Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Dezembro 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Ontem dei uma tapeada na minha estação Oregon na Serra Dona Francisca.

 

O barômetro está dando erro, mas acho que é por causa das pilhas velhas que quase não funcionam mais (ontem esqueci de levar pilhas palito)...

 

O anemômetro também não deve estar reportando mais (ano que vem vou trazê-lo mais para perto do console)..

 

Entretanto, o pluviômetro VOLTOU A FUNCIONAR :clapping: :clapping:

 

Assim, tenho como dados corretos a temperatura e a pluviosidade. Nada mal. :good2:

 

Por aqui tempo fechado mas até abriu o sol pela manhã. Temperatura na casa dos 22ºC.

Link to comment
Share on other sites

Ontem à noite, tivemos aqui em Taubaté algo que há muito tempo eu nao presenciava; isso no sentido da duração. Foi quase 1 hora de clarões no céu e trovões; mas, foi impressionante, era um clarão e um trovão atrás do outro, sem intervalo.

Ainda bem que os raios caíram em outros lugares, aqui no centro da cidade, ficamos com os clarões no céu e o barulho dos trovões. E com a falta de energia elétrica, durante mais de duas horas, tivemos que usar velas e lanternas.

Hoje, outra consequência dos raios, queimou nao sei o quê na estação da Sabesp e estamos sem água.

 

Com relação ao tempo, por enquanto, muito nublado com uma temperatura de 25,5°C. Quase 6°C a menos do que ontem nesse mesmo horário.

Link to comment
Share on other sites

Alguns valores interessantes no RS nesta manhã:

 

Livramento: 11,8ºC

 

Bagé: 13,0ºC

 

Portalegre (mineirês :mosking:): 15,9ºC

 

SJ Ausentes: 12,0ºC

Olha só a previsão para a MetSul nos próximos 7 dias para cá:

 

Hoje - 16°/22°

29/12 - 17°/25°

30/12 - 20°/30°

31/12 - 20°/32°

1º/1 - 19°/26°

2/1 - 18°/27°

3/1 - 16°/28°

 

Nos meses quentes de 2012 eu considerava essa previsão INIMAGINÁVEL!! Entrará nova mp no dia 2, mais forte do que o frio de agora, mas com tempo seco.

 

Não podemos ficar muito iludidos com isso, porque os primeiros dias de jan/2012 tiveram exatamente o mesmo padrão, sendo exceção única de todo o período de calor. Mas reforço o que eu disse: a maldita dinâmica do ano vai cabar junto com o calendário.

 

Hoje tive mínima de 16,3°. Acumulado de 48,0 mm nas últimas 24 h. Agora temos chuvisco inapreciável e faz 20,3°.

 

Abraços aliviados!

Link to comment
Share on other sites

Tempo fechado e temperatura de 27,7°C em Juscimeira. Notícia triste vindo do Estado, ontem em Tangará da Serra dois homens morreram atingidos por raio enquanto jogavam bola, um de 25 e outro de 31 anos. Não sei como a pessoa sabendo que esta debaixo de um temporal com raios caindo para todo lado ainda continua a jogar em local aberto. Dá no que dá.

Link to comment
Share on other sites

O tempo está fechado em grande parte do estado de Mato Grosso deixando as temperaturas amenas pelo horário. Temperatura em algumas cidades segundo a última medição do INMET:

 

Campo Verde - 21,4°C

 

Guiratinga - 21,8°C

 

Água Boa - 23,5°C

 

Paranatinga - 23,6°C

 

Sorriso - 24,5°C

 

Nova Ubiratã - 25,1°C

 

Cuiabá - 26,1°C

 

São José do Rio Claro - 26,4°C

 

Juscimeira - 26,5°C (MeteoJus)

 

Rondonópolis - 30,3°C

Link to comment
Share on other sites

O tempo não firma no Litoral Norte do RS e o litoral de SC no feriado de Ano Novo. O Litoral Sul gaúcho fica seco. Friozinho pela manhã a partir do dia 2/1. Este é o boletim da MetSul para a virada do ano.

 

http://www.metsul.com/blog2012/

 

Agora faz 20,7° com 86% e chuvisca. Vento E a 12,7 km/h.

Link to comment
Share on other sites

O GFS não dá qualquer calorão para POA até pelo menos sábado da semana que vem. Pelo contrário: variação de 16°/17° a 23°/26° nos próximos dias a partir do dia 2, esquentando no outro final de semana. O ETA também não firma muito bem o tempo aqui.

 

Em SC fica mais nublado, especialmente no interior. Pelo vento oceânico, o pessoal das praias não terão muito sol. Mas parece que a virada será seca. Especialmente domingo e segunda-feira.

 

Isso são EXCELENTES notícias para o verão. Ótimo para a agricultura, para as barragens do Sudeste e, claro, para todos os bazianos.

 

Agora 20,7° com 86% e chuvisca.

Link to comment
Share on other sites

O GFS não dá qualquer calorão para POA até pelo menos sábado da semana que vem. Pelo contrário: variação de 16°/17° a 23°/26° nos próximos dias a partir do dia 2, esquentando no outro final de semana. O ETA também não firma muito bem o tempo aqui.

 

Em SC fica mais nublado, especialmente no interior. Pelo vento oceânico, o pessoal das praias não terão muito sol. Mas parece que a virada será seca. Especialmente domingo e segunda-feira.

 

Isso são EXCELENTES notícias para o verão. Ótimo para a agricultura, para as barragens do Sudeste e, claro, para todos os bazianos.

 

Agora 20,7° com 86% e chuvisca.

 

Obrigado pelas informações!

Abraços e FELIZ 2013, amigo! Abraços a todos do BAZ.

Link to comment
Share on other sites

Muitas nuvens em todo o oeste de Minas, mas aqui só vejo um céu com finas camadas de cirrustratus e tempo

bem abafado. Faz 31,6ºC com 35ºC de sensação térmica. O ÚNICO dia ameno de Dezembro foi o dia primeiro,

com máxima de 26,7ºC e mínima de 18,4ºC. Pasmem, mas neste mês a minha mínima absoluta é de toscos

18,2ºC. Inadmissível para uma cidade a mais de 700m de altitude.

Link to comment
Share on other sites

Agora entendi!

 

Por que está tão quente no Sudeste e Sul?

 

Durante o mês de Dezembro de 2012 as temperaturas estiveram acima da média sobre boa parte da Região Sudeste do Brasil, principalmente sobre algumas localidades de Minas Gerais (MG), Espirito Santo (ES) e Rio de Janeiro (RJ). Na capital fluminense as temperaturas máximas atingiram valores recordes, ultrapassando os 40°C em algumas localidades. A causa da ocorrência destes valores extremos foi a presença de um centro de alta pressão na troposfera média (entre 4000 e 6000 m de altitude) localizado sobre boa parte da Região Sudeste e parte da Região Sul do Brasil. Este sistema de alta pressão funciona como uma tampa que inibe os mecanismos de levantamento nas camadas médias da atmosfera, diminuindo em consequência a formação de nuvens. Desta maneiira, a falta de nebulosidade contribui para aumentar a quantidade de radiação solar sobre a superfície. Assim, as temperaturas máximas atingem valores extremos. A Figura mostra a presença de anomalias positivas de altura geopotencial em 500 hPa durante os últimos 27 dias. É possível observar valores positivos de altura geopotencial sobre parte das Regiões Sudeste e Sul do Brasil.

 

Fonte: CPTEC

Link to comment
Share on other sites

Estamos com bloqueio atmosférico numa época em que a atmosfera DEVERIA estar totalmente livre para a termodinâmica gerar

as instabilidades. O maldito bloqueio nos atrapalha no inverno, mas seu efeito sinistro é ainda maior no verão, pois permite que

uma devastadora radiação solar nos atinja com toda a sua força, fazendo as temperaturas subirem muito. Nesta situação, quando

não temos chuva e nuvens em pleno verão, a região Sudeste possui temperaturas MAIS ALTAS que o Sul.

Link to comment
Share on other sites

Muitas nuvens em todo o oeste de Minas, mas aqui só vejo um céu com finas camadas de cirrustratus e tempo

bem abafado. Faz 31,6ºC com 35ºC de sensação térmica. O ÚNICO dia ameno de Dezembro foi o dia primeiro,

com máxima de 26,7ºC e mínima de 18,4ºC. Pasmem, mas neste mês a minha mínima absoluta é de toscos

18,2ºC. Inadmissível para uma cidade a mais de 700m de altitude.

Em Sampa a mesma coisa, com um sol fraco torrando... A diferença é que temos alto cúmulus também.

A automática do Mirante já bateu em 29,6°C e o IAG em 30,8°C mas a sensação é de que está bem mais quente, muuuiito abafado. :heat:

 

Neste dezembro não tivemos nenhuma mínima abaixo da média 1991-2011 (18,4°C) no Mirante. :sad:

Os únicos dias menos quentes foram (Temperaturas máximas, Mirante):

09/12 - 26,6°C

14/12 - 26,8°C

15/12 - 23,3°C

16/12 - 26,7°C

17/12 - 24,1°C

22/12 - 25,5°C

23/12 - 26,9°C

Link to comment
Share on other sites

Estamos com bloqueio atmosférico numa época em que a atmosfera DEVERIA estar totalmente livre para a termodinâmica gerar

as instabilidades. O maldito bloqueio nos atrapalha no inverno, mas seu efeito sinistro é ainda maior no verão, pois permite que

uma devastadora radiação solar nos atinja com toda a sua força, fazendo as temperaturas subirem muito. Nesta situação, quando

não temos chuva e nuvens em pleno verão, a região Sudeste possui temperaturas MAIS ALTAS que o Sul.

É vero. O zênite de radiação atinge em cheio o Sudeste no final da primavera e início do verão. No Sul o problema é com o vento norte/noroeste que traz calor do Chaco, como o jato de baixos níveis. Não havendo isso e nosso calor fica bem mais moderado.

 

Hoje tive máxima de 21,7° num pico de calor que não durou 30 minutos, hehe. É o segundo dia sem atingir 22°!! :mosking: Agora faz 20,8° com 85%. Tempo fechado com chuviscos ocasionais. Pressão em 1010,1 mb.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Estamos com bloqueio atmosférico numa época em que a atmosfera DEVERIA estar totalmente livre para a termodinâmica gerar

as instabilidades. O maldito bloqueio nos atrapalha no inverno, mas seu efeito sinistro é ainda maior no verão, pois permite que

uma devastadora radiação solar nos atinja com toda a sua força, fazendo as temperaturas subirem muito. Nesta situação, quando

não temos chuva e nuvens em pleno verão, a região Sudeste possui temperaturas MAIS ALTAS que o Sul.

 

Eu que o diga, o verão passado teve poucas nuvens e muito calor. Espero que essa falta de dinâmica tenha sido quebrada de vez.

Chove fraco a ocasionalmente moderada há mais de uma hora! Registro deliciosos 20,6C. Um céu!

 

Estou impressionado com o frio que pode fazer no extremo leste da província de Buenos Aires no início de Janeiro!

Link to comment
Share on other sites

Carlos, também estou em Ubatuba. Cara, vc deu muita sorte de ter chego aqui só hoje. O clima aqui tava infernal, muito quente mesmo. Acho que nunca tinha visto uma água de mar tao quente também.

 

Depois da chuva de ontem e festa de trovoes, salvou e ta bem melhor. Nem senti esses 33 C de hoje!

 

Olha so..poderemos ter o 1o encontro do Baz no Litoral Norte de SP.... :pleasantry:

 

Estou aqui no comeco da Serrinha , Oswaldo Cruz..Por aqui 23,6 de minima no meu Oregon. e já conto agora com 30,9....com muito sol.

 

Ontem fui de lancha em varias ilhas por aqui e pude observar q a temperatura do mar no Gps oscilava entre 26,8 / 27,0....bem agradavel ..!!

 

Amanha se der vou dar um pulo em Parati, pois fica uns 60km daqui, mas de carro, pois ali o trecho eh bem revolto...ao contrario pra quem vai para Ilhabela.

Link to comment
Share on other sites

Hoje tive variação de 19,1° a 27,9°. Valores um pouco abaixo da média para final de dezembro. O bom é que havia muitas nuvens e, a partir do meio da tarde, tempo aberto. Essa temperatura com essa condição do tempo é INIMAGINÁVEL para 2012. Agora as coisas estão diferentes.

 

E o melhor é que o ETA, o Metroclima e o GFS mantêm a previsão de temperatura abaixo da média depois do dia 2, mesmo com sol aparecendo. Impressionante, mas 2012 foi tão ruim, mas tão ruim, que esse horror vai acabar junto com o calendário. É a "prova" de que a maldição estava no ano em si, kkkkkkkkkk!!!

 

Agora faz 24,5° com 72% e apenas cirrus. Um sonho. Nem parece verdade.

Link to comment
Share on other sites

E o melhor é que o ETA, o Metroclima e o GFS mantêm a previsão de temperatura abaixo da média depois do dia 2, mesmo com sol aparecendo. Impressionante, mas 2012 foi tão ruim, mas tão ruim, que esse horror vai acabar junto com o calendário. É a "prova" de que a maldição estava no ano em si, kkkkkkkkkk!!!

 

Amém.

 

Eu bem que queria postar dados de Jundiaí, mas o link do Ciiagro "travou" no dia 27.

 

Mas depois de uma tarde bem quente e abafada veio uma chuva que aliviou muito a sensação térmica.

 

E me parece que para o Sudeste a perspectiva dos próximos dias é de temperaturas de dentro da normalidade a abaixo da média.

 

Tomara que o "efeito calendário gregoriano" se confirme e xô 2012, hehehe

 

Que ano... :sorry:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Caiu uma chuvinha aqui o meio da tarde com isso, deu uma pequena refrescada. Agora, até que agradáveis 24,9°C.

 

Na metade da semana que vem, se as previsões se confirmarem, teremos uma alta pressão até que forte para a época do ano subindo pelo Atlântico, próximo do litoral; será que pelo menos aqui na faixa leste, poderemos ter alguns dias com tempo mais fechado, talvez uma garoa persistente, aquele ventinho mais frio quem vem do oceano??? Ou estou querendo muito???

Link to comment
Share on other sites

Caiu uma chuvinha aqui o meio da tarde com isso, deu uma pequena refrescada. Agora, até que agradáveis 24,9°C.

 

Na metade da semana que vem, se as previsões se confirmarem, teremos uma alta pressão até que forte para a época do ano subindo pelo Atlântico, próximo do litoral; será que pelo menos aqui na faixa leste, poderemos ter alguns dias com tempo mais fechado, talvez uma garoa persistente, aquele ventinho mais frio quem vem do oceano??? Ou estou querendo muito???

 

Sérgio Moreira, ao ver o GFS no windguru a impressão é exatamente isso que você postou. Espero que isso se confirme: http://www.windguru.cz/pt/index.php?sc=209888

Link to comment
Share on other sites

Fui no portal do Ciiagro e descobri porque o link deles "travou" no dia 27. Fim da picada.

 

Comunicado sobre as Estações Automáticas

 

As estações de monitoramento agrometeorologico cujo sistema de transmissão de dados é facilitado pela empresa claro, estão com as coletas paralisadas, a empresa em questão já foi acionada judicialmente e estamos aguardando o retorno do sistema a qualquer momento agradecemos a compreensão de todos.

Duvidas e/ou reclamações, por favor entre contato com seguintes:

TELEFONE: (19) 3233 8035

 

Pronto, com essa mensagem deixei (?) de ser "cumulus mediocris", hehehe...

Link to comment
Share on other sites

Caiu uma chuvinha aqui o meio da tarde com isso, deu uma pequena refrescada. Agora, até que agradáveis 24,9°C.

 

Na metade da semana que vem, se as previsões se confirmarem, teremos uma alta pressão até que forte para a época do ano subindo pelo Atlântico, próximo do litoral; será que pelo menos aqui na faixa leste, poderemos ter alguns dias com tempo mais fechado, talvez uma garoa persistente, aquele ventinho mais frio quem vem do oceano??? Ou estou querendo muito???

 

Sérgio Moreira, ao ver o GFS no windguru a impressão é exatamente isso que você postou. Espero que isso se confirme: http://www.windguru.cz/pt/index.php?sc=209888

Apesar deste 2012 ter sido um ano infernal, o mês de janeiro foi até moderado em Sampa, relembrando os velhos tempos.

A estação do Mirante registrou:

27/01/2012 - 15,5°C / 18,8°C

28/01/2012 - 14,7°C / 23,3°C.

 

Quem sabe em 2013 tenhamos dias mais amenos no verão...

Link to comment
Share on other sites

Depois de mais um dia de sol, calor e abafado (Novidade!!), caiu o mundo aqui em Sampa, no final da tarde.

 

Mirante: 22,7°C / 30,1°C (Mínima suplantada pelos 20,0°C registrados na automática entre 17 e 18h, na hora da chuva, mas que será computada só amanhã...)

IAG: 22,0°C / 29,7°C (Mínima também superada no final da tarde)

 

- Maiores acumulados até 21h10 (SAISP):

Freguesia do Ó (Zona norte): 62,0 mm

Santana-Tucuruvi (Z. norte): 54,0 mm

Córrego Jaguaré (Z. oeste): 51,4 mm

R. Tietê-Jardim Romano (Z. leste): 51,0 mm

Córrego Mandaqui (Z. norte): 44,6 mm

Pirajuçara-Extra (Z. oeste): 42,8 mm

Cabuçu de Baixo-Guaraú (Z. norte): 40,8 mm

Córrego Poá (Z. oeste): 40,2 mm

Anhembi (Z. norte): 35,0 mm

Rio Tietê-São Miguel (Z. leste): 34,0 mm

CGE-Centro: 33,5 mm

Águas Espraiadas (Z. sul): 33,0 mm

 

Mirante (Aut.): 47,4 mm

Barueri (Aut.): 15,2 mm

 

No momento, céu encoberto aqui na zona norte de Sampa. Ainda chove em vários pontos da cidade.

Link to comment
Share on other sites

Temperaturas muito agradáveis aqui em Campos do Jordão! Saindo até vapor da boca durante a noite, algo inimaginável em São Paulo com esse festival de "noites tropicais"!

 

Impressiona a ausência de calor. Mesmo com sol a temperatura continua agradável. É um verão realmente invejável! Hoje subi na Pedra do Bauzinho a cerca de 1800m de altitude. Belíssima a paisagem no topo! Amanhã devo ir no Pico do Itapeva a 2030m!

Link to comment
Share on other sites

Após máxima de 26 graus ontem em Rio Branco, com um dia chuvoso, hoje tivemos a menor mínima do mês: 20,7ºC no Inmet. O tempo segue chuvoso também nesse domingo, bem típico de fins de dezembro e todo mês de janeiro que é o que mais chove por aqui. Só em 2012 foram mais de 500mm em janeiro. 2012 também vai encerrando sendo um dos anos mais chuvosos deste século aqui, com precipitação ao redor dos 2.200mm

 

No momento, meio-dia e 25 graus, com céu nublado.

Link to comment
Share on other sites

Meu histórico para o dia 30/12.

 

Ano - mín/máx

 

1995 - 20°/29°

1996 - 24,6°/35,8° (máxima do ano - empatado com o valor do INMET do dia 11/1 - e maior mínima do ano)

1997 - 24,0°/29,4°

1998 - 21,9°/30,0°

1999 - 23,3°/28,4°

2000 - 23,0°/29,0°

2001 - 20,5°*/31,1°*

2002 - 23,4°*/33,3°*

2003 - 18,5°/29,7°

2004 - 21,3°/36,7° (máxima do ano)

2005 - 21,0°/27,5°

2006 - ------/------

2007 - 21,4°/28,5°

2008 - 18,0°*/25,7°*

2009 - 22,9°*/33,3°*

2010 - 20,3°/29,5°*

2011 - 18,9°/30,0°

2012 - 20,0°/

 

* INMET convencional

 

Via de regra, o dia 30/12 é calor ou muito quente, com poucas exceções!! É comum haver onda de calor entre o Natal e o Ano Novo, e quase sempre faz calorão no último decênio de dezembro.

 

Depois de uma mínima de 20,0°, no momento tenho 33,4° com 54%. Pressão em 1008,5 mb. Mais um dia muito quente para os anais do dia 30/12.

Link to comment
Share on other sites

A notícia não é tão boa para o RS na virada, porque chove na fronteira, no S e em todo o Uruguai na noite do dia 31 para 1º. De madrugada a chuva pega todo o RS e depois vai para SC.

 

O bom é o frio na retaguarda e a formação clássica do ciclone na costa da Argentina abrindo o corredor para a mp. Mais uma prova de que a dinâmica de 2012 será enterrada junto com o calendário astronômico. Graças a Deus!!

 

Agora faz 32,4° com 56%. Sol e nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Luba, demais um clima deses no verão!! só a Mantiqueira e o topo das serras gaúchas e catarinenses conseguem esta proeza da ausência de calor excessivo..

 

Sobre a Oregon em Campos, devem haver algumas estações espalhadas pelo Brasil que infelizmente não estão online.. :sad:

 

 

Hoje subi no Pico do Itapeva, de 2030m de altitude, provável lar de uma estação baziana! A paisagem é muito bonita, realmente é muito alto, você enxerga o Vale do Paraíba e a Serra do Mar!

 

Com temperaturas tão agradáveis vai ser triste voltar para SP e ficar o dia inteiro prisioneiro do ar condicionado!

Link to comment
Share on other sites

Esse ano de 2012 encerra como o mais quente da história em boa parte do RS, apresentando alguns recorde de calor no Estado. Contudo, chama a atenção a apresentação de alguns recordes de frio, também. Exemplos: Torres teve a sua primeira negativa da série e o Castelinho registrou -6,9C (1,8C mais frio que o recorde anterior).

Link to comment
Share on other sites

Esse ano de 2012 encerra como o mais quente da história em boa parte do RS, apresentando alguns recorde de calor no Estado. Contudo, chama a atenção a apresentação de alguns recordes de frio, também. Exemplos: Torres teve a sua primeira negativa da série e o Castelinho registrou -6,9C (1,8C mais frio que o recorde anterior).

Nosso clima foi quase tropical de altitude úmido nesse ano, tirando os meses de junho e julho.

 

O Brasil inteiro teve calor de rachar. Talvez a exceção nas anomalias seja o Nordeste e parte do Norte. O Centro-Oeste quase morreu em setembro, depois foi o final de ano do Sudeste, além do inverno vergonhoso em todo o país, com exceção de jun/jul no RS e parte de SC.

 

Um ano para a lata do lixo. Preferiria um novo 1998, sem onda de frio, mas mais decente.

 

Agora 29,8° com 65%. Pressão em 1007,9 mb.

 

Abraços de fim de ano!

Link to comment
Share on other sites

Amigos do BAZ, boa tarde. Ontem estive visitando queridos amigos no interior de Canela, e pude constatar os estragos daquele temporal que ocorreu em 31/10. Amigos, foi bizarro! O vento quebrou pinheiros de araucária ao meio, outros arrancou pela raiz, algumas árvores ficaram tortas ou retorcidas. A impressão que tive é de que foi tornado mesmo, mas talvez um "saltitante", pois causou destruição ali e em outros lugares bem espaçados, formando uma linha que veio desde o parque do Caracol e seguiu rumo ao interior de São Chico de Paula. Por falar nisso, hoje a tarde fotografei uma bela nuvem funil ao norte de Bom Jesus! Porém, estava com o celular, e este não tem tanta qualidade assim na foto.

P30-12-12_18_20.jpg.3222312d3359cd1196943746729671bd.jpg

Link to comment
Share on other sites

São Paulo bate recorde de chuva para dezembro

 

 

Com a chuvarada da tarde e noite do sábado, 29, e da madrugada deste domingo, dia 30, dezembro de 2012 passou a ter o maior volume de chuva acumulado para este mês específico, desde 1943 quando começaram as medições regulares do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana, na zona norte da capital. O Inmet registrou um acumulado de 60,2 milímetros entre 10 horas do dia 29 e 10 horas do dia 30. No total, o acumulado no mês está em 395,6 milímetros, sem contar a chuva da tarde do domingo. Este volume de chuva representa mais o menos o dobro da média de chuva para dezembro, que é pouco acima dos 200 milímetros.

 

Confira os dezembros mais chuvosos desde 1943 (Inmet)

 

2012 – 395,6 mm (até 10h do dia 30)

1986 – 383,2 mm

1947 – 374,9 mm

2009 – 363,7 mm

1964 – 346,2 mm

2010 – 342,1 mm

Climatempo

 

Dos 6 dezembros mais chuvosos, 3 ocorreram nos últimos 4 anos.

Link to comment
Share on other sites

Bela erupção de ar frio a caminho, fazendo 2013 começar com o pé-direito em um momento errado. Ninguém quer frente-fria ativa seguido de forte bolsão frio para a época do ano. Mas é exatamente isso que ambos Europeu e GFS estão indicando. A Pca. Buenos Aires deve experimentar mínimas muito baixas na terça-feira. Por aqui mínimas sub 10, quicá sub 5 nos pontos mais frios na quarta e na quinta.

 

Pela região da Grande Florianópolis o tempo tem decepcionado neste recesso de final de ano. Muito nublado, friozinho por dois dias e chuva, o melhor aconteceu antes. Onem tivemos o melhor dia do feriadão, um único. Pena para quem está gastando uma fortuna ou pegando longas filas na BR 101.

 

Começamos o ano com o pacífico em modo neutro.

Link to comment
Share on other sites

Caio, em se tratando de 2012 tudo é possível, desde que seja ruim. Na metade do mês eu já apostava, sem qualquer base científica, da possibilidade de chover justamente nos feriadões. Tudo com base na simple razão de que o ano foi uma bela merda. No nosso litoral foram 4 dias consecutivos de tempo fechado. Aqui isso só aconteceu em setembro... e entre os feriadões.

 

2012 resolveu fazer sua despedida: tenho 34,4° com 55%. Sensação de 41,6°. Será o 31º dia do ano com máxima de 35° ou mais. Só para dar aquele gostinho final.

 

Agora só falta chover à meia-noite (melhor ficar quieto!!!!!!).

 

Abraços pessimistas!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.