Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013


Recommended Posts

Apesar do PNI não ter conseguido superar a barreira dos -5,8 graus, estou feliz com a performance da internet esta noite no Posto Marcão, não teve nenhum furo na madrugada! De qualquer forma, esta temperatura de hoje entra no top 5 do PNI até o momento. Uma conclusão que cheguei é que para o PNI bater o recorde de -7,8, precisa de uma condição espetacular de vento, umidade e pressão, caso contrário fica difícil. Esta noite foi um exemplo, pois durante a madrugada toda a condição atmosférica se manteve inalterada, ou seja, não houve nenhum fator que impedisse a queda da temperatura. Pode ser que neste ano o PNI supere os -7,8? Pode, mas considero uma chance de menos de 30% de conseguir, mesmo com forte condição para quedas nas próximas madrugadas.

 

Ao amigo Lubacris, também estou louco de vontade de voltar lá, e concordo com o que disse, tuas fotos são as melhores de geada que já vi até hoje no PNI, mesmo olhando no Youtube.

Link to comment
Share on other sites

Willian, parabéns. Nós aqui do RS, costumaos nos deligar quando o frio vai embora e sobe.

Mas, o sudeste tirou o pé da lama.

Enquanto nós, do RS, estamos começando a enfiar o pé na praia.

Embora õ grande gradiente térmico, já dá para pensar em um passeio na beira do mar.

Interessante ver que no boletim trimestral do Inmet, de 19/07, o atlântico estava frio na costa do RS. Lembro que sempre esteve, ao longo dos outros anos, uma mancha quente.

Aqui, tive 9.7, com um pico de 8.7°C. enorme cerração.

Depois da passagem desse monstro MP por aqui, ficou um marasmo. Nada de novo no front.

Acredito que o AAo deverá negativar para a primeira quinzena de agosto. Logo, o repique de algo mais impactante, poderá se dar no final de agosto ou início de setembro. Quem sabe repetiremos a neve de setembro?

Link to comment
Share on other sites

Que beleza heim Evandro, tomara que você tenha tirado belas fotos desta geada. Quando

eu vi estes valores da RMSP, logo pensei: "Lá na roça do Evandro deve ter ficado próximo ou

abaixo de zero".

 

Artur, é aquilo que foi falado: O grande destaque do PNI é o frio constante e a média das mínimas

mais baixa do Brasil. Mas as mínimas absolutas devem mesmo ser da serra catarinense, portanto

concordo com o Artur.

Link to comment
Share on other sites

Que beleza heim Evandro, tomara que você tenha tirado belas fotos desta geada. Quando

eu vi estes valores da RMSP, logo pensei: "Lá na roça do Evandro deve ter ficado próximo ou

abaixo de zero".

 

Artur, é aquilo que foi falado: O grande destaque do PNI é o frio constante e a média das mínimas

mais baixa do Brasil. Mas as mínimas absolutas devem mesmo ser da serra catarinense, portanto

concordo com o Artur.

 

Renan, a mínima ficou em -0,4ºC, mas, infelizmente, saí em cima da hora para o trabalho e não deu pra tirar fotos. Fora isso, a geada ficou restrita ao meu bairro (não teve no centro, ao contrário de 2011). Carros que ficaram na rua e o mato, que costuma ser alto feito o PNI, congelaram.

 

Tirei duas fotos agora há pouco aqui no trabalho:

 

945965_10201800168391081_644090331_n.jpg

 

21456_10201800161910919_41350580_n.jpg

 

Se aqui na minha sala está assim, imagina lá fora... :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Oi pessoal, sou novo aqui, mas conhecia há um bom tempo alguns daqui e resolvi participar.

Nos últimos 3 dias tem geado bastante aqui em Mairiporã, hoje teve mínima de 0.9ºC na minha casa (que fica em um bairro alto e urbanizado), creio que nas baixadas da Cantareira geou bastante. Se não fosse pela postagem do Evandro no facebook eu nem teria visto o termômetro, jurava que não ia esfriar tanto hoje.

Fiz fotos nos últimos dias em um parque perto de casa bem no centro da cidade, ele fica em torno de um Dique criado para separar a cidade do inicio da Represa Paiva Castro (Que abastece SP) e é o ponto mais baixo da cidade (cerca de 760 metros)

 

Fotos da geada de ontem (mínima de 2.8ºC)

 

993961_10201840223751791_449579173_n.jpg

 

548269_10201840231111975_875634953_n.jpg

 

E de Domingo (mínima de 3.2º)

 

577151_10201837971575488_1339199394_n.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Oi pessoal, sou novo aqui, mas conhecia há um bom tempo alguns daqui e resolvi participar.

Nos últimos 3 dias tem geado bastante aqui em Mairiporã, hoje teve mínima de 0.9ºC na minha casa (que fica em um bairro alto e urbanizado), creio que nas baixadas da Cantareira geou bastante. Se não fosse pela postagem do Evandro no facebook eu nem teria visto o termômetro, jurava que não ia esfria tanto hoje.

Fiz fotos nos últimos dias em um parque perto de casa bem no centro da cidade, ele fica em torno de um Dique criado para separar a cidade do inicio da Represa Paiva Castro (Que abastece SP) e é o ponto mais baixo da cidade (cerca de 760 metros)

 

Fotos da geada de ontem (mínima de 2.8ºC)

 

993961_10201840223751791_449579173_n.jpg

 

548269_10201840231111975_875634953_n.jpg

 

E de Domingo (mínima de 3.2º)

 

577151_10201837971575488_1339199394_n.jpg

 

 

Seja bem vindo!!! é o que falei um tempo atrás, temos muitos lugares frios na grande SP que a maioria da população desconheçe, e Mairiporã é um destes locais!!! Estava imaginando alguma baixada encravada na cantareiria a uns 1000 metros de altitude, que geada que deve ter dado!!!!

Link to comment
Share on other sites

Sim, Mairiporã ainda tem o Rio Juquery que divide a cidade em dois e diversas "pequenas serras" dos contrafortes da Cantareira (Pedra Vermelha, Pirucaia, Itaberaba)...

Além da vegetação claro, outras cidades possuem grandes áreas sem florestas (fragmentadas por causa da agricultura), mas aqui isso não existe, é tudo área de manancial então a mata tem uma fator dominante na temperatura. Mesmo no verão com máximas nos 34ºC há locais com temperaturas bem agradáveis e mínimas refrescantes de noite.

Então com certeza o frio se instala mesmo na cidade, o próprio centro fica em um vale completamente escarpado de leste-oeste o que muda tb a direção dos ventos e entrada de ar vindo da capital/litoral.

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 10,8° e uma cerração ANIMAL!!! É o nevoeiro mais forte desse ano. Em torno da 1 h da manhã começou a baixar o nevoeiro aqui, e às 9:30 a cidade estava praticamente invisível!

 

Essa é a minha primeira mínima de dois dígitos em 12 dias!! No dia 17 fez 10,1°. E ainda houve outras duas mínimas de um dígito dias 15 e 16. Quer dizer que tenho mínimas de 10° ou menos desde o dia 15!!

 

Agora faz 11,3° e o forte nevoeiro continua. Sem vento. Duvido muito que abra antes do meio-dia. Nem sei se à tarde terá muito sol.

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 3,6ºC na Granja Viana. Hoje de manhã os microclimas devem ter bombado em Sampa e RMSP. A amplitude deve ter chegado aos 10ºC do local mais frio para o mais quente.

 

Impressionante o frio matinal em São Paulo hoje. Comparativamente falando, está até mais forte que

na Mantiqueira.

 

Aqui tive 08,7ºC. Um bom valor, porém JF pode mais que isso! Vamos ver

amanhã...

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 10,8° e uma cerração ANIMAL!!! É o nevoeiro mais forte desse ano. Em torno da 1 h da manhã começou a baixar o nevoeiro aqui, e às 9:30 a cidade estava praticamente invisível!

 

Essa é a minha primeira mínima de dois dígitos em 12 dias!! No dia 17 fez 10,1°. E ainda houve outras duas mínimas de um dígito dias 15 e 16. Quer dizer que tenho mínimas de 10° ou menos desde o dia 15!!

 

Agora faz 11,3° e o forte nevoeiro continua. Sem vento. Duvido muito que abra antes do meio-dia. Nem sei se à tarde terá muito sol.

 

Hj a máxima deve surpreender devido ao FOG, Marcos! Hj é o dia do troco porto-alegrense! Olha a nossa diferença para a serra!

Link to comment
Share on other sites

Sem serração, mas com um céu totalmente aberto e com vento moderado a temperatura em Jundiaí sobe rapidamente.

 

7º C de mínima.

 

7,2º C às 7 horas.

 

8º C às 8 horas.

 

12,1º C às 9 horas.

 

16,3º C às 10 horas.

 

Frio vampiro rules! :sarcastic:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Geou forte nas áreas de baixada aki em Piraquara. Mínima de 2,5°C e -3°C na relva.

Lindas ftos de hj, no meu face: carloskimcampos@facebook.com ou Kim Weatherman.

 

Bela geada...na minha estação na Serra Dona Francisca registrei 0,6ºC. A geada deve ter sido muito bonita também...

Com certeza, Diego!

Kero mto conhecer este lugar!

Tão perto daki...

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Se nada acontecer em termos de frio que não seja excepcional, creio que minha mínima de 4,8 graus da semana passada deverá ser a mínima do ano. Considerando que São Bernardo do Campo é a terra da nebulosidade, nada mal essa mínima. Agora, incrivel a marca do Evandro, -0,4 na grande SP é algo que não se vê todos os invernos!!!

Link to comment
Share on other sites

ucko.png

 

Céu azul em Niterói. Mínima da madrugada foi de 13,6ºC e agora faz 21,7ºC (PWS)

 

OFF: É hoje que vão começar a rodar o modelo GFS no novo super, mega, ultra, f*dástico computador WCOSS.

 

Demais! Quando vai ser a primeira rodada super f*dástica??? Abraços

 

 

Opa grande notícia!!! Tomara que o GFS melhore bastante seu temperamento instável, que deixava todo mundo de cabelo em pé.

Link to comment
Share on other sites

Noite gelada na capital, sem falar nos 100% de umidade para piorar o desconforto térmico.

 

Ipiranga: 7,3C

Tremembé: 4,4C

Parelheiros: 4,3C

Campo Limpo: 7,8C

Butantã: 6,1C

São Mateus: 5C

Perus: 5,2C

Pirituba: 5,1C

Itaim Paulista: 7,2C

Sé: 9,5C (isso mesmo!! rsrs)

Vila Formosa: 7,9C

Santana/T.: 8,8C

Vila Prudente: 7,9C

 

Tem mais algumas.. rsrs, cansei..

Dá para ver que fez uma friaca na capital... Lembrando, para quem não conhece, bairros como Socorro, Cidade Dultra, Interlagos e região moram 1 milhão de pessoas. Mais gente que muita cidade poraí! Então não tem nada de despovoado haha... Só que tem uma população mais carente em geral que deve sofrer com esse frio todo. Aliás, de todos os extremos da capital, acredito que só Parelheiros e Marsilac é "despovoado", todos os outros, além de povoado, faz conurbação com cidades da RM.

Link to comment
Share on other sites

Apesar do PNI não ter conseguido superar a barreira dos -5,8 graus, estou feliz com a performance da internet esta noite no Posto Marcão, não teve nenhum furo na madrugada! De qualquer forma, esta temperatura de hoje entra no top 5 do PNI até o momento. Uma conclusão que cheguei é que para o PNI bater o recorde de -7,8, precisa de uma condição espetacular de vento, umidade e pressão, caso contrário fica difícil. Esta noite foi um exemplo, pois durante a madrugada toda a condição atmosférica se manteve inalterada, ou seja, não houve nenhum fator que impedisse a queda da temperatura. Pode ser que neste ano o PNI supere os -7,8? Pode, mas considero uma chance de menos de 30% de conseguir, mesmo com forte condição para quedas nas próximas madrugadas.

 

Ao amigo Lubacris, também estou louco de vontade de voltar lá, e concordo com o que disse, tuas fotos são as melhores de geada que já vi até hoje no PNI, mesmo olhando no Youtube.

 

Já eu acho que é 90% de bater os -7.8 esse ano!

E outra, não sei se é impressao mas as MPs com mais sustentação em altitude parecem ocorrer de agosto pra frente, por mais que sejam menos intenças! (ainda tenho esperanças de um evento com neve)

Link to comment
Share on other sites

Hj a máxima deve surpreender devido ao FOG, Marcos! Hj é o dia do troco porto-alegrense! Olha a nossa diferença para a serra!

Agora:

 

Castelinho: 21,9°

Ausentes: 20,8°

Alphaville (Gramado): 20,5°

Vicentina: 20,3°

Anselmi: 20,0°

Canela (INMET): 19,9°

 

Aqui: 13,0°

 

Camaquã (até 11h): 9,7°

 

Só tenho um comentário: CARAL*********!!!!! É a surra suprema sobre a serra, hehehe!!! :mosking: :mosking: :mosking:

 

Como devemos ter algum sol, aposto numa máxima em 18°. Mas isso vai depender especificamente do tempo em que a cobertura de nuvens se manter!!

 

Abraços humilhantes! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Se nada acontecer em termos de frio que não seja excepcional, creio que minha mínima de 4,8 graus da semana passada deverá ser a mínima do ano. Considerando que São Bernardo do Campo é a terra da nebulosidade, nada mal essa mínima. Agora, incrivel a marca do Evandro, -0,4 na grande SP é algo que não se vê todos os invernos!!!

 

Artur, foto tirada hoje cedo em Vargem Grande Paulista (aqui do lado) por um colega do Facebook (Rodrigo Pereira):

 

480035_355539104576925_2116370689_n.jpg

 

Ao contrário da região do ABC e capital paulista, não tivemos neblina durante a madrugada.

Link to comment
Share on other sites

Litoral dando pau, ciiagro Peruíbe incríveis 7,0°C de mínima.

 

Chupa Sé. kkk

 

 

Neste caso, chupa Assunção São Bernardo, tive horriveis 8,5 graus de mínima, culpa de alguma nebulosidade na madrugada...

 

A noite por aqui foi de céu totalmente limpo e vento muito fraco, surpreendeu a mínima,

Link to comment
Share on other sites

Hoje a automática de Teresópolis registrou a mínima do ano com 6,1ºC, a estação fica na sede do parque nacional da Serra dos Ógãos e cercada por muito verde mas como é área de encosta e também pela vegetação exuberante ao redor (com grandes árvores) não registra mínimas baixas, tanto que o recorde de frio desde 2006 é de modestos 4ºC apesar dos quase 1000 metros de altitude.

 

É uma região muito chuvosa, este ano choveu mais de 800 mm em janeiro e pouco menos de 700 mm em março, mesmo no inverno chove mais de 100 mm por mês em média, mas no centro de Teresópolis (onde funciona uma convencional) chove bem menos. Em janeiro a chuva acumulada chegou a 814 mm na automática, mas não passou de 380 mm na convencional do centro.

 

PS: Ernani, tem MP pra você!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.