Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Março 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

Desculpem se atravessei o AAA, mas não posso deixar de relatar o que acabei de ler no twitter:

 

o Blog da Metsul está de volta!

 

http://www.metsul.com/blog2012/

 

:clapping: :clapping: :clapping:

 

PS: E parabéns ao Alexandre que fez aniversário dia 23, conforme os colegas disseram! :D

 

Sensacional! Grande notícia, ainda mais agora no começo desse evento de frio!

 

Parabéns à Metsul.

 

Valeu a dica, DSoares.

Link to comment
Share on other sites

Porque não tem mulheres nesse fórum? Elas não gostam de frio? :(

 

Aí em Carambeí deve ter umas gurias bem bonitas, Lucas. Não procure por namoradas na internet, pode

ser uma roubada :laugh:

 

A propósito: tire fotos da geada na quinta. Na quarta, creio que ainda poderá ocorrer muitas nuvens à noite aí

no Paraná.

 

O ar frio é bastante continental. Florianópolis será uma das últimas cidades do Sul a receber o frio.

Link to comment
Share on other sites

A DIFERENCIAÇÃO É EXCLUSIVAMENTE DEVIDO A ALTITUDE, O INVERNO COMEÇA MAIS CEDO E TERMINA MAIS TARDE AQUI.

 

PODES TER SITUAÇAÕES EM QUE O AR FRIO PODE ATINGIE COM MAIS FORÇA O SUDESTE E MAL AFETAR B.BLANCA.

 

EM GERAL A ALTITUDE É UM DOS FATORES QUE AFETAM O COMPORTAMENTO DAS ESTAÇÕES.

 

EM MUITOS LUGARES COM DIFERENTES NÍVEIS DE ALTITUDE OCORRE ISTO, A PRIMAVERA VAI CHEGANDO AOS POUCOS CONFORME A ALTITUDE, AQUI NÃO É DIFERENTE, POR ISSO A DIFERENÇA DE DURAÇÃO DAS ESTAÇÕES EM RELAÇÃO AO LITORAL.

 

EXEMPLO PRÁTICO É O ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO, POR ISSO QUE NÃO SE PLANTA MILHO AQUI EM OUTUBRO, AINDA ESTÁ BEM FRIO, SOLO FRIO E RISCO ALTO DE GEADA, É INÍCIO DE PRIMAVERA, NO VALE DO URUGUAI JÁ É PLENA P/FIM DE PRIMAVERA E O PLANTIO DO MILHO É BEM MAIS CEDO, EM FINS DE AGOSTO OU MEADOS DE SETEMBRO.

 

FICO POR AQUI.

 

De acordo, Coutinho.

 

O relevo é um fator climático e deve ser levado em conta na análise dos climas, pois ele tem efetivamente influência no clima.

 

No caso do Sudeste, a caracterização do verão é a ocorrência de máximas e mínimas elevadas, elevada taxa de umidade no ar, chuvas de convecção. Chuvas essas que são muito concentradas nos meses do verão climático.

 

Ora, quando ocorre a diminuição da taxa de umidade no ar, por consequência temos também a diminuição da pluviosidade e, conjuntamente, o aumento da amplitude térmica. Nessas condições, as temperaturas mínimas caem. Se temos mínimas mais baixas e uma transição para um período de menor pluviosidade e menor taxa de umidade do ar, por consequência estamos no outono climático. Fato esse que fica mais evidenciado pelo relevo do Sudeste, marcado pela existência de planaltos, que favorecem em várias áreas uma queda mais importante da temperatura.

 

E o interessante é que isso aconteceu nesse ano enquanto o Sul do Brasil recebia em cheio o ar quentíssimo do centro do continente.

 

Conclusão: o outono climático pode sim começar antecipadamente em latitudes mais baixas, aliás, dados os extremos e a duração do verão nas latitudes médias, é normal que isso aconteça.

Link to comment
Share on other sites

Lord, voce já se formou afinal? Bem-vindo! Estamos quase todos aqui ainda, agora num Forum de 650 pessoas cadastradas! Abs

 

MAS FALTOU A MORSA!!! BEM VINDO.

 

Oooopa Valeu Ronaldo = D

A morsa já está no meu avatar novamente

 

 

 

Bem vindo Lord..qto tempo...sai da Baixada Santista depois de 19 anos...estou agora em São Bernardo do Campo, mas no Riacho Grande na Via Anchieta , proximo da serra do mar, não sei se conhece...bom retorno....

 

 

E ai Carlos!! Não conheço o lugar, mas deve ser frio e garoento hahahhaa

Valeu!

 

Eu acompanhei tanto o tempo nesse verão, que até é estranho ver tantas cidades que cansei de ver passando dos 30ºC estarem tão amenas agora!

Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul que é um forno está úmida neste momento e tem só 20ºC.

Enquanto isso grande parte do Rio Grande do Sul já está abaixo dos 15ºC!

Link to comment
Share on other sites

Porque não tem mulheres nesse fórum? Elas não gostam de frio? :(

 

Aí em Carambeí deve ter umas gurias bem bonitas, Lucas. Não procure por namoradas na internet, pode

ser uma roubada :laugh:

 

A propósito: tire fotos da geada na quinta. Na quarta, creio que ainda poderá ocorrer muitas nuvens à noite aí

no Paraná.

 

O ar frio é bastante continental. Florianópolis será uma das últimas cidades do Sul a receber o frio.

 

hsuahsuahusa

Bom, eu amo tirar fotos de geada. O duro vai ser acordar as 5 da manhã depois de trabalhar na quarta o dia inteiro e ainda voltar tarde da faculdade. Mas é CLARO que eu não ia deixar essa oportunidade passar, e com certeza vale muito a pena!! Espero que de uma MEGA GEADA!

Link to comment
Share on other sites

Mínimas - 27/03:

 

Argentina:

 

Bariloche (Cerro Catedral): -04,1

Bariloche: -00,3

El Bolson: 00,4

Villa Reynolds: 01,1

Neuquén: 02,3

Esquel: 03,0

Trelew: 03,0

Rio Grande B.A.: 03,6

Santa Rosa: 04,5

Ushuaia: 06,2

Tandil: 07,2

La Plata: 07,6

Buenos Aires (Ezeiza): 07,7

Azul: 07,8

La Quiaca: 07,8

El Calafate: 08,0

Cordoba: 08,0

Buenos Aires: 08,2

Santa Fé: 08,2

Rosario: 08,4

Bahia Blanca: 08,4

Mar del Plata: 09,6

Tucuman: 11,4

Mendoza: 11,6

San Juan: 11,9

 

Brasil:

 

Santana do Livramento RS: 07,8

Canguçu RS: 08,3

Caçapava do Sul RS: 08,8

Bagé RS: 09,2

Uruguaiana RS: 09,4

Dom Pedrito RS: 09,4

Jaguarão RS: 09,9

Quaraí RS: 10,0

Alegrete RS: 10,0

Santiago: 10,2

Morro da Igreja SC: 10,4

São Gabriel RS: 10,9

São José dos Ausentes RS: 11,4

Rio Grande RS: 11,6

São Joaquim SC (Colonia): 11,6

São Borja RS: 11,7

Tangará SC: 12,3

Santa Maria RS: 12,4

Cruz Alta RS: 12,6

Água Doce SC: 12,7

Urupema SC: 13,0

Campos Novos SC: 13,0

Bom Jardim da Serra SC: 13,1

Link to comment
Share on other sites

A pergunta que eu faço ao Coutinho: não existe verão em La Paz? Lá nunca passa de 15C devido aos 4 mil metros de altura.

 

La Paz BOL - Máximas Abs / 2011:

 

Jan11: 19,2

Fev11: 15,6

Mar11: 15,7

Abr11: 18,0

Mai11: 17,4

Jun11: 17,4

Jul11: 15,9

Ago11: 17,8

Set11: 18,2

Out11: 19,4

Nov11: 22,0

Dez11: 20,4

 

O Aero de Chicago deu 02,8 hoje...provavelmente deve ter tido geadas por ali...este deve ter sido o ultimo suspiro do inverno 2012

 

Tu leu o que o Silvio postou logo acima?

 

Bruno..tens razão...temos que ler mais o forum..

 

:pleasantry:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Carlos, pegue os dados do aero de El Alto.

 

Clima en La Paz / Alto

 

Datos reportados por la estación meteorológica: 852010 (SLLP)

Latitud: -16.51 | Longitud: -68.18 | Altitud: 4058

 

Días con valores históricos extremos durante el año 2011

 

La temperatura más alta registrada fue de 22°C el día 9 de Noviembre.

La temperatura más baja registrada fue de -8.6°C el día 11 de Agosto.

La velocidad de viento máxima registrada fue de 68.3 km/h el día 13 de Octubre.

Link to comment
Share on other sites

Porque não tem mulheres nesse fórum? Elas não gostam de frio? :(

 

Aí em Carambeí deve ter umas gurias bem bonitas, Lucas. Não procure por namoradas na internet, pode

ser uma roubada :laugh:

 

A propósito: tire fotos da geada na quinta. Na quarta, creio que ainda poderá ocorrer muitas nuvens à noite aí

no Paraná.

 

O ar frio é bastante continental. Florianópolis será uma das últimas cidades do Sul a receber o frio.

 

hsuahsuahusa

Bom, eu amo tirar fotos de geada. O duro vai ser acordar as 5 da manhã depois de trabalhar na quarta o dia inteiro e ainda voltar tarde da faculdade. Mas é CLARO que eu não ia deixar essa oportunidade passar, e com certeza vale muito a pena!! Espero que de uma MEGA GEADA!

 

Eu também curto e a disposição pra tirar foto cedo não falta....só falta o mair importante, geada por aqui :sad:

Link to comment
Share on other sites

Conclusão: o outono climático pode sim começar antecipadamente em latitudes mais baixas, aliás, dados os extremos e a duração do verão nas latitudes médias, é normal que isso aconteça.

 

Melo, na minha opinião tem que ter muita boa vontade pra dizer que existem as 4 estações do ano num país tão Tropical quanto o Brasil. O que dizer do outono? Pra mim, tirando as áreas acima de 1.000mts no sul do país, e o extremo sul gaúcho(fronteira), o outono no resto do país é mais um sonho do que uma realidade...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Desculpem se atravessei o AAA, mas não posso deixar de relatar o que acabei de ler no twitter:

 

o Blog da Metsul está de volta!

 

http://www.metsul.com/blog2012/

 

:clapping: :clapping: :clapping:

 

PS: E parabéns ao Alexandre que fez aniversário dia 23, conforme os colegas disseram! :D

Eu já sabia dessa novidade!! Mas sabe como é o AAA: quer fazer surpresa, jogar para o público na "hora certa", enfim. FINALMENTE voltou o blog!!

 

Por aqui dia frio para os padrões de março. A mínima foi de 17,7° até agora, mas estava 18,8° às 10 h e ventando. Agora faz 20,4° com 65% e venta de NO a 11,6 km/h.

 

Abraços plugados!

Link to comment
Share on other sites

Conclusão: o outono climático pode sim começar antecipadamente em latitudes mais baixas, aliás, dados os extremos e a duração do verão nas latitudes médias, é normal que isso aconteça.

 

Melo, na minha opinião tem que ter muita boa vontade pra dizer que existem as 4 estações do ano num país tão Tropical quanto o Brasil. O que dizer do outono? Pra mim, tirando as áreas acima de 1.000mts no sul do país, e o extremo sul gaúcho(fronteira), o outono no resto do país é mais um sonho do que uma realidade...

 

Sds.

Eu por exemplo não sei o que é outono, aqui no Rio só existem duas estações: Inferno e Verão, com um ou dois dias de "frio". :cray:

Link to comment
Share on other sites

Desculpem se atravessei o AAA, mas não posso deixar de relatar o que acabei de ler no twitter:

 

o Blog da Metsul está de volta!

 

http://www.metsul.com/blog2012/

 

:clapping: :clapping: :clapping:

 

PS: E parabéns ao Alexandre que fez aniversário dia 23, conforme os colegas disseram! :D

 

Sensacional o novo Blog da Metsul, estava com saudades já, totalmente surreal essa onda de calor nos EUA :-?

Link to comment
Share on other sites

Carlos, pegue os dados do aero de El Alto.

 

Clima en La Paz / Alto

 

Datos reportados por la estación meteorológica: 852010 (SLLP)

Latitud: -16.51 | Longitud: -68.18 | Altitud: 4058

 

Días con valores históricos extremos durante el año 2011

 

La temperatura más alta registrada fue de 22°C el día 9 de Noviembre.

La temperatura más baja registrada fue de -8.6°C el día 11 de Agosto.

La velocidad de viento máxima registrada fue de 68.3 km/h el día 13 de Octubre.

 

22C a 4100 metros? Tem coisa aí! Cara, é muito calor lá para cima! A temperatura em 850hpa tem que atingir 35C ou mais para chegar a este valor!! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Conclusão: o outono climático pode sim começar antecipadamente em latitudes mais baixas, aliás, dados os extremos e a duração do verão nas latitudes médias, é normal que isso aconteça.

 

Melo, na minha opinião tem que ter muita boa vontade pra dizer que existem as 4 estações do ano num país tão Tropical quanto o Brasil. O que dizer do outono? Pra mim, tirando as áreas acima de 1.000mts no sul do país, e o extremo sul gaúcho(fronteira), o outono no resto do país é mais um sonho do que uma realidade...

 

Sds.

 

Discordo, Silvio (para variar um pouco!). Minha opinião é que altitude não define estação de ano. Para mim as estações se tornam melhor definidas quanto maior é a amplitude térmica anual, ou seja, quando se torna mais fácil caracterizar um período. Regiões com amplitude térmica média anual de 25C, como é o caso de Nova Iorque, tornam evidentes para os seus habitantes as estações extremas (calor e frio) e as intermediárias (outono e primavera). Campos do Jordão é uma cidade alta, mas nem por isso possui as 4 estações bem definidas. Lá elas são menos definidas que aqui em Porto Alegre. Razão? Verão e inverno são muito próximos um do outro.

 

No Brasil a cidade que possui mais definição quanto as suas 4 estações é Uruguaiana. Lá a amplitude térmica anual é de 14C. Verão é muito quente (27C), a primavera e o outono são bem agradáveis (19C) e o inverno é frio (13C). Reparem que a diferença de entre o verão e as estações intermediárias em Uruguaiana é igual a amplitude média anual de muitas cidades altas como Campos do Jordão! Aliás, a diferença entre o outono e o inverno de Uruguaiana é praticamente igual à diferença entre o verão e o inverno de Curitiba.

 

Quatro estações do ano razoavelmente bem definidas no Brasil, para mim, só na campanha gaúcha.

Link to comment
Share on other sites

Conclusão: o outono climático pode sim começar antecipadamente em latitudes mais baixas, aliás, dados os extremos e a duração do verão nas latitudes médias, é normal que isso aconteça.

 

Melo, na minha opinião tem que ter muita boa vontade pra dizer que existem as 4 estações do ano num país tão Tropical quanto o Brasil. O que dizer do outono? Pra mim, tirando as áreas acima de 1.000mts no sul do país, e o extremo sul gaúcho(fronteira), o outono no resto do país é mais um sonho do que uma realidade...

 

Sds.

 

heheeh não é bem por aí também. É claro que as nossas estações não são tão pontuais e marcantes como é no paralelo 35 pra baixo, mas é bem visível e perceptível diferenciar as 4 estações aqui no Sul, que mais que possa apresentar períodos quentes no outono/inverno/primavera.

Link to comment
Share on other sites

 

Por aqui dia frio para os padrões de março. A mínima foi de 17,7° até agora, mas estava 18,8° às 10 h e ventando. Agora faz 20,4° com 65% e venta de NO a 11,6 km/h.

 

Abraços plugados!

 

A tua mínima aí em Porto Alegre está sendo minha temperatura atual, às 11:55h :pleasantry: E com ventos de sudoeste entre 20 e 30km/h, com rajadas de 40-50km/h. A sensação é de muito frio!

Pelotas amanheceu com 11ºC e ainda não chegamos nos 18ºC. Certamente nem passaremos dos 20ºC.

Link to comment
Share on other sites

O tempo com aberturas de sol e umidade caindo, caracterizando esta MP (continental), vento fraco/moderado de OSO com rajadas, estamos com 17,4ºC no momento em Lages (SE-LAI, área industrial-1034m). Teremos queda significativa durante a noite e quiça quebra de recorde na mínima histórica de março para o planalto sul catarinense.

Link to comment
Share on other sites

Conclusão: o outono climático pode sim começar antecipadamente em latitudes mais baixas, aliás, dados os extremos e a duração do verão nas latitudes médias, é normal que isso aconteça.

 

Melo, na minha opinião tem que ter muita boa vontade pra dizer que existem as 4 estações do ano num país tão Tropical quanto o Brasil. O que dizer do outono? Pra mim, tirando as áreas acima de 1.000mts no sul do país, e o extremo sul gaúcho(fronteira), o outono no resto do país é mais um sonho do que uma realidade...

 

Sds.

 

Quatro estações do ano razoavelmente bem definidas no Brasil, para mim, só na campanha gaúcha.

 

Pois é, você diz na mensagem que discorda, mas acaba repetindo o que eu escrevi ali em cima! :mosking: :friends:

Discordamos então quanto a altitude, mas dizer que tem outono razoavelmente caracterizado em uruguaiana, e dizer que não há em Vacaria, ausentes, S. Joaquim, fica meio duvidoso. O clima do sul do Brasil é um clima de transição, numa região de transição.

Uruguaiana tem as estações bem definidas, mas em termos de temperatura, as regiões altas do Sul do Brasil são bem caracterizadas quanto ao outono. A temperatura vai caindo sensivelmente de forma progressiva, e as ondas de calor são amenizadas pela altitude. Uruguaiana pode bater 30C ate em Junho, Bom Jesus tem máximas abs. 61/90 em Junho de 24.4C, e mesmo Caxias tem máxima de 26C em Junho.

Portanto, a altitude faz sim diferença, na minha opinião, desde que a difernça de latitude não seja tão grande. O inverno no Colorado é mais longo que em Illinois, tendo Denver e Aspen os meses mais nivosos em março e abril, e o que não acontece em Chicago, que apesar de mais ao norte e continental, está em baixa altitude.

 

Na minha opinião, quanto a campanha gaúcha, não há dúvida que é a região com as estações mais bem definidas, juntamente com as áreas acima de 1000mts. do Sul do Brasil.

 

Sds.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

heheeh não é bem por aí também. É claro que as nossas estações não são tão pontuais e marcantes como é no paralelo 35 pra baixo, mas é bem visível e perceptível diferenciar as 4 estações aqui no Sul, que mais que possa apresentar períodos quentes no outono/inverno/primavera.

 

Pois é Beto, discordar é saudável, mas veja bem, a Am. do Sul por si só já é um continente que pelo formato em funil, tem as estações do ano menos marcadas do que no Hem. Norte.

Veja que mesmo Buenos Aires, tem-se um outono-inverno bem irregular!

Eu acho difícil explicar pra um estrangeiro, o que é o outono em Blumenau? Mas, respeito a sua opinião, porém devo lembrar que o clima subtropical, como o próprio nome diz, é derivado do clima tropical, e a altitude tem papel fundamental nas temperaturas do sul do Brasil.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Meio-Dia:

 

URU:

 

Colonia: 13,9

Tacuarembo: 14,9

Montevideo: 15,0

Young: 15,4

Durazno: 16,0

Paysandú: 16,0

Florida: 16,2

Rivera: 16,4

Rocha: 16,4

Artigas: 16,6

Treinta y Tres: 16,8

Punta del Este: 17,0

 

ARG:

 

Bariloche (Cerro Catedral): 08,1

Bariloche: 11,1

Tucuman: 12,1

Ushuaia: 12,3

Mar del Plata: 12,6

Salta: 13,0

Azul: 13,1

Rio Gallegos: 13,5

Bahia Blanca: 14,0

El Calafate: 14,4

Buenos Aires: 15,0

La Plata: 15,4

Rosario: 15,4

Cordoba: 15,8

San Juan: 16,9

Catamarca: 17,5

 

BRA:

 

Canela: 11,4

Caxias do Sul: 11,7

São Joaquim (Colonia): 12,3

Canguçu: 13,5

Urupema: 13,8

Caçapava do Sul: 14,3

Bom Jardim da Serra: 14,5

Tangará: 14,6

Bento Gonçalves: 14,9

São José dos Ausentes: 15,1

Lebon Régis: 15,3

Água Doce: 15,5

Dom Pedrito: 15,7

Bagé: 15,8

Santana do Livramento: 16,0

Quarai: 16,1

Caçador: 16,2

Santiago: 16,2

Campos Novos: 16,8

Uruguaiana: 16,9

Santa Maria: 17,0

Link to comment
Share on other sites

Conclusão: o outono climático pode sim começar antecipadamente em latitudes mais baixas, aliás, dados os extremos e a duração do verão nas latitudes médias, é normal que isso aconteça.

 

Melo, na minha opinião tem que ter muita boa vontade pra dizer que existem as 4 estações do ano num país tão Tropical quanto o Brasil. O que dizer do outono? Pra mim, tirando as áreas acima de 1.000mts no sul do país, e o extremo sul gaúcho(fronteira), o outono no resto do país é mais um sonho do que uma realidade...

 

Sds.

 

Discordo, Silvio (para variar um pouco!). Minha opinião é que altitude não define estação de ano. Para mim as estações se tornam melhor definidas quanto maior é a amplitude térmica anual, ou seja, quando se torna mais fácil caracterizar um período. Regiões com amplitude térmica média anual de 25C, como é o caso de Nova Iorque, tornam evidentes para os seus habitantes as estações extremas (calor e frio) e as intermediárias (outono e primavera). Campos do Jordão é uma cidade alta, mas nem por isso possui as 4 estações bem definidas. Lá elas são menos definidas que aqui em Porto Alegre. Razão? Verão e inverno são muito próximos um do outro.

 

No Brasil a cidade que possui mais definição quanto as suas 4 estações é Uruguaiana. Lá a amplitude térmica anual é de 14C. Verão é muito quente (27C), a primavera e o outono são bem agradáveis (19C) e o inverno é frio (13C). Reparem que a diferença de entre o verão e as estações intermediárias em Uruguaiana é igual a amplitude média anual de muitas cidades altas como Campos do Jordão! Aliás, a diferença entre o outono e o inverno de Uruguaiana é praticamente igual à diferença entre o verão e o inverno de Curitiba.

 

Quatro estações do ano razoavelmente bem definidas no Brasil, para mim, só na campanha gaúcha.

Naturalmente, na Campanha é onde as quatro estações estão melhor definidas. Aliás, por definição, quanto mais distante dos trópicos, melhor definidas as 4 estações, pois mais são influenciadas pelo jogo de aproximação e distanciamento do sol devido a inclinação da Terra. A altitude principalmente aqui na zona de transição climática só atrapalha essa definição, pois pode implicar em outono/primavera frios e invernos amenos.

 

Para a zona subtropical brasileira, eu gosto da definição do Coutinho de primavera/verão/outono/inverno climáticos que, aqui em Florianópolis neste 2012 o início do outono climático parece coincidir com o astronômico. Mas é exagero dizer que as estações não são bem definidas, o outono aqui é típico: noites amenas, máximas mais baixas (apesar de ainda elevadas), maior incidência do vento sul, uma indiscutível transição do verão para o inverno. O que percebo, contudo, é que quanto mais a norte, mais curtos e próximos ao inverno são os outono e primavera climáticos e mais longo é o verão climático. Já quanto mais ao sul, mais longo o inverno. Óbvio, aliás.

Link to comment
Share on other sites

decepcionantes 21C em Pato, a instabilidade passou mais rápido que o previsto, e estamos com sol e algumas nuvens, mas ainda sem o ar frio forte, tá fresquinho, mas a primeira máxima abaixo de 20C fica pra próxima, já que amanhã deve chegar a 20/21 com sol...

 

mas esperando as próximas horas, quando a advecção deve bombar aqui!

 

abraços!!!

Link to comment
Share on other sites

Silvio, concordo quanto ao resto, mas continuo discordando da discussão que envolve altitude. Bom Jesus e Caxias realmente tem máximas absolutas baixas no inverno, enquanto que Uruguaiana em veranicos atinge mais que 30C. Agora, o quê falar dessas cidades serranas no verão quando eventualmente possuem mínimas sub 5C? Isso não ocorre em Uruguaiana. Estou usando mesmo argumento que você, mas sob uma ótica diferente, de quem analisa com base no verão. No mais, despistando esses extremos anômalos para a estação do ano, Uruguaiana consegue caracterizar MUITO melhor as meias estações. Aí é que reside a minha opinião de que ela é quem possui as 4 estações mais bem definidas do Brasil. Pergunte para um Uruguaianense (como meus primos) qual a estação preferida dele. 90% responderá que prefere as meias estações. Essa mesma pergunta quando feita na maior parte das regiões altas brasileiras variará entre inverno e verão (opinião minha), o que evidencia a baixa distincidade das meias estações nestas regiões.

Link to comment
Share on other sites

Sondagem de Ezeiza 12Z

 

87576 SAEZ Ezeiza Aero Observations at 12Z 27 Mar 2012

 

-----------------------------------------------------------------------------

PRES HGHT TEMP DWPT RELH MIXR DRCT SKNT THTA THTE THTV

hPa m C C % g/kg deg knot K K K

-----------------------------------------------------------------------------

1018.0 20 9.6 6.2 79 5.87 260 8 281.3 297.7 282.3

1000.0 164 7.4 5.4 87 5.65 245 18 280.6 296.3 281.5

985.0 288 6.2 5.0 92 5.58 228 24 280.6 296.1 281.5

970.0 415 8.1 4.4 78 5.45 210 31 283.7 299.1 284.6

969.0 423 8.2 4.4 77 5.44 210 31 283.9 299.3 284.8

925.0 806 5.4 1.4 75 4.60 200 30 284.8 298.0 285.6

891.0 1111 3.2 -2.8 65 3.51 200 34 285.6 295.8 286.2

869.0 1313 1.7 -2.8 72 3.61 200 37 286.1 296.6 286.7

850.0 1491 0.4 -2.7 80 3.70 205 37 286.6 297.4 287.2

799.0 1986 -1.3 -18.3 26 1.14 211 38 289.9 293.5 290.1

790.0 2076 -2.1 -11.1 50 2.08 213 38 289.9 296.3 290.3

786.0 2116 -1.9 -20.9 22 0.93 213 38 290.6 293.6 290.7

782.0 2157 -2.1 -25.1 15 0.64 214 38 290.8 292.9 290.9

772.0 2258 -2.9 -21.0 23 0.93 215 38 291.0 294.0 291.1

Link to comment
Share on other sites

Sondagem Santa Maria 12Z

 

83937 SBSM Santa Maria Observations at 12Z 27 Mar 2012

 

-----------------------------------------------------------------------------

PRES HGHT TEMP DWPT RELH MIXR DRCT SKNT THTA THTE THTV

hPa m C C % g/kg deg knot K K K

-----------------------------------------------------------------------------

1008.0 85 14.0 9.4 74 7.39 260 6 286.5 307.4 287.8

1000.0 155 12.6 9.0 79 7.25 255 4 285.8 306.2 287.0

942.0 652 8.0 6.4 90 6.44 195 16 285.9 304.2 287.1

933.0 732 7.2 6.0 92 6.32 198 18 286.0 303.9 287.1

925.0 803 7.0 4.8 86 5.86 200 19 286.5 303.2 287.5

905.0 982 6.3 2.2 75 4.99 200 15 287.5 301.9 288.4

885.0 1166 5.6 -0.4 65 4.22 222 14 288.6 301.0 289.4

878.0 1231 5.9 -3.3 52 3.43 230 13 289.6 299.8 290.2

872.0 1287 6.2 -5.8 42 2.86 230 14 290.5 299.1 291.0

850.0 1496 5.0 -4.0 52 3.36 230 20 291.4 301.4 292.0

791.0 2079 0.4 -0.5 94 4.69 249 33 292.5 306.4 293.3

773.0 2264 1.1 -10.5 42 2.23 255 37 295.2 302.1 295.6

756.0 2443 1.8 -20.2 18 1.02 265 35 297.8 301.2 298.0

715.0 2890 -0.6 -26.2 12 0.63 290 30 300.0 302.1 300.1

700.0 3060 -1.5 -28.5 11 0.52 290 28 300.8 302.6 300.9

Link to comment
Share on other sites

 

Por aqui dia frio para os padrões de março. A mínima foi de 17,7° até agora, mas estava 18,8° às 10 h e ventando. Agora faz 20,4° com 65% e venta de NO a 11,6 km/h.

 

Abraços plugados!

 

A tua mínima aí em Porto Alegre está sendo minha temperatura atual, às 11:55h :pleasantry: E com ventos de sudoeste entre 20 e 30km/h, com rajadas de 40-50km/h. A sensação é de muito frio!

Pelotas amanheceu com 11ºC e ainda não chegamos nos 18ºC. Certamente nem passaremos dos 20ºC.

O que eu destaco na minha mensagem é que a temperatura está com dificuldades para subir! Agora são quase 14 h e venta com sol. Faz apenas 22,4° com 44%, o que dá p.o. de 9,6°!!! É o menor p.o. do ano até agora. Quando o sol for embora a temperatura vai afundar! :good2:

 

Venta de O a 21,6 km/h.

 

Abraços outonais!

Link to comment
Share on other sites

Uruguaiana teve mínima de 9,4°!!!!

 

Ausentes atingiu 16,9° na última hora e Canela 13,0°. Ainda ter ar frio para "subir" a serra. No MI chegou a 10,8°.

 

POA e Torres são os locais mais quentes do RS no momento. No litoral de SC está de 22° para mais! Aqui tenho 22,6° com 42%. Dia muito interessante!!

Link to comment
Share on other sites

Continuando o debate. Campos do Jordão tem média de 16C no verão e 9C no inverno, algo muito parecido com Sâo Joaquim. Se estas duas cidades tiverem uma anomalia de 3C (para menos no verão e para mais no inverno), elas conseguem ter climas de meia estação em um mês quer era para ser extremado! Isso nunca acontece em Uruguaiana. Uma grande anomalia para baixo no verão ou para cima no inverno, jamais será igual ao clima de primavera em Uruguaiana. Em cidades de meio oeste americano isso é praticamente impossível. Um inverno péssimo jamais será igual a um mês de abril.

Link to comment
Share on other sites

Desculpem se atravessei o AAA, mas não posso deixar de relatar o que acabei de ler no twitter:

 

o Blog da Metsul está de volta!

 

http://www.metsul.com/blog2012/

 

:clapping: :clapping: :clapping:

 

PS: E parabéns ao Alexandre que fez aniversário dia 23, conforme os colegas disseram! :D

 

 

Que ÓTIMA notícia! Estava sentindo falta do Blog da Metsul!

Link to comment
Share on other sites

Porque não tem mulheres nesse fórum? Elas não gostam de frio? :(

 

Mulher geralmente odeia frio. No máximo gosta de frio para poder usar (e comprar) alguns casacos! Hehehe

 

O problema é que homem sente muito mais calor que mulher, dai gosta mais do frio. Por outro lado, mulher sente muito mais frio que homem, dai elas não ficam tão à vontade no Inverno. É só ver que sempre onde existe ar condicionado vai haver uma discussão entre homem e mulher sobre a temperatura ideal! :rtfm:

Link to comment
Share on other sites

Continuando o debate....

 

Desde aquela mensagem do Beto Krespky estou de acordo.

 

Primeiro dizer que admiro o esforço do Bruno por manter seus argumentos fora da zona de conforto.

 

Os argumentos do Bruno, Beto e Rodrigo parecem elegantes e razoáveis.

 

Por outro lado a vegetação dominante no Brasil é para o ano todo monocromática....tem mato o ano todo... (por que desconheço e não entendo de jardinagem. o máximo que eu consigo enxergar é grama seca e grama bem irrigada)

 

Quanto ao verão em La Paz.

 

Se a gloriosa Ribeirão Preto estivesse no topo do monte K2.

 

Eu diria para os amigos aqui sempre tem neve no meu quintal.

 

PS: Luba, um bom motivo para odiar frio....obrigado.

Link to comment
Share on other sites

A pergunta que eu faço ao Coutinho: não existe verão em La Paz? Lá nunca passa de 15C devido aos 4 mil metros de altura.

 

Bruno,

 

O Clima de La Paz é frio o ano inteiro. Não existem grandes diferenças com o passar das estações. A média máxima varia no ano entre 12º e 15º. A média mínima varia entre 3ºC e -2ºC.

 

http://en.wikipedia.org/wiki/La_Paz#Climate

Link to comment
Share on other sites

Porque não tem mulheres nesse fórum? Elas não gostam de frio? :(

 

Mulher geralmente odeia frio. No máximo gosta de frio para poder usar (e comprar) alguns casacos! Hehehe

 

O problema é que homem sente muito mais calor que mulher, dai gosta mais do frio. Por outro lado, mulher sente muito mais frio que homem, dai elas não ficam tão à vontade no Inverno. É só ver que sempre onde existe ar condicionado vai haver uma discussão entre homem e mulher sobre a temperatura ideal! :rtfm:

 

boaa ahahahaaa... essa de ar condicionado vs. homens/mulheres, é clássica mesmo :good2:

Link to comment
Share on other sites

14:00HS:

 

Canela: 13,0

Vacaria: 14,1

Caxias do Sul: 14,2

Bento Gonçalves: 14,8

Canguçu: 14,8

Canela (Pq do Caracol): 15,1

Urupema: 15,2

São José dos Ausentes: 15,2

São Joaquim: 15,3

Bagé: 16,0

Santana do Livramento: 16,2

Água Doce: 16,2

Tangará: 16,4

Bom Jardim da Serra: 16,7

Quarai: 17,1

Jaguarão: 17,2

Papanduva: 17,3

Campos Novos: 17,4

Link to comment
Share on other sites

Carlos, pegue os dados do aero de El Alto.

 

Clima en La Paz / Alto

 

Datos reportados por la estación meteorológica: 852010 (SLLP)

Latitud: -16.51 | Longitud: -68.18 | Altitud: 4058

 

Días con valores históricos extremos durante el año 2011

 

La temperatura más alta registrada fue de 22°C el día 9 de Noviembre.

La temperatura más baja registrada fue de -8.6°C el día 11 de Agosto.

La velocidad de viento máxima registrada fue de 68.3 km/h el día 13 de Octubre.

 

22C a 4100 metros? Tem coisa aí! Cara, é muito calor lá para cima! A temperatura em 850hpa tem que atingir 35C ou mais para chegar a este valor!! :mosking:

 

 

 

No Mauna Kea a 4.200m (19ºN) as máximas são absurdamente baixas, mesmo as absolutas! Variam entre 12ºC e 15ºC. Existe um valor de 24ºC que deve ter sido alguma onda de calor bizarra, totalmente fora da curva!

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Mauna_Kea#Climate

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.