Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Maio 2013


Recommended Posts

Bem que podia vir uma massa polar ao sul de 50º, do Mar de Weddel ou de Ross, com 1044 hpa e ciclone a 300 km do Rio da Prata, desta forma com o enfraquecimento do anticiclone central no Brasil e da diminuição da alta subtropical do atlântico, teriamos a condição perfeito que foi atingida em 1975 e em 1918.

Os Andes são anteparo natural que diminui a intensidade de altas polares vindas ao sul da Austrália.

 

abraços!

Link to comment
Share on other sites

Só uma dúvida que me veio na cabeça agora. Cuiabá já registrou geada?

 

1,2ºC em Cuiabá hoje é inimaginável o_o

 

Fico pensando como reagiria a população caso acontecesse novamente :laugh:

 

Se não me engano em 1955 e 1975 também chegou bem perto disso. Em 1975 geou em Brasília...

O Allef, ex-usuário do MT podia confirmar pra gente.

 

Sds.

 

Em 1975 eu estive de passagem por Brasília e não constatei geada. Mas não duvido nem um pouco que tenha acontecido. Aliás eu morava em Sampa na época e morri de raiva de estar lá durante a onda de frio, com certeza em casa fez mais frio. Mas o frio que eu peguei em BSB foi simplesmente surreal. Principalmente à noite com rajadas fortíssimas de ar gelado, com certeza abaixo de 10º C. Foi no voo de volta que eu vi aquelas fotos na Revista Manchete do Hotel das Hortênsias todo coberto de neve, em Gramado. Aí eu morri de inveja.

Link to comment
Share on other sites

Esqueçam as rodadas malucas dos sonhos de ETA e Global. A madrugada começou a carimbar um meio-caminho entre o GFS e o Europeu, com amos ETA e Global voltando a realidade. O máximo que podemos torcer é um incremento dos pesos-pesados a caminho dos do Inpe, que continuam mais fortes para o frio. Algo difícil e raro de ocorrer.

 

Permanece a pulga do Mbar pelo o potencial da baixa na Patagônia em 120h. Se será um estilingue ou um elástico de classe para jogar o anticiclone no Chaco argentino?

 

Confiando na superioridade de GFS e Europeu teremos uma onda de frio normal, com boa amplitude e a Mantiqueira sendo pega desta vez. Frio por irradiação e prevalência novamente das baixadas. Até lá tempo murrinha entre o RS e SC, esfriando no fim da semana, apenas.

 

Olho no Mbar, ali ainda reside alguma esperança para incrementar o potencial desta próxima erupção de ar frio.

Link to comment
Share on other sites

Tássio, se tem uma coisa que Gallópolis é ruim, é pra neve!

 

 

Pois é, essa é uma grande desvantagem das baixadas. Devido a altitude, são ruins para a neve!!! :bomb: :mosking:

 

Sds.

Depende, aqui na Serra do Botucaraí, há baixadas excelentes para mínimas e boas para neve.Ano passado acumulou neve granular em baixada de 700m, ao sul da Raia da Pedra.

Mas aí no Botucaraí vcs são Hors Concours, por isso nem coloquei na comparação. Estava falando de reles mortais!

Link to comment
Share on other sites

Depende, aqui na Serra do Botucaraí, há baixadas excelentes para mínimas e boas para neve.Ano passado acumulou neve granular em baixada de 700m, ao sul da Raia da Pedra.

Mas aí no Botucaraí vcs são Hors Concours, por isso nem coloquei na comparação. Estava falando de reles mortais!

 

No alto da Serra do Botucaraí o frio em altura também se concentra nas baixadas, favorecendo o acumúlo de neve e superando os topos. Ganhando status F5 na escala PHP-Fujita, cuiuda até para a neve.

Link to comment
Share on other sites

Céu nublado em Piraquara e tbm em todo o planalto leste do Paraná neste início de manhã. As chuvas q atingiram o litoral norte de SC se deslocaram para o mar e aki houve apenas uma pancada rápida durante a madrugada. Desde ontem, um ar mais kente tem avançado sobre o leste paranaense e as temperaturas já se elevaram, em comparação com os últimos dias. A máxima em Piraquara neste domingo chegou aos 20 graus. Hoje, além do céu nublado, nevoeiros. No momento, 15,6 graus.

Link to comment
Share on other sites

Minima de 8,9°C aqui com céu nublado , no momento muitas nuvens e 12,6°C

Este céu nublado, seria um bom sinal? Chuvas para as próximas hrs ou apenas nebulosidade matinal?

 

 

Nuvens baixas tipica de neblina , o sol vai sair elas vao começar a ir embora , mais a partir da tarde de hoje ja começa a chance de chuva , temos de hoje a tarde até quinta feira pra sair dessa seca , vamos torcer que caia uma boa chuva

Link to comment
Share on other sites

GFS é o pior para o frio no Sudeste. Vejo aquele mapa do site http://www.wetterzentrale.de/topkarten/fsavnsam.html

e não vejo qualquer manchinha verde (9C-6C) na temperatura em 2m sobre a região, ao longo de toda

a série de 9 dias. Se acontecer uma intercessão entre GFS e ECMWF, posso esperar por um friozinho normal no

fim de semana, e nada mais.

 

Mínima hoje de 14,5ºC.

Link to comment
Share on other sites

GFS é o pior para o frio no Sudeste. Vejo aquele mapa do site http://www.wetterzentrale.de/topkarten/fsavnsam.html

e não vejo qualquer manchinha verde (9C-6C) na temperatura em 2m sobre a região, ao longo de toda

a série de 9 dias. Se acontecer uma intercessão entre GFS e ECMWF, posso esperar por um friozinho normal no

fim de semana, e nada mais.

 

Mínima hoje de 14,5ºC.

 

 

Poisé Renan tirou o frio outra vez pra nossa tristeza , mais é isso cada rodada uma surpresa , vamos torcer que na proxima volte o frio

Link to comment
Share on other sites

Esqueçam as rodadas malucas dos sonhos de ETA e Global. A madrugada começou a carimbar um meio-caminho entre o GFS e o Europeu, com amos ETA e Global voltando a realidade. O máximo que podemos torcer é um incremento dos pesos-pesados a caminho dos do Inpe, que continuam mais fortes para o frio. Algo difícil e raro de ocorrer.

 

Permanece a pulga do Mbar pelo o potencial da baixa na Patagônia em 120h. Se será um estilingue ou um elástico de classe para jogar o anticiclone no Chaco argentino?

 

Confiando na superioridade de GFS e Europeu teremos uma onda de frio normal, com boa amplitude e a Mantiqueira sendo pega desta vez. Frio por irradiação e prevalência novamente das baixadas. Até lá tempo murrinha entre o RS e SC, esfriando no fim da semana, apenas.

 

Olho no Mbar, ali ainda reside alguma esperança para incrementar o potencial desta próxima erupção de ar frio.

 

Mesmo em um área menor e em menor quantidade, o ETA ainda aponta neve na Serra Catarinense no dia 26.

Ainda estou confiante.

Link to comment
Share on other sites

GFS 18z aumentou e MUITO o frio pra cá, dá mínima de 2,44ºC (dá usn 2ºC acima). 4,24ºC para POA...

E você acredita em 2°C em Blumenau, ainda mais no mês de maio? kkkkkkkk

Se ainda for 4°C, e olhe lá. Estes 4° podem ocorrer aqui na região metropolitana de Porto Alegre.

Estes modelos sempre erram superestimando o frio a partir do norte de SC, Paraná e região sudeste algumas vezes para cá, com exeção da campanha gaúcha.

Infelizmente muitos sonham e se iludem há vários invernos com uma paraguaia e tal, recorde de frio com mínima e máxima, média, mas não é assim.

Ainda falta muito. Ficamos atentos...

abraços.

 

Em 2007 deu 2,7ºC aqui, 40km de Blumenau, no dia 30 se não me engano... Mas foi um Maio histórico difícil de se repetir...

 

Neste maio registrei geada fraca nos arredores da Univille aqui em Joinville...

Link to comment
Share on other sites

Minima de 8,9°C aqui com céu nublado , no momento muitas nuvens e 12,6°C

Este céu nublado, seria um bom sinal? Chuvas para as próximas hrs ou apenas nebulosidade matinal?

 

 

Nuvens baixas tipica de neblina , o sol vai sair elas vao começar a ir embora , mais a partir da tarde de hoje ja começa a chance de chuva , temos de hoje a tarde até quinta feira pra sair dessa seca , vamos torcer que caia uma boa chuva

Também estou na torcida por uma chuva ampla! Aki no leste do Paraná, pouco choveu em termos de volume nos últimos 40 dias. Muitos dias nublados e frios, mas quase só chuviscos ou chuva leve. Esta semana será decisiva qto à vários acontecimentos climáticos no Sul e aí no Sudeste. Vamos acompanhando...

Link to comment
Share on other sites

Em 1975 eu estive de passagem por Brasília e não constatei geada. Mas não duvido nem um pouco que tenha acontecido. Aliás eu morava em Sampa na época e morri de raiva de estar lá durante a onda de frio, com certeza em casa fez mais frio. Mas o frio que eu peguei em BSB foi simplesmente surreal. Principalmente à noite com rajadas fortíssimas de ar gelado, com certeza abaixo de 10º C. Foi no voo de volta que eu vi aquelas fotos na Revista Manchete do Hotel das Hortênsias todo coberto de neve, em Gramado. Aí eu morri de inveja.

 

Todas as capitais do Centro Oeste já registraram geadas. Aqui em Goiânia o último registro foi em 2000, próximo ao aeroporto, no Setor Jaó, onde temos a área mais fria da capital, uma baixada. A mínima em Goiânia é de 1ºC. Em 75, fez 2,8ºC.

Se vocês observarem, até a década de 80, Goiânia sempre registrava pelo menos 5/6ºC, mudando completamente a partir da década de 90, onde tivemos frio forte apenas em 94, 96 e 00.

Uma hora o clima de antigamente retorna. Espero que esse ano.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Em 1975 eu estive de passagem por Brasília e não constatei geada. Mas não duvido nem um pouco que tenha acontecido. Aliás eu morava em Sampa na época e morri de raiva de estar lá durante a onda de frio, com certeza em casa fez mais frio. Mas o frio que eu peguei em BSB foi simplesmente surreal. Principalmente à noite com rajadas fortíssimas de ar gelado, com certeza abaixo de 10º C. Foi no voo de volta que eu vi aquelas fotos na Revista Manchete do Hotel das Hortênsias todo coberto de neve, em Gramado. Aí eu morri de inveja.

 

Todas as capitais do Centro Oeste já registraram geadas. Aqui em Goiânia o último registro foi em 2000, próximo ao aeroporto, no Setor Jaó, onde temos a área mais fria da capital, uma baixada. A mínima em Goiânia é de 1ºC. Em 75, fez 2,8ºC.

Se vocês observarem, até a década de 80, Goiânia sempre registrava pelo menos 5/6ºC, mudando completamente a partir da década de 90, onde tivemos frio forte apenas em 94, 96 e 00.

Uma hora o clima de antigamente retorna. Espero que esse ano.

Abraços

Em Goiânia, 2,8 e em Brasília 3,4 em 18julho/1.975. Com geada em ambas! A máxima para Brasília nakele dia, foi agual a do RJ, com apenas 17 graus. No dia seguinte, a mínima da capital federal bateu nos 6 graus.

Link to comment
Share on other sites

Em 1975 eu estive de passagem por Brasília e não constatei geada. Mas não duvido nem um pouco que tenha acontecido. Aliás eu morava em Sampa na época e morri de raiva de estar lá durante a onda de frio, com certeza em casa fez mais frio. Mas o frio que eu peguei em BSB foi simplesmente surreal. Principalmente à noite com rajadas fortíssimas de ar gelado, com certeza abaixo de 10º C. Foi no voo de volta que eu vi aquelas fotos na Revista Manchete do Hotel das Hortênsias todo coberto de neve, em Gramado. Aí eu morri de inveja.

 

Todas as capitais do Centro Oeste já registraram geadas. Aqui em Goiânia o último registro foi em 2000, próximo ao aeroporto, no Setor Jaó, onde temos a área mais fria da capital, uma baixada. A mínima em Goiânia é de 1ºC. Em 75, fez 2,8ºC.

Se vocês observarem, até a década de 80, Goiânia sempre registrava pelo menos 5/6ºC, mudando completamente a partir da década de 90, onde tivemos frio forte apenas em 94, 96 e 00.

Uma hora o clima de antigamente retorna. Espero que esse ano.

Abraços

Em Goiânia, 2,8 e em Brasília 3,4 em 18julho/1.975. Com geada em ambas! A máxima para Brasília nakele dia, foi agual a do RJ, com apenas 17 graus. No dia seguinte, a mínima da capital federal bateu nos 6 graus.

Link to comment
Share on other sites

Esta condição apresentada por alguns modelos, pelo histórico, trouxeram condições de nevada para serras RS, SC e região Palmas-PR. A intensidade do frio projetada é forte para o mês de Maio e o nível de 0/2ºC a 850hpa deve alcançar latitudes abaixo de 27ºS e 5ºC a 850 para lat. abaixo de 25ºS. trazendo temperaturas baixas para boa parte do centro sul. Sensação térmica será baixa, devido ao vento constante que estará presente neste sistema.

Temos uma projeção já assinalada a dias, e vem tomando corpo, na qual, uma baixa potente se forma na patagônia e avança litoral a dentro com potencialização de val. <960hpa. e outra baixa BT na região do pacífico sul sustenta um corredor polar, assim potencializando a entrada de pulsos polares pela patagônia. Quando isso ocorre, há o deslocamento de massas polares em questão de 48/56h de 60/70ºS para 30/25ºS. Também o deslocamento identificado do jato facilitará a entrada de MPs intercaladas.

Teremos um final de maio e inicio de Junho interessantes para os amantes do frio, 26/27 de maio com condição de neve acima de 800/1000m e 27/30 geada generalizada RS e SC e parcial no PR.

Link to comment
Share on other sites

Esta condição apresentada por alguns modelos, pelo histórico, trouxeram condições de nevada para serras RS, SC e região Palmas-PR. A intensidade do frio projetada é forte para o mês de Maio e o nível de 0/2ºC a 850hpa deve alcançar latitudes abaixo de 27ºS e 5ºC a 850 para lat. abaixo de 25ºS. trazendo temperaturas baixas para boa parte do centro sul. Sensação térmica será baixa, devido ao vento constante que estará presente neste sistema.

Temos uma projeção já assinalada a dias, e vem tomando corpo, na qual, uma baixa potente se forma na patagônia e avança litoral a dentro com potencialização de val. <960hpa. e outra baixa BT na região do pacífico sul sustenta um corredor polar, assim potencializando a entrada de pulsos polares pela patagônia. Quando isso ocorre, há o deslocamento de massas polares em questão de 48/56h de 60/70ºS para 30/25ºS. Também o deslocamento identificado do jato facilitará a entrada de MPs intercaladas.

Teremos um final de maio e inicio de Junho interessantes para os amantes do frio, 26/27 de maio com condição de neve acima de 800/1000m e 27/30 geada generalizada RS e SC e parcial no PR.

 

Seria interessante uma alta polar de 1044 vinda da Patagonia, acompanhada de ciclone extratropical ao largo da foz do Rio da Prata. Historicamente, quando há o deslocamento do jato para Norte, no enfraquecimento do anticiclone central, o frio consegue invadir de forma mais generalizada o sul, Sudeste, Centro Oeste e partes do Norte. O problema é quando o Jato polar não se desloca pra cima, o que causa bloqueio principalmente ao sul do estado de SP. Pena que ao final deste mês de Maio a alta polar não será superior a 1021 hpa ao entrar no Paraná, alta para Maio, basta olhar o que o GFS aponta nas ultimas saídas. O corredor polar será aberto a partir desta próxima frente fria!

Link to comment
Share on other sites

Em 1975 eu estive de passagem por Brasília e não constatei geada. Mas não duvido nem um pouco que tenha acontecido. Aliás eu morava em Sampa na época e morri de raiva de estar lá durante a onda de frio, com certeza em casa fez mais frio. Mas o frio que eu peguei em BSB foi simplesmente surreal. Principalmente à noite com rajadas fortíssimas de ar gelado, com certeza abaixo de 10º C. Foi no voo de volta que eu vi aquelas fotos na Revista Manchete do Hotel das Hortênsias todo coberto de neve, em Gramado. Aí eu morri de inveja.

 

Todas as capitais do Centro Oeste já registraram geadas. Aqui em Goiânia o último registro foi em 2000, próximo ao aeroporto, no Setor Jaó, onde temos a área mais fria da capital, uma baixada. A mínima em Goiânia é de 1ºC. Em 75, fez 2,8ºC.

Se vocês observarem, até a década de 80, Goiânia sempre registrava pelo menos 5/6ºC, mudando completamente a partir da década de 90, onde tivemos frio forte apenas em 94, 96 e 00.

Uma hora o clima de antigamente retorna. Espero que esse ano.

Abraços

Em Goiânia, 2,8 e em Brasília 3,4 em 18julho/1.975. Com geada em ambas! A máxima para Brasília nakele dia, foi agual a do RJ, com apenas 17 graus. No dia seguinte, a mínima da capital federal bateu nos 6 graus.

 

Obrigado pelo resgate de dados, Carlos Campos!

 

Aliás, eu abri um tópico de vídeos sobre as consequências dessa MP mastodôntica de 1975 para a cafeicultura do estado do Paraná:

 

viewtopic.php?f=12&p=369175#p369175

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Esta condição apresentada por alguns modelos, pelo histórico, trouxeram condições de nevada para serras RS, SC e região Palmas-PR. A intensidade do frio projetada é forte para o mês de Maio e o nível de 0/2ºC a 850hpa deve alcançar latitudes abaixo de 27ºS e 5ºC a 850 para lat. abaixo de 25ºS. trazendo temperaturas baixas para boa parte do centro sul. Sensação térmica será baixa, devido ao vento constante que estará presente neste sistema.

Temos uma projeção já assinalada a dias, e vem tomando corpo, na qual, uma baixa potente se forma na patagônia e avança litoral a dentro com potencialização de val. <960hpa. e outra baixa BT na região do pacífico sul sustenta um corredor polar, assim potencializando a entrada de pulsos polares pela patagônia. Quando isso ocorre, há o deslocamento de massas polares em questão de 48/56h de 60/70ºS para 30/25ºS. Também o deslocamento identificado do jato facilitará a entrada de MPs intercaladas.

Teremos um final de maio e inicio de Junho interessantes para os amantes do frio, 26/27 de maio com condição de neve acima de 800/1000m e 27/30 geada generalizada RS e SC e parcial no PR.

 

Seria interessante uma alta polar de 1044 vinda da Patagonia, acompanhada de ciclone extratropical ao largo da foz do Rio da Prata. Historicamente, quando há o deslocamento do jato para Norte, no enfraquecimento do anticiclone central, o frio consegue invadir de forma mais generalizada o sul, Sudeste, Centro Oeste e partes do Norte. O problema é quando o Jato polar não se desloca pra cima, o que causa bloqueio principalmente ao sul do estado de SP. Pena que ao final deste mês de Maio a alta polar não será superior a 1021 hpa ao entrar no Paraná, alta para Maio, basta olhar o que o GFS aponta nas ultimas saídas. O corredor polar será aberto a partir desta próxima frente fria!

 

Não acredito em neve nesta MP. Ela é de pouca intensidade. Haverá umidade na costa. Mas, o principal é um cavado e temperatura baixa em altitude. Até teremos, esta temperatura, mas, faltará impulso suficiente para gerar neve. Ainda estamos "aquecidos".

Link to comment
Share on other sites

A SOMAR, cujas previsões não são grande coisa, prevê mínima de 2ºC e máxima de 14ºC no próximo domingo (dia 26),

para Caxias do Sul, com geada. Geralmente ela subestima um pouco, especialmente para as máximas.

Acredito em uma MP forte, porém não excepcional, para esse fim de maio, talvez de intensidade se melhante

à última que passou, porém com maior abrangência.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A SOMAR, cujas previsões não são grande coisa, prevê mínima de 2ºC e máxima de 14ºC no próximo domingo (dia 26),

para Caxias do Sul, com geada. Geralmente ela subestima um pouco, especialmente para as máximas.

Acredito em uma MP forte, porém não excepcional, para esse fim de maio, talvez de intensidade se melhante

à última que passou, porém com maior abrangência.

Concordo!

Espero q ambos estejamos errados!

Hahaha

Link to comment
Share on other sites

Esperando pelos desdobramentos dessa próxima FF.........menos otimista do que na semana passada. :hang1:

 

Enquanto isso, depois da chuvinha que caiu por volta das 7:30, temos céu azul e sol com 22,4°C.

 

 

pelo que vi ontem parece que vem uma chuva boa Segio e um friozinho na tarde de quarta e quinta , agora o friozao mesmo do fim/começo de semana ta instavel ainda , mais to apostando em uma chuvinha boa

Link to comment
Share on other sites

nte

O corredor polar será aberto após a próxima frente fria? Não tenho tanta certeza assim, visto

que a AAO continua em alta, firme e forte segurando o jato "lá embaixo":

 

aao.obs.gif

Renan

perfeito!

no entanto, temperatura dos não está alta. Mesmo o AAO tendo estado alto temos tido temp baixas no sul. Ou seja, 15 dias após sua queda, normalmente, temos um frio forte como consequencia. Poderemos ter frio forte, caso ele despenque. Por isso que a dinânima deste ano está diferente dos outros. O que poderá favocerecer eventos extremos de frio. Vamos esperar que haja este resfriamento no final de maio início de junho.

Link to comment
Share on other sites

nte
O corredor polar será aberto após a próxima frente fria? Não tenho tanta certeza assim' date=' visto

que a AAO continua em alta, firme e forte segurando o jato "lá embaixo":

 

[img']http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/precip/CWlink/daily_ao_index/aao/aao.obs.gif[/img]

Renan

perfeito!

no entanto, temperatura dos não está alta. Mesmo o AAO tendo estado alto temos tido temp baixas no sul. Ou seja, 15 dias após sua queda, normalmente, temos um frio forte como consequencia. Poderemos ter frio forte, caso ele despenque. Por isso que a dinânima deste ano está diferente dos outros. O que poderá favocerecer eventos extremos de frio. Vamos esperar que haja este resfriamento no final de maio início de junho.

 

o texto foi comido: no entanto, a temperatura dos ocenanos não está alta. ...

 

interessante tomar o AAO de anos anteriores e a consequencia imediata dos eventos. Não tenho tempo de fazer isto agora. Mas, poderíamos traçar um paralelo sobre isto. Posso estar enganado.Mas, a dinâmica é: evento de queda do AAO-----15 dias depois, resfriamento forte. Quanto a manter-se elevado, acredito que a consequencia é a neutralidade ou o "marasmo". E temos tido frio, mesmo com o índice estando positivo.

Link to comment
Share on other sites

Pelo menos me parece que a AAO, apesar de ainda em fase positiva, está aos poucos numa tragetória rumo

a uma fase neutra ou ligeiramente negativa. Torçamos para isso. Pode ser que ela só entre nessa fase no final

de junho, o que seria até uma boa, não adianta ficar negativa muito antes, para depois retornar à fase

positiva bem no começo do inverno, avacalhando de vez a melhor fase do ano para recebermos MPs.

Sobre a chuva, ontem choveu mais de 40 mm aqui em Caxias do Sul, e a amplitude térmica foi bastante pequena,

ficando a temperatura entre uma mínima de aproximadamente 13ºC e uma máxima de 16ºC.

As pessoas aqui no BAZ costumam reclamar quando isso ocorre, mas gostaria de fazer uma observação.

Nas nossas latitudes, mesmo no RS, o frio de forte intensidade sempre será entrecortado por dias amenos

ou mesmo quentes. Um inverno com temperaturas constantemente abaixo de 10ºC ocorre apenas

em grandes altitudes ou em latitudes acima de 40º.

A grande diferença que tenho sentido nos últimos 15 anos, não se dá apenas nos extremos, mas também

na maior incidência de veranicos.

Por mais fortes que sejam os extremos, longos veranicos minam a sensação de estação "fria". Um exemplo

foi 1994; apesar das MPs históricas, os veranicos foram tão estupidamente longos e quentes naquele ano,

que não houve uma verdadeira estação fria, mas sim fortíssimas "friangens" como trégua no calorão.

Assim, esses dias monótonos, instáveis, porém com temperaturas "comportadas" é que, aliado às

MPs mais fortes, é que garantem sensação verdadeira de inverno nas nossas latitudes.

Não deveríamos reclamar de dias assim, prefiro dez dias de instabilidade e pouca amplitude térmica

do que dez dias de tempo seco e tardes tórridas, ainda que as mínimas sejam menores!

Na realidade eu DETESTO veranicos!

Link to comment
Share on other sites

O corredor polar será aberto após a próxima frente fria? Não tenho tanta certeza assim, visto

que a AAO continua em alta, firme e forte segurando o jato "lá embaixo":

 

aao.obs.gif

 

 

Renan, a chuva que deve começar a cair no Sudeste é devido a haver a diminuição do anticiclone que atua no Brasil Central e respectivo deslocamento de seu centro (do anticiclone, não do jato subtropical) para o Norte, isto é uma coisa gradativa. A oscilação positiva indicaria que ainda não há força para empurrar o jato subtropical e o anticiclone associado ao centro do Brasil, mas com o enfraquecimento do anticiclone, a energia potencial das frentes tem mais poder pra empurrar o jato subtropical. Ao olhar a própria oscilação, sua tendencia é de queda para os próximos dias e níveis positivos cada vez menores na sua oscilação natural.

 

Se olharmos o futuro, vemos que a partir da próxima frente fria, haverá uma outra na sequencia (força não definida), "empurrando" o jato subtropical mais a norte. Interessante notar que as próximas massas polares já estarão vindo mais ao sul, subindo a Patagonia e já começando a atingir as menores altitudes do sul dos Andes.

 

As 18 horas de amanhã o jato subtropical está posicionado sobre o Norte do RS, sul do PR e SC. No dia 27/05 as 3 da madrugada, o jato já estará posicionado sobre o Norte do Paraná, SP e Sul de Minas, portanto a frente fria terá potencial para ajudar a empurrar o jato mais a norte, engatando outra frente fria já na virada do mês. Dia 28 o novo pulso polar pode trazer isoterma de 0 grau em 1000 metros sobre o estado do PR, coisa que não ocorreu ainda este ano. Dia 01, novo pulso polar deverá fazer o caminho clássico do mar de Weddel e subir a patagonia atacando diretamente o sul. O caminho das frentes até agora tem sido o que veio do sul da Austrália, que atingem diretamente as maiores altitudes dos Andes, e o caminho das frentes polares de Ross e de Weddel não. E essa mudança ocorre na virada do mês.

 

Entendo isso uma coisa que ainda gera discussão, mas o desenho dos movimentos de massas de ar está apontando para a clássica abertura polar já a partir do dia 25.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pelo menos me parece que a AAO, apesar de ainda em fase positiva, está aos poucos numa tragetória rumo

a uma fase neutra ou ligeiramente negativa. Torçamos para isso. Pode ser que ela só entre nessa fase no final

de junho, o que seria até uma boa, não adianta ficar negativa muito antes, para depois retornar à fase

positiva bem no começo do inverno, avacalhando de vez a melhor fase do ano para recebermos MPs......

..............................

MPs mais fortes, é que garantem sensação verdadeira de inverno nas nossas latitudes.

Não deveríamos reclamar de dias assimprefiro dez dias de instabilidade e pouca amplitude térmica

do que dez dias de tempo seco e tardes tórridas, ainda que as mínimas sejam menores!

Na realidade eu DETESTO veranicos!

Concordo. veranicos são desagradáveis. No entanto, eles é que dão combustível para eventos extremos, infelizmente.

Um inverno "ameno", normalmente, é uma inverno - refiro-me em nossa latitude -de marasmos.

Quanto à AAO, vou ver se faço paralelos entre seu comportamento e outros índices importante. Acho que neste ano estamos tendo ele positivo e frio vindo, de qualquer forma. Pode ser um indicativo bom. Se ele negativar profundamente em 10 de junho, é melhor.

Link to comment
Share on other sites

DIscussão em alto nível, Artur! Assim que eu gosto. :ok:

 

Concordo com o que você disse, apenas ressalvando que o jato a que você se refere não é

o polar, mas sim o subtropical. Ele é o responsável pelos bloqueios quando o ar frio não influencia

de maneira significativa nossa região.

 

O jato polar, aliás, só alcança o RS nas MPs mais fortes.

Link to comment
Share on other sites

DIscussão em alto nível, Artur! Assim que eu gosto. :ok:

 

Concordo com o que você disse, apenas ressalvando que o jato a que você se refere não é

o polar, mas sim o subtropical. Ele é o responsável pelos bloqueios quando o ar frio não influencia

de maneira significativa nossa região.

 

O jato polar, aliás, só alcança o RS nas MPs mais fortes.

 

 

ops já corrigi no meu texto para jato subtropical, tem razão! :good2: :good2: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Pelo menos me parece que a AAO, apesar de ainda em fase positiva, está aos poucos numa tragetória rumo

a uma fase neutra ou ligeiramente negativa. Torçamos para isso. Pode ser que ela só entre nessa fase no final

de junho, o que seria até uma boa, não adianta ficar negativa muito antes, para depois retornar à fase

positiva bem no começo do inverno, avacalhando de vez a melhor fase do ano para recebermos MPs.

Sobre a chuva, ontem choveu mais de 40 mm aqui em Caxias do Sul, e a amplitude térmica foi bastante pequena,

ficando a temperatura entre uma mínima de aproximadamente 13ºC e uma máxima de 16ºC.

As pessoas aqui no BAZ costumam reclamar quando isso ocorre, mas gostaria de fazer uma observação.

Nas nossas latitudes, mesmo no RS, o frio de forte intensidade sempre será entrecortado por dias amenos

ou mesmo quentes. Um inverno com temperaturas constantemente abaixo de 10ºC ocorre apenas

em grandes altitudes ou em latitudes acima de 40º.

A grande diferença que tenho sentido nos últimos 15 anos, não se dá apenas nos extremos, mas também

na maior incidência de veranicos.

Por mais fortes que sejam os extremos, longos veranicos minam a sensação de estação "fria". Um exemplo

foi 1994; apesar das MPs históricas, os veranicos foram tão estupidamente longos e quentes naquele ano,

que não houve uma verdadeira estação fria, mas sim fortíssimas "friangens" como trégua no calorão.

Assim, esses dias monótonos, instáveis, porém com temperaturas "comportadas" é que, aliado às

MPs mais fortes, é que garantem sensação verdadeira de inverno nas nossas latitudes.

Não deveríamos reclamar de dias assim, prefiro dez dias de instabilidade e pouca amplitude térmica

do que dez dias de tempo seco e tardes tórridas, ainda que as mínimas sejam menores!

Na realidade eu DETESTO veranicos!

Meu caro Michel, tbm DETESTO esses veranicos! Temos muitos dias de céu nublado e cinzento com baixa amplitude térmica, no planalto curitibano, como tbm ocorre aí em Caxias! Temos este privilégio ainda.

Existe um imenso contraste climático na Região Sul, e ficamos com a melhor parte! Afinal, os dias realmente tórridos no Sul, não chegam realmente a "torrar" , nas partes elevadas do LESTE!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.