Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Internacional - Anual 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 629
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Esse carro era do The Weather Channel!

 

Radar mostra muita rotação sobre Oklahoma. Tornado Warning estão ativos entre Oklahoma City, Norman e Moore. Ao menos 3 tornados na região foram confirmados, pela CNN. Oklahoma City está sobre estado de emergência.

 

tornado2t.png

 

 

Enquanto isso a noroeste de St. Louis, um tornado também é observado, inclusive com indicios de Debris Ball.

 

tornado1.png

Link to comment
Share on other sites

Últimas dos Tornados nos EUA:

 

- De acordo com a CNN, ao menos 5 pessoas morreram na passagem de 3 tornados na região de Oklahoma City e há cerca de outros 14 feridos. A região foi declarada Estado de Emergência por Tornado.

 

- Ainda em Oklahoma City, alertas de inundações (Flash Flooding Warning) estão ativos na cidade. Há relatos de acumulados entre 75 e 125 de acordo com o NWS. Abaixo uma imagem de precipitação acumulada pelo radar meteorologico, indicando de 6 a 8 polegadas (até 200mm) ao norte da cidade.

 

tornado23.png

 

- Aeroporto de Oklahoma City foi evacuado no momento em que os tornados atuavam sobre a região. Todos foram levados ao porão do aeroporto, e posteriormente levados de volta para a superfície. O aeroporto registrou por volta das 19h (22h em Brasília), nuvem funil em seu metar.

 

- 190 mil residências estão sem energia elétrica no meio oeste americano

 

- NWS confirma a passagem de um tornado extremamente perigoso a noroeste de St. Louis no Missouri.

 

- Carro do meteorologista Mike Bettes do The Weather Channel que acompanhava os tornados foi arremessado pelo tornado a cerca de 200 metros, como postou o Murilo. Ainda sim todos passam bem, no momento da queda, o air bag foi acionado, como ele afirmou no twitter.

 

- E Tornados Watch seguem ativos pelos EUA.

 

tornado24.png

Link to comment
Share on other sites

Trópicos - Atlântico:

 

Pancadas e trovoadas associadas a uma larga área de baixa pressão na região da Peninsula de Yucatan estão sendo monitoradas para desenvolvimento tropical pelo NHC na noite desse domingo. A área foi designada de Invest AL91

 

irng8.gif

 

 

A priori, o conjunto de modelos indica que o distúrbio deva-se mover para nordeste em direção a Flórida em 48/72h, mas sem expectativa de desenvolvimento em tempestade tropical. Dentre os modelos globais, apenas o CMC sugere algum desenvolvimento significativo até o momento.

 

aal912013060300trackear.png

aal912013060300intensit.png

 

Um sistema de alta pressão em alta troposfera, irá gerar correntes de vento na costa da Flórida, o que criará um cenário desfavorável para desenvolvimento dessa baixa, apontado pelo conjunto de modelos.

 

2013060218namgfs250hgtw.gif

 

Independente do desenvolvimento, há expectativa de muita chuva pra costa da Flórida. O GFS que chega a indicar até 500mm na região de Tampa até sexta.

 

gfswnatl120precipptot.gif

Link to comment
Share on other sites

Ainda sobre os tornados em Oklahoma na sexta.

 

Um dos tornados matou 3 caçadores de tornados (não o que estava no carro do The Weather Channel, postado acima).

Entre eles, Tim Samara e seu filho. O Tim aparecia seguidamente nos programas de tempo severo do Discovery Channel, colocando sondas, tentandos obter dados...

 

Uma grande perda, e de forma trágica, junto com o filho inclusive... :sad:

 

http://edition.cnn.com/2013/06/02/us/midwest-weather/index.html?iref=allsearch

Link to comment
Share on other sites

Ainda sobre os tornados em Oklahoma na sexta.

 

Um dos tornados matou 3 caçadores de tornados (não o que estava no carro do The Weather Channel, postado acima).

Entre eles, Tim Samara e seu filho. O Tim aparecia seguidamente nos programas de tempo severo do Discovery Channel, colocando sondas, tentandos obter dados...

 

Uma grande perda, e de forma trágica, junto com o filho inclusive... :sad:

 

http://edition.cnn.com/2013/06/02/us/midwest-weather/index.html?iref=allsearch

 

Poxa, que triste, já assisti alguns episódios dele... Lamentável...

Link to comment
Share on other sites

Tempestade Tropical Andrea, 1° da temporada no Atlântico, se formou na noite desta quarta sobre o Golfo do México. A tempestade irá avançar em direção da Flórida, aonde fará seu landfall entre hoje (quinta) a tarde e a noite. Chuvas torrenciais, rajadas de vento acima dos 60km/h, e tornados isolados são esperados no estado.

Link to comment
Share on other sites

Andrea segue ganhando força e já tem ventos de 108km/h e pressão de 997hpas, o que lhe torna uma forte tempestade tropical. Imagens de satelite e radar, mostram boa circulação, ainda que envolvida por ar seco na parte oeste. A partir de amanhã, a baixa irá ganhar velocidade, devido a interação com um sistema frontal e sua circulação em alta troposfera, e irá passar pela costa leste americana, devendo perder suas características tropicais próximo da Virginia. Ainda sim, fortes chuvas são esperadas por toda a costa leste entre sexta e o sábado.

 

at201301.gif

at201301sat.jpg

southeast.gif

 

A tempestade irá fazer landfall esta tarde ou a noite sobre norte da Flórida. Alertas de Tempestade Tropical (quando haverá condições de tempestade tropical) estão ativos por toda a costa oeste da Flórida, enquanto que Avisos de Tempestade Tropical (quando há possibilidade de condições de tempestade tropical em 24/36h), estão ativos sobre o leste da Flórida, Georgia, costa das Carolinas e Vírginia. Em adicional, avisos de tornados também estão ativos na Florida. NHC/NWS indicam acumulados de chuva de até 200mm sobre Florida em 36/48h.

 

at201301alerts.gif

Link to comment
Share on other sites

Andrea fez landfall ontem sobre a Flórida, e no momento atua sobre a costa das Carolinas, com ventos de 72km/h. A expectativa é que o sistema seja rebaixado para extratropical nas próximas horas. Ainda sim, causará chuvas e ventos sobre a costa leste americana.

 

yui1g.gif

 

Indiretamente parte da umidade de Andrea, combinada com o avanço frontal de um sistema pelo leste dos EUA, causaram chuvas no primeiro treino livre do GP do Canadá de F1 em Montreal. Imagens de Radar mostram ainda chuvas se deslocando sobre a região e pode novamente chover na segunda prática agora a tarde. No momento faz 14 graus. Tempo seguirá instável no final de semana em Montreal pelos modelos.

 

yui2q.jpg

Link to comment
Share on other sites

Ciclone Pós-Tropical Andrea está começando a se afastar da costa dos EUA, e irá se deslocar em direção a leste do Canadá e posteriormente norte do Atlântico.

 

at2013015day.gif

at201301sat1.jpg

 

Uma larga banda de nuvens cobre o leste dos EUA e Canadá associada indiretamente a Andrea. Inclusive sobre Montreal aonde acontece os treinos de F1 nesse sábado. A sessão de treinos livres esta manhã está com céu encoberto e chuviscos com 15 graus de temperatura. Situação que irá continuar a tarde. Amanhã a nebulosidade diminui mais e as temperaturas sobem para 23/24 graus a tarde. Ainda sim, fica mantida uma pequena chance de pancadas na janela da corrida.

 

 

Enquanto isso, no Pacífico Oeste, formou-se o primeiro sistema tropical de 2013. Depressão Tropical Yagi (muito bem organizada pra uma depressão por sinal, nas imagens de satelite), que deverá ganhar força de tempestade tropical e se mover fracamente em direção ao Japão em meados da próxima semana.

 

wp2013035day.gif

wp201303sat.jpg

Link to comment
Share on other sites

No geral trópicos calmos neste final de semana pelo mundo, porém me foco para o Pacífico Oeste nos próximos dias. MJO está passando nesses dias por lá, diminuindo a velocidade de vento vertical em 200hpas.

 

w68.png

 

 

Neste sábado, duas áreas em especial chamam a atenção no Pacífico Oeste. Uma área de baixa pressão no Mar do Sul da China, e um distúrbio ao sudeste das Filipinas.

 

3xd.png

 

 

A primeira, boa parte da vorticidade da baixa já esta sobre o continente, no sul da China, e não é pelo visto mais ameaça a desenvolvimento. Essa baixa já havia sido designada de Invest WP99. Ainda sim, há alguma vorticidade mais ao sul que deverá persistir ao longo da próxima semana pelos modelos.

 

lu.gif

 

 

Já a segunda deverá se mover para norte nos próximos dias, e pode originar em alguma coisa (talvez depressão ou tempestade tropical) ao longo da próxima semana, favorecida pela MJO e as águas quentes. Por enquanto sem representar grande ameaça, uma vez que quando se aproximar da Coreia ou do Japão, entrará em águas resfriadas, mas é pra ficar de olho.

 

27ol.png

5i6l.png

Link to comment
Share on other sites

Trópicos: Atlântico Norte muito calmo na tarde deste sábado.

 

Ventos seguem altamente desfavoráveis em alta troposfera. Uma onda tropical avança sobre o sul do Caribe, mas não é propícia para desenvolvimento no momento.

 

6tq.png

 

Na imagem de satelite, dá pra ver a ZCIT bem próxima da América do Sul, em torno de 5°N. Com isso, causa pancadas e trovoadas esta tarde entre o norte do Amapá, Suriname e Guianas.

 

lz1u.png

c0u.png

Link to comment
Share on other sites

Depois dum sábado calmo, um pequeno distúrbio no oeste do Caribe ganhou força e agora é classificado como Invest 93

 

lfz1.jpg

 

 

Um conjunto de sistemas de alta pressão irão desviar o sistema para oeste em direção a Península de Yucatan, e posteriormente no leste do México.

 

mry.gif

 

 

No momento o NHC dá chance de 30% para evolução em um sistema tropical deste distúrbio. Modelos indicam maior probabilidade de evolução após a passagem por Yucantan, na Baía de Campiche no leste do México. Por ora, a ameça se concentra em fortes chuvas que são esperadas entre a costa de Nicarágua, Honduras, Belize e Yucatan nas próximas 24/48h.

Link to comment
Share on other sites

Trópicos - Atlântico:

 

Formou-se ao 12h desta segunda a Depressão Tropical 02 no Atlântico Norte. No momento a expectativa é que a depressão atinga Belize hoje a noite, causando até 125mm de chuva, localmente. Não foram expedidos avisos ou alertas de tempestade tropical pelo NHC, pelo fato de não se esperar uma tempestade tropical.

 

Posteriormente, 02 seguirá a oeste, devido a um bloqueio de altas pressões em média troposfera ao norte, e entrará na Baía de Campiche, local favorável para formação de ciclones e ali poderá se tornar Barry.

 

bik.gif

o63s.jpg

 

Radar de Belize:

 

ymc.gif

 

 

Trópicos - Pacífico Oeste:

 

Um distúrbio a leste das Filipinas, designado de Invest WP91, está começando a se organizar melhor, e nuvens convectivas vão "pipocando" em torno do centro da baixa.

 

yrji.jpg

 

 

Este distúrbio seguirá a norte. No momento o GFS 06z, projeta dois sistemas de alta pressão. Um a leste impedirá do sistema de fazer a tradicional curva para nordeste, e outro sistema de alta pressão na China, protegerá o país de um landfall. Outro fator é que a SST no litoral da China está abaixo de 26°C, o que não conduzirá um suporte para alimentar o distúrbio quando chegar lá.

 

xx6r.jpg

Link to comment
Share on other sites

Loucura mesmo, Lucas!

 

Dawson com 29oC e Fairbanks com 31oC agora. Calorão na região sub-ártica que foi a -50oC neste inverno.

 

E detalhe para os dados da duração do dia nesta época do ano.

 

Nascer do sol: 02:58 AM

Pôr do sol: 0:47 AM

 

Duração total do dia: 21h e 49min!!!

Link to comment
Share on other sites

Loucura mesmo, Lucas!

 

Dawson com 29oC e Fairbanks com 31oC agora. Calorão na região sub-ártica que foi a -50oC neste inverno.

 

E detalhe para os dados da duração do dia nesta época do ano.

 

Nascer do sol: 02:58 AM

Pôr do sol: 0:47 AM

 

Duração total do dia: 21h e 49min!!!

 

Eu estava me pergunando o porque de mesmo la no extremo norte do planeta , numa regiao sempre fria , essas temperaturas ... nao sabia que esquentava assim la , mais vi a duraçao dos dias e entendi

Link to comment
Share on other sites

Na tarde desta quarta-feira, Barack Obama fez um discurso junto com a chanceler alemã, Angela Merkel em prol da redução do número de armas atômicas, especialmente dos EUA e Rússia, em Berlim...

 

Ele só não contava com o calor intenso... A máxima chegou a 33°C no aeroporto da cidade durante a tarde.

 

3n0v.jpg

Crédito: Portal IG/Associated Press

 

Pra quem achava que o inverno estava durando muito, o Centro-leste da Europa está vivendo uma breve onda de calor. A projeção do GFS para essa quinta, mostra a continuidade do calorão.

 

99d.gif

 

Um bloqueio atmosférico considerável atua no centro-leste europeu (a exemplo do Alasca), favorecendo ao calorão.

 

vgk.gif

 

 

Nessa quinta, o avanço duma frente fria pelo leste da França, vai causar temporais no oeste da Alemanha, alimentados pelo intenso calor. Há até algum potencial para formação de tornados.

 

nft.gif

dypq.png

Link to comment
Share on other sites

Como se indicava ontem, uma linha de tempestades avança nesse momento sobre a Alemanha, inclusive com índicios de formação de Echo Bow.

 

4kp.png

 

Meteoalarm, coloca na escala máxima (vermelho) o potencial de tempo severo na Alemanha.

 

bxf.gif

 

Enquanto isso, o calorão prossegue no centro-leste europeu.

 

zrk.jpg

Link to comment
Share on other sites

Tromba-d'água é fotografada na costa dos EUA

 

Fenômeno ocorreu em Grand Isle, ilha na Louisiana.

Ele provocou apenas pequenos danos, segundo as autoridades.

 

Um empresário flagrou uma tromba-d'água nesta quarta-feira (19) em Grand Isle, ilha na costa do estado americano da Louisiana.

 

A tromba-d'água provocou apenas pequenos danos, segundo o serviço meteorológico dos EUA.

 

1_1.jpg

 

Um empresário flagrou uma tromba-d'água nesta quarta-feira (19) em Grand Isle, ilha na costa do estado americano da Louisiana. A tromba-d'água provocou apenas pequenos danos, segundo o serviço meteorológico dos EUA. (Foto: Buggie Vegas/AP)

 

G1

Link to comment
Share on other sites

Do G1/REUTERS

 

Chuvas na Índia matam 560 pessoas e deixam milhares desaparecidas

 

Enchentes e deslizamentos de terra desencadeados pelas primeiras chuvas de monção mataram pelo menos 560 pessoas no norte da Índia e deixaram dezenas de milhares de desaparecidos, disseram autoridades neste sábado (22), com expectativa de que o número de mortos ainda suba significativamente.

Casas e pequenos blocos de apartamentos, nas margens do Ganges, o rio mais longo da Índia e sagrado para os hindus, caíram em suas águas correntes e foram varridas juntamente com carros e caminhões.

"Tem sido uma experiência horrível", disse Tulika Srivastava, um visitante da cidade indiana do norte de Lucknow, que ficou preso com sua mãe de 80 anos de idades na cidade de Rudraprayag desde a semana passada.

Milhares de soldados militares estão envolvidos nas operações de resgate, com helicópteros da força aérea resgatando sobreviventes, muitos deles peregrinos hindus e turistas, de colinas do Himalaia.

Cerca de 33 mil pessoas haviam sido resgatadas até agora nesta semana, informou o governo. Nas ferrovias, trens especiais saíam das áreas devastadas para levar as pessoas para casa.

"Tudo o que é humanamente possível está sendo feito", disse Manish Tewari, o ministro da Informação e Radiodifusão, a jornalistas.

A chuva havia diminuído no sábado, mas mais chuva é esperada para o início da próxima semana, o que complica a tarefa das equipes de resgate. A chuva vai diminuir a partir de segunda-feira, em muitos lugares próximos do Himalaia, disse um funcionário do governo responsável por informações sobre o tempo que pediu anonimato.

Cerca de 150 mil pessoas foram levadas das regiões das enchentes, disse Dinesh Malasi, um oficial de resgate em Dehradun, capital do estado, com 60 helicópteros envolvidos na tarefa.

Algumas das pessoas resgatadas de helicóptero disseram a oficiais em Dehradun que tinham visto corpos espalhados por toda parte.

 

 

 

Para os próximos dias, GFS mostra mais chuvas com enormes acumulados em parte da Índia e Mianmar até o final da próxima semana, dando prosseguimento as monções.

 

9k0.gif

Link to comment
Share on other sites

O calor dos próximos dias no Oeste americano será tão extremo que cidades já tórridas no verão como Phoenix e Las Vegas podem ter recordes de temperatura máxima. O calor pode ainda favorecer graves incêndios florestais na Califórnia. Observe na projeção para sábado à noite do modelo americano GFS (acima) que o indicativo é de temperatura em 850 hPa (1500 metros de altitude) perto de 40ºC.
Metsul

 

 

Vejam em http://www.metsul.com/blog2012/

Link to comment
Share on other sites

O calor dos próximos dias no Oeste americano será tão extremo que cidades já tórridas no verão como Phoenix e Las Vegas podem ter recordes de temperatura máxima. O calor pode ainda favorecer graves incêndios florestais na Califórnia. Observe na projeção para sábado à noite do modelo americano GFS (acima) que o indicativo é de temperatura em 850 hPa (1500 metros de altitude) perto de 40ºC.
Metsul

 

 

Vejam em http://www.metsul.com/blog2012/

 

Amanhã, algumas áreas do oeste americano, podem registrar belas marcas segundo o TWC, dentre elas Phoenix 48°C e Death Valley a incríveis 52°C, e como dito na reportagem da Metsul, pode ter o recorde de temperatura mais alta do mundo de todos os tempos quebrado nos próximos dias a medida que o calor persistirá.

 

pwcs.jpg

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.