Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Maio 2012


Recommended Posts

Registro das subestações Elétricas (SE's) supervisionadas (PLANALTO, MEIO OESTE e OESTE CATARINENSE), às 12 menores temperaturas às 11:00h (16/05/2012):

 

SE BJS (Bom Jardim-1367m- encosta de morro -PLANALTO): 10,7ºC;

SE LAI(Lages-1034m-topo- PLANALTO): 13,5 ºC;

SE CCN(Caçador-929m-baixada- MEIO OESTE):13,5ºC

SE SCO (São Cristóvão do sul-1018m-topo-PLANALTO): 13,6ºC;

SE SJM (São Joaquim-1424m-topo- PLANALTO): 13,9 ºC;

SE VBA (Vargem Bonita-916m- baixada- MEIO OESTE):14,0ºC;

SE PSA(Ponte Serrada -1034m-encosta de morro- MEIO OESTE): 14,0ºC;

SE CNS(Campos Novos-928m-topo - MEIO OESTE): 14,1 ºC;

SE VBA (Vargem Bonita-916m- baixada- MEIO OESTE):14,1ºC;

SE PAA(Ponte Alta do Sul-842m- baixada- PLANALTO): 14,3ºC;

SE OCA(Otacílio Costa-883m-topo- PLANALTO): 14,3 ºC;

SE FBO (Fraiburgo-1021m-topo-MEIO OESTE): 14,7 ºC;

 

Maior temperatura das SE's as 11:00h, SJC(São João do Cedro- 705m-encosta de morro- OESTE):22,0 ºC

 

Moisés, muito interessantes esses dados que você nos traz, ainda mais se levarmos em conta a abrangência territorial das estações e as características de cada local. Será interessante acompanhar em uma massa de ar polar mais democrática.

 

Te pergunto: consegues os dados de quanto em quanto tempo? O equipamento envia estas informações ou há a coleta manual delas para posterior envio a você?

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Valeu Alexandre!

Interessante esse análogo, já que em 1910 estávamos exatamente no período(1910-1913) de menor atividade solar do séc. XX, o que segundo alguns pesquisadores, ocorreu de forma semelhante entre 2006-2010. Agora, entretanto, estaríamos teoricamente nos encaminhando para o máximo, mas que já está se mostrando um período ainda de baixa atividade solar.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

É, Anselmi!! Por esses teus mapas é bom começar a produzir sunga aí nas malharias, hehehehe

 

Como contraponto a eles, o INMET divulgou a sua projeção para o trimestre MJJ. Por ele teremos temperaturas entre a média à abaixo da média no RS.

 

Vamos ver quem está certo.

 

Vamos torcer pelo INMET!!!

Me assusta as últimas rodadas do GFS e Europeu. Nada de frio em maio. Se essa previsão for correta, o mês termina com anomalia entre +1 e +2 aqui na região.

 

Concordo. O nosso frio (do RS) é excencialmente dependente de ar frio. Não temos grandes altitudes para trazer mínimas expecionais por perda de radiação noturna. O nosso frio é aquele que faz "estragos" em topos com máximas e mínimas bem baixas com vento e umidade. O quê temos tido até agora em maio? Um padrão paulista de frio com boas mínimas em baixada, sol e temperaturas agradáveis a tarde (16C/17C na serra 20C/21C em Porto Alegre). Isso tem facilitado bastante as nossas mínimas, mas não traz sensação de frio/inverno. Mesmo com estes frios pela manhã, saio de casa apenas de camisa, pois sei que as tardes serão primaveris.

 

As rodadas do ECMWF e GFS apontam dias bem amenos e ensolarados no CP.

Link to comment
Share on other sites

Concordo. O nosso frio (do RS) é excencialmente dependente de ar frio. Não temos grandes altitudes para trazer mínimas expecionais por perda de radiação noturna. O nosso frio é aquele que faz "estragos" em topos com máximas e mínimas bem baixas com vento e umidade. O quê temos tido até agora em maio? Um padrão paulista de frio com boas mínimas em baixada, sol e temperaturas agradáveis a tarde (16C/17C na serra 20C/21C em Porto Alegre). Isso tem facilitado bastante as nossas mínimas, mas não traz sensação de frio/inverno. Mesmo com estes frios pela manhã, saio de casa apenas de camisa, pois sei que as tardes serão primaveris.

 

As rodadas do ECMWF e GFS aponta dias bem amenos e ensolarados no CP.

 

 

Acho que a maior percepção de frio ocorre principalmente com máximas baixas do que com mínimas expressivas, ainda mais em lugares em que o frio é :vampire:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Em resumo: como é difícil uma previsão de longo prazo. Tanto é que muitos meteorologistas experientes e renomados pagaram um dos maiores micos de suas carreiras na previsão do último inverno do hemisfério norte/USA.

 

Pois é, em setembro/out do ano passado chegaram a dizer que o inverno seria de -2/-4C abaixo da média no Meio-oeste americano, e janeiro poderia ser um dos mais frios das últimas décadas, ou seja, Chicago estaria em plena era do gelo...

 

Depois, já em dezembro caíram na "real", e o inverno foi o que foi...

 

Previsão de longo prazo é realmente muito complexa!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Mesmo sem grandes bombas no horizonte eu não consigo observar um cenário de grandes anomalias positivas em amplas áreas como apresentado, deste modo eu não me pautaria por estes mapas no médio prazo.

 

Outra, anomalias positivas no centro da Argentina geralmente refletem dois cenários: frio muito represado no extremo sul da Patagônia ou temperaturas abaixo da média no Centro-Sul do Brasil, com o rápido avanço e reabastecimento de anticiclones, padrão observado em boa parte do último inverno. E estes cenários geralmente observados não estão contemplados, as anomalias positivas são generalizadas, cobrindo boa parte do Cone-Sul.

 

Observem que o CFSV2 não corrobora a solução apresentada no curto prazo (junho), nem a permanência do padrão para o trimestre JJA:

 

Querem saber o que tiro de positivo nos mapas do CFSV2 acima?

 

1 - Anomalias positivas na Argentina em julho e agosto. E principalmente se for na região central/Andes. Invernos ruins nos Andes costumam refletir com invernos bons para o Centro-Sul brasileiro, a não ser que o ar gelado fique preso no extremo sul da Patagônia.

 

2 - Anomalias negativas no centro do Brasil.

 

3 - E o principal: anomalias muito altas na península Antártica, possivelmente refletindo um jato polar enfraquecido e a AAO em padrão negativo, com a porta da geladeira aberta deixando o ar gelado escoar do extremo sul do continente em direção as médias latitudes.

 

Caio, por esses mapas teremos um excelente inverno aqui. Mas o que me impressiona é a divergência entre as previsões. Sei que o tempo é muito imprevisível, mas o pq dessa diferença tão grande?

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Pelos modelos que o Anselmi e o Caio postaram preparem-se para uma bosta de inverno. Mas...tem um problema. Há vários modelos e alguns pintam cenário diferente.

Vai da previsão de cada um escolher a solução que entender a mais correta (fria ou quente).

Na verdade eu acredito muito mais em análogos, os quais nosso amigo Alexandre é experto, aos modelos numéricos

Fazendo uma análise com ton de brincadeira, "Deus" criou nosso mundo em 6 dias gravou em um disco e o deixou riscar no sétimo enquanto descansava. Acredito que a história se repete. Mudam os personagens.

Voltando a análise técnica, mesmo os análogos estão longe de ser uma fotografia do futuro pois o clima é um sistema caótico e como tal sofre a influencia de fatores imprevisiveis os quais interferem no resultado. Nessas horas lembro do "Efeito Borboleta".

Link to comment
Share on other sites

Eu prefiro escolher o lado azul da força :laugh:

 

Que coisa mais broxante em plena metade de maio saber que o inverno vai ser uma bosta..mas..modelos são modelos..não da pra acreditar no algoritmo do modelo postado pelo Anselmi, é muito distoante. Inverno 2012 pra mim está uma incognita. Março e abril foram meses quentes com 2 bombas polares respectivamente, maio está mais regular.

 

Que bola fora essa do Pandolfo, antes da pessoa sair atirando críticas livremente ela tem que saber se situar, estamos num fórum de amantes do frio e da neve no Brasil e o cara acha que as pessoas vão gastar dólares numa estação para colocar em um lugar quente :crazy: :rofl: E ainda fez essa choradeira que os outros tem dinheiro e ela não, totalmente fora do contexto, grow up. :hi:

Link to comment
Share on other sites

Pelos modelos que o Anselmi e o Caio postaram preparem-se para uma bosta de inverno. Mas...tem um problema. Há vários modelos e alguns pintam cenário diferente. Alexandre, se lembra de algum ano no histórico ou tem algum análogo que já viste com um inverno tórrido na Am. do Norte como foi esse ano, e depois um inverno frio na Am. do Sul?

 

1910

Nesse ano há relato de neve em Porto Alegre, hehehehehehehehe!!!!! :mosking: :mosking: :mosking: :mosking: :mosking: :mosking: :mosking: :mosking: O INMET (na época Instituto Courissat Araujo, ou algo assim) começou as medições apenas em dezembro desse ano.

 

Agora 22,6° com 56%. Pressão em 1021,3 mb.

 

Abraços históricos!

Link to comment
Share on other sites

O pesadelo de todo Baziano, que quer ver neve, geada e os posts a toda aqui no fórum, é de termos um inverno QUENTE, com desvios positivo, ASAS, bloqueios atms e outros tantos fatores que prejudicam o inverno numa região subtropical.

No último modelo mostrado aqui no fórum, sugere para esta possibilidade, porém os fatores não são singulares e há outros dados muito interessantes a serem observados. Chama atenção neste modelo, onde projetados, anomalia positiva em Maio/junho, que são comparadas aos anos de fortes "el-ninos", mas esta em particular não está baseada no el-nino e sim num sistema improvável de altas decorrentes e persistindo no Atlântico sul, alimentadas pela gradiente de baixas constantes na região do círculo polar. Porém atento para outros detalhes, entre eles, existem modelos projetando ao contrário, uma anomalia negativa, motivada por pulsos regulares de frio polar, inversão térmica no polo e umidade na região central brasileira e boliviana, diminuindo as bolhas de massa seca, principalmente no mês de junho. [...]Temos outros modelos [...] e projeções, como mencionou o colega Alexandre. Entre tantos modelos de projeções e dados históricos de comportamento climático e analogias interessantes, tantas para abordarmos, como características já presenciadas no tempo, que provoca a analisar as projeções.

Acredito como amador, que o modelo está fora da realidade e do padrão climático no nosso inverno, poderíamos chegar próximo desta anomalia se estivéssemos sob um forte el-nino +2/+3.

A tendência observada e em especial aqui em Lages, leva a crer num inverno normal, sem estra-polos. Entretanto estou verificando uma condição muito boa para junho/julho. Até aqui estamos tendo um outono com regularidade, dentro dum padrão já verificado anteriormente, e que no meu modo de ver, nos dá, sim, uma perspectiva esperançosa de boas noticias de frio no centro sul brasileiro.

Link to comment
Share on other sites

Registro das subestações Elétricas (SE's) supervisionadas (PLANALTO, MEIO OESTE e OESTE CATARINENSE), às 12 menores temperaturas às 11:00h (16/05/2012):

 

SE BJS (Bom Jardim-1367m- encosta de morro -PLANALTO): 10,7ºC;

SE LAI(Lages-1034m-topo- PLANALTO): 13,5 ºC;

 

Maior temperatura das SE's as 11:00h, SJC(São João do Cedro- 705m-encosta de morro- OESTE):22,0 ºC

 

Moisés, muito interessantes esses dados que você nos traz, ainda mais se levarmos em conta a abrangência territorial das estações e as características de cada local. Será interessante acompanhar em uma massa de ar polar mais democrática.

 

Te pergunto: consegues os dados de quanto em quanto tempo? O equipamento envia estas informações ou há a coleta manual delas para posterior envio a você?

 

Abs

 

Diego, tenho os dados em tempo real ( sincronismo de 5/5 ms). (SISTEMA MONITORAMENTO ABB-ESCADA/REDE FIBRA ÓTICA/ SENSORES SIEMENS). (PADRÃO ABRIGO 1,8m)

Link to comment
Share on other sites

AAA, muito bom comentário. Espero que o Pandolfo entenda bem a situação do BAZ, que é, primeiro, um fórum de amantes do frio, tanto que o nome é Brasil Abaixo de Zero.

 

Por aqui uma mínima lixo! A temperatura não baixou nem mesmo 1° ao longo de toda a madrugada. Culpa do vento. Tive mínima de 15,1°. Agora faz 19,6° com 71% e céu limpo. Há alguns estratus ao sul.

 

Eu acho bem lógico termos no Brasil um interesse e um fascínio a ponto de criarem um fórum com o tema "abaixo de zero".

 

Totalmente Absurdo seria criar um fórum desses na Sibéria, por exemplo. A quem iria interessar? Aos siberianos que não...

Link to comment
Share on other sites

 

Diego, tenho os dados em tempo real ( sincronismo de 5/5 ms). (SISTEMA MONITORAMENTO ABB-ESCADA/REDE FIBRA ÓTICA/ SENSORES SIEMENS). (PADRÃO ABRIGO 1,8m)

 

Demais, Moisés!! Sabes se há outros dados deste por todas as regiões de SC??? Se tiver, sabe com quem poderia ter acesso a estes dados para a região Norte/Nordeste de SC??

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

AAA, muito bom comentário. Espero que o Pandolfo entenda bem a situação do BAZ, que é, primeiro, um fórum de amantes do frio, tanto que o nome é Brasil Abaixo de Zero.

 

Por aqui uma mínima lixo! A temperatura não baixou nem mesmo 1° ao longo de toda a madrugada. Culpa do vento. Tive mínima de 15,1°. Agora faz 19,6° com 71% e céu limpo. Há alguns estratus ao sul.

 

Eu acho bem lógico termos no Brasil um interesse e um fascínio a ponto de criarem um fórum com o tema "abaixo de zero".

 

Totalmente Absurdo seria criar um fórum desses na Sibéria, por exemplo. A quem iria interessar? Aos siberianos que não...

Pois é! Fosse lá e o fórum se chamaria Sibéria Acima dos 30°!!! :good2:

 

Agora muito agradável: 22,6° com 57%. Teremos tempo seco, agradável e outonal até pelo menos metade da semana que vem. Deve entrar uma frente no Prata na 4ª-feira. Quer dizer que poderemos ter chuva aqui na segunda metade da outra semana!

 

Abraços bazianos!

Link to comment
Share on other sites

Aos menos a 12Z do GFS não sustenta o padrão de temperatura sugerido pelos mapas postados pelo Anselmi. Teremos uma breve aliviada no frio com essa MP indo influenciar mais pelo oceano por ora, para em 180h uma nova frente fria trazer um padrão mais invernal, com outras aparecendo no modelo pelos próximo 15 dias.

Link to comment
Share on other sites

Absolutamente estranho toda esta umidade na região Centro-Oeste. Os ultimos dias tem se parecidos com as típicas invernadas que ocorrem entre Dezembro-Fevereiro, tempo nublado com chuva de intensidade variável na maioria das áreas.

 

O mais bizarro é que as condições favoráveis a precipitação deve persistir nos próximos dias. O correto seria estar cada vez mais seco, está parecendo Janeiro só que um pouco mais fresco.

 

Em Cuiabá 29ºC.

Link to comment
Share on other sites

Absolutamente estranho toda esta umidade na região Centro-Oeste. Os ultimos dias tem se parecidos com as típicas invernadas que ocorrem entre Dezembro-Fevereiro, tempo nublado com chuva de intensidade variável na maioria das áreas.

 

O mais bizarro é que as condições favoráveis a precipitação deve persistir nos próximos dias. O correto seria estar cada vez mais seco, está parecendo Janeiro só que um pouco mais fresco.

 

Em Cuiabá 29ºC.

 

E deve continuar chovendo mais do que a média.

Link to comment
Share on other sites

Absolutamente estranho toda esta umidade na região Centro-Oeste. Os ultimos dias tem se parecidos com as típicas invernadas que ocorrem entre Dezembro-Fevereiro, tempo nublado com chuva de intensidade variável na maioria das áreas.

 

O mais bizarro é que as condições favoráveis a precipitação deve persistir nos próximos dias. O correto seria estar cada vez mais seco, está parecendo Janeiro só que um pouco mais fresco.

 

Em Cuiabá 29ºC.

 

E deve continuar chovendo mais do que a média.

 

 

Alexandre,

 

Seria isto relacionado a transição para fase positiva de ENSO, no pacífico equatorial??

Link to comment
Share on other sites

Que saco essa nebulosidade que fica estacionada sobre pequena parte SP, PR e boa parte de SC agora de tarde...ela vem incomodando o leste/norte de SC desde domingo já, e hoje está um chove e para desgramado aqui em Joinville...

 

No alto da serra o clima está muito ameno também..a máxima não passa de 16ºC por lá desde que instalei a estação, no sábado passado...

Link to comment
Share on other sites

Absolutamente estranho toda esta umidade na região Centro-Oeste. Os ultimos dias tem se parecidos com as típicas invernadas que ocorrem entre Dezembro-Fevereiro, tempo nublado com chuva de intensidade variável na maioria das áreas.

 

O mais bizarro é que as condições favoráveis a precipitação deve persistir nos próximos dias. O correto seria estar cada vez mais seco, está parecendo Janeiro só que um pouco mais fresco.

 

Em Cuiabá 29ºC.

 

E esta umidade acima do normal para a época no C-O contribui também para um aumento da umidade no Sudeste. Aqui

em Juiz de Fora já choveu 94,5mm este mês, pouco mais de 100% acima da normal. Já fazia tempo que não tínhamos

um mês de Maio tão chuvoso assim. O último foi em.......1994 !!! O ano dos 2 grandes cataclismas polares em nossa

região.

Link to comment
Share on other sites

Advecção de ar polar marítimo neste momento: Temperatura no Pico do Couto caiu para 09,7ºC. Mais uma tarde

bem fria na serra fluminense hoje.

 

Há uma linha grande de nuvens estratiformes logo ao sul da cidade. Ao norte há poucas nuvens. Isso é mais um sinal

desta infiltração marítima.

Link to comment
Share on other sites

E uma "lingua" deste ar frio marítimo parece passar bem sobre o Morro da Igreja: Lá em cima faz apenas 06,9ºC

e a máxima não passou dos 10 hoje.

 

Na minha estação no alto da serra a máxima ficou em 14ºC, pois houveram leves aberturas de tempo (o sol quase apareceu heheheh)...

 

Agora, 13ºC....

Link to comment
Share on other sites

Sabe que eu acho...que Campos do Jordão lembra Dublin.....tem um verão xoxo, frio...e um inverno que nem um relogio....q na maioria das vezes *não* é atingida pelas massas de ar frias...tendo aquelas bruscas quedas de temperatura assim com os pólos frios de SC e RS...O seu frio se destaca em bloqueios e com aquela secura presente , dai sim vem o frio noturrno...e de dia ameno..mais conhecido como vampiro

 

Culpa de quem..?? Da latitude...

Link to comment
Share on other sites

Acho que o Pandolfo entendeu que a comunidade é do frio, do clima, da meteorologia, da informação sobre o tempo e acima de tudo da amizade. Este é fundamental, compartilhar todas informações pertinentes do blog com nossos companheiros!

 

Não ignoramos nada que venha para somar.

 

Seja bem vindo Pandolfo!

Link to comment
Share on other sites

Interessante esta estação que fica em Niterói. Não sei detalhes, mas lá hoje não passou de 17,6ºC com mínima de 17,ºC.

http://portuguese.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IRJNITER2

 

Já a Pedra Bonita teve mínima de 14,7ºC e máxima de 20,1ºC. Hoje o tempo limpou e no momento faz 19,6ºC lá. Vamos ver como vai ficar!

Link to comment
Share on other sites

Interessante esta estação que fica em Niterói. Não sei detalhes, mas lá hoje não passou de 17,6ºC com mínima de 17,ºC.

http://portuguese.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IRJNITER2

 

Já a Pedra Bonita teve mínima de 14,7ºC e máxima de 20,1ºC. Hoje o tempo limpou e no momento faz 19,6ºC lá. Vamos ver como vai ficar!

 

É que a leitura foi apenas até 6:15 da manhã...por isso que não mostra a máxima.. :good:

Link to comment
Share on other sites

Interessante esta estação que fica em Niterói. Não sei detalhes, mas lá hoje não passou de 17,6ºC com mínima de 17,ºC.

http://portuguese.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IRJNITER2

 

Já a Pedra Bonita teve mínima de 14,7ºC e máxima de 20,1ºC. Hoje o tempo limpou e no momento faz 19,6ºC lá. Vamos ver como vai ficar!

 

É que a leitura foi apenas até 6:15 da manhã...por isso que não mostra a máxima.. :good:

Putz, to muito lerdo hoje mesmo, e olha que tomei mais café que o normal. Em outro fórum respondi a uma msg de um user troll que já foi banido a tempos.

Acho que por hoje já chega de trabalho!

Link to comment
Share on other sites

Pensamento positivo, Anselmi, não anomalia positiva! :rofl:

 

Mais um dia de estabilidade com essa alta ancorada e espremida entre o sul e o sudeste brasileiro. No início da tarde nuvens baixas até encheram o céu, mas logo ficou tudo limpo outra vez. A temperatura variou entre 13C e 24C.

 

Sobre toda essa umidade no centro-oeste, pelo GFS 12Z vai aumentar ainda mais nos próximos dias e ainda poderá sobrar algo para o Paraná também!

Link to comment
Share on other sites

Pensamento positivo, Anselmi, não anomalia positiva! :rofl:

 

Mais um dia de estabilidade com essa alta ancorada e espremida entre o sul e o sudeste brasileiro. No início da tarde nuvens baixas até encheram o céu, mas logo ficou tudo limpo outra vez. A temperatura variou entre 13C e 24C.

 

Sobre toda essa umidade no centro-oeste, pelo GFS 12Z vai aumentar ainda mais nos próximos dias e ainda poderá sobrar algo para o Paraná também!

Com certeza, pensamento positivo!

Não estou levando esses mapas como definitivos, até porque mudam a toda hora . Meu objetivo é compartilhar a informação com observadores e amantes do frio.

Link to comment
Share on other sites

Sabe que eu acho...que Campos do Jordão lembra Dublin.....tem um verão xoxo, frio...e um inverno que nem um relogio....q na maioria das vezes *não* é atingida pelas massas de ar frias...tendo aquelas bruscas quedas de temperatura assim com os pólos frios de SC e RS...O seu frio se destaca em bloqueios e com aquela secura presente , dai sim vem o frio noturrno...e de dia ameno..mais conhecido como vampiro

 

Culpa de quem..?? Da latitude...

Cara, o clima de CDJ lembra o da Africa do Sul. Nada a ver com Dublin.

Link to comment
Share on other sites

Com certeza, pensamento positivo!

Não estou levando esses mapas como definitivos, até porque mudam a toda hora . Meu objetivo é compartilhar a informação com observadores e amantes do frio.

 

É isso aí! Quanto mais dados para discutirmos nesse momento de indecisão de como será o inverno, melhor! :good2:

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.