Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Maio 2013


Recommended Posts

Aos amigos do Sudeste:

 

De quarta em diante a Mantiqueira vai brilhar. O anticiclone avança com facilidade e ar muito seco, bom para final de semana nas montanhas.

 

A todos:

 

A 12Z do Europeu ainda não enxergou o anticiclone que o GFS vê avançando em 192h maaasssss... Mas meus amigos, ela apontou um monstro de 1048mb no Pacífico Sul entrando na zona de ataque ao Cone Sul em 240h.

 

Tanto por um como por outro o mês guarda boas surpresas.

Link to comment
Share on other sites

Aos amigos do Sudeste:

 

De quarta em diante a Mantiqueira vai brilhar. O anticiclone avança com facilidade e ar muito seco, bom para final de semana nas montanhas.

 

A todos:

 

A 12Z do Europeu ainda não enxergou o anticiclone que o GFS vê avançando em 192h maaasssss... Mas meus amigos, ela apontou um monstro de 1048mb no Pacífico Sul entrando na zona de ataque ao Cone Sul em 240h.

 

Tanto por um como por outro o mês guarda boas surpresas.

 

Fico aqui me perguntando... depois do relato do Luba, com geada severa hj cedo no Alto Itatiaia, quantos dias em que isso ocorre lá em cima ao longo do ano (em média)? Alguém arrisca uma estimativa?

Link to comment
Share on other sites

PARABÉNS AO CARLOS, ARTUR E AO LUBA, PELO ESFORÇO QUE FIZERAM PARA CONCRETIZAR ESSE SONHO QUE MUITOS AQUI TINHAM DE INSTALAR UMA ESTAÇÃO NO PARQUE NACIONAL DE ITATIAIA. :clapping: :clapping:

 

E aí Vinicius, bem vindo ao BAZ novamente; continua em Matão?? :good:

 

Hoje aqui no Vale, tivemos um dia muito quente e seco. Ainda bem que a mudança, já está a caminho. Temperatura agora em 23,5°C.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, amigos!

Ventinho sul, dando uma sensação já de friozinho em PORTO ALEGRE. Vamos curtir este frio que está vindo, principalmente nas manhãs que seguirão!

A propósito: a previsão para maio, junho e julho do INMET em matéria de frio não é muito animadora. Estão prevendo um julho com temperaturas acima da média aqui no RS... Será que teremos outra decepção este ano? Espero que não. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, amigos!

Ventinho sul, dando uma sensação já de friozinho em PORTO ALEGRE. Vamos curtir este frio que está vindo, principalmente nas manhãs que seguirão!

A propósito: a previsão para maio, junho e julho do INMET em matéria de frio não é muito animadora. Estão prevendo um julho com temperaturas acima da média aqui no RS... Será que teremos outra decepção este ano? Espero que não. Abraços!

 

Eu nunca vi o INMET acertar essas previsões de LP... Diria, até, que a correlação é igual a -1. Já me frustrei muitas vezes quando previram meses gelados e o inverso com meses em que previram muito calor.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal..após 5 horas de estrada chego em casa.....A instalação está confirmada ,só depemde de nós agora.. a ideia é que seja no dia 01 de junho , um sábado. O incrivel foi a impolgação de todos ali...desde os guardas até o gestor. O interesse é tão grande do Pq , que ofereceram até alogamento lá no dia da instalação, caso não se termine em 1 dia.

 

Temos que ver o custo total e fazer a areecadação e definir quem vai instalar e quem vai comprar..(A questão da Livecam foi aprovada)

Um guarda da portaria disse que filmou flocos caindo o ano passado, qdo postei aquelas fotos aqui no Baz. O que me impressionou foi na casa de Furnas , cerca de 300 metros a frente a 2.478m de altitude, uma foto de 2006 com uma tremenda acumulação e com Boneco de neve e tudo mais...Quem me mostrou foi o simpático SR Adauto de Furnas que contou algumas curiosidades do local. Disse que em 1 dia teve 220m de chuva em um verão anos atrás...

Já na Portaria do parque na qual registrando hoje 16,7 de máxima, deixei minha Oregon Wirelless abrigada lá , até chegar a estação definitiva..A partir de segunda , teremos informações de qto está fazendo lá em cima.

 

O Pq só fez 2 exigencias. A primeira é que se faça um Ofício em nome de alguem aqui (pessoa fisica), informando o que for doado. E a segunda exigencia é que tudo tenha Nota Fiscal......mais nada...

 

Um comentário que achei interessante do Gestor do do Pq foi ele ter dito Poderíamos colocar 3 Davis aqui, uma em cada ponto......tamanha era empolgação...

Link to comment
Share on other sites

Para comemorar a ótima notícia da união dos fóruns, apresento mais uma nova ferramenta do wxbrasil: Tabela a cada hora com os valores de todas as estações automáticas do INMET, que pode ser ordenada por qualquer variável. (Acho que o Carlos vai gostar dessa, hehe)

http://www.wxbrasil.net/monitoramento/auto_inmet.php

Link to comment
Share on other sites

Para comemorar a ótima notícia da união dos fóruns, apresento mais uma nova ferramenta do wxbrasil: Tabela a cada hora com os valores de todas as estações automáticas do INMET, que pode ser ordenada por qualquer variável. (Acho que o Carlos vai gostar dessa, hehe)

http://www.wxbrasil.net/monitoramento/auto_inmet.php

 

Otima ferramenta Marcelo!! :clapping:

A proposito... ta certo os dados de nova friburgo? wtf? :shok:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal..após 5 horas de estrada chego em casa.....A instalação está confirmada ,só depemde de nós agora.. a ideia é que seja no dia 01 de junho , um sábado. O incrivel foi a impolgação de todos ali...desde os guardas até o gestor. O interesse é tão grande do Pq , que ofereceram até alogamento lá no dia da instalação, caso não se termine em 1 dia.

 

Temos que ver o custo total e fazer a areecadação e definir quem vai instalar e quem vai comprar..(A questão da Livecam foi aprovada)

Um guarda da portaria disse que filmou flocos caindo o ano passado, qdo postei aquelas fotos aqui no Baz. O que me impressionou foi na casa de Furnas , cerca de 300 metros a frente a 2.478m de altitude, uma foto de 2006 com uma tremenda acumulação e com Boneco de neve e tudo mais...Quem me mostrou foi o simpático SR Adauto de Furnas que contou algumas curiosidades do local. Disse que em 1 dia teve 220m de chuva em um verão anos atrás...

Já na Portaria do parque na qual registrando hoje 16,7 de máxima, deixei minha Oregon Wirelless abrigada lá , até chegar a estação definitiva..A partir de segunda , teremos informações de qto está fazendo lá em cima.

 

O Pq só fez 2 exigencias. A primeira é que se faça um Ofício em nome de alguem aqui (pessoa fisica), informando o que for doado. E a segunda exigencia é que tudo tenha Nota Fiscal......mais nada...

 

Um comentário que achei interessante do Gestor do do Pq foi ele ter dito Poderíamos colocar 3 Davis aqui, uma em cada ponto......tamanha era empolgação...

 

 

SENSACIONAL!

 

SEGUINTE: NO MÍNIMO VOCÊS TIRARAM FOTOS DAS FOTOS DELE NÉ? PEGARAM O VÍDEO TAMBÉM?

 

PEDE PRO LUBA URGENTEMENTE BOTAR ESSAS FOTOS NO BAZ...

 

 

E O MAIS IMPORTANTE: PESSOAL, EU ESTOU NO ESTADOS UNIDOS. A PRINCÍPIO NÃO VAI SOBRAR NENHUM LUGAR NA MINHA MALA, MAS CASO SOBRE, EU POSSO ADQUIRIR UMA ESTAÇÃO AQUI E ADIANTAR O PROCESSO!

 

PARA ISSO PRECISO DA DEFINIÇÃO DO PESSOAL QUANTO A VAQUINHA QUE CADA UM PODE CONTRIBUIR E PRECISO DE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A NOTA FISCAL. a NF DAQUI VALERIA? QUAL SERIA O MODELO DA ESTAÇÃO?

 

ESTOU COM INTERNET LIMITADISSIMA AQUI E SÓ CONSIGO UM POUCO DE ACESSO NO FINAL DA NOITE..

 

ps: CASO EU COMPRE EU VOU TENTAR NÃO DECLARAR. CASO EU SEJA PEGO, TEREI QUE PAGAR A IMPORTAÇÃO. VOCES TOPARIAM PAGAR UM ADICIONAL CASO EU TENHA QUE PAGAR A IMPORTAÇÃO?

 

ABRAÇOS!

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, A fusão do meteo Brasil e BAZ, foi algo muito bom, pois aproximou pessoas que gostam de meterologia.

 

Bem vindo Lukas..fala de onde..?? Conto com sua partipação...sinta-se a vontade

 

abraço

Obrigado Carlos, falo de Rosana, extremo oeste do estado de São paulo. A frente Fria ja começa dar as caras por aqui tempo nublado e vento moderado, faz 21,4°c

Link to comment
Share on other sites

Bem vindos, todos vocês que eram do nobre MeteoBrasil e e agora estão chegando ao BAZ. Sintam-se em casa, por favor. :hi:

 

DIEGO, vamos abrir o tópico da vaquinha para a compra da estação e acho que é uma ótima ideia você trazer a bichana pra cá, viu?

QUando você volta?

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Boa noite. Em Brusque, SC segue noite nublada e abafada para época. Ligarei o ar-condicionado pela segunda vez no mês.

 

Sempre achei que era melhor a fusão, afinal, não temos tantos usuários assim. Já havia falado pro Vinícius. Era um desperdício ter dois fóruns sobre a mesma coisa. É que nem só pegar os dados do Inmet, e não pegar da Epagri, do Ciiagro...

 

Já participava aqui com um nome fake antigamente. Não conseguia entrar com a conta antiga. Meu nome é Guilherme Moretão, moro na quente e abafada Brusque, no Vale do Itajaí, 40km a sudeste de Blumenau, 110km de Joinville e Florianópolis. No inverno é sempre complicado nas madrugadas de advecção de ar frio por causa da nebulosidade e do vento. Itapoá consegue ter mínima menor que aqui. Moro no topo de uma encosta. Tinha um termômetro Incoterm que deixava na garagem, mas ele já se foi. Em Brusque tem 0 estações metereólogicas padrão.

 

Essa estação de Itatiaia vai bombar!! Parabéns aos envolvidos!

 

Abraços!!

Link to comment
Share on other sites

Chove em Caxias do Sul este momento. E houve pancadas antes da meia noite, por volta das dez e meia. Pelo que entendi do modelo GFS o frio vai ser de pouca espessura.

 

O que é frio de pouca espessura?

Vejo que jah te explicaram. Ex, veja nos modelos, GFS por exemplo. Pode prever 0C para 2m e chuva, em vez de neve, pois em altura pode haver pouco frio. Eh um exemplo apenas. A falta de espessura no frio eh uma das principais causas de ser muito mais difihcil nevar no Itatiaia do queh no morro da igreja, por exemplo. Quando voceh for consultar um modelo, naho veja soh a temperatura em 2m, mas tambehm em 500hpo e em 850hpo. Hpo tem a ver com pressaho atmosfehrica.

Link to comment
Share on other sites

Após calorosos 32,4ºC de pré-frontal neste sábado, durante a tarde o vento virou de sul mesmo com poucas nuvens. Agora a noite o céu nublou, o vento sopra com mais intensidade de S-SW e há chuviscos esparsos. Temperatura atual em 18,9ºC. O Simepar aponta 8ºC para segunda e 6ºC para terça e quarta-feira.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.