Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Janeiro 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

Queria chamar atenção aqui q acho que ninguem viu.....Teresópolis....municipio que mais choveu no Pais este mês..estava com 770 mm....é muita água e quase o dobro da sua normal....

 

Lembrando no dia 12 e janeiro de 2011 ( tinha errado o ano e colocado 2010 ), na Região Serrana, choveu 130 mm (choveu 180 mm em 30 horas), sendo a chuva acompanhada por rajadas de vento e causou o grande episódio ainda lembrado por todos.

 

Na minha cabeça a chuva teria sido bem maior.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Amigos,

 

São Paulo está com 21,5 até ontem de média , resultando em um desvio de -00,6......Em 2012 (ano passado), fechamos o mes de janeiro em 21,0.....(-1,1).

 

Partindo para Fevereiro, SP fechou em 2012 com absurdos 24,2 (+1,8).....E este ano...seguiremos a mesma direção..??? a 1a semama mostra que não é bem assim...

 

Janeiro ameno, Fevereiro / Março / abril ..todos acima e a situação normalizando em maio....

 

Janeiro de 2012 foi uma delícia! Teve mínima de 5ºC em Campos do Jordão, eu peguei 11ºC em Monte Alegre do Sul, ótimos valores para Janeiro! Uma pena que o resto do ano não foi dos melhores para o Sudeste, embora, devemos lembrar, 2012 foi o ano do SINCELO na MANTIQUEIRA! Isso não é pouca coisa, gente...!

 

Esses dias amenos em São Paulo são excelentes, o verão inteiro poderia ser assim!

Link to comment
Share on other sites

A média das mínimas de Janeiro no Morro da Igreja deve ser uns 7ºC ou 8ºC! Que coisa!

 

Jonny, a média das minimas este mês no MI está em 09,3 e das máximas 16,7. A menor minimas foi de 06,1 e a máxima mais alta foi de 13,7. Qtos as máximas , este mês chegou a 22,7 apenas e a máxima masi baixa foi de apenas 09,9....a menor do País inclusive.

 

Por falar em máximas , as menores deste ano são:

 

Morro da Igreja SC: 09,9

Pico do Couto RJ: 14,2

Campos do Jordão SP: 14,8

Monte Verde MG: 16,1

São Joaquim SC: 16,6

São José dos Ausentes RS: 16,7

Bom Jardim da Serra SC: 17,3

Campo Alegre SC: 17,3

Teresópolis RJ: 17,4

Itaiópolis SC: 17,7

Papanduva SC: 17,7

Nova Friburgo RJ: 17,9

São Bernardo do Campo SP (Riacho Grande): 18,5

São Paulo SP (Mirante de Santana): 19,4

Canela RS: 19,4

Lages SC: 19,5

Agua Doce SC: 19,8

Painel SC: 19,8

Urupema SC: 19,9

Vacaria RS: 20,0

Bom Jesus RS: 20,6

 

São Paulo está com 21,5 de média até ontem , isso dá um desvio de -00,6 na 61/90 e -1,4 na 91/11

 

 

Para o Alto do Itatiaia, Posto Marcão, futuro lar da Estação Baziana, deve estar por volta de 11,0ºC a média!?

Link to comment
Share on other sites

Olá.

Itatiaia - RJ

Temp. mínima: 19.3C

Temp. máxima: 26.2C

Mais um dia encoberto, não saiu sol e chuviscou o tempo todo.

Já tenho 520mm neste Janeiro de 2013... a normal é de 260mm!

Sds.,

 

Qual o motivo de tanta garoa por ae?

 

Tá bem atípico estes últimos dias... hoje a garoa até incomodou, pois estava andando na rua a tarde e já estava enchendo o saco! rs.

Acho que a FF está parada aqui em cima...rs.

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Tá bem atípico estes últimos dias... hoje a garoa até incomodou, pois estava andando na rua a tarde e já estava enchendo o saco! rs.

Acho que a FF está parada aqui em cima...rs.

Sds.,

 

Por aqui esta igual, o motivo porém é vento que sopra do mar, não aguento mais também.

 

São Bernardo do Campo, essa sim é a terra da garoa.

Link to comment
Share on other sites

 

Queria chamar atenção aqui q acho que ninguem viu.....Teresópolis....municipio que mais choveu no Pais este mês..estava com 770 mm....é muita água e quase o dobro da sua normal....

 

Sendo que, Teresópolis fica a meros 100km em linha reta daqui, e está com mais que o dobro da precipitação que registrei na minha estação. Só pode haver uma

explicação para isso: Os anticiclones marítimos! Neste mês, foram muitas infiltrações de ar frio marítimo, certamente gerando um sem-número de dias com

chuva orográfica na região serrana do RJ. Além disso, tivemos ao menos 1 episódio de ZCAS sobre a região, o que sempre gera acumulados significativos de

chuva, mais uma vez, por causa do relevo.

Link to comment
Share on other sites

Renan, refiz minha classificação para os climas de transição tropicalaltitude e subtropical:

 

Sampa: 40% subtopical e 60% tropical altitude

 

CJ: 30% subtropical e 70% tropical altitude

 

Juiz de Fora: 25% subtropical e 75% tropical altitude

 

BH: 5% subtropical e 95% tropical altitude

 

serra gaúcha : 95% subtropical e 5% tropical altitude

 

serra catarinense: 10% tropical altitude e 90% subtropical

 

Curitiba: 30% tropical altitude e 70% subtropical

 

PoA para baixo 100% subtopical

 

Brasilia 100% tropical altitude

 

Considerando apenas o índice de precipitação, aqui chove praticamente a mesma coisa que em Campos do Jordão no inverno e um pouco mais que BH, o que configura

um padrão classicamente tropical. Em termos de dinâmica atmosférica, Juiz de Fora é bem mais dinâmica que BH, há mais variação de massas de ar principalmente

no inverno. E olha que, mesmo assim, as coisas aqui são bem paradas no meio do ano heim? :mosking:

 

Mesmo assim, acho que é por aí...talvez eu diminuiria uns 5% da subtropicalidade...nós temos alguns resquícios apenas. Em Sampa a coisa já fica mais evidente.

Interessante que, se a análise fosse só de precipitação, Teresópolis e Petrópolis se enquadrariam como subtropicais, pois nestas cidades chove tanto quanto Ctba

no inverno. Entretanto, sabemos que por lá as chuvas são principalmente orográficas, e não frontais (de FF) como em Curita.

Link to comment
Share on other sites

Achiovitti , Campinas hoje 100km da capital bateu 28 graus e Bauru 31,0...é outro mundo esse interior de SP....Já a capital e ABC e Ctba....o cenario é outro....direrentemente de SC pra baixo...

É a típica combinação de infiltração marítima mais relevo favorável!

Vejam que a Serra do Mar na região da Capital é basicamente uma borda de Planalto, um encaixe perfeito para o vento marítimo com direção sudeste. A nordeste e sudoeste a Serra do Mar fica mais "movimentada", o que provavelmente restringe nessas áreas (Vale do Paraíba, por ex.) a entrada de umidade e nebulosidade para dentro do continente.

Porém, essa umidade e nebulosidade farta da Grande SP que poderia chegar mais longe (Jundiaí e Campinas) geralmente é impedida pelas Serras da Cantareira-Japi, fazendo com que apenas o vento Sudeste chegue forte por aqui. Em eventos de forte infiltração marítima a nebulosidade até chega por aqui, mas isso não é tão comum.

 

Perfeito, Marcelo.

 

Em dias de infiltração de umidade, como ontem, é muito comum a Região Metropolitana de São Paulo ter céu encoberto e chuviscos, até a vertente leste da Serra do Japi. A partir da vertente oeste do Japi em direção ao interior do estado, o normal nesses casos é a prevalência de tempo variando gradativamente de "claro" a "ensolarado", com o vento Sudeste a soprar com força, ao menos até Campinas. Nesses casos é comum ver da minha janela (em Jundiaí) os cumes da Serra do Japi encobertos pela névoa. Eu disse névoa, hehehe...

Link to comment
Share on other sites

Santa Catarina - Previsão para FEVEREIRO, MARÇO e ABRIL de 2013

 

Chuva abaixo da média para o trimestre em SC

 

A previsão para o trimestre Fevereiro/Março/Abril é de chuva ligeiramente abaixo da média climatológica em quase todas as regiões de Santa Catarina.

 

Ressalta-se que na climatologia verifica-se um decréscimo natural nos volumes de chuva de fevereiro até o mês de abril.

 

Durante o mês de fevereiro até o início de março as chuvas serão mais frequentes, típicas de verão (normalmente entre à tarde e à noite) e, preferencialmente, irão ocorrer entre as regiões que vão do Litoral ao Planalto, com ênfase para as áreas mais ao norte, nas proximidades do Estado do Paraná como Planalto e Litoral norte. Neste período, o Oeste, Meio Oeste e Litoral Sul de Santa Catarina, terão chuva mal distribuída e abaixo da média.

 

A condição de temporais isolados se mantém associada ao aquecimento diurno que resulta em convecção, além da passagem de sistemas frontais, e por vezes facilitando a ocorrência de chuva forte localizada, num curto espaço de tempo, com rajadas intensas de vento e até mesmo granizo.

 

No restante do mês de março, especialmente na segunda quinzena, e no mês de abril, a chuva deve ficar dentro da normalidade, ou seja, próxima à média climatológica.

 

Com relação à temperatura para o trimestre a previsão é de temperatura dentro da média climatológica.

 

O final do verão de 2013 será quente como de costume. Nesse período as ondas de calor são mais raras, mas não descartadas.

 

Entre fevereiro de 2013 e o início de março de 2013 devido à cobertura de nuvens e da chuva, a temperatura mínima ficará acima da média do Planalto ao Litoral e um pouco abaixo em relação à temperatura máxima. Nas demais regiões, a temperatura fica acima da média devido à maior presença de dias ensolarados, ou seja, a amplitude térmica será bem pronunciada.

 

Nos meses seguintes, a temperatura ficará dentro da normalidade com as primeiras incursões de massas de ar mais frias ao Estado, diminuindo a temperatura, se estendendo naturalmente para abril, com os primeiros episódios mais frios nas áreas mais altas da Serra, não se descarta o registro de geada.

 

Epagri Ciram

Link to comment
Share on other sites

Detalhe: a estação da Moela fica na ilha do mesmo nome, a cerca de 2 km do "continente" (A rigor, Guarujá também é uma ilha, a ilha de Santo Amaro).

 

A antiga estação do INMET em Santos, que ficava em local diferente da estação do CIIAGRO, no bairro da Ponta da Praia, já próxima do Guarujá, pelo menos nas normais 1931-1960 e 1961-1990, nunca chegou nos 40°C.

 

A maior temperatura registrada no meu termômetro devidamente abrigado no ano passado no Bal. Flórida em Praia Grande foi de 38,2°C, o dia que foi quebrado alguns recordes pelo estado de São Paulo, estação da Moela neste dia mais uma vez fora do ar.

 

Santos também é uma ilha. São Vicente que não é, além de Praia Grande e Bertioga.

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

São Paulo está com 21,5 até ontem de média , resultando em um desvio de -00,6......Em 2012 (ano passado), fechamos o mes de janeiro em 21,0.....(-1,1).

 

Partindo para Fevereiro, SP fechou em 2012 com absurdos 24,2 (+1,8).....E este ano...seguiremos a mesma direção..??? a 1a semama mostra que não é bem assim...

 

Janeiro ameno, Fevereiro / Março / abril ..todos acima e a situação normalizando em maio....

 

Janeiro de 2012 foi uma delícia! Teve mínima de 5ºC em Campos do Jordão, eu peguei 11ºC em Monte Alegre do Sul, ótimos valores para Janeiro! Uma pena que o resto do ano não foi dos melhores para o Sudeste, embora, devemos lembrar, 2012 foi o ano do SINCELO na MANTIQUEIRA! Isso não é pouca coisa, gente...!

 

Esses dias amenos em São Paulo são excelentes, o verão inteiro poderia ser assim!

 

Opa, sincelo na Mantiqueira? Quando foi? Onde teve? Fotos? hehehehe curiosidade master!

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

 

Queria chamar atenção aqui q acho que ninguem viu.....Teresópolis....municipio que mais choveu no Pais este mês..estava com 770 mm....é muita água e quase o dobro da sua normal....

 

Carlos acho que ninguem viu tambem Agra ds Rei e seus 836 mm esse mês. :hang1:

 

Aqui mínima de 21ºC,agora faz 26ºC com céu parcialmente nublado.

Link to comment
Share on other sites

Médias parciais Janeiro 2013 (até dia 29)

 

01-Urupema SC: 15,8

02-São José dos Ausentes RS: 15,8

03-São Joaquim SC: 15,9

04-Bom Jardim da Serra SC: 16,1

05-Campos do Jordão SP: 16,4

06-Monte Verde MG: 16,9

----Painel SC: 16,9

07-Água Doce : 17,3

08-Bom Jesus RS: 17,9

09-Inacio Martins PR: 18,1

10-Papanduva SC: 18,2

 

Canela RS: 18,4

Vacaria RS: 18,4

São Francisco de Paula RS: 18,6

Lebon Régis SC: 18,7

Campo Alegre SC: 18,8

Lages SC: 18,8

Maria da Fé MG: 18,8

Itaiópolis SC: 19,0

Curitibanos SC: 19,2

Rio Negrinho SC: 19,3

Ventania: 19,3

Caçador SC: 19,4

Nova Friburgo RJ: 19,4

Campos Novos SC: 19,5

General Carneiro PR: 19,5

Major Vieira SC: 19,5

São Bernardo do Campo SP (Riacho Grande): 19,7

Diamantina MG: 19,8

Castro PR: 19,8

Curitiba PR: 19,8

Teresópolis RJ: 19,8

Canguçu RS: 19,9

Clevelândia PR: 19,9

Lagoa Vermelha RS: 19,9

Caldas MG: 20,0

Passa Quatro MG: 20,0

Santa Teresa ES: 20,0

Irati PR: 20,1

São Mateus do Sul PR: 20,1

Alto Paraiso de Goiás GO: 20,2

Passo Fundo RS: 20,4

Soledade RS: 20,4

Juiz de Fora MG: 20,7

 

Capitais:

 

Curitiba: 19,8 (+0,2)

Brasília DF: 21,2 (-0,4)

São Paulo SP: 21,5 (-0,6)

Belo Horizonte MG: 23,2 (+0,4)

Goiânia GO: 23,7 (-0,1)

Porto Alegre RS: 23,7 (-0,9)

Florianópolis SC: 24,2 (-0,1)

Rio Branco AC: 25,3 (-0,2)

Campo Grande MS: 25,5 (+1,1)

Rio de Janeiro RJ (Jac): 26,0 (-0,2)

Link to comment
Share on other sites

 

Queria chamar atenção aqui q acho que ninguem viu.....Teresópolis....municipio que mais choveu no Pais este mês..estava com 770 mm....é muita água e quase o dobro da sua normal....

 

Carlos acho que ninguem viu tambem Agra ds Rei e seus 836 mm esse mês. :hang1:

 

Aqui mínima de 21ºC,agora faz 26ºC com céu parcialmente nublado.

 

Nossa Guga..essa eu não sabia..esta estação é de onde..??

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

 

Queria chamar atenção aqui q acho que ninguem viu.....Teresópolis....municipio que mais choveu no Pais este mês..estava com 770 mm....é muita água e quase o dobro da sua normal....

 

Carlos acho que ninguem viu tambem Agra ds Rei e seus 836 mm esse mês. :hang1:

 

Aqui mínima de 21ºC,agora faz 26ºC com céu parcialmente nublado.

 

Nossa Guga..essa eu não sabia..esta estação é de onde..??

 

abraço

 

Carlos essa estação é do Inea(Instituto Estadual do Ambiente).

 

e pode ser assesada pelo link;http://www.inea.rj.gov.br/index/index.asp

Link to comment
Share on other sites

Porém, essa umidade e nebulosidade farta da Grande SP que poderia chegar mais longe (Jundiaí e Campinas) geralmente é impedida pelas Serras da Cantareira-Japi, fazendo com que apenas o vento Sudeste chegue forte por aqui. Em eventos de forte infiltração marítima a nebulosidade até chega por aqui, mas isso não é tão comum.

Verdade. Várias vezes, vindo pela rodovia Fernão Dias, a gente pega sol e céu limpo até Atibaia.

Em Mairiporã, sol com céu parcialmente nublado. Aí, passa o túnel da Mata Fria, sob a serra da Cantareira, divisa Mairiporã-Sampa e... céu encoberto aqui na capital paulista...

 

À grosso modo, ocorre a mesma coisa também à oeste da RMSP. Muitas vezes Itapevi está sob total influência da infiltração marítima, enquanto que S. Roque, 20km interior adentro em linha reta, tem sol com muitas nuvens e Sorocaba (55km à oeste de Itapevi) tem céu totalmente aberto.

Link to comment
Share on other sites

POA com anomalia negativa. Que sonho!! Com o calor dos últimos dias, ficaremos um pouco abaixo da média.

 

Hoje tive uma sorte danada: meu sensor externo perdeu o sinal logo após a mínima. Fiquei em 20,9°. Fazia uns 2 anos ou um pouco menos que isso não acontecia.

 

A previsão é de esfriar no domingo e ficarmos abaixo de 30° até a primeira metade da próxima semana. E se repete o padrão 2013: frente fria com pouca chuva e tropicalização da mp mais ao sul, mantendo a temperatura abaixo da média com vento E e SE. Pelo visto, podemos dizer que no início da próxima semana teremos mais chuva no Sudeste.

 

Agora faz 33,4° com 48%. Sensação de 37,0°! Céu limpíssimo, sem uma nuvem sequer!

Link to comment
Share on other sites

POA tem uma facilidade bem grande para fazer calor heim Marcos? :mosking:

 

Por aqui, após 4 dias, o sol enfim apareceu. Durante a manhã ainda permaneceu encoberto com chuva fraca

e garoa, mas agora à tarde o tempo abriu e faz 24,6ºC. Vai fazer calor de amanhã até Domingo, mas nada

demais, algo como 27/29 graus.

Link to comment
Share on other sites

Santos também é uma ilha. São Vicente que não é, além de Praia Grande e Bertioga.

Verdade. É a ilha de São Vicente, que inclui a cidade do mesmo nome até a ponte pênsil. Atravessando a ponte pênsil, voltamos ao continente.

 

À grosso modo, ocorre a mesma coisa também à oeste da RMSP. Muitas vezes Itapevi está sob total influência da infiltração marítima, enquanto que S. Roque, 20km interior adentro em linha reta, tem sol com muitas nuvens e Sorocaba (55km à oeste de Itapevi) tem céu totalmente aberto.
Caso interessante ocorre também em Perus, bairro/distrito de Sampa, no extremo NO do município. Por um desses caprichos das divisões municipais, Perus fica atrás da serra da Cantareira (Tenho parentes lá). Já aconteceu de eu sair daqui de casa, na zona norte de Sampa, com céu nublado e chegar lá com sol e céu parcialmente nublado. Voltei para casa e fiquei sabendo que aqui o sol não havia aparecido.

 

Hoje tivemos algumas mudanças aqui em Sampa.

Apesar do céu ainda nublado, houve mormaço e algumas tímidas aberturas de sol aqui na zona norte.

A automática do Mirante já bateu em 26,1°C, com mínima de 19,3°C. O IAG já chegou em 25,4°C, com mínima de 18,5°C.

Link to comment
Share on other sites

Praticamente toda essa região aqui do SE, mais perto do mar, teve hoje, mais aberturas de sol do que nos últimos dias; aqui, não foi diferente, apesar ainda das nuvens, tivemos muitos períodos de sol, com isso, minha máxima bateu nos 29,7°C por volta das 14:00hs.

Depois desse horário, o céu voltou a ficar mais fechado e a temperatura começou a cair. Tenho agora: 27,9°C.

Link to comment
Share on other sites

A anomalia negativa de temperatura em Curitiba está em -1,3, segundo dados do Simepar. 19,7º de média esse mês, contra 21,0º da histórica.

 

Vejam as normais INMET x Iapar Pinhais que eu tenho. Centro Politécnico / Zona rural em Pinhais.

 

Jan: 19,6 - 20,2

Fev: 19,9 - 20,5

Mar: 19,0 - 19,4

Abr: 16,7 - 17,2

Mai: 14,6 - 14,8

Jun: 12,2 - 13,3

Jul: 12,8 - 13,1

Ago: 14,0 - 13,8

Set: 15,0 - 14,6

Out: 16,5 - 16,3

Nov: 18,2 - 17,9

Dez: 19,3 - 19,4

 

Anual: 16,5/16,7

 

O que eu acho muito estranho é o Inmet ser mais frio que o Simepar em Pinhas...a não ser se este Centro Politécnico fosse no passado mais arborizado que hoje...

Link to comment
Share on other sites

Se vc observarmos, a normal climatologica de Ctba em relação ao seu comportamento atual (trabalho do Aldo 1991/2011) o resultado é de uma grande anomalia positiva.

 

Mas segundo o 8º Disme/RS a estação atual de Curitiba , a convencional fica desde 13/06/76 no centro politécnico e o antigo local era proximo ao aero do Bacacheri. Estação esta inagurada em 1911 e isso retrata que a normal climatologica 31/60 de Curitiba está corretíssima. Já a 61/90 conta com dois locais, 61/76 em um local e 76/90 em outro, historia igual a Campos do Jordão...

 

Tá ai o motivo desta diferença em suas anomalias no seu comportamento atual. Por isso que acabo utilizando a normal do Simepar 61/90 só que esta se encontrava em Pinhais. O Simepar considera os valores desta estãção do IAPAR, pois a estação do Simepar só tem dados de 1998 pra frente. Segundo pude verficar , esta estação praticamente rural em Pinhais ficou bem abaixo do Simepar.

 

Talvez se o Inmet considerasse como normal o período 1981 / 2010, ou seja ultimos 30 anos que se encontra o lugar atual.....pois ai teríamos um valor correto e não de dois locais...para se fazer uma normal climatologica, já seria alguma alternativa para que seja avaliado suas anomalias de forma mais correta.

 

Gostaria muito de fazer essa normal 81/10....dai sim a gente iria ter uma clara ideia de lá

Link to comment
Share on other sites

Sobre Campos do Jordão - 3 lugares

 

O 7- Disme informou que antigamente a estação era na entrada da cidade em uma area residencial, e por questões políticas e de construtores, acabou mudando para o atual lugar no Jaguaribe.

 

Na coleta da normal climatológica 1961-1990, a medição foi de Jan61 / Mai71 no Parque estadual do Horto Florestal a 1579,00 m de altitude , onde a estação do Inmet de encontrava.

 

De mai/71 a 1990 a estação foi para Abernesia , na entrada da cidade a 1642 m de altitude e anos depois foi mudada novamente para o Jaguaribe no terreno da Sabesp , ao lado da CX d' agua,onde se encontra hoje.

 

Falei em Brasilia com a Sra. Nadir Dantas de Sales, responsável pela publicação técnica da Divisão de Meteorologia Aplicada, o (DIMAP) do Inmet e ela foi categorica..a estação de CDJ está em lugar mais quente que o local anterior e pediu que ligasse para o Ernesto Alvim no 7-Disme em SP , para que se revelasse o motivo da mudança.

 

Falei com o Ernesto e me disse que houve pressão de construtores e vereadores para que a estação fosse mudada de lugar, saindo da Abernésia. O Inmet não teve alternativa e acabou tendo que mudar. Este local da Caixa D'agua junto a Sabesp em Jaguaribe, o Ernesto me revelou que a prefeitura na epoca determinou esse local...que era o unico disponivel...sendo que o Horto não mostrou mais interesse em abrigrar novamente a estação.

 

Bem , resumindo....o LOCAL atual escolhido para Estação de Campos do Jordão foi feito por um vereador e não por um Meteorologista........

 

Dai ele resumiu....O Brasil é assim mesmo....foi a partir disso que cogitei pra ele a mudança de local da estação pois isso me levantou muitas duvidas se a estação realmente está em um lugar padrão, já que houve interesses extra-ciencia nesta historia.

Link to comment
Share on other sites

O que eu acho muito estranho é o Inmet ser mais frio que o Simepar em Pinhas...a não ser se este Centro Politécnico fosse no passado mais arborizado que hoje...[/color]

 

Apesar da estação do Centro Politécnico estar as margens de duas rodovias, a região em seu entorno é bastante arborizada! É estranho mesmo esses valores...

Você saberia me dizer o local exato da estação meteorológica de Pinhais?

Link to comment
Share on other sites

Quero ver as diferenças nos microclimas de Teutônia no inverno. Por enquanto a diferença se dá nas máximas. A diferença de altitude entre a Lagoa da Harmonia e o bairro Languiru/INMET é de aproximadamente 450m.

Abaixo as temperaturas registradas hoje:

 

Bairro Languiru - 20,1ºC / 37,3ºC

INMET - 19,1ºC / 37,0ºC

Lagoa da Harmonia - 19,3ºC / 31,7ºC

Link to comment
Share on other sites

Bem , resumindo....o LOCAL atual escolhido para Estação de Campos do Jordão foi feito por um vereador e não por um Meteorologista........

Convenhamos é um bom começo.

 

Carlos, Agradeço por você especialista em juros futuros por ter a habilidade de monitorar a estação de Lavras no lago de Furnas 'A CAIXA D'AGUA DO BRASIL'

 

Agora chove para dedéu no Lago de Furnas. As termoelétricas que foram ligas a pleno vapor gastando gás. Estorou a capacidade da estatal petrolífera de subsídio.

 

Em breve começa a desligar as termoelétricas.

 

O reajuste dos preços dos derivados aos consumidores "comuns" eleva a inflação.

 

Como a correlação entre taxas de juros e inflação é alta e lembrando que correlação não é causalidade.

 

Compre para mim posições de alta na taxa de juros.

 

Lembrando aos amigos que os modelos meterológicos e econômicos são feitos com a mesma matemática.

 

Abraços lucrativos (by marcola)

Link to comment
Share on other sites

A anomalia negativa de temperatura em Curitiba está em -1,3, segundo dados do Simepar. 19,7º de média esse mês, contra 21,0º da histórica.

 

Vejam as normais INMET x Iapar Pinhais que eu tenho. Centro Politécnico / Zona rural em Pinhais.

 

Jan: 19,6 - 20,2

Fev: 19,9 - 20,5

Mar: 19,0 - 19,4

Abr: 16,7 - 17,2

Mai: 14,6 - 14,8

Jun: 12,2 - 13,3

Jul: 12,8 - 13,1

Ago: 14,0 - 13,8

Set: 15,0 - 14,6

Out: 16,5 - 16,3

Nov: 18,2 - 17,9

Dez: 19,3 - 19,4

 

Anual: 16,5/16,7

 

O que eu acho muito estranho é o Inmet ser mais frio que o Simepar em Pinhas...a não ser se este Centro Politécnico fosse no passado mais arborizado que hoje...

 

Carlos, por favor, você tem dados de alguma estação próxima à UFPR (Universidade Federal do Paraná), Jardim Botânico e Parque do Barigui?

Link to comment
Share on other sites

ATÉ HOJE

 

25,0/165,0 ITAPIRANGA

 

24,5/125,0 CRICIÚMA

 

24,4/92,4 FPOLIS

 

19,0/111,0 ITAIÓPOLIS

 

18,8/118,8 LEBON RÉGIS

 

18,8/195,4 LAGES

 

16,7/87,4 CHAPADA

 

16,2/88,4 BOM JARDIM

 

16,0/82,2 CLIMATERRA

 

16,0/68,9 S.JOAQUIM

 

16,0/116,0 URUPEMA

 

15,7/81,2 HIRAGAMI

 

15,5/67,0 CRUZEIRO

 

12,6/275,2 M.IGREJA.

Link to comment
Share on other sites

Gostaria muito de fazer essa normal 81/10....dai sim a gente iria ter uma clara ideia de lá[/color]

Carlos, dá para fazer. É só incluir 81/90 naquela de 1991-2011 e excluir 2011. Em alguns dias eu faço.

 

A automática do Mirante já bateu em 26,1°C.

Mirante (Conv.): 19,3°C / 26,5°C

 

E.T. Parece que a história da convencional do Rio é mais trágica (O pessoal de lá pode confirmar ou não).

Pelo que sei, era na Praça XV, no final da década de 1970 estava no aterro do Flamengo e hoje está no prédio do INMET, próximo à Praça Mauá, no bairro da Saúde, zona portuária.

Link to comment
Share on other sites

Quero ver as diferenças nos microclimas de Teutônia no inverno. Por enquanto a diferença se dá nas máximas. A diferença de altitude entre a Lagoa da Harmonia e o bairro Languiru/INMET é de aproximadamente 450m.

Abaixo as temperaturas registradas hoje:

 

Bairro Languiru - 20,1ºC / 37,3ºC

INMET - 19,1ºC / 37,0ºC

Lagoa da Harmonia - 19,3ºC / 31,7ºC

 

A estação na Lagoa da Harmonia é sua também? Vai ser interessante acompanhar a diferença gigante de temperatura entre estes dois locais durante o inverno.

Link to comment
Share on other sites

O que eu acho muito estranho é o Inmet ser mais frio que o Simepar em Pinhas...a não ser se este Centro Politécnico fosse no passado mais arborizado que hoje...[/color]

 

Apesar da estação do Centro Politécnico estar as margens de duas rodovias, a região em seu entorno é bastante arborizada! É estranho mesmo esses valores...

Você saberia me dizer o local exato da estação meteorológica de Pinhais?

 

Eu conheci o Centro Politécnico da UFPR no início da década de 80. Hoje está bem mais adensado. Mas o que adensou mesmo é o seu entorno. A "avenida das torres" por exemplo, nela só tinha mato ao redor a uns 30 anos atrás.

Link to comment
Share on other sites

O que eu acho muito estranho é o Inmet ser mais frio que o Simepar em Pinhas...a não ser se este Centro Politécnico fosse no passado mais arborizado que hoje...[/color]

 

Apesar da estação do Centro Politécnico estar as margens de duas rodovias, a região em seu entorno é bastante arborizada! É estranho mesmo esses valores...

Você saberia me dizer o local exato da estação meteorológica de Pinhais?

 

Eu conheci o Centro Politécnico da UFPR no início da década de 80. Hoje está bem mais adensado. Mas o que adensou mesmo é o seu entorno. A "avenida das torres" por exemplo, nela só tinha mato ao redor a uns 30 anos atrás.

 

 

Sem dúvida Ctba é uma das capitais que mais cresceu da última normal para a década de 1990... Na minha opinião o aumento de urbanização responde por pelo menos 50% da diferença das normais 61-90 e 81-10. E uma base de comparação que já foi apresentada aqui em outras ocasiões foi justamente aquela feita com a Estação de Pinhais (local com Urbanização similar ao Centro Politécnica na década de 80).

Link to comment
Share on other sites

POA tem uma facilidade bem grande para fazer calor heim Marcos? :mosking:

Cara, essa é uma das desgraças daqui. Quando a temperatura dispara no RS, especialmente depois da passagem de um mp no inverno, POA geralmente fica entre as primeiras, inclusive se comparada ao centro do RS. Aqui aquece comoa fronteira e esfria como o litoral. É triste.

 

Tive máxima de 34,3°!

 

POA com anomalia negativa. Que sonho!! Com o calor dos últimos dias, ficaremos um pouco abaixo da média.

 

Ontem Poa estava com -0,9....hoje vai para -0,7.....amanhã para -0,5......se o mês tivesse 33 dias , Poa ficaria dentro da normal...Como esse -1,0 foi embora rápido em poucos dias...

Foi o que aconteceu por aqui em janeiro de 2012: estava bem fresco no início e a partir do mês a coisa começou a degringolar. Depois do dia 20 ferrou tudo. Fechamos na média.

 

Agora faz 24,3° com 77% e venta de SE a 7,7 km/h. Noite agradável.

 

Abraços duplos!

Link to comment
Share on other sites

Você saberia me dizer o local exato da estação meteorológica de Pinhais?

 

David, unica informação passada que se tratava de uma região bem rural....nada mais..

 

Bem , resumindo....o LOCAL atual escolhido para Estação de Campos do Jordão foi feito por um vereador e não por um Meteorologista........

 

Na Suiça seria igual..?

 

Carlos, Agradeço por você especialista em juros futuros por ter a habilidade de monitorar a estação de Lavras no lago de Furnas 'A CAIXA D'AGUA DO BRASIL'

 

São quase 450 mm....Furnas agradece..!!

 

Carlos, por favor, você tem dados de alguma estação próxima à UFPR (Universidade Federal do Paraná), Jardim Botânico e Parque do Barigui?

 

Os dados postados são estes acima...são os unicos que tenho..!!

Link to comment
Share on other sites

RS - Chuva de janeiro

 

O mês de janeiro está terminando e apesar do atual período seco e preocupações com a agricultura no Estado do Rio Grande do Sul, temos municípios com precipitação acima da média. A cidade de São Luiz Gonzada termina janeiro com pouco mais de 200mm, valor que representa 30% acima da média mensal. Em segundo lugar, vem Bagé, com 190mm ou 65% acima da média. Já em Canela, apesar do acumulado de 170mm, o município termina janeiro com chuva dentro da média” - comenta o meteorologista da Somar, Celso Oliveira. Em Porto Alegre, choveu pouco mais de 100mm, também ficou dentro da média. A cidade em que menos choveu foi eme Soledade, com acumulado apenas de 70mm ou metade da média mensal, segundo dados do INMET

 

Somar

Link to comment
Share on other sites

Quero ver as diferenças nos microclimas de Teutônia no inverno. Por enquanto a diferença se dá nas máximas. A diferença de altitude entre a Lagoa da Harmonia e o bairro Languiru/INMET é de aproximadamente 450m.

Abaixo as temperaturas registradas hoje:

 

Bairro Languiru - 20,1ºC / 37,3ºC

INMET - 19,1ºC / 37,0ºC

Lagoa da Harmonia - 19,3ºC / 31,7ºC

 

A estação na Lagoa da Harmonia é sua também? Vai ser interessante acompanhar a diferença gigante de temperatura entre estes dois locais durante o inverno.

 

Sim, é minha. Ainda não está 100% operacional mas até final de fevereiro pretendo deixar tudo certo. Em Julho provavelmente vou para os EUA novamente e pretendo trazer mais uma Davis para instalar aqui em Teutônia. Tem mais 2 locais que gostaria de monitorar aqui.

Link to comment
Share on other sites

Pra variar, as lavouras de soja e milho do sul do país estão sofrendo com estresse hídrico. Na verdade, existe uma grande área que faz um "arco" desde o Pampa Argentino, passando pelo Paraguai, e indo até o MS, pegando todo o interior do sul do país, principalmente a região Oeste.

 

A última chuva significativa nos 3 estados do sul e MS foi dia 08 de Janeiro. Esse calorão que está chegando não deve ajudar muito, já que as previsões apontam boas chuvas a partir do dia 06 de fevereiro.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Consegui obter o índice de precipitação de São Bernardo do Campo, que ficou até o momento em 219,9 mm, portanto ABAIXO da média para o município, que é de 248,4 mm. Estes dados são coletados em 25 pontos do município pela defesa civil e tirada a média de todos (claro que dos 25 pontos uns 16 conseguem trazer a informação)

 

Ao mesmo tempo que a chuva ficou abaixo da média, as temperaturas também.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Ontem choveu muito mais do que o esperado pelos modelos, chegando a respeitáveis 50,4mm na minha estação.

Com isso, o acumulado de Janeiro vai fechar em 371mm, valor acima da média climatológica mas ainda insuficiente

para repor o déficit de Dezembro.

 

O tempo insiste em não abrir e permanece nublado desde Domingo passado. No momento 22,8ºC.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.