Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Outubro 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 529
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Tranquilos 34,6ºC agora na Granja Viana... :heat: Até 4ª feira estaremos literalmente no inferno.

 

Essa é uma das ondas de calor mais fortes que me lembro aqui no Sudeste. Já tivemos picos de calor maiores do que este,

mas nunca por tanto tempo!

 

Não basta o inverno ter sido horrível....a primavera veio para cozinhar nossos miolos!

 

Agora faz: 36,9ºC!

Link to comment
Share on other sites

Sudeste - 14h:

 

Resende-RJ: 35,0ºC

 

Passa Quatro-MG: 33,1ºC

 

Maria da Fé-MG: 30,1ºC

 

Monte Verde-MG: 27,4ºC

 

Taubaté-SP: 35,3ºC

 

Juiz de Fora-MG (topo, 950m): 32,8ºC

 

Juiz de Fora-MG (baixada, 720m): 36,9ºC

 

São João del Rei-MG: 33,9ºC

 

Belo Horizonte: 36,1ºC

 

Muriaé-MG: 37,3ºC

 

Alegre-ES: 38,4ºC

 

Pico do Couto-RJ: 25,4ºC

 

Copacabana-Rio de Janeiro: 25,1ºC (bendito seja o mar!)

 

Teresópolis-RJ: 25,1ºC (interessante este dado, está mais frio que no Pico do Couto

 

Barretos-SP: 37,6ºC

 

Link to comment
Share on other sites

Histórico! Neste momento faz 36,2ºC e ainda nem chegamos no horário mais quente!!!

 

:heat: :heat: :heat: :heat: :heat: :heat: :heat: :heat: :heat:

Impressionante, ainda mais levando-se em conta a altitude, mesmo sendo baixada!!

 

Hoje mesmo conversei com um seminarista de de Ribeirão Preto, e que estudou em Presidente Prudente. Ele disse que ambos os locais são muito quentes. Mas disse que aqui o calor é diferente, pior, devido à umidade.

 

Aqui tenho 26,4° com elevados 69%. Parece um dia de janeiro não tão quente. E está nublado. Pior: estamos sem vento algum!!! Minha mínima foi de 20,9°. Confesso que a situação aqui é menos pior do que no Sudeste.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, o problema aqui da minha casa é que fica numa baixada com muitas árvores ao redor. Ok, sem dúvidas

se fossem prédios seria mais quente, mas a verdade é que estas árvores atrapalham o vento de soprar com mais

força. A estação tem pouco vento, daí fica mais fácil de dar aqueles "picos de calor".

 

Porém, tem uma outra questão...a precipitação. Aqui em JF, estamos com apenas 30% da chuva esperada para o

mês, o ar está seco (UR 29%) e penso que isso deve ter influenciado na subida das temperaturas. Outras cidades

próximas e de altitudes semelhantes estão muito quentes também, porém nem tanto. Elas receberam fortes pancadas

de chuva nos últimos dias.

 

Penso que hoje será o SEGUNDO DIA mais quente de TODA A HISTÓRIA climatológica da estação do INMET, a partir de

1973 quando ela se estabeleceu lá no topo. Mais tarde irei averiguar o fato.

 

Abraços de Porto Alegre no verão! (sim, hoje está igualzinho :lol:)

Link to comment
Share on other sites

São Carlos batendo 34.4° hoje, mas o pior foi a mínima de 23°, foi impossível dormir a noite, mesmo com o ventilador de teto no máximo.

 

Realmente, eu também não me lembro te ter já passado por uma onda de calor de tal intensidade... isso porque morei os ultimos 6 anos em um lugar mais quente que São Carlos.

 

Votuporanga bateu 399.° hoje, anywaw, e BH tá em 36.3°, isso é um recorde absoluta pra bh, não é?

Link to comment
Share on other sites

São Carlos batendo 34.4° hoje, mas o pior foi a mínima de 23°, foi impossível dormir a noite, mesmo com o ventilador de teto no máximo.

 

Realmente, eu também não me lembro te ter já passado por uma onda de calor de tal intensidade... isso porque morei os ultimos 6 anos em um lugar mais quente que São Carlos.

 

Votuporanga bateu 399.° hoje, anywaw, e BH tá em 36.3°, isso é um recorde absoluta pra bh, não é?

 

Vou procurar saber isso, mas creio que não. Entretanto, posso te garantir que Minas Gerais teve hoje uma das tardes mais quentes desde o início dos registros

do INMET. Ficará fácil entre os TOP-5 de máximas absolutas.

Link to comment
Share on other sites

Pra vocês do sudeste é um calor considerável, mas para o Sul é completamente normal, ocorre todos os anos. O problema é que esse 2012 se superou...

Tive máxima de 35,5C e mínima de 21,8C. Tivemos muitos raios e rajadas de vento por volta das 20h mas não choveu nada na área urbana. Vai ser o quarto mês seguido com chuva abaixo da média!

Link to comment
Share on other sites

Onde você viu essas estatísticas?

 

Eu sou muito ligado nesse assunto sobre dieta, não tenho essa informação em mãos mas já li isto num ebook do Mike Geary e o próprio Lair Ribero comentou sobre isso numa palestra dele que tem upada no youtube. Se não me engano nesse vídeo aqui http://www.youtube.com/watch?v=Xo_UUsdpte4

Link to comment
Share on other sites

Pesquisei meus dados do INMET e observei que a temperatura máxima de ontem foi a

TERCEIRA MAIOR DA HISTÓRIA, e foi a mais alta desde 2007.

 

Com o valor de 34.5ºC, esta onda de calor fez história em Juiz de Fora. Os únicos dois valores

superiores a este ocorreram ambos em 2007, com 35ºC em Setembro/07 e 34,8ºC em Outubro/07.

 

Vale lembrar que estes são dados do INMET. Lá em casa tive ontem o valor de 37,6ºC. Um absurdo!

 

Hoje de madrugada choveu um pouco (0,8mm), mas segundo o GFS o dia de hoje terá bastante água

à tarde. A temperatura não subirá tanto quanto ontem. Deus queira que seja assim, pois eu nunca me

esquecerei do CALOR DO DOMINGO DE ELEIÇÃO.

Link to comment
Share on other sites

Marcos, o problema aqui da minha casa é que fica numa baixada com muitas árvores ao redor. Ok, sem dúvidas

se fossem prédios seria mais quente, mas a verdade é que estas árvores atrapalham o vento de soprar com mais

força. A estação tem pouco vento, daí fica mais fácil de dar aqueles "picos de calor".

 

Porém, tem uma outra questão...a precipitação. Aqui em JF, estamos com apenas 30% da chuva esperada para o

mês, o ar está seco (UR 29%) e penso que isso deve ter influenciado na subida das temperaturas.

 

(...)

 

Abraços de Porto Alegre no verão! (sim, hoje está igualzinho :lol:)

Heheh, estaria igualzinho se estivesse mais úmido! Ontem deu 30% no INMET de Juiz de Fora com 33,2°. Queria ver isso com 50%. De matar. Mas dá para quebrar o galho e dizer que ficou igual, hehe.

 

A título de comparação, hoje está nublado com estratus, cumulus e uma grossa camada de cirrustratus. De manhã tivemos nevoeiro devido à umidade, mas não baixei dos 20,7°. Os interiores estava mornos. Na escola onde dou aula, a sala estava quente!!! Quase não tivemos resfriamento à noite.

 

Agora faz 26,7° com 75%! E dá-lhe umidade! E a prometida chuva AINDA não veio!! Queremos água!!

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Umidade mesmo é o nosso querido litoral gaúcho, quando o vento NE aumenta devido à diferença de temperatura entre o oceano e o continente. Tramandaí teve ontem variação de 20,1° a 23,0° com u.r. entre 91% e 84%. Agora faz 21,5° com 91%. Detalhe: sem chuva. Que "inhaca"!

 

Indaial com 30,4° e 64% e Moela (SP) com 29,8° e 68%. E dá-lhe suor!

 

Aqui 26,6° e 75%. Vento S a 7,6 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Diego e todos amigos pela lembrança da vitória do meu irmão!

 

Como vocês puderam notar estive meio ausente do BAZ nesse último trimestre acompanhando e ajudando por esse momento inesquecível que estamos vivendo!

 

Graças a deus tudo deu certo e tenho o orgulho de dizer que o meu irmão, um jovem de apenas 33 anos, é o prefeito eleito da capital catarinense! A nossa bela e maravilhosa Florianópolis!!!!

 

A partir do próximo ano teremos um novo jeito de fazer política nesta cidade! Com muita honestidade, responsabilidade e força para mudar o que está errado!

 

Forte abraço a todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Sudeste - 14h:

 

Pico do Couto-RJ: 25,4ºC

 

Copacabana-Rio de Janeiro: 25,1ºC (bendito seja o mar!)

 

Ontem passei mais calor pela manhã no Cristo Redentor do que à tarde em Copacabana... sério!!! :mosking:

 

Na sexta à noite, no bairro da Urca, os termômetros de rua marcavam 21ºC. Super agradável para caminhar. No domingo, eu pingava de suor no alto do Corcovado junto com um bando de gringos que vem de toda parte do mundo (escutei conversas em russo, mandarim, inglês, espanhol, etc...), porém, à tarde, a temperatura estava bem amena na beira da praia. :beach:

Link to comment
Share on other sites

A temperatura tem estado muito agradável no Rio de Janeiro Evandro. Esta onda de calor definitivamente

não pegou o litoral.

 

Marcos, ontem a estação convencional do INMET deu 34,5ºC contra 33,2ºC na automática. DETALHE: Ambas

estão uma ao lado da outra!

 

É um caso parecido com o que ocorre em POA entre a convencional e a automática. A diferença é que neste caso

eu fico com a convencional, pois já tive a oportunidade de mexer nos aparelhos dela e vi como as coisas estão num

bom estado.

Link to comment
Share on other sites

Pesquisei meus dados do INMET e observei que a temperatura máxima de ontem foi a

TERCEIRA MAIOR DA HISTÓRIA, e foi a mais alta desde 2007.

 

Com o valor de 34.5ºC, esta onda de calor fez história em Juiz de Fora. Os únicos dois valores

superiores a este ocorreram ambos em 2007, com 35ºC em Setembro/07 e 34,8ºC em Outubro/07.

 

Vale lembrar que estes são dados do INMET. Lá em casa tive ontem o valor de 37,6ºC. Um absurdo!

 

Hoje de madrugada choveu um pouco (0,8mm), mas segundo o GFS o dia de hoje terá bastante água

à tarde. A temperatura não subirá tanto quanto ontem. Deus queira que seja assim, pois eu nunca me

esquecerei do CALOR DO DOMINGO DE ELEIÇÃO.

 

 

Estive em Itaipava (relativamente proximo a Juiz de Fora) ontem no aniversário de 90 anos de meu tio avô. Foi no restaurante da minha prima, que estava UM FORNO! eu nunca tinha passado tanto calor na Serra Fluminense quanto ontem. :heat: Daí justifica-se o teu quase-record!

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Diego e todos amigos pela lembrança da vitória do meu irmão!

 

Como vocês puderam notar estive meio ausente do BAZ nesse último trimestre acompanhando e ajudando por esse momento inesquecível que estamos vivendo!

 

Graças a deus tudo deu certo e tenho o orgulho de dizer que o meu irmão, um jovem de apenas 33 anos, é o prefeito eleito da capital catarinense! A nossa bela e maravilhosa Florianópolis!!!!

 

A partir do próximo ano teremos um novo jeito de fazer política nesta cidade! Com muita honestidade, responsabilidade e força para mudar o que está errado!

 

Forte abraço a todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

 

Parabéns, Caio!!!!! Floripa merece!!!!! :pleasantry: :ok: :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Diego e todos amigos pela lembrança da vitória do meu irmão!

 

Como vocês puderam notar estive meio ausente do BAZ nesse último trimestre acompanhando e ajudando por esse momento inesquecível que estamos vivendo!

 

Graças a deus tudo deu certo e tenho o orgulho de dizer que o meu irmão, um jovem de apenas 33 anos, é o prefeito eleito da capital catarinense! A nossa bela e maravilhosa Florianópolis!!!!

 

A partir do próximo ano teremos um novo jeito de fazer política nesta cidade! Com muita honestidade, responsabilidade e força para mudar o que está errado!

 

Forte abraço a todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

SUCESSO, POIS TRABALHO TERÁ DE SOBRA!!

Link to comment
Share on other sites

Pois é, Zé! Desta vez nem a QUASE SEMPRE amena serra dos órgãos escapou! Mas vale lembrar que Itaipava está na mesma

altitude que Juiz de Fora (+- uns 700/750m). Petrópolis dá 900 e tantos, bem como Terê. Nestas cidades já fez bem menos

calor que de Itaipava em diante (sentido vale do paraíba). No caso do estado do RJ, a região que está sendo mais afetada

pela onda de calor é o vale do Paraíba. Podemos perceber também como está quente em altitude. Hoje o Pico do Couto bateu

nos 25 graus mais uma vez. Tá muito quente em 850hpa!

Link to comment
Share on other sites

Caio, parabéns pelo teu irmão!!! Ficou famoso: já vi ele ao menos duas vezes na televisão!! :clapping: :clapping: :clapping:

 

----

 

Por aqui tivemos duas fortes pancadas de chuva! Acumulei 11,3 mm. Mas foi um dia deveras desagradável: variação de 20,5° a 28,6° sem baixar de 68%. Agora faz 22,1° com + de 89%. Tá dose!!

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Caio, que o seu irmão faça um bom mandato! Pois marcado na história ele já foi, como o primeiro eleito do PSD em uma capital brasileira. Ele deve ter poucas noites de sono e muito suor pelos 4 anos... pois tem muita "encrenca" aqui na nossa cidade... ahahahaaa.

 

Ainda 26C no oeste SC, aqui 23C/24C, umidade 85%... calor desagradável...

Link to comment
Share on other sites

Olha o tanto que a situação tá feia. Esse 2012 é pra esquecer.

 

A madrugada desta sexta-feira, 26 de outubro, foi a mais abafada em 2012 em Goiânia, capital de Goiás. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou a temperatura mínima de 25ºC, a mais alta do ano. O recorde anterior de maior temperatura na madrugada era de 24,6ºC, em 16 de setembro.

Goiânia está tendo um outubro mais quente do que o normal. É época de calor em todo o Estado de Goiás, mas as tardes estão sendo três vezes mais quentes na capital goiana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a média das temperaturas máximas registradas de 1 a 26 de outubro de 2012 foi de 34,1ºC, valor que está 3,1ºC acima da temperatura máxima de referência para o mês que é de 31ºC.

As madrugadas de outubro também estão sendo mais abafadas do que de costume nesta época. A média das temperaturas mínimas de 26 dias foi de 21ºC, 1,5ºC mais alta do que a mínima de referência para outubro que é de 19,5ºC

Com a tendência do ar ficar mais seco nos últimos dias de outubro, o mês deve fechar com menos chuva do que deveria ter. Em 26 dias choveu aproximadamente 93 milímetros, que representam 54% da média normal de chuva para outubro, que é de 171 milímetros.

Fonte: Climatempo

Link to comment
Share on other sites

Deprimente é a palavra certa, Rodrigo...por aqui, Outubro já

está com +02,1ºC de anomalia e tende a crescer um pouquinho

a mais com os dias de hoje e amanhã. No entanto, ao menos

para o Sudeste, os dias de calor estão contados e Novembro

vai começar com cara de outono. Essa é a promessa apontada

pelos principais modelos. A semana que vem terá uma dinâmica

mais típica de Maio do que Novembro, ao menos para as áreas

mais próximas do oceano.

Link to comment
Share on other sites

São 07h35 e as extremas do dia já são interessantes: 25,6C | 29,3C ! Acho que temos tudo para bater o recorde de máxima no ano. Deprimente!

 

Vi a sua assinatura e percebi que a mínima absoluta deste ano é de tristes 05,9ºC. Cianorte pode muito mais do que isso,

vide 2011. Realmente o inverno deste ano não agradou a ninguém, heim. :cray:

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Diego e todos amigos pela lembrança da vitória do meu irmão!

Forte abraço a todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Parabéns Caio e Família!

Quanto tu vieres a Gramado, me avisa que eu quero te mostrar como está a construção do Snowland (que deverá ser inaugurado no próximo ano) e também te mostrar o projeto do nosso próximo parque, que será construído a partir do ano que vem: O Gramado Termas.

Depois, quando o teu irmão for governador de SC, quem sabe não podemos imaginar um projeto diferenciado aí na Bela e Santa Catarina? Rsrsrsrs...

 

Se puderes, me envia o teu e-mail que eu quero te enviar um link do Gramado Termas.

 

Fraterno abraço a todos!

Link to comment
Share on other sites

Obrigado a todos pela força!

 

Mauro, os projetos de Gramado são referência exemplar para o Brasil e tenho a certeza que despertam o interesse de Florianópolis. Vou incentivar o meu irmão que conheça. Temos muuuuuuuuuuuito trabalho pela frente.

 

email: caiosouzafloripa@hotmail.com

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.