Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Preparativos para PWS em Vacas Gordas


Caio César
 Share

Recommended Posts

Grande Caio,

 

Mais uma vez agradeço em nome de todo o BAZ a possibilidade de instalação da estação em sua propriedade!

 

Se tudo der certo espero estar aí neste domingo ainda pela manhã para a instalação desta estação. Grande local que deve ter uma queda rápida ao final da tarde e uma subida rápida com o sol da manhã. Vamos tirar boas fotos para mostrar bem a localização do vale de 1300m.

 

Menção especial ao Diego, grande batalhador pelas estações profissionais e co-patrocinador deste projeto, que vem ajudado muito na realização deste sonho.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 100
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Amigos

 

Fiz uma cagada e comprei um tubo maior do que o que encaixa na Davis. Comprei de 1,5 polegada e não entrou e a argola não fecha com as porcas.

 

Gostaria de sugestões alternativas para instalar amanhã?

 

Alguém tem alguma idéia pra me ajudar?

 

Caio Bonvenuto, preciso que atenda o celular para combinarmos o horário amanhã.

Link to comment
Share on other sites

Caio, 1,5 polegada deveria caber no encaixe da Vue...ela ja vem com parafuso em "u"...

 

Estranho, nunca me aconteceu essa situação. Acho que a situação poderia ser resolvida de forma rudimentar fazendo dois rasgos no tubo com serrinha manual e dar uma amassada com martelo para que o diâmetro diminua. Sei lá, é a unica coisa que meu veio nq cabeça agora, dado o horário e a disponibilidade de ferramentas amanhã cedo no local..

Link to comment
Share on other sites

Esta estação vai nos mostram registrados interessantes, um belo local para o frio.

Acredito DSoares que tenha o mesmo pensamento que eu, começar registrando os dados e depois quando der colocar online.

 

Sim, Murilo..enquanto não dá pra deixar online, coloco offline mesmo hehe..o importante são os dados meteorológicos!

Link to comment
Share on other sites

Caríssimos,

 

Na região entre os Campos de Santa Bárbara e o MI a presença de moradores é bastante rara. As desapropriações do PARNA caminham relativamente rápido. Um lugar que é especialmente interessante e seguro é a propriedade de um dos guardas (terceirizado) do Parque. A propriedade dele fica em 28.10.573S 49.34.336O. Se não for ali tem que ser mais ao Sul, mais próximo a BJS, mas aí a altitude diminui e os picos ao redor são bem mais baixos.

 

Abraços,

 

Mioto.

 

Baita local! Fica próximo ao rio Pelotas, certo??

Link to comment
Share on other sites

A proposta do Anselmi de colocarmos a estação dentro de alguma baixada de 1500 perto do MI (seria dentro do Parque Nacional de SJ), mesmo que offline, ganhou a minha simpatia. Ali, hj, é o único local capaz de competir com o PNI.

 

Também vi com bons olhos. Mas em eventos extremíssimos, acho que uma bela baixada nos campos de Palmas ainda levam. Mas o problema é achar uma baixada no local, haja vista que minha estação nem está numa boa baixada.

Baixada no PARNA de São Joaquim a 1600m. Why not?

Captura+de+tela+2013-07-11+a%25CC%2580s+18.35.55.png

 

ACABEI DE VISUALIZAR O LOCAL NO GOOGLE EARTH. DEMAIS!!!

Link to comment
Share on other sites

Diego,

 

Sim, fica nas margens do Pelotas.

 

Anselmi,

 

Esse vale que aponta, já passei por ele. É uma das "nascentes" do Pelotas. Ali não tem ninguém por perto. Há uma propriedade bem próximo de onde você aponta 1580, mas não mora ninguém. É só para criar gado. E acho bem provável que já esteja desapropriada e pertença ao PARNA. Ali não há segurança para instalar uma estação.

 

Além disso, há baixadas no Vale do Pelotas que são mais acentuadas. Esse local que você aponta é um vale bem aberto e desprotegido. Acho que ali deve ventar constantemente.

 

Agora em julho devo dar umas pernadas por ali e largar uns incoterms de máx. e mín. Depois posto os resultados.

 

Abraços,

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

Estação Urubici - Vacas Gordas instalada!!!!

 

Grande notícia para os amantes do frio e da meteorologia. Mais uma estação instalada em um pólo frio deste país.

 

Graças aos dois amigos Diego (DSoares) e Caio Bonvenuto!

 

Não consegui instalar no meio do terreno atrás da casa por dois motivos: o terreno do nosso amigo acaba exatamente onde está a estação e as vaquinhas do vozonho costumam passar com frequência por ali. Assim vamos evitar algum problema de animais batendo e estragando a estação.

 

Colocamos ela próximo a casa (fundos) mas não é a parte mais baixa do terreno, que termina em um rio que se junta a outros e forma o famoso Lava-tudo.

 

Ainda não conseguimos fazer rodar o WLIP no Linux do Caio, mas ele vai dar um jeito ao longo da semana. Como também vamos identificar com a Vivo a melhor antena para instalarmos o modem e colocar on-line.

 

A estação fica na parte baixa face sul de Vacas Gordas. Depois das 15h00-16h00 não tem mais sol devido a uma grande montanha na face oeste. Pela manhã o sol entra bem cedo no terreno.

 

Vamos acompanhando e ir verificando o que vai rolar ao longo desta semana. O Caio prometeu fazer as leituras quase que diárias.

 

375FC554-A366-454C-A66A-BFDE01F265CA-6456-000001F5C7D082ED_zpsb43b5abd.jpg

 

3F10FCFC-BB4C-4F5B-A948-E0D941CD49E2-6456-000001F5FED35C9E_zps3a36c3bb.jpg

 

0B3F6C91-0D97-4784-80B2-3DF7B4674FEE-6456-000001F5B87465ED_zpsf9bafb7b.jpg

 

BB454AAD-98DB-4E37-B23B-7985EEF6BEA4-6456-000001FA29ACBB05_zps25d04d76.jpg

 

1FCAC802-BDF3-4EA1-A564-03831276A405-6456-000001F96006C268_zps7edea651.jpg

 

 

7B7F0F42-18F7-4814-9E90-32E37CF719B8-6456-000001F5916FC231_zpsc469a5e4.jpg

 

29062010-8157-4F21-B8FA-9B4004D8E410-6456-000001F5D55FE425_zps471c134d.jpg

 

Visão oeste

 

65528C11-0EA3-403C-8339-2C358F84060B-6456-000001F5E2EA2A86_zps26935a5f.jpg

 

Visão sul

 

3AEE9EA8-BE5E-472B-9447-B821BB1328E9-6456-000001F5EF59DAF2_zps93c1520e.jpg

 

 

Visão norte

 

924240C0-08CD-4203-814D-DC4FDE929A0F-6456-000001F61356F75A_zps662c9c13.jpg

 

Visão leste-sudeste

 

C76285E9-2945-46A6-A8DA-40801F1BA3B2-6456-000001F6221215A0_zps3e19a3ee.jpg

 

Visão atualizada Google Earth - próximo a SC 430 direção Sao Joaquim

 

VG6_zps98b7234a.jpg

 

VG5_zps6a9e414e.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Parabéns para os Caio's e o Diego!! Um dos meus sonhos era uma estação em Vacas Gordas (mesmo sendo em local diferente), obrigado por ajudarem! O outro é uma na região norte de Bom Jardim da Serra/parte sul dos Campos de Santa Bárbara onde conheço uma fazenda (mas falta grana e conversas).

Link to comment
Share on other sites

Parabéns aos responsáveis por essa nova estação. :good2:

 

Só estranho o fato de estar relativamente quente em Vacas Gordas, à julgar pelas fotos... :laugh:

 

Dia de veranico em SC, fez 30,5oC hoje em Tubarão, litoral SUL. Estava 16,6oC as 13h30 quando da instalação. Bem agradável.

 

Obrigado amigos. Próxima meta é colocar on-line.

Link to comment
Share on other sites

Será que demora muito Caio para colocar on??

 

Mais uma estação que será muito visitada.

 

abraços e parabéns a todos os envolvidos.

 

 

Fernando, apenas o tempo para saber se a prefeitura vai apoiar (o Ronaldo disse que eles querem ajudar), e também de verificarmos o equipamento ideal.

 

Vou tentar agilizar.

Link to comment
Share on other sites

Parabéns aos colaboradores desta nova estação!

 

Muito foda, aos poucos os polos frios do Brasil vão sendo desmistificados graças a estes pioneiros.

 

Região muito bonita com uma vegetação que destoa.

 

Se vocês conseguirem colocar os dados online antes desta onda polar que está por vir vai ser muito show :drinks:

Link to comment
Share on other sites

Parabéns, Caio, por mais este "feito"!

Vai ser bem interessante acompanhar as diferenças térmicas entre Urupema, SJoaquim, BJardim e agora Urubici!

Reparei q a região onde foi instalada a Davis é bastante arborizada. Isto não irá atrapalhar um pouco nas mínimas, já q o pretendido é justamente mínimas excelentes?

Pelo q observei tbm, Urupema negativou (-2°C há cerca de 13 dias) e vejo q na área onde vc instalou a Davis o capim está bem verdinho, então, teria negativado aí tbm? Não entendo muito de "botânica" e posso estar enganado, mas dificilmente durante o inverno a grama (capim) se regenera tão rápido.

Já, pelo q vi na imagem do "Campo dos Padres", o mato se apresenta bastante amarelado.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Parabéns, Caio, por mais este "feito"!

Vai ser bem interessante acompanhar as diferenças térmicas entre Urupema, SJoaquim, BJardim e agora Urubici!

Reparei q a região onde foi instalada a Davis é bastante arborizada. Isto não irá atrapalhar um pouco nas mínimas, já q o pretendido é justamente mínimas excelentes?

Pelo q observei tbm, Urupema negativou (-2°C há cerca de 13 dias) e vejo q na área onde vc instalou a Davis o capim está bem verdinho, então, teria negativado aí tbm? Não entendo muito de "botânica" e posso estar enganado, mas dificilmente durante o inverno a grama (capim) se regenera tão rápido.

Já, pelo q vi na imagem do "Campo dos Padres", o mato se apresenta bastante amarelado.

Abraços!

Eu pergunto, eu msmo respondo (baseado na MP q recebi há pouco do Mestre Maior):

Algumas plantas são muito resistentes à geada, por isso continuam verdinhas durante o inverno.

Aki em Piraquara temos apenas a "maria mole" q continua verde, por ser a mais resistente ao frio.

Link to comment
Share on other sites

bom, primeiro dia...

 

chegamos em VG as 9h, com 9.4º, o céu estava semi-fechado, mas logo já abriu e permaneceu limpo o resto do dia...

 

saimos de VG quase 17h.. resultado do dia enquanto estive lá:

 

máxima: 13,5º

mínima: 8,2º (as 16h07, a temperatura estava em queda, céu limpo...)

 

e vento, muito vento..

 

queria mesmo é saber como está lá agora!! rs... aqui em Urubici, meu termometro marca 3º.... pena q amanhã n vou subir, mas quarta subirei!

 

n resolvi a instalação do software no linux ainda... via wine, estou enfrentando problemas, mas vou tentar resolver amanha, e se n der, parto pra outra opção (virtual machine)

 

Caio, coloquei a porca q faltava, agora está bem seguro... e arrumei o painel na direção norte verdadeira (conferi).. pergunta: precisa re-calibrar a direção do vento??

 

Abs, bazianos

Link to comment
Share on other sites

CaioS e Diego,

 

Parabéns por mais uma estação! Até para o leigo em meteorologia é muito fácil perceber o quão importante tem sido essas particulares by BAZ.

 

E mais parabéns pela data, pois ainda que ela não transmita online, certamente de hoje até semana que vem ela fará registros importantíssimos.

 

Abraços,

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

CaioS e Diego,

 

Parabéns por mais uma estação! Até para o leigo em meteorologia é muito fácil perceber o quão importante tem sido essas particulares by BAZ.

 

E mais parabéns pela data, pois ainda que ela não transmita online, certamente de hoje até semana que vem ela fará registros importantíssimos.

 

Abraços,

 

Mioto.

 

Mioto e demais. Agradeço pelos comentários e agradeço aos Caio's pela realização desta empreitada. Fui um mero coadjuvante neste processo mas me sinto feliz por mais este ponto monitorado.

 

E digo mais uma coisa: vem novidade por aí...

Link to comment
Share on other sites

boa noite pessoal,

 

bom, n sei como passar os dados pra vcs, por este tópico mesmo?? o que sugerem?

 

fui hj lá pras gordas, e peguei os dados das max e min de segunda e terça, ai vai:

 

15/07 - Segunda

(13.5, -1.4)

16/07 - Terça

(13.2, -3.4)

 

tirei foto da estação coberta de geada, branquinha, rs.. pena q n consigo postar cm essa minha net.

a prefeitura de urubici parece q está tentando agilizar a internet pra lá, na expectativa q dê certo, eihm...

 

comparando urupema enquanto estive por lá nas gordas, vi q a temperatura cai antes por lá...quando saí de lá hj estava com 9º e urupema conferindo na net agora estava com 11º

 

agora subirei pra lá apenas segunda feira, pois viajo amanhã :/

 

bom, espero ter bons dados mais pra frente..

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.