Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013


Recommended Posts

Realmente é impressionante o poder desta alta. Frio monstro em altitude, o único detalhe estranho é que as temperaturas em superfície apesar de ser muito baixas, não são tão excepcionais!!! Já vimos os modelos colocando coisa parecida, com bem menos ar frio!!! -1/0ºC no sul do MS fez em 28 de Junho de 2011 e o ar frio era bem mais fraco que este.

Link to comment
Share on other sites

Neve generalizada em todo RS já no domingo pela 18Z do GFS... :clapping: :clapping:

 

Vitor, pelo jeito, pode esperar por uma branquinha por aí!!! Apesar de que ainda não vi a 18z. Abraços

 

Estou em Floripa, então mais um ano sem ver a branquinha... :laugh:

 

Mas acho que vou dar uma subidinha básica na Serra pra ver a mesma...

Link to comment
Share on other sites

Muito cedo para comparações com outros eventos bombásticos de frio no centro-sul do país.

Cada MP possui características próprias e atua de acordo com as condições existentes por onde avança.

Portanto as condições meteorológicas dos próximos dias podem não se assemelhar com nenhum evento histórico registrado anteriormente. E essa tarvez seja a melhor parte da "história"!

Uma "repetição do evento de 1965" só será excelente, do sul paranaense para baixo.

1975 nevou em Curitiba mas na Mantiqueira o frio não foi tão intenso.

1981 foi bem democrático!

É aguardar o q virá, pra ver...

Link to comment
Share on other sites

Neve generalizada em todo RS já no domingo pela 18Z do GFS... :clapping: :clapping:

 

Vitor, pelo jeito, pode esperar por uma branquinha por aí!!! Apesar de que ainda não vi a 18z. Abraços

 

Estou em Floripa, então mais um ano sem ver a branquinha... :laugh:

 

Mas acho que vou dar uma subidinha básica na Serra pra ver a mesma...

 

Putz, que sorte tu tens hein! No dia que pode nevar em tudo que é canto no RS tu não estás! Hehehehe.

Se eu pudesse, subiria a serra, infelizmente não posso!!!

Link to comment
Share on other sites

Tchê, cá entre nós!!! Cada vez mais o frio aumenta, e cada vez mais as preocupações. Já encomendei boa lenha que chegará amanhã de manhã, mas... e quem não tem condiçoes de preparar-se ou não foi avisado do evento? Lembro que em 2011 fui surpreendido com canos dágua congelados na madruga eo pior... no meio do banho!!! Isso é um exemplo pequeno para ilustrar a situação contínua que o frio monstro gerará! Da nevasca de 1965 lembro de alguns detalhes narrados por um ex congregado meu lá de Bom Jesus: sua mulher presa com a filha recém-nascida por três dias no hospital dada a magnitude da neve que caiu, galhos de pinheiro quebrados e árvores diversas partidas pelo peso do gelo, e a mortandade de gado ocorrida e que deixou o município na miséria... e pra completar a cereja no bolo, o barro que a neve deixou após derreter!!!

Link to comment
Share on other sites

Inacreditável....... Sistema energético deverá ter problemas. Situação é preocupante. O Brasil não está preparado para o frio da próxima semana.

 

É a parte mais preocupante nisso tudo, junto com a geada negra que deve assolar o sul do Brasil, se eu fosse agricultor estaria exorcizando os modelos ... Ou venderia tudo hoje, kkkkk

Link to comment
Share on other sites

18h GFS é 1994 pra SP em minha opinião. É uma saída intermediária, temos que dar desconto, mas se vier desse jeito, vai queimar geral o estado. Geada moderada pelo menos em 70% do estado. Flurries no Sul do estado, possível neve na Mantiqueira, é um baita evento.

Link to comment
Share on other sites

ISOTERMA DE QUASE -10oC EM 2000M SOBRE O MORRO DA IGREJA. PELO MEU ACOMPANHAMENTO ISSO É -10oC OU MENOS CERTO NO TOPO DA SERRA GERAL!!!!!

 

Pessoal, estou emocionado com tudo isso. Saímos de Jundiaí às 3:53 hs da matina e já estamos em Lages. Amanhã chegaremos ao nosso "QG" em Canela para registrar e vivenciar tudo isso em loco.

 

Noite bem fresca e agradável aqui em Lages agora, por volta dos 14º C. Mas isso não é nada perto do que deveremos encontrar na próxima semana!

 

Abraços eufóricos!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Moisés Alexandre uma alta de 1044/1046 hPa ocorre na Argentina parece que pelo menos de dois em dois anos,não afirmo com certeza.Esse valor que você citou de 1044 hPa vai ser no norte da Argentina? Numa reportagem da neve que caiu durante três dias em agosto de 1978 no Rio Grande do Sul que consultei no Jornal do Brasil na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro falava que o centro da massa polar na Patagônia tinha chegado à 1048 hPa. Em relação a baleia polar de 17 de julho de 1975 parece que no Paraná fez 1040 hPa,não sei é verdade.

 

Pela carta da marinha, postada no BAZ alguns anos atrás, em 1975 atingiu 1039 hPa em Foz do Iguaçú.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

18Z É 1975! MÁXIMA DE 5°C EM ALGUMAS REGIÕES PAULISTAS NA SEGUNDA-FEIRA. INACREDITÁVEL!

Vini isso é mega preocupante, sim ainda podemos ter mudanças mais os agricultores pouco recebem alertas, o país precisa de melhoras urgentes..

Olha nunca imaginei que os modelos pudessem aumentar ainda mais esse frio...

Link to comment
Share on other sites

A última rodada do Inpe manteve frio absurdo no Sul. Em Sampa perdeu-se um pouco a intensidade. A linha dos 3ºC que até 2ª feira envolvia bonito e completamente SP, ontem já recuou um pouco, mas ainda envolvia o entorno de SP. Hoje ela está próxima na 3ª feira próxima, porém não chega ao limite territorial da cidade. Mesmo assim, é frio mais forte por aqui do que o de junho de 2011. Acho que, para efeito de comparação, seria um setembro/2002 por aqui, o que está de bom tamanho. Mas, por ora nada histórico por aqui nesta última saída. Já no Sul a situação é realmente FODÁSTICA, especialmente do Sul de SC para baixo.

Link to comment
Share on other sites

A última rodada do Inpe manteve frio absurdo no Sul. Em Sampa perdeu-se um pouco a intensidade. A linha dos 3ºC que até 2ª feira envolvia bonito e completamente SP, ontem já recuou um pouco, mas ainda envolvia o entorno de SP. Hoje ela está próxima na 3ª feira próxima, porém não chega ao limite territorial da cidade. Mesmo assim, é frio mais forte por aqui do que o de junho de 2011. Acho que, para efeito de comparação, seria um setembro/2002 por aqui, o que está de bom tamanho. Mas, por ora nada histórico por aqui nesta última saída. Já no Sul a situação é realmente FODÁSTICA, especialmente do Sul de SC para baixo.

 

Pra mim, o frio na capital vai depender mais da situação de estabilização do ar frio após a passagem das nuvens. Se firmar o tempo com céu limpo, e pouco vento, Sampa vai surpreender!

Pro interior do estado acho que a fatura está garantida já.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Pelas 18h neva na Mantiqueira na segunda a noite, que coisa...

 

Bate volta pro PNI? Ski no Pico do Itapeva!? Hehehe

 

Se for quase certa a neve vou quebrar o recorde SP-Garganta do Registro de 2h11!

Se for 18GFS, vamos subir segunda a tarde, voltamos Terça pra trabalhar.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.