Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Agosto 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

A partir de sexta-feira:

 

Campos Grande/MS terá temperaturas entre 22C e 36C por 10 dias seguidos

Cuiabá/MT terá temperaturas entre 25C e 40C por 10 dias seguidos.

 

Precipitação será zero.

 

Socorro!

 

E a sua estação em Campos marcando -999C! É o fim do mundo! :laugh: Brincadeiras a parte, esse calorão deve chegar ao Paraná também, infelizmente. Creio que chegarei aos 33°C fácil fácil. Enquanto isso, hoje fui de 12,8C a 20,3C. Toda a manhã foi fechada, com um dilúvio de 3 mm. Sim, foi muita coisa, depois de 31 dias sem nenhuma gota.

 

Agora faz 14,1C com URA de 91% e muitas nuvens. Interessante ver um CB ao norte no fim do dia, com temperatura na casa dos 15C!

Link to comment
Share on other sites

Hoje em Caxias do Sul:

 

mínima de 7,9ºC máxima de 11ºC.

 

Tempo nublado, ora com garoa, ora com chuva fina, ora sem precipitação.

Aqui foi igual, com um mínimo de sol pela manhã e temperatura proporcional à diferença Caxias-POA. Tivemos chuva basicamente das 10:30 às 15 h e bastante chuvisco ao longo do dia. Total acumulado de 8,5 mm nas últimas 24 h. Variação de 12,3° a 15,6°.

 

Agora faz 13,7° com + de 89% e chuvisca bem fraco. Pressão em 1022,0 mb.

 

Abraços invernais!

Link to comment
Share on other sites

Quando o Ronaldo aponta essa correlação do inverno dos EUA e o do sul do Brasil, eu fico me perguntando como isso pode acontecer, se as condições oceânicas eram completamente diferentes???

 

E a minha pergunta é: quando ela ocorre e quando não?

 

Se está a pleno vapor, outubro será um terror, pois estive em Chicago em abril e estava bem acima do normal. Fez 27C!

Link to comment
Share on other sites

A partir de sexta-feira:

 

Campos Grande/MS terá temperaturas entre 22C e 36C por 10 dias seguidos

Cuiabá/MT terá temperaturas entre 25C e 40C por 10 dias seguidos.

 

Precipitação será zero.

 

Socorro!

 

E a sua estação em Campos marcando -999C! É o fim do mundo! :laugh: Brincadeiras a parte, esse calorão deve chegar ao Paraná também, infelizmente. Creio que chegarei aos 33°C fácil fácil. Enquanto isso, hoje fui de 12,8C a 20,3C. Toda a manhã foi fechada, com um dilúvio de 3 mm. Sim, foi muita coisa, depois de 31 dias sem nenhuma gota.

 

Agora faz 14,1C com URA de 91% e muitas nuvens. Interessante ver um CB ao norte no fim do dia, com temperatura na casa dos 15C!

Nossa, agora que vi! Acho que empatei com soledade!

Link to comment
Share on other sites

A partir de sexta-feira:

 

Campos Grande/MS terá temperaturas entre 22C e 36C por 10 dias seguidos

Cuiabá/MT terá temperaturas entre 25C e 40C por 10 dias seguidos.

 

Precipitação será zero.

 

Socorro!

 

E a sua estação em Campos marcando -999C! É o fim do mundo! :laugh: Brincadeiras a parte, esse calorão deve chegar ao Paraná também, infelizmente. Creio que chegarei aos 33°C fácil fácil. Enquanto isso, hoje fui de 12,8C a 20,3C. Toda a manhã foi fechada, com um dilúvio de 3 mm. Sim, foi muita coisa, depois de 31 dias sem nenhuma gota.

 

Agora faz 14,1C com URA de 91% e muitas nuvens. Interessante ver um CB ao norte no fim do dia, com temperatura na casa dos 15C!

Nossa, agora que vi! Acho que empatei com soledade!

 

Na verdade, tem muita estação do weatherlink IP dando pau. Além da VI, Gramado Alphaville e Santa Rosa (Ilson) estão com crack na transmissão. A turma deve estar em manutenção.

Link to comment
Share on other sites

Quando o Ronaldo aponta essa correlação do inverno dos EUA e o do sul do Brasil, eu fico me perguntando como isso pode acontecer, se as condições oceânicas eram completamente diferentes???

 

E a minha pergunta é: quando ela ocorre e quando não?

 

Se está a pleno vapor, outubro será um terror, pois estive em Chicago em abril e estava bem acima do normal. Fez 27C!

 

E marco teve + 20C de anomalia!!! :mosking:

 

Brincadeira, foi só +9C. O padrão americano esse ano não tem salvação, os últimos 12 meses foram os mais quentes em mais de 100 anos! Se setembro tiver qquer semelhança com U.S., estamos fritos...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Se continuarmos a seguir o padrão americano, quero a morte do padrão americano. O ano 2012 está concorrendo ao mais irritante de todos os tempos, acima de 1998.

 

E a sua estação em Campos marcando -999C! É o fim do mundo! :laugh:

Nossa, agora que vi! Acho que empatei com soledade!

Claro! Empatou com a máxima histórica dos últimos 100 anos!! :mosking:

 

Agora 13,6° e chuvisco.

 

Abraços históricos!

Link to comment
Share on other sites

Faz frioo no Acre nesse momento.

 

Tenho 13,6 no Inmet de Rio Branco e 11,0ºC em Epitaciolândia. É vampiro, mas tá valendo.. hehehe

 

Valor muito significativo para finais de Agosto heim Jordan ?

Aliás, esta onda de frio acabou sendo uma boa surpresa para o Acre.

 

Por aqui teremos a entrada de ar polar amanhã e o dia primeiro de Setembro vai ter uma manhã fria. Abraços

Link to comment
Share on other sites

Anomalia está em +3,7C. Caiu mais um décimo em 12 horas.

 

Em 2001 agosto fechou com +3,4C.

 

Bruno, esta anomalia você está se baseando nos dados da sua Davis, na estação automática do INMET ou na convencional

do INMET ?

 

Creio que esta anomalia de +03,4 em 2001 se refira aos dados da Convencional, que é a "oficial".

 

Eu pessoalmente acredito que este Agosto é o mais quente desde que os registros começaram em POA.

Link to comment
Share on other sites

Quando o Ronaldo aponta essa correlação do inverno dos EUA e o do sul do Brasil, eu fico me perguntando como isso pode acontecer, se as condições oceânicas eram completamente diferentes???

 

E a minha pergunta é: quando ela ocorre e quando não?

 

Se está a pleno vapor, outubro será um terror, pois estive em Chicago em abril e estava bem acima do normal. Fez 27C!

 

No so far,

 

Antes um esclarecimento, correlação não é causalidade,

 

Algumas tribos africanas começam a bater os tambores quando se inicia um eclipse para evitar que a Lua devore o Sol.

 

Esclareço que até hoje nunca deu errado.(correlação igual 1)

 

Como ler o mapa [ Embaixo a uma escala quanto mais intensa a cor maior é a correlação as cores frias significam anticorrelação observe que há uma fraca anticorrelação com a região dos grandes lagos, isto é, quanto mais quente lá em julho mais frio em POA em outubro]

PADROUSAOCT.png

Link to comment
Share on other sites

Prestemos atenção no dia 06/09. O GFS coloca a formação de um interessante ciclone excelentemente bem posicionado. :good:

 

Para o dia 01/09, teremos uma manhã fria, provavelmente sub-10.

Pena que é final de mês e a grana já foi toda embora, queria subir a serra nesse final de semana e curtir um pouco petróps!

Link to comment
Share on other sites

Prestemos atenção no dia 06/09. O GFS coloca a formação de um interessante ciclone excelentemente bem posicionado. :good:

 

Para o dia 01/09, teremos uma manhã fria, provavelmente sub-10.

Pena que é final de mês e a grana já foi toda embora, queria subir a serra nesse final de semana e curtir um pouco petróps!

 

Já mudou esta previsão aí, Thiago. :negative:

Em todo caso, já estamos com entrada de ar frio por aqui. A temperatura,

que era de 21C ao meio dia, caiu para 19C às 14h :mosking:

 

Vai fazer um friozinho à noite.

Link to comment
Share on other sites

Antes um esclarecimento, correlação não é causalidade,

 

Algumas tribos africanas começam a bater os tambores quando se inicia um eclipse para evitar que a Lua devore o Sol.

 

Esclareço que até hoje nunca deu errado.(correlação igual 1)

 

 

:rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Novo candidato ao posto de post verdade "humorística" do ano!!!!! :ok:

Link to comment
Share on other sites

Pouco movimento por aqui. Ânimo pessoal! (mesmo com este mês lixoso)

 

Bota lixoso nisso, hehehe.

 

Olha, desencanei de frio esse ano, sei até que pode dar um baita "refresco" em setembro outubro, mas...

 

A minha torcida mesmo é para que não ocorra no Brasil nada parecido com a seca que assolou os EUA.

 

Chega de bizarrice.

Link to comment
Share on other sites

Média de Porto Alegre já está em 19,2C (anomalia +3,8C)! Uhuuuuuuuu!!!!! Para quem estava cogitando fechar com +6C, isso é o paraíso! :mosking:

Essa comemoração parece daqueles times que tomaram 84970574857 gols e se safaram do rebaixamento no último jogo.

 

Lamento, mas não tem o que comemorar (banho de água fria no Bruno :mosking: ). A única coisa boa desse mês foi a máxima de 11,2° no domingo, surpreendentemente a menor do ano!! Os últimos dias estão salvando o mês, não tanto pelo frio, mas pela simples lembrança do que é o inverno. Se fizesse 3° ou 4°, aí sim soltava foguete!

 

Já vi que, pelo padrão americano, teremos de rezar por 2012, ou simplesmente segurar os nervos. Eu não só estou pessimista como fiquei com raiva SÓ DE VER o mapa das anomalias americanas em jul/2012.

 

Por aqui tive variação de 13,0° a 17,7°. O tempo fechado da tarde evitou máxima maior. Agora faz 13,5° com 86%. Concorremos para ter a mínima ainda essa noite.

 

Abraços catastróficos!

Link to comment
Share on other sites

Desanimo total, um ano para ser esquecido de 27S para cima, pelo menos. Aos defensores (Luiz fundador) do El Nino uma boa mostra da porcaria que um pacífico (e um atlântico) aquecido é capaz.

 

Estou muito desapontado com este inverno tropical de apenas UMA mp forte.

 

É verdade, Caio. Em termos de Brasil, só tivemos uma onda de frio intensa, sendo que foi muitíssimo forte na metade-sul do RS. Porém,

muito restrita, sendo uma MP comum de SC para cima.

 

Junho e Julho foram terríveis no Sudeste, em especial este primeiro.

Link to comment
Share on other sites

Caio e Renan, sem contar que a MP do início de junho NEM CHEGOU AO NORDESTE DE SC!!!! Mediocridade: essa é a palavra do inverno DE JOINVILLE PRA CIMA!

 

_______________

 

Falando em temperaturas, a estação da VG registrou A MENOR TEMPERATURA DE TODAS AS ESTAÇÕES do Brasil, com 1,7ºC as 2:14h (depois só subiu a temperatura). Claro que a Vila Inglesa está fora do ar e há chances de que esse valor possa ser batido heheheh

 

Mas finalmente a Villaggio Grando mostrou o ar da sua graça.

Link to comment
Share on other sites

Quando o Ronaldo aponta essa correlação do inverno dos EUA e o do sul do Brasil, eu fico me perguntando como isso pode acontecer, se as condições oceânicas eram completamente diferentes???

 

E a minha pergunta é: quando ela ocorre e quando não?

 

Se está a pleno vapor, outubro será um terror, pois estive em Chicago em abril e estava bem acima do normal. Fez 27C!

 

NO GERAL ENTRE FINS DE MARÇO OU MEADOS DE ABRIL EM DIANTE TEVE UM PERÍODO DE MUITO FRIO P/ÉPOCA, EM COMEÇO DE MAIO A LINHA DE 0°C CHEGOU AO NORTE DFA FLÓRIDA!

 

 

É UMA PRIMAVERA QUE ESTÁ SINALIZANDO SER DE ALTOS E BAIXOS BEM ACENTUADOS.

Link to comment
Share on other sites

Desanimo total, um ano para ser esquecido de 27S para cima, pelo menos. Aos defensores (Luiz fundador) do El Nino uma boa mostra da porcaria que um pacífico (e um atlântico) aquecido é capaz.

 

Estou muito desapontado com este inverno tropical de apenas UMA mp forte.

 

É verdade, Caio. Em termos de Brasil, só tivemos uma onda de frio intensa, sendo que foi muitíssimo forte na metade-sul do RS. Porém,

muito restrita, sendo uma MP comum de SC para cima.

 

Junho e Julho foram terríveis no Sudeste, em especial este primeiro.

 

Eu diria que junho e agosto foram terríveis e julho foi bem aceitável.

Link to comment
Share on other sites

Desanimo total, um ano para ser esquecido de 27S para cima, pelo menos. Aos defensores (Luiz fundador) do El Nino uma boa mostra da porcaria que um pacífico (e um atlântico) aquecido é capaz.

 

Estou muito desapontado com este inverno tropical de apenas UMA mp forte.

 

Caio,

Ainda bem que a pegamos hein? Por que depois (tirando o fds do BAZ) foi uma b....

Aqui em Goiânia clima típico da época (calor de dia e friozinho à noite), começando a esquentar bem. Mas daqui umas 3 semanas no máximo começam as primeiras chuvas (tomara que não siga o padrão americano).

Abraços

Link to comment
Share on other sites

É claro que os dados abaixo são "contaminados" com UHI, com manipulação de dados, com teoria de conspiração, com toda a sorte de artifícios que escondem do público que estamos indo para uma era glacial.

 

É um mapa de anomalias com ranking

 

em 118 anos de observação.

 

Assim cada estado tem um número que varia de 1 a 118.

 

A sorte é que os EUA continental é menos que 2% da superfície total do planeta.

 

E a linda bola azul não está muito preocupada com tudo isso.

 

QUENTE...MUITO QUENTE.....VERY HOT

 

201201-201207.gif

Link to comment
Share on other sites

É claro que os dados abaixo são "contaminados" com UHI, com manipulação de dados, com teoria de conspiração, com toda a sorte de artifícios que escondem do público que estamos indo para uma era glacial.

 

É um mapa de anomalias com ranking

 

em 118 anos de observação.

 

Assim cada estado tem um número que varia de 1 a 118.

 

A sorte é que os EUA continental é menos que 2% da superfície total do planeta.

 

E a linda bola azul não está muito preocupada com tudo isso.

 

QUENTE...MUITO QUENTE.....VERY HOT

 

201201-201207.gif

 

Depois dessa eu queria mesmo era virar acionista do Parque Snowland, em Gramado.

 

Não tanto pelo frio que vai fazer lá, mais por um "feeling" a respeito do que as pessoas vão estar dispostas a pagar...

Link to comment
Share on other sites

Caco, isso é questão de localização. O Sudeste como um todo teve um Junho terrível. O estado de SP teve um Julho aceitável,

mas o resto da região foi acima da média. Agosto foi ruim na maior parte do Sudeste, mas na Mantiqueira, zona da mata mineira,

leste de Minas e ES foi bom.

 

Difícil escolher um mês de frio de qualidade este ano...

Link to comment
Share on other sites

Depois dessa eu queria mesmo era virar acionista do Parque Snowland, em Gramado.

 

Não tanto pelo frio que vai fazer lá, mais por um "feeling" a respeito do que as pessoas vão estar dispostas a pagar...

 

Inside information:

-Deve inaugurar durante o inverno do ano que vem.

 

Canela com 15ºC neste momento.

Link to comment
Share on other sites

Mas daqui umas 3 semanas no máximo começam as primeiras chuvas (tomara que não siga o padrão americano).

Abraços

 

Perfeito, Rodrigo, 3/5 semanas início da estação chuvosa enquanto isso a mídia fala abobrinha aqui no sudeste.

 

Pelo o quê entendi o método do Ronaldo é utilizado por ele para fazer as previsões para uma região específica em um tempo específico.

 

Felizmente a bola azul não assiste televisão e não tem idéia da existência dos EUA.

 

O mapa abaixo mostra uma anomalia global desde 01 de janeiro/2012 até 30 de agosto/2012 da ordem de 0,01ºC valor coerente com a taxa de aquecimento do planeta.

 

Alguns destaques interessantes:

 

ANOMALIAGLOBAL30AUG.png

Link to comment
Share on other sites

Incrível, mas muitas áreas do globo ficaram mais frias do que o normal. Que se ferrou, bazianamente falando, foi a América do Norte, a Rússia, o Ártico e parte da Antártida. O resto vai muito bem, obrigado.

 

Por aqui mínima de 12,7°. Triste é ver o prognóstico da MetSul para 7 dias para cá, com alguma chuva domingo e sem frio algum e lá na 4ª que vem, repetindo, MAIS UMA VEZ, o padrão que predominou de janeiro e maio e em agosto por aqui. Fico com raiva só de ver aquela sequência de dias secos com solna cabeça e tardes relativamente quentes. Estamos à porta de setembro, e não no meio de outubro!!

 

O ETA dá chuva para cá só no dia 5, 4ª-feira. Até lá tardes um pouco quentes. E uma porcaria de bloqueio sobre o Uruguai e o S do RS na próxima semana com uma alta de quase 1030 mb sobre a província de Buenos Aires. :negative:

 

Agora faz 21,7° com 59%.

Link to comment
Share on other sites

Caio, o Silvio tem razão num ponto. El-nino não significa inverno lixo ou de anomalias de +4C no sul do Brasil. Isso é coisa atual. No passado também nevava com El-nino e as anomalias ruins jamais eram tão altas.

 

Ainda mais com PDO baixa! Foram vários os invernos com El Niño e eventos animais de frio e neve! Isso é coisa recente mesmo!! E aí voltamos aquele ponto do Mafili sobre a PDO / ENSO e a soma zero! Faz sentido!

Link to comment
Share on other sites

Aos poucos vou me convencendo de que o padrão mudou e mudou muito.

inverno pífio e quente.

águas do Atlãntico sul costa AL quentes.

Embora eu não possa afirmar que a terra esteja esquentando, o certo é que no sul da AL, mais especificamente, no sul do Brasil, o padrão mudou e aqueceu.

Aqueceu pela insistente presença do jato subtropical e tropical descendo bem abaixo do que costumava no passado, gerando bloqueios.

Se teremos, no futuro, o retorno das ocorrências dos anos 90, vamos ver. O certo é que joguei a toalha para os invernos com ciclone e ar polar continental vindo com tudo.

Este ano de 20012 , então, é uma tristeza.

Link to comment
Share on other sites

Caio, o Silvio tem razão num ponto. El-nino não significa inverno lixo ou de anomalias de +4C no sul do Brasil. Isso é coisa atual. No passado também nevava com El-nino e as anomalias ruins jamais eram tão altas.

 

Ainda mais com PDO baixa! Foram vários os invernos com El Niño e eventos animais de frio e neve! Isso é coisa recente mesmo!! E aí voltamos aquele ponto do Mafili sobre a PDO / ENSO e a soma zero! Faz sentido!

 

Verdade, 1994 é exemplo de um ano com forte El Niño e incursões polares históricas, com direito

a nevadas fartas.

Link to comment
Share on other sites

Caio e Renan, sem contar que a MP do início de junho NEM CHEGOU AO NORDESTE DE SC!!!! Mediocridade: essa é a palavra do inverno DE JOINVILLE PRA CIMA!

 

_______________

 

Falando em temperaturas, a estação da VG registrou A MENOR TEMPERATURA DE TODAS AS ESTAÇÕES do Brasil, com 1,7ºC as 2:14h (depois só subiu a temperatura). Claro que a Vila Inglesa está fora do ar e há chances de que esse valor possa ser batido heheheh

 

Mas finalmente a Villaggio Grando mostrou o ar da sua graça.

 

 

Na minha opinião, mesmo com a forte massa polar de junho no RS (mas que não trouxe um floquinho sequer de neve, apesar

das temperaturas muito baixas), e de algum frio em julho (cuja médica ficou "comportada"), penso que mesmo nas outras

regiões de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, o inverno de 2012 pode ser classificado como medíocre:

 

- ausência total de neve, veranico muito prolongado em agosto, ausência de qualquer onda de frio mais forte que não ficasse

represada ao Sul do RS ou, quando muito, até o oeste e sul catarinense...

Link to comment
Share on other sites

Lembrando que correlação não é causalidade.

 

Os Maias povo que se dizia originário das Plêiades desenvolveram uma sofisticada astronomia calculando as datas dos eclipses. Este fenômeno era interpretado como um sinal dos deuses estelares como advertência.

 

O resultado prático era uma sequência de sacrifícios humanos uma verdadeira carnificina até acalmar a ira do deuses com o fim do eclipse.

 

Nunca deu errado. (correlação =1).

 

O Gif abaixo mostra a correlação da SSTa no Atlântico Sul com o tempo para o mes de julho.

 

Dividi em dois períodos 1981/2000 e 1999/2011.

 

No período 1981/2000 observa a tendência de aquecimento junto a foz do Plata e uma pequena tendência de resfriamento.

 

Posso afirmar algumas coisas,( com certaza o padrão SST mostra diferenças estatisticamente significantes)

 

a- A tendência de aquecimento da SST junto a foz do Plata é anterior a 1981.

 

b- Existe uma tendência de aquecimento da SST no Atlântico Sul (não tão próximo a costa)

 

Posso especular outras.

 

a- Este aquecimento está na zona de influência para a temperatura em algumas áreas da região Sul.

 

b- Este aquecimento será suficiente para o aumento de ciclones extratropicais?

 

c- Este aquecimento pode ser responsável pelo aumento da precipitação no estado de São Paulo em julho.

 

E o supra sumo da especulação poderia o aumento da precipitação em julho em regiões do sudeste estarem relacionadas com a ausência de neve em algumas regiões do Sul do Brasil.

 

Abraços (intrigados)

 

QPou6Z1346348314.gif

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.