Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013


Recommended Posts

Hoje foi um dos dias de Julho mais chuvosos que me lembro:

 

O acumulado foi de 17,8mm, o que corresponde a praticamente toda a média do mês (21mm).

 

Também foi um dia ameno, com máxima de 19,8C e mínima 14,4C. Excelente!

 

Fiquei bem surpreso ao saber que a chuva acumulou tudo isso em JF.

Um colega na Climatempo chegou até a comentar que o INMET daí da cidade computou 23 mm.

O que eu acho estranho é que o radar Pico do Couto não está pegando a chuva daí, a não ser que eu fui ver a imagem já na hora errada.

 

Mudando de assunto, temos aqui na zona leste da Capital SP céu fechado e 15 graus na Penha (CGE).

Link to comment
Share on other sites

Como sempre o interior paulista sem nebulosidade alguma nessa situação hehe

É muito interessante que nesses dias de forte infiltração marítima, se pegar a rodovia dos Bandeirantes ou Anhanguera sentido interior, basta entrar na cidade de Jundiaí que o céu já dá uma boa limpada.

 

é o efeito causado pela serra dos Cristais e a serra do Japi, aliás o Paulo Lima e o Marcelo podem dar explicações detalhadas.

 

O interessante é o vento em Campinas nessas condições.....

 

Abraços

Aki no Paraná temos situação mto parecida!

Creio q Ponta Grossa seja o ekivalente de Campinas, pois, nestas condições atuais, os ventos são intensos e constantes. Verdadeiras "borrascas" ocorrem no segundo planalto paranaense, algumas vzs perdurando por dias e noites. Acho até q foram estes ventos (do mar) q ajudaram a esculpir a famosa "VILA VELHA"...

 

Aqui em São Paulo temos a seguinte configuração: Baixada Litorânea - Serra do Mar - Planalto - Serras da Cantareira, Japi, etc, formando uma espécie de segunda barreira.

 

Explicação básica de geografia - o vento marítimo, que sobe a serra se condensando e caindo sob forma de chuva ou garoa, é soprado da direção mar-continente principalmente após as 13, 14 horas (Riacho Grande e região do topo da serra que o diga). este sistema de ventos carregado de umidade se espalha sobre a cidade de SP e cidades mais ao norte da região metropolitana. Novamente encontra uma barreira, onde este vento tenta se elevar, mas já não tem força para vencer a barreira - seu potencial (energia que o sistema carrega e que é deixada para trás após seu avanço - pensa na força de uma pessoa perdendo rendimento num exercicio físico pesado) cai a medida que avança pelo continente, naturalmente, agora imagina que há duas barreiras, e pronto está aí o motivo de Jundiaí pra cima ter tempo mais aberto.

Link to comment
Share on other sites

Mafili tem a tese que ENSO não influencia o inverno no RS com a minha FEROZ oposição. Influencia sim e literatura diz isso !!!

 

Interessante é ver, ALÔ PAULISTAS, um estudo muito bom mostrando a influência ENSO no inverno paulista. Semelhante ao que se observa no RS, apesar de São Paulo ter menor impacto historicamente de El Nino/La Nina que o RS.

 

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=13&ved=0CD8QFjACOAo&url=http%3A%2F%2Fwww.rbmet.org.br%2Fport%2Frevista%2Frevista_dl.php%3Fid_artigo%3D560%26id_arquivo%3D822&ei=68PcUalHkIDyBKnEgOgD&usg=AFQjCNGUji--1lpLNfjfIqv4Rp0mVUl37Q&sig2=A1VXHCPxsfVhR80bUm8Qtw&cad=rja

 

Alexandre, este material eu já tinha lido e falado algo em meu blog tempos atrás, se tiver a curiosidade, tem o link na minha assinatura mais embaixo, além de outros assuntos sobre o fenomeno ENSO, o que quer dizer que tem paulistas atentos tecnicamente tb ao clima daqui :laugh: :laugh: :laugh: . O interessante é observar que nós, paulistas, costumamos ter um inverno mais frio, ou melhor corrigindo, com picos de frio maior, justamente na configuração do fenômeno EL NINO ou LA NINA, não majoritariamente EL NINO como o autor deste estudo quis fazer-nos crer. Claro que, então quem pensa que só LA NINA é quem faz esfriar mais no inverno, deve repensar essa questão, já que houveram temperaturas negativas também em EL NINO (40%EL, 60% LA). Particularmente tenho um pé atrás neste estudo por não levar em consideração outros pontos de medição na grande SP, tais como Barueri e Mirante de Santana para os mesmos dias de geada mostrados no estudo, creio eu que as condições de mínimas do Mirante de Santana devem ter ficado bastante próximas das mínimas do IAG, pena o estudo não fazer esta referenciação corretamente, a meu ver. Penso que menos amostragem, menos chance do resultado ser exato.

 

Em 2 de Agosto de 1955, o Mirante de Santana registrou a menor temperatura da história de -2,1 graus em ano de La Nina e -1,2 no IAG, conforme o estudo acima, em La Nina, então a chance de negativar em LA NINA fica, como falei acima, em 60-40.

 

Com relação a TSM, vou copiar um trecho deste mesmo estudo " Finalmente, em termos de precipitaçáo, apesar

de a composição de TSM mostrar anomalias de TSM

bastante definidas, indicando maior quantidade de chuva

em anos de E1 Nifio e menor em anos de La Nina (figura

não mostrada), a distribuição é tão variável que não se

pode afirmar a existência de qualquer relação significativa

entre o fenômeno ENOS e a precipitaçáo em São Paulo."

 

Neste caso específico, tenho que dar o ponto ao Mafili, se o próprio estudo que indicaste fala disso, Alexandre. Mas tenho de concordar que apesar desta conclusão previa do próprio autor, os eventos de EL NINO e LA NINA influenciam sim a ocorrencia de mínimas absolutas (e isto não quer dizer inverno na média mais ou menos frio), mais que em anos de ausencia de EL ou de La, portanto ponto pra vc Alexandre, claro que em menor proporção que no RS, sem dúvida.

 

Abraços paulistanos!

Link to comment
Share on other sites

Ainda muita nebulosidade por aqui; mas, tudo indica que o sol deva aparecer ao longo do dia e assim, o ar mais frio que está no oceano, deve começar a influenciar toda essa região.

Pelas rodadas do CMC, poderemos ter as mínimas mais baixas do ano até agora nos próximos dias.

Vamos aguardar.

No momento, 14°C.

Link to comment
Share on other sites

Amigo Bruno,

Não precisavas te dar o trabalho de citar todos estes anos! Eu já conheço o histórico.

Agora: se continuas achando que este inverno está excelente em matéria de frio e estás satisfeito com o "friozeco"' que fez até agora, a Porto Alegre que moras não é a mesma que a minha, me desculpa. Está uma piada este ano, para desespero dos comerciantes. E quando ameaça vir um frio forte, três ou dois dias antes dá pra trás. RIDÍCULO este inverno 2013. Desculpe, mas para mim este inverno já foi pro saco, mesmo que faça 1 onda de frio decente...

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Hoje foi um dos dias de Julho mais chuvosos que me lembro:

 

O acumulado foi de 17,8mm, o que corresponde a praticamente toda a média do mês (21mm).

 

Também foi um dia ameno, com máxima de 19,8C e mínima 14,4C. Excelente!

 

Fiquei bem surpreso ao saber que a chuva acumulou tudo isso em JF.

Um colega na Climatempo chegou até a comentar que o INMET daí da cidade computou 23 mm.

O que eu acho estranho é que o radar Pico do Couto não está pegando a chuva daí, a não ser que eu fui ver a imagem já na hora errada.

 

Mudando de assunto, temos aqui na zona leste da Capital SP céu fechado e 15 graus na Penha (CGE).

 

E aí, Veloster! (teu sobrenome é de um belo modelo de carro :hi: )

 

Vou aguardar os dados da 12Z de hoje (convencional) para saber exatamente o quanto choveu, pois a automática tá meio bugada neste aspecto. Aqui

em casa foram 17,8mm e creio que tenha sido parecido lá no INMET. Fato é que choveu mais do que o esperado pelos modelos. E agora que venha

o friozinho. Agora 13,2ºC.

Link to comment
Share on other sites

Convergência total dos modelos por uma forte erupção em 144h. O Europeu inclusive prevê uma baixa frente a costa.

 

O corredor polar se abrirá e uma provável seqüência de invasões constantes de diferentes intensidades aparece nos modelos de longo prazo.

 

Carlão, pela sondagem 00Z do Galeão a temperatura no nível do PNI era de 5,2oC e a linha de 0oC passsava ao redor dos 4.000m. Campo de Marte estava um pouco mais quente ainda. Mesmo assim impressiona esta temperatura sob as sondagens dos aeros próximos.

Link to comment
Share on other sites

Amigo Bruno,

Não precisavas te dar o trabalho de citar todos estes anos! Eu já conheço o histórico.

Agora: se continuas achando que este inverno está excelente em matéria de frio e estás satisfeito com o "friozeco"' que fez até agora, a Porto Alegre que moras não é a mesma que a minha, me desculpa. Está uma piada este ano, para desespero dos comerciantes. E quando ameaça vir um frio forte, três ou dois dias antes dá pra trás. RIDÍCULO este inverno 2013. Desculpe, mas para mim este inverno já foi pro saco, mesmo que faça 1 onda de frio decente...

Abraços!

Toda crítica para ser confiável tem que ser fundamentada.

 

1- não disse que estou satisfeito ou gostando do atual inverno.

 

2- disse que ele está muito longe de ser um dos piores da história (e por isso trouxe a base)

 

3- disse que invernos modorrentos até meados de julho não significam que não haverá frio na segunda quinzena de julho e em agosto. Há vários anos dando exemplo.

 

Tu tá parecendo o meu pai que toda vez que o Grêmio monta um time modesto, que termina o brasileirão em 7o ou 8o lugar, diz que aquele é o pior Grêmio que ele já viu jogar. Da mesma forma que vários empates que assistimos no Olímpico resultavam em comentários do tipo " nunca vi um jogo tão ruim".

 

Vc, assim como o meu pai, vulgariza o uso dos adjetivos "pior", "ruim", "horroroso". Se vc for apenas razoável na sua análise, usar um minimo de sensatez, com certeza irá rever o uso desses teus adjetivos!

Link to comment
Share on other sites

Interessante esse material do Alexandre! Irei dá uma lida.

 

São Paulo numa noite típica de inverno. Céu encoberto e muito frio. Por aqui na Zona Leste em São Mateus faz 13,7°C na minha casa.

 

A partir de amanhã maiores períodos de sol na Capital Paulista, com céu mais ensolarado a partir de quinta-feira. Grande Amplitude térmica, com tardes agradáveis e noites geladerrimas no restante da semana. A partir do FDS, ao que indica, já teremos umidade do ar igual/abaixo de 30 por cento novamente.

 

Manhã da Sexta segue prometendo! Possibilidade de mínimas abaixo de 10°C por aqui by CMC.

 

Serra da Mantiqueira, Maria da Fé e Parque Nacional do Itatiaia também prometem muito pra manhã da Sexta!

 

liej.png

 

Sera que bate os -2,1°C dessa semana ?

 

E cade o Artur com aquela analise ?

Link to comment
Share on other sites

Pessoal um ponto que me achamou atenção foi o PNI falar as 07:00 da manha de hoje que estava -1,0 (minina do dia até o horario), com céu parc nublado a nublado com muitas nuvens pretas ou escuras...Outra coisa foi que esta queda de temperatura aconteceu com a madrugada toda nublada...

 

 

Carlao aqui tambem dava pra ver que atras da neblina as nuvens estavam bem carregadas e a minima foi boa

 

Sera a MP que estava sobre o sul chegando ? Fraca mais dando efeitos ?

Link to comment
Share on other sites

O Bruno tem razão, inverno com começo quente ou com temp. acima da média, não significa ausência de frio ou pouco frio durante todo o período, há compensação e sempre houve, cito apenas uma exceção ridícula que foi em 1986, o ano sem inverno,e seguido de perto por 1987...

Te dou um exemplo 1993, de junho até julho frio mediano e pouca geada,tchê; a segunda quinzena de julho foi gelada e com neve dias 31/07 e 01/08...

Link to comment
Share on other sites

Neste caso específico, tenho que dar o ponto ao Mafili, se o próprio estudo que indicaste fala disso, Alexandre.

 

Atenta para o fato que Mafili não está discutindo SP, mas RS.

 

Alexandre, entendi teu ponderamento acima, mas estou fora dessa discussão sobre o RS, meu ponto de concordancia com o Mafili é que a condição que ele diz não afetar o RS tb não afeta SP, no mais me retiro de qualquer discussão sobre o tema.

Link to comment
Share on other sites

Depois de um Junho tétrico, estou adorando Julho aqui na minha região. Embora o INMET

aponte uma temperatura até um pouco acima da média, este dado é enganoso para a grande

maioria aqui da cidade, pois Julho está frio nos vales e baixadas do Sudeste e ruim nos topos.

 

Só vou acreditar na solução do Global se GFS e ECMWF indicarem algo parecido também.

Link to comment
Share on other sites

O Bruno tem razão, inverno com começo quente ou com temp. acima da média, não significa ausência de frio ou pouco frio durante todo o período, há compensação e sempre houve, cito apenas uma exceção ridícula que foi em 1986, o ano sem inverno,e seguido de perto por 1987...

Te dou um exemplo 1993, de junho até julho frio mediano e pouca geada,tchê; a segunda quinzena de julho foi gelada e com neve dias 31/07 e 01/08...

 

Perfeito! 1993 é outro ano parecido com 2000.

Link to comment
Share on other sites

Depois de um Junho tétrico, estou adorando Julho aqui na minha região. Embora o INMET

aponte uma temperatura até um pouco acima da média, este dado é enganoso para a grande

maioria aqui da cidade, pois Julho está frio nos vales e baixadas do Sudeste e ruim nos topos.

 

Só vou acreditar na solução do Global se GFS e ECMWF indicarem algo parecido também.

 

Pela última rodada do Global viveríamos o novo 2000. Seriam 3 baita ondas de frio IN A ROW :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Neste caso específico, tenho que dar o ponto ao Mafili, se o próprio estudo que indicaste fala disso, Alexandre.

 

Atenta para o fato que Mafili não está discutindo SP, mas RS.

 

Alexandre, entendi teu ponderamento acima, mas estou fora dessa discussão sobre o RS, meu ponto de concordancia com o Mafili é que a condição que ele diz não afetar o RS tb não afeta SP, no mais me retiro de qualquer discussão sobre o tema.

Faz mto bem, Artur!

Toda essa interminável "discussão" q já está se tornando intolerável, até o momento não resultou em nenhum esclarecimento definitivo sobre o assunto. Somos na maioria aki amadores e estamos interessados nos acontecimentos climáticos atuais.

Essas "correlações" entre invernos sob influência ENSO no RS ou ausência disso ou dakilo já encheu o saco!

Mafili, Alexandre Aguiar e kem mais participa desse debate "científico e desgastante", vai uma dica:

FAÇAM UM NOVO TÓPICO, COM UM NOME BEM SUGESTIVO, TIPO: "ESQUIZOFRENIA ENSO", E FIKEM POR LÁ!

 

Céu nublado em Piraquara e 13 graus.

 

(PS: Não adianta dizer: "se não gosta, ignore, pq não dá! Essas frequentes "réplicas" ocupam quase toda a página!).

Link to comment
Share on other sites

Desvios - Julho 2013 (até ontem):

 

Buenos Aires ARG: 12,7 (+1,7)

Rosário ARG: 12,5 (+2,2)

Cordoba ARG: 12,1 (+1,7)

Ushuaia ARG: 03,4 (+2,1)

Bariloche ARG: 01,8 (-0,3)

 

Porto Alegre RS: 15,2 (+0,7)

Bagé RS: 13,2 (+0,7)

Bom Jesus RS: 11,6 (+0,7)

 

Florianópolis SC: 17,2 (+0,9)

São Joaquim SC: 10,5 (+1,1)

Lages SC: 12,4 (+1,5)

Chapecó SC: 16,2 (+1,9)

 

Curitiba PR: 13,9 (+1,1)

Londrina PR: 18,5 (+1,9)

 

São Paulo SP: 17,1 (+1,3)

Belo Horizonte MG: 19,2 (+1,1)

 

Campo Grande MS: 21,9 (+2,6)

Goiânia GO: 22,9 (+2,1)

Rio Branco AC: 24,7 (+1,3)

Link to comment
Share on other sites

Toda essa interminável "discussão" q já está se tornando intolerável. Somos na maioria aki amadores e estamos interessados nos acontecimentos climáticos atuais. Essas "correlações" entre invernos sob influência ENSO no RS ou ausência disso ou dakilo já encheu o saco! Mafili, Alexandre Aguiar e kem mais participa desse debate "científico e desgastante", vai uma dica: FAÇAM UM NOVO TÓPICO, COM UM NOME BEM SUGESTIVO, TIPO: "ESQUIZOFRENIA ENSO", E FIKEM POR LÁ! .

 

E tu vem me instigar a escrever e perder tempo aqui no site, Bruno ? Pra ler isso. No velho e bom BAZ, do tempo do Luiz, as pessoas se interessavam em aprender, discutir, pesquisar, estudar. A massa de conhecimento que existe pelos usuários mais ativos hoje é fruto daquela época. Hoje, mensagens acima apenas evidenciam que o interesse é muito raso, sobre o tempo na hora seguinte. Não importando entender porque choverá ou fará sol na hora seguinte. Caindo de maduro, mas caindo de maduro, um fórum menor da velha geração e interessada em profundidade. Condições atuais e tempo para as próximas horas eu tenho na tela do meu celular. Não preciso de fórum.

Link to comment
Share on other sites

Faz mto bem, Artur!

Toda essa interminável "discussão" q já está se tornando intolerável, até o momento não resultou em nenhum esclarecimento definitivo sobre o assunto. Somos na maioria aki amadores e estamos interessados nos acontecimentos climáticos atuais.

Essas "correlações" entre invernos sob influência ENSO no RS ou ausência disso ou dakilo já encheu o saco!

Mafili, Alexandre Aguiar e kem mais participa desse debate "científico e desgastante", vai uma dica:

FAÇAM UM NOVO TÓPICO, COM UM NOME BEM SUGESTIVO, TIPO: "ESQUIZOFRENIA ENSO", E FIKEM POR LÁ!

 

Céu nublado em Piraquara e 13 graus.

 

(PS: Não adianta dizer: "se não gosta, ignore, pq não dá! Essas frequentes "réplicas" ocupam quase toda a página!).

 

Carlos, cometeste dois erros aqui:

 

1- Vc agrediu um outro usuário gratuitamente quando ele estava no seu direito de debater um tema focal do fórum. Se o que o Alexandre/Mafili/Caio debatem é esquizofrenia enzo, o que dizer de todo o resto que passa o inverno inteiro tendo esquizofrenia dos modelos?

 

2- A regra do fórum é sim do tipo "se não gosta, ignore". Fenômeno Enzo é foco aqui dentro. Se vc não gosta, não posso fazer mais nada a não ser recomendá-lo a frequentar outros fóruns onde o pessoal simplesmente "narra o clima" ao invés de estudá-lo.

 

Vc já reincindente em agressões pessoais aqui nesse espaço. Logo, vou submeter à moderação uma penalização a vc.

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre RS: 15,2 (+0,7)

 

Como é que tu estás calculando estas médias. Pela fórmula da compensada ?

 

Alexandre...para calcular os desvios 61/90 tenho que usar as estações convencionais pois elas que a elaboraram usando a regra de calculo (09hs + min + max + 21hs = 21hs).

 

Já as estações automaticas seguem padrão de calculo 24hs (inmet/Epagri/Iapar), mas é indevido para verificar desvios nas normais.

Link to comment
Share on other sites

Interessante esse material do Alexandre! Irei dá uma lida.

 

São Paulo numa noite típica de inverno. Céu encoberto e muito frio. Por aqui na Zona Leste em São Mateus faz 13,7°C na minha casa.

 

A partir de amanhã maiores períodos de sol na Capital Paulista, com céu mais ensolarado a partir de quinta-feira. Grande Amplitude térmica, com tardes agradáveis e noites geladerrimas no restante da semana. A partir do FDS, ao que indica, já teremos umidade do ar igual/abaixo de 30 por cento novamente.

 

Manhã da Sexta segue prometendo! Possibilidade de mínimas abaixo de 10°C por aqui by CMC.

 

Serra da Mantiqueira, Maria da Fé e Parque Nacional do Itatiaia também prometem muito pra manhã da Sexta!

 

liej.png

 

Sera que bate os -2,1°C dessa semana ?

 

E cade o Artur com aquela analise ?

 

Opa estou na área! E vim preparado pra responder a algumas perguntas.

 

A primeira é: qual o potencial do frio para as madrugadas de quinta e sexta-feira? Para quinta-feira, nada espetacular, chance de chegar a -3 no PNI e talvez entre 0 e 2 aí em Maria da Fé, em partes por causa da umidade, ainda estará alta mesmo com a chegada da massa polar que realimentará a ASAS, que segue enfraquecida até final da quinta-feira, fortalecendo da tarde pra noite na sexta-feira. Ponto de orvalho altíssimo previsto pra Mantiqueira, com destaque para sul de Minas e hahaha PNI :laugh: :laugh: :laugh:

 

O lifted index, que é usado pra verificar a instabilidade da atmosfera, estará positivo tanto na quinta como na sexta de madrugada, indicando estabilidade do tempo, sem possibilidade de cuvas, isto não quer dizer falta de nuvens, porque a ASAS formada na verdade terá sua borda sobre a mantiqueira, podendo favorecer nevoeiro noturno, o que pode matar um pouco as mínimas, então boto que sim, aí negativará na madrugada de sexta, mas espero algo entre -1 e -1,5 graus. Já no sábado acaba a graça, entra um pré-frontal graças a frente entrando no sul do Brasil, que vai matar chance de negativa aí em MF, mas no PNI ainda há boa chance de negativar, algo em torno de -1 a -2.

 

Para o PNI, podemos esperar algo entre -4 e -5 na sexta-feira, boa temperatura mas não deverá superar os -6,6 dessa semana. quem for na sexta de madrugada, verá uma das maiores geadas do ano.

Como ponto a se pensar é a força que terá essa mini-ASAS na madrugada da sexta-feira, imagino eu que não terá a mesma força que teve o dia que fez -2,1 aí na tua casa, William.

 

Segunda pergunta: Depois desse pico de frio, voltará a chover na Mantiqueira? Dias 14 E 16 devem registrar alguma precipitação, pena que já sem ar polar ou condição semelhante a ASAS pra animar com relação a neve na Mantiqueira. Este ano, a chance é um pouco maior que nos últimos 5 anos, porque as frentes frias tem trazido mais chuva que o normal para sul-sudeste, vindo uma frente fria com massa polar forte, a chance é grande.

Link to comment
Share on other sites

Toda essa interminável "discussão" q já está se tornando intolerável. Somos na maioria aki amadores e estamos interessados nos acontecimentos climáticos atuais. Essas "correlações" entre invernos sob influência ENSO no RS ou ausência disso ou dakilo já encheu o saco! Mafili, Alexandre Aguiar e kem mais participa desse debate "científico e desgastante", vai uma dica: FAÇAM UM NOVO TÓPICO, COM UM NOME BEM SUGESTIVO, TIPO: "ESQUIZOFRENIA ENSO", E FIKEM POR LÁ! .

 

E tu vem me instigar a escrever e perder tempo aqui no site, Bruno ? Pra ler isso. No velho e bom BAZ, do tempo do Luiz, as pessoas se interessavam em aprender, discutir, pesquisar, estudar. A massa de conhecimento que existe pelos usuários mais ativos hoje é fruto daquela época. Hoje, mensagens acima apenas evidenciam que o interesse é muito raso, sobre o tempo na hora seguinte. Não importando entender porque choverá ou fará sol na hora seguinte. Caindo de maduro, mas caindo de maduro, um fórum menor da velha geração e interessada em profundidade. Condições atuais e tempo para as próximas horas eu tenho na tela do meu celular. Não preciso de fórum.

 

Inoportunidades ocorrem sempre e em todos os lugares. Naquela época havia muito xaropismo e talvez o teu saudosismo te faça esquecer deles!

Link to comment
Share on other sites

Inoportunidades ocorrem sempre e em todos os lugares. Naquela época havia muito xaropismo e talvez o teu saudosismo te faça esquecer deles!

 

Tinha, xaropismo sempre tem. Mas havia mais profundidade. Hoje aqui se narra somente modelo. Naquela época a gente tentatava entender os modelos e, melhor, se antecipar a eles. Muito mais divertido, provocativo ao raciocínio e inteligente.

Link to comment
Share on other sites

Alexandre...para calcular os desvios 61/90 tenho que usar as estações convencionais pois elas que a elaboraram usando a regra de calculo (09hs + min + max + 21hs = 21hs).

 

Já as estações automaticas seguem padrão de calculo 24hs (inmet/Epagri/Iapar), mas é indevido para verificar desvios nas normais.

 

Perfeito ! Método correto. Mas nem perderia tempo calculando média de 24h (que NÃO é praxis no mundo). Fica só por curiosidade mesmo, pois como bem disseste são imprestáveis para análise climatológicas.

Link to comment
Share on other sites

Inoportunidades ocorrem sempre e em todos os lugares. Naquela época havia muito xaropismo e talvez o teu saudosismo te faça esquecer deles!

 

Tinha, xaropismo sempre tem. Mas havia mais profundidade. Hoje aqui se narra somente modelo. Naquela época a gente tentatava entender os modelos e, melhor, se antecipar a eles. Muito mais divertido, provocativo ao raciocínio e inteligente.

 

A gurizada com o tempo vai aprender a ser menos ansiosa. Quando eles tiverem os cabelos brancos que eu e vc temos (vc muito mais!), certamente a profundidade será maior. Mas, para isso, eles têm que errar e, inclusive, sofrer alguns puxões de orelha quando há excessos.

Link to comment
Share on other sites

Faz mto bem, Artur!

Toda essa interminável "discussão" q já está se tornando intolerável, até o momento não resultou em nenhum esclarecimento definitivo sobre o assunto. Somos na maioria aki amadores e estamos interessados nos acontecimentos climáticos atuais.

Essas "correlações" entre invernos sob influência ENSO no RS ou ausência disso ou dakilo já encheu o saco!

Mafili, Alexandre Aguiar e kem mais participa desse debate "científico e desgastante", vai uma dica:

FAÇAM UM NOVO TÓPICO, COM UM NOME BEM SUGESTIVO, TIPO: "ESQUIZOFRENIA ENSO", E FIKEM POR LÁ!

 

Céu nublado em Piraquara e 13 graus.

 

(PS: Não adianta dizer: "se não gosta, ignore, pq não dá! Essas frequentes "réplicas" ocupam quase toda a página!).

 

Carlos, cometeste dois erros aqui:

 

1- Vc agrediu um outro usuário gratuitamente quando ele estava no seu direito de debater um tema focal do fórum. Se o que o Alexandre/Mafili/Caio debatem é esquizofrenia enzo, o que dizer de todo o resto que passa o inverno inteiro tendo esquizofrenia dos modelos?

 

2- A regra do fórum é sim do tipo "se não gosta, ignore". Fenômeno Enzo é foco aqui dentro. Se vc não gosta, não posso fazer mais nada a não ser recomendá-lo a frequentar outros fóruns onde o pessoal simplesmente "narra o clima" ao invés de estudá-lo.

 

Vc já reincindente em agressões pessoais aqui nesse espaço. Logo, vou submeter à moderação uma penalização a vc.

 

Concordo Bruno!

 

Não é a primeira vez que ele age assim.

Imagina se um cara destes tivesse a bagagem do Ronaldo, Alexandre, Caio Cesar, Prof. Rodolfo, etc... Quem iria suportá-lo?

Até aceito gente mal humorada, mas para isto tem que agregar (e muito) ao BAZ.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, Caio e Alexandre, continuem debatendo a vontade o fenômeno Enso e suas correlações. Eu não participo, mas leio. Tenho pouco a acrescentar. Apenas atentem para duas coisas:

 

1- Façam o debate em alto nível. Dêem exemplo. É muito bacana vermos um debate rico intelectualmente.

 

2- Quê tal migrarmos o debate para o subtópico do Fenômeno Enso?

Link to comment
Share on other sites

E pra finalizar...para estações que não possuem normais climatológicas 61/90 , como Urupema, Painel, Soledade General Carneiro (todas automaticas), fica sem sentido usar formulas compensadas, já que as mesmas disponibilizam com dados 24hs...

 

O problema é comparar elas com outras cidades que tem cálculo pela compensada tradicional...

Link to comment
Share on other sites

Amigo Bruno,

Não precisavas te dar o trabalho de citar todos estes anos! Eu já conheço o histórico.

Agora: se continuas achando que este inverno está excelente em matéria de frio e estás satisfeito com o "friozeco"' que fez até agora, a Porto Alegre que moras não é a mesma que a minha, me desculpa. Está uma piada este ano, para desespero dos comerciantes. E quando ameaça vir um frio forte, três ou dois dias antes dá pra trás. RIDÍCULO este inverno 2013. Desculpe, mas para mim este inverno já foi pro saco, mesmo que faça 1 onda de frio decente...

Abraços!

Toda crítica para ser confiável tem que ser fundamentada.

 

1- não disse que estou satisfeito ou gostando do atual inverno.

 

2- disse que ele está muito longe de ser um dos piores da história (e por isso trouxe a base)

 

3- disse que invernos modorrentos até meados de julho não significam que não haverá frio na segunda quinzena de julho e em agosto. Há vários anos dando exemplo.

 

Tu tá parecendo o meu pai que toda vez que o Grêmio monta um time modesto, que termina o brasileirão em 7o ou 8o lugar, diz que aquele é o pior Grêmio que ele já viu jogar. Da mesma forma que vários empates que assistimos no Olímpico resultavam em comentários do tipo " nunca vi um jogo tão ruim".

 

Vc, assim como o meu pai, vulgariza o uso dos adjetivos "pior", "ruim", "horroroso". Se vc for apenas razoável na sua análise, usar um minimo de sensatez, com certeza irá rever o uso desses teus adjetivos!

Creio que esta colocação do João apenas revela que ele é um Baziano puro, que está sofrendo demais com a ausência de fenômenos marcantes de frio para este inverno.

Mas João, "muita hora nesta calma", pois parece que São Pedro começou a ouvir as nossas preces e está encilhando umas belas incursões de frio para o Sul do Brasil.

Até porque sejamos francos: No final, se der uma bela nevada entre a serra gaúcha e catarinense a gente esquece a estatística! O inverno pode ficar com 1,5ºC acima da média e estará perdoado.

 

Somente depois da primeira quinzena de agosto é que vou "jogar a toalha".

Link to comment
Share on other sites

E pra finalizar...para estações que não possuem normais climatológicas 61/90 , como Urupema, Painel, Soledade General Carneiro (todas automaticas), fica sem sentido usar formulas compensadas, já que as mesmas disponibilizam com dados 24hs...

 

Isso tá muito errado. Usa-se o dado de mínima, máxima e os horários da série de 24h para fazer uma média compensada. Se inexistem dados da própria estação do passado, ao menos se pode comparar com estações próximas com climatologia histórica. Esse método de fazer média de 24 horas considero, no mínimo, "exótico".

Link to comment
Share on other sites

E pra finalizar...para estações que não possuem normais climatológicas 61/90 , como Urupema, Painel, Soledade General Carneiro (todas automaticas), fica sem sentido usar formulas compensadas, já que as mesmas disponibilizam com dados 24hs...

 

O problema é comparar elas com outras cidades que tem cálculo pela compensada tradicional...

 

Mas Bruno...dá pra contar nos dedos quais estão que não possuem automaticas tendo apenas Convencionais....Sta Vitoria do Palmar, Bom Jesus, Encruzilhada do Sul ,Irai, Caxias do Sul , Lages, Campo Mourão e Irati que eu me lembre de cabeça....o restantes todas tem automaticas...onde é possivel comparar 24hsx24hs

Link to comment
Share on other sites

E pra finalizar...para estações que não possuem normais climatológicas 61/90 , como Urupema, Painel, Soledade General Carneiro (todas automaticas), fica sem sentido usar formulas compensadas, já que as mesmas disponibilizam com dados 24hs...

 

O problema é comparar elas com outras cidades que tem cálculo pela compensada tradicional...

 

Mas Bruno...dá pra contar nos dedos quais estão que não possuem automaticas tendo apenas Convencionais....Sta Vitoria do Palmar, Bom Jesus, Encruzilhada do Sul ,Irai, Caxias do Sul , Lages, Campo Mourão e Irati que eu me lembre de cabeça....o restantes todas tem automaticas...onde é possivel comparar 24hsx24hs

 

Porém, fica indevido comparar Canela (só teve automática) com Bom Jesus (só teve manual).

Link to comment
Share on other sites

Alexandre...Se pegarmos Urupema (aut), e usarmos uma formula de calculo usada apenas nas convencionais , pois estas não apresentam 24 mediçoes...pra mim não faz sentido pq a mesma não tem normal 61/90

 

Esse metodo é tão errado de usar calculo de media compensada em estações automaticas que em Maio, só a cidade de S Joaquim teve anomalia NEGATIVA aqui no Forum...sendo que todos os demais municipios do estados tiveram desvios de 1 grau pra cima....

 

Só pra vc ter uma ideia como esta formula compensada é erronea ao retratar um clima local...Urupema em maio se não me engano registrou 7,8 e na media 24 horas 9,1...em uma parcial do mes aqui...Veja o tamanho do desvio que a compensada teve, que acaba retratando uma media que não é...

 

Por isso o Epagri Ciram por ex, usuam medias 24 horas como divulgação para dados oficiais, para eliminar esta margem enorme de erro que era divulgada no passado...

 

Graças as medias 24horas sabemos realmente a realidade de um clima de um determinado local...

Link to comment
Share on other sites

Mas vejam esses dados de 2010:

 

Cruzeiro do Sul-AC (Conv.)

12,5/15,8 (17/07/2010)

12,4/17,5 (18/07)

 

Epitaciolândia-AC (Aut.)

10,7/15,1 (16/07)

10,2/12,3 (17/07)

 

Feijó-AC (Conv.)

12,3/15,8 (17/07/2010)

11,5/15,6 (18/07)

 

Rio Branco-AC (Conv.)

12,1/14,7 (17/07)

11,1/20,0 (18/07)

9,9/28,2 (19/07)

 

Benjamim Constant-AM

13,5/18,8 (18/07)

 

Eirunepé-AM

12,2/17,5 (17/07)

11,8/17,5 (18/07)

11,8/22,5 (19/07)

 

Pois é Aldo, se não me engano, nesta incursão polar Epitaciolândia registrou 5 dias seguidos com máximas e mínimas abaixo de 20ºC, e bem abaixo mesmo, fechando com 8ºC numa manhã com céu limpo. Tinha visto uma reportagem boliviana sobre o frio intenso que fez no norte daquele país naqueles dias. O frio de Epitaciolândia (do Acre e região oeste do Amazonas também) às vezes impressiona, pois a umidade da Amazônia mantêm as nuvens sobre a região e a frente fria o frio!

 

Mínimas de hoje:

 

16,5 - Epitaciolândia/AC

17,6 - Rio Branco/AC

20,8 - S. Gabriel da Cachoeira/AM (linha equador)

20,0 - Barcelos/AM (próxima a Roraima)

18,6 - Vilhena/RO

14,6 - Salto do Céu/MT

16,4 - Cáceres/MT

15,9 - V.B.S. Trindade/MT

15,4 - Comodoro/MT

13,6 - Alto Taquari/MT

12,0 - Poxoréu/MT

9,3 - Mineiros/GO (ontem 7,7)

12,5 - Piatã/BA

16,1 - Garanhuns/PE

 

e por aí vai...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.