Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Junho 2013


Recommended Posts

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

E ai pessoal..

Tenho aqui em galopolis agora 12C com céu parcialmente nublado, depois de uma noite chuvosa e carregada de trovoadas e relâmpagos...

Bom, hj andei pesquisando a respeito da correlação entre os invernos dos EUA e do Brasil e percebi nítida semelhança em relação ao comportamento desta estação, pelo menos em relação ao ultimo inverno.

Em 2012 nós e os norte americanos tivemos um inverno bastante quente com alguns dias de excessão e um final de inverno e inicio outonal frio e até com precipitação de neve fora de época. Pis bem, toda essa semelhança no inverno passado não foi isolada. Estamos tendo um inicio de inverno e todo um outono com uma dinâmica climatica incrivelmente parecida. Lá nos EUA, eles tiveram um novembro bastante frio assim como nós (pelo menos no sul) um maio abaixo da média e até com registros neste mês da temperatura mais baixa do ano até agora aqui: -0,9C. E a semelhança continua com o mês dezembro 2012, onde praticamente não houve frio, com excessão do finalzinho com uma MP mixuruca, semelhança essa incrivel com o mês de junho aqui q está terminando com uma MP da mesma forma fraca. Bom, se continuarmos a levar em consideração esse padrão USA como um dos determinantes teremos em inicio de julho xoxo porém ums segunda quinzena excelente, um agosto excepcional e um setembro e até outubro bem abaixo da média... A partir do meio de janeiro 2013 em diante os EUA experimentaram fortes ondas de frio, como a de 13/01, a de 23/01 e a de 04/02 entre outras. Esta última de janeiro inclusive permitiu q dois terços do pais ficassem abaixo de zero e gerou alerta de neve até pro norte da Flórida. Nevascas fora de época em março e abril graram recordes para o mês. Tudo isso sendo analisado com o q os modelos vem sugerindo e a queda do AAO e q a resposta dessa queda só deve ser sentida em 10 ou 15 dias, me leva a pensar q existe sim uma relação e q o padrão USA nos reservará grandes e agradáveis surpresas... Coisas boas irão acontecer... Por isso não vamos jogar a toalha pois nada está perdido, aliás, só começou... :good2: :clapping:

Abs...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mais algumas rodadas e dá pra dizer: "Aqui JAZ Inverno 2013". Preparando a camiseta de manga curta pro próximo final de semana.

Isso que sou um privilegiado em termos de frio, fico imaginando para os amigos mais ao norte.

Estou dizendo há tempo, meu amigo, este inverno vai ser UMA PIADA... Um inverno que não tem nenhuma bomba polar à vista passa desapercebido... Aqui em Porto Alegre a mínima absoluta de junho foi uma piada! Há tempos que não vejo um junho tão xoxo. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Estou dizendo há tempo, meu amigo, este inverno vai ser UMA PIADA... Um inverno que não tem nenhuma bomba polar à vista passa desapercebido... Aqui em Porto Alegre a mínima absoluta de junho foi uma piada! Há tempos que não vejo um junho tão xoxo. Abraços!

 

Concordo com a frustração de nosso amigo portalegrense, mas o inverno está apenas começando (um pouco tarde eu admito). O frio vai chegar, pois ele sempre chega! Nós só precisamos de uma boa Nevada em meados do próximo mês ou quem sabe em agosto para todo o resto ser esquecido!

Link to comment
Share on other sites

Bom, se continuarmos a levar em consideração esse padrão USA como um dos determinantes teremos em inicio de julho xoxo porém ums segunda quinzena excelente, um agosto excepcional e um setembro e até outubro bem abaixo da média... A partir do meio de janeiro 2013 em diante os EUA experimentaram fortes ondas de frio, como a de 13/01, a de 23/01 e a de 04/02 entre outras. Esta última de janeiro inclusive permitiu q dois terços do pais ficassem abaixo de zero e gerou alerta de neve até pro norte da Flórida. Nevascas fora de época em março e abril graram recordes para o mês. Tudo isso sendo analisado com o q os modelos vem sugerindo e a queda do AAO e q a resposta dessa queda só deve ser sentida em 10 ou 15 dias, me leva a pensar q existe sim uma relação e q o padrão USA nos reservará grandes e agradáveis surpresas... Coisas boas irão acontecer... Por isso não vamos jogar a toalha pois nada está perdido, aliás, só começou... :good2: :clapping:

Abs...

Concordo contigo. Não sei se será excelente a segunda metade de julho e agosto, mas pelo padrão americano e a queda da AAO podemos esperar coisas muito boas por aí. Ainda espero novidades desse 2013, que tem sido bom no Sul à exceção da falta de frio decente. Houve anos como 1994 e 2000, que tiveram frio tardio e reservaram grandes surpresas. As coisas ainda estão em aberto.

 

Hoje o tempo ficou mais ou menos e depois abriu no final da tarde. Acumulei 14,8 mm de ontem de noite até início da madrugada. Tive máxima de 19,7°. Agora tenho a mínoma do dia com 14,1° e 86%. Muitas nuvens.

 

Abraços otimistas, apesar se tudo!

Link to comment
Share on other sites

Chuva fraca a moderada na capital paulista, com alguma trovoada.

 

O tempo estava parcialmente nublado até o final da tarde.

A quantidade de nuvens aumentou com certa rapidez e por volta de 18h30/19h já começava a chover fraco aqui na zona norte de Sampa.

 

Às 22h:

Temperaturas de 19 a 20°C nos 3 aeroportos.

Na automática do Mirante: 18,7°C, com 8,8 mm acumulados.

Em Barueri: 17,9°C com 17,2 mm.

Link to comment
Share on other sites

E agora aqui 9C e céu estreladíssimo sem vento... Não estamos tendo friozão neste junho (lembrem-se do padrão americano) mas não posso reclamar... Quase todos os dias com um bom friozinhon noturno e bem ameno a frio durante o dia... E já disse e continuo crendo: coisa muito boa ainda virá... :ok:

Link to comment
Share on other sites

Posso estar equivocado, mas acho que a região de Passo Fundo tem mais vegetação temperada que Caxias até, vi muita araucária, pinus e cia hoje lá. Principalmente na UPF, e que local frio, às 13h a temperatura já começava a baixar com o vento. Enfim, se der tudo certo fim de julho estarei morando na minha cidade de nascença. :hang1:

Agora temperatura na casa dos 11ºC aqui em casa.

Link to comment
Share on other sites

Sábado com cara de verão na Grande SP. Além das altas temperaturas, até mesmo nessa noite, ocorrem pancadas de chuvas com até forte intensidade e trovoadas em alguns locais daqui, algo bem característico de calor+umidade e que acontece mais entre novembro e março.

Acredito que isso deva ser instabilidades pré frontais e não a própria frente fria ainda. Se fosse o sistema frontal, os ventos já estariam soprando de sudeste, coisa que os modelos indicam que só vai acontecer durante a tarde de amanhã.

Link to comment
Share on other sites

Este poderá vir a ser um daqueles invernos não muito frios, mas daí teremos algum evento mais

extremo em Julho ou Agosto. Tudo indica que ocorrerá algo assim!

 

Se eu fosse apostar, diria que Julho terá temperaturas dentro do normal (mas com ao menos 1 MP bem forte),

Agosto abaixo da média e também com outro evento mais significativo. Primavera com frio tardio, dadas as

condições de La niña atuais.

Link to comment
Share on other sites

Sábado com cara de verão na Grande SP. Além das altas temperaturas, até mesmo nessa noite, ocorrem pancadas de chuvas com até forte intensidade e trovoadas em alguns locais daqui, algo bem característico de calor+umidade e que acontece mais entre novembro e março.

Acredito que isso deva ser instabilidades pré frontais e não a própria frente fria ainda. Se fosse o sistema frontal, os ventos já estariam soprando de sudeste, coisa que os modelos indicam que só vai acontecer durante a tarde de amanhã.

 

Sabe, aqui em Curitiba hoje também senti um ar bem abafado, já pela manhã, apesar da mínima de 14º e máxima de 22º. Me lembrou início de primavera, umidade elevada, nuvens convectivas...

 

Enquanto a primavera não chega, continuamos com esse eterno outono...agora 16º com formação de nevoeiros isolados na região metropolitana, depois de alguma chuva e trovoada no final da tarde e início da noite.

Link to comment
Share on other sites

Já que o Vinicius Lucyrio tocou no assunto de ondas de frio de 1926 até 2000,vou divulgar dados de temperaturas mínimas de julho de 1926 e também de julho de 1918 de três estados diferentes.

 

Temperaturas no dia 18/07/1926.

Minas Gerais:

Belo Horizonte 3,4

Caratinga 1,4 (recorde absoluto)

Itabira -0,4 (recorde absoluto)

São João d. Rei 0,0 (recorde absoluto)

Viçosa -0,8 (recorde absoluto igualou com o dia 17/06/1920)

 

No Rio de Janeiro dia 18/07/1926

Resende 0,0 (recorde de julho)

 

No dia 19/07/1926

Monte Serrat 0,0 (região de Vassouras - RJ)

 

No dia 20/07/1926

Macaé 4,2 (recorde absoluto).

 

 

Onda de frio no mês de julho de 1918 no Rio Grande do Sul.

 

Porto Alegre mínimas e máximas:

dia 7 2,6 e 9,7

dia 8 0,0 e 8,6

dia 9 - 0,8 e 9,2

dia10 - 1,0 e 9,6

dia11 - 4,0 e 13,2 (observem a extensão da massa polar, neste dia 11 na estação do Parque Nacional de Itatiaia à 2200 metros marcou -6,0 a menor mínima oficial da estação).

 

Encruzilhada do Sul mín e máx:

dia 7 - 3,1 e 7,4

dia 8 - 4,0 e 4,5

dia 9 - 2,9 e 4,7

dia10 - 2,7 e 9,0

dia11 - 1,1 e 11,5.

 

Santana do Livramento mín e máx:

dia 7 1,5 e 7,2

dia 8 2,1 e 8,0

dia 9 - 4,5 e 7,3

dia10 - 5,0 e 10,5

dia11 - 4,5 e 13,0.

 

Vacaria mín e máx:

dia 7 - 4,0 e 5,0

dia 8 - 7,7 e 4,0

dia 9 - 6,5 e 3,5

dia10 - 8,5 e 7,5

dia11 - 8,0 e 13,6

 

Essas informações copiei de um pequeno livro que mencionava "Ondas de frio,geadas etc no Rio Grande do Sul, na biblioteca nacional do Rio de Janeiro.

As temperaturas de Minas Gerais xeroquei do livro Anuário Estatístico de Minas Gerais do ano de 1994 ou 1995.

As temperaturas do Rio de Janeiro foi de um livro de normais climatológicas de 1911 a 1935 do Rio de Janeiro e outros estados na biblioteca nacional do Rio de Janeiro.

 

Espero que tenham gostado dessas informações do século XX.

Link to comment
Share on other sites

Sábado com cara de verão na Grande SP. Além das altas temperaturas, até mesmo nessa noite, ocorrem pancadas de chuvas com até forte intensidade e trovoadas em alguns locais daqui, algo bem característico de calor+umidade e que acontece mais entre novembro e março.

Acredito que isso deva ser instabilidades pré frontais e não a própria frente fria ainda. Se fosse o sistema frontal, os ventos já estariam soprando de sudeste, coisa que os modelos indicam que só vai acontecer durante a tarde de amanhã.

 

Sabe, aqui em Curitiba hoje também senti um ar bem abafado, já pela manhã, apesar da mínima de 14º e máxima de 22º. Me lembrou início de primavera, umidade elevada, nuvens convectivas...

 

Enquanto a primavera não chega, continuamos com esse eterno outono...agora 16º com formação de nevoeiros isolados na região metropolitana, depois de alguma chuva e trovoada no final da tarde e início da noite.

 

Se trovejou essa noite aí, então significa que o ar frio ainda está bem longe da Grande SP hehe O radar de São Roque mostra chuva forte no sul de SP!

Engraçado é que o céu agora está quase que todo limpo aqui e isso faz nos remeter àquelas pancadas de chuvas de verão, onde uma hora após o temporal, as nuvens dão uma boa dissipada.

Link to comment
Share on other sites

Há um inverno que pelo que me recordo não foi tão frio também, em 1995.

No finalzinho do outono tivemos até alguns dias frios, mas me lembro que Julho e agosto foram quentes na Grande SP. O destaque fica por conta de 2 sistemas frontais organizados em julho: Um mais para o início do mês que trouxe 2 dias seguidos de tempo chuvoso e o segundo sistema no fim do mês que provocou chuva de granizo em vários locais da Capital SP (na ocasião me parece que a ZO daqui da cidade que foi mais atingida pelo granuizo) e isso foi um pouco depois da hora do almoço!

Link to comment
Share on other sites

Em São Paulo, outro inverno que me traz péssimas lembranças é o de 2006. Não consigo "perdoar" aquele ano pelos:

 

- 30,2ºC :heat: no mês de julho (mirante de Santana)

- eternas pré-frontais, que duravam dias e no final das contas a frente era desviada pro oceano

- primeira mínima absoluta de um dígito registrada dia 22 de agosto.

 

Nem mesmo a onda de frio de setembro foi capaz de redimir isso.

Link to comment
Share on other sites

Em São Paulo, outro inverno que me traz péssimas lembranças é o de 2006. Não consigo "perdoar" aquele ano pelos:

 

- 30,2ºC :heat: no mês de julho (mirante de Santana)

- eternas pré-frontais, que duravam dias e no final das contas a frente era desviada pro oceano

- primeira mínima absoluta de um dígito registrada dia 22 de agosto.

 

Nem mesmo a onda de frio de setembro foi capaz de redimir isso.

 

2006 foi terrível mesmo em matéria de não fazer frio! Apenas lá para o dia 30 em que uma forte frente fria junto com uma forte MP quebrou aquele padrão que chegava ser até desumano.

Outro ano bem ruim foi 2008. Em julho daquele ano um imenso bloqueio se formou em 90% do Brasil e na ocasião não houve nenhuma incursão polar. Além disso, não choveu nada aqui na Grande SP. Apesar disso, pelo que me lembro não chegou a ter aquele calorão de julho de 2006.

Link to comment
Share on other sites

Já que o Vinicius Lucyrio tocou no assunto de ondas de frio de 1926 até 2000,vou divulgar dados de temperaturas mínimas de julho de 1926 e também de julho de 1918 de três estados diferentes...

 

...Espero que tenham gostado dessas informações do século XX.

Excelente trabalho, Nani! :good:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

30 de Junho de 2013•04h13

Chegada de frente fria deve provocar chuva a partir da tarde no Rio

 

A chegada de uma frente fria ao Rio de Janeiro deve provocar chuva a partir da tarde: é alto o risco de chuva no horário da final da Copa das Confederações, entre Brasil e Espanha – além disso, ventos de moderados a fortes devem soprar sobre a capital fluminense. Tem seco no Rio Grande do Sul, com geada no sul do Estado. Na maior parte do Centro-Oeste e Nordeste, predomina o sol e faz calor. No Norte, o calor e a umidade provocam instabilidade e deve chover, de acordo com a Climatempo. Confira a previsão pelo País:

 

Saiba como se calcula a sensação térmica

 

Norte

O calor e a elevada umidade formam áreas de instabilidade no Norte. Quase toda a Região tem muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia. Chove à tarde no centro-oeste e no leste do Pará. Dia seco e sem chuva no sudeste do Pará e no Tocantins.

 

Nordeste

O ar seco atua no Nordeste. Quase toda a Região tem um dia com sol forte e sem chuva. Previsão de chuva moderada do norte do Maranhão ao Rio Grande do Norte. Ocorrem pancadas de chuva na faixa central do Maranhão e do Piauí, no sul do Ceará, no interior da Paraíba e no Recôncavo baiano.

 

Centro-Oeste

Áreas de instabilidade de uma frente fria deixam o tempo chuvoso no sul de Mato Grosso do Sul - chove forte. O céu fica com muitas nuvens e chove a qualquer hora no centro-leste e no oeste de Mato Grosso do Sul e no oeste de Mato Grosso. Nas demais áreas o sol predomina o dia todo.

 

Sudeste

Frente fria sobre o Rio de Janeiro deixa o dia chuvoso e frio no sul e leste de São Paulo. As outras áreas paulistas e o sul de MG têm muitas nuvens e chuva. Faz sol nas outras áreas e chove à tarde no Rio de Janeiro e na zona da mata de Minas Gerais.

 

Sul

Áreas de instabilidade atuam sobre o Sul. Dia nublado e chuvoso no Paraná e no vale do Itajaí. O leste de Santa Catarina tem chuva e aberturas de sol. Sol e nevoeiro no centro-oeste e sul do Rio Grande do Sul, com geada no sul do Estado. Muitas nuvens, sem chuva, nas outras áreas.

http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/chegada-de-frente-fria-deve-provocar-chuva-a-partir-da-tarde-no-rio,c6c0873a4139f310VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

Link to comment
Share on other sites

Amigos do BAZ,

Temos que ser realistas: os modelos não apontam nada de muito significativo para julho. Este ano não teremos um inverno frio como um todo. Será mais um inverno frustrante para os amantes do frio do BAZ.

Julho deve passar sem nenhuma BOMBA POLAR! Se vier frio, será comum. E assim o inverno vai passando, passando.... E quando vermos, já é setembro.

Desculpem o pessimismo, mas é a realidade deste ano.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Amigos do BAZ,

Temos que ser realistas: os modelos não apontam nada de muito significativo para julho. Este ano não teremos um inverno frio como um todo. Será mais um inverno frustrante para os amantes do frio do BAZ.

Julho deve passar sem nenhuma BOMBA POLAR! Se vier frio, será comum. E assim o inverno vai passando, passando.... E quando vermos, já é setembro.

Desculpem o pessimismo, mas é a realidade deste ano.

Abraços!

Eu fico admirado como vc afirma categoricamente as coisas em relação ao futuro. Eu nunca, ou quase nunca, uso os termos que vc usa para tratar do futuro.

Link to comment
Share on other sites

Amigos do BAZ,

Temos que ser realistas: os modelos não apontam nada de muito significativo para julho. Este ano não teremos um inverno frio como um todo. Será mais um inverno frustrante para os amantes do frio do BAZ.

Julho deve passar sem nenhuma BOMBA POLAR! Se vier frio, será comum. E assim o inverno vai passando, passando.... E quando vermos, já é setembro.

Desculpem o pessimismo, mas é a realidade deste ano.

Abraços!

Eu fico admirado como vc afirma categoricamente as coisas em relação ao futuro. Eu nunca, ou quase nunca, uso os termos que vc usa para tratar do futuro.

 

Amigo Bruno,

Gosto muito das tuas postagens e admiro a maneira que escreves, sempre fazendo ótimas análises do clima, sério mesmo. No entanto, não estou afirmando algo sem base alguma, os modelos dizem isso! Infelizmente, será um inverno sem graça para aqueles que gostam do friozão. Tomara até que eu estivesse enganado, mas acho que não. A METSUL este domingo já colocou uma coluna sobre o mês de julho no Correio do Povo. Dá uma lida para veres. Abraços, amigo! E não fica zangado comigo, ok? Hehehe.

Link to comment
Share on other sites

Amigos do BAZ,

Temos que ser realistas: os modelos não apontam nada de muito significativo para julho. Este ano não teremos um inverno frio como um todo. Será mais um inverno frustrante para os amantes do frio do BAZ.

Julho deve passar sem nenhuma BOMBA POLAR! Se vier frio, será comum. E assim o inverno vai passando, passando.... E quando vermos, já é setembro.

Desculpem o pessimismo, mas é a realidade deste ano.

Abraços!

 

João, a verdade é que de 7 dias para frente os modelos não são tão confiáveis. A situação não é nada boa, mas só poderemos ter a conclusão quando julho e o inverno acabarem.

 

Abraços esperançosos.

Link to comment
Share on other sites

Amigos do BAZ,

Temos que ser realistas: os modelos não apontam nada de muito significativo para julho. Este ano não teremos um inverno frio como um todo. Será mais um inverno frustrante para os amantes do frio do BAZ.

Julho deve passar sem nenhuma BOMBA POLAR! Se vier frio, será comum. E assim o inverno vai passando, passando.... E quando vermos, já é setembro.

Desculpem o pessimismo, mas é a realidade deste ano.

Abraços!

 

 

Aqui até agora a mínima do ano foi de 9ºC no dia 09/05, creio eu que se continuar assim, sem inverno, ela não deve ser batida, ou seja seria pior que 2012 que já foi um lixo

Link to comment
Share on other sites

Amigos do BAZ,

Temos que ser realistas: os modelos não apontam nada de muito significativo para julho. Este ano não teremos um inverno frio como um todo. Será mais um inverno frustrante para os amantes do frio do BAZ.

Julho deve passar sem nenhuma BOMBA POLAR! Se vier frio, será comum. E assim o inverno vai passando, passando.... E quando vermos, já é setembro.

Desculpem o pessimismo, mas é a realidade deste ano.

Abraços!

 

Caro João,

Compartilho do seu desânimo. E olha que vc está no estado mais meridional, imagina eu aqui no centro. Os modelos variam muito e por isso não dá para "matar" o mês de julho. E se tivermos como 94 ou 2000 2 bombas polares, todo mundo se lembrará de 2013.

Abração

Link to comment
Share on other sites

Joao, nao estou bravo com vc. Estou apenas criticando a tua idéia.

 

Por tudo que já vivenciei, já percebi que no clima o passado não explica o futuro, principalmente no curto prazo (1 ou 2 meses). Digo até mais, é mais comum haver compensações. Por isso não gosto muito da idéia de outono frio (foi o que tivemos esse ano), pois o inverno pode compensar para o calor.

Link to comment
Share on other sites

Quantidade de dias com temperatura abaixo de 10°C de Janeiro até 30/06:

2007: 29 dias

2008: 18 dias

2009: 22 dias

2010: 36 dias

2011: 29 dias

2012: 26 dias

2013 : 7 dias

Os dados já dizem por si... O inverno de 2012 foi ruim sim, porém até que teve alguns periodos bem frios, e uma geada em Agosto..

Até Agora junho teve 1 minima abaixo de 10°C e a salvação é os 4.7°C feitos em Maio.

Link to comment
Share on other sites

Quantidade de dias com temperatura abaixo de 10°C de Janeiro até 30/06:

2007: 29 dias

2008: 18 dias

2009: 22 dias

2010: 36 dias

2011: 29 dias

2012: 26 dias

2013 : 7 dias

Os dados já dizem por si... O inverno de 2012 foi ruim sim, porém até que teve alguns periodos bem frios, e uma geada em Agosto..

Até Agora junho teve 1 minima abaixo de 10°C e a salvação é os 4.7°C feitos em Maio.

 

 

Até que ta bom ai mano, aqui 2013 teve apenas 1 dia abaixo de 10ºC, que foi em 09/05.

Link to comment
Share on other sites

Quantidade de dias com temperatura abaixo de 10°C de Janeiro até 30/06:

2007: 29 dias

2008: 18 dias

2009: 22 dias

2010: 36 dias

2011: 29 dias

2012: 26 dias

2013 : 7 dias

Os dados já dizem por si... O inverno de 2012 foi ruim sim, porém até que teve alguns periodos bem frios, e uma geada em Agosto..

Até Agora junho teve 1 minima abaixo de 10°C e a salvação é os 4.7°C feitos em Maio.

 

 

Até que ta bom ai mano, aqui 2013 teve apenas 1 dia abaixo de 10ºC, que foi em 09/05.

 

 

 

Este ano até aqui ta ruim , pela minha estaçao 65 Minimas abaixo de 10°C até agora , porem poucas geadas

Link to comment
Share on other sites

Quantidade de dias com temperatura abaixo de 10°C de Janeiro até 30/06:

2007: 29 dias

2008: 18 dias

2009: 22 dias

2010: 36 dias

2011: 29 dias

2012: 26 dias

2013 : 7 dias

Os dados já dizem por si... O inverno de 2012 foi ruim sim, porém até que teve alguns periodos bem frios, e uma geada em Agosto..

Até Agora junho teve 1 minima abaixo de 10°C e a salvação é os 4.7°C feitos em Maio.

 

Um desastre certamente!

Aqui tive 8,9ºC no dia 9 de Maio, e esta foi a única mínima sub-10 do ano até agora.

 

João, seu pessimismo é recorde, hehehe! Olha, acho que ainda teremos incursões fortes de frio sim, viu, mas creio que se darão mais

para o final do inverno. A melhor parte da estação está reservada para o final de Julho / Agosto / Setembro. Anotem aí!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.