Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Agosto 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

Então a última nevada com acumulação em Gramado e Canela foi 1999, certo WikiSnowBruno? :lol:

 

 

:ok:

 

Na verdade foi em 2000. Acumulou bem pouco, tipo como em São Joaquim/Climaterra agora em julho/2013.

 

A última acumulação de verdade, de branquear legal, foi em 1999.

A diferença aqui, em 2000 foi tempestade de neve, mais neve em menos tempo, apenas umas duas pancadas e tapou tudo de branco, em 99 nevada mais branda com flocos grandes a madrugada toda.

Link to comment
Share on other sites

Ah se entregou né...

Prestem atenção no que o Bruno postou:

 

As vezes fico abismado o que os 50 metros de diferença entre Canela e São Chico podem fazer.

Pois bem, conhece o q 50m mais alto pode significar, eu q o diga, FX está em média 50m mais alta q Solecity, aliás FX está para Soledade como São Francisco de Paula está para Gramado/Canela...

E então sabe da diferença que 50 podem provocar e pq reluta em acreditar que 120m podem fazer?

Sim, 120m é a diferença entre minha casa agora e Campo Bonito Itapuca...

Link to comment
Share on other sites

HenriqueB.Horizonte, a estação de Florestal não fica no mato,ela está situada em baixada,esquenta muito de dia e esfria muito à noite,nos dias mais frios deste mês e de julho a temperatura em Florestal chegou por volta dos 6ºC algumas vezes.

A menor mínima absoluta de Florestal na série do INMET de 1961 a 1990 foi de 1,0ºC no dia 11/06/1985,dois dias depois da grande nevada do Alto de Itatiaia,outra cidade que teve recorde de mínima foi Caparaó perto do pico da Bandeira que marcou -2,7ºC no mesmo dia de Florestal.

Outra cidade com estação convencional que faz muito frio seco e faz parte da região metropolitana de Belo Horizonte, é Ibirité, que marcou -1,2ºC em 22/06/1963 e a menor de maio foi de 2,7ºC em 20/05/1990,mais uma estação de baixada esquenta de dia e esfria muito nas noites e madrugadas de céu limpo.

Link to comment
Share on other sites

Nos anos 80/90 neve com ACUMULAÇÃO na serra gaúcha era mato (embora tenha gente que negue). As que acompanhei de perto com recortes de jornais e reportagens

 

1988

1990 (essa tem vídeo em Caxias )

QF7o0VXg8Bs

1991

1992

1993

1994 (a melhor) (essa tem video in loco )

Xl15a2wrjik

1999 (aqui a nanica Bento de 640 metros tem vídeo)

nyuI3HH1Ch8

2000 (a pior)

 

1996 nevou, mas foi paraguaia. Não considero.

 

Aqui um brinde de Caxias em 1978 (repare no final do vídeo a acumulação na Praça Dante Alighieri)

sCSbeakOiXE

Link to comment
Share on other sites

Ah se entregou né...

Prestem atenção no que o Bruno postou:

 

As vezes fico abismado o que os 50 metros de diferença entre Canela e São Chico podem fazer.

Pois bem, conhece o q 50m mais alto pode significar, eu q o diga, FX está em média 50m mais alta q Solecity, aliás FX está para Soledade como São Francisco de Paula está para Gramado/Canela...

E então sabe da diferença que 50 podem provocar e pq reluta em acreditar que 120m podem fazer?

Sim, 120m é a diferença entre minha casa agora e Campo Bonito Itapuca...

 

Fui irônico, PHP.

Link to comment
Share on other sites

William estou torcendo para sua estação baixar dos -3,0,essa oscilação de vento aqui em minha cidade acontece muito em noites de agosto,em que a tarde foi de céu limpo,umidade baixa e temperatura amena,depois de 23 horas o vento para e a temperatura despenca até 6 h 30 da manhã.

Reze para não nublar aí,parece que em São Paulo está garoando pela cidade.

Link to comment
Share on other sites

William estou torcendo para sua estação baixar dos -3,0,essa oscilação de vento aqui em minha cidade acontece muito em noites de agosto,em que a tarde foi de céu limpo,umidade baixa e temperatura amena,depois de 23 horas o vento para e a temperatura despenca até 6 h 30 da manhã.

Reze para não nublar aí,parece que em São Paulo está garoando pela cidade.

Tomara mais acredito que nao ira acontecer , venta denovo e sobe , Inmet daqui quase me passando 4,3C lá

Link to comment
Share on other sites

A infiltração marítima está forte na Grande SP e agora pouco ela chegou a provocar até uma chuva leve aqui na zona leste da capital paulista!

Temos 11.3 graus na Penha (CGE).

 

EDIT 23:21 - Que tempo louco esse! Há pouco havia até chovido fraco conforme eu comentei, mas agora é possível ver algumas estrelas no céu (pelo menos aqui na zona leste da capital paulista).

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Só me preocupa o fato de que desta vez a queda da AAO parece estar on-line com o jato polar ondulando em nossa direção, como se vê na última imagem. Causando alguma duvida se irá a refletir mais para frente.

 

Sobre o sea-ice penso que ele funcione como um extensão de terra PLUS. Tornando mais forte a continentalidade do berçário das massas polares, e por conseguinte suas intendidades. Assim, aunada haverá cenário favorável a formação de potentes anticiclones até o final do inverno/primavera.

 

De qualquer maneira o cenário segue muito favorável, principalmente pelo ainda adormecido jato subtropical. Assim o impacto da AAO poderá ter maiores consequências. Como um relógio onde as engrenagens estão sincronizadas, neste caso para o frio.

Link to comment
Share on other sites

Bruno, ainda teve a nevada de 1992. Se não me engano Caxias do Sul também branqueou. Lembro do jornal da RBS encerrando com um gáucho e uma prenda dançando na neve farta. Coisa linda!!

 

Se não me engano, os relógios de rua marcavam 6° em POA com tempo fechado. Só não sei o horário disso.

 

Agora tenho 10,1° com 86%. Espero 7,5°/8° amanhã de manhã.

 

Abraços nivosos!

Link to comment
Share on other sites

Eu me "iludo" por conhecer a história e estudá-la. Queria ser um taxista nestas horas...
Mafili..irritante? Um Escocês se sentiria em casa aqui..!!

 

Evidente, dois homens de mercado como o Bruno e o Carlos sabem se expressar,

 

vou editar as msg's...apenas invertendo.

 

Eu me "iludo" por conhecer a história e estudá-la. Um Escocês se sentiria em casa aqui..!!...

 

Mafili..irritante? Queria ser um taxista nestas horas..

 

Dominam gestões, e técnicas operacionais.

 

Como citado, Chinese Wall...Muralha da China....

 

Termo inglês que designa a segregação (separação) de recursos entre dois operadores, para evitar situações de conflitos de interesses ou interesses concorrentes. No Brasil, o Banco Central, através da Resolução nº 2.486, de 30 de abril de 1998, estabeleceu a segregação da administração de recursos de terceiros das demais atividades da instituição. Termo dado aos procedimentos adotados por instituições financeiras no sentido de garantir que informações disponíveis em determinadas áreas de não estejam disponíveis para funcionários de outras áreas. O objetivo é o de minimizar senão evitar possíveis situações de conflito de interesse

 

fica assim,

 

Queria ser uma taxista escocês que se sentiria em casa aqui

 

Resumindo,

 

Bruno, quanto mais se estuda....maior o blá...blá...para cima de vc.

 

Carlos, simples a máxima com tempo nublado é quase um blefe em termos de frio.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Nos anos 80/90 neve com ACUMULAÇÃO na serra gaúcha era mato (embora tenha gente que negue). As que acompanhei de perto com recortes de jornais e reportagens

 

Que vídeo espetacular da Serra gaúcha em 1994.

Os canteiros com grossa camada, alta, enfim...

Também pudera, foi a geada mais forte que vi na minha vida no norte do Paraná, entre Maringá e Londrina.

 

Bruno, o que 1978, 1979, 1994, 1981 e finalmente 1999 tem em comum?

 

Todos esses eventos tiveram um ciclone muito intenso, e o ar frio não só avançou bastante ao norte, como se estabilizou sobre o centro-oeste e sudeste, trazendo frio forte e geadas para muitos estados. Em 1979 e 1981 o ar frio se estabilizou na fase final do evento sobre o interior de MG, atingindo BH e até o RJ.

Em 1994 teve geadas históricas no norte de SP e sul de minas, além de goiás, ms, etc...

 

Nesse evento do mês passado e o de ontem, voltou a gear forte no norte do paraná e sudoeste de Sp como há muito não se via, mas não foi o padrão clássico dessas nevadas que você postou acima.

Essa é minha opinião!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Achei mais um dado: -1.2° Em Ribeirão Preto. Todas as fotos são do blog http://meteorologiaeclima.blogspot.com.br

 

21071981.bmp

 

-0.2° em Mococa, e -2.1° com -10 na relva de Pindorama também são valores impressionantes... Pindorama está a menos de 600 metros de altitude e fica perto de Catanduva, lugar que até onde sei é quente que dói.

Campinas chegou a -7.2 na relva, não me impressiona q tenha ocorrido a geada negra.

 

E teve neve em Curitiba (essa direto da revista Veja)

 

Nova+Imagem+(19).bmp

Nova+Imagem+(20).bmp

 

 

Bruno,

 

pra mim esse é o quadro típico de nevão em Gramado, que está no mapa acima! É de julho de 1981.

 

Teve frio no RJ, geada forte no sul de MG, o frio avançou até o sul do amazonas, geada no norte do estado de SP, etc...

É claro que foi uma onda de frio extremada e não pode ser considerada como corriqueira, mas o quadro sinótico geral pra mim é esse aí!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

#Pérolas do Orkut (ainda existe!!!)#

 

(qker semelhança com algo q já foi lido aki, não é mera coincidência)

 

 

Neve no Brasil!! Vc jah viu??? - 23

respostas.

Anônimo - 03/03/2008

ñ tem mta graça

u negocio mesmu é i pru canada

Anônimo - 15/03/2008

Eu já vi várias vezes,aqui em

Soledade RS, estamos no Alto da

Serra do Botucaraí,na cidade

altitude média de 726m mas no

inteior a localidade de Raia da Pedra

está a 821m acima do nível do mar,

nesta região neva praticamente

todos os anos.Tenho inúmeras fotos

das nevadas daqui.

Anônimo - 18/03/2008

Podem dar uma conferida em meu

álbum,tem várias fotos de neve!

Anônimo - 23/03/2008

no brasil n...pq eu morava em

manaus...e lah nunk nevou

neh...mas aqui em frick-suica...tah

nevndo td dia=D...aqui em ksa soh

uns farelos...mas ontem e antes de

ontem fui ver neve na montanha

pela primeira vezzz...q

emocionantee...eh demais tacar

neve na cara dos outros e fazr

boneco xD

Anônimo - 23/03/2008

pois eh qm kiser ver neve tem no

meu album tb mas eu ainda n

poster as fotos de ontem...vou postr

hje

Anônimo - 31/03/2008

Isso praticamente nem eh neve!

Aqui em shanghai que neva mesmo!

Ja chegou a 30 cm do chao a neve,

mas de acordo com o meu prof de

ciencias, no canada a neve passa a

porta...

Anônimo - 05/05/2008

aqui neva mas

apenas nas cidades mais frias do

brasil

sou boa nisso

bjks...

[pinck]ate mais: patyy

Link to comment
Share on other sites

PNI teve forte negativação! antes da estação sair do ar, chegou a bater nos -3,5, marca respeitável, ainda mais se considerarmos que foi bem antes da meia noite. Novamente, problemas na internet. Passei mensagens para o posto Marcão assim que o Carlos me avisou, e até as 6 da manhã sequer responderam. Alguem consegue ligar lá e obter os extremos de hoje de madrugada?

 

Uma informação importante, esta proxima madrugada está marcada pelos modelos como sendo a mais fria do ano pra região sul mineira e PNI. A dança da neve gorou, pelo visto a asa negra de Soledade baixou no PNI. :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Bem o que eu falei ontem, hoje com a acumulação de ar frio por estabilidade nas baixadas (Assunção e São Bernardo com céu de brigadeiro ao amanhecer), o Riacho Grande deu um baile no Assunção: 7,7 graus. Eu tive 8,6 graus, diferença de 0,9 grau. Nessas horas o topo apanha feio das baixadas. E próxima noite será pior em termos de efeito baixada, além de estar previstas minimas menores. Chance de geada na grande SP proxima madrugada.

Link to comment
Share on other sites

Lembram o que eu falei uns dois dias atrás que os modelos projetavam máximas baixas para SP e leste do estado até o dia 20, pelo menos? Olhem o que o site Climatempo publicou hoje de manhã:

 

"O sol deve aparecer por mais tempo sobre São Paulo nesta sexta-feira e no fim de semana, após a névoa do começo da manhã. Mesmo assim, o paulistano não deve esperar por calor. Além do ar polar que já está sobre a cidade, uma outra dose de ar frio deve ser injetada no fim de semana, menos intensa. Mesmo assim, será frio sobre frio e os termômetros não deve superar os 20ºC até o domingo. As noites e o amanhecer seguem gelados, mas sem recordes de frio."

 

http://www.climatempo.com.br/noticias/172297/172297/

 

Vou abrir concorrencia :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Artur...essa do PNI sair do ar ontem foi demais...temos que solucionar isso de uma vez por todas....penso que se tivéssemos o weatherlink, não ficaríamos sem informação...Enquanto ficarmos somente na mão do Wunderground, vai ser isso...Liguei lá em cima...o telefone só dá ocupado...Vou tentar falar com a parte baixa agora pela manha

Link to comment
Share on other sites

GFS mostra outra forte onda de frio invadindo o Brasil a partir dos dias 20/21. Alguns dias atrás, mostrava bloqueado a entrada dessa massa polar, agora mostra que a mesma virá com bom avanço sobre o Brasil, sobretudo MS, SP e estados do Sul. Aguardando as novas saídas do europeu para confirmar o cenário do GFS.

 

Notei que a curtissimo prazo, o GFS melhorou bastante a previsão, foi ele que indicou que o frio no PNI deveria demorar um dia a mais pra entrar, e foi o que aconteceu, por causa disso matou a chance de neve no PNI, infelizmente. O europeu com sua estabilidade, mostrou com consitencia as ultimas ondas de frio entrando no Brasil, mas falhou no curtissimo prazo, pois mostrou que o frio no PNI entraria um dia antes do que entrou. Creio que a situação do PNI é uma coisa extraordinária. Vou ver se entendo como passar pro site do NOAA os dados do PNI, isso deve ajudar aos americanos melhorarem a previsão do tempo mais um pouco com relação a mantiqueira no Brasil.

 

Mas percebi que com os novos computadores, o GFS melhorou muito seu cast de previsões para até 48 horas, é notório a melhora na qualidade. Falta só conseguir ser estável igual ao europeu pra ficar perfeito.

Link to comment
Share on other sites

Lembram o que eu falei uns dois dias atrás que os modelos projetavam máximas baixas para SP e leste do estado até o dia 20, pelo menos? Olhem o que o site Climatempo publicou hoje de manhã:

 

"O sol deve aparecer por mais tempo sobre São Paulo nesta sexta-feira e no fim de semana, após a névoa do começo da manhã. Mesmo assim, o paulistano não deve esperar por calor. Além do ar polar que já está sobre a cidade, uma outra dose de ar frio deve ser injetada no fim de semana, menos intensa. Mesmo assim, será frio sobre frio e os termômetros não deve superar os 20ºC até o domingo. As noites e o amanhecer seguem gelados, mas sem recordes de frio."

 

http://www.climatempo.com.br/noticias/172297/172297/

 

Vou abrir concorrencia :laugh: :laugh: :laugh:

Climatempo de olho nas tuas postagens!

kkkk

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Artur vento ganagorrou a temperatura aqui , hora caia hora subia e com a geada a mesma coisa , mesmo assim tive minima de -2,2°C mais com pouca geada de manha porque o vento já tinha derretido tudo , sera que amanha e essa noite o vento vai dar uma tregua ???

 

Maria da Fé INMET 1,2°C

 

CDJ INMET 0,0°C

 

MONTE VERDE INMET -1,2°C

Link to comment
Share on other sites

Artur...essa do PNI sair do ar ontem foi demais...temos que solucionar isso de uma vez por todas....penso que se tivéssemos o weatherlink, não ficaríamos sem informação...Enquanto ficarmos somente na mão do Wunderground, vai ser isso...Liguei lá em cima...o telefone só dá ocupado...Vou tentar falar com a parte baixa agora pela manha

 

 

Carlão, legal seria vermos com o Leonardo ou Gustavo como ficou o andamento do chamado que pediriam ao duilio fazer pra melhorar a internet lá. Também acho que um dos responsáveis tem sido o proprio wunderground, pelo visto ele não anda trabalhando bem com o hautespot. Tenho weatherlink e vc tb tem, e noto que mesmo quando desligo o computador e religo, os dados não só voltam como o histórico é restabelecido no wunderground de meia em meia hora. quando está online minha estação atualiza de 5 em cinco minutos. Se o hautespot lida melhor com os dados, o weatherlink lida melhor com a internet. Na minha casa estou usando o software Cumulus com Weatherlink e está um avião!

 

Inclusive quem quiser contar comigo pra ajudar a configurar ou montar estações, cobro um preço legal, agora que estou com expertise de Davis :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

 

Manhã deliciosa em Jundiaí´:

 

---------------------º C

16/08/2013 08:00 8,7

16/08/2013 07:40 7,6

16/08/2013 07:20 6,8

16/08/2013 07:00 6,6

16/08/2013 06:40 6,6

16/08/2013 06:20 6,6

 

Ontem variamos de 6,3º C a 16,5º C.

 

Esse 2013 está realmente agradando.

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Artur vento ganagorrou a temperatura aqui , hora caia hora subia e com a geada a mesma coisa , mesmo assim tive minima de -2,2°C mais com pouca geada de manha porque o vento já tinha derretido tudo , sera que amanha e essa noite o vento vai dar uma tregua ???

 

Maria da Fé INMET 1,2°C

 

CDJ INMET 0,0°C

 

MONTE VERDE INMET -1,2°C

 

 

é bem o que percebi pelos modelos ontem a noite, a expectativa é do frio ser maior nesta proxima madrugada do que na madrugada de hoje. Mesmo assim, baita mínima de -2,2 aí! Vale comentar que a estação de MV do Inmet também arrebentou a boca do balão e marcou -1,2 graus. De qualquer forma, aparentemente no sudeste ninguem superou a marca parcial da estação do PNI de -3,5 graus nesta madrugada.

Link to comment
Share on other sites

Artur..o hautespot lá em cima não serve., temos que providenciar o weatherlink..poi o problema está em oscilações de sinal de internet. Não é o Duílio que vai resolver isso , mas sim a Embratel...este problema de internet lá é antigo...Tereriam que abrir um chamado pra tentar resolver isso...

 

 

E aí, qual a idéia? Fazermos uma vaquinha e comprarmos o weatherlinkip? Tb penso que melhoraria consideravelmente este problema de dados que estamos tendo no wunderground. O weatherlink neste ponto É SUPERIOR ao hautespot. No ponto de qualidade de dados, não. Mas penso que no momento é melhor termos os dados do que termos qualidade e ficarmos sem a leitura dos dados.

 

Podemos fazer a mobilização? só me avisar que eu mesmo vou lá instalar. Com relação ao hautespot, talvez eu de um pulo no PNi esse mes e baixe os dados do hautespot, pelo menos sei que devem estar lá, certo? Se não tiver...weatherlink já!

Link to comment
Share on other sites

Ah se entregou né...

Prestem atenção no que o Bruno postou:

 

As vezes fico abismado o que os 50 metros de diferença entre Canela e São Chico podem fazer.

Pois bem, conhece o q 50m mais alto pode significar, eu q o diga, FX está em média 50m mais alta q Solecity, aliás FX está para Soledade como São Francisco de Paula está para Gramado/Canela...

E então sabe da diferença que 50 podem provocar e pq reluta em acreditar que 120m podem fazer?

Sim, 120m é a diferença entre minha casa agora e Campo Bonito Itapuca...

 

Fui irônico, PHP.

 

 

Bruno, se foi ironia não entendi pq... este fato ocorreu , pena não ter anotado o ano na foto.

Era um final de semana, estava em POA e ouvi na Rádio q em S. Francisco estava nevando, pegamos o carro e subimos via Taquara, todo o percurso foi com chuvisco, à poucos km da cidade de São Chico o chuvisco se transformou em neve e a paisagem foi ficando "branca". Era neve e vento ..(muito frio). Ficamos algumas horas e resolvemos seguir até Gramado. Poucos Km da saída em direção à Canela o q era neve virou chuva novamente. e assim foi até Gramado. Voltamos então à S. Chico e ali permancemos até o final da tarde (sempre nevando). Tenho várias fotos do evento.

Link to comment
Share on other sites

Só me preocupa o fato de que desta vez a queda da AAO parece estar on-line com o jato polar ondulando em nossa direção, como se vê na última imagem. Causando alguma duvida se irá a refletir mais para frente.

 

Sobre o sea-ice penso que ele funcione como um extensão de terra PLUS. Tornando mais forte a continentalidade do berçário das massas polares, e por conseguinte suas intendidades. Assim, aunada haverá cenário favorável a formação de potentes anticiclones até o final do inverno/primavera.

 

De qualquer maneira o cenário segue muito favorável, principalmente pelo ainda adormecido jato subtropical. Assim o impacto da AAO poderá ter maiores consequências. Como um relógio onde as engrenagens estão sincronizadas, neste caso para o frio.

 

Pelo que tenho lido, o AAO negativo favorece a ocorrência de ciclones e influencia muito no regime de chuvas do Hemisfério sul.Pois mexe nas correntes de jato.

O que vejo é um retorno, embora fraco, da vinda de ciclones para o sul. Nesta última ocorrência tivemos ciclone sim. O que aconteceu em São Chico, quarta-feira deu-me a nítida impressão de estar vivenciando clima de 99, quando acumulou muito na região.estive na parte da tarde de quarta lá, para ver se pegava algo, peguei foi uma intensa chuva com muito frio, em torno de 3.9°C a 6 °C. Típico de ciclone o vento que soprava lá. Gostaria de retomar o mapa daquela neve de 13/08/99, para ver o posicionamento da MP e do ciclone. Lembro que a característica era muito similar: chuva em Porto Alegre, com temperatura baixa, neve em S. Chico e arredores, inclusive Canela e Gramado. Interessante, que na ocasião não nevou com acumulação em S. Joaquim, sobrou pouca neve. Pois, peguei o carro e segui em direção a Cambará do Sul. Não havia neve qualquer na estrada. São Chico tem uma característica interessante para represar a umidade.

Neste último evento a MP entrou muito à oeste, evitando um resfriamento maior nas camadas altas.

Quando ela sobe mais linear, com o ciclone colado nela, aí é neve na certa, tomadas as análises pertinentes de frio em altura adequada, umidade e frio em superfície.

Ele estar extremamente negativo agora, de forma muito forte,

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.