Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Outubro 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

Show de bola as fotos do Itatiaia!! Pelo frio daquele dia, mesmo que não houvesse frio em altitudes maiores, me parecia evidente que alguma coisa tivesse ocorrido por lá. Bastava estar -1° e fechado com nevoeiro para ter esse cenário!

 

Por aqui muito vento e variação de nuvens. Mínima de 15,3°. Deu 14,1° no INMET. E em Ausentes fez apenas 10,1° na última hora. Está frio na borda da serra!! Tanto é que Vacaria, bem mais no interior dos Aparados, já bateu 18,9°. O MI teve no máxima 6,7°!!! Brrr!!

 

Agora tenho 21,7° com 58%. Pressão em 1020,8 mb.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 529
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Pela foto da estação do INMET de Taquari, não podemos esperar grandes mínimas por lá. Para um dos lados da estação (o lado oposto não aparece) há um enorme declive e um vale ao fundo, no pé da serra. E o local já é um dos mais quentes do RS. Até agora bateu 23,5°.

 

Curitiba também está fria: 16,0° na última hora.

Link to comment
Share on other sites

Agora está 84mm/h! A mensagem do console diz: "Its raining cats and dogs" :lol: :lol:

 

A última vez que vi essa mensagem foi no dia 01/10. A verdade é que a chuva voltou a cair por aqui, porém ainda continuamos bem abaixo da média. Nesse mês tenho apenas 28 mm, mas tudo indica que a segunda quinzena do mês será de excessos no Sul e Sudeste. São quatro meses seguidos abaixo da média!

 

Hoje tive a primeira mínima sub 20 desde 18/07. Variação da temperatura: 16,6C | 19,9C. Chuvisqueiros acumularam apenas 0,6 mm.

Link to comment
Share on other sites

Tomara que seja um mês de Outubro com chuva na média ou um pouco acima Igor, pois estamos precisando.

 

Até o momento já acumulei 27,8mm de chuva no dia de hoje. É claro que no INMET esta contagem será diferente,

pois eles somente verificarão o pluviômetro às 09h (12Z) de amanhã, e então esta chuva de hoje será computada

para o dia seguinte.

Link to comment
Share on other sites

Fiz uma comparação das médias entre minha estação e a do INMET. Cheguei a uma conclusão interessante.

 

A média das máximas aqui em casa, por estar 230m mais baixa que o INMET, realmente é maior. Porém, esta

diferença é praticamente anulada pelos dados de temperatura às 00Z (21h do dia anterior). Com isso, vejam a

comparação entre média simples e média compensada entre aqui e o INMET:

 

OUTUBRO ATÉ O MOMENTO - SIMPLES X COMPENSADA -

 

Simples: 22,3ºC (casa) X 21,1ºC (INMET) = 01,2ºC de diferença

 

Compensada: 20,5ºC (casa) X 20,2ºC (INMET) = 00,3ºC de diferença

 

 

No final das contas, a média é praticamente a mesma, graças ao efeito baixada :ok:

Durante advecção de ar frio o INMET terá dias com médias menores; já em dias estáveis como têm sido estes de Outubro,

as duas estações terão médias praticamente idênticas. Vale lembrar que eu fiz a média compensada da minha estação

seguindo o MESMO padrão do INMET.

Link to comment
Share on other sites

A verdade é que quando fazemos uma comparação de MÉDIA SIMPLES entre topo e baixada, o topo geralmente

leva a melhor. Porém, quando a comparação é com MÉDIA COMPENSADA, topo e baixada ficam praticamente iguais

OU a segunda leva a melhor. Depende do quão mais alto o topo está em relação à baixada. O MI é apenas alguns

décimos mais frio que Urupema, mesmo estando uns 400m mais alto.

Link to comment
Share on other sites

Hoje tive a primeira mínima sub 20 desde 18/07. Variação da temperatura: 16,6C | 19,9C. Chuvisqueiros acumularam apenas 0,6 mm.

Não é a primeira máxima sub 20? Mesmo que seja a primeira máxima, a situação aí está pior do que eu pensava.

 

POA até agora com média de 20,4C neste início de outubro, o que dá uma anomalia de +1,2C. Se começamos o início do mês com esta anomalia, dificilmente a coisa reverterá até o fim do mês.

Estou com simples de 21,3° (méd mín: 17,8°/ méd máx: 24,8°). Pior que parece muito bom, já que temos sentido pouco ou nada de calor nesses dias. Para terem uma idéia de como estamos mal acostumados, a simples de agosto ficou em 20,3°. Se outubro tiver um friozinho corre o risco de empatar com agosto.

 

Hoje tive mínima de 14,8°. Agora faz 23,4° com 54% e vento E moderado.

 

Abraços duplos!

Link to comment
Share on other sites

São Carlos vem passando por dias agradáveis em comparação com os anteriores... dia 11 fez 24°-17°, dia 12 fez 23.5°-16° (mas praticamente ficou abaixo de 20 odia todo, fez 23 no breve momento no qual o céu "desnublou") e ontem fez 23.2°-15.3°, com ventos de quase 40 km/h, deu até pra sentir um friozinho de madrugada na rua. Hoje em compensação abriu o tempo e deu 25.8° de maxima, acho que os dias agradaveis se irão de novo...

Link to comment
Share on other sites

Renan, nunca fiz um levantamento assim, tão detalhado, mas acho que é por aí mesmo.

 

Hoje a serra Dona Francisca teve mais um dia de máximas baixas. Desde sexta a máxima não passa de 14 graus. Hoje foi de míseros 13 graus, com vento, pois estive lá e passei frio. Até tomei um cafezinho em Campo Alegre.

Link to comment
Share on other sites

Hoje tive a primeira mínima sub 20 desde 18/07. Variação da temperatura: 16,6C | 19,9C. Chuvisqueiros acumularam apenas 0,6 mm.

Não é a primeira máxima sub 20? Mesmo que seja a primeira máxima, a situação aí está pior do que eu pensava.

 

Exato Marcos, foi máxima sub 20. "Herrar é umano"! :laugh:

 

Hoje o calor voltou, mín de 15,9C e máx de 31,2C. A instabilidade retorna a partir de terça-feira, mas ainda não exatamente no volume que necessitamos.

Link to comment
Share on other sites

Na segunda-feira haverá a formação de um ciclone extratropical na província de Buenos Aires. Talvez haja alguma chuva por aqui na 3ª-feira em função da frente que irá se formar, mas sem muita instabilidade. Mas como haverá drenagem de calor para cá, talvez tenhamos pancadas de chuva. Depois esquenta. Será uma semana um pouco quente.

 

Hoje tive variação de 15,0° a 26,2°. A u.r. caiu a até 44%. Até o momento as mínimas têm sido razoáveis por aqui. Pena que vai esquentar. Esse quadro está bom.

 

Agora faz 17,9° com 73% e venta de ESE a 7,1 km/h. A pressão caiu: 1013,9 mb.

Link to comment
Share on other sites

Informe:

 

Quero informar que a estação de Campos do Jordão do Parque estadual de Campos do Jordão (Horto), recebeu um novo termometro pois o anterior vinha dando problemas há quase 1 ano com diferenças de até 4 graus em relação aos valores registrados pelo Inmet.

 

Eu resolvi doar uma estação para eles que se encontra dentro do abrigo no qual inclusive deverá ter uma pintura esta semana.

 

Hoje foi o primeiro dia de medição:

 

CDJ - Vl Inglesa: 02,5

CDJ - Horto (minha estação): 03,1

CDJ - Inmet/Conv: 03,5

CDJ - Cptec: 04,5

CDJ - Inmet/Aut: 04,9

CDJ - Horto (Antigo): 06,3

 

No Parque Nacional do itatiaia no Posto 3 (Marcão - 2.457m), deverá receber outra estação. O Abrigo deverá ficar pronto até o fim do mês.

Link to comment
Share on other sites

sensacional nevasca de 30cm na Austrália, em pleno outubro. Que inveja!!! :cray:

 

Nossa, onde leste isso? Acho que nem que a Mantiqueira estivesse no sul gaúcho teríamos 30cm de neve naquela MP de setembro, quanto menos agora em outubro. Definitivamente a balança está pro lado da Austrália e África do sul.

Link to comment
Share on other sites

Informe:

 

Quero informar que a estação de Campos do Jordão do Parque estadual de Campos do Jordão (Horto), recebeu um novo termometro pois o anterior vinha dando problemas há quase 1 ano com diferenças de até 4 graus em relação aos valores registrados pelo Inmet.

 

Eu resolvi doar uma estação para eles que se encontra dentro do abrigo no qual inclusive deverá ter uma pintura esta semana.

 

Hoje foi o primeiro dia de medição:

 

CDJ - Vl Inglesa: 02,5

CDJ - Horto (minha estação): 03,1

CDJ - Inmet/Conv: 03,5

CDJ - Cptec: 04,5

CDJ - Inmet/Aut: 04,9

CDJ - Horto (Antigo): 06,3

 

No Parque Nacional do itatiaia no Posto 3 (Marcão - 2.457m), deverá receber outra estação. O Abrigo deverá ficar pronto até o fim do mês.

 

És tu que estás por trás disto, Carlão?? Parabéns!!

Link to comment
Share on other sites

sensacional nevasca de 30cm na Austrália, em pleno outubro. Que inveja!!! :cray:

 

Nossa, onde leste isso? Acho que nem que a Mantiqueira estivesse no sul gaúcho teríamos 30cm de neve naquela MP de setembro, quanto menos agora em outubro. Definitivamente a balança está pro lado da Austrália e África do sul.

 

Asisiti na TV aberta, aqui no Brasil, Não sei se foi na Band ou Globo.

Mas, basta consultar na internet que acharás a informação.

 

http://terrorismoclimatico.blogspot.com.br/2012/10/0362-primeira-neve-em-outubro-na.html

Link to comment
Share on other sites

Carlos chegando com uma notícia bombástica!

 

Poderia nos dar mais informações sobre esta estação no Itatiaia? Como é o abrigo, qual o termômetro,

quem fará as anotações...

 

Então Renan...a parte dificil está em conseguir a autorização do Sr Gustavo Tomzhinski, diretor do Parque do Itatiaia. Primeiramente mandei um email explicando tudo para o diretor do Parque e caso haja interesse, terei que ir lá para ter uma reunião com ele pessoalmente para explicar este projeto. Como não tem sinal de celular no local e nem telefone, o Posto 3 (Marcão), só tem comunicação via radio, com a portaria que está cerca de 380m de altitude ou 2 mil metros abaixo. A coleta de dados será feita pela portaria todos os dias as 9 da manhã e os dados seriam repassados para o Posto 1 no qual semanlamente iria pegar...Se conseguir esta autorização do S Gustavo e ele designando uma pessoal para a tal coleta está 90% certo. Dai minha ideia seria comprar um Oregon de max/min para que seja colocado dentro do abrigo a ser feito...finalizando, não tive resposta se há interesse ou não desta doação , de uma estação na Parte Alta do parque....resta aguardar..

Link to comment
Share on other sites

sensacional nevasca de 30cm na Austrália, em pleno outubro. Que inveja!!! :cray:

 

Nossa, onde leste isso? Acho que nem que a Mantiqueira estivesse no sul gaúcho teríamos 30cm de neve naquela MP de setembro, quanto menos agora em outubro. Definitivamente a balança está pro lado da Austrália e África do sul.

 

 

E isso não é tudo, pois há uns quatro anos, houve uma nevada com boa acumulação, no sul da Austrália, no

final de dezembro, já em pleno início de verão!

Link to comment
Share on other sites

Que ciclone monstro visualmente falando agora na região do Prata.

 

Amanhã deve fazer calor, mas já de noite deve chegar outra massa de ar polar seca e fria ao estado segundo o Climaterra, proporcionalmente falando, outubro está muito mais interessante do que foi agosto e setembro pra quem gosta de acompanhar clima/tempo. Bem mais dinâmico.

Link to comment
Share on other sites

Muitos estragos em toda a faixa Oeste paranaense nessa madrugada. Os ventos passaram dos 100 km/h em muitas cidades. Aqui acordei com um barulho grande de vento, mas sem estragos e sem chuva até o momento. O céu segue carregado.

 

SC está meio que passando em branco, enquanto que parte da Argentina e Uruguai/RS já tiveram enchentes e muitas tempestades. PR/MS tbm estão tendo algo mais radical hehehe

Link to comment
Share on other sites

sensacional nevasca de 30cm na Austrália, em pleno outubro. Que inveja!!! :cray:

 

Nossa, onde leste isso? Acho que nem que a Mantiqueira estivesse no sul gaúcho teríamos 30cm de neve naquela MP de setembro, quanto menos agora em outubro. Definitivamente a balança está pro lado da Austrália e África do sul.

 

 

E isso não é tudo, pois há uns quatro anos, houve uma nevada com boa acumulação, no sul da Austrália, no

final de dezembro, já em pleno início de verão!

 

DEVE SER EM REFERÊNCIA A ESTE LOCAL. POIS JÁ NEVOU EM DEZ E JANEIRO NO EXTREMO-SUL DA AUST. TALVEZ NÃO NESTA PARTE.

Link to comment
Share on other sites

Informe:

 

Quero informar que a estação de Campos do Jordão do Parque estadual de Campos do Jordão (Horto), recebeu um novo termometro pois o anterior vinha dando problemas há quase 1 ano com diferenças de até 4 graus em relação aos valores registrados pelo Inmet.

 

Eu resolvi doar uma estação para eles que se encontra dentro do abrigo no qual inclusive deverá ter uma pintura esta semana.

 

Hoje foi o primeiro dia de medição:

 

CDJ - Vl Inglesa: 02,5

CDJ - Horto (minha estação): 03,1

CDJ - Inmet/Conv: 03,5

CDJ - Cptec: 04,5

CDJ - Inmet/Aut: 04,9

CDJ - Horto (Antigo): 06,3

 

No Parque Nacional do itatiaia no Posto 3 (Marcão - 2.457m), deverá receber outra estação. O Abrigo deverá ficar pronto até o fim do mês.

 

 

Grandes as diferenças do Inmet para as demais... o antigo Horto estava bichado! Parabéns pela iniciativa! E essa estação do Posto Marcão??????

Link to comment
Share on other sites

Carlos chegando com uma notícia bombástica!

 

Poderia nos dar mais informações sobre esta estação no Itatiaia? Como é o abrigo, qual o termômetro,

quem fará as anotações...

 

Então Renan...a parte dificil está em conseguir a autorização do Sr Gustavo Tomzhinski, diretor do Parque do Itatiaia. Primeiramente mandei um email explicando tudo para o diretor do Parque e caso haja interesse, terei que ir lá para ter uma reunião com ele pessoalmente para explicar este projeto. Como não tem sinal de celular no local e nem telefone, o Posto 3 (Marcão), só tem comunicação via radio, com a portaria que está cerca de 380m de altitude ou 2 mil metros abaixo. A coleta de dados será feita pela portaria todos os dias as 9 da manhã e os dados seriam repassados para o Posto 1 no qual semanlamente iria pegar...Se conseguir esta autorização do S Gustavo e ele designando uma pessoal para a tal coleta está 90% certo. Dai minha ideia seria comprar um Oregon de max/min para que seja colocado dentro do abrigo a ser feito...finalizando, não tive resposta se há interesse ou não desta doação , de uma estação na Parte Alta do parque....resta aguardar..

 

 

Carlos,

 

Estou na torcida para essa autorização sair logo! Gostaria de participar da compra da estação e do processo de instalação! Parabéns pela sua iniciativa, você é um exemplo de Baziano! :good2: :good:

Link to comment
Share on other sites

Carlos, se tu colocar uma Oregon em mãos de terceiros, não durará 1 ano o equipamento. Ele já é frágil quando nós manuseamos, imagina com terceiros?

 

Pois é...

 

um termômetro de máx e min de mercúrio, zerando todos os dias, não bastaria? :mail:

 

 

Acho que um digital seria mais interessante. O de mercúrio poderia ficar junto no abrigo como um backup...

Link to comment
Share on other sites

Após o frio da manhã, já temos calor agora, com 27,7ºC e UR 42%. Enquanto isso, a chuva chegou ao sul/sudoeste de Goiás e

a temperatura está bem amena. Vamos torcer para o refresco chegar até a capital, lá no nosso amigo Rodrigo.

 

Renan,

A chuva pra valer começou lá pelas 20 horas ( no horário do jogo do Goiás 5 x 0 Guarani) e não pegou toda a cidade. Lá em casa apenas chuva fraca, que deu apenas pra refrescar. Esse outubro por enquanto tá fraco em relação à chuva (ainda não tivemos nenhuma tempestade). E parece que as frentes provocam chuva em 1 ou 2 dias e já se mandam. Nada de ZCAS por enquanto.

Link to comment
Share on other sites

Também já estou esperando nossa primeira ZCAS, Rodrigo. Para tanto, precisamos de uma frente fria que seja capaz

de fazer o jato subtropical alinhar-se de uma forma tal que o escoamento dos ventos se dê no sentido noroeste/sudeste.

 

Veja no mapa as tempestades explodindo no norte do país, Rodrigo. Alguns estudiosos consideram essa dinâmica como sendo

uma massa de ar, conhecida como "Massa Equatorial Continental". É disso que precisamos para a ZCAS. Uma vez que o jato

propicie este escoamento noroeste/sudeste, as instabilidades chegarão com força ao centro-oeste e sudeste. Nós não temos

invasões de massas de ar frio antártico no inverno? Pois é, na primavera e no verão nós temos a invasão desta massa úmida

e quente que vem da Amazônia. Corrijam-me, please, se eu tiver falado algo errado. Estamos aqui pra aprender :ok:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.