Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Março 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

Mocinha do tempo anunciando -10º de sensação térmica em Urupema, (que como ela mesma anunciou, uma das cidades mais frias do Brasil) para amanhã, vai dar o que falar!!!!

 

E ae Rodrigo, será que bate 05C em Curitiba?

Pela normal 61/90, o recorde é de exatos 6C em 28/03/76, um dos anos análogos citados pela Metsul? Uma quebra de recorde seria perfeito... hehehe.

 

Sds.

 

Twitter do Simepar:

 

"Simepar ‏ @simeparpr Fechar

E o frio está chegando ao PR! As manhãs de quarta e quinta devem ter os menores registros históricos de março em diversas regiões do Estado"

Ronaldo acredita em algo entre 04/06º o Lizandro do Simepar 05º, com geada no Baruigui, Silvio!

Link to comment
Share on other sites

Vou registrando agora 16,4°C. Já é a menor temperatura do ano, batendo os 16,9°C do dia 28/01. Céu limpo. Outras cidades pelo Paraná de acordo com o Simepar:

 

União da Vitória: 14,8°C

Curitiba: 17,0°C

Francisco Beltrão: 12,5°C

Foz do Iguaçu: 14,7°C

Guarapuava: 12,0°C

Cascavel: 11,7°C

Campo Mourão: 15,8°C

Maringá: 18,2°C

Link to comment
Share on other sites

Queda constante da temperatura por aqui, sem grandes intervalos de estagnação, mesmo com o vento que sopra sem parar! Nada de nuvens.

 

Temperatura: 15,2°C

URA: 76%

Pressão: 1018 hPa

Vento: Predominante Sul

 

Pelo Simepar, Cascavel e Guarapuava são as cidades mais frias até agora, já nos 10,xC! Mas as cidades mais ao sul do estado devem estar em um dígito já.

Link to comment
Share on other sites

Queda constante da temperatura por aqui, sem grandes intervalos de estagnação, mesmo com o vento que sopra sem parar! Nada de nuvens.

 

Temperatura: 15,2°C

URA: 76%

Pressão: 1018 hPa

Vento: Predominante Sul

 

Pelo Simepar, Cascavel e Guarapuava são as cidades mais frias até agora, já nos 10,xC! Mas as cidades mais ao sul do estado devem estar em um dígito já.

 

Por aqui ainda há muita nebulosidade e até chuva fraca registrei agora....

Pérolas de uma continental hehehe

Link to comment
Share on other sites

Céu estrelado e UR de 60%!!! PO em 4C! O maior problema é o vento, tanto aqui quanto na serra. As rajadas estão em torno de 40 km/h. Se o vento parar, madeeeeeiiirrrraaaa!!!

O p.o. continua em queda!! Tenho 15,2° com 54% e p.o. em 5,9°!!! Mas o vento não ajuda muito. Agora de NNO a 4,7 km/h.

 

Incrível a queda em algumas cidades: Quaraí com 7,7° e Erechim em 6,4°!! A uma semana atrás acabava o verão, e agora temos isto!!

 

Ausentes com 5,1° e MI com 2,1°!!!

 

Fantástico!!

 

Abraços fantásticos!

Link to comment
Share on other sites

O ar frio vai entrando com força pelo oeste e não diferencia baixadas e topos.

 

Água Doce - Herciliópolis já estava com 6,5 graus as 23:00...

 

Aqui parou de chover, mas está bem nublado e agora começou a bater um ventinho frio, tanto na RBS quanto na minha janela estamos com 18.9C. Muito bom curtir esse outono antecipado, estamos no dia 28 de março e agora sim da pra sentir na pele a mudança de estação :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Eu queria saber quanto deu de mínima em SJ naquela MP do final de janeiro desse ano. Não sei se foi histórica para o mês Jan, mas o fato é que ela trouxe temperatura de 10ºC para Itapevi na Grande SP. O que eu gostaria de saber é do porquê uma MP ( a de jan desse ano) não com o potencial dessa do final de março, trazer temperaturas mais baixas para latitudes menores do que esta atual.

 

Tenho a impressão que aquela MP foi mais marítima e essa é continental... Continental nem sempre é boa para São Paulo, principalmente a Capital. Confesso que fico com um pouco de raiva quando eu vejo Campo Grande destruindo nas mínimas e SP com uma mínima ordinária! Mas o Sul de SP na divisa com o Paraná pode até receber geada!

Link to comment
Share on other sites

Quanto maior a amplitude térmica anual, maior a dinâmica das estações do ano.

De modo que um local com apenas 6C de amplitude anual (caso de CJ), a principal

diferença entre verão e inverno vai ser na temperatura mínima e na umidade do ar.

 

Um local com 13C como Uruguaiana já terá bem mais dinâmica, e com 20C cada dia

será uma transformação a partir do início de uma estação.

 

Uhuuuu!!!! :clapping: :clapping: :clapping:

 

:laugh: ...

 

However, se forçarmos um pouco a barra, dá para notar um "proto-outono" e "proto-primavera" em cidades com, ao menos, 5C de

amplitude térmica anual. São mudanças bem sutis na temperatura, mas perceptíveis, ao contrário de Belém que não possui mudança

alguma no calorão !

 

However [2], o parâmetro para dividirmos as estações do ano não precisa ser necessariamente só a questão da temperatura média

anual. Se usarmos SOMENTE o regime de chuvas, daí conseguimos ter uma percepção maior de outono e primavera no clima tropical.

No clima tropical brasileiro, de Novembro a Março -chuvas-; De Abril a Maio -transição-; De Junho a Setembro -estiagem-; Outubro -transição-.

 

Então teríamos:

 

Verão - 5 meses

Outono - 2 meses

Inverno - 4 meses

Primavera - 1 mês

 

às vezes a chuva (verão) pode se adiantar ou atrasar +- 2 quinzenas, bem como o inverno.

 

Essa seria, lembrando, a dinâmica do clima tropical em termos de PRECIPITAÇÃO somente.

 

"However" (hehehe), agora o Renan matou a pau.

 

É óbvio que existe sim um outono e uma primavera no Sudeste. É como disse antes: se em pleno março a taxa de umidade do ar caiu, as chuvas de convecção escassearam e inclusive o calor deixou de ser "pegajoso", é porque o verão climático acabou. Inclusive com consequências para o comportamento das temperaturas (aumento da amplitude térmica diária).

 

Então, é só raciocinar: saímos no Sudeste (por exemplo, aqui em Jundiaí) do verão climático e não chegamos ainda no Inverno - com incursões polares mais frequentes, médias mínimas ao redor de 11º C e, principalmente escassez de chuvas (ao redor de 50mm em Julho) -, então o que temos aqui agora é uma estação de transição muito evidente.

 

No outono climático de Jundiaí:

 

* ainda temos máximas elevadas, mas as mínimas melhoram (caem sutilmente, mas caem).

 

* não chove mais de 150 mm por mês (como no verão), as chuvas de convecção diminuem muito de frequência, nem todas as tardes ocorrem mais as pancadas geradas pelo aquecimento rápido da atmosfera úmida.

 

* a precipitação caiu e caiu perceptivelmente, mas não caiu para as marcas pífias do trimestre de inverno (quando chega para uma média de 50 mm mensais em Jundiaí, por exemplo). Nada disso, a precipitação mensal média ainda supera os 100mm. O que é melhor para a rinite de todos.

 

* agora no outono climático, a partir de abril/maio as incursões polares pelo continente aumentam de frequência e aproximação e as temperaturas mínimas em Jundiaí, caem abaixo dos 17º C com grande frequência, podendo chegar até 15º C ou menos (como deverá ocorrer nesse evento de "frio" aqui agora).

 

* Quando o inverno chegar com as muito baixas precipitações, eu e meio mundo vai reclamar, vai sentir desconforto, as clínicas vão lotar, os imbecis vão tocar fogo no mato e o ar ficará pleno de fuligem.

 

Quando o inverno chegar, as médias mínimas ficarão mais "bacanas" (ao redor de 11ºC ou 12º C), mas isso não vai compensar o ar seco da estação, a sensação desagradável, o aumento do material particulado, pó e fuligem. Vai ser muito pouco frio para compensar o resto, que é desagradável. Esse é o "maravilhoso" inverno do interior de São Paulo. Algo bem diferente do que ocorre agora no outono climático.

 

Conclusão: não estamos mais no verão climático e também não chegamos no inverno climático. É uma transição, é outono.

Link to comment
Share on other sites

5ºC no Simepar!!!!!

 

3°C em Guarapuava! 5°C em Cascavel! É frio de respeito pra março mesmo nessas cidades mais frias!

Aqui (topo) o vento forte frustrou a queda, mesmo com céu limpo. A mínima foi há pouco: 11,3°C, mas a estação registrou sensação de 5°C! Tá excelente :good2:

Para amanhã o Simepar coloca 7°C pra cá. Vamos ver...

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, um pedido encarecido: não vamos "decretar" a inexistência do outono no Sudeste do Brasil.

 

Essa estação climática aqui no estado de São Paulo é a melhor de todas.

 

Saímos do verão "pegajoso", mas não chegamos ainda nos meses secos do inverno.

 

A capital saiu do ciclo das enxurradas e enchentes do verão, mas não está "curtindo adoidado" a escassez de ventos e chuvas, a concentração de poluentes e a persistente inversão térmica do inverno.

 

No interior a precipitação cai, mas não a ponto de vermos a taxa de umidade diminuir a ponto de se encherem as clínicas de pacientes com problemas respiratórios, os canaviais e os capinzais (e às vezes até matas) devorados pelo fogo em todo lugar que se vai, como ocorre no inverno.

 

O nosso outono é assim a melhor época. Para os desavisados ou desinformados, é a época da expectativa da chegada de um inverno interessante, que na verdade raramente vem. Ele vem, mas não traz as mínimas baixas do Sul do Brasil. E ainda por cima traz muitos desconfortos. Desconfortos que não existem agora no outono climático.

 

Na verdade, gosto mais do outono por aqui, o nosso inverno "sucks". É por essas e outras que agora eu curto julho em Canela (dezembro/janeiro também, hehehe).

Link to comment
Share on other sites

Morro da Igreja (na tríplice fronteira: Bom Jardim/Urubici/Orleans) às 07h, com -1,1°C e rajadas de vento atingindo 17m/s. Sensação térmica, portanto, de -21°C.

 

Sei que aqui no BAZ muitos desconsideram a sensação térmica e preferem baixas temperaturas em cidades e locais não tão altos. Mas particularmente não consigo não me surpreender com o MI, o local do país em que a pessoa pode sentir mais frio. :clapping:

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

Gente, vim aqui pedir publicamente DESCULPAS, porque hoje deu geada, mas não tirei fotos :(

Eu acordei as 5:30 da manhã, olhei pela janela e nao vi nenhuma geada, daí voltei a dormir, e acordei pra ir trabalhar as 6:30. Continuei sem ver nenhuma geada, então eu fui indo de carro até a prefeitura, e no meio do caminho, vi nos jardins das casas geadas isoladas nas partes com sombra, mas não estava com a camera em mãos, e infelizmente não pude registrar :cray:

Agora o sol já deve estar derretendo toda a geada que sobrou!

Link to comment
Share on other sites

Morro da Igreja (na tríplice fronteira: Bom Jardim/Urubici/Orleans) às 07h, com -1,1°C e rajadas de vento atingindo 17m/s. Sensação térmica, portanto, de -21°C.

Mioto.

 

Matou a pau!!!

Hoje pela manhã meu filho de 11 anos (Vitor), pediu para irmos novamente ao Morro da Igreja neste inverno. Quando perguntei o porque, ele me respondeu:

-"Por que lá é que "faz frio de verdade"...

Link to comment
Share on other sites

Conclusão: o outono climático pode sim começar antecipadamente em latitudes mais baixas, aliás, dados os extremos e a duração do verão nas latitudes médias, é normal que isso aconteça.

 

Melo, na minha opinião tem que ter muita boa vontade pra dizer que existem as 4 estações do ano num país tão Tropical quanto o Brasil. O que dizer do outono? Pra mim, tirando as áreas acima de 1.000mts no sul do país, e o extremo sul gaúcho(fronteira), o outono no resto do país é mais um sonho do que uma realidade...

 

Sds.

 

Onde moro, na latitude 29S sinto diferença sim nas mudanças de estações (outono climático, por exemplo). Tardes ainda quentes, noites e manhãs frias (grande amplitude térmica), menor umidade, vento sul. Já não dá mais praia...heheh. Estou relatando os fatos que acontecem na minha região a nível do mar.

Link to comment
Share on other sites

Sem dúvida está onda de frio é histórica, embora atípica para época do ano, no entanto fica um questionamento: Seria um aperitivo de um inverno climático rigoroso?

 

É só uma amostra do frio recorde que vai fazer no inverno, com neve de 30cm em Curitiba e toda metade sul e leste do PR, que vai durar por 1 semana inteira.

Pelo menos é o que eu espero...kkkkk E lembrem que otimismo é sempre bom! hehe :good2: :good:

Link to comment
Share on other sites

Gente, vim aqui pedir publicamente DESCULPAS, porque hoje deu geada, mas não tirei fotos :(

Eu acordei as 5:30 da manhã, olhei pela janela e nao vi nenhuma geada, daí voltei a dormir, e acordei pra ir trabalhar as 6:30. Continuei sem ver nenhuma geada, então eu fui indo de carro até a prefeitura, e no meio do caminho, vi nos jardins das casas geadas isoladas nas partes com sombra, mas não estava com a camera em mãos, e infelizmente não pude registrar :cray:

Agora o sol já deve estar derretendo toda a geada que sobrou!

 

DESCULPAS ACEITAS, porque você terá uma segunda chance agora nesta próxima quinta-feira :mosking:

 

Morro da Igreja (na tríplice fronteira: Bom Jardim/Urubici/Orleans) às 07h, com -1,1°C e rajadas de vento atingindo 17m/s. Sensação térmica, portanto, de -21°C.

Mioto.

 

Morro da Igreja foi o único local com estação que negativou hoje, salvo engano. Sendo assim, PARABÉNS, MORRO ! O primeiro lugar do Brasil a cair

abaixo de zero neste ano. Abraços bazianos para você ! :good2:

 

Fiquei muito impressionado com as mínimas no noroeste do RS, centro-sul do PR e sul do MS. Demais áreas do Sul mostraram aquilo que

eu já esperava. Se bem que eu esperava que SJ-INMET fosse quebrar o recorde, e parece que ainda não será agora que isso vai acontecer.

 

Próxima madrugada será a madrugada das baixadas, e é por isso que eu não creio que lá no lago da Epagri, pertinho da casinha da simpática

Dona Nádia, vá igualar ou superar o recorde de 00,3C.

Link to comment
Share on other sites

5ºC no Simepar!!!!!

 

3°C em Guarapuava! 5°C em Cascavel! É frio de respeito pra março mesmo nessas cidades mais frias!

Aqui (topo) o vento forte frustrou a queda, mesmo com céu limpo. A mínima foi há pouco: 11,3°C, mas a estação registrou sensação de 5°C! Tá excelente :good2:

Para amanhã o Simepar coloca 7°C pra cá. Vamos ver...

 

 

5C em Cascavel!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :shok: :shok: :shok:

 

Sendo em março, deve já estar sendo uma das menores mínimas em março desde 1976, juntamente com 1990... :good2:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Geada em Soledade, depois de muitos anos em março.Loteamentos Almeida e Farrapos.

 

E vejam que Soledade foi citada ontem na análise desse evento no blog da Metsul:

 

"No interior, os termômetros podem marcar mínimas perto ou abaixo de 5ºC na maioria das regiões. O frio será mais intenso na Serra e nos Aparados, onde deve fazer entre 1ºC a 3ºC, porém com marcas ao redor de 0ºC (entre 1ºC negativo e 1ºC positivo) em baixadas das duas regiões. Baixadas do Alto Uruguai e das regiões de Soledade e de Santa Rosa também podem ter marcas perto de 0ºC."

Link to comment
Share on other sites

O ar frio agora sim comeca a chegar a RMSP. A temperatura caiu de 21C, máxima da madrugada, para 19.7C agora. Pressão subindo no barômetro.

 

Sai do Riacho Grande as 06:30HS em SBC com neblina, garoa e 18 graus cravados... No Iag na Água Funda deu 18,4 e caindo....No Mirante de Santana as 06 da manha fazia 20,1...já está 19,3 e tambem em declinio...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Sem dúvida está onda de frio é histórica, embora atípica para época do ano, no entanto fica um questionamento: Seria um aperitivo de um inverno climático rigoroso?

 

E AI!!! HOMEM DE POUCA FÉ!

 

HOJE;

 

-1,1 BOM JARDIM/MI

-0,2 S.JOAQUIM/VILA

0,1 CETREJO

0,2 URUPEMA

1,0 CRUZEIRO COM -10,4 NA RELVA, MAIOR GEADA JÁ REGISTRADA EM MARÇO.

1,3 HIRAGAMI

1,4 ÁGUA DOCE

2,4 TANGARÁ

2,5 CAMPO BELO

3,0 CAÇADOR

3,1 CURITIBANOS E L.RÉGIS

 

 

RECORDE EM ITAPIRANGA/77 ANOS; 6,2 ERA 7,0 EM 82/83

SEGUNDA MAIS BAIXA EM S.JOAQUIM/INMET

DEVE TER QUEBRADO OU BEM PERTO DO RECORDE EM;

 

LAGES

ITUPORANGA

FRAIBURGO

CTIBANOS

 

 

FOI A QUINTA MAIS BAIXA EM URUSSANGA DESDE 1924 E A QUARTA MAIS BAIXA NA CAPITAL DESDE 1911.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

5ºC no Simepar!!!!!

 

3°C em Guarapuava! 5°C em Cascavel! É frio de respeito pra março mesmo nessas cidades mais frias!

Aqui (topo) o vento forte frustrou a queda, mesmo com céu limpo. A mínima foi há pouco: 11,3°C, mas a estação registrou sensação de 5°C! Tá excelente :good2:

Para amanhã o Simepar coloca 7°C pra cá. Vamos ver...

 

 

5C em Cascavel!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :shok: :shok: :shok:

 

Sendo em março, deve já estar sendo uma das menores mínimas em março desde 1976, juntamente com 1990... :good2:

 

Sds.

 

Já que andaram "decretando" a inexistência de estação climática de transição no Sudeste, que tal fazermos um abaixo assinado para que eventos de frio assim passem a ser "padrão oficial" de março? :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, apenas por curiosidade, dada a consistência do GFS até o momento. Impressiona o que o mesmo aponta para os primeiros 10 dias de abril agora na 00Z!!

 

Já está apontando frio novamente???

 

Também não tenho o GFS pra mais de 5 dias. O que ele mostra pro Paraná? Se está apontando frio houve alguma mudança, pq até alguns dias atrás só apontavava dias secos!!!

Frio novamente?! :pleasantry:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Geada em Soledade, depois de muitos anos em março.Loteamentos Almeida e Farrapos.

 

Show de bola, Paulo...

 

O mato seco é excelente para registrar as primeiras geadas e/ou geadas fracas...

 

Aqui em Joinville, ano passado quando registrei 4 a 5 geadas, era evidente que o gelo se formava melhor no mato seco, roçado...

 

Por aqui pessoal deu para notar claramente quando o tempo começou a abrir: a partir das 2 horas da madrugada, apenas. Depois disso a temperatura despencou e chegamos ao valor de 14,2ºC. A banda de nebulosidade ainda pairou sobre o litoral norte, que apresentou as maiores mínimas do estado: 16ºC em Itapoá.

 

Dia extremamente aprazível: saí para caminhar hoje pela manhã e sério, quase chorei. Temperatura gostosa e vento frio! Além de um dia lindo!

Link to comment
Share on other sites

Sem dúvida está onda de frio é histórica, embora atípica para época do ano, no entanto fica um questionamento: Seria um aperitivo de um inverno climático rigoroso?

 

E AI!!! HOMEM DE POUCA FÉ!

 

HOJE;

 

-1,1 BOM JARDIM/MI

-0,2 S.JOAQUIM/VILA

0,1 CETREJO

0,2 URUPEMA

1,0 CRUZEIRO COM -10,4 NA RELVA, MAIOR GEADA JÁ REGISTRADA EM MARÇO.

1,3 HIRAGAMI

1,4 ÁGUA DOCE

2,4 TANGARÁ

2,5 CAMPO BELO

3,0 CAÇADOR

3,1 CURITIBANOS E L.RÉGIS

 

 

RECORDE EM ITAPIRANGA/77 ANOS; 6,2 ERA 7,0 EM 82/83

SEGUNDA MAIS BAIXA EM S.JOAQUIM/INMET

DEVE TER QUEBRADO OU BEM PERTO DO RECORDE EM;

 

LAGES

ITUPORANGA

FRAIBURGO

CTIBANOS

 

 

FOI A QUINTA MAIS BAIXA EM URUSSANGA DESDE 1924 E A QUARTA MAIS BAIXA NA CAPITAL DESDE 1911.

 

Coutinho, como disse anteriormente a temperatura começou a cair aqui apenas as 2:00 da madrugada, mas mesmo assim registrei 14,2ºC!

 

Essa próxima noite promete!

 

E olha só que dado interessante!

 

Monte Castelo: 2,4ºC!

 

O leste do planalto norte também sofreu com nebulosidade até a madrugada, e ficou com temperaturas na casa dos 5 a 7ºC.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.