Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Preparativos finais para a instalação do PNI


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

  • Replies 652
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Enquanto a estação não fica online, vamos nos divertindo lembrando do passado no PNI!

Não sei se passou desapercebido por alguns no forum mas ano passado fizeram uma montagem de 2 videos com filmagens da neve no PNI em 1988!

Fiz um tópico ali no fórum geral! (viewtopic.php?f=12&t=14928)

 

QmbaKmDiFVQ

 

Reparem que o rapaz diz que a acumulação foi 10% da de 85 :shok:

Link to comment
Share on other sites

Galera é o seguinte, sem rodeios: Alguem precisa ligar pro diretor do parque Sr. Gustavo ou Leonardo amanhã sem falta, pra ver se já liberaram o serviço na porta 80, não vou poder ligar amanhã pq estarei em reunião o dia todo onde trabalho, então ou o Carlos, ou o Bruno, ou mais alguem que se disponibilizar deve ligar amanhã para um dos dois, ok? Senão corro o risco de eu chegar lá no sábado e também não conseguir, vai que os caras só liberam isso de semana.

 

Segundo ponto, mesmo que verifiquem e corrijam e a estação funcione amanhã, vou dar uma conferida nos equipamentos e levar a carta de doação, o modelo dela já está pronto, caso encontre ou o Leonardo ou o Gustavo lá já entrego em mãos.

 

Bruno, preciso da maior quantidade de detalhes do modelo da estação e os sensores incluídos, além do hautespot. colocarei também na carta uma descrição do nobreak.

 

Acho que é isso. Quem quiser me avisar de algo mais, fique a vontade, sábado as 6 estarei saindo daqui e indo ao parque.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto a estação não fica online, vamos nos divertindo lembrando do passado no PNI!

Não sei se passou desapercebido por alguns no forum mas ano passado fizeram uma montagem de 2 videos com filmagens da neve no PNI em 1988!

Fiz um tópico ali no fórum geral! (http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=12&t=14928)

 

QmbaKmDiFVQ

 

Reparem que o rapaz diz que a acumulação foi 10% da de 85 :shok:

 

 

Tinha que ser mineiro e bobo :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Carlos, eu ou vc vai ligar?

 

Artur, anote aí:

 

Estação: Davis Vantage Pro 2 com aspiração de 24 horas/dia. Inclui sensor de temperatura (interna e externa), UR (interna e externa), pluviômetro, barômetro, vento (velocidade e direção), ponto de orvalho e sensação térmica.

 

Instrumento de comunicaçao com a internet: Hautespot/Hautewind

Link to comment
Share on other sites

Galera é o seguinte, sem rodeios: Alguem precisa ligar pro diretor do parque Sr. Gustavo ou Leonardo amanhã sem falta, pra ver se já liberaram o serviço na porta 80, não vou poder ligar amanhã pq estarei em reunião o dia todo onde trabalho, então ou o Carlos, ou o Bruno, ou mais alguem que se disponibilizar deve ligar amanhã para um dos dois, ok? Senão corro o risco de eu chegar lá no sábado e também não conseguir, vai que os caras só liberam isso de semana.

 

Segundo ponto, mesmo que verifiquem e corrijam e a estação funcione amanhã, vou dar uma conferida nos equipamentos e levar a carta de doação, o modelo dela já está pronto, caso encontre ou o Leonardo ou o Gustavo lá já entrego em mãos.

 

Bruno, preciso da maior quantidade de detalhes do modelo da estação e os sensores incluídos, além do hautespot. colocarei também na carta uma descrição do nobreak.

 

Acho que é isso. Quem quiser me avisar de algo mais, fique a vontade, sábado as 6 estarei saindo daqui e indo ao parque.

Artur, voce vai sozinho? Estarei em Campos do Jordao, posso te encontrar lá se possivel. Eu descobri que tenho um no break bom e poderia doar se ainda nao foi comprado tambem.

Abs

Link to comment
Share on other sites

Galera é o seguinte, sem rodeios: Alguem precisa ligar pro diretor do parque Sr. Gustavo ou Leonardo amanhã sem falta, pra ver se já liberaram o serviço na porta 80, não vou poder ligar amanhã pq estarei em reunião o dia todo onde trabalho, então ou o Carlos, ou o Bruno, ou mais alguem que se disponibilizar deve ligar amanhã para um dos dois, ok? Senão corro o risco de eu chegar lá no sábado e também não conseguir, vai que os caras só liberam isso de semana.

 

Segundo ponto, mesmo que verifiquem e corrijam e a estação funcione amanhã, vou dar uma conferida nos equipamentos e levar a carta de doação, o modelo dela já está pronto, caso encontre ou o Leonardo ou o Gustavo lá já entrego em mãos.

 

Bruno, preciso da maior quantidade de detalhes do modelo da estação e os sensores incluídos, além do hautespot. colocarei também na carta uma descrição do nobreak.

 

Acho que é isso. Quem quiser me avisar de algo mais, fique a vontade, sábado as 6 estarei saindo daqui e indo ao parque.

Artur, voce vai sozinho? Estarei em Campos do Jordao, posso te encontrar lá se possivel. Eu descobri que tenho um no break bom e poderia doar se ainda nao foi comprado tambem.

Abs

 

João, o nobreak já compramos, na verdade está tudo instalado lá, falta fazer a bendita da internet receber os dados da estação. Vou com a patroa, deixo ela no hotel e por volta das 10:30 estarei lá na parte alta do parque amanhã. Seria ótimo marcarmos de nos encontrar lá, duas cabeças pensam melhor que uma! :good: :good: :good: . Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Galera é o seguinte, sem rodeios: Alguem precisa ligar pro diretor do parque Sr. Gustavo ou Leonardo amanhã sem falta, pra ver se já liberaram o serviço na porta 80, não vou poder ligar amanhã pq estarei em reunião o dia todo onde trabalho, então ou o Carlos, ou o Bruno, ou mais alguem que se disponibilizar deve ligar amanhã para um dos dois, ok? Senão corro o risco de eu chegar lá no sábado e também não conseguir, vai que os caras só liberam isso de semana.

 

Segundo ponto, mesmo que verifiquem e corrijam e a estação funcione amanhã, vou dar uma conferida nos equipamentos e levar a carta de doação, o modelo dela já está pronto, caso encontre ou o Leonardo ou o Gustavo lá já entrego em mãos.

 

Bruno, preciso da maior quantidade de detalhes do modelo da estação e os sensores incluídos, além do hautespot. colocarei também na carta uma descrição do nobreak.

 

Acho que é isso. Quem quiser me avisar de algo mais, fique a vontade, sábado as 6 estarei saindo daqui e indo ao parque.

Artur, voce vai sozinho? Estarei em Campos do Jordao, posso te encontrar lá se possivel. Eu descobri que tenho um no break bom e poderia doar se ainda nao foi comprado tambem.

Abs

 

João, o nobreak já compramos, na verdade está tudo instalado lá, falta fazer a bendita da internet receber os dados da estação. Vou com a patroa, deixo ela no hotel e por volta das 10:30 estarei lá na parte alta do parque amanhã. Seria ótimo marcarmos de nos encontrar lá, duas cabeças pensam melhor que uma! :good: :good: :good: . Abraços!

 

Ok, se nao der chabu com minha filhota pequena, te encontro lá as 10:30 amanha no POsto do Marcao. Me manda seu celular por MP. Abs

Link to comment
Share on other sites

Gente se nada der certo com a internet la , o idea serial eu bolar um jeito de mandar um link via radio de Maria da Fé pra la , tava vendo com meu chefe aqui em linha reta sao 80km , ai precisava ver as burocracias e tudo mais .... mais em ultimo caso é uma coisa a se pensar

 

Mas por ser região serrana, não ficaria inviável usar sinal via rádio?

Link to comment
Share on other sites

Gente se nada der certo com a internet la , o idea serial eu bolar um jeito de mandar um link via radio de Maria da Fé pra la , tava vendo com meu chefe aqui em linha reta sao 80km , ai precisava ver as burocracias e tudo mais .... mais em ultimo caso é uma coisa a se pensar

 

Mas por ser região serrana, não ficaria inviável usar sinal via rádio?

 

 

Entao se tiver visida de um pico aqui em Maria daFé a 1800 Metros pro PNI , é só fazer uma visada de antena daqui até la , e la jogra pra uma outra antena no posto

Link to comment
Share on other sites

IMPORTANTE

 

O PNI acabou de me ligar e me disse que Brasilia pediu uma solicitação (burocracia), para analisar e posteriormente fazer a liberação....Esta solicitação está indo agora 17:00HS....Na opinião do Pq....acham que vão liberar...mas hoje, não sabe se dará tempo , senão só segunda-feira.

 

O Gestor do Pq tambem me levantou uma duvida que será este motivo a estação não estar no ar no Wunderground até agora...Será que não é um outro detalhe..??

 

 

No mais é isso

Link to comment
Share on other sites

Amigos, cheguei a região do Itatiaia por volta das 13 horas, devido a congestionamento na Dutra...Pra piorar, passei mal a tarde toda e não consegui subir, então amanhã as 6 vou lá e aproveito pra tirar fotos da geada. João, não te liguei pq meu celular estou trocando a operadora e está bloqueado ainda, seria um prazer se pudermos fazer o mini-encontro do BAZ neste domingo! :good2: :good2: :good2:

 

William, vou pra lá as 6, se puder ir bem cedo vamos tirar fotos da geada monstra que vai dar.

 

Carlão, sabe quanto deu de mínima hoje no parque? Vi geada e em bastante lugares na Ayrton Senna de manhã, até minha noiva perguntou que troço branco era o que ela via sobre os gramados.

Link to comment
Share on other sites

Lembrando se fosse pra ajudar na instalação ou corrigir algum erro que fosse eu iria amanha com todo prazer mais como é pra passear vou outro dia , vou vender azeite amanha kkkk bom passeio Artur

 

William, é um meio passeio kkkk vou ver se ainda há algum erro no hautespot pra corrigir, estou desconfiado que o técnico lá do PNI não configurou direito, além disso vou ver se consigo extrair os dados da estação pro Carlos poder calcular a média 24 horas. Se sobrar um tempo, farei uma caminhada até o Rebouças pra tirar fotos. Cara vende bastante azeite ai, pra recuperar o prejuizo :good2: :good2: :good2: :good2: :good2:

 

João, tudo bem? Se tiver a pretensão de me encontrar lá no PNI, 6 da manhã já estarei na região. Me pareçe que o PNI falou com o Carlos Dias e sugeriu que ainda há algum erro no envio de dados na configuração que fizemos, então não custa investigar a origem do problema!

 

Pra quem tem curiosidade, termometro digital aqui em Itamonte na casa dos 7 graus, analógico de parede 8 graus e caindo a média de 2 graus a hora! Chance de chegar perto de zero aqui!

Link to comment
Share on other sites

Artur, para baixar é preciso 3 coisas:

 

1- baixar software do WeatherLink (amplamente disponível na internet)

2- criar a estação do PNI dentro do software (super simples)

3- fazer tudo isso em um computador que tenha entrada serial de dados (vc terá que tirar o plug serial do Hautespot para o seu computador para isso. Não há nenhum prejuízo à configuração do Hautespot)

Link to comment
Share on other sites

Artur, para baixar é preciso 3 coisas:

 

1- baixar software do WeatherLink (amplamente disponível na internet)

2- criar a estação do PNI dentro do software (super simples)

3- fazer tudo isso em um computador que tenha entrada serial de dados (vc terá que tirar o plug serial do Hautespot para o seu computador para isso. Não há nenhum prejuízo à configuração do Hautespot)

 

Bruno, tenho tudo aqui menos porta serial no notebook, mas como o hautespot não perde os dados, creio que qualquer um que consiga ir lá com a configuração acima mais um note com a porta serial, vai conseguir retirar os dados. Não vou ficar mais tempo aqui pq ja estou voltando pra SP.

 

Pontos que solucionei aqui:

 

1) a data da estação estava errada, já corrigi para o dia de hoje.

2) Reiniciamos o roteador novamente, e mesmo assim os dados não estão indo, configurando bloqueio de porta

3) a porta é a 80, confirmado!!!

4) Já fiz a calibragem do sensor de temperaturas seguindo padrão OMM - igual ao do Pico do Couto - RJ.

5) para o Mafili: a estação faz conversão automática de pressão real para o nivel do mar, sem possibilidade de alterar para um ou outro...fica como ponto negativo desta estação!

6) Os seguranças que passam a temperatura alguns sabem ler e outros não, então quem for pedir temperatura aqui no PNI tenha consciencia desta limitação. O Carlos Dias que liga todo dia lá sabe muito bem disso :laugh: :laugh:

7) Não há erro no Hautespot, está como deveria e fiz novamente os passos, então não há mais o que configurar.

 

Infelizmente meu celular estava descarregado, então de congelamento peguei apenas uma foto de um vidro de agua congelado/descongelado. Nada relevante infelizmente. Mas garanto a todos que o gelo hoje de manhã foi absurdo, inclusive nas encostas dos morros até quase os topos (perda por irradiação). O pessoal daqui tava besta com a quantidade de gelo. Aquela saída de agua perto da baixada da estação, congelou a água e não saia nada até umas 8 da manhã. Relatos de gente que foi até o rebouças é que tinha poças dagua congeladas até as 11 da manhã.

 

Bom, é isso galera, logo vou pra SP!

 

ps a internet esta excelente hoje aqui no PNI.

Link to comment
Share on other sites

Artur, duas coisas:

 

1- na estação a data é no formato MM/DD/AAAA. Portando, se estava 07/07 lá, não esqueça que pode estar certo.

 

2- dá para colocar a pressão lá de cima. Basta configurar a estação como altitude ZERO.

 

 

Bruno, ok, foi olhado e a data estava errada mesmo, por acaso tenho aqui um manual em portugues da davis.

 

Mafili,, anota a pressão ai: 764,4 hpa

Link to comment
Share on other sites

A estação ainda não entrou online, galera? Poxa, eu vim quente aqui achando que já teríamos dados atuais, hehehe.

Mas, paciência, uma hora vai dar certo!

 

Renan..pelo que entendi não depende mais de nós..acho é com o PNI tirar estes bloqueios para que o Wunderground comece a reportar os dados...

Link to comment
Share on other sites

Artur, para baixar é preciso 3 coisas:

 

1- baixar software do WeatherLink (amplamente disponível na internet)

2- criar a estação do PNI dentro do software (super simples)

3- fazer tudo isso em um computador que tenha entrada serial de dados (vc terá que tirar o plug serial do Hautespot para o seu computador para isso. Não há nenhum prejuízo à configuração do Hautespot)

 

Bruno, tenho tudo aqui menos porta serial no notebook, mas como o hautespot não perde os dados, creio que qualquer um que consiga ir lá com a configuração acima mais um note com a porta serial, vai conseguir retirar os dados. Não vou ficar mais tempo aqui pq ja estou voltando pra SP.

 

Pontos que solucionei aqui:

 

1) a data da estação estava errada, já corrigi para o dia de hoje.

2) Reiniciamos o roteador novamente, e mesmo assim os dados não estão indo, configurando bloqueio de porta

3) a porta é a 80, confirmado!!!

4) Já fiz a calibragem do sensor de temperaturas seguindo padrão OMM - igual ao do Pico do Couto - RJ.

5) para o Mafili: a estação faz conversão automática de pressão real para o nivel do mar, sem possibilidade de alterar para um ou outro...fica como ponto negativo desta estação!

6) Os seguranças que passam a temperatura alguns sabem ler e outros não, então quem for pedir temperatura aqui no PNI tenha consciencia desta limitação. O Carlos Dias que liga todo dia lá sabe muito bem disso :laugh: :laugh:

7) Não há erro no Hautespot, está como deveria e fiz novamente os passos, então não há mais o que configurar.

 

Infelizmente meu celular estava descarregado, então de congelamento peguei apenas uma foto de um vidro de agua congelado/descongelado. Nada relevante infelizmente. Mas garanto a todos que o gelo hoje de manhã foi absurdo, inclusive nas encostas dos morros até quase os topos (perda por irradiação). O pessoal daqui tava besta com a quantidade de gelo. Aquela saída de agua perto da baixada da estação, congelou a água e não saia nada até umas 8 da manhã. Relatos de gente que foi até o rebouças é que tinha poças dagua congeladas até as 11 da manhã.

 

Bom, é isso galera, logo vou pra SP!

 

ps a internet esta excelente hoje aqui no PNI.

 

 

A geada devia estar incrível!!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.