Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Dezembro 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

10 de Dezembro

13 de Dezembro

17 de Dezembro

 

Situação de alguns mananciais.

 

Cantareira.

volume armazenado 48,2 % 47,6% 47,7 %

pluviometria do dia 0,0 mm 7,3 mm 6,6mm

pluviometria acumulada no mês 19,5 mm 26,9 mm 98,3mm

média histórica do mês 226,8 mm

 

Alto Tietê

volume armazenado 33,0 % 32,7 % 34,8 %

pluviometria do dia 0,0 mm 2,4mm

pluviometria acumulada no mês 94,0 mm 96,8 mm 174,9mm

média histórica do mês 193,5 mm

 

Guarapiranga

volume armazenado 45,8 % 44,3 % 50,8 %

pluviometria do dia 0,0 mm 7,6mm

pluviometria acumulada no mês 22,4 mm 23,6 mm 83,8mm

média histórica do mês 176,2 mm

 

Alto Cotia

volume armazenado 75,5 % 74,2 % 77,4 %

pluviometria do dia 0,0 mm 0,2mm

pluviometria acumulada no mês 18,0 mm 64,8mm

média histórica do mês 177,1 mm

 

Rio Grande ( Billings, por aqui tranquilo )

volume armazenado 72,0 % 71,2 % 78,0 %

pluviometria do dia 0,0 mm 1,2mm

pluviometria acumulada no mês 81,0 mm 196,2 mm

média histórica do mês 194,5 mm

 

Rio Claro

volume armazenado 42,3 % 40,7 % 40,1 %

pluviometria do dia 0,5 mm 0,2mm 0,6 mm

pluviometria acumulada no mês 47,6 mm 65,3 mm116,8 mm ( mesmo com a chuva destes dias o volume armazenado diminuiu.

média histórica do mês 261,6 mm

 

SABESP

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Felizmente o fenômeno está concentrado no sul e sudeste.

 

Pepino de verdade é o que está ocorrendo no Nordeste Brasileiros.

Estou com uma cisma pessimista (Sem fundamento científico nenhum), que poderemos repetir os tórridos verões 1997/98 e 1998/99 aqui no sudeste.

Como dizam as minhas tias do interior: "Cruz-credo, desconjura!"

 

Mas, falando sério, o que me leva a pensar assim é a facilidade com que tivemos temperaturas de 33, 34°C neste 2º semestre aqui em Sampa, culminando com aquele calorão do final de outubro.

Se este padrão continuar... Estaremos fritos...

Além disso, horror dos horrores, se as chuvas continuarem assim, irregulares, com sequências de até 8, 9, 10 dias secos, o sol vai torrar mesmo...

 

 

Sampa teve chuva leve, com alguns momentos de moderada, no final da madrugada e durante toda a manhã.

Houve rajadas de ventos NO de até 52 km/h em Congonhas, na madrugada, e 47 km/h pela manhã na automática do Mirante.

 

A tarde vem sendo de céu nublado.

Mirante: 19,7°C / 24,1°C.

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA ‏@Climaterra

 

A estação do Inmet/S.Joaquim, até ontem estava +0,6°C acima do recorde de dezembro, (18,0°c em 94 e 2006), estamos com 18,6°C (+2,2°C)

 

Coutinho,

 

Apenas de curiosidade, como havia sido o inverno em 1994 e 2006 para SJ?

Aqui na região das hortênsias (Gramado/Canela/São Chico), foram anos bons em termos de neve, o que não ocorreu em 2012.

Link to comment
Share on other sites

Boas chuvas em áreas do extremo oeste paulista e vizinhas no Paraná. Nas últimas 12h:

 

Valparaíso-SP (INMET): 118,6 mm

Adamantina-SP (CIIAGRO): 104,4 mm

Paranapoema-PR (INMET): 98,2 mm

Presidente Prudente-SP (INMET): 91,0 mm

 

 

Aqui em São Bernardo do Campo tivemos alguma chuva de manhã, depois das 11h só duas pancadinhas que mal molharam o chão.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Um dia friozinho pros padrões de verão hoje aqui em São Carlos!

Máxima: 21.7°

Mínima: 18.7° (e foi agora pouco)

Atual: 18.9° 94% UR

 

Chuva o dia todo hoje. Detalhe que vi um monte de garotinha com cachecol na UFSCar, chega a ser curioso isso pra um dia em pleno verão climatico. As vezes acho que o começo do verão é uma das épocas mais frias do ano, em virtude desses dias que chove o dia todo e a máxima não sobe muito lol

 

Em Divinolandia/SP a mesma coisa, a máxima foi de 21° pelo Ciiagro as 9 da manhã, choveu menos lá do que aqui. As 21:00 faziam 19°.

Link to comment
Share on other sites

Cachecol? Tá louco, deu calor só de imaginar.

Aqui foi mais um dia de tempo abafado e garoinhas na parte da manhã. A tarde o sol apareceu um pouco, o suficiente para a temperatura disparar e atingir 30,9°C, com uma sensação de 38C segundo a minha estação!! Aí depois fechou de novo e choveu forte em grande parte da cidade. O detalhe é que as nuvens carregadas vinham de sudeste para noroeste, algo muito incomum! Acumulado de hoje, 23,8mm. Agora tenho 20,1C, venta fraco de norte, teto baixo.

Link to comment
Share on other sites

Nossa, que alegria! tive uma mínima sub-22 hoje....que desastre!!!

 

Interessante foi que a temperatura baixou bem na serra Dona Francisca, haja vista que os últimos dias as mínimas estavam elevadas por lá também.

 

Tive 15,8ºC por lá, sendo que na outra estação, que não está online, seguramente este valor foi mais baixo (podem cobrar esse meu post no futuro, quando eu baixar os dados hehehehe)...

 

Na Villaggio Grando, mínima de 10,9ºC! Empatou tecnicamente com Urupema, com 10,8ºC.

Link to comment
Share on other sites

MAURO,

 

94

 

M; 12,8/+3,6

J; 8,9/-7,0 *

J; 10,1/-7,0 ***

A; 11,8/ -3,0

S; 12,7/-3,0

 

* NEVE

 

2006

 

M; 8,9/ 0,8

J; 10,5/ -2,1

J; 11,8/ -6,8 *

A; 11,2/ -4,9 *

S; 10,7/ -6,6 **

 

EM 94 FOI FORTE A NEVE, PASSOU DOS 20 CM E FOI QUENTE O INVERNO

EM 06, FOI MAIS FRIO E SÓ TEVE 1,5 CM EM SETEMBRO.

 

Obrigado Coutinho,

 

Sao muito interessantes estas informações e mostram como é difícil fazer co-relações entre os anos.

Até mesmo a co-relação "inverno frio x neve" ou "inverno normal/quente x neve" é muito complexa.

As variáveis sao muitas e creio que o nosso clima/posição geográfica tambem está sujeito a muitas influencias que podem alterar de ano para ano, principalmente em se tratando do quesito "neve".

 

A natureza não é uma máquina previsível, o que realmente é fascinante e muitas vezes angustiante...

Link to comment
Share on other sites

Apesar de ter chovido quase nada, ontem o céu ficou nublado quase o dia todo; hoje já não, temos sol desde cedo e já está quente, com 25,7°C. Deveremos ir até uns 34°C hoje.

 

Gostei da mínima hoje, na casa dos 18°C, a madrugada até que foi fresquinha. Em CDJ, a mínima ficou por volta dos 12/13°C.

Link to comment
Share on other sites

Dez - Média parcial (até dia 17):

 

Porto Alegre: (+2,9) 26,1 / 93,9 mm (101,2 mm esperada)

 

Santa Maria: (+2,5) 25,2 / 128,4 mm (133,5 mm esperada)

 

Florianópolis: (+3,3) 25,8 / 48,6 mm (146,2 mm)

 

Chapecó: (+1,7) 24,1 / 137,1 mm (157,7 mm esperada)

 

São Joaquim: (+2,9) 18,8 / 74,6 mm (130,4 mm)

 

Curitiba: (+3,2) 22,5 / 104,1 mm (150,1 mm esperada)

 

São Paulo: (+3,3) 24,4 / 229,0 mm (200,9 mm esperada)

 

Campos do Jordão: (+3,1) 18,5 / 169,8 mm (279,5 mm esperado)

 

Belo Horizonte: (+2,7) 24,9 / 67,2 mm (319,4 mm esperada)

 

Campo Grande: (+1,5) 25,8 / 71,4 mm 229,3 mm esperada)

 

Goiània: (+2,3) 25,8 / 76,6 mm (258,8 mm esperada)

 

Brasília: (+0,3) 21,8 / 102,4 mm (248,6 mm)

 

Rio Branco: (+0,8) 26,4 / 129,1 mm (263,5 mm)

 

*Estações convencionais do Inmet

Link to comment
Share on other sites

Nossa, que alegria! tive uma mínima sub-22 hoje....que desastre!!!

 

Interessante foi que a temperatura baixou bem na serra Dona Francisca, haja vista que os últimos dias as mínimas estavam elevadas por lá também.

 

Tive 15,8ºC por lá, sendo que na outra estação, que não está online, seguramente este valor foi mais baixo (podem cobrar esse meu post no futuro, quando eu baixar os dados hehehehe)...

 

Na Villaggio Grando, mínima de 10,9ºC! Empatou tecnicamente com Urupema, com 10,8ºC.

 

Secura do ar e uma alta próxima do nosso litoral. Mesmo em Bnu após uma máxima que variou de 38/39 nas estações tivemos, tivemos mínimas de 22/23 na cidade.

Link to comment
Share on other sites

Depois de um 2012 destes quem se importa com falta de neve no sul? O clima está indo de mal a pior hahaha

Cara, nós não sabemos direito o que é mínima abaixo de 20° e máxima abaixo de 30°. Até agora tenho minha maior mínima absoluta em dezembro desde que comeceu meus registros em 1995. Ainda não baixei de 18,7° no dia 9, quando bati 32,2° de máxima. Ou seja, foi um falso refresco.

 

Agora faz 31,6° com 52%.

 

Abraços calorosos!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Minhas mínimas absolutas em dezembro são essas:

 

Ano - valor (dia)

 

1995 - 15° (9 e 12)

1996 - 17,1°* (15) --> Mês muito quente, com média mínima de 21,4° e simples de 25,65°.

1997 - 18,0° (17) --> Dezembro mais quente até agora com simples de 26,55° (m.mín: 22,1°; m.máx: 31,0°).

1998 - 16,6° (19)

1999 - 15,7° (7)

2000 - 14,9° (1º)

2001 - 16,0°* (2)

2002 - 16,5° (25)

2003 - 12,7° (17)

2004 - 15,8° (13)

2005 - 15,2° (26)

2006 - 17,7° (1º) --> Faltam dados dos dias 29, 30 e 31 que podem ter batido essa marca.

2007 - 15,5° (12)

2008 - 14,6° (5)

2009 - 14,6° (5)

2010 - 12,2° (14) --> Recorde de frio em dezembro.

2011 - 15,0° (1º)

 

* INMET convencional

 

Chama a atenão que os pulsos de frio foram mais intensos e frequentes nos anos 2000. Nos anos 90 até 2002 eu usava o sensor em local sombreado, perto da casa, o que prejudicava as mínimas. Depois passei a usar algum tipo de abrigo no meio do pátio.

Link to comment
Share on other sites

Impressionantes os dados do Carlos de anomalias positivas de TºC em Dezembro. Depois

de um Novembro ameno, o verão climático chegou com tudo, aliás, nunca tinha visto a

estação mais quente do ano começar tão...quente.

 

Neste mês de Dezembro, aqui em casa, apenas 2 máximas abaixo de 30ºC até o momento.

Nesta época do ano, devido à nebulosidade farta, são comuns os dias nublados/encobertos/chuvosos.

Aliás, os dias ensolarados são os menos comuns no verão. Entretanto, o que estamos vendo neste

mês é uma predominância de dias com bastante sol, o que aumenta e muito a temperatura.

 

Interessante é que a precipitação em si não está pequena. O que acontece é que tem ocorrido

muitas pancadas de chuva isoladas, ou seja: Muitos dias com PANCADAS DE CHUVA, poucos dias

CHUVOSOS.

 

Agora em Juiz de Fora faz: 31,6ºC com 49% de UR (sensação de 33,9ºC).

Link to comment
Share on other sites

Marcos, em dezembro de 2010 tive 13,9ºC dia 15. Em dezembro de 2011, 17,9ºC dia 16.

 

Em dezembro de 2011 eu tive 18 mínimas na casa dos 20ºC para baixo!!!!

 

 

Neste ano, minha mínima em dezembro é de 20,5ºC dia 1º!!!!!

 

Hoje, quente novamente mas bem mais suportável que ontem. Agora, 32,6ºC com Heat Index de apenas 32,8ºC e UR de 36%! Para Joinville, é muito seco.

Link to comment
Share on other sites

Marcos, em dezembro de 2010 tive 13,9ºC dia 15. Em dezembro de 2011, 17,9ºC dia 16.

 

Em dezembro de 2011 eu tive 18 mínimas na casa dos 20ºC para baixo!!!!

 

 

Neste ano, minha mínima em dezembro é de 20,5ºC dia 1º!!!!!

 

Hoje, quente novamente mas bem mais suportável que ontem. Agora, 32,6ºC com Heat Index de apenas 32,8ºC e UR de 36%! Para Joinville, é muito seco.

 

Se não chegar nenhuma MP, é capaz de Joinville não ter qualquer mínima abaixo dos 20 graus neste mês, ou seja, o mês

inteiro com mínimas tropicais. Será possível isso?

Link to comment
Share on other sites

Verão de 2013 será marcado pelas chuvas acima da média em grande parte do Brasil

 

Na próxima sexta-feira, dia 21 de dezembro, precisamente às 9 horas e 11 minutos horário de Brasília, começa o Verão no Hemisfério Sul. A estação das festas de fim de ano, das férias escolares, das praias lotadas e do calor será também um período de chuvas. “Veremos uma espécie de compensação. Tudo o que não choveu na primavera deve vir nos próximos meses”, explica o meteorologista da Somar, Celso Oliveira. Essa condição deve ser observada pelo menos no Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Isso não significa que não irá chover nas outras regiões. No Sul, a tendência é de precipitação acima da média no centro, leste e norte do Paraná, centro e leste de Santa Catarina e no noroeste do Rio Grande do Sul. As chuvas nesses Estados serão influenciadas pela água do mar mais quente que o normal e formação de zonas de convergência do Atlântico sul sobre São Paulo. Mas, segundo os meteorologistas da Somar, nas outras áreas da região a chuva dentro da média não será bem distribuída, tudo indica que boa parte da chuva acontecerá apenas em janeiro. Os meses de fevereiro e março tendem a ser mais secos. No Sudeste serão observadas duas situações nesse Verão. Na área que engloba São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e quase a totalidade de Minas Gerais esperam-se muitas invernadas, especialmente em fevereiro e março. Em três meses deve chover algo em torno dos 1000mm no Triângulo Mineiro, algo entre 700mm e 800mm de São Paulo ao centro e sul fluminense e aproximadamente 500mm no Estado capixaba e nordeste mineiro. Porém, no centro e norte do Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais, o verão será mais seco que o normal. As temperaturas ficam dentro do normal nessa região, mas se comparado com os últimos dois Verões, fará mais calor em 2013. No Centro-Oeste a história da compensação irá funcionar bem, a chuva que não veio na primavera será registrada no Verão. A tendência é de chuva acima da média na maior parte da Região, com formação de invernadas frequentes, que são vários dias fechados e chuvosos, especialmente no mês de fevereiro. A situação fica um pouco diferente apenas no sudoeste de Mato Grosso e no oeste e sul de Mato Grosso do Sul, onde a precipitação deve ser irregular, ficando mais fraca em fevereiro e março. O excesso de nuvens deixa a temperatura mais baixa que a registrada na primavera, com tendência de normalidade para a estação que se aproxima.

 

Somar

Link to comment
Share on other sites

Marcos, em dezembro de 2010 tive 13,9ºC dia 15. Em dezembro de 2011, 17,9ºC dia 16.

 

Em dezembro de 2011 eu tive 18 mínimas na casa dos 20ºC para baixo!!!!

 

 

Neste ano, minha mínima em dezembro é de 20,5ºC dia 1º!!!!!

 

Hoje, quente novamente mas bem mais suportável que ontem. Agora, 32,6ºC com Heat Index de apenas 32,8ºC e UR de 36%! Para Joinville, é muito seco.

 

Se não chegar nenhuma MP, é capaz de Joinville não ter qualquer mínima abaixo dos 20 graus neste mês, ou seja, o mês

inteiro com mínimas tropicais. Será possível isso?

 

Olha, em algum lugar de Joinville, mesmo aqui na planície, já baixou de 20ºC. Mas mesmo na minha estação, que não é a mais fria mas também não é a mais quente da cidade, esses dados são absurdos!

Link to comment
Share on other sites

Vem coisa feia por aí, turma. Gaúcho não aguenta mais ficar sem luz, seja por calor ou temporais, e avizinha-se mais um quadro problemático de tempo severo. Ando sumido por muito trabalho, mas reina grande saudade de muitos amigos aqui. Hoje de manhã fiz uma das coisas mais legais que já tive oportunidade de participar. Fui voluntário numa ação de Natal do Instituto do Câncer Infantil. Bem mais agradável que os estresses de ontem com alguém que tem se mostrado um estelionatário meteorológico.

Link to comment
Share on other sites

Impressionantes os dados do Carlos de anomalias positivas de TºC em Dezembro. Depois

de um Novembro ameno, o verão climático chegou com tudo, aliás, nunca tinha visto a

estação mais quente do ano começar tão...quente.

 

Neste mês de Dezembro, aqui em casa, apenas 2 máximas abaixo de 30ºC até o momento.

Nesta época do ano, devido à nebulosidade farta, são comuns os dias nublados/encobertos/chuvosos.

Aliás, os dias ensolarados são os menos comuns no verão. Entretanto, o que estamos vendo neste

mês é uma predominância de dias com bastante sol, o que aumenta e muito a temperatura.

 

Interessante é que a precipitação em si não está pequena. O que acontece é que tem ocorrido

muitas pancadas de chuva isoladas, ou seja: Muitos dias com PANCADAS DE CHUVA, poucos dias

CHUVOSOS.

 

Agora em Juiz de Fora faz: 31,6ºC com 49% de UR (sensação de 33,9ºC).

 

SE AQUI O PESSOAL NÃO TEM MEMÓRIA....IMAGINEM O RESTO!

 

 

EM 2009 O VERÃO COMEÇOU EM OUTUBRO E TIVEMOS UM NOVEMBRO TÓRRIDO!

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA ‏@Climaterra

 

em dezembro de 1940 foi 25,4°C!, estação do Inmet. Em S.joaquim é o começo de verão mais quente desde 1955, ano da abertura.

 

Provocação:

 

Que tais extremos já ocorreram no passado, é verdadeiro na maioria das vezes.

 

A grande questão para debate é se tantos extremos ocorreram seguidamente no passado. Ou estamos num "novo normal".

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

Sinceramente, nem começou o verão astronômico ainda e já não aguento mais o calor em Porto Alegre! Sensação ruim de abafamento sempre. Hoje tenho uma festa para ir. Claro que dentro do local tem ar condicionado, mas a dá até preguiça de se arrumar pra sair. Muito ruim mesmo.

Pelo visto teremos um período bem complicado de temporais, que pode começar a piorar amanhã. Na sexta-feira o volume de chuva deve ser bem alto.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA ‏@Climaterra

 

em dezembro de 1940 foi 25,4°C!, estação do Inmet. Em S.joaquim é o começo de verão mais quente desde 1955, ano da abertura.

 

Provocação:

 

Que tais extremos já ocorreram no passado, é verdadeiro na maioria das vezes.

 

A grande questão para debate é se tantos extremos ocorreram seguidamente no passado. Ou estamos num "novo normal".

 

PEGANDO O HISTÓRICO DE S.J, ESTAÇÃO, AINDA RURAL, ENTRE 1955 A 1975, TIVEMOS MAIS EVENTOS HISTÓRICOS QUE DE 80 PARA CÁ ( RECORDE DE CALOR/FRIO)

 

NO CASO DA CAPITAL, TERIA QUE VER, MAS PARTE, SE FOR VERDADEIRO, É A URBANIZAÇÃO E A LOCALIZAÇÃO DA ESTAÇÃO, ATÉ 1968 FICAVA NUM TERRAÇO.

 

 

PARA MIM, CÍCLOS E EFEITO DE URBANIZAÇÃO, ALÉM DE MAIS DADOS CONFIÁVEIS HOJE, PELO MENOS EM TERMO DE BRASIL.

 

CONVERSANDO COM SR WOLFGANG, ESTAÇÃO NO MEIO DO MATO DESDE A ABERTURA, JÁ TEVE SITUAÇÕES PIORES QUE AGORA COM MAIS FREQUÊNCIA.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.