Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Internacional - JANEIRO 2012


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

  • Replies 240
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

2011 deverá ser um dos anos mais quentes desde 1931

2011-12-29 (IM)

 

O ano de 2011 em Portugal continental deverá ser um dos três mais quentes desde 1931, em termos da média da temperatura máxima, e um dos sete mais quentes dos últimos 80 anos, tendo como referência a temperatura média anual, de acordo com a versão preliminar do Boletim do Clima do Ano de 2011, disponibilizado hoje pelo Instituto de Meteorologia, I.P.

 

Os meses que mais contribuíram para o ano de 2011 ser um dos anos mais quentes em relação à temperatura máxima, foram abril, outubro, maio, junho e setembro, que registaram anomalias em relação a 1971-2000 de +4.90ºC, +4.73ºC, +3.91ºC, +1.58ºC e +1.22ºC respetivamente. De realçar ainda que os meses de maio e outubro foram os mais quentes desde 1931, em relação ao valor da temperatura máxima do ar e abril foi o segundo mais quente na temperatura média e máxima do ar, também desde 1931. Também as temperaturas mínimas em abril e em maio estiveram muito acima do valor normal.

 

É de salientar que nos últimos 18 anos a temperatura média anual foi sempre superior ao valor médio 71-2000, com exceção de 2008.

 

O total de precipitação anual deverá ser inferior ao valor normal 1971-2000, com uma anomalia de -132.2mm. Durante o ano destacam-se os meses de novembro, que registou um total mensal superior ao normal em +48.9mm e de dezembro com um total mensal muito inferior ao normal.

 

Por certo, hoje a cidade de Valencia (Espanha) teve uma máxima de 24,1ºC. E viva o inverno! :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Por certo, hoje a cidade de Valencia (Espanha) teve uma máxima de 24,1ºC. E viva o inverno! :rofl:

Cruzes... Tá feio o negócio na Europa!

 

Marcelo, Nada preocupante. SE eu entendi direito como em 1931.

 

A variabilidade regioonal é muito maior que a variabilidade global.

 

O planeta vai bem. Anomalia global para dezembro +0,12ºC segundo uah ou 0,03ºC segundo RSS.

 

Felizmente o hemisfério norte não controla o clima terrestre para decepção de alguns.

 

OCEANOS....O SEGREDO ESTÁ NOS OCEANOS.

 

As armas e os barões assinalados

Que, da ocidental praia lusitana,

Por mares nunca de antes navegados

Passaram ainda além da Trapobana,

Em perigos e guerras esforçados,

Mais do que prometia a força humana,

E entre gente remota edificaram

Novo reino, que tanto sublimaram.

Link to comment
Share on other sites

Não houve neve em NY no mês de Dezembro ?

 

nem paraguaia ?

 

Renan, se não me engano houve uma paraguaia no mês! Realmente decepcionante... Um fiasco!!! :negative:

 

Boston está com um déficit de dezenas de inches, apesar de que a situação já ocorreu outras vezes no passado! A pergunta é: quando e se vai voltar a nevar na região?

 

Possivelmente havera compensações nesse mês de janeiro e/ou fevereiro. Caso contrário, esse inverno entrará para a história como um dos mais monótonos de todos os tempos!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Não houve neve em NY no mês de Dezembro ?

 

nem paraguaia ?

 

Renan, se não me engano houve uma paraguaia no mês! Realmente decepcionante... Um fiasco!!! :negative:

 

Boston está com um déficit de dezenas de inches, apesar de que a situação já ocorreu outras vezes no passado! A pergunta é: quando e se vai voltar a nevar na região?

 

Possivelmente havera compensações nesse mês de janeiro e/ou fevereiro. Caso contrário, esse inverno entrará para a história como um dos mais monótonos de todos os tempos!!!

 

Sds.

 

O friozão tá esperando o Sílvio voltar. :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Não houve neve em NY no mês de Dezembro ?

 

nem paraguaia ?

 

Renan, se não me engano houve uma paraguaia no mês! Realmente decepcionante... Um fiasco!!! :negative:

 

Boston está com um déficit de dezenas de inches, apesar de que a situação já ocorreu outras vezes no passado! A pergunta é: quando e se vai voltar a nevar na região?

 

Possivelmente havera compensações nesse mês de janeiro e/ou fevereiro. Caso contrário, esse inverno entrará para a história como um dos mais monótonos de todos os tempos!!!

 

Sds.

 

Pois é, senti pena de ver uma reportagem dos brasileiros que foram a NY curtir a virada do ano na Times Square, e muitos diziam que uma das ideias

era ver a neve, mas sem dúvidas ela passou longe da cidade neste mês passado. Me lembrou de uma certa pessoa chamada Renan Tristão que vai a SJ

com a expectativa de ver ao menos uma temperatura negativa, e pega quase 22ºC no auge do inverno :laugh:

sds

Link to comment
Share on other sites

E na Alemanha vai demorar ainda mais pra chegar, NADA DE NEVE, NADA DE FRIO FORTE pelas próximas 2 semanas pelo menos!!!!!!!!

 

Agora temos uma baixa trazendo rajadas de vento de uns 70 km/h aqui em Berlin, só uns pingos por enquanto.

Quinta tem outra tempestade no caminho!!!!

 

Esse é o tempo que não tivemos em NOVEMBRO, úmido e entre 1C e 8C!!!

 

Médias de janerio são -2C e +2C, nestes 3 primeiros dias variamos de 2C a 10C!!

Link to comment
Share on other sites

Ontem passou no Jornal Nacional uma reportagem sobre a cidade russa de Yakustk, na sibéria. Eles só interrompem as aulas na cidade quando a temperatura cai abaixo de - 50ºC. É um outro mundo.

 

-50ºC para os menores de 5 anos. Para os mais crescidos, só com -55ºC :laugh: :laugh: :laugh:

 

Bem lembrado. Lá nem os mais pé-quentes estragam o inverno.

:sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

E na Alemanha vai demorar ainda mais pra chegar, NADA DE NEVE, NADA DE FRIO FORTE pelas próximas 2 semanas pelo menos!!!!!!!!

 

Agora temos uma baixa trazendo rajadas de vento de uns 70 km/h aqui em Berlin, só uns pingos por enquanto.

Quinta tem outra tempestade no caminho!!!!

 

Esse é o tempo que não tivemos em NOVEMBRO, úmido e entre 1C e 8C!!!

 

Médias de janerio são -2C e +2C, nestes 3 primeiros dias variamos de 2C a 10C!!

 

Aqui ontem a tempestade foi forte, cairam algumas árvores e as rajadas passaram de 120km/h, por enquanto tem sol mas como foi falado já está entrando outra tempestade.

Quanto as temperaturas, estou muito frustrado também, nada de neve e temperaturas relativamente altas, espero que esse cenário mude na 2° metade de Janeiro.

Link to comment
Share on other sites

Belo frio no Leste!

É a primeira vez que N. york e Boston tem temperaturas na casa dos 10/15F nesse inverno...

 

Infelizmente, a NAO continua positiva, e deve se manter assim nas próximas 2 semanas pelo menos, o que vai fazer que esse frio vá embora logo, e teremos temperaturas amenas novamente para Janeiro...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Clóvis, que coisa, hein? Passar o inverno na Europa e pegar os dias de frio das áreas baixas do Sul do Brasil! Confesso que eu ficaria deprimido com isso!!

 

Boa sorte!!

 

Belo frio no Leste!

É a primeira vez que N. york e Boston tem temperaturas na casa dos 10/15F nesse inverno...

 

Infelizmente, a NAO continua positiva, e deve se manter assim nas próximas 2 semanas pelo menos, o que vai fazer que esse frio vá embora logo, e teremos temperaturas amenas novamente para Janeiro...

 

Sds.

O mais impressionante é que não neva em Nova York... desde 30 de outubro!!!!! :shok: Novembro e dezembro passaram LISOS, sem neve alguma!!

 

Abraços anômalos!

Link to comment
Share on other sites

Olha, quero lembrar vocês que se a América do Sul repetir o padrão de frio da América do Norte teremos, pelo menos até a entrada de julho, uma verdadeira catástrofe em termos de frio!!!!

 

Coincidência ou não, nossa virada de ano foi muito parecida nas temperaturas e na chuva com 1998: frio e tempo feio próximo da virada.

 

Espero que isso seja apenas coincidência climática, ainda mais com o inverno da América do Norte! Que não seja qualquer padrão se repetindo. Deus me livre!!!!

Link to comment
Share on other sites

Olha, quero lembrar vocês que se a América do Sul repetir o padrão de frio da América do Norte teremos, pelo menos até a entrada de julho, uma verdadeira catástrofe em termos de frio!!!!

 

Coincidência ou não, nossa virada de ano foi muito parecida nas temperaturas e na chuva com 1998: frio e tempo feio próximo da virada.

 

Espero que isso seja apenas coincidência climática, ainda mais com o inverno da América do Norte! Que não seja qualquer padrão se repetindo. Deus me livre!!!!

 

Marquito, eu e o Ronaldo comentávamos sobre isso alguns dias atras, e realmente se houver uma repetição de padrão, estaremos literalmente "fritos"...

 

Novembro foi o mais quente da história americana em 2 Estados, e o quinto mais quente da história em todo o país. Em chicago e em todo o estado de Illinois foi um desastre...

Dezembro fechou 5C acima da média em Chicago, enquanto o Oeste tinha o deserto coberto de neve na fronteira com o México. Assim, se o padrão se repetir, teremos um bloqueio imenso, que deixará alguma região com muito frio, e outra sem frio algum.

 

Pela experiência da década de 2000, provavelmente termos um Junho com frio "pneu", ou nenhum, e provavelmente frio represado no RS ou no oeste do Brasil, enquanto o resto do país estará sob bloqueio intenso. :negative:

 

ps: estive olhando alguns anos de La Niña análogos ao atual nos E.U.A, e reparei que alguns anos que tiveram inverno rigoroso no Brasil, foram pífios na Am. do Norte.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Olha, quero lembrar vocês que se a América do Sul repetir o padrão de frio da América do Norte teremos, pelo menos até a entrada de julho, uma verdadeira catástrofe em termos de frio!!!!

 

Coincidência ou não, nossa virada de ano foi muito parecida nas temperaturas e na chuva com 1998: frio e tempo feio próximo da virada.

 

Espero que isso seja apenas coincidência climática, ainda mais com o inverno da América do Norte! Que não seja qualquer padrão se repetindo. Deus me livre!!!!

 

Pelo menos pra Curita/SP, eu diria que o padrão de primavera/início de verão tá mais pra 98/99 e 99/00 do que pra 97/98. Até porque, a última coisa que tivemos em Curita na primavera de 97 foram temps de normal a abaixo do normal. Meesmo com a ótima 2a quinzena de julho/1a quinzena de agosto de 2000, temos que lembrar que junho e início de julho foram... fiascos.

Link to comment
Share on other sites

Day of extremes in U.S. weather

 

Posted at 12:23 pm by: CNN's Brad Lendon

 

 

Mark down January 4 as one strange day for weather in the United States. The extremes were topsy-turvy.

While Floridians were experiencing record low temperatures, Montanans were seeing record highs that are normal for April or October.

 

Forecast highs in the upper 50s in Montana were expected to break records in Lewistown, Great Falls, Harve and a handful of other places, according to the National Weather Service. Similar highs were forecast Wednesday for large portions of Florida.

 

Overnight, record lows were set in Alma  at 19 degrees (breaking record of 20 set in 2001) and Gainesville, 20 degrees (breaking record of 22 set in 1900). Record lows were tied in Jacksonville, 22 degrees (set in 1887), Tallahassee, 18 degrees (set in 1928), and Appalachicola, 26 degrees (set in 2010).

 

In Homestead in South Florida, farmers scrambled to protect crops from the damaging cold overnight, CNN affiliate WSVN-TV reported. On Wednesday, they were assessing any possible damage.

 

“It’s not as bad as it could’ve been. There’s still some damage — the extent we don’t know yet. With freezes, it’s a little difficult. It might take a day or two to really see the effects of it,” Miami-Dade Agricultural Manager Charles Lapradd told the station.

 

Wednesday’s extremes extend beyond the contiguous 48 states, too.

 

Forecasters in Hawaii issued a high surf warning, with wave heights on north-facing shores of the islands expected to hit 25 to 35 feet through Thursday morning. West-facing shores could see wave heights of 15 to 25 feet, forecasters said.

 

Meanwhile in southern Alaska, the weather service warned of dangerous winds with sustained speeds of 35 to 55 mph and gusts up to 85 mph, the strength seen in a Category 1 hurricane.

 

One thing that’s not unexpected is frigid temperatures in Alaska in January, and Bethel, Alaska, near the state’s west coast was fulfilling expectations on Wednesday, with a forecast high of 15 below to 20 below zero and wind chills as low as 50 below zero, the weather service said.

Link to comment
Share on other sites

Na webcam uma moça de decote e pernas de fora, e mais atrás parece haver outra moça de pernas de fora. Isso com -8°! Garanto que são emigrantes de Soledade. Só pode!! :good2:

 

:laugh: :laugh: :laugh:

 

Marcos, pior que isso é comum! Se sair a noite em chicago, vai ver a mulherada saindo com decotes e saias curtas, mesmo com frio muito intenso...

Como tem aquecimento em todo lugar, elas só possam frio na rua mesmo...

 

Certos tipos de mulher, não sentem frio... :twisted:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Olha a AO aí gente!!! A manter esta tendência o inverno promete em sua segunda metade para partes da Europa e EUA.

 

Seria a luz no fim do túnel? é o que muitos apostam nos E.U.A, porém essa queda da NAO vem sendo "adiada" pelos modelos a algum tempo.

Vamos acompanhar!

 

Caio, seria o o análogo de 1975 ganhando força? É uma hipótese ainda muito longínqua, porém, só por curiosidade o inverno 74/75 nos E.U.A também não foi rigoroso. Pelo contrário, não teve nada de especial...

 

SDs.

Link to comment
Share on other sites

Olá, estou em Boston agora, desde ontem, e realmente ontem pela noite, e hoje durante o dia fez muito frio por aqui, e pra piorar a sensação de frio tinha um constante vento, aqui acho que chegou a fazer -12 e na minha cidade onde estou em NH fez -19. Agora aqui tá mais tranquilo e "apenas" -3, mas mesmo assim tá todo mundo muito bem agasalhado.

 

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Ainda acho muito prematuro fazermos analogias a 1975, Silvio. Até porque os indicativos ainda são fracos, e a maioria dos modelos preve um gradual aquecimento do pacífico equatorial. Mas será que com essa PDO, águas subsuperficiais e SOI teremos uma brusca mudança?

 

Pelo menos acho que agora a AO vai baixar. É o que todos esperam...

Link to comment
Share on other sites

Ainda acho muito prematuro fazermos analogias a 1975, Silvio. Até porque os indicativos ainda são fracos, e a maioria dos modelos preve um gradual aquecimento do pacífico equatorial. Mas será que com essa PDO, águas subsuperficiais e SOI teremos uma brusca mudança?

 

Pelo menos acho que agora a AO vai baixar. É o que todos esperam...

 

Pois é, infelizmente é o que temos por agora...

 

O que impressiona é a previsão de pouca neve mensurável em Chicago até o dia 15, e nenhum dia abaixo dos -10C!!! :sad: Isso deve deixar os primeiros 15 de janeiro acima da média, e com "seca" de neve...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Olha a AO aí gente!!! A manter esta tendência o inverno promete em sua segunda metade para partes da Europa e EUA.

 

Seria a luz no fim do túnel? é o que muitos apostam nos E.U.A, porém essa queda da NAO vem sendo "adiada" pelos modelos a algum tempo.

Vamos acompanhar!

 

Caio, seria o o análogo de 1975 ganhando força? É uma hipótese ainda muito longínqua, porém, só por curiosidade o inverno 74/75 nos E.U.A também não foi rigoroso. Pelo contrário, não teve nada de especial...

 

SDs.

 

O inverno no hemisfério vai continuar com sempre foi nos últimos 150 anos. NORMAL.

 

E nem poderia ser diferente....

 

Para NYC,

SOI Jan 0 -0.126 (lixo)

NINO12 Jan 0 0.087 (lixo)

NINO3 Jan 0 0.076 (lixo)

NINO4 Jan 0 0.019 (lixo)

NINO3.4 Jan 0 0.033 (lixo)

NAO Jan 0 0.307 interessante

SOI Feb 0 0.000 (lixo)

NINO12 Feb 0 0.029 (lixo)

NINO3 Feb 0 0.002 (lixo)

NINO4 Feb 0 -0.101 (lixo)

NINO3.4 Feb 0 -0.045 (lixo)

NAO Feb 0 0.160 interessante

SOI Mar 0 0.067 (lixo)

NINO12 Mar 0 -0.048 (lixo)

NINO3 Mar 0 -0.114 (lixo)

NINO4 Mar 0 -0.089 (lixo)

NINO3.4 Mar 0 -0.105 (lixo)

NAO Mar 0 0.357 (interessante)

 

Aproveitável, a correlação com a NAO.

NAO Jan 0 0.307

NAO Feb 0 0.160

NAO Mar 0 0.357

 

Previsão de temperatura para NYC baseada somente em NAO,

 

Nada especial na média, OCN = Optimal Climate Normals

 

ocn01_temp.gif

 

Para ENSO conforme o combinado nada de anormal ou normal....Um friozinho extra na Florida está dentro do combinado.

 

diagtempregrJFM.gif

 

A PARTE FANTÁSTICA:

 

AS CORRELAÇÕES COM SSTa GLOBAIS. NESSE CASO AJUSTEI CENTRAL PARK (1900/2000) {EXPLICO, UTILIZEI ESSE BASELINE PARA NÃO SER NECESSÁRIO UTILIZAR O DETREND, POIS SEI QUE SSTa 1900/2000 É ZERO}

 

E QUAL NÃO É MEU ESPANTO QUE Tmim em NYC é anti correlacionada com PDO. Como comentei recentemente em acordo com e-mail que recebi do próprio Mantua,

Analise de PDO para leigos a componente principal reflete algo ente 30N e 50N e 150W e 150E....além é claro da costa norte (oeste) {algo entre o Oregon e o Alaska}

 

Como não estudei na Universidade de NY....como o propalador de idéias exóticas. Lamento não ter 20 anos para começar novamente...mas sou feliz.

 

g20120104_1817_21053_1.png

 

Na minha análise sujeita a criticas que serão bem_vindas....Tmim em NYC para janeiro acima da média.

 

Deixo claro novamente que não se trata de "previsão" e sim análise. O método carece de mui9tos dados.

 

Abraços....e feliz 2012 se acabar....

Link to comment
Share on other sites

Temperatures are on the rise for several areas of the United States but don't call it a comeback. Why not? Because even after a deep freeze settled over the eastern half of the country earlier this week, the mild air that has ruled this winter season was not really gone for all that long.

 

What you can call it is domination. Warm air domination - and we're taking it to the next level later this week.

 

A significant warm-up is in store for the central and northern Great Plains through Thursday. How warm? Try 25-to-35 degrees above early January temperature standards.

 

 

3-19.jpg

 

 

Instead of a high near 20 degrees, Minot, North Dakota will surge into the mid 50s on Thursday. OK, the mid 50s may not seem warm to you but you have to remember the time and place.

 

The time is early January - near the heart of the winter season. The place is North Dakota - typically the epicenter of the United States winter.

 

Think about that for a second. 35 degrees above average. That's pretty remarkable and temperatures of this magnitude will easily near or exceed record territory.

 

A high of 55 degrees for Minot, ND is what the city would expect on April 15...that's 3+ months from now.

 

Forecast Departures from Average

 

2-35.jpg

 

The focus of the warmest air will be found over eastern Montana, North and South Dakota, Nebraska, Iowa and Minnesota.

 

The Weather Channel is forecasting near-record highs in the following selected cities on Thursday:

 

 

Billings, Mont.

Havre, Mont.

Rapid City, S.D.

Minneapolis, Minn.

Fargo, N.D.

Bismarck, N.D.

Lincoln, Neb.

 

 

Although the record warmth subsides on Friday for the Plains, the mild air mass will bully its way eastward. We're talking temperatures in cities such as Minneapolis, Milwaukee, Chicago, St. Louis, Indianapolis, Detroit and Cincinnati enjoying highs on the order of 10-to-20 degrees above average.

 

Welcome to the winter of 2011-2012 - so far it will be known as the winter without snow and the winter of little cold air.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.