Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013


Recommended Posts

Apenas corrigindo um dado que postei, essa temperatura do Mirante é a menor desde 2001 como disseram na página anterior. Em 2003 fez 5,9º...e lembrar que esse dado é da Automática, a leitura da Convencional que é a que entra no histórico do INMET sai apenas por volta de 11h.

 

Quanto a imagem de satélite que mostra diminuição da nebulosidade no oeste do estado de SP, não acredito que limpe na capital hoje por causa do bloqueio que a frente encontra em Minas. Como os modelos apontam, ela deve começar a escoar para o oceano aqui em cima de nós, o que aumenta a chance de uma máxima sub-10.

Link to comment
Share on other sites

Com estação ainda sem solução no Wunder...tive 4,9 de minima. Um detalhe que me chamou atenção foi que fez 5,5 no Mirante de Santana com ceu nublado....

 

Hoje SP deverá ficar entre 5/11 graus

 

Qto ao Papa, Apararecida do Norte que chovia com 7 graus nesta manhã, deverá chegar a 12.......

 

Em casa tive a mesma marca que a sua, no mercúrio.

 

Será que hoje a noite bate a temperatura dessa madruga?

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Modelo europeu indica máximas sub-10 em SP, e sub-8 ao sul da região metropolitana hoje durante o dia. Outro po nto a destacar é que não só o europeu como outros, apontam que a partir do dia 26, mantiqueira vai RUGIR, e bonito!!!! Maria da Fé pode registrar 3 dias seguidos de sub-0, PNI terá vento sul e chance de chegar nos 2 digitos negativos.

 

Olhando um pouco o prazo curto, vemos uma nova incursão polar de carater continental adentrando o centro-oeste e norte do Brasil a partir do dia 29. Devido a sua continentalidade, a faixa leste de SP não terá o resfriamento desta frente histórica de agora, mas o interior e a mantiqueira poderão ter marcas interessantes, ainda mais considerando que a frente vai passar rapido e já trazer ar seco na retaguarda. Do dia 2 de Agosto em diante, está começando a surgir no cenário uma possível bomba, e poderá ser também uma das mais fortes do ano, resta aguardar se desta vez os gauchos comemorarão a neve ou ficarão a ver navios.

 

Analisando o evento atual, sou obrigado a discordar de um ponto comentado: Que não houve ciclone extratropical puxando o ar frio. Neste ponto discordo, porque do dia 22 ao dia 23, uma baixa de 975 hpa fechada (ciclone extratropical) na altura do prata, mas mais afastada do continente, fez o papel de catapulta pro inicio do episódio. Em seguida, com o afastamento do ciclone, não houve força pro ar frio subir além do Paraná, ficando represado o mau tempo por lá. Com a junção de uma baixa fria, fazendo o papel de super-cavado e trazendo registro de tempestade invernal no Uruguai com ventos de 100 km/hr (baseado em material publicado pela própria Metsul), aí sim o ar frio ganhou força pra subir rumo ao sudeste e Norte do Brasil, ou melhor, ganhou o empurrão que faltava. Como eu sempre afirmo não só aqui como em meu blog, uma análise do evento completa só pode ser feita se olhada a visão macro e todos os detalhes envolidos, olhando uma parte ou reduzindo a visão, podem ficar de fora elementos importantes que ajudaram a aumentar o frio, tal como o ciclone extratropical que estava em alto-mar com pressão baixíssima, a não ser que eu tenha visto um fantasma.

 

No site do CPTEC, são guardadas as imagens de satélite dos últimos dias, e para botar fim na dúvida se houve ciclone ou não, a imagem http://pururuca.cptec.inpe.br/repositorio5/goes12/goes12_web/ams_composta_alta/2013/07/S11219750_201307221515.jpg

é muito clara, ciclonão no mar e frente fria estacionária no Paraná. A baixa fria é vista colada ao continente e o ciclone extratropical ao largo, no oceano.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aqui sol com poucas nuvens, mínima de 2.6°C.]

Quero só ver esses até -16°C previstos para amanhã no planalto sul de SC. Acho que não baixa de -12°C nas baixadas mais cuiudas e -10°C na PWS de Urupema. Ausentes Potreirinhos não faz menos que -8°C.

 

 

Edison, estou olhando os modelos e gostaria de saber por qual modelo você está vendo estes valores fantásticos aí.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos!

 

Em tempo:

 

- Campinas (CEPAGRI/UNICAMP): 8.1°C

VENTO: 56.4km/h W

Sensação Térmica (Wind Chill): -4.2°C

 

Deve estar complicado para os campineiros desacostumados a essa friaca.

 

- São Carlos(termômetro de mercúrio pessoal): 6.5 ºC

 

Estava com vento forte e muita neblina hoje mais cedo.

 

Abraços! ^^

Link to comment
Share on other sites

Manhã bem fria em Juiz de Fora neste momento. à meia noite estávamos com 14,8C e agora,

08:30, faz apenas 10,3ºC na minha estação com bastante vento e chuva fraca. O frio chegou com

mais força que o previsto pra cá, o que me deixa bem contente.

 

No Pico do Couto bateu 03,xºC o que prova o ar frio em altura. Na automática daqui (INMET) já

bateu 08,1ºC. Enfim, valores muito bons, embora não sejam históricos.

 

Esta MP, realmente entra para os anais da climatologia brasileira, sendo que para alguns

bazianos elas será a mais forte de sempre.

 

Interessante observar o PNI que nem viu a cor desta MP até agora. Continua paradão nos seus

7 graus de temperatura e vento forte....muito interessante aquele lugar, que vive sempre um

"mundo à parte" em relação ao Sudeste.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.