Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Maio 2013


Recommended Posts

E viva o deserto!

 

Depois de uma tarde ensolarada de céu azul sem nenhuma nuvemzinha no céu, umidade de 30%, agora às 10 da noite já caiu para 19 graus no aeroporto de Rio Branco. Amanhã provavelmente teremos novos recordes de temperatura mínima neste ano até o momento em todo Acre. Epitaciolândia já faz 18,1ºC no Inmet.

 

Lembrete: Já fazem 10 dias que nao chove por aqui!!!

Link to comment
Share on other sites

E viva o deserto!

 

Depois de uma tarde ensolarada de céu azul sem nenhuma nuvemzinha no céu, umidade de 30%, agora às 10 da noite já caiu para 19 graus no aeroporto de Rio Branco. Amanhã provavelmente teremos novos recordes de temperatura mínima neste ano até o momento em todo Acre. Epitaciolândia já faz 18,1ºC no Inmet.

 

Lembrete: Já fazem 10 dias que nao chove por aqui!!!

 

10 dias sem chuva nesta época é raro, né?

Mas Rio Branco possui estações mais secas, certo? É diferente do clima

equatorial de Manaus.

Link to comment
Share on other sites

10 dias sem chuva nesta época é raro, né?

Mas Rio Branco possui estações mais secas, certo? É diferente do clima

equatorial de Manaus.

 

Exato Renan, segunda quinzena de abril já costuma chover um pouco menos, mas nesse ano simplesmente parou de chover completamente desde o dia 14, sem contar que as chuvas que caíram na primeira quinzena do mês não foram tão significativas. Manaus certamente chove bem mais que Rio Branco e tem um regime de chuvas diferente do nosso, lá a estação seca é muito curta, e mais indefinida, mais para os últimos meses do ano, enquanto que aqui de maio a setembro chove bem menos, mas ficar 10 dias sem chover como estamos agora, é coisa mais para junho ou agosto, que são os meses mais secos do ano aqui, principalmente junho, que geralmente é o mês que menos chove aqui. Nunca tinha visto um abril tão seco! Talvez abril de 1999, naquela onda memorável de frio e neve em pleno mes de abril aqui no Brasil, que atingiu também o Acre... bem se esse ano for igual 1999 já me dou por satisfeito!

Link to comment
Share on other sites

Maceió AL - Chuva deixa comunidade isolada; previsão de mais chuvas

 

%7B6ed86da4-57f8-4d9b-83dc-bb52bcab37ef%7D_chuva.jpg

 

O volume de chuva que atinge a capital alagoana e região metropolitana do Estado volta a provocar transtornos em vários locais. Em Maceió, os motoristas que transitam pela Avenida Fernandes Lima ficaram presos em meio ao congestionamento diário, agravado por um acidente nas imediações do Cepa, que envolveu um Fiat Strada carregado de abacaxis e um veículo Uno. Não houve feridos, mas devido à colisão, o trânsito ficou parado em uma das faixas.

 

No trecho entre a Rua Dr. Oswaldo Cruz e a Avenida Major Cícero de Goés Monteiro, no bairro do Bebedouro, o trânsito ficou inviável devido ao alagamento e os motoristas procuraram como alternativa a Fernandes Lima.

 

Na parte baixa da cidade, vários pontos de alagamento foram registrados nos bairros de Mangabeiras, Jatiúca e Ponta Verde. Não houve registro de acidentes graves.

 

Em Marechal Deodoro, na região metropolitana, as fortes chuvas provocaram o isolamento parcial de uma comunidade. A localidade conhecida como ponte submersa, que liga o Centro da cidade ao Complexo Baixa da Sapa, está com o trânsito interditado devido à água que invadiu a edificação.

 

Os moradores estão sendo obrigados a circular toda a cidade para ter acesso ao bairro. A população teme ainda ser infectadas por doenças de veiculação hídricas.

 

De acordo com a previsão do tempo da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a previsão para esta segunda, dia 29, é de tempo instável no Litoral, com nebulosidade variável com chuva a qualquer hora do dia. A umidade relativa do ar varia de 93% a 98% em todo o estado.

 

O plantão do Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres - Cegerd que funciona na Cedec/AL continua acompanhando os boletins dos órgão de monitoramento. O Centro Integrado de Operações da Defesa Social - Ciods não registrou nenhuma ocorrência grave devido ás chuvas. A Defesa Civil continua à disposição pelo número 3315-2843.

 

http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vEditoria=Meio+Ambiente&vCod=146963

Link to comment
Share on other sites

Esse é um dos 1ºs de maio mais quentes que já vi. Nada excepcional, mas não há frio algum. Tive mínima de 17,7° no meio da madrugada.

 

Aqui vai meu histórico do feriado do Dia do Trabalho.

 

Ano - mín/máx

 

1996 - 19,1°/27,7° (maior mínima do mês)

1997 - 14,0°/27,3° (máxima do mês)

1998 - 16,0°/19,0°

1999 - 13,7°/------ (pelos dados dos dias próximos, máxima aproximadamente em 25°)

2000 - 19,6°/27,9°

2001 - 19,7°/27,2° (maior mínima do mês)

2002 - 17,1°/21,9°

2003 - 15,9°/22,4°

2004 - 15,2°/22,5°

2005 - 11,8°/23,6°

2006 - 10,5°/28,1°

2007 - 14,4°/26,4°

2008 - 9,5°/19,3° (no dia anterior tive 7,8°, o recorde de frio para abril)

2009 - 15,4°/26,1°

2010 - 12,5°/24,1°

2011 - 15,5°/22,3°

2012 - 9,6°/18,7° (menor máxima do mês; daí se conclui a droga que foi o resto)

 

Como se percebe, o 1º de maio não traz grandes surpresas. Às vezes um bom frio, mas nunca calor intenso. Nunca bati 30° nesse feriado.

 

Agora tenho 21,9° com 71% e está relativamente nublado. Venta de NE a 8,2 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Bruno, respondendo a você que postou no tópico de abril ainda.

Sem dúvidas, realmente a mudança de Bom Jesus para Canela é como se fosse "da água pro vinho". Considerando a família (esposa trabalha com artesanato e artes manuais, e a filha que já está quase em idade escolar), as perspectivas de trabalho (densidade populacional muito maior) a cultura que aqui é bem mais voltada ao turismo também. Isso sem contar o clima, Canela tem mais neblina, mas não tem aquele vento geladooooo da costa. Outro dia o pessoal estava falando sobre a neve, onde ela cai e onde ela tem dificuldade... Ano passado nevou em Bom Jesus com acumulação, enquanto que Canela, Gramado, Caxias, São Chico e alhures ficaram de fora da festa, pois o cavado que o Caio mandou veio presentear Bom Jesus e Jac city. A neve e as pessoas queridas de Bom Jesus nos deixaram profundas saudades, porém, espero ser presenteado com uma branquinha esse ano aqui na serra gaúcha. Minha rotina de trabalho aqui será bem mais intensa do que em Bom Jesus, pois a congregação aqui é pelo menos 9 vezes maior que a de Bonja, então de vez em quando apareço aqui no fórum.

Link to comment
Share on other sites

Maio começa com um calorzinho por aqui. Após mínima de 13,8ºC agora faz 25,4ºC. Não vai chegar a 30, mas

vai se aproximar disso.

 

E o GFS segue indicando frio intenso para o Sul a partir da próxima Segunda e para o Sudeste a partir de Quarta.

Vamos acompanhar com muito prazer!

Link to comment
Share on other sites

De fato a 06Z deu uma bela melhorada. Pela rodada, frio constante com reforços entrando domingo no RS e arrefecendo apenas no outro domingo.

 

A rodada mostrou pouca corrente de jato e sucessivas invasões de ar frio e seco pelos próximos dias, nada intenso. Apenas boa chance para mínimas expressivas nas baixadas.

 

Os outros modelos apresentam algo semelhante, com dúvidas quanto ao novo reforço na quinta-feira.

Link to comment
Share on other sites

Estamos com outono a todo vapor em São Paulo (iniciou em 14/Abril). Aliás, tem feito um calorzinho esses dois últimos dias por aqui. Início de inverno climático ainda segue indefinido.esta esperar agora pela MP de 4ª/5ª feira que vem, mas não me parece ainda início do inverno climático não. Esquenta rápido ainda depois dessa MP. Históricamente, inverbno climático lá pelo dia 20/Maio.

Link to comment
Share on other sites

Isso sem contar o clima, Canela tem mais neblina, mas não tem aquele vento geladooooo da costa. Outro dia o pessoal estava falando sobre a neve, onde ela cai e onde ela tem dificuldade... Ano passado nevou em Bom Jesus com acumulação, enquanto que Canela, Gramado, Caxias, São Chico e alhures ficaram de fora da festa, pois o cavado que o Caio mandou veio presentear Bom Jesus e Jac city.

Em compensação Canela, Gramado, Caxias do Sul e especialmente São Chico têm alguns dias de máximas mais baixas do que Bom Jesus em dias de advecção de ar frio. O frio em altitude pega Canela direto, ao passo que em Bom Jesus ele chega recolhendo o calor emanado da superfície (não esqueçamos que a atmosfera aquece de baixo para cima, e não o inverso). Essa região tem as tardes mais emocionantes do RS em termos de frio.

 

Por aqui um dia bem ameno e relativamente nublado com sol bem fraco!! Faz 22,6° com 71% e venta de ESE a 3,1 km/h.

 

Abraços serranos!

Link to comment
Share on other sites

É, hoje esperava marcas acima de 27/28ºC até 30ºC como previam alguns sites, mas a máxima foi ao meio-dia: 25ºC. Desde essa hora a temperatura cai bem lentamente, e agora ainda estamos com 23,6ºC, com leve sensação de abafamento, 81% UR. No Garcia 22,8ºC. Talvez se o sol aparecer (o que até agora não aconteceu) a temperatura suba até uns 26/28ºC, mas está bem escuro.

Link to comment
Share on other sites

Ismar ainda não vi....Depois de 4 meses de anomalia negativa na Reg Sul, é dificil de acreditar que Maio não será acima. De qualquer forma não podemos fazer uma analise já definindo o cenario mensal utilizando 10 primeiros dias do mês, pois o que vai decidir memso é a reta final apos o dia 20......meu pensamento é esse

Link to comment
Share on other sites

Eu não concordo com esta definição de 4 meses abaixo da média na Região Sul, pois fevereiro teve anomalias muito pequenas na maior parte da região, estatisticamente foi um mês dentro da média na maioria das cidades, e abril mais ainda, numa média regional com certeza abril não ficou abaixo da média no sul, várias cidades ficaram até um pouco acima da média e outras um pouco abaixo mais para o norte/nordeste da região. No sudeste, mesmo sem ter os dados, acredito que abril fechou entre dentro e um pouco abaixo da média 81/10 na maioria das cidades (caso de SP com 20,1ºC de comp / -0,8ºC).

 

 

Janeiro e março sim parecem ter ficado abaixo da média, se não em todo, na maior parte do sul (e janeiro em grande parte sudeste também pela média dos últimos 30 anos). São Paulo teve dois janeiros frescos na sequência (2012 com 21,5ºC e 2013 com 22ºC, a média 81/10 é 22,8ºC).

Link to comment
Share on other sites

Quase torreio hoje chegou a 26,4°C no momento faz 11°C

 

 

 

Refresco quando ?

 

Aqui em Blumenau máxima de 25ºC ao meio-dia, de tarde na casa dos 23ºC :good2:

 

Mas só hoje ganhamos mesmo hehehe

 

 

Ficou horrivel hoje com céu azul e céu limpo o dia todo Itajubá 22km daqui e 500 metros mais baixa chegou a 30°C hoje em topo

 

O pior de tudo é ir pro meu sitio refrescar na piscina , e por la ser agua de nascente a agua estava com temperatura em torno dos 15°C GELADERRIMA :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

William, to com um presentimento...vc sua estação vai negativar este mês..!!

 

Esta é uma tarefa fácil pra Maria da Fé em Maio, hehehe. Só precisamos de uma MP moderada com tempo seco OU um ASAS forte

de origem polar...isso também serviria! :clapping:

 

E o dia do trabalho ficou assim aqui em casa:

 

Máxima 28,7ºC

 

Mínima 13,8ºC

 

- Sem dúvidas, bem diferente do ano passado, quando registrei de manhã 10ºC em um termômetro simples (não tinha a Davis ainda).

Link to comment
Share on other sites

Abril fechou com anomalia de -00,8ºC em Juiz de Fora (média de 18,6ºC). Pode parecer pouco, mas este é um mês

bastante estável por aqui, com poucas variações de um ano para outro. Este é que foi atípico, tanto que foi o Abril

mais frio desde 1982.

 

Na minha casa a média foi de 19,5ºC. Ambos os cálculos são da compensada.

Link to comment
Share on other sites

Tivemos sol hoje em Sampa mas, com a passagem de uma fraca massa polar, as temperaturas máximas caíram, próximo do litoral, de SP para o sul.

 

Mirante: 17,9°C / 25,6°C (Ontem: 29,7°)

IAG: 15,6°C / 25,2°C (Ontem: 29,3°)

 

Curitiba: 24,2°C (Ontem: 28,5°)

Florianópolis: 25,8°C (Ontem: 29,6°)

 

Agora temos céu quase sem nuvens mas com névoa por aqui.

Campo de Marte 20°C, Congonhas 19°C, Cumbica 18°C.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.