Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Maio 2013


Recommended Posts

Mínima de 5,5ºC em Itapevi na manhã de hoje, com céu aberto. Um grau a mais comparado com a manhã de ontem. Se isso é uma pré-frontal... :mosking:

 

No momento estou em Mogi... saí de casa por volta das 09hs com uma temperatura de 9,5ºC. Enquanto a região oeste da RMSP tem céu aberto, por aqui as nuvens comandam. Temperatura de 17,7ºC no Aruã (local mais próximo daqui):

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISPMOGID3

Link to comment
Share on other sites

Pode até faltar mais empreendedores (porque alguns bravos você encontra, por exemplo, em Urubici - das pousadas às agências de turismo), mas o descaso do poder público (estadual e federal) com a região serrana catarinense é inadmissível.

 

Li que está em reforma (ainda não passei por lá este ano), mas a SC-430 no trecho 282 - Urubici (Serra do Panelão) é (era) algo ridículo. Não existe outro adjetivo: ridículo. A serra do Corvo Branco é ridícula. A serra do Rio do Rastro há muito tempo atingiu o seu limite. Está perigosa (pelo intenso fluxo) e precária (manutenção e segurança nas encostas). O Parque Nacional São Joaquim, em que pese o "empreendedorismo" de seu atual chefe, é algo inadmissivelmente ridículo em termos de turismo. O que é a estrada de acesso e o mirante da Pedra Furada? A estrada pode ser fechada se o comandante do Cindacta assim quiser. É ele (um sujeito) quem manda no portão. A estrada que liga Urubici a Rio Rufino é de terra! Alguém já utilizou a rodoviária de Urubici?

 

Acho pouco provável que no médio e no longo prazo alguém invista mais pesadamente na região. É muito arriscado. Negócios têm fechado em Urubici (que em que pese não possuir as "maiores mínimas", supera bem as demais cidades em atrativos naturais). O turismo na região deixa MUITO a desejar. É preciso investimento estatal, é preciso que o desenvolvimento turístico ecologicamente sustentável da região tenha a batuta firme do poder público, até porque prefiro o isolamento de hoje a alguns possíveis futuros "empreendedores", como um grupo que queria fazer um condomínio de luxo na borda da serra (região do Rio do Rastro).

 

De todo modo a Serra tem potencial. Passo o Corpus Christi lá, acampado e com barraca, curtindo se tudo der certo boas mínimas. Mas não é esse o perfil do turista que desenvolverá a região. O perfil básico de turista ainda se assusta muito com o que (não) encontra no eixo gelado da Serra Catarinense.

 

Abraços,

 

Mioto.

 

 

 

Seria esse "empreendorismo" relacionado com colonizacao?

E' so comparar a regiao de Lages-S.Joaqim-Ausentes-Cambara(colonizacao portuguesa) com Caxias-Bento-Gramado(italiana/alema)....

 

E a Bela e Santa Catarina ganhando cada vez mais espaço!

Se foi o tempo que o RS era a referencia de frio no Brasil.

Agora eh uma questão de tempo para que a cultura do frio incremente o turismo na região de Urupema, Sao Joaquim, Urubici, etc...

 

A serra gaúcha e o frio já é um fato consolidado, um turismo exemplar e uma organização impar.

 

Aqui a serra agoniza. Vivendo de manchetes de mínimas baixas, mas nenhuma estrutura que qualquer local com pretensões turísticas mínimas que se preze. Apenas alguns bravos e raros empreendedores mantém a chama acesa. Como o caso do Ivan Cascaes do Rio do Rastro Eco Resort, um primor de hotel boutique.

 

Para você ter uma idéia, no Bom Dia SC a pouco, depois da manchete e do link ao vivo de Urupema, a RBS fez uma reportagem mostrando a precariedade e os potenciais da serra, entrevistando o grande e lutador prefeito de Urupema, Amarildo Gaio. Depois ainda teve entrevista/debate ao vivo com o Sec. de Estado de Turismo e o presidente da ABIH/SC. Tema? Como desenvolver a precária estrutura turística da serra catarinense.

 

O foco da RBS era o governo. Foco errado, o problema é a escassez de empreendedores. O que há de sobra na serra gaúcha.

Link to comment
Share on other sites

Fantástico!! Deveriam mudar o nome de Água Doce para Gelo Doce. Faz mais sentido!!

 

Por aqui uma bela mínima: 7,8°. Agora faz 9,8° com 81%. Iremos a perto dos 20°.

 

Bom que ainda é início de maio.

 

Mesmo valor que minha estação na zona sul de Joinville.

 

Por falar nisto, tirando s -1,0ºC na Serra Dona Francisca, o município de Joinville registrou:

 

Jativoca: 3,8ºC

CEASA: 5,1ºC

Estrada do Sul (depois que o vento parou a temperatura desabou): 5,4ºC

Interessante que bateu 8,1° no INMET de Floripa. O litoral de SC e áreas próximas teve mínimas muito boas. O frio foi homogêneo no RS e em SC. Nessas situações, todo o E do RS e SC ficam nivelados, com valores próximos.

 

Agora faz 18,6° com 51% e venta de ONO a 15,6 km/h. Sol fraco devido aos cirrus ralos. Bem um dia invernal, mas nada excepcional!

 

Abraços invernais!

Link to comment
Share on other sites

tive 7.7 °C. o frio grosso subiu. Vejam que Bagé teve mínima tímida.

É vero. Reparei nisso. Pelo menos foi um frio bem democrático para o Sul. Muito bom o dado de Torres, com 5,0°!!!!

 

RIO GRANDE DO SUL

 

TABELÃO 91 ESTAÇÕES - MÍNIMAS DE HOJE:

 

Porto Alegre (Salgado Filho): 05,0

Porto Alegre (Inmet/Conv): 07,1

Porto Alegre (Inmet/Aut): 07,2

Porto Alegre (PWS - Passo da Areia): 07,9

Porto Alegre (RBS): 09,0

Completando:

 

Lami (Metroclima): 5,1°

Lomba do Pinheiro (Metroclima): 5,6°

Chácara das Pedras (eu): 7,8°.

 

No aero deu 5,9°, segundo a MetSul.

 

O S e o O do RS ficaram devendo um pouco. Mas é só início de maio... :mosking:

 

Ainda 18,6° e 49%. P.o. de 7,6°.

 

Abraços duplos!

 

p.s.: tive que mexer nessa mensagem e corrigir dois dados.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

[MODERADO]

 

Alexandre Aguiar..seu post's será avaliado pela equipe de moderação pois contrariam as regras do site.

 

Se tiver insatisfeito com algo da parte ADM deste espaço , por favor mande uma MP para a Equip de ADM/MOD.

 

Att Equip Moderação

 

Minha mensagem não tinha nenhum conteúdo ofensivo, mas quem moderou sinta-se ofendido. Não está capacitado pra moderação.

 

Desrespeitar o fundador do site, pode, né...Vão catar coquinho, como diz o Ronaldo.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Vixe,.....tô fora....vou de TempoGV.....calma....me incluam fora dessa.

+++++++++++++++

 

Sobre Graupel, vai ser útil

 

Neve Pedrisca

Pequenas (2-5 mm) bolas de neve de forma irregular, precipitadas aproximadamente a 0◦C.

Sinônimo: Pelotas de neve

In. Pellet snow Al. Schneekörner Es. Graupel Fr. Grésil

 

O link para o glossário glacial está no tópico Paleoclimatologia

 

posting.php?mode=reply&f=101&t=14925

Link to comment
Share on other sites

Sobre Graupel, vai ser útil

 

Neve Pedrisca

 

snowtypes4.jpg

 

Transição do floco para grão na parcela quente (mistura-se à gota de chuva).

 

image008.jpg

 

Vi pancadas enormes de graupel na Islândia em 2011.

 

Locutor da Rádio Imperial de Nova Petropolis disse pro Nachtigall hoje de manhã, fora do ar, que pelotas de gelo ontem batiam no para-brisas do carro e se desmanchavam. Granizo quica e não se desmancha no vidro. Nachtigall disse que o tal loctor, que morou na Alemanha, em sotaque alemão (rádio só toca música de bandinha alemã), afirmou pra ele que era graupel. Sou forçado a concordar.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A minima do Marcilac foi alterada pelo INPE para 03,0 graus (ontem)....hoje ficou com 07,0 graus....Incrivel isso não sair na mídia e lugar algum...pois estamos falando da cidade de São Paulo..

 

Esta informação você pegou lá no site do SINDA, Carlão? Porque estas mínimas foram no PESM Curucutu, ontem 3 graus e hoje 7 graus.

 

Quanto chegou ai no Riacho Grande? Aqui tive 11,4 graus

 

abraços!

Link to comment
Share on other sites

Desculpem-me por "colocar lenha na fogueira", mas dentro de um tratamento respeitoso, o debate está interessante.

 

Se entendi bem o que se passou ontem é que pela observação (fotos e relatos) tivemos graupel no RS e em SC, mas a temperatura que tínhamos no momento, segundo a literatura, não permitia falar em graupel, é isso?

Link to comment
Share on other sites

Se entendi bem o que se passou ontem é que pela observação (fotos e relatos) tivemos graupel no RS e em SC, mas a temperatura que tínhamos no momento, segundo a literatura, não permitia falar em graupel, é isso?

 

Mioto, é que tem uma turminha aqui que acha que sabe muito e nunca pesquisou porcaria nenhuma nem se interessou em pesquisar (e não estou falando do Mafili que é o rei da cientificidade e ao mesmo tempo da provocação pro bem e pro mal). Vão LER !!!! Já tem um começo de leitura aqui sobre algo publicado só duas semanas atrás:

 

http://romanian.wunderground.com/blog/24hourprof/comment.html?entrynum=44

Link to comment
Share on other sites

Alexandre, adicionei as imagens no glossário glacial,

viewtopic.php?f=101&t=14925

 

For starters, the lapse rate in this layer is close to dry adiabatic. What is the dry adiabatic lapse rate? When an air parcel rises, it expands as it moves into an environment with lower pressure (pressure decreases with increasing altitude). But this expansion comes at a cost. Indeed, air molecules inside the air parcel must expend energy to in order to force the rising parcel to expand. This decrease in kinetic energy by the hard-working air molecules inside the expanding air parcel causes the parcel's temperature to decrease. As long as there isn't any net condensation of water vapor, this decrease in the parcel's temperature is 9.8 degrees Celsius per kilometer of ascent, the dry adiabatic lapse rate.

 

No so far, falar em lapse rate poderia magoar alguns.

 

Após o relato de granizo, aconteceu a mensagem abaixo, os topos esfriando "muito mais rápido" essa era a impressão olhando os dados apressadamente.

 

 

Interessante,

 

Um aquecimento adiabático agora na estação de baixada em Ausentes.

 

Certamente isso confirma o que diz o Caio.

 

Pressões interessantes.

 

Talvez e apenas talvez no momento poderemos ter pingos interessantes.

 

Ao contrário dos anteriores nada interessante.

Link to comment
Share on other sites

Alguns detalhes para o graupel observado em tempos interessante e recentes na Islândia.

 

 

 

The critical ambient temperature, which seems to have turned on and off the observed

lightning activity in the 2010 Eyjafjallajökull volcanic plume, is the same as the temperature

level between the top positive charge and lower negative charge in ordinary thunderclouds.

Therefore, Arason et al. (2011a) concluded that the larger whole-plume lightning recorded

by long-range networks is likely to be graupel generated, analogous to the charge generation

in meteorological thunderstorms.

 

http://www.vedur.is/media/ICAOreport_web_lr.pdf

Link to comment
Share on other sites

Não entendo porque até agora ninguém mencionou o Morro da Igreja, pois o que aconteceu lá esta madrugada é a chave para entender a brusca queda de temperatura nas baixadas do sul, o ar ficou extremamente seco em altura por horas seguidas com ponto de orvalho abaixo de -20ºC e mínimo de -28ºC.

 

Ainda não foi registrada mínima negativa no MI em 2013, isto é uma prova de que até agora não tivemos qualquer frio em altura significativo no Brasil, para lugares como Urupema (e muitos outros com alguma drenagem de ar frio, até na baixada litorânea) secura em altura é mais importante que frio em altura para as mínimas.

 

 

Em São Paulo parece que a próxima madrugada vai trazer a primeira mínima sub-10ºC do ano para Interlagos (onde a mínima costuma ser um pouco menor do que em Santo Amaro CGE) e talvez para o Mirante, já estava mais do que na hora.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Quando alguém adota postura tendenciosa cai no conceito,e tu Alexandre Aguiar qual é a tua?

Cara tu é prevalecido, coloca numa lista de mínimas, o topinho de Soledade e a baixada de Canela, Farroupilha, vai te catar. :punish: :punish: :punish: :punish:

Atitude da Metsul colabora para desinformar os leitores,e passar a falsa imagem de que lá é mais frio.

 

Essa discussão tem prazo de vencimento esgotado há anos. Nem vou discutir, amigo PHP. Não vou mandar tu te catar porque gosto de ti como pessoa e sei que tu te perde quando entra nessas de mais fria, menos fria.

Link to comment
Share on other sites

Quando alguém adota postura tendenciosa cai no conceito,e tu Alexandre Aguiar qual é a tua?

Cara tu é prevalecido, coloca numa lista de mínimas, o topinho de Soledade e a baixada de Canela, Farroupilha, vai te catar. :punish: :punish: :punish: :punish:

Atitude da Metsul colabora para desinformar os leitores,e passar a falsa imagem de que lá é mais frio.

 

Essa discussão tem prazo de vencimento esgotado há anos. Nem vou discutir, amigo PHP. Não vou mandar tu te catar porque gosto de ti como pessoa e sei que tu te perde quando entra nessas de mais fria, menos fria.

Não é por te querer bem que vou engolir tu botar um topo contra baixadas, sem ao menos citar isto, isto é injusto cara, e tu sabe que deu de -2º a -4º aqui hoje nas baixadas.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, gostaria de informar que ocorreram geadas no Parque hoje pela manhã. A temperatura mínima hoje foi de 1,7 contra 0,9 de ontem.

 

Juvenal

 

 

Juvenal tive 0,5°C hoje em casa , e a geada foi fraca , deve ter dado qualque ventinho na hora da minima ...

 

Agora tenho 19°C secou bem 38% , ancioso para a hora que o sol for embora

Link to comment
Share on other sites

Mensagem criticando a moderação não pode ? É apagada sumariamente ?

 

Critique, mas ordeiramente.

 

Alexandre, o site está andando perfeitamente, e vc veio aqui pondo lenha na fogueira. O Luiz deixou a posição dele aqui e todos aceitaram normalmente. Aqueles que discordaram, assim fizeram. Tudo de forma cordial. Não foi isso que vc fez.

 

Não foi eu quem moderou a tua mensagem, mas apoiei o que fizeram depois de ter visto o que vc escreveu e da forma como foi escrito.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.