Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Março 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Chuva forte em Florianópolis no início da tarde de hoje.

 

Inmet São José 61,6 mm desde 00 UTC, 33 mm por volta das 14hs.

Aeroporto 67 mm.

Capoeiras 64,5 mm, maior parte por volta das 15hs, com pico de 50 mm/hr as 15hs.

Canasvieiras 84,6 mm desde 7hs, com um pico as 10hs e outro 14hs.

Lagoa da Conceição 42,7 mm desde 8:30.

Rio Tavares 36,3 mm, desde 12:30 com pico por volta de 14hs.

Link to comment
Share on other sites

Chuva 24hs Santa Catarina

 

Camboriú 207 mm

Itajaí 118 mm

Florianópolis/Santo Antônio de Lisboa 95,2 mm

Novo Horizonte 61,8 mm

Chapecó 57 mm

Itapoá 54,8 mm

Antônio Carlos 52 mm

Santo Amaro da Imperatriz 50,6 mm

 

p.s. estação de Painel marcando 519,79 mm em cerca de 48hs. Acredito em erro.

Link to comment
Share on other sites

Uma linda nuvem-arco se formou à sudoeste da cidade! Neste momento o centro da tempestade está sobre a divisa RJ-MG aqui perto,

mas a tempestade ruma na minha direção. Está muito bonito de ver os relâmpagos e, a cada vez que a base da tempestade é iluminada,

vejo a nuvem-arco.

Link to comment
Share on other sites

Muita chuva em São Paulo hoje. Até por volta de 4h da tarde não parecia que ia chover.

 

Maiores acumulados até 21h10 na cidade (SAISP):

 

Rio Tietê-Ponte do Piqueri (Z. norte): 89,2 mm

Córrego Ipiranga (Z. sudeste): 70,8 mm

Rio Tamanduateí-Pacheco Chaves (Z. SE): 70,4 mm

Perus (Extremo NO): 69,6 mm

Córrego Oratório (Z. SE): 68,6 mm

CTH-USP (Z. oeste): 67,6 mm

Rio Tamanduateí-Prosperidade (S. Caetano do Sul divisa c/ Sampa): 67,4 mm

Córrego Jaguaré (Z. oeste): 65,2 mm

Córrego Mandaqui (Z. norte): 63,8 mm

Belenzinho (Z. leste): 58,8 mm

Santana-Tucuruvi (Z. norte): 57,8 mm

Anhembi (Z. norte): 55,6 mm

Córrego Jacu-Av. Itaquera (Z. leste): 52,4 mm

CGE (Centro): 51,5 mm

 

Estações CGE:

Pirituba (Z. oeste): 89,5 mm

Mooca (Centro): 58,8 mm

Itaquera (Z. leste): 52,4 mm

 

Mirante (Aut.): 59,0 mm

 

O CGE chegou a contabilizar 21 pontos de alagamento intransitáveis na cidade.

 

O engraçado é que as previsões de empresas e institutos indicavam pancadas bem isoladas hoje, sem grandes acumulados...

 

Continua chovendo predominantemente fraco, com trovoadas, em toda a cidade.

Link to comment
Share on other sites

Hoje foi facilmente o dia mais chuvoso de 2013 na cidade de São Paulo se levarmos em conta o acumulado médio de chuva na cidade, tudo que lembro agora é de um certo instituto que ontem previu redução da umidade chuvas bem mais isoladas na capital hoje. :hang1:

 

Maior chuva até agora de 99,5 mm em Pirituba, mas em todas as zonas da cidade choveu bem.

Link to comment
Share on other sites

E ai Simão, como está Caratinga em termos de chuva..??? Pois Governadores Valadares não chovido tanto

Nós tivemos chuva abundante em novembro passado, porém dezembro me assustou com tão pouca chuva, todo dezembro é epoca de dias de muita chuva, mas dessa vez não, não me lembro de um dezembro tão sem chuva como foi o último, mas está chovendo bem agora esse ano. No meu pluviômetro foram só 58,7 milímetros em dezembro, em janeiro 294 milímetros. Agora temos 21,6°c no meu termo.

Link to comment
Share on other sites

Hoje foi facilmente o dia mais chuvoso de 2013 na cidade de São Paulo se levarmos em conta o acumulado médio de chuva na cidade, tudo que lembro agora é de um certo instituto que ontem previu redução da umidade chuvas bem mais isoladas na capital hoje. :hang1:

 

Maior chuva até agora de 99,5 mm em Pirituba, mas em todas as zonas da cidade choveu bem.

 

 

Esses institutos, são uma M......

Erra muito mais do que acerta.

 

Até !

:hi:

Link to comment
Share on other sites

Ontem em Jundi City, 20 mm de chuva na estação Jundiaí-ETC. Desse total, mais de 16 mm caíram após as 22 hs.

 

À noite tivemos um festival de raios ao redor da cidade, uma beleza.

 

Ontem variamos de 19,1º C a 31,7º C.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Balanço das chuvas da noite de ontem/madrugada de hoje em Sampa:

 

Maiores índices registrados pela rede telemétrica do Alto-Tietê (SAISP)

 

Ponte do Piqueri - Rio Tietê (Zona norte) - 107,8 mm

CTH - USP (Z. oeste) 94,0 mm

Córrego Oratório - Vila Prudente - (Z. sudeste) 86,8 mm

Rio Tamanduateí (Prosperidade - São Caetano do Sul) - 87,0mm

Córrego Jaguaré - Rua Jorge Ward (Z. oeste)- 87,4 mm

Córrego Ipiranga - Av. Ricardo Jafet (Z. SE)- 85,6 mm

Rio Tamanduateí - Viaduto Pacheco Chaves (Z. SE) - 83,2 mm

Córrego Mandaqui - Rua Zilda (Z. norte) - 76,2 mm

Rio Tietê - Anhembi (Z. norte) - 74,0 mm

Rio Pinheiros - Ponte Cidade Universitária (Z. oeste) - 73,2 mm

Rio Tietê - Belenzinho (Z. leste) - 71,0 mm

Córrego Jacú - Avenida Itaquera (Z. leste) - 70,0 mm

Rio Tietê - Barragem Móvel Montante (Z. oeste) - 69,8 mm

Ribeirão Vermelho - Anhanguera (Z. oeste) - 61,4 mm

Rio Tietê - Ponte do Limão (Z. norte) - 58,6 mm

 

Maiores índices registrados pelas estações meteorológicas automáticas do CGE:

 

Pirituba (Z. oeste) - 110,2 mm

Butantã (Z. oeste) - 94,0 mm

Perus (Extremo NO) 86,4 mm

COMDEC (Santana) (Z. norte)- 72,2 mm

Sé (CGE) (Centro) - 72,0 mm

Ipiranga (Z. SE) 72,0 mm

Móoca (Centro) - 71,0 mm

Itaquera (Z. leste) - 70,0 mm

Lapa (Z. oeste) - 69,8 mm

Freguesia do Ó (Z. norte) - 61,0 mm

São Mateus (Z. leste) - 61,0 mm

Parelheiros Barragem (Z. sul) 55,2 mm

Aricanduva/Vila Formosa - 51,6 mm

Santo Amaro (Z. sul) - 39,4 mm

São Miguel Paulista (Z. leste) 33,0 mm

Campo Limpo (Z. sul) - 30,8 mm

Cidade Ademar (Z. sul) - 24,2mm

Link to comment
Share on other sites

Os modelos seguem mostrando a incursão de um forte anticiclone polar para o mês de março no Cone Sul entre 72h-96h. A grande divergência segue sendo o seu rumo a norte, quando atingirá o Brasil, força e amplitude. A maioria dos modelos segue indicando uma trajetória híbrida, continental com características marítimas pelo deslocamento na altura do Prata. Há também uma e outra rodada indicando um avanço continental com pedigree, quando o centro da alta pressão se aloja no Chaco Argentino, como na rodada abaixo:

 

CapturadeTela2013-03-10agraves092811_zpsb19fe8d9.png

 

O anticiclone é muito forte para a época, com algumas rodadas sugerindo pressão máxima acima de 1028mb entre a Patagônia e o Chaco Argentino. Por todo esse potencial não há dúvidas de que será sentido por aqui, especialmente no Sul do Brasil, amenizando as temperaturas e trazendo até o risco de alguma geada caso o avanço do centro da alta conserve as características que farão grande parte da Argentina sentir o primeiro grande sopro gelado do ano.

Link to comment
Share on other sites

Balanço das chuvas da noite de ontem/madrugada de hoje em Sampa:

 

Maiores índices registrados pela rede telemétrica do Alto-Tietê (SAISP)

 

Ponte do Piqueri - Rio Tietê (Zona norte) - 107,8 mm

CTH - USP (Z. oeste) 94,0 mm

Córrego Oratório - Vila Prudente - (Z. sudeste) 86,8 mm

Rio Tamanduateí (Prosperidade - São Caetano do Sul) - 87,0mm

Córrego Jaguaré - Rua Jorge Ward (Z. oeste)- 87,4 mm

Córrego Ipiranga - Av. Ricardo Jafet (Z. SE)- 85,6 mm

Rio Tamanduateí - Viaduto Pacheco Chaves (Z. SE) - 83,2 mm

Córrego Mandaqui - Rua Zilda (Z. norte) - 76,2 mm

Rio Tietê - Anhembi (Z. norte) - 74,0 mm

Rio Pinheiros - Ponte Cidade Universitária (Z. oeste) - 73,2 mm

Rio Tietê - Belenzinho (Z. leste) - 71,0 mm

Córrego Jacú - Avenida Itaquera (Z. leste) - 70,0 mm

Rio Tietê - Barragem Móvel Montante (Z. oeste) - 69,8 mm

Ribeirão Vermelho - Anhanguera (Z. oeste) - 61,4 mm

Rio Tietê - Ponte do Limão (Z. norte) - 58,6 mm

 

Maiores índices registrados pelas estações meteorológicas automáticas do CGE:

 

Pirituba (Z. oeste) - 110,2 mm

Butantã (Z. oeste) - 94,0 mm

Perus (Extremo NO) 86,4 mm

COMDEC (Santana) (Z. norte)- 72,2 mm

Sé (CGE) (Centro) - 72,0 mm

Ipiranga (Z. SE) 72,0 mm

Móoca (Centro) - 71,0 mm

Itaquera (Z. leste) - 70,0 mm

Lapa (Z. oeste) - 69,8 mm

Freguesia do Ó (Z. norte) - 61,0 mm

São Mateus (Z. leste) - 61,0 mm

Parelheiros Barragem (Z. sul) 55,2 mm

Aricanduva/Vila Formosa - 51,6 mm

Santo Amaro (Z. sul) - 39,4 mm

São Miguel Paulista (Z. leste) 33,0 mm

Campo Limpo (Z. sul) - 30,8 mm

Cidade Ademar (Z. sul) - 24,2mm

 

No extremo Sul, Grajaú, choveu bem depois do que no centro e Zona Norte, e bem menos, algo entre 30 mm. Estou de volta a Granja Viana neste domingo ensolarado.

Link to comment
Share on other sites

Vento sentido norte soprando forte em Blumenau. Rajadas de 30 km/h faz a temperatura subir muito rápido. Ontem tivemos uma tarde com máxima de 27ºC. Agora às 11:30 temos quase 30ºC já! Último calor de, pelo menos, 7 dias, pois teremos muitos dias em que a máxima não passará dos 25ºC até final de semana que vem!

 

SEJA BEM-VINDO OUTONO 2013!

Link to comment
Share on other sites

CapturadeTela2013-03-10agraves092811_zpsb19fe8d9.png

 

O anticiclone é muito forte para a época, com algumas rodadas sugerindo pressão máxima acima de 1028mb entre a Patagônia e o Chaco Argentino. Por todo esse potencial não há dúvidas de que será sentido por aqui, especialmente no Sul do Brasil, amenizando as temperaturas e trazendo até o risco de alguma geada caso o avanço do centro da alta conserve as características que farão grande parte da Argentina sentir o primeiro grande sopro gelado do ano.

 

Belíssimo mapa!!!

 

Caio, por coincidência, nos últimos 5 dias de março do ano passado, um forte antiiciclone continental avançou bem pelo sul do Brasil, e causou geadas no norte do Paraná, região de Cascavel e Toledo!

 

Vamos acompanhar!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Bueno, vejam essas saídas... Vejam como a linha de 0ºC já bate acima de 40ºS... Primeira vez no ano e ficaria 24h acima de 40S... Chama a atenção mais uma vez os volumes projetados para o centro-norte do RS...

 

ok3i2o.jpg

 

2gt6lx3.jpg

 

Aqui as projeções da baixa e vejam como a última saída radicaliza na vida do sistema...

 

nf1x82.jpg

 

2ymes5l.jpg

Link to comment
Share on other sites

Aqui mais 15mm o que eleva para 99mm em apenas 10 dias :shock: ... Com as baixas da próxima semana vamos bater a média facinho, facinho...

 

Bueno, aqui estão os 26ºC mais resfriados dos últimos tempos... Desde ontem fica em casas de 24ºC à 26ºC sempre com rajadas entre 15Km/h e 27km/h (hoje com um temporalzinho que passou)... Agora 26.1ºC; 60%... SBSM 101500Z 29006KT CAVOK 26/19 Q1008 65%...

 

A de 00Z não mostrava "grandes" coisas também e quando foi de madrugada baixou um belo temporalzinho...

 

2mhh0ef.jpg

 

307m815.jpg

 

Embora a de 12Z esteja menos radical :laugh: ..

Link to comment
Share on other sites

Sampa teve mais um dia de sol, calor, cirrus e ventos NO, com rajadas de 55 km/h na automática do Mirante e 51 km/h em Congonhas e Cumbica.

 

Acumulados entre ontem e hoje nas estações do INMET:

Barueri (Aut.): 44,6 mm

Mirante (Conv.): 75,6 mm

Guarulhos (Conv.): 70,1 mm

 

Mirante: 20,0°C / 29,2°C

IAG: 19,6°C / 30,1°C

 

À tarde houve algumas pancadas fracas e rápidas bem isoladas, com acumulados inferiores a 5 mm (SAISP).

 

Agora, muitas nuvens por aqui. Faz bastante calor, ainda.

Às 19h:

Campo de Marte e Congonhas 27°C, Cumbica 25°C, ventos fracos a moderados de NO.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, estou com uma duvida já a algum tempo, estou pesquisando mas não encontro nada a respeito, eu estava querendo saber se existe alguma forma de identificar a ocorrência de orvalho, geada e neblina somente através através de aparelhos como termômetro, higrômetro, etc..., ou só é possível identificar visualmente mesmo, se é possível tem alguém neste fórum que monitora esses eventos via aparelhos?

Link to comment
Share on other sites

Que vai chover é fato, mas a previsão de 135mm pra terça aqui deve estar muito errada haha

 

E deve esfriar, máximas seguindo baixas devem descer ainda mais nesta semana, confere? Agora um frio do jeito que tivemos no fim de março passado não vai ter neste não, né? =/

Aqui mal choveu. Foram apenas 4,2 mm na madrugada de 6ª para sábado. E hoje deu sol boa parte da tarde. Tive variação de 22,3° a 29,7° sem baixar dos 63%. Foi um dia abafado.

 

Teremos temperatura abaixo da média já a partir de amanhã, e devemos ficar assim toda a semana. Ao menos no RS. Mas se não houver o frio do final de março que tivemos ano passado (bati 11,0°, meu recorde para o mês desde 1996), não é problema. O problema é se chegarmos em abril e maio sem um friozinho decente. Lembre-se de 2007, quando março foi um terror e maio foi lindo e maravilhoso!!

 

Agora tenho 25,6° com 71%. Pressão em 1006,0 mb e sem vento. No final da tarde um nimbustratus fechou o tempo aqui, mas sequer choveu.

 

Abraços outonais!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, obrigado pelos elogios. Foi realmente um feito instalar a estação na área urbana de Livramento. Entretanto, gostaria de enfatizar que a estação não é minha. Apenas ajudei a comprar e a instalar. Os investidores são os donos da Rádio RCC e o Jornal A Plateia de Livramento, que são amigos meus.

 

Quando o Torales comprar a de PM, eu ajudo ele a instalar.

 

PS: nesse fim-de-semana instalarei mais uma Davis para um cara aqui em POA. Ficará online na internet. O Coutinho me indicou para o cara e o projeto foi acionado 3 semanas atrás.

 

 

Parabéns pelas instalações, Bruno! O Brasil precisa de mais Bazianos como você! :good:

Link to comment
Share on other sites

Agora a noite aqui em Porto Alegre, começou a soprar um ventinho gostoso que deixou a sensação bastante agradável. Ontem(sábado) de tarde estava um calor muito chato. Cheguei de viagem e sai direto para conhecer o centrão ainda de calça jeans e sofri. A calça agarrava na perna. Só melhorou um pouco quando dei uma voltinha de barco pelo Guaíba. Hoje pela tarde o calor continuou.

 

O bom é que pelas previsões que vi, só dava chuva para todos os dias que fiquei aqui, mas acabou não caindo nenhuma gota.

 

Amanhã pego o voo já cedo para o RJ :cray:

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Começando a semana em que espero que tenhamos alguma mudança no padrão climático. Qualquer quirera que chegue por aqui, já me animaria. :prankster:

 

Enquanto isso, ontem depois das 23:00 hs, caiu uma chuva boa aqui; deu uma refrescada. Hoje, amanhecendo com o céu bem nublado e com uma temperatura de 20,6°C. Na Mantiqueira, encontramos temperaturas na casa dos 14°C.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, estou com uma duvida já a algum tempo, estou pesquisando mas não encontro nada a respeito, eu estava querendo saber se existe alguma forma de identificar a ocorrência de orvalho, geada e neblina somente através através de aparelhos como termômetro, higrômetro, etc..., ou só é possível identificar visualmente mesmo, se é possível tem alguém neste fórum que monitora esses eventos via aparelhos?

 

Bueno, em princípio tens que conhecer bem tua região... Segundo, pela URA dos teus aparelhos e zoiando à tua volta :good2: ... A sondagem também é uma boa dica, mas aí teria que ter aero próximo... Para geadas é fácil, olhar os modelos e conhecer tua região :sarcastic: ...

 

Bruno escreveu:Gurizada, obrigado pelos elogios. Foi realmente um feito instalar a estação na área urbana de Livramento. Entretanto, gostaria de enfatizar que a estação não é minha. Apenas ajudei a comprar e a instalar. Os investidores são os donos da Rádio RCC e o Jornal A Plateia de Livramento, que são amigos meus.

 

Quando o Torales comprar a de PM, eu ajudo ele a instalar.

 

PS: nesse fim-de-semana instalarei mais uma Davis para um cara aqui em POA. Ficará online na internet. O Coutinho me indicou para o cara e o projeto foi acionado 3 semanas atrás.

 

Bueno, aqui só falta a grana :laugh: ...

Link to comment
Share on other sites

Janeiro / Fevereiro / Março - 2013

 

-Porto Alegre RS:

Jan: 23,9 - 98,8 mm

Fev: 24,3 - 142,4 mm

Mar: 23,3 - 24,0 mm

 

-Florianópolis SC:

Jan: 24,4 - 87,0 mm

Fev: 25,1 - 184,0 mm

Mar: 24,3 - 124,2 mm

 

-Curitiba PR:

Jan: 19,9 - 70,2 mm

Fev: 21,1 - 188,6 mm

Mar: 21,8 - 32,2 mm

 

-São Paulo SP:

Jan: 21,5 - 164,8 mm

Fev: 23,0 - 271,0 mm

Mar: 23,9 - 110,2 mm

 

-Riacho Grande SBC:

Jan: 19,6 - 310,2 mm

Fev: 21,5 - 355,6 mm

Mar: 22,0 - 64,6 mm

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.