Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013


Recommended Posts

Poderiam me tirar uma dúvida?

Aquela marca de 5°C sobre o RJ significa que será a mínima provável para quela região?

 

Acredito que não, 850hPa é a altitude em torno dos 1500 m, e 5°C seria a temperatura dessa altitude nessa data. Na superfície já pode variar pra mais ou menos, no caso, certamente pra mais.

Link to comment
Share on other sites

últimas rodadas do GFS:

 

18Z de ontem: LOUCURA TOTAL

00Z de ontem: mantinha o frio, embora diminuindo.

06Z: diminui bastante o potencial de frio e começa a apontar o represamento e umidade.

12Z: muito parecida com 06Z.

18Z: muito parecida com as duas anteriores.

 

O GFS saiu de um cenário que concordava bastante com o ECMWF e passou a trabalhar "sozinho". As projeções em 850 diferem em torno de 4 graus entre os modelos. GFS parece apontar um certo bloqueio e o ECMWF é um arrasa-quarteirão.

 

E aí?

Link to comment
Share on other sites

Alexandre estou torcendo que sua análise com o Eugênio e Nachtigall aconteça igual na reanálise de 1979 de o Vinícius postou,foi uma onda de frio histórica para Minas e Rio de Janeiro,com mudança rápida para chuva no dia 30 de maio,na manhã de 31 já estava limpo bem frio e no amanhecer de 1º de junho geadas na Zona da Mata de Minas,Centro,Sul de Minas e Vale do Paraíba do Rio e região Serrana fluminense.

Link to comment
Share on other sites

Ler coisas como "lixo total", "não vai fazer frio", "que saída ruim", "ferrou tudo", a cada variação de rodada está hilário e muito chato ao mesmo tempo.

 

Estamos diante de uma onda de frio espetacular, totalmente fora dos padrões, mas tem gente querendo neve e geada em tudo que é canto, no próprio quintal. Não é bem assim gente. Acordem para a realidade, isto é Brasil!

 

Chega de choradeira a cada rodada, atentem-se na tendência do MODELO MAIS ESTÁVEL!!!!!!!!!! É ISTO E PONTO!

 

Obs: muito cuidado com altas expectativas com o Monte Everest no quintal. Não acredito no GFS para esta erupção, PONTO FINAL!

Link to comment
Share on other sites

Vejo muitas semelhanças neste evento, ao menos pelo que os modelos projetam, justamente com 79 e 1994. Conversava com o Eugenio e o Nachtigall hoje sobre isso.

 

Tá uma loucura ! O post que fizemos do mapa de anomalias ontem à noite no Face da MetSul em menos de 24 horas possui quase MEIO MILHÃO de visualizações. Tô de boca aberta. Mais de OITO MIL compartilhamentos. Isso é absurdamente alto !

 

2qlbsx2.jpg

 

8 mil compartilhamentos é algo típico pra páginas com milhões de seguidores, espetacular esse sucesso todo, MetSul está de parabéns.

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal...

Aqui em Canoas choveu o dia inteiro, sem parar... chuto uns 13.0C agora onde estou. O pior de tudo, a minha volta pro Hell de Janeiro é no Domingo (21/07) à tarde. Amanhã vou ver se consigo trocar pra quarta-feira, vai depender da facada que a GOL vai querer dar em mim... estou "desesperado" com a possibilidade de perder esse frio! Se conseguir ficar, vou subir a Serra na segunda e rodar por Gramado/Canela e S.F. de Paula! Me desejem boa sorte amigos, estou uma pilha...rs.

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal...

Aqui em Canoas choveu o dia inteiro, sem parar... chuto uns 13.0C agora onde estou. O pior de tudo, a minha volta pro Hell de Janeiro é no Domingo (21/07) à tarde. Amanhã vou ver se consigo trocar pra quarta-feira, vai depender da facada que a GOL vai querer dar em mim... estou "desesperado" com a possibilidade de perder esse frio! Se conseguir ficar, vou subir a Serra na segunda e rodar por Gramado/Canela e S.F. de Paula! Me desejem boa sorte amigos, estou uma pilha...rs.

 

Sobe no PNI que garanto a ti que vai sentir frio de congelar a alma e tendo possibilidade de nevar terça a noite e durante todo quarta

as chances de nevar lá é de 79%

 

Fonte: http://br.viewweather.com/w533920-previsao-do-tempo-para-pico_das_agulhas_negras-brazil_general_.html

Link to comment
Share on other sites

Não acredito nesse cenário de neve proposto pelo GFS! Pelo ECMWF 12Z, em Curitiba zera em 850 no final da tarde de segunda, em superfície 4º e 6º e tempo nublado, mas acontece que limpa já durante a noite quando então negativa em 850 e em superfície fica próximo a 0º, e fica negativo em 850 até a tarde de terça, com um pico de -4 nesse período, mas com tempo totalmente aberto já...

Link to comment
Share on other sites

Aqui na Granja Viana variamos de 9,5ºC/25,3ºC. Sol o dia inteiro, com ventania. Pr-e-frontal a vista. Está muito agradável agora a noite. Acredito que tudo pode acontecer. Repito que teremos a noção exata do que acontecerá na semana no início da próxima semana em relação aos modelos no sábado. Até lá teremos pequenos ajustes.

 

A saída do Global do Inpe agora a noite para São Paulo piorou em relação à ontem, mas acredito que mantem um frio a la setembro/2002 para cá, que eu acho que foi ligeiramente superior à junho/2011.

 

Mas sigo na torcida para que o modelo do Inpe volte a apresentar um cenário que mostrava até anteontem para cá (linha de 3ºC em 850 hPa envolvendo Sampa e até um pouco mais acima). Este modelo em nenhum dia mostrou a linha de 0ºC sobre a Capital.

 

No momento Sampa está envolvido pela linha dos 6ºC na 4ª feira. Na 5ª feira a linha de 6ºC está raspando a cidade, bem no limite.

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal...

Aqui em Canoas choveu o dia inteiro, sem parar... chuto uns 13.0C agora onde estou. O pior de tudo, a minha volta pro Hell de Janeiro é no Domingo (21/07) à tarde. Amanhã vou ver se consigo trocar pra quarta-feira, vai depender da facada que a GOL vai querer dar em mim... estou "desesperado" com a possibilidade de perder esse frio! Se conseguir ficar, vou subir a Serra na segunda e rodar por Gramado/Canela e S.F. de Paula! Me desejem boa sorte amigos, estou uma pilha...rs.

Ricardo! Já na torcida pelo teu sucesso! Faz 11C e estamos tendo rajadas de vento sul de 50 km/h aqui em POA

Link to comment
Share on other sites

O GFS saiu de um cenário que concordava bastante com o ECMWF e passou a trabalhar "sozinho". As projeções em 850 diferem em torno de 4 graus entre os modelos. GFS parece apontar um certo bloqueio e o ECMWF é um arrasa-quarteirão.

 

E aí?

 

A teimosia de independência do GFS assusta e a constância do Europeu serve de alento para os corações bazianos. Pode isso Arnaldo? Creio que até amanhã na 12Z os dois já estarão de mãos dadas novamente. Resta saber de que lado.

Forte pré-frontal aqui hoje, com vento norte quente e 28,6ºC de máxima, após mínima de 14ºC. A conversa pra todo lado é uma só: muito frio a caminho!

Link to comment
Share on other sites

JN está com o Europeu! Cravou esta próxima MP como uma das mais fortes da última década.

 

De bastidores !

 

Hoje de manhã conversava com nosso baziano Giovani Dolif do Cptec, pra mim um dos top five da Meteorologia brasileira. Melhor que a maioria dos americanos. Dizia pra ele que ele deveria entrar no Jornal das Seis da Globonews, como fazia, e alertar o pessoal do Cptec na Globo pra cravar um alerta de frio mais pesado.

 

Tem que alertar o povo ! E queiram ou não a TV é a principal fonte mesmo com estas moças do tempo falando imbecilidades todos os dias.

 

Que bom que rolou e já deram a dimensão do que PODE vir !

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A saída do Global do Inpe agora a noite para São Paulo piorou em relação à ontem, mas acredito que mantem um frio a la setembro/2002 para cá, que eu acho que foi ligeiramente superior à junho/2011.

 

Caco, eu já acredito em um frio a la 2000 aí! Europeu mostra pertinho de 0º 850 sobre a capital paulista.

Link to comment
Share on other sites

Rodrigo, reclamar dessa onda de frio aí para Goiás chega ser uma heresia! Olhe de novo os modelos, principalmente o Europeu, o melhor.

O ETA, que é "conservador", coloca 9° para Goiânia. Esse modelo e outros subestimam o frio que avança pelo Centro-Oeste do Brasil. Ainda mais porque Goiânia está num altitude baixa, e o ar frio consegue se esparramar até lá.

 

Aposto 6° na cidade. Isso modestamente falando.

 

Aqui 13,0°. Total acumulado de 28,9 mm.

 

Abraços polares!

 

Amigos, desculpem-me pelo desânimo, acho que é frustração por ter estado na serra gaúcha EXATAMENTE 1 semana antes de um evento histórico, sabendo que tudo que vi aí estará coberto de neve e eu aqui, chupando o dedo.

Estava pelo menos animado com algumas saídas que apontavam 5°C pra cá e o GFS me desanimou. Mas vocês estão certos, esse modelo está muito ruim e é melhor confiar no europeu e torcer pelo melhor.

Ficarei feliz de vê-los brincando na neve. :good2: :good2:

E que venha o frio, o que Deus mandar.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

O GFS saiu de um cenário que concordava bastante com o ECMWF e passou a trabalhar "sozinho". As projeções em 850 diferem em torno de 4 graus entre os modelos. GFS parece apontar um certo bloqueio e o ECMWF é um arrasa-quarteirão.

 

E aí?

 

A teimosia de independência do GFS assusta e a constância do Europeu serve de alento para os corações bazianos. Pode isso Arnaldo? Creio que até amanhã na 12Z os dois já estarão de mãos dadas novamente. Resta saber de que lado.

Forte pré-frontal aqui hoje, com vento norte quente e 28,6ºC de máxima, após mínima de 14ºC. A conversa pra todo lado é uma só: muito frio a caminho!

 

Tendo em vista que um é oscilante (GFS) e o outro é constante (Euro), é bem mais provável que o primeiro se aproxime do segundo novamente.

Link to comment
Share on other sites

JN está com o Europeu! Cravou esta próxima MP como uma das mais fortes da última década.

 

De bastidores !

 

Hoje de manhã conversava com nosso baziano Giovani Dolif do Cptec, pra mim um dos top five da Meteorologia brasileira. Melhor que a maioria dos americanos. Dizia pra ele que ele deveria entrar no Jornal das Seis da Globonews, como fazia, e alertar o pessoal do Cptec na Globo pra cravar um alerta de frio mais pesado.

 

Tem que alertar o povo ! E queiram ou não a TV é a principal fonte mesmo com estas moças do tempo falando imbecilidades todos os dias.

 

Que bom que rolou e já deram a dimensão do que PODE vir !

 

O programa da Leilane Neubarth na Globonews é aquele que assisto quando chego em casa do trabalho. Faz tempo que o Dolif não aparece por lá... pelo visto só nós bazianos nos interessávamos! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.