Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo - 2013


Renan
 Share

Recommended Posts

  • 2 weeks later...
  • 3 weeks later...

Accuweather fala em possibilidade de tornados na Argentina a partir desta noite e durante o domingo!

 

Severe Weather to Impact South America

 

By Evan Duffey, Meteorologist

February 23, 2013; 2:19 PM

 

A cold front has the potential to bring severe weather to central South America from Saturday night into Sunday night.

The front will move through Montevideo and Buenos Aires late Saturday night into Sunday, before moving through interior Uruguay and more of northern Argentina on Sunday afternoon and Sunday night.

The main threats from these storms will be damaging winds and torrential downpours, however hail and even isolated tornadoes cannot be ruled out for the region, especially on Sunday.

With such a slow-moving system and so much precipitation expected to fall, there is the risk of flooding for parts of the region. The front will be moving slow enough to bring some locations nearly 2 inches of rainfall, if not more.

Even mariners will take notice; the front is expected to bring strong winds to the Rio de la Plata, bringing rough seas and creating a problem for small crafts there.

During early next week, the front will eventually lose strength as it pushes north into southeastern Brazil and Paraguay. Less severe weather is expected there.

Following the front, cool conditions and some sunshine is expected to return. However, late week another storm system is expected to develop and will likely bring another round of showers and thunderstorms to the region, with the potential for more severe weather.

 

http://www.accuweather.com/en/weather-news/severe-weather-to-impact-south-1/6728062

Link to comment
Share on other sites

Metsul também emitiu alerta de risco de tempo severo também no sul do Brasil amanhã e segunda-feira. Ar frio ingressa na retaguarda do sistema.

 

 

Virada do tempo com risco de vento forte antecipa massa de ar frio

A instabilidade se generaliza na segunda-feira, principalmente na primeira metade do dia, quando a frente atravessará o Estado. Na sua passagem, apesar da possibilidade da frente estar desorganizada e menos ativa, há o risco de chuva forte localizada e de temporais em pontos isolados. A configuração da frente fria, de deslocamento rápido, com brusca troca de massas de ar (quente para fria) traz a preocupação quanto ao risco de alguns vendavais no Estado quando da sua passagem. Na sequência ingressará massa de ar frio com maior intensidade e que deve ser responsável por uma madrugada fria para o começo de março na quarta-feira.

 

http://www.metsul.com/blog2012/

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Astronomia ou tempo severo ?? ? ? :good2:

 

saturno.jpg

 

Cientistas da agência espacial americana, Nasa, identificaram que uma tempestade no Polo Norte de Saturno é, na verdade, um furacão com um vórtice (região central do fenômeno) com largura equivalente a 20 vezes o tamanho do olho de um furacão na Terra. Seu tamanho é de 2 mil km, segundo a Nasa.

A tempestade, captada pela sonda Cassini, havia sido divulgada inicialmente em novembro do ano passado, mas somente agora a equipe revelou dados a respeito.

De acordo com os pesquisadores, a velocidade dos ventos do furacão de Saturno era quatro vezes mais rápida se comparada ao máximo que pode atingir um fenômeno terrestre.

Por aqui, a velocidade dessas tempestades é subdivida em cinco categorias de força pela escala Saffir-Simpson. Fenômenos classificados na categoria 1 têm ventos de até 152 km/h. Tempestades com ventos entre 153 km/h e 176 km/h estão na categoria 2.

Furacões com ventos entre 177 km/h e 207 km/h são classificados na categoria 3. Foram classificados neste patamar os fenômenos Katrina, que devastou Nova Orleans em 2005, e matou 1.700 pessoas, e Glória, que 1985 atingiu a região da Carolina do Norte e Nova York e causou oito mortes.

Na categoria 4, os ventos têm velocidade entre 209 km e 250 km. Já os furacões classificados na categoria 5 são aqueles que registram ventos com velocidade acima de 251 km/h, de acordo com o meteorologista do Inmet.

A Nasa afirma que estudar o furacão no Polo Norte de Saturno pode auxiliar em descobertas sobre a formação deles na Terra. O fenômeno climático é resultado da combinação de alta temperatura na superfície do oceano, elevada quantidade de chuvas e queda da pressão do ar (sistema que favorece uma subida mais rápida do ar e uma constante evaporação da água do mar). Esse sistema costuma se formar em áreas próximas à Linha do Equador.

A missão Cassini-Huygens é um projeto de cooperação entre a Nasa, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Italiana (ASI). As duas câmeras a bordo da sonda foram projetadas, desenvolvidas e montadas no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, em Pasadena, na Califórnia. A equipe que trabalha com as imagens fica no Instituto de Ciência Espacial em Boulder, no Colorado.

 

g1.globo.com

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Esses eventos Landspouts sao tecnicamente tornados, mas se formam diferente daqueles que provem de uma super celula. Eles devem ocorrer com certa frequencia no Brasil e acredito que essas nuvens funil que vemos com frequencia no verao seja um landspout em formação.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Storm Chaser Tim Samaras And Son Killed In Oklahoma Tornado On Friday

Henry Blodget | Jun. 2, 2013 11:02 AM | 9,047 | 36

 

Tim Samaras

 

Storm chaser Tim Samaras, Samaras's son Paul Samaras, and Samaras's chase partner Carl Young were killed in the Oklahoma tornado on Friday, a Denver ABC affiliate reports.

Samaras has been chasing storms for 30 years. He has worked with the Discovery Channel, National Geographic, and Boeing.

 

 

Tim Samaras

Tim Samaras

According to the Denver Channel, Samaras's brother Jim posted the following statement on Samaras's Facebook page this morning (the page is "currently unavailable"):

I'm Jim Samaras - Tim Samaras's brother. Thank you to everyone for the condolences. It truly is sad that we lost my great brother Tim and his great son, Paul. Our hearts also go out to the Carl Young family as well as they are feeling the same feelings we are today. They all unfortunately passed away but doing what they LOVED. Chasing Tornado's. I look at it that he is in the 'big tornado in the sky...' We (the family) will keep folks aware of what the funeral estrangements are, but please in the meantime keep Tim and Paul in your thoughts and prayers.

 

Samaras's last tweet came on Friday:

 

"Storms now initiating south of Watonga along triple point. Dangerous day ahead for OK--stay weather savvy!"

 

The tweet included this photo:

 

 

Tim Samaras

Here's a video on Tim Samaras's website describing his work:

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

 

Impressionante! Mais parece que uma simples nuvem cumulus gerou o tornado, hehehe

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

O primeiro vídeo é sem dúvida impressionante.

 

A Europa tem enfrentado uma onda de calor nos últimos dias, com temperaturas acima dos 40°C em vários países. Inclusive no domingo houve chuva convectiva e trovoadas devido ao calor que faz na Finlândia. Não sei ao certo as condições ontem, porém uma forte onda de tempo severo atingiu a França e a Itália, inclusive fala-se que 11 tornados teriam atingido o território italiano.

Link to comment
Share on other sites

O primeiro vídeo é sem dúvida impressionante.

 

A Europa tem enfrentado uma onda de calor nos últimos dias, com temperaturas acima dos 40°C em vários países. Inclusive no domingo houve chuva convectiva e trovoadas devido ao calor que faz na Finlândia. Não sei ao certo as condições ontem, porém uma forte onda de tempo severo atingiu a França e a Itália, inclusive fala-se que 11 tornados teriam atingido o território italiano.

 

Apesar de aqui ser considerado o segundo maior corredor de tornados, é muito mais fácil achar vídeos europeus, porque será??

Link to comment
Share on other sites

Fernando fizeste uma boa pergunta. O fator que mais destoa é a densidade populacional europeia que em uma grande área do continente é maior que 50hab/km2. No caso da América do Sul a província argentina de Santa Fé, centro do corredor dos tornados, tem uma densidade de 24hab/km2, mas muitas áreas sequer chegam aos 20hab/km2.

Veja a relação da densidade com a ocorrência de tornados:

 

EUR+-+Densidade+demogr%C3%A1fica.jpg

 

3vP2QRV.jpg

 

Na Europa pelo que vejo a maioria dos tornados se dá no período da tarde, enquanto por aqui a maioria ocorre no período noturno, não sei explicar ao certo esta diferença , mas creio que o Alexandre saiba responder esta questão.

Sobre o corredor dos tornados estou juntando informações, mas pelo que consegui até agora baseado em ocorrências confirmadas as médias anuais sul-americanas e europeias são bastante semelhantes. No entanto a densidade como já comentei é maior por lá e os estudos apontam o no Conesul como umas regiões com maior atividade elétrica e ocorrência de granizo no mundo, além de terem sido registrados ao menos cinco tornados F4 na região.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.