Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Questão PNI


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Pessoal....como todos sabem o PNI tem serios problemas de energia no local, apesar que houve uma manutenção no local e houve melhora. A estação saiu do ar novamente ontem as 22:58hs e não voltou até agora.....Falei hoje com eles e o console está ligado e tudo normal na questão de energia. Agora poq a estáção saiu de novo do ar...Agora o problema deve ser internet. Relamente está dificil de continuar assim...falta de dados, dai compromete tudo.

 

O segundo ponto é localização....Qdo tinha minha Oregon lá as variações de temperatura eram normais, mas no local que está, num bucaro no meio do mato...é variação é absurda...Já vi 10 da noite está com 1 grau, 30 minutos depois ir pra -3....e 30 minutos depois ir pra + 4........Penso que o local é desfavorável para retratar o real clima da região.

 

Já conversei com Furnas..eles tem um Abrigo pronto, cercado inclusive (O Lubacris tem fotos). fica em frente a casa de Furnas. Esta casa fica uns 300 mestros pra frente entranto na estrada do vale e segundo o vigia de lá fez -9 num termometro de mercurio o ano passado......

 

Mas qto fez não é a questão...a questão é termos um internet e energia 100% , coisas que termos lá...Afinal é Furnas...a area inclusive está toda proteja por para-raios.

 

Pelo tudo que já aconteceu penso que não há mais o que fazer....só restando a mudança de local e penso que a Diretoria do Parque vai entender isso. Só para esclarecer esta casa de Furnas fica dentro do Parque.

Link to comment
Share on other sites

Vejam...pedi as 8:10 da manha pra desligarem tudo e religasse as 8:15.......

 

Resultado....as informações no Wunderground voltaram.......

 

Pq está acontecendo isso, já que a energia está OK..??

 

Se alguem tivesse ligado lá meia-noite a estação estaria no ar...E perdemos a minima de hoje , a não ser que alguem suba pra ver na memoria do console..

 

O problema agora é o Wundeground...

Link to comment
Share on other sites

Tenho pouco conhecimento nesta questão de PWS, mas posso relatar meu caso. Uso o Weatherlink somente para poder conectar o console num servidor. Tenho um outro programa rodando nesse servidor que envia os dados para o Wunderground e para meu site. Posso ficar bastante tempo sem internet ou energia e quando volta a reportar os dados para a internet, meu site recebe os dados do período que ficou offline, sem perdas de informações. Não seria a questão de se ver uma alternativa neste sentido? Seria uma solução para pelo menos não perder estes dados dos períodos que fica offline e não teria a necessidade de subir até lá para baixar estes dados.

Link to comment
Share on other sites

Se furnas ficar sem energia o problema seria sério hehe. O pessoal do parque entenderia?

 

Abs

 

Acho que sim..o que eu não entendo é pq reiniciando tudo la o Wunderground começa a reportar dados. Mesmo no Riacho Grande onde moro tenho problemas de picos de luz e falta iclusive por breve períodos.......Mas nao preciso reiniciar nada...o Wunderground volta normalmente..

Link to comment
Share on other sites

Concerteza acharemos uma ótima solução para resolver este problema

o que não pode acontecer é desistimos de uma estação fantástica!!!

pode ser besteira que vou dizer, mas um no-break não ajudaria na questão de energia?

 

Creio que já é utilizado um nobreak.

 

Carlos, o horário tá setado corretamente?

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Vejam...pedi as 8:10 da manha pra desligarem tudo e religasse as 8:15.......

 

Resultado....as informações no Wunderground voltou........

 

Pq está acontecendo isso, já que a energia está OK..??

 

Se alguem tivesse ligado lá meia-noite a estação estaria no ar...E perdemos a minima de hoje , a não ser que alguem suba pra ver na memoria do console..

 

O problema agora é o Wundeground...

 

 

 

Acho que nao hein , alguma oscilçao de energia pode travar o roteador ou modem ou aquela pecinha que faz a ligaçao da estaçao com a internet que me fugiu o nome agora , qualquer oscilaçao faz travar esses equipamentos , aqui na empresa é assim nas zonas rurais por causa da oscilaçao o povo vive ligando que esta sem internet ,ai a gente pede pra eles desligarem tudo , modem , roteador e religar um minuto depois ai como um passe de magica tudo volta ...

Link to comment
Share on other sites

Caros amigos,

 

Faço meu primeiro contato através do Fórum, é um grande prazer falar com todos. Meu nome é Leonardo Cândido e sou Analista ambiental do Parque, atuando principalmente nos assuntos ligados da visitação, voluntariado e concessões. Desde já fico a disposição de todos vocês

 

Primeiramente agradeço ao grande empenho de todos na aquisição, doação, instalação, manutenção e monitoramento da estação ao PNI, realmente foi um grande ganho para o Parque e para a sociedade, obrigado a todos em nome da administração do PNI.

 

Quanto ao assunto em pauta venho contribuir informando que no Posto de Furnas no Parque não há internet, conversei semana passada com o Adauto, um dos prepostos de Furnas que trabalha no local. Além disso, a rede elétrica de abastece o Posto Marcão é a mesma que abastece o Posto de Furnas.

 

Assim, acho que o problema continua. Se fosse possível uma solucão que recuperasse os dados registrados e os transmitissem quando fosse possível seria a melhor solução no momento.

 

continuemos a discussão....

 

abs

Link to comment
Share on other sites

Para mim está ótimo o lugar, estas variações são normais por receberem ventos de tudo quanto é local, altitude gente, não estamos falando de uma baixada a 200m.

 

Seja bem-vindo Leonardo, é um prazer ter você conosco por aqui.

 

Mas uma coisa que o povo precisa entender é que se trata de um local longe, qualquer lugar um pouco mais afastado e até com vilas sofrem com a queda de energia.

 

Altitude = Dinâmica.

Link to comment
Share on other sites

Olá Leonardo , traquilo.? Então...parece que agora não é mais energia e sim internet....Vamos ter que aguardar pra termos certeza....vc diz que Furnas não há internet, é verdade....mas segundo Furnas, parece que isso não seria um problema....Mas vamos aguardar um pouco para ver se a situação melhora...

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

Só tenho uma sugestão a fazer: quando a estação estriver online, considerem lucro, para ser sincero nunca acreditei que poderíamos contar com monitoramento completo em tempo real, esta questão da internet ruim sempre esteve na minha cabeça, talvez algo possa ser feito para minimizar este problema já que muito raramente a estação funciona por 24 horas seguidas, mas mesmo que consigam minimizar o problema duvido que ele acabe de vez.

 

Quero dizer é que precisaremos ter paciência, pois a única forma de ter os dados completos é ir até lá e baixar diretamente da estação, se isto será feito todo mês ou a cada X meses é uma decisão do fórum, mas desde que os dados completos estejam armazenados na estação (parece ser caso pelo que disseram), então basta esperarmos a coleta dos dados no local para termos acesso aos dados sem os buracos que fazem a série no WU parecer um queijo suíço (o fundamental é que a estação não perca dados), infelizemnte uma estação ligada a energia elétrica num lugar remoto e ainda com intenet ruim vai sair do ar muitas vezes, teremos que aprender a esperar para ter os dados completos.

Link to comment
Share on other sites

Carlos, como é que vc sabia que a oscilação da temperatura na tua Oregon era normal?

 

No mais, a única alteração relevante que ocorreria em uma eventual alteração de local seria se colocássemos ela no meio do PNI. No atual local o comportamento é híbrido. As vezes o comportamento é de topo, as vezes de baixada. Daí a loucurada.

Link to comment
Share on other sites

Carlos, como é que vc sabia que a oscilação da temperatura na tua Oregon era normal?

 

No mais, a única alteração relevante que ocorreria em uma eventual alteração de local seria se colocássemos ela no meio do PNI. No atual local o comportamento é híbrido. As vezes o comportamento é de topo, as vezes de baixada. Daí a loucurada.

 

Bruno..na minha Oregon era muito dificil ocorrer essas mudanças bruscas de temperatura , ocorriam mas em menor escala...

 

Em frente a casa de Furnas, não sei se será possivel, pois vai haver muita burocracia com Furnas e tambem entre o PNI e Furnas...pois o PNI já deixou claro que não vai doar a estação p/ Furnas , a estação continuará do PNI em territoririo de Furnas e tudo isso tem que ser documentado....não vai ser facill..

Link to comment
Share on other sites

Entendi. Ali onde tava a Oregon a estacao na recebia o ar frio do meio do vale, por isso oscilava menos.

 

Acho que em frente a casa de Furnas a oscilação será mais comportada , minha duvida será na minima absoluta....aliás o lugar é aberto e não que nem o PNI que fica naquela baixada..

 

Carlos, o PNI inteiro é uma baixada. A estação apenas precisa ficar no meio do Parque (de furnas para dentro) para captar este efeito baixada.

 

O atual local da estação não chega a ser uma baixada. É o início da encosta que dá início à descida até a Boca do registro.

Link to comment
Share on other sites

Apesar do curto período de tempo que tenho com minha estação, eu percebi que quando ocorre uma queda de energia, após a retomada da mesma a estação se conecta com o wunderground e envia todos os dados a partir da hora da queda, porem quando há uma queda de internet a estação não manda os dados a partir do momento da queda, voltando a enviar os dados junto com a volta da internet, deixando o site sem os dados do período da queda até a retomada da internet.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal....estava com o PNI agora no telefone e presenciei o que aconteceu....está havendo queda da internet loca...vai e volta e isso acontece geralmente entre 21:00HS a Meia-Noite....e acaba tirando do Wunderground....os vigas não conseguem saber se sai fora pois eles não atem acesso a uso lá.

 

Em relação a energia , o problema foi 100% resolvido...

 

Ou seja, tem que ver com a Embratel agora...o pq estas quedas noturnas de sinal...

Link to comment
Share on other sites

Carlos, como é que vc sabia que a oscilação da temperatura na tua Oregon era normal?

 

No mais, a única alteração relevante que ocorreria em uma eventual alteração de local seria se colocássemos ela no meio do PNI. No atual local o comportamento é híbrido. As vezes o comportamento é de topo, as vezes de baixada. Daí a loucurada.

 

Bruno..na minha Oregon era muito dificil ocorrer essas mudanças bruscas de temperatura , ocorriam mas em menor escala...

 

Em frente a casa de Furnas, não sei se será possivel, pois vai haver muita burocracia com Furnas e tambem entre o PNI e Furnas...pois o PNI já deixou claro que não vai doar a estação p/ Furnas , a estação continuará do PNI em territoririo de Furnas e tudo isso tem que ser documentado....não vai ser facill..

 

Carlos,

 

As mudanças bruscas ocorrem pela própria natureza do local. Só ver que muda o vento e a temperatura muda absurdamente. Eu, particularmente, acho isso fantástico, algo que nunca tinha visto acontecer de forma tão rápida e intensa em outras estações.

 

Acho um erro mudar de lugar. O local atual, dentro das limitações do Parque, está ótimo! Não acho que melhoraria muita coisa naquele abrigo da casa de Furnas, fora que o local é bem pior para as mínimas...

Link to comment
Share on other sites

Entendi. Ali onde tava a Oregon a estacao na recebia o ar frio do meio do vale, por isso oscilava menos.

 

Acho que em frente a casa de Furnas a oscilação será mais comportada , minha duvida será na minima absoluta....aliás o lugar é aberto e não que nem o PNI que fica naquela baixada..

 

Carlos, o PNI inteiro é uma baixada. A estação apenas precisa ficar no meio do Parque (de furnas para dentro) para captar este efeito baixada.

 

O atual local da estação não chega a ser uma baixada. É o início da encosta que dá início à descida até a Boca do registro.

 

 

Senhores,

 

Como já falei anteriormente, quando o vento é norte nem as baixadas mais cuiúdas negativam. Vi isso no dia que fomos instalar a Davis, estava um céu estrelado sem NENHUMA nuvem no céu! Ao chegar na portaria, vi, para minha surpresa, que a temperatura era de 46ºF (7,7ºC). Na hora não entendi nada... como que poderia ser possível não ter negativado com tempo aberto!? Não havia geada próximo ao posto então corri até depois do Abrigo Rebouças, onde ficam as baixadas mais protegidas e, em nenhum local, vi geada.

 

Antes eu até achava que daria uma grande diferença dessas baixadas para o local atual, mas agora eu acho que a diferença é mínima e nunca vai acontecer de estar 7ºC na baixada na frente do Marcão e negativar com geada em alguma outra baixada...

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.