Gonzales, podemos, quem sabe, explicar alguns fenômenos extremos iniciados neste ano, com grande acúmulo de neve nos EUA e o evento recente no sul do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Céu nublado e chuviscos agora em Piraquara.

Temperatura de 11ºC (desde ontem às 23h).

Abaixo, imagem da vegetação na área de baixada aki próxima, completamente "keimada" pela forte geada e outras menos intensas, do final de julho. A foto foi tirada ontem, dez dias após o forte evento polar q ocasionou até neve granular no município.

 

Meus pais estiveram em Campo Alegre este fds no sítio e viram tudo queimado. Flores, pequenas árvores, etc...

 

Semana passada fui para Ctba e vi diversas plantas de pequeno e médio porte queimadas também, antes de chegar a Ctba..

Link to comment
Share on other sites

Já tava com saudades desse friozinho. Mínima de 4,0ºC no Bairro Languiru, 4,2ºC no INMET e 6,9ºC na Lagoa da Harmonia.

Em breve minha nova estação estará online. Para quem quiser dar uma conferida, já incluí ela no tópico sobre minhas estações: http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=101&t=15054

Link to comment
Share on other sites

O Europeu 00Z é fantástico e coloca a janela de neve entre 128h e 144h. Para quem acreditava mais no bloqueio aí está.

 

TODOS os modelos convergiram pela baixa na costa que já haviam desistido rodadas atrás. Muito interessante. Prevaleceu a tendência indicada pelo Europeu lááá atrás.

 

Bela onda de ar frio a caminho com chance de neve (possivelmente FORTE) nos pontos mais altos do RS e SC por esta rodada. Já pelo GFS nenhuma chance, potencial de frio bem iferior ao indicado pelo Europeu.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.