Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - DEZEMBRO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 921
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Felizmente a MetSul diminuiu as máximas para POA ao longo da semana, ficando em 35°/36°. Antes dava até 38°. Mas o interior vai ser dose. Será mais quente! O pior é que isso só vai agravar a estiagem. Instabilidade mesmo só no final da semana e no Natal.

 

Agora tenho 29,2° com 46% e venta de O a 23,5 km/h. O giro do ciclone trará o calor para cá quando for de vez para o oceano e se dissipar. Tem ventado de oeste a pelo menos três dias.

Link to comment
Share on other sites

Nino 1+2 vai esfriando e a seca no RS vai intensificando. Impressionante a correlação no momento. Vamos torcer pra que a frente-fria natalina que vem aparecendo provoque bons volumes nas áreas atingidas.

 

E será que o frio do pólo sul pode trazer gelo para Urupema na manhã de Natal? Não dá pra descartar uma remota geadinha pela 12Z... Condições limítrofes e interessantes.

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente não me recordo de uma baixa tão persistente e duradoura nessa região do Atlântico ali encostado no litoral S do RS. Desde o começo da semana seu deslocamento pouco variou, daqui a pouco ela vai adquirir moradia própria.

 

Fala sério que só tava 9ºC no horário do jogo? Até pra Blumenau isso não é um bicho de 7 cabeças pelo horário..

 

Sobre o jogo, óbvio que mesmo o Santos jogando seu melhor jogo e fazendo tudo certo eles não teriam chances contra o Barça, eu já vi uns 10 jogos do Barcelona esse ano e posso dizer que o Barcelona jogou quase em ritmo de treino haha, se o Barça quisesse apertar o cinto poderia facilmente ter sido uma goleada histórica. Mas com certeza o Santos jogou muito acovardado, sério deu vergonha alheia aquilo lá, Neymar perdeu 2 chances claras de gol e não fez.. 4x0 ficou barato!

Link to comment
Share on other sites

A véspera de Natal deve ter máxima de apenas 15C na tarde porto-alegrense e de 11C na região de Soledade :mosking:

E exatamente nesse dia estarei em Caxias do Sul!!! :good2: :good2: :good2:

 

Hoje tive máxima de 29,7° e a u.r. chegou a 37%. Depois da chuva da manhã o tempo secou e esquentou. A tarde de hoje foi um aquecimento para o horror que será essa semana!

 

Agora faz 23,5° com 61% e venta de ESE a 4,7 km/h.

 

Abraços natalinos!

Link to comment
Share on other sites

Bruno, o frio de natal pelas últimas rodadas já impressiona. Se incrementar mais um poquinho vou ficar de queixo caído. Máximas muito baixas para a época do ano na passagem da frente (como postado), mínimas de 9oC/10oC espalhadas por todo o RS e algo ainda mais forte no eixo Ausentes/Urupema. Grande concordância nos modelos globais.

Se no amanhecer do dia 25 a alta pressão conseguir secar bem o tempo sobre a serra, uma geadinha não poderia ser descartada nas baixadas mais favoráveis, visto que Urupema tem ido a 5oC/6oC com certa facilidade e este ar frio me parece bem mais forte que o habitual. Vamos acompanhando pois nessa época do ano as coisas mudam ainda mais bruscamente de uma rodada para a outra, com muita água para passar debaixo da ponte a 144h desta possível erupção...

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 18Z é incrível para o amanhecer de 25/12 e 26/12!!! Isso aí é geada por dois dias seguidos em fins de dezembro nas cidades/estações em baixada!!!

 

O Rio Grande do Sul "gela" em pleno amanhecer de dezembro. Natal com gelinho sobre os carros nas baixadas do eixo Ausentes/Urupema? Esses 6oC/8oC dos mapas refletem bem menos nos microclimas e poços gelados.

 

25/12

 

25_1.jpg

 

25_2.jpg

 

 

Dia 26 repete a dose. Os turistas no litoral vão reclamar, mas o vento sul deve trazer uma água clarinha para eles...

 

26/12

 

26_1.jpg

 

26_2.jpg

Link to comment
Share on other sites

Impressionante! É mais fácil gear do que chover aqui no RS.

Trágico!

 

 

E ESTA SEMANA SERÁ SECA, SE TIVER CHUVA SERÁ BEM ISOLADA. SERÁ UMA ONDA DE CALOR DIFERENTE DAS TRADICIONAIS, POIS SERÁ SECA E MAIS SUPORTÁVEL E COM "FRIO" NA MADRUGADA. ESTIVE EM CRICIÚMA E CONSTATEI, APESAR DE PEGAR 32/34, NÃO FIQUEI "MELADO" EM NENHUM MOMENTO, ESTAVA BEM SUPORTÁVEL.

 

PARA AS LAVOURAS SERÁ UMA SEMANA TERRÍVEL.

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 5,7oC na Davis e 5,4oC na Epagri em Urupema hoje!!! Que coisa incrível, imaginem de entrar aquele ar frio que os modelos colocam para o Natal? Loucura de verão...

 

Caio, isso prova que, em tempos de estabilidade climática (sem vento e seco) a região afunda mesmo no verão! O maior problema é termos uma estabilidade atmosférica nesta região, mais suscetível a variações climáticas em comparação à Mantiqueira, por exemplo.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante! É mais fácil gear do que chover aqui no RS.

Trágico!

 

 

E ESTA SEMANA SERÁ SECA, SE TIVER CHUVA SERÁ BEM ISOLADA. SERÁ UMA ONDA DE CALOR DIFERENTE DAS TRADICIONAIS, POIS SERÁ SECA E MAIS SUPORTÁVEL E COM "FRIO" NA MADRUGADA. ESTIVE EM CRICIÚMA E CONSTATEI, APESAR DE PEGAR 32/34, NÃO FIQUEI "MELADO" EM NENHUM MOMENTO, ESTAVA BEM SUPORTÁVEL.

 

PARA AS LAVOURAS SERÁ UMA SEMANA TERRÍVEL.

 

Com toda certeza, prefiro mil vezes calor de 32/34 a ter que aguentar um calor de 28/30 abafado e úmido!Apesar do calor que tem feito ele está totalmente suportável, o diferencial que com o calor seco é que a radiação fica muitooo forte aqui na região, e a necessidade de ingestão de líquidos aumenta também, mas de resto muito mais confortável.

Link to comment
Share on other sites

Natal com geada na serra catarinense, será ?

Este lugar é frio em qualquer época do ano realmente.

 

Mas o verão está bem fraquinho até o momento em grande parte do Sul e Sudeste. Muitos eventos de convergência de umidade

têm ocorrido seguidamente aqui no Sudeste, segurando a temperatura máxima. Até o momento, aqui em Juiz de Fora, ainda não

tivemos NENHUMA máxima de 30 graus neste Dezembro. Fato raro e que prova o frescor que a estação está. sds

Link to comment
Share on other sites

Queridos Tomasini e Silvio,

 

Primeiramente apoio ao Tomasini, uma a mais ou a menos....estou devendo uma resposta, sorry.

 

Como prometido o mapa da "previsão" de chuva para DJF baseado na SOI.

 

Uma parcela da região sul é colocada como "seasonally dry". Concordância total com um comentário recente do Silvio sobre consultorias.

 

Interessante como é o comportamento do Oeste gaúcho (falta-me dados para discorrer sobre a região).

 

Anos com a mesma fase atual da SOI (consistentemente positiva).

Years in history with the same SOI phase over Oct–Nov

1878, 1879, 1880, 1883, 1886, 1892, 1893, 1894, 1908, 1909, 1910, 1916, 1917, 1921, 1922, 1924, 1928, 1929, 1933, 1935, 1938, 1943, 1948, 1950, 1955, 1961, 1962, 1964, 1970, 1971, 1975, 1988, 1998, 1999, 2000, 2007, 2008, 2010, 2011

 

Podemos ficar com 2011,2010, 2008 e 2007...que são recentes na memória.

 

Aqui ocorreu algo que não tinha passado na minha cabeça....hummmm.

 

olhando os números sem fazer conta....os anos parecem....que vem aos pares e/ou aos trios.

 

Depois penso nisso.

 

Caio Cesar, Eu ficaria tão feliz com um dado de correlação teu, qualquer um, relacionado a Niño 1+2 com o regime de chuvas em alguma parte do Brasil (onde e quando).

 

Posso te adiantar que para Montevideo temos alguns..

 

Um trabalho publicado, ou não. Qualquer coisa.

 

Tenho a impressão que com a repetição diária as pessoas comecem a repetir que o regime de chuvas no Brasil depende da situação de Niño 1+2.

 

Já basta o trabalho que tenho com a PDO.

 

Abraços,

World.gif

Link to comment
Share on other sites

Segundo entrevista com Pablo Adreani - AgriPAC - Argentina:

 

"Soja: Efeitos do La Niña intensificam-se na Argentina e causam danos significativos para a safra do país. Falta de chuvas nas regiões produtoras já soma perdas de até 4%, equivalente a 1,5 milhão de toneladas."

 

- regiões mais atingidas são exatamente o Pampa úmido e província de Buenos Aires, as melhores regiões produtoras. Segundo Adreani, com mais 2 semanas de clima seco, perdas devem igualar o ano passado. No milho, as perdas já chegam a 5%, por volta de 1,5 milhões de toneladas.

 

Fonte: Canal Rural.

Link to comment
Share on other sites

CUIDADO, TEM GENTE LIGANDO A COBRAR EM NOME DA "OI", VÃO PERGUNTANDO ALGUMAS COISAS E DEPOIS DIZEM QUE A PESSOA GANHOU VÁRIOS PRÊMIOS, NÃO SEI O QUE VIRIA DEPOIS, DESLIGUEI ANTES! O NÚMERO É 8581946429

 

NA REGIÃO DE FRAIBURGO HÁ LOCAIS DA REGIÃO QUE NÃO TEM CHUVA ALGUMA NOS ÚLTIMOS 30 DIAS, OUTROS ESTÃO EM SITUAÇÃO BEM MAIS CONFORTÁVEL, MAS PRECISANDO DE CHUVA!

 

A SECA/ESTIAGEM É RUIM, POIS VAI MINANDO AOS POUCOS, QDO SE DÁ CONTA O QUADRO JÁ É GRAVE.

 

ATÉ AGORA VAMOS SEGUINDO O COMPORTAMENTO TÍPICO DE LA-NINA, CHUVA BEM IRREGULAR E EXTREMOS.

 

EM RELAÇÃO A SAFRA AMERICANA DE MILHO, NÃO TINHA DITO QUE ESTAVAM MENTINDO!, A QUEBRA FOI DE MAIS DE 40 MILHÕES DE TON, QUASE A NOSSA SAFRA, E ELES DIZIAM QUE ESTAVA INDO MUITO BEM.....

Link to comment
Share on other sites

Caio Cesar, Eu ficaria tão feliz com um dado de correlação teu, qualquer um, relacionado a Niño 1+2 com o regime de chuvas em alguma parte do Brasil (onde e quando).

 

Posso te adiantar que para Montevideo temos alguns..

 

Um trabalho publicado, ou não. Qualquer coisa.

 

Para a sua infelicidade eu não tenho e não me aprofundo muito nas suas correlações. Nunca precisei delas, e não acho que seja a verdade absoluta. Se você as tiver... Fique a vontade para demonstrar sua confiança na matemática. Sou todo ouvidos...

 

Tenho a impressão que com a repetição diária as pessoas comecem a repetir que o regime de chuvas no Brasil depende da situação de Niño 1+2.

 

Já basta o trabalho que tenho com a PDO.

 

Sul do Brasil não é todo o Brasil. Como é bom distorcer!

 

Ainda bem que o meu conceito de PDO é bem diferente do seu.

Link to comment
Share on other sites

NA REGIÃO DE FRAIBURGO HÁ LOCAIS DA REGIÃO QUE NÃO TEM CHUVA ALGUMA NOS ÚLTIMOS 30 DIAS, OUTROS ESTÃO EM SITUAÇÃO BEM MAIS CONFORTÁVEL, MAS PRECISANDO DE CHUVA!

 

A SECA/ESTIAGEM É RUIM, POIS VAI MINANDO AOS POUCOS, QDO SE DÁ CONTA O QUADRO JÁ É GRAVE.

 

ATÉ AGORA VAMOS SEGUINDO O COMPORTAMENTO TÍPICO DE LA-NINA, CHUVA BEM IRREGULAR E EXTREMOS.

 

EM RELAÇÃO A SAFRA AMERICANA DE MILHO, NÃO TINHA DITO QUE ESTAVAM MENTINDO!, A QUEBRA FOI DE MAIS DE 40 MILHÕES DE TON, QUASE A NOSSA SAFRA, E ELES DIZIAM QUE ESTAVA INDO MUITO BEM.....

 

 

Ronaldo, pra ajudar ainda teve granizo forte em Campos Novos e região semana passada, pegando um dos poucos lugares com tradição na soja do planalto catarinense!!

A seca mesmo que não seja initerrupta, vai minando as poucos mesmo, e pra reverter teria que chover acima da média em janeiro e fevereiro, que são meses tradicionalmente mais secos em SC/RS.

Ronaldo, a quebra americana é grande realmente, mas pra quem produziria 333 milhões de toneladas, produzir 300 milhões acaba não sendo uma quebra arrasadora para eles, mas foi sensível ao mercado, que vem mantendo os preços do milho mais altos que o da soja em Chicago, proporcionalmente, já que normalmente a soja valeria 2.3X o valor do milho.

E depois os ecochatos querem diminuir a área agrícola plantada no Brasil, criando uma dezena de impedimentos. Acham que produzimos muito, quando nossa safra inteira de grãos é de 170 milhões de toneladas(caso se confirme), e os E.U.A só de milho produzem 300 milhões de toneladas...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Desértico: umidade do ar chegou a 19% minutos atrás! Se havia algum resquício de umidade no solo, já era..

 

Não precisamos nem dizeer o que vai acontecer na região depois dessa semana

Sds.

 

Com certeza, lastimável.. E o pior é que o GFS empurrou com a barriga novamente aquela chuva mais regular para o finzinho de dezembro/início de janeiro. Quase 22h00 e ainda faz 26,8°C com URA de apenas 34%.

Link to comment
Share on other sites

Realmente, as máximas estão bem comportadas no sudeste, muito em função da nebulosidade constante, certo?

 

Pessoal, nunca é demais lembrá-los:

 

viewtopic.php?f=20&t=14610

 

:good2:

 

Então dá um toque pras máximas se comportarem aqui na RMSP tb, pq aqui tá f*d@! :heat: :hang1: :hysteric:

Aqui, até 25/11 oscilava entre friozinho e quentinho. De 26/11 pra cá, oscila entre ameno e tórrido. Ou seja, já temos quase 1 mês de verão climático. Mas ok... faltam só uns 100 dias pra isto aliviar. :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

Sábado chegou a minha estação meteorológica automática. Hoje instalei na sacada do meu apartamento.

 

Hoje o tempo esteve ensolarado e a noite está com céu limpo e sem vento. Vou postar os dados das diversas regiões da cidade de Passo Fundo:

 

Estação automática da RBS TV, às 23h e 30 min (Bairro Petrópolis - altitude 688 m): temperatura: 23,8ºC, umidade em 32%

 

Estação automática do Inmet, às 23 UTC (Campus da Embrapa, Distrito Industrial Norte - altitude 680 m): temperatura: 24,5ºC, umidade 33%

 

Estação digital particular, às 22h e 30 min (Bairro Vera Cruz, baixada com área verde próxima - altitude 614 m): temperatura: 18,9ºC, umidade 52%

 

Estação digital particular, às 0 h e 5 min (Centro, área densamente urbanizada, 4º andar do edifício - altitude do terreno de 677 m): temperatura: 24,5ºC, umidade 33%

 

O que me impressionou nesses dados é que não havia praticamente diferença entre o Centro e o Inmet, apesar de todo o sol de hoje e da estação do Inmet estar no meio de uma lavoura de experimentação. Já na área arborizada de baixada no bairro Vera Cruz, a diferença supera os 5ºC.

 

A umidade também apresentou uma grande diferença.

 

Acredito que a ausência de vento e o ar seco tenham contribuído para essa diferença microclimática.

 

Amanhã quero ver se haverá diferença na mínima e se a noite irá permitir que o Centro também resfrie.

Link to comment
Share on other sites

Desértico: umidade do ar chegou a 19% minutos atrás! Se havia algum resquício de umidade no solo, já era..

 

Não precisamos nem dizeer o que vai acontecer na região depois dessa semana

Sds.

 

Com certeza, lastimável.. E o pior é que o GFS empurrou com a barriga novamente aquela chuva mais regular para o finzinho de dezembro/início de janeiro. Quase 22h00 e ainda faz 26,8°C com URA de apenas 34%.

 

Que isso Igor, tudo bem que é normal alguns dias assim nessa época, mas que forno!!! :sad:

 

Se essa chuva vier só no reveillon, vão ser 10 dias terríveis para alguns...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

apesar de sair um pouco do tópico, achei pertinente o texto. Não compartilho da opinião do autor, achei interessante a reflexão sobre o tema.

 

 

Safra gaúcha já está comprometida com pesadas perdas no RS

 

 

Embora a agropecuária corresponda a menos de 10% da composição do chamado PIB do RS, o complexo agrobusiness (produção, comercialização e industrialização) soma 45% do bolo.

 

. O que acontece no campo gaúcho, impacta toda a economia estadual para o bem e para o mal.

 

. 2012 será um mau ano para a economia do RS, apesar das previsões otimistas da FEE.

 

. Há falta de chuvas e só o arroz é irrigado no Estado, mas mesmo com irrigação, falta água.

 

. É por isto que são desanimadoras as perspectivas para a próxima safra de grãos deste verão, porque La Niña veio para valer, a seca é inclemente e as perdas de produção já são irreversíveis e poderão ficar piores.

 

. O diretor da Brasoja, Antonio Sartori, que na semana passada viajou mil quilômetros pelo interior, apenas para visitar as lavouras e conversar com dirigentes de cooperativas e empresas da área do agrobusiness, resumiu da seguinte forma o que viu:

 

- A última safra somou o recorde 29,5 milhões de toneladas, mas esta que se aproxima já registra uma quebra de 5,1 milhões de toneladas em relação a anterior. Isto é irreversível. Já está perdido. A coisa só não ficará pior, caso chova.

 

. Mas não vai chover.

 

. Em Tupanciretã, constatou Antonio Sartori, não chove há 20 dias. É o maior produtor de soja do RS.

 

. O 8º Distrito de Meteorologia divulgou nesta segunda suas projeções para janeiro, fevereiro e março, e elas não são nem um pouco otimistas. Choverá abaixo do mínimo necessário para que se complete o processo de polinização e crescimento das plantas.

 

. Por grão em ordem de importância, examine qual foi a produção da última safra e qual é a projeção para esta que começa, em milhões de toneladas:

 

- Soja: 12 (10)

- Milho: 5,8 (4)

- Arroz: 9 (8)

- Trigo: 2,4 (2)

- Outros: 530 mil (400 mil)

 

. Examine como foram as safras de grãos, em cada um dos últimos governos:

 

- Governo Tarso Genro (2011) ? 29

- Governo Yeda (2007 a 2010) ? 23 / 22,2 / 22,1 e 25.

- Governo Rigotto (2003 a 2006) ? 20,7 / 17,7 / 12,8 e 20,4.

- Governo Olívio (1999 a 2002) ? 18,1 / 17,3 / 19,5 e 14,6.

 

2012 fechará com crescimento pífio do PIB nacional. Número será de apenas 2,8%

 

 

Ao fechar 2011 com crescimento de apenas 2,8% para o PIB, o governo Dilma Roussef pode se lamentar pelo seu primeiro ano de fracasso econômico.

 

. Ela passou o primeiro semestre todo com projeções de 4,5%.

 

. O País só não passa por fase de recessão técnica (dois trimestres seguidos de crescimento abaixo de zero), porque o PIB do quarto trimestre ainda não foi divulgado.

 

. O mau resultado decorre de um ano desastroso para o setor industrial.

 

- O governo acha que 2012 será bem diferente, mas sua projeção de crescimento do PIB é bem modesta (4% a 5%). E isto se a Europa não quebrar.

 

Fonte: Blog Políbio Braga (RS)

Link to comment
Share on other sites

É, Silvio! Minha família se protege com barragens, logo não deve haver quebra. De todo modo, a previsão de crescimento de 5,8% do PIB estadual foi pra banha...

 

Mudando de assunto, agora no Bom Dia Brasil a mocinha do tempo mais uma vez insistiu em temperaturas acima da média para algumas cidades brasileiras. Disse que em POA e em SP a média está 5C acima do normal :mosking:

Link to comment
Share on other sites

É, Silvio! Minha família se protege com barragens, logo não deve haver quebra. De todo modo, a previsão de crescimento de 5,8% do PIB estadual foi pra banha...

 

Mudando de assunto, agora no Bom Dia Brasil a mocinha do tempo mais uma vez insistiu em temperaturas acima da média para algumas cidades brasileiras. Disse que em POA e em SP a média está 5C acima do normal :mosking:

 

Faltou apenas dizer que é a temperatura máxima que será registrada hoje! Daí sim estará bem acima da média.. mas tanto faz, ninguém entende eles mesmo..

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.