Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Setembro 2012


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Eu era um cético quanto ao aquecimento global, na verdade quanto a parte sensacinalística ainda acho bobagem, um alarmismo desnecessário. Mas hoje em dia começo a ter dúvidas até que ponto não estamos influenciando no clima de forma direta, não me refiro ao contexto local, e sim macro mesmo.

 

Ta meio osso de acreditar que esse aquecimento todo é de causas naturais e urbanização somente..

 

Mas enfim, deixar eu passar um link offtopic, para quem nunca viu Blumenau ao vivo e a cores aqui tem várias cams para matar a curiosidade - http://bnu.tv/blumenau/xvnovembro

 

Como vivi mais de trinta anos em Curitiba, eu nunca fui um cético, pois pude companhar o drástico aquecimento que lá se dá desde

meados da década de noventa. Não creio que seja apenas um aquecimento causado por fatores naturais, mas sim o resultado de uma

conjugação de fatores naturais com os efeitos agravados e acelerados pela atividade antrópica. Ontem eu li um artigo em que se afirmava

que o aquecimento que se vê na temperatura média da Terra não tem se verificado nas áreas mais altas da atmosfera, o que seria um

indício que se trata mesmo de um aquecimento ao menos predominantemente antropogênico.

É tudo muito complexo, e me pergunto se a atividade sísmica abaixo dos oceanos inclusive, não pode estar os aquecendo e dando a

sua quota de influência.

Mas ainda acho que o fator preponderante é atividade antrópica. Aqui no Brasil mesmo, eu creio que o desmatamento da Amazônia esteja

alterando o regime de chuvas e fortalecendo o ASAS nos meses de inverno; aí, quando existe El Niño, dá essa m* toda que vimos agora

em 2012!

Link to comment
Share on other sites

Como diria o Marcos: SHOW DE HORROR! Ainda é 09h da manhã, mas Palmas(TO) já

tem 33,8ºC! Hoje vai passar fácil dos 40 graus por lá.

Meu Deus! Genocídio térmico!!

 

Até o meio-dia temos esses dados (peguei as cidades de forma um pouco aleatória; a lista é mais longa):

 

Gurupi (TO): 38,0°

Santana do Araguaia (PA): 38,0°

Peixe (TO): 37,6°

Cuiabá: 37,6°

Palmas: 37,2°

Confresa (MT): 36,9°

São Felix do Araguaia (MT): 36,5°

Corumbá: 35,8°

Goiânia: 34,4°

Brasília (Faculdades da Terra): 33,4°

Águas Emendadas (GO, 1200 m): 33,2°

...

Rio Branco: 25,5° :good2:

 

O local mais quente do Brasil no momento é a região da divisa entre os estados de MT, PA e TO, além de outros pontos do TO e do MT. Está feia a coisa. Também me surpreendeu o dado de Brasília! Hoje vai a 35° na cidade!

 

Por aqui mínima de 15,3°. Mas agora já faz 26,5° com 52% e venta de ONO a 1,9 km/h.

 

Abraços show de horror!

Link to comment
Share on other sites

 

Kuwait City

 

MES/ MÉDIA DAS MÁXIMAS/ MÉDIA DAS MÍNIMAS

April 33.9 19.5 (PHP, contesta com os dados da baixada do Camelo. Inicia-se uma longa discussão quem tem baixada: Camelo ou Dromedário?

May 40.9 25.4 (RafaelD, foge para Teresina)

June 45.5 28.9 (Marcos, paradeiro desconhecido)

July 46.7 30.7 (Clovis, fixa residência na cidade)

August 46.9 29.5 (Alexandre Aguiar, vai visitar o Clovis)

September 43.7 26.2 (Gamboa descobre que em 1917 a média foi 39,5º; DSoares finalmente descobre o pluviômetro mas infelizmente não sabe para que serve)

October 36.6 21.5 (Uma onda inexplicável de suicídios praticamente varre a população da cidade)

 

Em novembro diz a lenda que Bruno, Mauro Silva, Silvio, João e Melo planejam construir um parque aquático.

 

Em dezembro Renan inicia as filmagens do documentário "O Mundo QUASE Sem Ninguém"

 

Abraços

 

PS: Lubacris e Beto, voltaremos a papear bons comentários.

 

Mafili, fantásticas colocações :laugh: :laugh:

 

Confesso que só não entendi, veja que ironia, o meu quinhão na tua brincadeira...poderia explicar?

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Eu era um cético quanto ao aquecimento global, na verdade quanto a parte sensacinalística ainda acho bobagem, um alarmismo desnecessário. Mas hoje em dia começo a ter dúvidas até que ponto não estamos influenciando no clima de forma direta, não me refiro ao contexto local, e sim macro mesmo.

 

Ta meio osso de acreditar que esse aquecimento todo é de causas naturais e urbanização somente..

 

Mas enfim, deixar eu passar um link offtopic, para quem nunca viu Blumenau ao vivo e a cores aqui tem várias cams para matar a curiosidade - http://bnu.tv/blumenau/xvnovembro

 

Como vivi mais de trinta anos em Curitiba, eu nunca fui um cético, pois pude companhar o drástico aquecimento que lá se dá desde

meados da década de noventa. Não creio que seja apenas um aquecimento causado por fatores naturais, mas sim o resultado de uma

conjugação de fatores naturais com os efeitos agravados e acelerados pela atividade antrópica. Ontem eu li um artigo em que se afirmava

que o aquecimento que se vê na temperatura média da Terra não tem se verificado nas áreas mais altas da atmosfera, o que seria um

indício que se trata mesmo de um aquecimento ao menos predominantemente antropogênico.

É tudo muito complexo, e me pergunto se a atividade sísmica abaixo dos oceanos inclusive, não pode estar os aquecendo e dando a

sua quota de influência.

Mas ainda acho que o fator preponderante é atividade antrópica. Aqui no Brasil mesmo, eu creio que o desmatamento da Amazônia esteja

alterando o regime de chuvas e fortalecendo o ASAS nos meses de inverno; aí, quando existe El Niño, dá essa m* toda que vimos agora

em 2012!

 

Essa parte mais "Local Warming" relacionada a Amazônia para mim faz todo sentido! Afinal, o mecanismo gerador de ciclones extra-tropicais no sul do BR está de alguma forma relacionado com os ventos de noroeste carregados de umidade equatorial ocluindo na borda da frente fria. A queda da umidade, neste caso, pode estar sim relacionada a redução da frequencia e principalmente da sincronia dos ciclones extra com as altas polares. E aí meus amigos, é atividade humana gerando mudança climática!! Eu sou muito mais isso do que o papo do CO2. Quem sabe não sãos os LW que geram o GW e não o contrário? Quanto a GW, penso que não conseguiremos nunca comprovar ou não a sua antropogenia. Mas só a existência de um LW como o nosso já deveria ser motivo para reflexões! Ora, se a tendência é pelo fim da Amazônia (emquanto predominarem as teses de que o Brasil tem de ser o celeiro do mundo, essa visão "de pobre" que prevalece em muitos economistas brasileiros..), a coisa tende a se agravar ainda mais! O lado bom? Vinhos de alta qualidade no RS mediterrâneo! :mosking: O lado ruim? Adeus soja e trigo, adeus MPs Cavalares Democráticas e, principalmente, ADEUS NEVE "CICLONADA"! :sad:

Por outro lado, a existencia de resfriamentos locais em outras partes do globo (AFS e Leste da Austrália estão mais frios em seus invernos desde 2000, quando nosso calvário se pronunciou) mostra que o GW, seja ele antropogênico ou não, não é algo uniforme. Para que fosse, a terra teria de ter geometria uniforme. Como não tem, alguns lugares aquecem mais e antes, outros até resfriam e assim progride o GW. :mail:

Apesar da quase total ausência de neve boa ciclonada, o período 2008-2011 foi um período de invernos de regulares a bons em todo o sul do BR no quesito frio. O ano passado, em minha opinião, foi o mais parecido com o período pré-2000. Duas nevadas razoáveis produzidas por MPs com ciclone... Um típico ano NORMAL do pré 2000 (duas nevadas com acumulação razoável, muitos períodos de frio constante, alternados por veranicos curtos e mais para frescos, mas sem cavalos democráticos), que nos iludiu quanto ao fim da sina pós-2000. Em 2012 voltamos ao que de pior teve na década de 2000: um mix de 2001, 2002, 2005 e 2006... Um verdadeiro terror! :russian:

Link to comment
Share on other sites

Kuwait City

 

MES/ MÉDIA DAS MÁXIMAS/ MÉDIA DAS MÍNIMAS

April 33.9 19.5 (PHP, contesta com os dados da baixada do Camelo. Inicia-se uma longa discussão quem tem baixada: Camelo ou Dromedário?

May 40.9 25.4 (RafaelD, foge para Teresina)

June 45.5 28.9 (Marcos, paradeiro desconhecido)

July 46.7 30.7 (Clovis, fixa residência na cidade)

August 46.9 29.5 (Alexandre Aguiar, vai visitar o Clovis)

September 43.7 26.2 (Gamboa descobre que em 1917 a média foi 39,5º; DSoares finalmente descobre o pluviômetro mas infelizmente não sabe para que serve)

October 36.6 21.5 (Uma onda inexplicável de suicídios praticamente varre a população da cidade)

 

Em novembro diz a lenda que Bruno, Mauro Silva, Silvio, João e Melo planejam construir um parque aquático.

 

Em dezembro Renan inicia as filmagens do documentário "O Mundo QUASE Sem Ninguém"

Hahahahaha!! :rofl: Vou confessar que amplitudes como essa só com céu limpo! Isso é o Kuwait sem MM. Imagina se tivesse!

 

Também devo confessar que nunca vi ano com tão pouca MM como em 2012. Essa é a ÚNICA vantagem desse ano no seu quadro geral. Mas isso não quer dizer muita coisa, vide o próprio Kuwait.

 

Mais um dia quente aqui. Tenho 28,0° com 50%. Vento SE a 9,2 km/h. A próxima semana além de morna com alguns dias quentes, será muito instável. Será uma semana interessante para o RS e parte de SC.

 

Abraços kuwaitianos!

Link to comment
Share on other sites

Este é o local da estação. Meu bairro fica numa baixada, como podem ver. Ela ficará numa baixada, mas não na parte

mais baixa, que é onde fica a igreja do bairro (apenas 20m mais baixa). A Davis é mostrada pela seta roxa.

 

Altitude: 725m

Latitude:21º 43' 07''S

 

scaled.php?server=99&filename=renanestaodavis.jpg&res=landing

 

Ficou pequeno na imagem, mas os morros ao redor têm altitudes entre 800/850m.

Link to comment
Share on other sites

Renan: Parabéns...muita sorte. Papai Noel chegou em setembro...Não duvido ao abrir esta página amanhã esteja escrito :Monitoramento e Previsão - Brasil - Janeiro 2013

164.6mm/hora a taxa de precipitação na minha estação!

 

Diego, Acho que isto responde a tua participação (imaginei vc procurando o pluviômetro no meio da tenda )

 

Etimologia, para agosto e setembro de 2012 (apenas) Curitiba e Kuwait.

 

Ritiba: do polonês:( rit iba) : do mundo.

 

Wait: contração do mineiro e gaúcho : UAI TCHÊ: quente e seco.

 

Kuwait City receives on average 96 mm (3.8 in) of precipitation annually or 8 mm (0.3 in) each month

 

Muito bem distribuída ao longo da estação chuvosa.

 

DSOARESKUWAIT.png

Link to comment
Share on other sites

parte mais "Local Warming" relacionada a Amazônia para mim faz todo sentido! Afinal, o mecanismo gerador de ciclones extra-tropicais no sul do BR está de alguma forma relacionado com os ventos de noroeste carregados de umidade equatorial ocluindo na borda da frente fria. A queda da umidade, neste caso, pode estar sim relacionada a redução da frequencia e principalmente da sincronia dos ciclones extra com as altas polares. E aí meus amigos, é atividade humana gerando mudança climática!! Eu sou muito mais isso do que o papo do CO2. Quem sabe não sãos os LW que geram o GW e não o contrário?

=

Continuo Cético,

 

Zé após alguns anos sobre o tema tenho medo mas muito medo dessas idéias mirabolantes e alarmantes que desviam a atenção.

 

O aquecimento global é simples, é só um balanço energético.

 

E (ENTRADA) - SAÍDA (S) = A (ACÚMULO).

 

Entrada = SOL e se quiser considerar algo com aquecimento do interior do planeta extremamente secundário.

 

SAÍDA = Emissão de IR e reflexão da luz incidente.

 

Acúmulo: Este é o ponto. A conta não fecha. Se a hipótese do C02 estivesse correta a temperatura do planeta deveria estar maior. Onde está o calor perdido?

 

Essa história da Amazônia parece recorrente.

 

Por enquanto opinião pessoal não é ofensa.

 

Mete a motosserra e derruba tudo. É uma rainforest. Não vai acontecer nada.

 

A propósito quanto há de vegetação original no estado de São Paulo?

 

Uns 5%.

 

Primeiro derruba depois veremos que bicho dá.

 

Qualquer coisa deixa lá sem problemas como a Transamazônica, Madeira-Mamoré ou a Fordlândia, Serra Pelada.

 

Abraços (comentário é sério)

Link to comment
Share on other sites

Este é o local da estação. Meu bairro fica numa baixada, como podem ver. Ela ficará numa baixada, mas não na parte

mais baixa, que é onde fica a igreja do bairro (apenas 20m mais baixa). A Davis é mostrada pela seta roxa.

 

Altitude: 725m

Latitude:21º 43' 07''S

 

scaled.php?server=99&filename=renanestaodavis.jpg&res=landing

 

Ficou pequeno na imagem, mas os morros ao redor têm altitudes entre 800/850m.

Bairro Bandeirantes? Show de bola! Encontrei no Google Earth!! Teu bairro é um BURACO!! Excelentes mínimas se comparado aos topos, mesmo sendo urbanizado. Pelo Google Street View da estrada que passa ao redor dá para ver alguma verticalização (3 ou 4 andares), mas ainda assim o efeito baixada é forte. Há muitos microclimas por aí.

 

Hoje tive máxima de 28,3°, antecipando o calor de amanhã. Agora faz 25,5° com 63%.

 

Interessante que as estações da RBS no RS registraram suas máximas a pouco, perto das 17 h, o que mostra o ingresso de ar tropical pelo jato de baixos níveis. Essa noite será amena.

 

Abraços microclimáticos!

Link to comment
Share on other sites

Puxa! Ninguém comentou hoje sobre o ciclone, aliás, corrijam-me se eu estiver errado, seria o primeiro ciclone extratropical do inverno 2012 na costa do Uruguai/RS na próxima quinta-feira, com direito a sistema de alta pressão no norte da Argentina! Pode ser uma virada violentíssima como já frizou o Coutinho. Aqui na região ficaremos variando entre 22C e 24C em 850 hPa por 5 dias seguidos, e na quinta-feira teríamos 10C / 12C! Na quarta-feira o pré-frontal poderia ser um dos piores dos últimos anos. Não descartaria mínima acima dos 25C!

Link to comment
Share on other sites

Hoje registrei o décimo quarto dia seguido com temperatura igual ou superior a trinta graus. Máxima de 33,1°C e mínima até agradável de 18,4°C com um vento refrescante. Um dia relativamente fresco para o que iremos enfrentar a partir de amanhã. Ainda faz 27,1°C. Vamos para o nordeste nos refrescar!

Link to comment
Share on other sites

Puxa! Ninguém comentou hoje sobre o ciclone, aliás, corrijam-me se eu estiver errado, seria o primeiro ciclone extratropical do inverno 2012 na costa do Uruguai/RS na próxima quinta-feira, com direito a sistema de alta pressão no norte da Argentina! Pode ser uma virada violentíssima como já frizou o Coutinho.

 

O gfs já vinha mostrando essa chance, hora melhor hora pior; agora o cmc 12z ficou muito bom para 20/09, negativo em 850hp no planalto sul SC uma alta (não muito alta) no norte da Argentina e uma baixa na costa do RS/Uruguai. Será?

Link to comment
Share on other sites

Puxa! Ninguém comentou hoje sobre o ciclone, aliás, corrijam-me se eu estiver errado, seria o primeiro ciclone extratropical do inverno 2012 na costa do Uruguai/RS na próxima quinta-feira, com direito a sistema de alta pressão no norte da Argentina! Pode ser uma virada violentíssima como já frizou o Coutinho. Aqui na região ficaremos variando entre 22C e 24C em 850 hPa por 5 dias seguidos, e na quinta-feira teríamos 10C / 12C! Na quarta-feira o pré-frontal poderia ser um dos piores dos últimos anos. Não descartaria mínima acima dos 25C!

 

 

Seria o ciclone na melhor hora possível! Eu acredito que esse calor tão violento que tem feito no centro do país tá atraindo alguma coisa grande pra compensar...

Pelo menos hj choveu em alguns locais. Em Uberlandia formou chuva no final da tarde, mas depois de fazer 33 C!

Link to comment
Share on other sites

Máxima da estação convencional do Inmet em Porto Alegre: 29,8°C. Máxima da estação automática, que fica ao lado: 28,8°C. Máxima do aeroporto de Porto Alegre hoje: 27,7°C. Alguns anos atrás, as máximas do aeroporto eram sistematicamente mais altas do que as do Inmet. Atualmente, são bem mais baixas. LW no INMET porto-alegrense :mosking:

 

No mais, tenho lido os comentários dos amigos e lamento não ter tempo para contribuir. Estou com muito trabalho e uma filha pequena para cuidar em casa quando volto para casa nos fds!

Link to comment
Share on other sites

Bairro Bandeirantes? Show de bola! Encontrei no Google Earth!! Teu bairro é um BURACO!! Excelentes mínimas se comparado aos topos, mesmo sendo urbanizado. Pelo Google Street View da estrada que passa ao redor dá para ver alguma verticalização (3 ou 4 andares), mas ainda assim o efeito baixada é forte. Há muitos microclimas por aí.

 

Abraços microclimáticos!

 

Exatamente Marcos, o Bandeirantes é uma bela baixada, mas há outras mais "cuiudas" pela cidade. As menores mínimas ocorrem num distrito conhecido como

"Igrejinha". Uma baixada ampla e bem fechada com altitude de +-650m. Meu antigo professor de climatologia na UFJF manteve uma estação naquele lugar

por 5 anos. Tem dados impressionantes lá, todo ano chegava a 3/4 graus a mínima absoluta. Isso porque foram medições dos anos pós-2000.

 

Realmente o Bandeirantes é bem urbanizado, mas minha estação ficará distante da rua, do asfalto e do concreto. É um lugar de brejo, de umidade mais

elevada. Acho que vai dar pra beliscar todo ano, pelo menos, uns 5/6 graus, hehehe.

 

Abraços da Davis!

Link to comment
Share on other sites

Entre as 20h de ontem e as 2h de hoje Santa Marta mais uma vez apresentou vento de Tropical Storm, com rajadas de até 86km/h e vento médio entre 65/70km/h.

 

Hoje pela manhã vejo uma das marés mais baixas que já observei aqui em Floripa, e o nordestão está do capeta.

 

 

Pelas ultimas rodadas teremos algo pra lembrar que ainda moramos no Sul do Brasil em 120h.

Link to comment
Share on other sites

Ontem CHOVEU em Goiânia. Chuva fraca é verdade, mas um sinal de que o pior está por findar-se. Ontem não foi tão quente quanto o resto da semana, mas ainda assim bem quente. Que saudade da chuva escorrendo pelo telhado.

Vem chuva, vem.

 

Rodrigo, morri de rir com a sua assinatura, kkkkkkkkk!

Quero dizer, eu ri para não chorar, né.

 

Pior que o ciclone em 120h vai forçar o deslocamento do bolsão

de ar quente do centro-oeste, passando a influenciar o sudeste.

 

Vejo modelos dando temperaturas bem elevadas para nossa

região, e desta vez eu acredito que o Rio irá ferver, pois o vento

terá um deslocamento do interior para o litoral, ou seja, descendo

a serra.

Link to comment
Share on other sites

Puxa! Ninguém comentou hoje sobre o ciclone, aliás, corrijam-me se eu estiver errado, seria o primeiro ciclone extratropical do inverno 2012 na costa do Uruguai/RS na próxima quinta-feira, com direito a sistema de alta pressão no norte da Argentina! Pode ser uma virada violentíssima como já frizou o Coutinho.

 

O gfs já vinha mostrando essa chance, hora melhor hora pior; agora o cmc 12z ficou muito bom para 20/09, negativo em 850hp no planalto sul SC uma alta (não muito alta) no norte da Argentina e uma baixa na costa do RS/Uruguai. Será?

 

O CMC está só! Não vai chegar nem perto de negativar em 850 hpa no Plananto Sul nos dias 20-21. Tantoi Europeu quanto GFS já se encontraram e mostram um ciclone incapaz de jogar ar frio de verdade contra a MURALHA BRASIL TROPICAL!

Link to comment
Share on other sites

O CMC está só! Não vai chegar nem perto de negativar em 850 hpa no Plananto Sul nos dias 20-21. Tantoi Europeu quanto GFS já se encontraram e mostram um ciclone incapaz de jogar ar frio de verdade contra a MURALHA BRASIL TROPICAL!

 

Zé o GFS deu uma "melhorada" no PATROPI (mas continua: _Pá daqui..._Pá di lá) :friends:

Link to comment
Share on other sites

Quente! 35,5°C agora com URA de 29%. A tortura maior está só começando.

Enquanto que aqui começa a gotejar... a frente explodiu e tem muita chuva no interior!!! O padrão mudou, colocou chuva para cá e o calor para o PR e SP!

 

Mínima de 17,9° e bati 28,3°. Agora faz 24,6° com 86%.

 

Abraços instáveis!

Link to comment
Share on other sites

Agosto foi muito quente na região sul e em partes do Centro-Oeste, especialmente no RS. Se o desvio da médias de máximas em Encruzilhada do Sul chegou a +6,2ºC, o que dizer então do Centro-Oeste nesta primeira quinzena?

 

As anomalias superam os +2ºC na média das máximas em praticamente todo Centro-Oeste. Em muitos locais a anomalia supera os +5ºC como é caso de Cáceres MT e Campo Grande MS.

 

Média das máximas até dia 14. Convencionais anteriores a 1960:

 

40,1ºC Cuiabá MT ( +6ºC)

39,7ºC Cáceres MT (+7ºC)

39,1ºC Diamantino MT(+6,6ºC)

39,1ºC Goiás GO( +4,5ºC)

36,0ºC Goiânia GO (+4,1)

35,9ºC Campo Grande MS (+8,4º)

33,xºC Ponta Porã MS (+6,x)*****

 

*** Para a convencional de Ponta Porã falta a máxima do dia 11, mas de acordo com o aeroporto e com a automática deve ficado entre 29/31ºC. Isso não afetaria muito as médias, a anomlia ainda estaria na ordem de +5/+6ºC.

 

Corumbá é outra situação bizarra. A cidade teve 6 máximas iguais ou superiores a 40ºC. Esse número pode ser ainda maior pelo fato de os dados não estarem completos, falta a máxima de 3 dias( dia 07/09/11). Fazendo uma "interpolação" com o aeroporto e com automática, a título de curiosidade, as máximas devem ter sido em 38/40ºC(dia 7), 37/39ºC(dia 9), 32/34ºC( dia 11). Seja como for a anomalia também deve estar entre +6/+8ºC.

 

 

As máximas nesse dia 14. Os destaques:

 

Mato Grosso do Sul

 

41,8ºC Corumbá ( convencional)

41,0ºC Porto Murtinho ( Automática)

40,9ºC Aquidauana ( Automática)

40,7ºC Fazenda Nhumirim( Automática)

40,3ºC Miranda (Automática)

 

Mato Grosso

 

41,3ºC Cuiabá( Convencional)

41,2ºC Padre Ricardo Remetter( convencional)

40,8ºC Gleba Celeste (Convencional)

40,5ºC Cáceres e Rondonópolis

40,4ºC Vila Bela da S.T( automática)

 

Goiás

 

40,6ºC Aragarças( Convencional)

39,8ºC Goiás (Convencional)

39,2ºC Jataí (Convencional)

38,4ºC Goiânia( Convencional)

38,2ºC Mineiros (automática)

38,0ºC Monte Alegre de Goiás(automática)

37,6ºC Caiapônia (automática)

 

----

 

A tarde deste dia 15 em algumas automáticas:

 

40,6ºC Fazenda Nhumirim MS

40,5ºC Corumbá MS

40,5ºC Aquidauana MS

 

 

========================================================

 

Nestes ultimos três dias choveu em alguns locais no interior do MT e GO. Um temporal provocou estragos em Alta Floresta no dia 13, em Colider choveu granizo. Houve relatos de estragos também em locais da baixada Cuiabana.

 

Neste início de Madrugada chovia em várias cidades da região de Cáceres. As automáticas de Vila Bela S.T, Pontes e Lacerda, e Cáceres registraram acumulação. Um verdadeiro bálsamo para estas cidades assoladas por este inferno.

 

O pior é que talvez não tenhamos melhoras para os próximos dez dias. Melhoras a esta altura do campeonato se resumiria tão somente ao retorno das chuvas, e isso ainda vai mais uns dez á 15 dias acredito eu. Agora que começou a pipocar núcleos isolados pela região.

Link to comment
Share on other sites

Quem está com calor poraí pode ir pegar um refresco lá em Porto Velho nessa tarde de sábado. Uma tempestade com ventos de mais de 100km/h atingiram a cidade por volta do meio-dia, quando fazia 35 graus. Uma hora depois, o sol e o calor infernal deram lugar para um dilúvio, com mais de 50mm de chuva, rajadas de vento e apenas 20 graus de temperatura, isso às 13hs. da tarde. Incrível queda de 15 graus em 1 hora. Nem com ar polar acontece isso tão rápido. Já que não chega frente fria, as instabilidades acabam salvando quem mora por esses lugares.. hehehe.

 

Aqui em RB, um sábado de muito sol e calor, mas essa mesma tempestade que está em PVH, dirigi-se em direção do Acre, podendo atingir Rio Branco durante essa noite.

 

Incrível o calor que tem feito no centro-oeste. Nunca vi Brasília com 34 graus, como essa semana. Hoje é a vez do MS queimar nos 40 graus.

Link to comment
Share on other sites

Média das máximas de 40 graus é dose, heim Allef?

 

Por aqui a máxima foi bem agradável: 27,4ºC. Normal para meados de Setembro.

Agora faz 20,4ºC e UR 79%.

 

É dose e das brabas.

 

Vai bater com folga qualquer mês de Setembro do pós-2000. Acredito que será o Setembro mais quente da história recente no Centro-Oeste.

Link to comment
Share on other sites

Máxima da estação convencional do Inmet em Porto Alegre: 29,8°C. Máxima da estação automática, que fica ao lado: 28,8°C. Máxima do aeroporto de Porto Alegre hoje: 27,7°C. Alguns anos atrás, as máximas do aeroporto eram sistematicamente mais altas do que as do Inmet. Atualmente, são bem mais baixas. LW no INMET porto-alegrense :mosking:

 

No mais, tenho lido os comentários dos amigos e lamento não ter tempo para contribuir. Estou com muito trabalho e uma filha pequena para cuidar em casa quando volto para casa nos fds!

 

Imagem do INMET hj (em verde escuro) com condomínios sendo construídos ao redor do local.

imageyen.jpg

Link to comment
Share on other sites

Quem está com calor poraí pode ir pegar um refresco lá em Porto Velho nessa tarde de sábado. Uma tempestade com ventos de mais de 100km/h atingiram a cidade por volta do meio-dia, quando fazia 35 graus. Uma hora depois, o sol e o calor infernal deram lugar para um dilúvio, com mais de 50mm de chuva, rajadas de vento e apenas 20 graus de temperatura, isso às 13hs. da tarde. Incrível queda de 15 graus em 1 hora. Nem com ar polar acontece isso tão rápido. Já que não chega frente fria, as instabilidades acabam salvando quem mora por esses lugares.. hehehe.

 

Aqui em RB, um sábado de muito sol e calor, mas essa mesma tempestade que está em PVH, dirigi-se em direção do Acre, podendo atingir Rio Branco durante essa noite.

 

Incrível o calor que tem feito no centro-oeste. Nunca vi Brasília com 34 graus, como essa semana. Hoje é a vez do MS queimar nos 40 graus.

A estação de Porto Velho pegou rajada de 154 km/h!!! :shok: :shok: :shok: Se não for erro do INMET, certamente é um dos recordes de rajada do Brasil dos últimos anos, perdendo apenas para os mais de 170 km/h do Morro da Igreja (não me recordo a data).

 

Outro dado incrível: Corumbá, além de ter tido 40,5° de máxima, teve mínima de 26,1° e fazia 30,8° às 5 h da manhã!!!!!

 

Por aqui o aumento das nuvens freiou um aquecimento maior. Tive máxima de 28,3°. Durante boa parte da tarde tivemos gotejamento, e a chuva apertou depois das 18 h. Tivemos até chuva forte e fortes relâmpagos!! Até agora tenho 4,9 mm acumulados.

 

Agora chove fraco com trovoadas e faz 20,8° com + de 88%. Sem vento.

 

Abraços extremos!

Link to comment
Share on other sites

Temporal em POA, TEMPESTADE em Porto Velho e calmaria em Juiz de Fora. Faz um friozinho de 15,9ºC aqui

no vale e no INMET está 15,7ºC. Bem parecido, mas a máxima foi bastante diferente, com 27,1C na Davis

e 23,5 no INMET. Fez sol durante o dia e ventou o dia todo lá em cima, daí se explica essa grande diferença,

mas geralmente fica +- 2 graus a diferença nas máximas.

 

Absolutamente normal, visto que lá em cima está a mais de 200m mais alto.

Link to comment
Share on other sites

Quem está com calor poraí pode ir pegar um refresco lá em Porto Velho nessa tarde de sábado. Uma tempestade com ventos de mais de 100km/h atingiram a cidade por volta do meio-dia, quando fazia 35 graus. Uma hora depois, o sol e o calor infernal deram lugar para um dilúvio, com mais de 50mm de chuva, rajadas de vento e apenas 20 graus de temperatura, isso às 13hs. da tarde. Incrível queda de 15 graus em 1 hora. Nem com ar polar acontece isso tão rápido. Já que não chega frente fria, as instabilidades acabam salvando quem mora por esses lugares.. hehehe.

 

Aqui em RB, um sábado de muito sol e calor, mas essa mesma tempestade que está em PVH, dirigi-se em direção do Acre, podendo atingir Rio Branco durante essa noite.

 

Incrível o calor que tem feito no centro-oeste. Nunca vi Brasília com 34 graus, como essa semana. Hoje é a vez do MS queimar nos 40 graus.

A estação de Porto Velho pegou rajada de 154 km/h!!! :shok: :shok: :shok: Se não for erro do INMET, certamente é um dos recordes de rajada do Brasil dos últimos anos, perdendo apenas para os mais de 170 km/h do Morro da Igreja (não me recordo a data).

 

Outro dado incrível: Corumbá, além de ter tido 40,5° de máxima, teve mínima de 26,1° e fazia 30,8° às 5 h da manhã!!!!!

 

Por aqui o aumento das nuvens freiou um aquecimento maior. Tive máxima de 28,3°. Durante boa parte da tarde tivemos gotejamento, e a chuva apertou depois das 18 h. Tivemos até chuva forte e fortes relâmpagos!! Até agora tenho 4,9 mm acumulados.

 

Agora chove fraco com trovoadas e faz 20,8° com + de 88%. Sem vento.

 

Abraços extremos!

 

 

Eu pessoalmente não tenho como afirmar se foi erro ou não do INMET, mas se fosse pra chutar, chutaria que realmente aconteceu. Moro em uma bairro não muito distante de onde localiza-se a estação do INMET e posso dizer com muita firmeza que ventou pra caramba por aqui, fora a chuva forte. Sério, o vendaval foi bem intenso e forte. Chegou a "assobiar" o vento nas telhas das casas de tão forte que tava. Só que eu tenho a impressão de que foi apenas uma rajada muito, mas muito localizada pela estãção, pois os estragos maiores de quedas de árvores e placas de publicidade aconteceram apenas nas zonas sul e leste da cidade, justamente em locais proximos da estação que fica dentro da EMBRAPA, já na BR 364, na saída da capital.

 

Abraços impressionados! kkkkk :mosking:

Link to comment
Share on other sites

 

Imagem do INMET hj (em verde escuro) com condomínios sendo construídos ao redor do local.

imageyen.jpg

 

Sem contar que será construido um parque de ondas artificiais para surfistas, praticamente ao lado da estação. Este condomínio ainda é mais separado. Influencia, com certeza. Pois, nesta área havia uma grande área verde.

Logo, temos que questionar as temperaturas desta estação, SIM. Está sofrendo a ação das alterações urbanas ao seu redor. Além de um grande número de veículos estarem circulando pela cidade, largando sua poluição no ar.

Link to comment
Share on other sites

Em 100 horas GFS e Europeu parecem mostrar climas de regiões do globo diferentes para o Sul do BR, o primeiro com um ciclone furreca colado na costa que leva um frizote até 28oS e o segundo com um ciclonão um pouco mais afastado que leva frio entre 0oC e 2oC em 850 hpa até 27oC, com um belo friozinho avançando até 25oS. QUem leva desta vez? Tá na hora do ECWMF levar um de novo, não?

Link to comment
Share on other sites

Em 100 horas GFS e Europeu parecem mostrar climas de regiões do globo diferentes para o Sul do BR, o primeiro com um ciclone furreca colado na costa que leva um frizote até 28oS e o segundo com um ciclonão um pouco mais afastado que leva frio entre 0oC e 2oC em 850 hpa até 27oC, com um belo friozinho avançando até 25oS. QUem leva desta vez? Tá na hora do ECWMF levar um de novo, não?

 

Vamos torcer pelo europeu, Zé. Não somente o ciclone em 100h é melhor neste modelo, mas o mesmo também aponta

uma forte incursão polar para o início da primavera, dia 24. Veremos.

Link to comment
Share on other sites

Bruno e Gamboa, Certamente não será uma duzia de "predinhos" e uma piscina que irá aquecer Porto Alegre. Porto Alegre já está quente. Pelas fotos o calor não dissipado por conta da UHI (isso é uma ilha de calor urbano a dificuldade de dissipar energia a energia gerada na ilha é insignificante)

Certamente estas obras alterarão as leituras das estações com absoluta certeza para valores mais altos.

Espero para o futuro aumento na precipitação ao contrário da crença comum desmatamento aumenta a precipitação local.

 

Zé, o europeu neste "inverno"....não acertou uma. Talvez acerte agora. Péssimo investimento, pagar alguns dólares para ser ter saída completa do modelo.

Partes do RS/SC terão um refresco, de quanto? esperar mais tempinho. Situação fácil de queimar a língua para cima ou para baixo.

 

OT:

 

Peter, eu estava brincando.

Want guaranteed delivery by Tuesday, 18 September?

http://www.amazon.co.uk/African-Igloos-Public-Service-Heroes/dp/0956623506

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.