Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Dezembro 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Verão 1998/1999 em São Paulo-SP (INMET, Mirante de Santana), entre parênteses a normal 1961-1990.

 

Dez/98

Chuva: 241,2 mm (200,9)

Média das máximas: 29,6°C (26,3°)

Média das mínimas: 18,5°C (17,7°)

 

Jan/99

Chuva: 319,1 mm (238,7)

Média máx.: 30,8°C (27,3°)

Média mín.: 19,7°C (18,7°)

 

Fev/99

Chuva: 369,8 mm (217,4)

Média máx: 30,9°C (28,0°)

Média mín: 19,6°C (18,8°)

 

Mar/99

Chuva: 187,3 mm (159,8)

Média max: 30,0°C (27,2°)

Média mín: 19,2°C (18,2)

 

Verão com médias das máximas superiores à normal de Porto Alegre.

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

Sinceramente, nem começou o verão astronômico ainda e já não aguento mais o calor em Porto Alegre! Sensação ruim de abafamento sempre. Hoje tenho uma festa para ir. Claro que dentro do local tem ar condicionado, mas a dá até preguiça de se arrumar pra sair. Muito ruim mesmo.

Pelo visto teremos um período bem complicado de temporais, que pode começar a piorar amanhã. Na sexta-feira o volume de chuva deve ser bem alto.

Abraços!

O verão climático começou na virada de novembro para dezembro. É a segunda vez que vejo isso. Mesmo quando novembro foi quente, dezembro sempre reservou uma quebra no padrão do calor. Nesse ano está direto. Vendo meus dados, o mesmo aconteceu em 1997. Detalhe: estávamos se encaminhando para um forte El Niño.

 

E isso é realmente desanimador. A total ausência de dias agradáveis torna inviável qualquer atividade em estado normal. A gente se arruma, toma banho, entra no carro com ar-condicionado, mas bastam 15 minutos num local quente e ficamos suados. O que lavamos de roupa nesses dias não é brincadeira.

 

Agora faz 25,7° com 60%. A máxima foi de 31,8°. Felizmente o vento E derrubou a temperatura no final da tarde. Agora sopra de ESE a 17,9 km/h.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, em dezembro de 2010 tive 13,9ºC dia 15. Em dezembro de 2011, 17,9ºC dia 16.

 

Em dezembro de 2011 eu tive 18 mínimas na casa dos 20ºC para baixo!!!!

 

 

Neste ano, minha mínima em dezembro é de 20,5ºC dia 1º!!!!!

 

Hoje, quente novamente mas bem mais suportável que ontem. Agora, 32,6ºC com Heat Index de apenas 32,8ºC e UR de 36%! Para Joinville, é muito seco.

Em dez/2011 eu tive 23 mínimas abaixo dos 20°, sendo 8 dias entre 15° e 17°!!! :good2: Esse mês até agora tenho 4 dias abaixo de 20°: todos em 19° e uma mínima de 18,7°.

 

Agora 25,6°.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Sampa teve um dia com muitas nuvens, várias aberturas de sol, abafado e sem chuva.

O tempo abriu mais a partir do meio para o final da tarde, quando as temperaturas subiram bem.

 

Mirante (INMET): 19,7°C / 29,4°C (Máxima da automática, ocorrida após 16h)

IAG: 18,9°C / 29,1°C

 

A umidade não baixou de 48% na automática do Mirante.

 

Agora, céu nublado aqui na zona norte paulistana.

Campo de Marte 24°C

Congonhas 22°C

Cumbica 24°C.

 

Fora de casa temos uma aragem fresca. Dentro de casa, abafado. :sad:

Link to comment
Share on other sites

Boas notícias para o Sul depois das más notícias de fortes tempestades: teremos uma mudança de padrão, ao menos em princípio. Uma forte baixa vai cruzar a Patagônia argentina e pode até mesmo trazer neve para a Terra do Fogo, onde deve fazer -8° em 850 hpa. A baixa vai organizar a frente que trará as tempestades, mas depois uma alta pressão se organiza no centro Argentina e atravessa o RS.

 

O bom é que em seguida outra baixa cruz o continente no sul no Natal. Esquenta rápido e chove. Nisso atravessa outra frente pelo Sul e um alta passando rápido, ao que tudo indica. Ao menos teremos variação de temperatura e algumas noites agradáveis. Mas o bom é que o calor incessante deve acabar, pelo menos no nível horroroso de 2012. Haverá uma "dinâmica verdadeira", típica da América do Sul, e não aquela estabilidade atmosférica com uma alta em alto mar garantido escalada na temperatura e o ingresso da mTc.

 

Esse ano de merda pode encerrar essa situação de merda. Seria uma enorme alegria ver essa dinâmica maldita acabar justamente no último decênio do ano. Nada melhor para soterrar de vez esse que foi o PIOR ano da minha vida, climaticamente falando.

 

2012 deverá ser esquecido. Merecidamente.

 

Agora 23,4° com 73% e vento ESE a 12,4 km/h. Temos uma noite de uma incomum sensação de frescor.

Link to comment
Share on other sites

Hoje:

 

Max 33,2ºC

Mín 18,7ºC

 

- Poucas nuvens durante todo o dia, o que gerou um sol escaldante à tarde com sensação térmica de 38 graus na maior parte

do período.

 

Ronaldo, aqui em 2009 o verão climático começou na época normal de começar, em meados de Dezembro. Este ano não fugiu à regra,

a questão é que eu nunca tinha visto um início tão avassalador de quente.

Link to comment
Share on other sites

Segundo dia do mês com máxima abaixo dos trinta! Hoje: 20,2C | 29,1C. No final da tarde choveu fraco em alguns pontos da cidade. Agora céu limpo e 22,2C.

 

O destaque aqui no Paraná nos últimos dias fica para uma série de nuvens funis registradas nos quatro cantos do estado. Atmosfera muito propícia para o fenômeno. Aqui na região foram duas no final de semana, sem contar a que eu avistei na tarde de domingo. Ontem em Ivatuba, pertinho de Maringá:

 

533496_10200091968131833_966204910_n.jpg.28c829bbaa02cdbc3b27d47abbd1fc3d.jpg

Link to comment
Share on other sites

Pois é meus amigos... vi agora a pouco as projeções do gfs e a coisa vai ficar "cabulosa" aqui no RS :negative: O que mais tem impressionado aqui é exatamente o calor. Bom Jesus ontem, no meu termômetro de casa, bateu nos 33 graus. Pasmem, estamos usando ventiladores aqui a noite!!! :sad: Ontem, era meia-noite, e a temperatura estava estagnada em 21 graus. Hoje as 7h já estava em 20, acho que nem baixou muito disso. Agora outro fator que chama muito a atenção, é que a "viração" da costa não tem vindo com frequência. No fim de tarde é comum soprar um vento frio do lado dos Aparados. Desde nosso "inverão" que essa viração quase não tem vindo, o que tem gerado noites pacatas sem vento e até mesmo abafadas pelo ar parado. Está de impressionar esse calorão todo, e olha que estamos quase na borda da serra a 1200 metros de altitude! :russian:

Link to comment
Share on other sites

Bom Jesus é uma das cidades mais frias do RS e do Brasil, Valdir. E, mesmo assim, nem ela está escapando

do calor. Não pode continuar assim, estatisticamente é improvável. Tudo leva a crer que Janeiro será bem

mais ameno que Dezembro.

 

Pois é Renan, o que mais assusta aqui em cima é que o último frio pra valer mesmo, foi aquele da neve em setembro. De lá para cá não tivemos geadas nem um outro frio consistente. O sol aqui em cima, está fortíssimo, queima muito mais do que ao nível do mar, o que tem preocupado a agricultura, especialmente culturas como maçã e pêssego, isso sem falar na batata que tem sofrido, mas não tanto por contar com irrigação.

Link to comment
Share on other sites

Temperaturas mínimas de hoje:

 

Porto Alegre: 22,8

Florianópolis: 24,0

Curitiba: 20,4

 

São Paulo: 21,0

Belo Horizonte: 22,5

Vitoria: 23,5

Rio de Janeiro (Copa): 24,4

 

Brasília: 18,8

Goiânia: 19,6

Campo Grande: 22,6

Cuiabá: 25,5

 

Rio Branco: 22,1

Boa Vista: 23,8

Palmas: 23,9

Belem: 24,0

Manaus: 24,8

 

Salvador: 23,5

Maceio 23,5

Teresina: 24,1

Aracaju: 24,4

Recife: 24,8

São Luis: 25,3

João Pessoa: 25,7

Natal: 25,8

Fortaleza: 26,4

Link to comment
Share on other sites

Mínima amazônica de 24 graus em Florianópolis. Uau!

 

Curitiba com mais uma noite tropical. Isso era raríssimo de acontecer, mas neste mês

tudo é possível.

 

Pois é Valdir, o que me chamou a atenção foi exatamente isso, depois do final de Setembro não

tivemos mais qualquer frio significativo, salvo em regiões elevadas de SC e RS.

Link to comment
Share on other sites

Agora por aqui, o jato está trazendo um vento norte muito quente! Batem portas e janelas, e uma circulação bem rápida de nuvens na direção NE. Curiosamente, olhando as imagens do satélite, somos um dos únicos pedacinhos do norte do RS que aparentemente tem céu limpo. E haja ventilador ligado aqui no escritório (com 25 graus) e água pra espantar o calor!!! Quem imaginaria esse cenário aqui na serra! A propósito, só como curiosidade. Amanhã vamos dar uma entrevista na rádio local sobre o "fim do mundo" que aconteceria no 21! Com esse cenário de temporais amanhã, vai ter muita gente de "cabelo em pé" achando que tudo vai acabar!

Link to comment
Share on other sites

Minimas pelo Brasil:

 

Campos do Jordão SP: 13,7

Vitoria da Conquista BA: 14,6

Maria da Fé MG: 14,4

Delfino BA: 15,5

General Carneiro PR: 15,9

São Joaquim SC: 15,9

Urupema SC: 16,0

Correntina BA: 16,1

Bom Jardim da Serra; 16,2

Lages SC: 16,2

Monte Verde MG: 16,2

Rio Pardo de Minas MG: 16,2

São José dos Ausentes RS: 16,3

Painel SC: 16,3

Nova Friburgo RJ: 16,5

São Lourenço MG: 16,6

Montalvania MG: 16,7

Novo Horizonte SC: 16,7

Passa Quatro MG: 16,7

Água Doce SC: 16,8

São Mateus do Sul PR: 16,8

Castro PR: 16,9

Link to comment
Share on other sites

14:00HS:

 

Porto Alegre: 32,0

Florianópolis: 29,0

Curitiba: 30,0

 

São Paulo: 29,0

Rio de Janeiro: 32,0

Belo Horizonte: 33,0

Vitoria: 34,0

 

Brasília: 31,0

Campo Grande: 31,0

Goiânia: 32,0

Cuiabá: 32,0

 

A capital + fria no momento é Porto Velho em Rondonia , chove com 24 graus por lá...E a + quente Teresina com 36,0 graus..

Link to comment
Share on other sites

Aqui não está tão quente, mas muito abafado!! Nublado com 32,3° e 57%. P.o. em 22,6°. Muito alto o p.o.!! Pressão em 1005,3 mb.

 

Mesma coisa aqui. A temperatura é de 30,9ºC mas o PO está em 22,2ºC -gerando uma elevada sensação térmica, que chegou ao

cúmulo de 40ºC há meia hora atrás, quando ainda estava com bastante sol e 32,7C.

 

Muitas nuvens chegando neste momento e caindo o mundo em cidades próximas. Hoje vem mais um pancadão de chuva!

Link to comment
Share on other sites

Mínima amazônica de 24 graus em Florianópolis. Uau!

 

Curitiba com mais uma noite tropical. Isso era raríssimo de acontecer, mas neste mês

tudo é possível.

 

Pois é Valdir, o que me chamou a atenção foi exatamente isso, depois do final de Setembro não

tivemos mais qualquer frio significativo, salvo em regiões elevadas de SC e RS.

 

Fico imaginando o que pode estar nos aguardando em fevereiro, um mês que costuma ser especialmente desagradável em termos climáticos... :hang1:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Verdade, Sílvio! Mas olha, estou achando difícil superar este Dezembro, que com seus 23,1ºC de média

compensada em JF até o momento, o torna o MAIS QUENTE DE SEMPRE.

 

Renan, não duvido de nada, nos últimos anos o comportamento climático "esqueceu" do passado. Esses dias conversei com um amigo de MG, e ele me dizia que Governador Valadares era muito quente devido a posição geográfica, e que Juiz de Fora era muito frio! Renan, o que você foi fazer na Serra Gaúcha? :laugh:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Verdade, Sílvio! Mas olha, estou achando difícil superar este Dezembro, que com seus 23,1ºC de média

compensada em JF até o momento, o torna o MAIS QUENTE DE SEMPRE.

 

Renan, não duvido de nada, nos últimos anos o comportamento climático "esqueceu" do passado. Esses dias conversei com um amigo de MG, e ele me dizia que Governador Valadares era muito quente devido a posição geográfica, e que Juiz de Fora era muito frio! Renan, o que você foi fazer na Serra Gaúcha? :laugh:

 

Sds.

 

Sílvio, Gov. Valadares é muito quente por estar situada no vale do rio doce, a apenas 170m de altitude. Lá é

um forno mesmo. Já minha cidade, além de estar praticamente no sul de Minas, tem a altitude entre 750/800m,

com baixadas mais profundas a 600/650m e topos a 950/1000m. O relevo daqui é bastante variável e nós estamos

bem próximos do início da serra da Mantiqueira.

 

O que fui fazer na Serra Gaúcha? encontrar com os amigos do fórum, tomar muito chocolate quente, ver algumas

teuto-brasileiras e, é claro, curtir o frio abaixo de zero :good:

Link to comment
Share on other sites

Sei que é o departamento do Carlos mas...

 

Médias das mínimas neste mês de dezembro até hoje:

 

São Paulo (Mirante): 21,0°C (3,3°C acima da normal 1961-1990 para dezembro)

Belo Horizonte: 21,3°C (2,9°C acima)

Curitiba: 19,0°C (3,6°C acima)

Brasília: 17,7°C (0,2°C acima)

 

 

Aceito vc de sócio... :laugh:

 

Está tudo quente....até Manaus está com 0,5 graus acima da média este mês..!!

Link to comment
Share on other sites

Apesar da imagem de satélite mostrar uma suposta tempestade sobre toda a zona da mata mineira

e RJ, a verdade é que boa parte destas nuvens são altoestratus ou CB's em decomposição, causando

pouca ou nenhuma chuva. Tempestades de verdade ocorrem em locais bem isolados neste momento,

exceto por SP onde há uma linha de instabilidade novinha em folha.

 

Aqui choveu modestos 02,2mm. Houve uma tormenta na parte da tarde, mas a nuvem passou rente

ao centro e não trouxe chuva forte.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.