Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Junho 2013


Recommended Posts

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Tem ficado cada vez mais frequente isso. Ao mesmo tempo que episódios de neve tem ficado raro na serra, é comum agora em POA termos longos períodos (superiores a 30 dias) sem veranico. Amanhã completará que um mês que o INMET de POA não chega nos 25,5C. Nesse mês de junho não passamos de 24,1C e não vejo no horizonte uma possbilidade de termos máximas maiores que isso. Pode ser que esse junho feche com isso de máxima. Vamos ver!

 

Mês de junho até agora com média de 14,6C aqui (anomalia de +0,4C). Deverá fechar negativo.

Link to comment
Share on other sites

 

1994 eu não sei. Em 2000 bateu -7C no sul do Estado. Na projeção atual dá entre -8C e -10C sobre Porto Alegre :mosking:

 

 

Esta saída tem um gosto de deja vu incrível.... Lembram do mastodonte de 2009 que nunca veio... Eu lembro que o Bruno tava trabalhando aqui e ia lá em casa na semana alvo e eu tava pensando em ir até SJ pra ver a neve, mas ele me disse ao fone "quem sabe não vemos a neve juntos aí na tua casa em Ctba e nem precisamos ir pra SC e RS?"

 

Aquelas saídas do GFS davam neve pra Curitiba e metade do PR, he he he, sem falar no aviso do Ronaldo para os agricultores tirarem as telas de seus pomares pois poderiam cair com o peso da neve na semana seguinte... :mosking: De repente, o Europeu divergiu, o GFS começou a enfraquecer e acabou tirando o frio TOTALMENTE... Não é que veio algo mais fraco... Não veio NADA!!!!! Aquela MP me ensinou a ser cético com o GFS...Era a grade de 160 horas... :dash1:

 

Zé, mas para aqui no RS ela trouxe temperaturas absurdas. Foi naquele episódio que registrei -9,0C no Castelinho e o PHP registrou -9,3C no Pantera.

 

 

Essa foi a do ano passado... Em 2009 exatamente na data prevista originalmente tava ameno em todo o sul com uma pulga maritimizada...

Link to comment
Share on other sites

Os mecanismos que garantiriam a subida do frio até o centro do Continente estão se formando pelo GFS em 120-130 horas (baixa enorme no sul da Argentina gerando um corredor de frio sincronizado com a ondulação do jato). Portanto, eu diria que as chances de vir um frio forte na semana que vem são bem razoáveis... :mosking: Mas os mecanismos que garantiriam o alojamento do centro de 1032 hpa desta alta no Paraguai (trazendo o frio absurdo para o RS e sul de SC) se formariam em 150-160 horas no modelo (baixa/cavado secundária em frente ao Uruguai), o que é antecedência demais!!!! :negative:

De qualquer forma, ao contrário de outras ocasiões, joga a nosso favor a inexistência de bloqueios!!! O grande risco é a "quebra" da alta em dois, algo que se tornou comum nos últimos anos!

Link to comment
Share on other sites

Ninguém falou, mas a chuva que o GFS projeta para o Paraná e parte dos estados vizinhos chega a ser absurda para Junho. Bateríamos recordes para o mês e já começaria agora no final de semana. Quanto ao frio, ainda vou manter a calma, mas fecharia certinho com o tempo de resposta de 15 a 20 dias da última queda do AAO.

 

Começamos o dia novamente com neblina, com sol predominando no decorrer do período. Mínima de 15,7ºC e máxima de 25,5ºC em casa.

Link to comment
Share on other sites

Bruno, em 1994 a temperatura em 850mb sobre o RS se aproximou disso ou não?

 

1994 eu não sei. Em 2000 bateu -7C no sul do Estado. Na projeção atual dá entre -8C e -10C sobre Porto Alegre :mosking:

KRALEO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Isso dá folgadamente uma máxima de um dígito! Qualquer perturbação colocaria uma máxima ainda mais baixa e neve, hahahaha! Vamos sonhando!

 

Imagina na serra, então. Genocídio certo!! :mosking:

 

Mal entrei no BAZ essa semana e apareceu essa bomba atômica. Tomara que estoure aqui!! :good2:

 

Hoje variação de 13,0° a 21,2°. Ontem de 13,9° a 18,9°. Esses últimos dias têm sido muito parecido com o padrão de 1998: fresco, friozinho, agradável e muita umidade. Esta difícil ver um céu azul em POA. O nevoeiro da manhã é quase sempre animal, e a umidade não dispersa à tarde. Ontem não baixei dos 80% e hoje dos 62%.

 

Agora tenho 14,1° com 85% e tempo aberto. Mas vamos ter nevoeiro de novo!

 

Abraços invernais!

Link to comment
Share on other sites

GFS dando variação de 0° a 8° para POA no dia 21 com pico de -6,5° em 850 hpa. Estão de brincadeira, hehe, mas com essa PORRADA em altura esses valores extremos seriam bem possíveis. E se um cavado resolver aparecer por aqui, provavelmente teríamos neve.

 

O ETA 15 até o momento não capta o frio, mas dá uma boa chuva para o dia 20.

 

Ainda 14,1° e sem vento.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Bruno escreveu:

 

Zé, mas para aqui no RS ela trouxe temperaturas absurdas. Foi naquele episódio que registrei -9,0C no Castelinho e o PHP registrou -9,3C no Pantera.

Isto ,isto Bruno, foi o maior congelamento , depois de 2000...Só q secou muito rapidamente a atmosfera...Senão teria dado pelo menos uma neve tipo a de 2000... :hang1:

Link to comment
Share on other sites

Que espetáculo esses mapas. Espetáculo!! É o típico padrão invernal que traz frio FORTE e DURADOURO! A baixa na costa da Patagônia organiza o corredor de ar frio, o jato ondula para o norte eliminando todo o bloqueio e a mp se esparrama por metade da América do Sul. Se pegarmos no Sul os períodos de frio prolongado e intenso, é essa dinâmica que temos, a MELHOR que pode haver para um inverno rigoroso.

 

Pela previsão, haveria friagem no S do AM, resfriamento em Brasília e metade de MG. Alegria geral no BAZ. Vamos acompanhando...

 

Agora 13,9° com 85% e sem vento.

Link to comment
Share on other sites

Sobre essa comentada futura MP, como eu sou dos tempos pré-históricos, quando não tínhamos acesso a modelos, prefiro aguardar. :laugh:

Até chegar no leste do sudeste (Se vier forte... se chegar... se o tempo não ficar nublado em Sampa...), tem muito chão...

 

Hoje tivemos sol entre 10h30 da manhã e 3h da tarde, aproximadamente, aqui na capital paulista.

O resto do dia foi nublado, com muita névoa, forte nevoeiro nas rodovias de acesso ao litoral à tarde...

 

Mirante: 16,2°C / 24,1°C

IAG: 14,5°C / 22,8°C.

 

Agora, céu encoberto e 17,8°C (22h) no Mirante.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, essa perspectiva do frio entrando pelo oeste, e bem abrangente é sensacional e bom pra todo mundo!!

 

É dessa maneira que o frio clássico do passado, que provocava neve em vários locais do sul chegava!

 

E alem disso, é justamente o que tem faltado recentemente. Não tem nada a ver com aquele frio que custa a subir e que entra já desviando pelo leste. O frio de ficar chovendo com -1 C, como ocorreu em SJ não me lembro se ano passado... Dessa vez a coisa deve virar! hehe

Link to comment
Share on other sites

É meus amigos, ando ausente do fórum por conta do trabalho, mas bem "de olho" no tempo. Estou acompanhando as projeções. Porém, para mim ainda faltam alguns ajustes básicos como observador amador e participante a pouco tempo do fórum:

1-As 48h antes do evento são fundamentais...

2-A trombeta do Coutinho (Aliás Ronaldo, anteontem um dos locutores da Nordeste FM noticiou em Bom Jesus e pelo Facebook que você teria "cantado a pedra" do frio e de neve farta no próximo fim de semana... confere?)

3-O cavado... e só acredito se o Caio "levantar a lebre", he he.

Enquanto isso... oremos!!! :good:

Link to comment
Share on other sites

O que é isso? Espetacular a projeção Das 18z. Pelos modelos teremos frio histórico, neve em vários pontos, mas tende a diminuir a intensidade projetada, porém o frio entra com potência escalar no RS,SC e PR. Estamos falando de temperaturas na seqüência de -13/-15C em Urupema e região meio oeste e sensação térmica de -30C. Geada generalizada no RS e boa parte de SC e parte do Paraná , Palmas, Pato Branco, Cascavel, sendo que nas serras RS e SC e Sul e campanha gaúcha com congelamento de tubulação de água, gelo em rodovias.

Link to comment
Share on other sites

O que é isso? Espetacular a projeção Das 18z. Pelos modelos teremos frio histórico, neve em vários pontos, mas tende a diminuir a intensidade projetada, porém o frio entra com potência escalar no RS,SC e PR. Estamos falando de temperaturas na seqüência de -13/-15C em Urupema e região meio oeste e sensação térmica de -30C. Geada generalizada no RS e boa parte de SC e parte do Paraná , Palmas, Pato Branco, Cascavel, sendo que nas serras RS e SC e Sul e campanha gaúcha com congelamento de tubulação de água, gelo em rodovias.

 

Ainda faltam 9 dias para o tal amanhecer congelante "épico" histórico lá do outro sábado, mas nem sonha com estes -13°C -15°C na estação de Urupema. Se chegar em -10°C será espetacular.

Link to comment
Share on other sites

Dias quentinhos aqui em Córdoba.

 

Ontem, mínima de 11,7º e máxima de 27º. Hoje mínima de 10º e máxima de 29º!

 

O frio mesmo só no sul da Argentina, onde alguns lugares registram -2º já às 23 hs.

 

 

Interessante a amplitude térmica

 

Impressionante este calor na Argentina!

 

E eu reclamando dos 18/19 graus de máxima nos últimos dias...

 

Ademais, mais uma fortíssima neblina, literalmente de cortar com faca!!!

 

A temperatura subiu um pouco e estancou nos 8,5 graus...

Link to comment
Share on other sites

Estava previsto esse frio todo que está fazendo no Sul ??? Várias estacões estão registrando temperaturas próximas de zero. Urupema chegou nos -3°C.

 

Aqui no Vale, nuvens apareceram. Temperatura em 15°C.

 

Em CDJ, a aut. está indicando 6°C

 

No freezer onde o William mora, mais frio ainda.

Link to comment
Share on other sites

Nos últimos dias, tem ocorrido formação de nevoeiros no planalto leste paranaense, nas primeiras horas da noite, perdurando até às 9 ou 10h da manhã...

Hoje, mais uma vez a situação é a msma: nevoeiro compacto e temperatura estável durante toda a madrugada. Temos em Piraquara 10,6 graus. Não fosse o nevoeiro e o céu fechado, a mínima teria baixado até os 2 ou 4 graus, visto q ontem às 22h já estava em 8...

Máxima ontem, 21 graus. Para amanhã, previsão de tempo chuvoso e máxima de 15, o q será uma grande surpresa para muitos Curitibanos, já acostumados com os dias ensolarados deste início de junho indeciso... (axo q até pra mim, q não estou vendo tanta mudança assim à caminho...).

Link to comment
Share on other sites

Fiquei bem de cara com a mínima na Serra Dona Francisca, com 3,7ºC! Até alguma geadinha fraca e isolada pode ter ocorrido...

 

Villaggio Grando com uma boa marca de -1,8ºC e Fazenda Potreirinhos com negativa também (aparece até o valor de -1,1ºC as 7:00h...deve ter caido um pouco mais ainda...)

 

Urupema e BJS..bom, prefiro nem comentar hahahha

Link to comment
Share on other sites

CPTEC/INPE lança novo modelo de previsão de tempo com altíssima resolução

 

Uma nova versão do modelo regional BRAMS de previsão de tempo, cobrindo toda a América do Sul, foi lançada pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE). O BRAMS, versão 5.0, já está operacional para até sete dias (http://previsaonumerica.cptec.inpe.br/). O modelo gera previsões com resolução espacial de 5 quilômetros, enquanto o modelo anterior fornecia previsões com resolução de 20 quilômetros. O avanço só foi possível devido a alta capacidade de processamento do novo supercomputador CRAY, do INPE, o Tupã, instalado no CPTEC, em Cachoeira Paulista.

Os desenvolvimentos para tornar a nova versão do BRAMS operacional levaram cerca de um ano. Para cobrir toda a extensão da América do Sul, foram necessárias 1360 x 1480 células horizontais e 55 níveis verticais. As células de grade, num total de 110 milhões, aproximadamente, são processadas simultaneamente nos 9.600 processadores do CRAY, em computação paralela.

Este esforço coordenado pelo Grupo de Modelagem Atmosférica e Interfaces (GMAI) colocou o CPTEC/INPE em posição de competitividade em relação aos principais centros operacionais do mundo. O centro de previsão do National Centers for Environmental Prediction (NCEP), por exemplo, gera previsões a partir de um modelo similar – o National Mesoscale Model – de 4 quilômetros, 70 níveis verticais e grade de 1371 x 1100 células, que cobre toda a região continental dos Estados Unidos.

Para desenvolver esta nova versão do modelo BRAMS, também utilizado para a previsão e monitoramento da poluição do ar, utilizou-se um modelo não-hidrostático, que representa com maior precisão processos físicos de menor escala, como o desenvolvimento e dissipação de nuvens e chuvas. Diversos avanços em parametrização (representações matemáticas de processos físicos) foram realizados para nuvens, radiação solar e processos e dinâmicas de superfície.

A avaliação comparativa para a média de chuva do mês de janeiro, na figura abaixo, mostra o avanço da nova versão em relação à anterior do BRAMS, apontando com maior precisão quantidade e localização das chuvas, como pode-se observar no mapa de dados observados (medidas de estações meteorológicas, satélites, bóias oceânicas, etc.).

Para a implementação desta nova versão foi realizada uma grande reformulação do paralelismo do modelo, empreendida pelo grupo de Processamento de Alto Desempenho (PAD), do CPTEC. Este esforço permitiu a operação escalar de dezenas de milhares de cores, tornando viável a operação do modelo, e ao mesmo tempo extraindo o máximo de desempenho de processamento do supercomputador.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.