Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Janeiro 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

Eu estou achando que mal vai se desenvolver uma ZACS aqui em SP nessa semana viu. 4ª feira vai chover a tarde devido a chegada da FF. 5ª feira cai bem a máxima e mínima e chove, mas efeito frontal e não de ZACS. Na 6ª feira o ar seco polar entra mais forte limpando o tempo e dando dia agradável com mínima "baixa" e máxima bem agradável. A partir de sábado as temperaturas sobem progressivamente, mas com dias bons.

 

Estou achando que vai dar ZACS lá para meados/final da outra semana (partir 16/jan). Justamente no dia que o pessoal de casa vai para praia. :cray:

 

O problema é que nem sempre é fácil determinar QUANDO temos este fenômeno e QUANDO é frente fria, pois o tipo de tempo provocado por ambas

é bem parecido. A melhor forma de se fazer a diferenciação é observando-se a imagem de satélite. Ao fazermos isso na próxima Quarta/Quinta, tudo

ficará mais claro.

 

Exemplo de atuação de ZCAS sobre o Brasil:

 

brasilsobainflunciadazc.jpg

 

É vero caro Renan. Essa imagem é bem clara a forma de ZACS. Sinceramente, eo só acesso o modelo do Ensemble de temperaturas de 850 hpa da Am Sul. E na sua projeção a longo prazo mostra uma linha de 15ºC que vai contornando a costa do Sudeste e fica por ai bastante tempo (partir 16/jan). Deduzi que possa formar uma ZACS no período.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Fechamento Zona Sul 2012 - Joinville.

 

Anual2012Zonasul.jpg

 

Podem acrescentar aí uns 30 mm de chuva, pois o pluviômetro estava entupido por um tempo...

 

Mesmo assim, estamos falando de POUQUÍSSIMA CHUVA para Joinville!!!!

 

Ano passado choveu 2524 mm!!! Esta ano, em torno de 1300 mm.

 

Em comparação com o 2011, 2012 foi totalmente lixo.

 

Mínima de 7,0ºC, contra 2,7ºC em 2011. A máxima em 2012 também foi mais alta, 40,3ºC contra 39,4ºC em 2011. E a média anual também sofreu acréscimo de 1ºC! Em 2011, média de 20,4ºC. Em 2012, média de 21,5ºC!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, depois de ANOS aguardando ansiosamente, as estações da Defesa Civil de Joinville finalmente estão online!

 

São estações muito boas, da marca Campbell Scientific.

 

Para quem quiser acessar, basta clicar neste link: http://defesacivil.joinville.sc.gov.br/monitoramento

 

Ainda é meio confuso, mas é um grande avanço para a histórica climática municipal!! Para acessar os dados, é necessário criar um login no site da prefeitura municipal. Eu já criei e pretendo trazer os dados para vocês diariamente.

 

Aqui vai um resumo das estações meteorológicas do município de Joinville, já com as mínimas do dia 07/01/2013

 

- Bairro Bucarein (região central): 20,8ºC

- Rio Cachoeira (região Central): 21,8ºC

- Ceasa (Distrito Industrial): 19,7ºC

- Rio Cubatão (as margens da BR-101, ao lado de um rio com 100 metros de largura e grande volume da água): 20,6ºC

- Iate Clube (LITERALMENTE ao lado da lagoa Saguaçú, baía da babitonga, região de manguezais): 21,4ºC

- Bairro Itaum (Zona Sul, bairro horizontal mas densamente populado): 21,5ºC

- Jativoca (ao lado do Rio Águas Vermelhas, região rural): 18,7ºC

- Rodovia do Arroz (SC-415, região rural):19,7ºC

 

Soma-se a estas estações ainda as duas do EPAGRI/CIRAM em zona rural, uma delas influenciadíssima pelos ventos quentes de Oeste

 

- Estrada do Pico (distrito de Pirabeiraba): 21,7ºC

- Estrada do Salto II (região rural do bairro Vila Nova): 19,6ºC

 

Além destas, existem:

 

- RBS (Bairro Anita Garibaldi, instalada em uma antena, a 5 metros do chão, sobre um telhado): 21,7ºC

- Bairro Santa Catarina (minha estação, região na transição da área urbana com rural, com indústrias ao redor):20,8ºC

- Aeroporto de Joinville (zona leste, próximo a baía da Babitonga): 21ºC

- Serra Dona Francisca (minha estação também, está ONLINE. Encosta de morro, aproximadamente 840 m.s.n.m): 16,2ºC

 

Estas todas eu espero ter acesso diário. Ainda existem outras estações que não tenho acesso diário, como a da Univille e da Sociesc, além da minha estação Joinville Serrana.

 

Ufa, a história climática de Joinville FINALMENTE começa a ganhar força. O ano de 2013 começou MUITO BEM em termos de dados climáticos!!

Link to comment
Share on other sites

Temporais devem provocar chuva de mais de 100mm no Rio Grande do Sul hoje

 

Muitas nuvens carregadas estão sobre o Rio Grande do Sul, por causa das áreas de instabilidade de chegaram ao Estado no último domingo, vindas da Argentina e do Paraguai. Na tarde de ontem os temporais foram fortes e choveu em algumas cidades o acumulado esperado para uma semana, como em Erechim-RS, onde o volume foi de 60mm, ou seja, 37% da média de janeiro no município. Hoje chove em todo Estado e segundo o meteorologista da Somar, os acumulados serão superiores aos 100mm nas regiões de Quaraí-RS, Uruguaiana-RS e Alegrete-RS. Por conta da chuva intensa e constante, a temperatura não sobe muito, oscilando em torno dos 25°C no centro, oeste e noroeste gaúcho. Já nas demais áreas, como a chuva aparece a partir da tarde, a sensação ainda será de abafamento com máximas de mais de 30°C. A meteorologia alerta também para os temporais com ventos fortes em Santa Maria-RS, onde deve ter chuva intensa, muitas trovoadas e potencial para granizo no decorrer da tarde. Para amanhã ocorre a formação de uma frente fria sobre o Estado gaúcho, associado a um ciclone extratropical, que são sistemas capazes de gerar elevado acumulado de chuva e ventos muito fortes. As rajadas de vento oscilam em torno dos 90km/h em todo o norte do Estado, inclusive em Porto Alegre. Além disso, o acumulado de chuva passa dos 100mm nas Missões, Noroeste e Litoral Sul. Vale lembrar que o acumulado médio de chuva para todo o Rio Grande do Sul oscila entre 100mm e 150mm. “Ou seja, a chuva da segunda e da terça-feira pode alcançar quase todo o acumulado do mês em alguns municípios”, afirma Celso Oliveira, meteorologista da Somar. Os temporais sobre a capital e Caxias do Sul-RS fazem a temperatura entrar em leve declínio amanhã. Dos 34°C que deve fazer hoje amanhã em Porto Alegre-RS, os termômetros amanhã caem para 27°C. Já no litoral, a frente fria muda a direção de propagação das ondas para leste e aumenta a altura delas para pouco mais de 1m de altura. Esperam-se ventos fortes de quadrante norte pela manhã em função do ciclone, com rajadas que podem chegar aos 90km/h. Já na quarta-feira o tempo muda completamente no Rio Grande do Sul. Isso acontece, pois a frente fria avança para o Sudeste e o avanço de uma massa de ar de origem polar deixa o tempo aberto e ensolarado em boa parte do Rio Grande do Sul. Apenas entre o Litoral Norte e a Grande Porto Alegre pode garoar pela manhã, mas o sol aparece com força a partir da tarde. A temperatura mínima cai um pouco, mas a sensação ainda não será de frio. À tarde, faz calor no interior, mas as praias permanecerão com temperatura máxima mais baixa.

 

Somar

Link to comment
Share on other sites

Seca: Fotógrafo registra arvore andando em busca de água

 

arvore-em-busca-de-agua.jpg

Seca no sertão faz fenômeno acontecer: arvore anda em busca de água

 

A seca em alguns lugares do Nordeste continua e não há previsão de geada, não chove nem cai água. Na cidade as pessoas não sofrem porque utilizam da água encanada, mas, em algumas zonas rurais a situação está bastante crítica.

 

Um fotógrafo registrou uma situação inédita e inexplicável para a ciência: Uma árvore andando pelo sertão nordestino em busca de água.

 

"Tinha ido levar cerveja para o meu bode beber, porque na fazenda não tem água e ele mata a sede com cerveja, foi quando vi aquela arvore andando vindo em minha direção", disse Carmelindo Carvalho, que aproveitou para fazer as imagens da árvore.

Link to comment
Share on other sites

Hahaha!! Ótima essa da árvore!! Em breve, fotos de ursos polares correndo para Soledade! :mosking:

 

Mínima de 7,0ºC, contra 2,7ºC em 2011. A máxima em 2012 também foi mais alta, 40,3ºC contra 39,4ºC em 2011. E a média anual também sofreu acréscimo de 1ºC! Em 2011, média de 20,4ºC. Em 2012, média de 21,5ºC!

Tuas médias ponderadas equivalem às minhas médias simples, de 20,5° e 21,71° para 2011 e 2012, respectivamente. As extremas também são bem parecidas, fora a mínima absoluta de 2012, que foi 2,0° dia 9/6.

 

Por aqui dia nublado e bem abafado. Depois de uma mínima de 24,0°, agora tenho 30,9° com 58%. Sensação de 34,6°. Pressão em 1005,0 mb. Mas pelo cenário por aqui não parece que vem chuva muito cedo...

 

Abraços comparativos!

Link to comment
Share on other sites

Seca: Fotógrafo registra arvore andando em busca de água

 

arvore-em-busca-de-agua.jpg

 

:laugh: :laugh: :laugh:

 

Essa é a notícia do ano até agora!

 

Diego, uma notícia e tanto para Joinville heim! Está aí uma defesa civil que vai prestar um belo serviço à população. Por aqui

a defesa civil possui apenas algumas poucas estações, mas mesmo assim elas só coletam chuva e seus dados não são públicos.

Link to comment
Share on other sites

14:00HS:

 

Porto Alegre: 31,0

Florianópolis: 32,0

Curitiba: 29,0

 

São Paulo: 30,0

Rio de Janeiro: 36,0

Belo Horizonte: 32,0

Vitoria: 33,0

 

Brasília: 29,0

Goiania: 31,0

Campo Grande: 31,0

Cuiabá: 32,0

 

Palmas: 28,0

Rio Branco: 29,0

Manaus: 29,0

Macapá: 29,0

Porto Velho: 31,0

Belem: 31,0

Boa Vista: 32,0

 

Maceió: 28,0

Recife: 29,0

Salvador: 30,0

Aracaju: 30,0

João Pessoa: 30,0

Natal: 30,0

Fortaleza: 30,0

Terezina: 31,0

São luis: 32,0

Link to comment
Share on other sites

O calor não está tão ruim ultimamente em São Paulo. Hoje estamos com céu entre nuvens e temperatura por volta de 30°C em toda a cidade. Longe dos terríveis 37°C que atingimos no ano passado. As mínimas, no entanto, continuam péssimas. Para quem teve MÁXIMAS sub-20 em janeiro de 2012, e está testemunhando o parto que está sendo ter uma MÍNIMA sub-20 neste janeiro de 2013.

Link to comment
Share on other sites

Que Willis Carrier seja louvado! O maior criador de todos de todos os tempos! Depois daquele 41,4C aqui de Torres decidimos colocar ar-condicionado para viver aquelas situações, que são raras, aqui no litoral, mas ocorrem vez ou outra. Basta termos o vento foëhn de oeste. Dormir sem ar naquele dia foi impossível! Aliás, se não fosse Willis Carrier, o grande criador, hj eu com certeza não estaria morando em Porto Alegre. Estaria morando ao lado da sogra em Caxias do Sul :mosking:

:rofl: :rofl: :rofl:

 

Como foi a noite depois dos 41°? Pelo menos foi um pico de calor. Torres não passou todo o dia subindo até bater 41°. Em POA o comportamento da temperatura é mais massacrante.

 

Pior que, pelos calorões que tivemos, o ar-condicionado faz falta mesmo na serra. Na meia-noite do Natal tínhamos impressionantes 28° em Caxias do Sul!!

 

Aqui 29,7° e bem abafado.

 

Abraços calorosos!

 

Foi péssima, pois, por causa do vento oeste constante de 41C, os interiores ficaram enlouquecedoramente quentes! De noite estava 28C/27C com a virada do vento a tardinha, mas logo parou. Estava um inferno!

Link to comment
Share on other sites

Instabilidade a mil por aqui! SUPERCÉLULA entrando na área urbana da cidade neste momento pelo norte!

 

É o jato trazendo forte instabilidade, aliado a um cavado em altos e médios níveis. Quando esta área de baixa pressão estiver

no oceano, vai alinhar um extenso canal de umidade sobre o Sudeste. Os modelos colocam muita chuva principalmente no sul

de Minas e do RJ, além do leste de SP. Para Juiz de Fora, tanto pode chover muito quanto pouco, vai depender se a zona de

convergência se desloca um pouco mais para norte ou não.

Link to comment
Share on other sites

Caríssimos,

 

Desculpe-me tumultuar o tópico com a pergunta, mas como aqui há mais movimento, gostaria de tirar uma dúvida. Como alguns sabem, estou na patagônia chilena (Puerto Natales). Amanhã inicio um trekking de 5 dias no Parque Nacional Torres del Paine. Pois bem, ontem, segundo relato de um russo (!) para quem dei carona, nevou próximo ao maciço paine. Minha dúvida é: uma única nuvem pode fazer nevar, assim, isoladamente? Eu pensava que neve era um fenômeno mais abrangente.

 

Bem, se neva ou não talvez eu consiga ver, mas uma coisa asseguro-lhes: o dia amanhece chuvoso, aí a chuva para e abre sol, depois o tempo nubla e vem um vento incrível, depois volta a chover um pouco e depois o sol volta. Isso tudo antes das 23h, quando o sol se vai...a coisa aqui é louca...

 

Abraços,

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

Várias ruas alagadas e engarrafamentos em POA! Tivemos três ENXURRADAS que lavaram a cidade!!

 

Aqui vai a imagem do toró: https://twitter.com/bertoncheli/status/288402195366416384/photo/1. Isso não é nevoeiro!! É chuva!!!!! :shok: :shok: :shok:

 

Eu estava na Igreja Auxiliadora, do lado da casa do Bruno, no salão. Só ouvia o aguaceiro lavando tudo. Na hora da saída caiu o último toró, e a calçada para o salão virou um rio. Mais um pouco e alagava dentro.

 

Aqui acumulei 52,9 mm! Av. Nilo Peçanha e a Rua Anita Garibaldi estão trancadas. Aqui no bairro, a rua da parte baixa virou um rio. Está instransitável!!

 

Agora faz 24,1°. Ainda morno.

Link to comment
Share on other sites

Tive máxima de 31,7° sem baixar dos 57%. Sempre nublado e muito abafado. Creio que essa umidade toda foi a chave para tanta água!!! Houve poucas trovoadas, o que mostra que havia pouca instabilidade atmosféria. O vapor d´água foi enxugado e descarregado aqui.

 

Pressão também baixa: 1005,6 mb.

Link to comment
Share on other sites

Praia Grande com dias relativamente quentes, máximas em torno dos 32° C e mínimas nos 27°C na média.

 

Agora aqui no pátio, a banzai Station marca 29,5° C .

 

Amanhã promete ser mais um dia quente na cidade, e já na quarta deveremos ter muita chuva na região, vou ver se providencio um pluviometro para acompanhar tudo de perto, já que aqui pela região não existe uma estação legal.

 

Agora me perguntam, o que tem de diferente entre a residência que me aguenta das estações de Santos- Inmet ciiagro e Base aérea, assim como as de Itanhaem e Peruíbe, pois bem, estou do lado da serra do mar, muitas vezes faz sol em tudo quanto é lugar e aqui garoa praticamente o dia inteiro, ahh estou também ao lado do oceano, 70 mt da praia e 2km da serra.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Caríssimos,

 

Desculpe-me tumultuar o tópico com a pergunta, mas como aqui há mais movimento, gostaria de tirar uma dúvida. Como alguns sabem, estou na patagônia chilena (Puerto Natales). Amanhã inicio um trekking de 5 dias no Parque Nacional Torres del Paine. Pois bem, ontem, segundo relato de um russo (!) para quem dei carona, nevou próximo ao maciço paine. Minha dúvida é: uma única nuvem pode fazer nevar, assim, isoladamente? Eu pensava que neve era um fenômeno mais abrangente.

 

Bem, se neva ou não talvez eu consiga ver, mas uma coisa asseguro-lhes: o dia amanhece chuvoso, aí a chuva para e abre sol, depois o tempo nubla e vem um vento incrível, depois volta a chover um pouco e depois o sol volta. Isso tudo antes das 23h, quando o sol se vai...a coisa aqui é louca...

 

Abraços,

 

Mioto.

 

Mioto, a neve é como chuva. Basta ter uma nuvem. Aliás, ao contrário do que imaginas, a neve brasileira é justamente essa que pensas não ser comum. Ela é normalmente uma pancada isolada aqui e acolá. Tem sido assim nos últimos anos. Eventos de grande escala é que são exceções. No mais, abaixo vai uma estação online direto da administração do Parque del Paine: http://www.weatherlink.com/user/admpntp/index.php?view=summary&headers=1

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Praia Grande com dias relativamente quentes, máximas em torno dos 32° C e mínimas nos 27°C na média.

 

Agora aqui no pátio, a banzai Station marca 29,5° C .

Hoje andou fazendo um "calorzinho" para os padrões do litoral paulista:

Guarujá (Base Aérea): 34°C

Iguape (INMET): 36,0°C

Moela (INMET): 39,1°C :shok:

Link to comment
Share on other sites

Muito calor hoje sem um pingo d´água. Mínima de 19ºC e máxima de 32,6ºC aqui na Granja Viana. Essa madrugada não baixaremos dos 20ºC nem que a vaca tussa!

Mirante: 20,3°C / 32,1°C

IAG: 18,3°C / 32,4°C.

 

Vamos tendo uma noite "do cão", céu com alguns cirrus, apenas.

Às 23h:

Campo de Marte: 27°C

Congonhas: 28°C

Cumbica: 24°C

 

Noites assim eram exceção em Sampa. Agora parece que está virando coisa corriqueira... :sad:

Link to comment
Share on other sites

Dia seco e quente em Itapevi... mínima de 16,5ºC e máxima de 30ºC. :heat:

No momento, 21,9ºC. O problema é o calor acumulado dentro de minha residência.

 

Em tempo... ontem à tarde rolou vendaval por aqui com chuva muito forte, porém, não tenho fotos e eu estava em Mogi. Em casa não aconteceu nada, mas na cidade muitas telhas e galhos voaram bem longe.

Link to comment
Share on other sites

Praia Grande com dias relativamente quentes, máximas em torno dos 32° C e mínimas nos 27°C na média.

 

Agora aqui no pátio, a banzai Station marca 29,5° C .

Hoje andou fazendo um "calorzinho" para os padrões do litoral paulista:

Guarujá (Base Aérea): 34°C

Iguape (INMET): 36,0°C

Moela (INMET): 39,1°C :shok:

 

Aqui não chegamos nos 34°C mas o calor estava chato demais.

 

Esta estação de Moela deve estar totalmente errada, não é possível esta diferente, ainda mais porque ela é uma ilha. :heat:

Link to comment
Share on other sites

Eu estou achando que mal vai se desenvolver uma ZACS aqui em SP nessa semana viu. 4ª feira vai chover a tarde devido a chegada da FF. 5ª feira cai bem a máxima e mínima e chove, mas efeito frontal e não de ZACS. Na 6ª feira o ar seco polar entra mais forte limpando o tempo e dando dia agradável com mínima "baixa" e máxima bem agradável. A partir de sábado as temperaturas sobem progressivamente, mas com dias bons.

 

Estou achando que vai dar ZACS lá para meados/final da outra semana (partir 16/jan). Justamente no dia que o pessoal de casa vai para praia. :cray:

 

O problema é que nem sempre é fácil determinar QUANDO temos este fenômeno e QUANDO é frente fria, pois o tipo de tempo provocado por ambas

é bem parecido. A melhor forma de se fazer a diferenciação é observando-se a imagem de satélite. Ao fazermos isso na próxima Quarta/Quinta, tudo

ficará mais claro.

 

Exemplo de atuação de ZCAS sobre o Brasil:

 

brasilsobainflunciadazc.jpg

 

Esta é uma clássica ZACS sobre o Brasil. Ela pega praticamente todo SE, com excessçao do NE de MG e centro Norte do ES. Faz uma diagona no PR, desde o NO até o SE deste Estado. O resto da Região Sul fica livre do ZACS. Curitiba fica no limite da ZACS. Minha dúvida é a frequência com que a capital paranaense é afetada por este fenômeno. Se é algo que ocorre normalmente todo verão, ocorre vez ou outra, é difíicil de ocorrer. Alguém que mora em Curitiba pode ajudar nesta parte. Aqui em Sampa o periodo de ZACS ocore de meados de Dez até início de Fevereiro em geral. Pode-se dizer que são dias de chuva intermitente que duram no mínimo 4 dias, podendo chegar à uns 7 dias até. Do último dezembro até agora tivemos um "filhote" de ZACS que durou três dias antes do Natal. Este verão está mais raro o fenômeno até agora. O que tivémos mais foram pancadas de chuva de verão no final da tarde.

Link to comment
Share on other sites

Essa mensagem é para o Troyano. Eu tentei enviar uma MP mas não consegui, portanto faço por aqui. Peço desculpas porque faltei por educação no tópico de futebol que a gente estava discutindo. Gostaria que soubesse que te considero por saber que gosta de algumas coisas que gosto, como: sinuca, futebol, meteorologia, Monte Verde, e as qualidades que você tem que eu conheço que você escreve.

 

Não gostaria que guardasse mágoa de mim. Foi apenas uma discussão no calor da emoção, só isso.

 

Abs,

 

Caco

Link to comment
Share on other sites

Instabilidade a mil por aqui! SUPERCÉLULA entrando na área urbana da cidade neste momento pelo norte!

 

Chuvão ontem! Ficamos sem energia por algumas horas. Registrei 25 mm em poucos minutos, com ventos amenos que chegaram a 58 km/h na minha estação!

 

E vem mais. Chove sem parar no sudoeste e sul do estado, sendo que deve avançar para o norte nas próximas horas. Faz 21,9C agora, vento norte fraco indicando que o mesmo abastece a frente fria pouco mais ao sul.

Link to comment
Share on other sites

213 raios já atingiram Santos desde o dia 1º de janeiro

 

Desde o dia 1º de janeiro, 213 raios atingiram Santos: com as oscilações do clima, em média, 30 descargas elétricas ocorreram por dia no Município. Esses dados explicam porque a Baixada Santista é um dos pontos de índices mais altos da incidência de raios no Brasil.

 

Entre 1998 e 2011, os municípios da região apresentaram média de nove raios por quilômetro quadrado durante o ano, de acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

 

Atribuna

Link to comment
Share on other sites

Mantida a tendência de muita chuva em SP e sul de Minas a partir de amanhã até pelo menos o Sábado. Interessante

que o GFS quase não coloca chuva alguma para a zona da mata mineira, mas como estou geograficamente próximo

ao sul do estado, não descarto chuva forte pra cá também. De qualquer forma, o núcleo da zona de convergência

será em latitudes um pouco maiores.

Link to comment
Share on other sites

Mantida a tendência de muita chuva em SP e sul de Minas a partir de amanhã até pelo menos o Sábado. Interessante

que o GFS quase não coloca chuva alguma para a zona da mata mineira, mas como estou geograficamente próximo

ao sul do estado, não descarto chuva forte pra cá também. De qualquer forma, o núcleo da zona de convergência

será em latitudes um pouco maiores.

 

 

Isso deve melhorar a situação das represas do Estado de MG, ou não?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

A boa notícia é que pelo gfs deve chover MUITO no triângulo nos próximos dias!

As represas das divisas com goiás e sp dependem dessa chuva, fora a nascente do Rio São Francisco que fica na região!

 

Saiu uma matéria no jornal de que o mês de dezembro em Uberlândia foi o mais seco em 22 anos. Choveu apenas 175 mm, enquanto a média é de 350 mm. A matéria também destaca que todos os meses após julho tiveram chuva abaixo da média, menos Novembro..

Link to comment
Share on other sites

Tivemos chuva a partir das 19 h de ontem seguida de três enxurradas!! Depois dois períodos de chuva na madrugada. Total acumulado de 76,8 mm! Uma boa água, sem dúvida!!!

 

Tive mínima de 22,2°. Mas pela MetSul, as mínimas ficarão em 17°, 16° e 15° na 5ª, 6ª e sábado, respectivamente. Isso dá uns 2° a mais na área urbana. Sol até pelo menos domingo, quando a máxima bate 34° (uns 32° na cidade). Muito bom para janeiro.

 

Interessante notar que o ETA dá a formação de um ciclone em alto mar na altura do RS a partir de 2ª-feira, puxando uma mp marítima para o continente. Isso impediria calor mais intenso, e ainda mais chuva para o Sudeste. Por esse modelo, chove MUITO em GO, oeste do MT, SP e Triângulo Mineiro.

 

Agora faz 26,4° com 82%. Nublado.

Link to comment
Share on other sites

Janeiro - Médias Compensadas Parciais (Até dia 07):

 

São José dos Ausentes RS (1.251m): 16,1

São Joaquim SC (1.415m): 16,2

Urupema SC (1.315m): 16,3

Agua Doce SC (1.329m): 16,9

Bom Jardim da Serra SC (1.220m): 17,0

Painel SC (1.257m): 17,3

Inacio Martins PR (1.230m): 17,4

Vacaria RS (986m): 18,1

Bom Jesus RS (1.048m): 18,2

Lages SC (937m): 18,2

Campos do Jordão SP (1.642m): 18,5

Canela RS (830m): 18,6

Curitibanos SC (982m): 18,6

Monte Verde MG (1.550m): 18,6

Caçador SC (952m): 18,8

General Carneiro PR ( ...): 18,8

Rio Negrinho SC (869m): 19,0

Major Vieira SC (808m): 19,1

São Francisco de Paula RS (954m): 19,1

Canguçu RS (464m): 19,4

Lagoa Vermelha RS (842m): 19,5

Clevelandia PR (980m): 19,6

Link to comment
Share on other sites

Mantida a tendência de muita chuva em SP e sul de Minas a partir de amanhã até pelo menos o Sábado. Interessante

que o GFS quase não coloca chuva alguma para a zona da mata mineira, mas como estou geograficamente próximo

ao sul do estado, não descarto chuva forte pra cá também. De qualquer forma, o núcleo da zona de convergência

será em latitudes um pouco maiores.

 

 

Isso deve melhorar a situação das represas do Estado de MG, ou não?

 

Sds.

 

Se as instabilidades conseguirem alcançar bem as represas do triângulo e sul de Minas, sim. O problema

é que mesmo sob a zona de convergência ainda há um risco de certas áreas passarem praticamente sem

chuva. Esta é a tônica do verão 2012/2013 aqui em Minas: Muito calor, umidade e tempestades localizadas,

sem chuva uniforme.

Link to comment
Share on other sites

Em termos de máximas, a menor máxima do ano até agora foi em Bom Jardim da Serra com 17,6. Urupema pra se ter uma ideia não teve ainda máximas inferiores a 20 graus e Campos do Jordão então a menor foi de 21,7. Lá em São Bernardo do Campo , na represa tive este ano 18,5 apenas de máxima , num dia que choveu o dia inteiro.

Link to comment
Share on other sites

Em termos de máximas, a menor máxima do ano até agora foi em Bom Jardim da Serra com 17,6. Urupema pra se ter uma ideia não teve ainda máximas inferiores a 20 graus e Campos do Jordão então a menor foi de 21,7. Lá em São Bernardo do Campo , na represa tive este ano 18,5 apenas de máxima , num dia que choveu o dia inteiro.

 

Se as previsões se confirmarem, acho que aqui em CDJ poderemos ter nos próximos dias máximas abaixo dos 20°C. Tomara que isso aconteça.

 

Hoje, ameaçou chover teve até alguns trovões mas, por enquanto, nada de chuva. A temperatura de momento é de comportados 20,7°C. Céu todo nublado.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.