Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013


Recommended Posts

Minima hoje foi de 3,5°C , como o Artur já falou amanha pode negativar aqui "

 

Amanhã tem chance boa de negativar aí em MF e sul de Minas, estabelecendo um prognóstico, aposto em algo hoje entre -1 e -2. Na hora da mínima provavelmente será com tempo seco mas com umidade acima de 60%.

 

O monstro polar que chegará ao sudeste entre 23 e 24 de Julho tem potencial para fazer história nas mínimas inclusive do Inmet aí em Maria da Fé, justamente porque virá a frente e já secará em seguida.

 

 

Artur eu nunca vi uma madrugada em Maria da Fé com URA abaixo dos 90% , ou seja é sempre URA na casa dos 99% durante a madrugada , mesmo quando seca que e cai a 30% a tarde , é só o sol se por e a temperatura afundar que a URA dispara , sempre depois das 8 da noite já ássou dos 90% , os turistas que vem aqui falam que o frio daqui é umido diferente dos outros lugares . .

 

 

Agora tive comentando sobre isso ontem , falei pra minha mae assim "capaz de semana que vem chegar nos -6,4°C de 1979 " ela riu da minha cara :sarcastic:

 

O GFS nos deu uma desanimada agora , mais se vier esse frio mesmo e chegar ao valor de 2000 no INMET de -4,6°C , acredito que aqui chegue a -7°C -8°C ? Sera ?

 

Qual a chance que voce acha desse frio chegar ? Ontem colocava -3°C pra ca , hoje coloca 11°C bizarro

Link to comment
Share on other sites

Vocês estão preocupados com cavado aqui, cavado lá, baixa aqui, baixa lá, mas estão esquecendo de algo fundamental. Se saída do Europeu estiver certa, mesmo que ele não mostre precipitação para alguns pontos, haverá levantamento vertical em áreas de relevo pelo forte vento associado à intensa advecção de ar CONGELANTE. Isso induzirá nebulosidade e favorecerá neve. Foi o que testemunhei IN LOCO, no Parque Nacional dos Aparados, com queimadura no rosto pelo frio, no dia 13 de julho de 2000. Nublado, gelo e neve caindo misturados, abaixo de zero e vento perto de 100 km/h na estrada entre São Chico e Tainhas. Frio igual só passei na vida em novembro de 2012 no glaciar de Columbia Icefield nas Rochosas do Canadá e nas cachoeiras de Gulfoss na Islândia em 2011. BRUTAL !!!!!!!!!!!!

Exatamente, Alexandre. Não se pode desconsiderar o levantamento vertical do vento por advecção do ar gelado. Além do que, havendo um ciclone, ele pode recolher nuvens baixas e jogá-las em locais onde não se verifica no satélite a presença. já ocorreu isso em algumas oportunidades. estou ou não estou certo?

Acredito em uma grande surpresa na próxima semana. Eu não creio em repetição de 2000. lá, tínhamos um La Nina forte. Nesta netralidade o aquecimento se faz mais rapidamente, evitando a continuidade do frio.

Link to comment
Share on other sites

Geada moderada nas encostas baixas e baixadas, to encucado com as encostas baixas, por vezes elas batem os fundos de vale aqui, em termos de geada, hoje foi um dia em que tinha mais gelo na encosta q na baixada do Bairro Bela Vista...Ano passado quando verifiquei -10.6º em abrigo nas Tuias,o local lá onde estava o abrigo é quase uma encosta baixa...

5a4e894d8e680_Julho16belavistaencosta(7)gweb.jpg.e2c56141154dc946bd5ffce407bfd732.jpg

5a4e894d90094_Julho16belavistaencosta(6)eweb.jpg.d9914dbe991f1a525dbe0ce483f027d0.jpg

Link to comment
Share on other sites

Geada moderada nas encostas baixas e baixadas, to encucado com as encostas baixas, por vezes elas batem os fundos de vale aqui, em termos de geada, hoje foi um dia em que tinha mais gelo na encosta q na baixada do Bairro Bela Vista...Ano passado quando verifiquei -10.6º em abrigo nas Tuias,o local lá onde estava o abrigo é quase uma encosta baixa...

 

Interessante. A geada não foi tão forte hoje, pois dá para ver que pegou bem no capim cortado e mais seco. Mas acho que semana que vem vai branquear até a copa das árvores..

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Hoje :

 

caxias.jpg

 

Caxias do Sul também amanheceu com campos cobertos pela geada

(Foto: Luca Erbes/Futura Press/Estadão Conteúdo)

 

geada.jpg

 

Carros ficaram cobertos por uma fina camada de gelo em Canela (Foto: Manoel Souza/RBS TV)

 

15320871.jpg?w=620

 

Porto Alegre amanheceu com termômetros na casa dos 7°C

Foto: Dani Barcellos / Agencia RBS

Link to comment
Share on other sites

Quero acampar (entre sábado e terça) dentro do PARNA SJ para, em caso de neve, tirar fotos "lá de dentro". Se esse cenário que você aponta se confirmar, tirando o frio e o vento há alguma chance de raios ou granizo? Porque frio e vento a gente contorna, raios e granizo, não.

 

Vai com equipamento que tu usaste em Torres del Paine (vi no Face). Balaclava, segunda pele, etc. Te prepara para condições inóspitas. Sem raio ou granizo.

Link to comment
Share on other sites

A 06Z conseguiu ser pior que a 00Z do GFS. Mas vamos considerar estas duas como isoladas e focar na 00Z do ECMWF. Caio, estou sento otimista ou realista com esse pensamento?

 

Realista.

 

Agora olhando mais a fundo o Europeu 00Z e justamente como eu suspeitava eis que está lá para a alegria do Valdir...

 

Ele mesmo. Um cavado em 500mb com centro sobre a serra geral e boa parte das serras sulinas em 168h. Instabilidade nas altas camadas que cria cenário favorável a neve.

 

 

CapturadeTela2013-07-16agraves075859_zps71d45174.png

 

Tchê, Caio, meu velho!!!! KKKkkkk eu literalmente quase caí da cadeira quando você postou essa imagem aí, he he. :clapping:

O que o Alexandre falou sobre levantamento das nuvens no paredão da serra, foi o que fez com que ano passado desse uma bonita neve lá em Bonja associado ao cavado!

Mauro, vou olhar a MP lá.

Segura coração baziano!!!!

Link to comment
Share on other sites

O mais incrível da rodada do Europeu é que ele criou um quarto pulso de ar frio e que manteria o frio constante para o RS até o outro fim de semana. Olhem a sua grade até 240 hrs! O Europeu também dá uma nevasca na serra por essa rodada (terceiro pulso), pois simplesmente cola a baixa na nossa costa. Que loucura!

 

Sobre o GFS, amassem esse modelo e coloquem na lata do lixo. É impossível prever o tempo (com precisão) com essa naba.

Link to comment
Share on other sites

Espetacular as projeções dos modelos...Sonho de consumo...

 

Teremos condição de um evento impar poucas vezes presenciado. Pelas projeções teremos linha de 0ºC a 925hPa na linha do norte catarinense e linha de 0ºC a 850hPa na linha do MS e SP. Além do geopotencial com gradiente intensa. Como observa-se nas últimas saídas.

 

5a4e894d91bba_GFS6Z.GIF.4ea571bf28ba0047dbef78245e91741a.GIF

 

Conforme ultimas saídas teremos centro de -8C sobre sul RS e extensão onda de frio com 3 pulso seguidos, lembrando 1990.

 

O confiável Europeu tá com tudo a algumas rodadas, pelo histórico de eventos com esta gradiente temos registro de nevadas abrangentes desde sul RS até região Central do PR e serra da mantiqueira.

 

ECMWF.gif.270af5fe27261e1ddeef0ba87c00ca92.gif

 

22_07.gif.25688b19504d1d0b4bf3c7aae6b5fbcd.gif

 

Teremos recorde de postagens e consulta a estações neste final de julho, as expectativas e preocupações também são imensas. Risco de quebra da safrinha, congelamento de pistas, além, deveremos ter alerta da defesa civil de risco de hipotermia nos estados RS, SC, PR, MS e SP.

 

 

TOP10 - REGISTROS SE'S(113 und.) CATARINENSES ÀS 09:00, 16/07/2013:

 

1º-Ponte Serrada (Meio Oeste):1,7 ºC;

2º-Vargem Bonita (Meio Oeste):1,9 ºC;

3º-São José do cerrito (Planalto Sul): 2,7ºC;

4º-Bom Jardim da Serra (Planalto Sul): 3,7ºC;

5º-Major Vieira (Planalto Norte): 4,2ºC;

6º-Tangará (Meio Oeste):4,4 ºC;

7º-Lages (Planalto Sul): 4,6ºC;

8º-Água Doce (Meio Oeste):4,7 ºC;

9º-São Joaquim (Planalto Sul): 4,9ºC;

10º-Santa Terezinha(Planalto Norte): 5,4ºC;

 

 

O MAIOR REGISTRO ÀS 09:00 (16/07/2013):

 

São Francisco do Sul- (Litoral Norte): 15,9ºC;

Link to comment
Share on other sites

Mesmo com a presença do vento essa noite e tempo instável, a mínima aqui na área urbana de Friburgo foi de 12ºC. No Pico do Caledônia, único registro de chuva na cidade "significativo" nas ultimas 24hrs registrou apenas 7mm. O tempo continua instável com a presença de algumas nuvens cumulus, faz 18ºC no momento.

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 7,1° por aqui. Decepcionou devido ao vento leve da madrugada.

 

POA passou vergonha: 6,8° no INMET, o MAIOR valor de todo o RS junto com a ventosa Caçapava, ficando atrás mesmo de Mostardas. Deprimente. :negative:

 

Agora tenho 10,9° com 82% e céu limpo!

 

Que isso Marcão! Perder de Mostardas é sempre terrível, heheheeh.

Mas não se descabele: Minha mínima foi de calorosos 14,3ºC. O ar frio sobre o RS chegou de

forma fraca no litoral do Sudeste e adjacências, no momento tempo nublado e vento fresco. Faz

18,3C.

Link to comment
Share on other sites

Isso não é coisa de modelo, é experiência. Desenho sinótico e potência do frio vão gerar instabilidade muito maior que indicada pelos modelos. Vai nevar em lugar em que os modelos sequer "sonham" em indicar !!!

 

 

Com toda a sua experiencia , vem esse magazord mesmo ? Ou o Europeu vai começar a dar pra traz como o GFS ? E pro sudeste oque voce acha ?

Link to comment
Share on other sites

Que vem frio, já parece certo! Me preocupam duas coisas: a população de rua que vai sentir os efeitos diretos, e a agricultura. Já venho notando que certas plantas já começaram a brotação como se a primavera tivesse adiantado-se. Uma mega onda de frio como essa, com geada negra inclusive, poderá fazer sofrer o homem do campo. Ano passado, lembro da região de São Joaquim e do Ronaldo relatando a perda dos produtores.

Link to comment
Share on other sites

Que vem frio, já parece certo! Me preocupam duas coisas: a população de rua que vai sentir os efeitos diretos, e a agricultura. Já venho notando que certas plantas já começaram a brotação como se a primavera tivesse adiantado-se. Uma mega onda de frio como essa, com geada negra inclusive, poderá fazer sofrer o homem do campo. Ano passado, lembro da região de São Joaquim e do Ronaldo relatando a perda dos produtores.

 

Aqui no RS ninguém planta nessa época. Ninguém é louco a esse ponto. Nem trigo! O risco está no Paraná onde costumam fazer safrinha.

Link to comment
Share on other sites

Negativas do dia:

 

Urupema SC (Epagri): -4,4

Bom Jardim da Serra SC (Epagri): -4,3

Urupema SC (PWS): -3,9

Água Doce SC (PWS - Herciliópolis): -2,7

São Joaquim SC (Sta Isabel): -2,5

São José dos Ausentes RS (PWS): -1,7

Vacaria RS (Inmet): -1,6

Vacaria RS (Corede): -1,6

São José dos Ausentes RS (Corede): -0,7

Cambará do Sul RS (Inmet): -0,6

Lages SC (Inmet): -0,3

Caçador SC (Inmet): -0,2

Canela RS (PWS - Castelinho): -0,1

Link to comment
Share on other sites

Isso não é coisa de modelo, é experiência. Desenho sinótico e potência do frio vão gerar instabilidade muito maior que indicada pelos modelos. Vai nevar em lugar em que os modelos sequer "sonham" em indicar !!!

Quer dizer que poderia nevar em terras baixas no RS e mesmo SC? Ou mesmo ao nível do mar? Caramba...

 

Aqui 12,9° e 76%. Vento O a 4,5 km/h. Frio bom.

 

Abraços nivosos!

Link to comment
Share on other sites

Negativas do dia:

 

Urupema SC (Epagri): -4,4

Bom Jardim da Serra SC (Epagri): -4,3

Urupema SC (PWS): -3,9

Água Doce SC (PWS - Herciliópolis): -2,7

São Joaquim SC (Sta Isabel): -2,5

São José dos Ausentes RS (PWS): -1,7

Vacaria RS (Inmet): -1,6

Vacaria RS (Corede): -1,6

São José dos Ausentes RS (Corede): -0,7

Cambará do Sul RS (Inmet): -0,6

Lages SC (Inmet): -0,3

Caçador SC (Inmet): -0,2

Canela RS (PWS - Castelinho): -0,1

 

Incrível essa facilidade de Urupema baixar de 0ºC, é que nem capim. Se este mesmo -4,4 tivesse tido no PNI estaria o maior hipster e com suposições de -12 para o dia seguinte :mosking:

 

Brincadeiras a parte, torço muito para um evento de frio extremo tanto nas nossas serras quanto la no Itatiaia.

 

Estou muito curioso para saber como vai ficar esse embate de GFS X AMERICANO X EUROPE.

 

Antes da copa de 2010, o GFS ficou por dias a finco mostrando um mamute atropelando o conesul, enquanto os outros modelos colocavam um bloqueio, e eis que o GFS em cima da hora voltou atrás concordando com os outros modelos. GFS pra mim é um modelo de complemento, ele é muito maria vai com as outras, se os pesos pesados dizem, ele vai atrás.

Link to comment
Share on other sites

ETA dando de 0° a 9° para POA e Tramandaí com vento de 40 km/h, e máxima de 6° em Rio Grande. E SJ? Dá de -10° (MENOS 10°) a 2°!!!! Se isso for verdade, eu pulo no Guaíba de manhã cedo, hehe!

 

Já o GFS simplemente tirou o frio em altura! Mal negativa em 850 hpa na latitude de POA, mas mantém o frio quase na mesma intensidade de antes.

 

Agora 13,3° e 74%.

Link to comment
Share on other sites

Que vem frio, já parece certo! Me preocupam duas coisas: a população de rua que vai sentir os efeitos diretos, e a agricultura. Já venho notando que certas plantas já começaram a brotação como se a primavera tivesse adiantado-se. Uma mega onda de frio como essa, com geada negra inclusive, poderá fazer sofrer o homem do campo. Ano passado, lembro da região de São Joaquim e do Ronaldo relatando a perda dos produtores.

 

Aqui no RS ninguém planta nessa época. Ninguém é louco a esse ponto. Nem trigo! O risco está no Paraná onde costumam fazer safrinha.

 

Bruno, pior é que existem loucos para isso sim, he he. Meu cunhado é um deles, está plantando fumo!!!

Link to comment
Share on other sites

To pensando em me "armar" para subir a serra, objetivo: Pegar frio extremo e neve. Vou nem dormir la huahuauha. Mas vou esperar ainda para saber quais serão as datas críticas.

 

Mais alguém subirá também?

 

Opa, olha que eu a coisa for pro caminho que estamos imaginando eu vou subir também!

Link to comment
Share on other sites

To pensando em me "armar" para subir a serra, objetivo: Pegar frio extremo e neve. Vou nem dormir la huahuauha. Mas vou esperar ainda para saber quais serão as datas críticas.

 

Mais alguém subirá também?

 

Opa, olha que eu a coisa for pro caminho que estamos imaginando eu vou subir também!

 

Entrei na dança.

 

Fui pro Sul e voltei por motivos de força maior. Mas já estamos nos organizando para sair de Jundiaí amanhã de madrugada. Devo chegar em Canela na quinta-feira se tudo der certo de novo. Agora vai.

 

E vamo que vamo!

Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe se aquelas isolinhas que aparece nos modelos pelo wunderground, variável temperatura em 2m, é o ponto de orvalho ou a temperatura mesmo?

 

Pergunto porque pelo Europeu a linha de 0º em 2m chega ao oeste de MT no amanhecer do dia 23. Acredito que deve ser ponto de orvalho.

 

Allef, não respondendo sua pergunta, mas falando sobre Mato Grosso :pleasantry: Dia 22 como vinha observando nos modelos vai ser o dia mais frio do ano até aqui, aquele dia clássico cuja máxima talvez fique na primeira hora da madrugada. Provavelmente a tarde do dia 21 esteja entorno de 30ºC e no dia 22, 15ºC. Para o dia 24 prevê-se mínimas entre 5ºC para a região sudoeste, 4ºC na região de Comodoro, 3ºC no extremo sudeste, em Alto Taquari. Mineiros, ali pertinho em Goiás, 1ºC, que foi o frio que fez o ano passado se não me engano. Até aqui as previsões são de friaca, mas nada fora da normalidade. Ah se eu pudesse acampar no Monte Cristo! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Estou a um bom tempo sumido devido a exames da faculdade e estagio mas tenho tentado acompanhar! Parece que agora vem eim! Hoje em Lages a geada foi bonita, triste foi que tinha estagio as seis e meia com as vacas haha. Bati algumas fotos, aqui em casa miníma de 0,8. Será que neva em Lages nesse evento? Estou ansioso haha.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.